• Nenhum resultado encontrado

CADEIRA DE RODAS MOTORIZADA COM GERAÇÃO DE ENERGIA SUSTENTÁVEL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CADEIRA DE RODAS MOTORIZADA COM GERAÇÃO DE ENERGIA SUSTENTÁVEL"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL FREDERICO GUILHERME SCHMIDT CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA

CADEIRA DE RODAS MOTORIZADA COM GERAÇÃO DE ENERGIA SUSTENTÁVEL

CÉLLY MATTOS KAUANA DIAS

SÃO LEOPOLDO

2021

(2)

CÉLLY MATTOS KAUANA DIAS

CADEIRA DE RODAS MOTORIZADA COM GERAÇÃO DE ENERGIA SUSTENTÁVEL

Trabalho de Conclusão, desenvolvido no quarto ano do Curso de Eletrotécnica da Escola Técnica Estadual Frederico Guilherme Schmidt como requisito para aprovação nas disciplinas do curso sob orientação do Prof. Nelson Quevedo.

SÃO LEOPOLDO

2021

(3)

RESUMO

As cadeiras de rodas motorizadas funcionam através de um sistema eletrônico que controla motores alimentados por baterias, que são carregadas em uma tomada elétrica, e que precisam de uma carga mínima para o funcionamento. Cada modo de geração de energia tem suas próprias características e, infelizmente, algumas destas utilizam meios que são prejudiciais ao meio ambiente. A ideia do projeto é desenvolver um mecanismo sobre a cadeira de rodas utilizando uma placa fotovoltaica para coletar energia solar e convertê-la em energia elétrica para o banco de bateria da cadeira.

Palavras-chave: Cadeira de rodas. Motorização. Energia Solar.

(4)

ABSTRACT

Motorized wheelchairs work through an electronic system that controls motors powered by batteries, which are charged from an electrical outlet, and which need a minimal charge to function. Each power generation mode has its own characteristics and, unfortunately, some of these use means that are harmful to the environment. The project idea is to develop a mechanism on the wheelchair using a photovoltaic plate to collect solar energy and convert it into electrical energy for the chair's battery bank.

Key words: Wheelchair. Motorization. Solar energy.

(5)

LISTA DE FIGURAS

Figura 1: Componentes do módulo fotovoltaico. 15

Figura 2: Fluxograma 17

Figura 3: Circuito em funcionamento 19

Figura 3: Geração de energia 19

(6)

LISTA DE TABELAS

Tabela 1: Materiais 17

Tabela 2: Cronograma 20

Tabela 3: Cronograma 21

(7)

LISTA DE ABREVIAÇÕES

ABNT: Associação Brasileira de Normas Técnicas 14

(8)

SUMÁRIO

1.

INTRODUÇÃO 10

1.1 TEMA E SUA DELIMITAÇÃO 10

1.2 PROBLEMA DE PESQUISA 10

1.3 OBJETIVOS 10

1.3.1 Objetivo Geral 10

1.3.2 Objetivos específicos 11

1.4 JUSTIFICATIVA 11

2.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 11

2.1 DEFICIÊNCIA MOTORA 11

2.1.1 Deficiência motora: Paraplegia 11

2.2 CADEIRA DE RODAS 12

2.2.1 Cadeira de rodas motorizada 12

2.2.2 Motor 12

2.2.3 Freio 13

2.2.4 Transmissão 13

2.3 ABNT NBR ISO 7176-10:2015 14

2.4 ENERGIA MECÂNICA 14

2.5 ENERGIA SUSTENTÁVEL 14

2.6 PAINÉIS FOTOVOLTAICOS 15

2.7 CONTROLADOR DE CARGA 15

2.8 INVERSOR 16

2.9 BATERIA AUTOMOTIVA 16

3.

METODOLOGIA 16

3.1 FLUXOGRAMA DE MONTAGEM 17

3.2 MATERIAIS 18

(9)

4. RESULTADOS ESPERADOS 18 5. PROTÓTIPO 18 5.1 ANÁLISE DE DADOS 20 6. CONCLUSÃO 20

7. CRONOGRAMA 21

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 23

(10)

1. INTRODUÇÃO

A cadeira de rodas é um objeto utilizado por indivíduos com dificuldade em se locomover, podendo ser movida pelo próprio usuário, sendo manual ou motorizada, assim como pode ser movida por outra pessoa.

Atualmente, as cadeiras mais eficientes são as motorizadas, sendo consideradas as com maior eficiência e com excelente autonomia, as fabricadas pela Ortobrás, Freedom e Seat Mobile. Elas são operadas pelo próprio cadeirante e funcionam usando a energia elétrica acumulada após o carregamento em uma tomada elétrica.

Pensando na economia de consumo de energia e na forma mais prática de carregamento da cadeira motorizada, o projeto é uma adaptação em partes da cadeira para poder gerar e usar energia sustentável e limpa.

1.1 TEMA E SUA DELIMITAÇÃO

Instalação de placa fotovoltaica para geração de energia em cadeira de rodas motorizada.

1.2 PROBLEMA DE PESQUISA

Como implementar um sistema de carregamento de bateria de cadeira de rodas motorizada, utilizando energia solar fotovoltaica?

1.3 OBJETIVOS

1.3.1 Objetivo Geral

Implementar e testar um sistema de carregamento de bateria de cadeira de

rodas motorizada utilizando uma placa fotovoltaica.

(11)

1.3.2 Objetivos específicos

- Estudar como funciona a geração de energia solar com placa fotovoltaica;

- Estudar como funciona o carregamento de uma bateria;

- Projetar um sistema de carregamento de bateria com placa fotovoltaica acoplado em uma cadeira de rodas motorizada;

- Implementar o protótipo do sistema.

1.4 JUSTIFICATIVA

Nesta pesquisa deseja-se aproveitar a energia solar utilizando painéis fotovoltaicos para gerar energia à bateria da cadeira de rodas motorizada. Apesar de ter uma grande funcionalidade e praticidade, a cadeira motorizada tem a utilização de uma energia não sustentável. Sendo assim, ao usar a energia solar, se tem mais eficiência e ainda possibilita a economia de energia domiciliar.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 DEFICIÊNCIA MOTORA

A deficiência motora é uma disfunção física, que pode ser adquirida ou manifestada antes mesmo do nascimento e que afeta a mobilidade do indivíduo.

É considerado deficiente motor o indivíduo que seja portador da deficiência permanente.

Algumas causas que podem resultar em deficiência motora são: acidentes, erros médicos, problemas de parte, violência, etc.

2.1.1 Deficiência motora: Paraplegia

(12)

A paraplegia é causada por uma lesão medular, que resulta na perda de controle e sensibilidade dos membros inferiores.

A paraplegia ocorre no momento em que as vias motrizes do sistema piramidal do sistema nervoso periférico, habitualmente a nível da medula espinhal, são interrompidas medial e bilateralmente. A paralisia afeta os membros inferiores, ou toda parte inferior do corpo. (PARAPLEGIA, 2020).

Sendo assim, os movimentos se tornam limitados, o que necessita de uso de equipamentos especiais, como uma cadeira de rodas.

2.2 CADEIRA DE RODAS

É um equipamento usado por pessoas com dificuldade de locomoção e pessoas com deficiência motora, sendo ele uma cadeira montada sobre rodas. Podendo ser movida pelo próprio usuário, sendo manual ou motorizada, assim como pode ser movida por outra pessoa.

2.2.1 Cadeira de rodas motorizada

A cadeira de rodas motorizada é um aprimoramento da cadeira de rodas, que antes era movida somente manualmente. A mesma funciona através de Energia Elétrica, por meio de carregamento.

2.2.2 Motor

As cadeiras de rodas motorizadas sempre possuem dois motores, um para cada roda, pois o controle de direção de uma cadeira de rodas motorizada é, na maioria das vezes, feito por variação de velocidade entre as rodas, assim como acontece em uma cadeira de rodas manual. O controlador eletrônico comanda independentemente esses motores. (FREEDOM, 2017)

“A potência é uma importante característica do motor. É ela que vai

determinar a capacidade de carga, velocidade máxima, capacidade de vencer

obstáculos, como subidas, e o consumo de energia.” (FREEDOM, 2017)

(13)

2.2.3 Freio

Certas vezes, por algumas situações, há necessidade de ser empurrada manualmente a cadeira motorizada e para isso é necessário ser desligado o sistema de motorização e o modo manual ser ativado, tendo o freio desativado.

Há cadeiras que possuem uma alavanca ligada ao freio que o desarma mecanicamente, isso torna o deslocamento um pouco pesado. Mas, se a cadeira estiver ligada à caixa de engrenagem, ela desacopla o motor das rodas, deixando a cadeira mais leve se for empurrada. (FREEDOM, 2017)

2.2.4 Transmissão

Para que a cadeira de rodas motorizada se locomova, é preciso transferir o movimento do motor para as rodas. Esse processo acontece através da transmissão da motorização.

Os eixos dos motores rodam em uma rotação bastante elevada. Essa rotação precisa ser reduzida para que o sistema ganhe torque e diminua a velocidade acertando para a velocidade máxima que se deseja na cadeira de rodas.

A motorização pode ser constituída pelos seguintes tipos de transmissão:

“Caixas de engrenagens- Há pouca possibilidade de manutenção. Pode-se trocar rolamentos, retentores e repor graxa.

Transmissão por correias -São de alta durabilidade, tornando-se de baixa manutenção. Elas são empregadas em automóveis e motocicletas fabricadas para durar, nesses tipos de veículos, cerca de 40.000 km a 50.000 km. Para cadeiras de rodas motorizadas, o desgaste das correias pode acontecer por agressão mecânica externa, como por exemplo, em situação de “pedrinhas”

ou sujeira acumular na correia. Nas polias, o ajuste ou troca do sistema pode acontecer por conta do desgaste natural que é gerado devido ao longo tempo de uso.” (FREEDOM, 2017)

2.3 ABNT NBR ISO 7176-10:2015

(14)

A ABNT publicou, em 22 de julho, a norma ABNT NBR ISO 7176-10:2015 - Cadeira de rodas - Parte 10: Determinação da capacidade de transposição de obstáculo das cadeiras de rodas motorizadas, elaborada pelo Comitê Brasileiro Odonto-Médico-Hospitalar (ABNT/CB-26).

“Esta Parte da ABNT NBR ISO 7176 especifica métodos de ensaio para determinação da capacidade de cadeiras de rodas motorizadas, incluindo scooters, destinadas a transporte de uma pessoa, com velocidade nominal máxima não superior a 15 km/h, para subir e descer obstáculos.” (ABNT NBR ISO 7176-10:2015 2015)

2.4 ENERGIA MECÂNICA

“A energia mecânica é a capacidade de um corpo de realizar trabalho.

Quando associada ao movimento, é chamada energia cinética; mas associada à posição, energia potencial.” (MENDES, 2020)

2.5 ENERGIA SUSTENTÁVEL

É a energia obtida através de fontes renováveis e geradas de modo que não impactem o meio ambiente. Há muitos modos de se ter Energia Sustentável, como, por exemplo, a partir da energia dos ventos (Energia Eólica) e por meio da energia hídrica, entretanto a mais conhecida hoje em dia é a Energia Solar fotovoltaica.

“A energia solar fotovoltaica é a energia obtida através da conversão direta da luz em eletricidade por meio do efeito fotovoltaico.” (ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA, 2020)

2.6 PAINÉIS FOTOVOLTAICOS

Painéis solares, são equipamentos para aproveitamento e geração de energia

através do sol. A função das placas dentro do sistema é converter a luz do sol em

energia elétrica, o que é feito por meio das células fotovoltaicas da qual são compostas.

(15)

As placas comercializadas hoje em dia diferem na quantidade de células, que podem conter de 36 a 72 delas, e no material do qual são feitos.

Os painéis solares, geram a energia elétrica através do efeito fotovoltaico, que ocorre quando um fóton de luz incide sobre o silício da célula solar, isso contribui com a diferença de potencial gerando uma tensão e por consequência a produção corrente elétrica.

Para fabricar uma célula, esse material primeiro é combinado com outros elementos de forma a alterar a sua estrutura química. Isso cria duas camadas distintas e opostas, uma com sobra de elétrons (negativa) e outra com falta destes (positiva).

O conjunto de células dentro da placa é conectado em série através da passagem de uma faixa condutora ultrafina, tecida de cima para baixo por cada uma delas e, assim, criando um circuito, conforme mostrado na figura 1.

Figura 1: Componentes do módulo fotovoltaico.

Fonte: Blog blue soll, 2018.

A energia solar fotovoltaica é uma energia de fonte renovável e constante, não traz danos ao meio ambiente pois não depende de uma grande área de instalação.

Seus resíduos são eliminados para que evitem a poluição ambiental, evitando também o desmatamento e outros impactos negativos.

2.7 CONTROLADOR DE CARGA

“O controlador de carga, é um dispositivo que tem como função, controlar a

carga das baterias, e estão diretamente ligados aos painéis solares, pois a carga que ele

controla na entrada da bateria, vem dessas placas.” (ENERGIA TOTAL, 2017)

(16)

De acordo com o site Energia Total (2017), o principal controle do aparelho, é o controle de tensão (voltagem) que será utilizada para carregar as baterias e a corrente (amperagem) para isso.

Sempre que houver a necessidade de uma bateria no sistema de geração fotovoltaica, será imprescindível um controlador de carga.

2.8 INVERSOR

De acordo com Mattede (2020), um inversor é um dispositivo elétrico ou eletromecânico capaz de converter um sinal elétrico corrente contínua em corrente alternada. Tem como principal função alterar a frequência da rede em que alimenta o motor fazendo com que siga frequências diferentes das fornecidas da rede que está sempre constante.

2.9 BATERIA AUTOMOTIVA

“Uma bateria automotiva é um tipo de bateria recarregável que fornece energia elétrica para um automóvel. Tem como função armazenar energia sob forma química que será transformada em energia elétrica quando o veículo precisar. As baterias servem para dar partida no veículo e manter os sistemas elétricos e eletrônicos ativos quando o automóvel estiver desligado.” (MOURA, 2019)

3. METODOLOGIA

A finalidade do projeto, questões e pontos do tema foram feitos a partir da

pesquisa aplicada, com desenvolvimento de um método que fosse mais sustentável,

tanto para o meio ambiente quanto para o usuário da cadeira de rodas. Os objetivos da

pesquisa tiveram-se pela pesquisa descritiva, na qual foram feitos estudos em livros,

artigos e trabalhos acadêmicos que abordam sobre o assunto do projeto. O enfoque do

trabalho, teve-se pela pesquisa qualitativa, após analisar as informações que foram

coletadas, viu-se a necessidade de um melhor aproveitamento da energia solar. Para

(17)

isso foi utilizado o método indutivo, pois foi feito a partir de observações, para daí, efetuar uma abordagem correta. Os procedimentos técnicos foram elaborados pela pesquisa bibliográfica, na qual permitiu-se um amplo estudo sobre todos os tópicos do projeto.

Após este processo, alguns conceitos foram encontrados e os seguintes materiais foram escolhidos para serem utilizados: Cadeira de rodas, Painel Fotovoltaico, Bateria, Controlador de Carga e Inversor.

3.1 FLUXOGRAMA DE MONTAGEM

Na imagem abaixo, se tem o fluxograma de montagem do projeto.

Figura 2: Fluxograma.

Fonte: Própria, 2020

O painel solar irá converter a energia solar em energia elétrica cc não

regulada. Após a conversão, um controlador de carga regulará a tensão que será

utilizada para carregar a bateria do módulo de geração de energia.

(18)

O controlador de carga será responsável também pelo controle do fornecimento de energia da bateria para o inversor cc/ca. Por fim, o inversor cc/ca fornecerá energia alternada para o carregador de baterias da cadeira de rodas

3.2 MATERIAIS

Tabela 1: Materiais

Cadeira de Rodas Motorizada --

Controlador de Carga Solar 10A PWM SR-HP2410 12V/24V

R$ 75,00

Bateria Moura aldo solar 12MVA-18 Estacionaria Nobreak selada 12V 18Ah

R$ 324,29

Painel Solar Fotovoltaico R$ 2,57/Watt

Inversor de 800W 12/127V - Hayonik Onda Modificada

R$ 419,00

Fonte: Própria

4. RESULTADOS ESPERADOS

O intuito com este projeto é ampliar os conhecimentos da equipe na área da eletrotécnica, estimulando a organização e aprimorando as capacidades técnicas do grupo.

Além disso, é pretendido alcançar os objetivos propostos pelo projeto e oferecer melhorias com uma forma de energia sustentável para a cadeira de rodas motorizada.

5. PROTÓTIPO

O desenvolvimento do projeto foi feito com base na Norma ABNT NBR

16690:2019 – Instalações elétricas de arranjos fotovoltaicos – e através de um software

chamado Proteus, que é usado para a criação de projetos eletrônicos.

(19)

O protótipo tem caráter experimental, pois foi feito por software e não foi possível realizar testes definitivos, então foi desenvolvido um circuito somente com a bateria, painel solar e um controlador eletrônico, sendo, assim, possível ter a geração de tensão necessária para a bateria, mas para uma visão maior do projeto, seria necessário completar com o inversor elétrico.

Conforme mostra a imagem a seguir, temos o circuito em funcionamento.

Figura 3: Circuito em funcionamento

Fonte: Própria, 2021

A seguinte imagem mostra a geração de 15V.

(20)

Figura 4: Geração de energia

Fonte: Própria, 2021

5.1 ANÁLISE DE DADOS

Nos testes de simulação do sistema, foi verificado que a tensão ideal da placa fotovoltaica deveria ser de 24V, pois foi com esse valor que conseguiu-se a tensão regulada de 15V, que é a ideal para carregamento da bateria.

Ao tentar diferentes valores de tensões na placa, não atingiu-se a voltagem necessária para a bateria.

Como mostrado no fluxograma de montagem, tópico “5. PROTÓTIPO”, se tem o circuito em perfeito funcionamento e gerando a tensão necessária para o carregamento da bateria.

6. CONCLUSÃO

As cadeiras de rodas motorizadas vêm ganhando muito mais espaço para quem necessita do uso dela, pois além de ser mais eficiente para o usuário, ela tem mais durabilidade e garantem uma boa mobilidade de forma autônoma.

É possível ver que, com a criação do protótipo desenvolvido por meio do

software chamado Proteus, o objetivo geral do projeto foi alcançado.

(21)

Consequentemente, os objetivos específicos foram igualmente todos concluídos com exatidão.

O projeto foi realizado de forma objetiva e direta seguindo a norma regulamentadora 10, que aprendemos no curso de eletrotécnica.

A escolha do protótipo, se deu pela acessibilidade do tempo para desenvolvimento e, por consequência, baixo custo.

Durante o projeto conseguimos colocar em prática a maioria das matérias que estudamos no decorrer do curso, além de aprimorar nosso conhecimento com várias pesquisas para incluir no projeto.

Concluímos que o resultado final do projeto foi positivo e de grande importância tanto pessoal como profissional para todos os integrantes do grupo.

7. CRONOGRAMA

Tabela 2: Cronograma

PERÍODO 2020

MESES Mar Abril Mai Jun Jul Ago Set Out No

v

De z Escolha do Tema X

Introdução X

Referencial Teórico X X

Metodologia X

Cronograma X

Resultados Esperados

X

Fonte: Própria Tabela 3: Cronograma

PERÍODO 2021

(22)

MESES Mar Abril Mai Jun Jul Ago Set Out No v

De z

Início do Protótipo X

Tópico Protótipo X

Conclusão X

Fonte: Própria

(23)

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DESCONHECIDO, Autor. Cadeira de Rodas. Disponível em:

<http://www.abnt.org.br/noticias/4375-cadeira-de-rodas>. Acesso em: 27 de jun de 2020.

DESCONHECIDO, Autor. Energia Solar Fotovoltaica. Disponível em:

<https://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_solar_fotovoltaica#:~:text=A%20energia%20sol ar%20fotovoltaica%20%C3%A9,fundamental%20desse%20processo%20de%20conver s%C3%A3o>. Acesso em: 27 de jun de 2020.

DESCONHECIDO, Autor. Paraplegia. Disponível em:

<https://pt.wikipedia.org/wiki/Paraplegia#:~:text=5%20Tratamento-,Defini%C3%A7%

C3%A3o,toda%20parte%20inferior%20do%20corpo>. Acesso em: 21 de jun de 2020.

DESCONHECIDO, Autor. ABNT NBR ISO 7176-3:2015. Disponível em:

<https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=331977>. Acesso em: 27 de agosto de 2021.

DESCONHECIDO, Autor. Controladores de Carga, para que servem. Disponível em: <https://www.energiatotal.com.br/controladores-de-carga-para-que-servem>.

Acesso em 27 de agosto de 2021.

DESCONHECIDO, Autor. Motorização: entenda como funciona este importante elemento das cadeiras de rodas motorizadas. Disponível em:

<https://blog.freedom.ind.br/motorizacao-entenda-como-funciona-este-importante-elem ento-das-cadeiras-de-rodas-motorizadas/>. Acesso em 20 Jun de 2020.

DESCONHECIDO, Autor. ENERGIA FOTOVOLTAICA. Disponível em:

<http://infinitsolar.com.br/energia-fotovoltaica/>. Acesso em 20 de Jun de 2020.

DESCONHECIDO, Autor. Afinal, para que servem as baterias automotivas?.

Disponível em: <https://www.moura.com.br/blog/baterias-automotivas/>. Acesso em:

21 de Jun de 2020.

MATTEDE, Henrique. Como funciona o inversor de frequência. Disponível em:

<https://www.mundodaeletrica.com.br/como-funciona-o-inversor-de-frequencia/>.

Acesso em: 21 de Jun de 2020.

(24)

MENDES, Mariane. O QUE É ENERGIA MECÂNICA?. Disponível em:

<https://www.google.com/amp/s/m.brasilescola.uol.com.br/amp/o-que-e/fisica/o-que-e-

energia-mecanica.htm>. Acesso em 20 de Jun de 2020.

Referências

Documentos relacionados

Siguiendo esta línea de reflexión, en este estudio se encontró que el grupo de brasileñas y colombianas quienes cuentan con mejores ni- veles educativos que las peruanas tienen

Mesmo com suas ativas participações na luta política, as mulheres militantes carregavam consigo o signo do preconceito existente para com elas por parte não somente dos militares,

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Given this, the search for an alternative method of simple and effective disinfection or even sterilization of these acrylic devices is of great clinical interest. 8,20,21

2.1.6.3 Os objetos devem estar organizados em amarrados, levando-se em conta nesta separação: o tipo de objeto (tipos: Simples, Registro, com AR, MP, Valor

O aumento nos custos com amortizações no semestre e trimestre findos em 30 de Junho de 2009 face aos mesmos períodos do ano anterior reflecte essencialmente: (1) os impactos

Nas unidades produtoras de Alagoas, no mesmo período, o preço de produção do etanol ficou praticamente estável, sob a influência do início da colheita

foi um decreto bastante detalhista, interferente, que indicou tipos de organizações sindicais denominados sindicatos, federações e confederações; atribuiu aos sindicatos, como sede