• Nenhum resultado encontrado

NOVA Medical School | FCM – Universidade Nova de Lisboa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "NOVA Medical School | FCM – Universidade Nova de Lisboa"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

NOVA Medical School | FCM

Universidade Nova

de Lisboa

RELATÓRIO FINAL

Estágio Profissionalizante do 6.º ano

Mestrado Integrado em Medicina

2015/2016

Identificação

: André Filipe Morgadinho Fabiano

Número de aluno

: 2010182

(2)

1

ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO

………2

2. SÍNTESE DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

……….3

a) Estágio Clínico de Cirurgia

………..3

b) Estágio Clínico de Medicina

………4

c) Estágio Clínico de Saúde Mental

………...5

d) Estágio Clínico de Medicina Geral e Familiar

………..6

e) Estágio Clínico de Pediatria

………6

f) Estágio Clínico de Ginecologia e Obstetrícia

………...8

3. REFLEXÃO CRÍTICA

………8

4. ANEXOS

………..

9

a) Certificado de participação no 2.º ABC de Imunologia para médicos.

b)

Certificado de participação no seminário “ Como valorizar e tratar as

complicações da Diabetes

.

c) Certificado de participação na 5.ª Reunião de Imunoalergologia do HDE.

d) Certificado de participação nas segundas Jornadas Médicas da Nova.

e) Certificado de participação nas oitavas Jornadas de Pediatria do Hospital

da Luz.

(3)

2

1. INTRODUÇÃO

O relatório que apresento, elaborado no âmbito do 6.º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da NOVA Medical School | FCM da Universidade Nova de Lisboa, encontra-se organizado em quatro partes: a introdução, onde apresento a organização do relatório e realço os principais objetivos que estipulei para o 6.º ano do MIM; as atividades curriculares desenvolvidas, onde faço uma descrição sumária dos vários estágios clínicos, referindo as atividades e trabalhos realizados durante os mesmos; reflexão crítica, onde faço um balanço crítico do 6.º ano, procurando analisar se os objetivos inicialmente propostos foram alcançados; e por último os anexos, onde apresento os certificados das atividades extracurriculares em que participei.

O 6.º ano profissionalizante do MIM consiste num ano de prática clínica tutelada, estando dividido em vários estágios parcelares: Cirurgia, Medicina, Saúde Mental, Medicina Geral e Familiar, Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia.

Os objetivos aos quais me propus para o 6.º ano do MIM foram:

 Consolidar conhecimentos teóricos anteriores, aplicando-os na análise e solução de problemas clínicos comuns, no contexto de cada especialidade.

 Saber efetuar uma história clínica abrangente e um exame objetivo detalhado; saber detetar os achados anormais do exame objetivo, relacionando-os sempre com a história clínica, com o objetivo de formular hipóteses de diagnóstico.

 Desenvolver o raciocínio clínico na formulação das hipóteses de diagnóstico, pedido de exames/meios complementares de diagnóstico, da sua interpretação e decisão terapêutica.

 Reconhecer os sinais e sintomas das patologias mais prevalentes, bem como aqueles que possam indicar maior urgência médica.

(4)

3

 Aplicar conceitos fundamentais de prevenção de doença e promoção de saúde ao nível do doente individual e das populações, incorporando-os, quando apropriado, nos planos de tratamento.

2.

SÍNTESE DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

a) Estágio clínico de Cirurgia

O estágio de Cirurgia decorreu entre o dia 14 de Setembro e o dia 6 de Novembro de 2015, com a duração de 8 semanas, no Hospital Cuf Descobertas (HCD), sob a regência do Professor Doutor Rui Maio e sob a orientação do Dr. Correia Neves.

Durante a primeira semana de estágio decorreram, no anfiteatro do Hospital Beatriz Ângelo, sessões teóricas e teórico-práticas com o objetivo de abordar aspetos relevantes inerentes à realização de procedimentos cirúrgicos mais comuns, sendo referido para cada procedimento as suas indicações, contraindicações, equipamento necessário, protocolo de atuação, as complicações mais frequentes e a sua resolução.

(5)

4

também a reuniões multidisciplinares onde eram discutidos casos clínicos de doentes com patologia oncológica.

No dia 3 de Novembro decorreu, no auditório do Hospital Beatriz Ângelo um minicongresso, onde foram apresentados vários casos clínicos pelos alunos. Eu e os meus colegas de grupo apresentámos um caso clínico de uma jovem de 26 anos com acalásia que foi submetida a miotomia de Heller por via laparoscópica, com o título “ Disfagia mista com 3 anos de evolução “.

b) Estágio clínico de Medicina

O estágio clínico de Medicina decorreu entre o dia 9 de Novembro de 2015 e 15 de Janeiro de 2016, com a duração de 8 semanas, no Hospital Cuf Descobertas, sob a regência do Professor Doutor Fernando Nolasco e sob a orientação da Dra. Inna Kozyar.

(6)

5

sido atribuídos avaliando a evolução da sua sintomatologia, executando o exame objetivo, consulta das análises diárias e meios complementares de diagnóstico e registo do diário clínico; observei também alguns procedimentos técnicos, nomeadamente a colocação de linha arterial e cateter venoso central. Durante uma semana frequentei também a especialidade de Gastrenterologia, onde pude acompanhar várias consultas e exames complementares de diagnóstico, nomeadamente endoscopias digestivas altas e baixas. Durante o estágio, assisti, semanalmente, a 6 seminários realizados na NMS | FCM com temas de relevância no contexto da medicina interna. No final do estágio apresentei para a equipa médica do HCD um caso clínico de Hepatite Autoimune que tinha

acompanhado ao longo do estágio e cujo título da apresentação foi “ Citocolestase Hepática…a

propósito de um caso clínico”.

c) Estágio clínico de Saúde Mental

O estágio de Saúde Mental decorreu entre o dia 25 de Janeiro e 19 de Fevereiro de 2016, com a duração de 4 semanas, no Serviço de Estabilização e Triagem de doentes agudos (SETA) do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL), sob a regência do Professor Doutor Miguel Xavier e orientação do Dr. Ciro Oliveira.

Nos dois primeiros dias de estágio foram lecionadas aulas teórico-práticas na NMS | FCM pelo Professor Doutor Miguel Xavier e pelo Professor Doutor Pedro Mateus, tendo sido apresentados vários casos clínicos frequentes de urgência psiquiátrica com o objetivo de consolidar conhecimentos sobre a abordagem ao doente psiquiátrico em contexto de urgência.

(7)

6

observado vários doentes com descompensação da sua patologia psiquiátrica ou com episódio inaugural do foro psiquiátrico. Participei também num projeto de investigação proposto pelo

Professor Doutor Miguel Xavier, cujo tema foi “ Padrões de internamento em Pedopsiquiatria”; fez -se uma revisão sistemática acerca do tema, procurando artigos em plataformas online, como a PubMed, e selecionando os artigos relativos ao tema supracitado. Após a seleção dos artigos, procedeu-se ao tratamento da informação. Foram agendadas duas sessões com o Professor para se selecionar os artigos relevantes para o tema. Ao todo conseguimos reunir cerca de cem artigos.

d) Estágio clínico de Medicina Geral e Familiar

O estágio decorreu entre o dia 22 de Fevereiro e 18 de Março, com a duração de 4 semanas, no Centro de Saúde de Serpa, sob a regência da Professora Doutora Isabel Santos e sob orientação da Dra. Conceição Soares.

Neste estágio acompanhei diariamente a Dra. Conceição Soares na sua atividade clínica. Assisti e participei nas diversas modalidades de consultas, nomeadamente, consultas de adultos, consultas de doentes com Diabetes Mellitus tipo 2, consultas de saúde materna, consultas de saúde infantojuvenil e consultas de planeamento familiar que fazem parte dos cuidados de saúde primários. Foi-me atribuída autonomia ao longo do tempo na condução das consultas.

Como parte integrante da avaliação do estágio de MGF, foi elaborado o Diário de Exercício Orientado, onde apresentei as expetativas, receios e objetivos do estágio, fiz um registo de morbilidade representativo das patologias observadas, análise de uma situação clínica particular e apresentação de um caso clínico e análise crítica do estágio.

e) Estágio clínico de Pediatria

(8)

7

Foi no Serviço de Pediatria 5.1 que permaneci mais tempo ao longo do estágio; trata-se de um serviço de pediatria geral que se destina ao internamento de crianças da 1.ª infância. Todos os dias, assisti à passagem dos doentes que tinham sido internados no dia anterior e se discutiam os casos clínicos com diagnóstico mais duvidoso.

(9)

8

f) Estágio clínico de Ginecologia e Obstetrícia

O estágio de Ginecologia e Obstetrícia decorreu entre o dia 25 de Abril e 26 de Maio de 2016, com a duração de 4 semanas, no Hospital Cuf Descobertas, sob a regência da Professora Doutora Teresa Ventura e orientação da Dra. Susana Pinho.

Durante o estágio acompanhei a minha orientadora e outros médicos do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia nas várias atividades de clínica diária. Nas consultas de Obstetrícia acompanhei o seguimento de várias grávidas nos diferentes trimestres, incluindo gravidezes de risco elevado; assisti também a várias consultas de revisão do parto. Efetuei alguns gestos técnicos do exame objetivo materno-fetal, nomeadamente a deteção do foco cardíaco com doppler e medição da altura uterina. As consultas de Ginecologia a que assisti foram maioritariamente consultas de rotina, onde se fazia uma história ginecológica sumária, pesquisa de queixas do foro ginecológico e exame objetivo ginecológico; nestas consultas fazia-se também o rastreio do cancro do colo do útero e do cancro da mama. Acompanhei também os médicos na execução de determinados exames especiais de diagnóstico e procedimentos terapêuticos, nomeadamente histeroscopias, colposcopias, vaporizações, conizações e Mona Lisa Touch. Também assisti à realização de várias

ecografias obstétricas, incluindo ecografias de datagem, ecografia do 1.º,2.º e 3.º trimestre. No bloco operatório assisti e participei em algumas cirurgias uro-ginecológicas. Frequentei semanalmente (um banco de 12h por semana) o serviço de atendimento permanente (SAP) de Ginecologia e Obstetrícia; ao SAP recorriam sobretudo grávidas, pelo que acompanhei a minha orientadora na avaliação das queixas que estas apresentavam, no pedido de exames complementares de diagnóstico, na realização de ecografias e cardiotocografias bem como na sua interpretação; durante a frequência do SAP, participava nos partos por cesariana como 1.º ou 2.º ajudante e assistia aos partos vaginais. No final do estágio apresentei um trabalho sobre rastreio ecográfico na gravidez para os médicos do serviço.

3.

REFLEXÃO CRÍTICA

(10)

9

autonomia crucial nesta fase como forma de preparação para o internato geral. No contexto de cada especialidade foi possível consolidar conhecimentos teóricos de anos anteriores, aplicando-os em situações clínicas particulares, no contexto de cada especialidade. Foi paplicando-ossível o aperfeiçoamento do exame objetivo e a colheita de história clínica, sobretudo na especialidade de Medicina, onde acompanhei a evolução de vários doentes ao longo do seu internamento. Foi estimulado o raciocínio hipotético-dedutivo na formulação de hipóteses de diagnóstico, pedidos de exames complementares de diagnóstico e prescrição terapêutica. Por ter acompanhado doentes com múltiplas patologias, no contexto de cada especialidade, tomei noção dos principais sinais e sintomas das patologias mais prevalentes bem como os sinais e sintomas que podem indiciar maior urgência clínica. Na especialidade de Medicina Geral e Familiar, pela maior proximidade ao doente, foi possível compreender a grande importância da relação médico-doente como verdadeira “ arma “ terapêutica, considerando o doente como um ser biopsicossocial, sendo esta visão holística essencial para a boa prática de cuidados de saúde.

Penso ter atingido a maioria dos objetivos específicos a que me propus em cada especialidade, contudo é importante referir alguns aspetos que podem ter limitado, de certa forma, o estágio clínico nalgumas especialidades. No caso de Pediatria, o elevado número de alunos de quinto e sexto ano que se encontravam a estagiar no mesmo serviço limitava a possibilidade de observar mais doentes. Em Medicina Geral e Familiar, a elevada carga horária, por vezes superior à estipulada pela ficha da unidade curricular, limitou de certa forma o estudo.

(11)

10

4.

ANEXOS

(12)

11

(13)

12

(14)

13

(15)

14

(16)

15

Referências

Documentos relacionados

Os testes de desequilíbrio de resistência DC dentro de um par e de desequilíbrio de resistência DC entre pares se tornarão uma preocupação ainda maior à medida que mais

O trabalho propõe um experimento de baixo custo para a determinação do coeficiente de atrito cinético entre duas superfícies em movimento relativo, permitindo discutir, com

To begin with the empirical research, a questionnaire was designed to tap certain consumer responses to aspects such as online travel behavior, brand affiliation, lodging needs,

O presente relatório visa refletir sobre a pertinência da Educação no seu cômputo geral e a coexistência de duas disciplinas, Educação para a Cidadania e Educação Moral e

(2009) que determinaram os fatores associados à prevalência de sobrepeso e à obesidade em escolares e verificaram que um maior tempo assistindo TV não apresenta relação com

e medicamentos de marca similares, o impacto económico alcançado no Senriço Nacional de Saúde (SNS) com um aumento da quota de mercado dos medicamentos genéricos e

Deste modo, verificou-se que, tanto para o Grupo A (p=0,49), como para o Grupo B (p=0,39) não existem diferenças estatisticamente significativas nas notas médias

Resposta: Impugnação acatada.    Sequencial: 77  Edital impugnado: Edital nº 1 ‐ Abertura