• Nenhum resultado encontrado

NOVA MEDICAL SCHOOL – UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "NOVA MEDICAL SCHOOL – UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

NOVA MEDICAL SCHOOL – UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA

ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE - 6º ANO

(2)

Tiago José Coelho Martins Filipe dos Santos | Nº 2011560 2

Relatório Final de Estágio do 6º ano

ÍNDICE

1. Introdução……….…………...3

2. Atividades Desenvolvidas 2.1 - Estágio Parcelar de Medicina Interna………….……….3

2.2 - Estágio Parcelar de Cirurgia Geral……….………..4

2.3 - Estágio Parcelar de Pediatria………...5

2.4 - Estágio Parcelar de Ginecologia e Obstetrícia..……….………6

2.5 - Estágio Parcelar de Saúde Mental……...……..……….7

2.6 - Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar..……….……...8

2.6 - Estágio Opcional de Ortopedia……….…...8

3. Posicionamento Crítico………..9

(3)

Tiago José Coelho Martins Filipe dos Santos | Nº 2011560 3

Relatório Final de Estágio do 6º ano

1. INTRODUÇÃO

O presente relatório tem por objetivo sumarizar o trabalho desenvolvido ao longo do 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM), do ano letivo 2016/2017, encontrando-se dividido em 4 partes: 1. Introdução, 2. Atividades desenvolvidas, 3. Posicionamento Crítico e 4. Anexos.

Este ano profissionalizante, constituído por 6 estágios independentes acrescido de um opcional, cujo objetivo comum, consistiu na prática tutelada, mas autónoma das diferentes áreas médicas e cirúrgicas, com vista a aquisição de conhecimentos de forma sólida e coerente, associada a um adequado conjunto de valores, atitudes e aptidões fundamentais para a nossa evolução pessoal e profissional.

Competências como, colheita de histórias clínicas completas, nomeadamente anamnese, exame objetivo, diagnóstico diferencial, exames complementares e tratamento e a consciencialização da importância dimensão humana, nas suas diversas componentes, biológica, social, cultural e psicológica, constituem o fundamento da prática médica.

Por fim, este ano, tem ainda por objetivo fornecer oportunidades para a auto-aprendizagem e para além de incentivar a curiosidade crítica, de forma a criar profissionais de saúde eficientes e capazes de exercer a sua atividade de maneira exímia.

2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

2.1 – Estágio Parcelar de Medicina Interna

(4)

Tiago José Coelho Martins Filipe dos Santos | Nº 2011560 4

Relatório Final de Estágio do 6º ano

da Dr.ª Maria Catarina Salvado, no serviço de Medicina 2.4 do Hospital Santo António dos Capuchos(HSAC).

A maior parte do estágio foi passada na enfermaria, integrando uma equipa, onde acompanhei e examinei doentes diariamente, preenchi registos clínicos, elaborei relatórios de entrada e de alta, realizei diversos procedimentos, como por exemplo punções arteriais, venosas, uma punção lombar, eletrocardiogramas. Interpretei e discuti a prescrição de exames complementares de diagnóstico(ECD) e terapêutica.

Completei 12 horas semanais no Serviço de Urgência (SU) do Hospital de São José,

onde pude observar as patologias mais frequentes e a importância de um raciocínio sistematizado e rápido.

Assisti a seis seminários teórico-práticos, lecionados na NOVA Medical School – Faculdade de Ciências Médicas e a oito no HSAC, sobre temas relevantes para a especialidade. Tive ainda a oportunidade de assistir a 2 sessões clínico-cientificas realizadas no HSAC, intituladas “Lipo-linfedema” e “Aclidínio na DPOC e Asma”.

Por fim, tive oportunidade de elaborar e discutir diversas histórias clínicas e de realizar uma análise estatística de todos os doentes observados, bem como realizar uma apresentação para o serviço, com o tema “Hepatites Virais”.

2.2 – Estágio Parcelar de Cirurgia Geral

Decorreu entre 7 de Novembro e 13 de Janeiro de 2017 sob regência do Professor Doutor Rui Maio e tutela do Dr. Carlos Ferreira, no Hospital da Luz.

(5)

Tiago José Coelho Martins Filipe dos Santos | Nº 2011560 5

Relatório Final de Estágio do 6º ano

decorreram no Hospital da Luz, tendo frequentado os serviços de Cirurgia Geral(CG), de urgência e Gastroenterologia(GE).

Durante quatro semanas estive no serviço de CG, tive oportunidade de frequentar a enfermaria e o bloco operatório, assistir a consultas, observar a realização de pensos, realizar exames objetivos e recolher anamneses, ter tido contato com pequenas cirurgias e cirurgias abdominais, onde tive a possibilidade de ter participado em 40 ocasiões.

Durante uma semana estive no SU, num sistema de rotação entre o balcão, a sala de pequena cirurgia e consulta de Medicina Geral e Familiar(MGF), tendo acompanhado diversos profissionais de saúde.

Frequentei ainda por duas semanas o serviço de GE, sob a orientação do Dr.Eduardo Pires, onde tive a oportunidade de assistir a diversas consultas e ter tido contacto com as várias técnicas invasivas e a sua importância diagnóstica. Tive oportunidade de assistir semanalmente a reuniões multidisciplinares e a sessões clinico-cientificas e de realizar uma história clínica e uma análise estatística de todos os doentes observados durante o estágio.

Por fim, no último dia de estágio realizou-se um minicongresso onde os alunos apresentaram diversos casos clínicos, tendo o meu grupo apresentado um caso clínico intitulado “Um Jogo de Imitação”.

2.3 – Estágio Parcelar de Pediatria

Decorreu entre 23 de Janeiro e 17 e Fevereiro de 2017, sob regência do Professor Doutor Luís Varandas e tutela Dr.ª Marta Conde, no serviço de Reumatologia Pediátrica do Hospital Dona Estefânia(HDE).

(6)

Tiago José Coelho Martins Filipe dos Santos | Nº 2011560 6

Relatório Final de Estágio do 6º ano

infeciologia, de hematologia e de pediatria médica. Para além do já descrito, assisti a duas aulas teóricas de imunoalergologia e assisti a uma consulta de imunoalergologia, sob orientação do Dr. David Trincão.

Completei 12 horas semanais no SU, o que me deu oportunidade de observar as

patologias mais frequentes desta faixa etária, particularmente as infeciosas.

Por último, redigi uma história clínica e integrei um grupo, tendo apresentado um trabalho intitulado “Ptose palpebral, oftalmoplegia e ataxia, diagnostico?”.

2.4 – Estágio Parcelar de Ginecologia e Obstetrícia

Decorreu entre 20 de Fevereiro e 17 de Março de 2017, sob regência da Professora

Doutora Teresa Ventura e tutela das Dr.ª Filomena Sousa e Dr.ª Raquel Sousa, em

Ginecologia e Obstetrícia, respetivamente, na Maternidade Alfredo da Costa.

Durante as duas semanas de Ginecologia, assisti a consultas de planeamento familiar,

de ginecologia, de histeroscopias e de interrupção voluntária da gravidez(IVG), onde efetuei

exames objetivos, discuti terapêutica e a realização de ECD. Assisti à consulta de ecografia

ginecológica, sob orientação da Dr.ª Maria Bernardo. Frequentei ainda o bloco operatório e

a enfermaria.

Nas duas semanas seguintes, assisti a consultas de alto risco, onde realizei medições

da altura uterina e cardiotocografias. Frequentei a enfermaria materno-fetal, onde observei

grávidas para indução do trabalho de parto, por risco de parto pré-termo ou outra

complicação da gravidez. Assisti também, à consulta de patologia de 1º trimestre, sob a

orientação do Dr. Carlos Silva.

Completei 12 horas semanais de SU, ao longo das quais passei pela sala de partos,

(7)

Tiago José Coelho Martins Filipe dos Santos | Nº 2011560 7

Relatório Final de Estágio do 6º ano

Por último, tive oportunidade de assistir a sessões clínico-científicas, de realizar uma

análise estatística de todas as doentes e de integrar um grupo e apresentar um caso clínico

intitulado “Um exercício de arte e não de ciência”.

2.5 – Estágio Parcelar de Saúde Mental

Decorreu entre 20 de Março e 21 de Abril de 2017, sob regência do Professor Doutor Miguel Xavier e tutela da Dr.ª Paula Vilariça, na Clínica da Juventude.

Nos dois primeiros dias assisti a duas aulas teóricas, após, integrei a equipa de Pedopsiquiatria do HDE, a qual se subdivide em diferentes unidades, tendo frequentado por três vezes a Unidade de Primeira Infância(UPI), sob a orientação do Dr. Pedro Caldeira da Silva onde assisti a consultas e à terapia Floortime, a qual tem um papel fundamental na reversibilidade ou na não progressão das perturbações de relação e de comunicação.

Posteriormente, transitei para a Clínica da Juventude, onde tive oportunidade de assistir a consultas de adolescentes, onde observei a forma como é orientada a “entrevista”, visto se tratar de uma faixa etária particular e de a saúde mental ainda ser muito estigmatizada pela sociedade.

Assisti a sessões clínico-científicas realizadas na Clínica da Juventude e na UPI, além de ter frequentado aulas formativas, realizadas no HDE.

Completei 12 horas semanais de SU, onde pude observar as psicopatologias mais

frequentes e a importância de uma exclusão inicial de patologia orgânica.

(8)

Tiago José Coelho Martins Filipe dos Santos | Nº 2011560 8

Relatório Final de Estágio do 6º ano

2.6 – Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar

Decorreu entre 24 de Abril e 19 de Maio de 2017, sob regência da Professora Doutora Isabel Santos e tutela do Dr. Luís Coentro, na Unidade de Saúde Familiar Alfa Beja (USF-Alfa Beja).

Tive a oportunidade de observar o meu tutor no seu trabalho diário, como em consultas de Saúde Infantil, Saúde Materna, Saúde da Mulher, Saúde de Adulto, Hipertensão arterial, Diabetes, Rastreio Oncológico e de Intersubstituição. Pude efetuar 70 consultas individualmente, tendo realizado anamneses, exame objetivos e onde interpretei e requisitei exames complementares de diagnóstico. Para além do já descrito, também realizei uma história clínica, que se focou não só na doença, mas também no plano biopsicossocial e familiar do doente.

Por último, tive a oportunidade de acompanhar semanalmente o meu tutor a locais desprovidos de unidades de saúde familiar e de realizar uma apresentação para o serviço, com o tema “Rastreio Oportunístico do Cancro do Cólon e Reto”.

2.7 – Estágio Opcional de Ortopedia

Decorreu entre 22 de Maio e 6 de Junho de 2017, sob a regência do Professor Doutor

José António Alves e tutela do Dr. Carlos Pintado, no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes

e Alto Douro – Unidade de Chaves.

Durante o estágio, tive oportunidade de assistir a consultas, de auxiliar no bloco

operatório e de realizar por duas vezes 12h de serviço de urgências, onde contatei com as

patologias mais frequentes, realizei exames objetivos, requisitei ECD, discuti terapêuticas

(9)

Tiago José Coelho Martins Filipe dos Santos | Nº 2011560 9

Relatório Final de Estágio do 6º ano

3. Posicionamento Crítico

No contexto profissionalizante deste 6º ano, de uma forma geral, os estágios apresentaram-se como uma oportunidade de cimentar o conhecimento teórico adquirido e de o colocar em prática.

Penso que o contato com as diferentes especialidades e a subsequente rotação pelas diferentes valências das diferentes especialidades, tais como consulta, bloco operatório e serviço de urgência, permitiu-me adquirir um conhecimento alargado das patologias abrangidas, uma perceção nítida da multidisciplinaridade envolvida e a objetividade e rapidez, essencialmente no SU, que é necessária perante doença aguda.

A minha postura passou por prestar a máxima atenção aos diversos gestos e procedimentos realizados pelo meu/minha tutor/tutora, de forma a corrigir a minha postura. Quanto ao estágio opcional, escolhi o estágio de Ortopedia, visto ser deficitariamente abordada durante o nosso percurso académico.

A frequência de serviços hospitalares, quer públicos quer privados, e USF’s rurais ou urbanas, permitiu-me ter uma perspetiva das diferentes realidades. Sendo benéfico futuramente, a possibilidade de realizar estágios em hospitais periféricos, à semelhança do estágio de MGF. De salientar também, a realização de uma exposição oral em praticamente todos os estágios, sendo uma forma aprofundar conhecimentos sobre um determinado tema e praticar a capacidade de comunicação, essencial na carreira médica.

(10)

Tiago José Coelho Martins Filipe dos Santos | Nº 2011560 10

Relatório Final de Estágio do 6º ano

positivamente o estágio realizado noutra região do país, mais especificamente no interior do país, o qual foi uma experiência extremamente enriquecedora, pois permitiu-me ter acesso a uma realidade profissional.

Destaco pela negativa a não homogeneização dos horários e o tempo reduzido de permanência em Cirurgia Geral, sendo mais benéfico, uma redução do tempo despendido na opcional realizada dentro do estágio de CG, para uma semana e do tempo no SU, no caso do Hospital da Luz, visto o tempo ser maioritariamente passado em consultas de MGF. Olhando de uma forma global, a experiência clínica obtida neste estágio permitiu-me superar os objetivos gerais e específicos a que me propus. Considero que, adquiri conhecimentos científico-práticos, indispensáveis para o exercício desta nobre profissão,

Tive também a oportunidade de refletir e compreender as minhas limitações, as quais pretendo colmatar durante o meu crescimento profissional e pessoal. Levo daqui um conjunto de ferramentas que serão indispensáveis, futuramente, no exercício desta profissão.

Gostaria de expressar o meu agradecimento a todos os tutores pela disponibilidade, auxílio na realização dos trabalhos, acompanhamento na realização de gestos técnicos e transmissão de conhecimentos. Queria também fazer um agradecimento a toda a equipa médica, enfermagem, auxiliares e administrativos, pelo seu exímio profissionalismo e simpatia.

Termino assim, com uma citação que descreve todo o percurso este ano, um ano importante, pessoal e profissionalmente,

“O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade

com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas

(11)

Tiago José Coelho Martins Filipe dos Santos | Nº 2011560 11

Relatório Final de Estágio do 6º ano

(12)

Tiago José Coelho Martins Filipe dos Santos | Nº 2011560 12

(13)

Tiago José Coelho Martins Filipe dos Santos | Nº 2011560 13

(14)

Tiago José Coelho Martins Filipe dos Santos | Nº 2011560 14

(15)

Tiago José Coelho Martins Filipe dos Santos | Nº 2011560 15

(16)

Tiago José Coelho Martins Filipe dos Santos | Nº 2011560 16

(17)

Tiago José Coelho Martins Filipe dos Santos | Nº 2011560 17

(18)

Tiago José Coelho Martins Filipe dos Santos | Nº 2011560 18

(19)

Tiago José Coelho Martins Filipe dos Santos | Nº 2011560 19

(20)

Tiago José Coelho Martins Filipe dos Santos | Nº 2011560 20

(21)

Tiago José Coelho Martins Filipe dos Santos | Nº 2011560 21

Referências

Documentos relacionados

O Plano de Manutenção dos Monumentos é uma ferramenta de gestão e de conservação preventiva que tem os seguintes objetivos: melhorar a gestão de recursos (reduzindo custos a

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

Na realidade, o dossiê, no seu conjunto, poderia ser entendido em um duplo movi- mento: de um lado, há o exercício de definição do fenômeno geracional como uma situação

Número de visitas, horário e duração das ondas de atividade de Phyllostomus discolor (Phyllostomidae) em 13 inflorescências (28 flores) de um indivíduo de Caryocar villosum

Foram analisados a relação peso-comprimento e o fator de condição de Brycon opalinus, em três rios do Parque Estadual da Serra do Mar-Núcleo Santa Virgínia, Estado de São