• Nenhum resultado encontrado

NOVAS TECNOLOGIAS PARA TODOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NOVAS TECNOLOGIAS PARA TODOS"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

2015

NO

VEMBR

O

Nº 120

Mensal - Ano 10

REVISTA DA JUNT

A DE FREGUESIA

D I S T R I B U I Ç Ã O G R

A T U I T A

Parque de Estacionamento

no Vale Formoso alca

troado

eguesia

(2)

FICHA TÉCNICA

Facebook: www.facebook.com/conselhomarvilense Website: www.jf-marvila.pt

Mensal - Ano 10 - n.º 120 Novembro de 2015

Diretor: Belarmino Ferreira Silva

Propriedade: Junta de Freguesia de Marvila Avenida João Paulo II, lote 526, 1.º A 1950-159 Lisboa – Telefone: 218 310 350 Fax: 218 310 359

Site: www.jf-marvila.pt

Facebook: www.facebook.com/conselhomarvilense E-mail: comunicacao@jf-marvila.pt

(divulgação de iniciativas, atividades e assuntos relativos à revista)

info@jf-marvila.pt (outros assuntos) Depósito Legal: 237649/06 Tiragem: 17.500 exemplares

Redação e Produção Gráfica: Grafe Publicidade, Lda.

Impressão: GRAFISOL – Artes Gráficas, Lda.

A Revista de Marvila usa o novo Acordo Ortográfico

editorial

sumário

Aconteceu

• Fundação Benfica e Junta distribuem alimentos

3

Cultura

• Noite de fados encanta o Vale Fundão

4

• São Martinho na freguesia de Marvila

5

• VII Encontro das Casas Regionais no Vale Fundão

6

Desporto

• Olisipíadas regressam em 2016

10

• Entrevista ao vereador Jorge Máximo

10-11

Institucional

• Marvila recebe Reunião Descentralizada de CML

7

• Novas tecnologias para todos

8-9

Melhorar Marvila

• Parque de estacionamento no Vale Formoso alcatroado

12

• Intervenção na Rua Alberto José Pessoa terminou

13

Voz Ativa

• Santa Beatriz comemora aniversário da Dedicação

14

Descentralizada

com mais participação

(3)

A

Fundação Benfica realizou uma recolha de bens alimentares para fins solidários. A co-leta efetuada pela Fundação em contextos desportivos reuniu cerca de uma tonelada de alimentos, que posteriormente seriam entregues a uma freguesia parceira. No momento da seleção, a escolha recaiu sobre a Junta de Freguesia de Marvila que prontamente se disponibilizou a encontrar instituições sociais para distribuir os alimentos.

De todas as instituições de solidariedade social presentes em Marvila, o pelouro de Ação Social selecionou aque-las que têm na sua estrutura cantinas sociais ou bancos alimentares para que os bens fossem corretamente dire-cionados para quem mais precisa. Nesse sentido, no dia 29 de outubro foram distribuídos alimentos pela ACRAS -

Associação Cristã de Reinserção e Apoio Social e Centro de Apoio Social, Centro Social Paroquial de São Maximiliano Kolbe, Centro Social e Cultural de Santa Beatriz, NucliSol Jean Piaget - Bairro do Condado e pela Obra O Nazareno. A entrega conjunta realizou-se no edifício da Junta na Avenida Paulo VI e estiveram presentes diversos repre-sentantes das instituições, membros da fundação, uma jornalista da Benfica TV e representantes da Junta de Freguesia de Marvila. Na entrega dos volumes esteve presente o vogal do pelouro de Economia e Sociedade, António Alves, que destacou a importância destas ini-ciativas para a freguesia, salientando que “as instituições sem este tipo de ações não têm como ajudar quem mais precisa e, por isso, a Junta de Freguesia de Marvila agradece esta colaboração com a Fundação”.

Solidariedade

Fundação Benfica e Junta distribuem alimentos

Institucional

• Marvila recebe Reunião Descentralizada de CML

7

• Novas tecnologias para todos

8-9

Melhorar Marvila

• Parque de estacionamento no Vale Formoso alcatroado

12

• Intervenção na Rua Alberto José Pessoa terminou

13

Voz Ativa

• Santa Beatriz comemora aniversário da Dedicação

14

(4)

cultura

Gala do Fado Amador da Zona Oriental de Lisboa

Noite de fados encanta o Vale Fundão

N

o dia 31 de outubro decorreu no Salão de Festas do Vale Fundão, em Marvila, a primeira eliminatória da 1ª Gala de Fado Amador da Zona Oriental de Lisboa. A iniciativa dinamiza-da pela Associação Cultural “O Fado” (ACOF), sedeadinamiza-da no Bairro das Amendoeiras em Marvila, contou com a cola-boração e o apoio da Junta de Freguesia de Marvila. Nesta primeira fase foram diversos os participantes que cantaram e encantaram o Salão de Festas e que fizeram jus a uma das mais bonitas e singelas tradições portu-guesas. Acompanhados na guitarra portuguesa por David Ribeiro e na guitarra clássica por Ivan Cardoso, foram muitos os fadistas da Zona Oriental que se defrontaram para chegar à ambicionada final nos Olivais. A representar Marvila estiveram presentes Joana Candeias,

Luna Gameiro e Inês Coito na classe de Juniores e Maria G. Ribeiro, Sara Coito e Catarina Candeias na classe de seniores. De sala cheia os fadistas amadores foram aplau-didos e avaliados por um júri que escolheu aqueles que passariam à próxima fase.

(5)

cultura

Magustos em Marvila

São Martinho na freguesia de Marvila

A

realização dos magustos remonta a uma tradição

secular de comemoração do Dia de Todos os Santos. Nesta solenidade religosa e outonal era bastante comum acender fogueiras e assar castanhas. Este costume veio mais tarde a ser transposto para o dia de S. Martinho, comemorado a 11 de novembro. Nesse mesmo dia, passou a ser habitual comer castanhas acompanhadas por jeropiga ou água-pé. Como diz o dito popular, “no dia de São Martinho, lume, castanhas e vinho”. Fazendo jus a estas raízes e tradições rurais que são amplamente partilhadas por muitos marvilenses, comemorou-se durante o fim de semana de 14 e 15 de novembro o dia de S. Martinho, com grandes magustos que proporcionaram bonitos momentos de convívio.

(6)

Associação de Casas Regionais em Lisboa

VII Encontro das Casas Regionais no Vale Fundão

A

Associação de Casas Regionais em Lisboa (ACRL) organizou um encontro cultural no Salão de Festas do Vale Fundão. No domingo de 25 de outubro, as casas regionais presentes na cidade de Lisboa juntaram-se para celebrar o regionalis-mo numa grande jornada. A iniciativa da ACRL teve lugar em Marvila e contou com o apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia, contando com a presença de alguns membros do executivo.

A ACRL constituída em 2007, com vista a conferir uma maior representatividade ao associativismo regionalista, congrega algumas dezenas de casas, nomeadamente a Casa do Concelho de Arcos de Valdevez e a Casa do Concelho de Castro Daire, sedeadas na nossa freguesia. Neste evento, diversas casas regionais trouxeram à ca-pital grupos folclóricos ou de música popular constituí-dos no seio das respetivas associações ou provenientes dos respetivos concelhos. O Rancho Folclórico da Casa do Concelho de Castro Daire, o Rancho Folclórico e Etnográfico da Casa do Concelho de Pampilhosa da

Serra, o Rancho Folclórico e Etnográfico da Casa do Concelho de Cinfães e o Grupo de Cavaquinhos da Casa do Concelho de Arcos de Valdevez foram apenas alguns dos grupos que atuaram no Vale Fundão.

Numa tarde recheada de convívio, foi possível com-provar que o regionalismo não procura a individualiza-ção de uma cultura ou tradiindividualiza-ção regional, mas sim uma saudável partilha da diversidade entre as diferentes regiões. No evento estiveram presentes o presidente da Junta de Freguesia de Marvila, Belarmino Silva, o vogal do pelouro de Economia e Sociedade, António Alves, e o vogal do pelouro de Desporto, Vítor Morais.

Para Belarmino Silva, este “é um daqueles eventos que, para além de dignificar as bonitas tradições regionalistas, diz muito a Marvila porque muitos dos marvilenses têm origem nestas mesmas regiões”. No final do encontro ficou a promessa, por parte da organização, para que num próximo ano decorra uma grandiosa jornada no centro de Lisboa, local privilegiado para divulgação nomeadamente junto dos inúmeros turistas que visitam a capital.

(7)

Marvila e Beato

Marvila recebe Reunião Descentralizada de CML

N

o dia 4 de novembro decorreu no Salão de Festas do Vale Fundão em Marvila uma reunião descentralizada da Câmara Municipal de Lisboa (CML) que reuniu o executivo camará-rio, munícipes e autarcas das freguesias do Beato e de Marvila. Nesta reunião esteve presente toda a vereação presidida pelo presidente da Câmara Municipal, Fernando Medina, que aí pode escutar os pedidos de esclareci-mento, as sugestões e as inquietações de cerca de 20 munícipes das duas freguesias.

Esta modalidade de reuniões promovida e iniciada em 2007 pela CML têm por objetivo aproximar os muníci-pes, indo ao seu encontro para ouvir o que têm a dizer, mediante uma inscrição prévia. A cada questão colocada o executivo tem a oportunidade de responder ou esclarecer sobre as medidas que a autarquia tem vindo a tomar na resolução de problemas concretos.

Nesta assembleia, em representação do executivo da Junta de Freguesia de Marvila estiveram presentes o presi-dente, Belarmino Silva, o vogal de Economia e Sociedade, António Alves, o vogal do pelouro das Obras Públicas, Vítor Simões, e a vogal da Ação Social, Isabel Fraga. No fim da intervenção de todos os 20 munícipes e os presidentes das Juntas do Beato e de Marvila tiveram a oportunidade de esclarecer algumas dúvidas respeitan-tes a medidas do executivo camarário. Neste momento, Belarmino Silva aproveitou a oportunidade para defender

algumas posições que considerou fundamentais para a nossa freguesia.

A degradação da Escola Nº 195 de Marvila, a intervenção na Rua do Açúcar, a falta de informação aos munícipes sobre as obras da rotunda da Avenida Infante D. Henrique foram alguns dos temas frisados pelo presidente como cruciais para a intervenção camarária em Marvila. No fim do seu discurso, o presidente elogiou esta iniciati-va da Câmara e manifestou vontade para que “daqui a um ano esta reunião se repita e que estas situações estejam resolvidas”.

(8)

Centro de Cidadania Digital de Marvila

Novas tecnologias para todos

A

s Tecnologias da Informação (TI) são hoje mais do que nunca uma parte do dia a dia. Telemó-veis, computadores, tablets ou outros aparelhos tecnológicos são elementos centrais do nosso quotidiano, numa sociedade que vive tendencialmente em rede e globalizada. No entanto, existem várias bar-reiras que têm limitado o aproveitamento do enorme potencial que as TI permitem, nomeadamente a iliteracia digital e o desconhecimento generalizado sobre a utilida-de dos serviços digitais já disponíveis.

Nesse sentido, a Câmara Municipal de Lisboa e a Junta de Freguesia de Marvila empenharam-se em criar, com o apoio da organização não-governamental CDI Portugal, aquele que é o primeiro Centro de Cidadania Digital da cidade de Lisboa. Um espaço onde a comunidade tem a oportunidade de aprender a desenvolver a sua relação digital com a freguesia, aprendendo por exemplo a utilizar as aplicações informáticas do município.

O centro, instalado no edifício da Junta de Freguesia de Marvila, na Av. Paulo VI - junto à Igreja de S. Maximiliano Kolbe, no Bairro dos Alfinetes, foi inaugurado no dia 4 de novembro e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina e do vereador dos Sistemas de Informação, Jorge Máximo.

Nesta sessão foi possível, através de várias apresentações, conhecer algumas das plataformas e aplicações digitais que os serviços municipais disponibilizam aos cidadãos e perceber como funcionam certas formas de participação ativa, como o Orçamento Participativo.

No evento estiveram presentes o presidente da Junta de Freguesia de Marvila, Belarmino Silva, a vogal do pelou-ro da Educação, Isabel Fraga, e o vogal da Economia e Sociedade, António Alves. Formalizada a assinatura do protocolo, que efetivou Marvila como “freguesia pioneira deste projeto”, Belarmino Silva manifestou a esperança de que este espaço se transforme num “Laboratório Vivo”. Jorge Máximo afirmou ainda que “o facto de esta casa ser pioneira na aproximação digital às comunidades torna--a uma casa de todos e é nisso que vamos começar a trabalhar com as instituições a partir de amanhã”. Para o vereador dos Sistemas de Informação, este é um espaço aberto a todos que não pretende substituir, mas sim alargar e complementar, a oferta de serviços que as insti-tuições no terreno já desenvolvem.

Participação, Colaboração e Cidadania são palavras-chave deste projeto que irá combater em Marvila e em Lisboa uma possível “rutura geracional”, aproximando seniores e jovens num espaço de partilha e interação digital. No seu discurso

(9)

Fernando Medina frisou como imperati-vo para este centro, “não deixar os seniores para trás“. Um risco que é inerente a esta revolução tecnológica e que está também a introduzir uma “fratura entre os que têm as ferramentas e os que não têm”, sendo supres-são dessa fratura um dos grandes propósitos deste projeto e essencial para o presidente.

O Centro de Cidadania Digital de Marvila é, desde já, um espaço aberto a todos os cidadãos, estando devidamente equipado com as mais recentes tecnologias nas áreas da comunicação e informação, com equipamen-tos essenciais para promover a cidadania e assegurar que todos os marvilenses e lisboetas têm acesso a esta nova geração.

(10)

A

Câmara Municipal de Lisboa (CML) tem levado a cabo um conjunto de investimentos na freguesia de Marvila, nomeadamente na área do desporto e do associativismo desportivo. Com as Olisipíadas na agenda, o ex-autarca de Marvila e atual vereador do Desporto e dos Serviços de Infor-mação da Câmara Municipal de Lisboa, Jorge Máximo, regressa a casa para falar sobre as principais medidas e apoios à freguesia de Marvila nestas áreas.

Revista de Marvila (RM) - Quais são os principais inves-timentos relativos a instalações desportivas que estão

a ser operados pela CML para a freguesia de Marvila? Jorge Máximo, vereador do Desporto da CML (JM) - Ao nível das instalações desportivas existentes na fregue-sia, está em curso o processo de construção do Campo Municipal de Paintball, uma proposta vencedora do Orçamento Participativo Escolar que está a ser desen-volvida pela associação Genializa (que sugere como nova localização os antigos terrenos destinados ao IPO, em Marvila), da qual aguardamos a entrega do projeto. Também no âmbito do Orçamento Participativo, na edição deste ano 2015, foi aceite uma proposta para construção de um Circuito de Calistenia no Bairro do

Zona Oriental de Lisboa

Olisipíadas regressam em 2016

Entrevista ao

vereador Jorge Máximo

O

dia 12 de novembro foi a data escolhida pela

Câmara Municipal de Lisboa para anunciar pu-blicamente o regresso das Olisipíadas, como noticiado na edição anterior. No Salão Nobre dos Paços do Concelho foi apresentada a segunda edição deste evento, o programa de desporto dirigido a todos os jovens, entre os seis e os 14 anos, com o objetivo de promover, desde cedo, a prática desportiva. Uma iniciativa que Marvila muito acarinhou no ano passado e que valeu à

nossa freguesia a atribuição do prémio Mérito Desportivo. Em ano olímpico, e depois de algumas alterações, as inscrições já estão a decorrer para a segunda edição dos jogos da cidade de Lisboa. Com inscrição gratuita, todos podem participar nesta festa do desporto, dividida em 12 modalidades individuais e coletivas, incluindo o des-porto adaptado.

Para mais informações basta aceder a

www.olisipiadas.cm-lisboa.pt

(11)

Condado, que se encontra em fase de votação. Também estamos a acompanhar a obra de recuperação dos bal-neários do Pavilhão Desportivo Municipal dos Lóios pela Junta de Freguesia e apoiámos financeiramente o Clube Oriental de Lisboa para realizar obras do Complexo Desportivo Eng.º Carlos Salema.

RM - No âmbito do desporto para os mais jovens, e em contexto escolar, quais são as medidas para a nossa freguesia?

JM - Desde o seu início, em 2008, que o Programa de Apoio à Natação Curricular é desenvolvido nos principais agrupamentos de escolas de Marvila (Luís António Verney, D. Dinis, Olaias, Damião de Góis e na EB1 Manuel Teixeira Gomes do agrupamento de Santa Maria dos Olivais), envolvendo todos os anos perto de 50 turmas e um to-tal de mais de 1000 crianças; desde o ano letivo de 2013/2014 que conseguimos abranger todos os alunos inscritos no 1.º ciclo nas oito escolas da freguesia. No ano letivo passado (2014/2015), alargámos a intervenção da Câmara na concretização do Programa Nacional de Expressão e Educação Físico-Motora nas escolas do 1.º ciclo com o projeto Bloco dos Jogos, ao qual aderiu uma escola de Marvila ainda na fase experimental com um total de 225 crianças. Este ano, 936 alunos de 43 turmas das escolas de Marvila já estão a beneficiar do Bloco dos Jogos, que muito contribuirá para o desenvolvimento da sua motricidade, capacidades cognitivas, emocionais e sociais. Trata-se de um programa desenvolvido pelos pro-fessores titulares em colaboração com um professor de Educação Física que a CML coloca nas escolas.

RM - Ao nível social quais são as principais medidas? JM - Marvila é das freguesias com maior abrangência no âmbito do programa O Desporto Mexe Comigo, que visa

a inclusão social através do desporto e da atividade física regular e é desenvolvido em parceria com as instituições sociais, os clubes e outros agentes que trabalham nos territórios de intervenção (bairros de realojamento). Ao longo das várias épocas desportivas, temos envolvido milhares de jovens em atividades tão diversas como a natação, a dança, ou o boxe, e temos contado com a parceria da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, da Asso-ciação de Moradores do Bairro da Flamenga, da Nuclisol – Jean Piaget, Fundação São João de Deus, Associação Tempo de Mudar Bairro dos Lóios, Geração Adolescer, Clube Oriental de Lisboa e Associação de Boxe de Lisboa. Nos últimos anos, temos investido muito significativa-mente neste projeto, não apenas em recursos humanos e apoio logístico, mas também através do estabelecimento de contratos-programa de desenvolvimento desportivo. RM - Quais as suas ambições para a ACULMA no futuro? JM - Como promovem a atividade desportiva regular na freguesia de Marvila, têm sido apoiados financeiramente os clubes e associações da freguesia que se candidatam ao Programa de Apoio ao Movimento Associativo Desportivo. O conjunto de verbas atribuído nos últimos 2 anos a cerca de 9 entidades ultrapassa os 250 mil euros. RM - Finalmente, sobre a participação de Marvila nas Olisipíadas 2015, qual é o feedback?

JM - Na 1ª edição das Olisipíadas, a freguesia de Marvila foi das que mais conseguiu mobilizar os seus fregueses para esta iniciativa municipal, conseguindo inscrever mais de 400 crianças e jovens em todas as modalidades desportivas. Pelo seu empenho na divulgação e opera-cionalização, a freguesia de Marvila foi classificada para o prémio de Mérito Desportivo e isso é um orgulho para todos os marvilenses.

2ª Edição!

Inscrições até 15 de janeiro

12 MODALIDADES DESPORTIVAS ANDEBOL, ATLETISMO, BASQUETEBOL, CICLISMO,

FUTEBOL, GINÁSTICA, JUDO, NATAÇÃO, RUGBY, TÉNIS DE MESA, VOLEIBOL, XADREZ e 4 MODALIDADES

PARALÍMPICAS (ATLETISMO, BOCCIA, GOALBALL, NATAÇÃO) informações em: www.cm-lisboa.pt/olisipiadas www.facebook.com/olisipiadas olisipiadas@cm-lisboa.pt inscrições.olisipiadas@cm-lisboa.pt e na tua junta de Freguesia

(12)

Espaço Público

Parque de Estacionamento no Vale Formoso alcatroado

O

espaço público é para a Junta de Freguesia de Marvila uma preocupação. Nesse sentido, o pelouro do Espaço Público, Segurança e Mobilidade tem reunido esforços para que a freguesia seja cada vez mais organizada e ao serviço dos marvilenses. Desta forma, foi operada uma intervenção no parque de estacionamento acessível pela Rua Vale Formoso de Cima com vista à requalificação da zona de estacionamento e outras áreas adjacentes.

As obras de melhoramento do parque implicaram a cons-trução de uma rede de drenagem pluvial com ligação à rede pública de saneamento, a alteração das zonas delimitadas por lancis para aumentar a área reservada a estacionamento de ligeiros, a pavimentação com material betuminoso das zonas de circulação e de esta-cionamento, a criação de estacionamento para viaturas

de pessoas com deficiência, a melhoria dos pavimentos pedonais, a colocação de corrimão e grades de proteção, a atualização da sinalização de trânsito e também a replantação do talude. Assim sendo, por razões de segu-rança e boa manutenção, a utilização deste parque por parte de veículos pesados está interdita. Esta interven-ção foi estudada de forma a melhorar a acessibilidade, e depois de ouvidos os moradores e comerciantes, o parque sofreu alterações no sentido do acesso e saída do mesmo. Depois desta importante intervenção, o Bairro Vale Formoso tem agora um parque de estacionamento devidamente organizado e preparado para servir todos os seus utilizadores. Para o vogal Vítor Simões “esta obra melhora a qualidade de vida não só dos Marvilenses que vivem junto ao parque, mas também dos utilizadores do parque em geral”.

melhorar

(13)

melhorar

marvila

Vítor Simões,

vogal da Segurança e Mobilidade da Junta de Freguesia de Marvila

"Esta intervenção da CML é muito benéfica para todos os utilizadores daquela via e permitiu uma desejada requalificação do pavimento da rua Alberto José Pessoa”.

A

s obras na Rua Alberto José Pessoa em Marvila estão concluídas, depois de identificado o problema que dava origem ao buraco que teimava em aparecer, a rua do Bairro Marquês de Abrantes foi devidamente alcatroada. Com a conclu-são desta empreitada, esta via oferece agora melhores condições de circulação e segurança a todos.

A intervenção, como anteriormente noticiado, co-meçou com abertura do pavimento para acesso às condutas e substituição das mesmas, passando depois

pelo enchimento do solo e posterior pavimentação. As obras de reparação conseguiram resolver o problema de forma definitiva, concedendo um piso de qualidade. Para a Junta de Freguesia de Marvila era essencial não só pavimentar esta Rua do Bairro Marquês de Abrantes, depois de resolvida a origem do problema, como também continuar a pavimentação até ao Bairro dos Alfinetes, melhorando o acesso à futura Biblioteca de Marvila. Para o Vogal do Pelouro Vítor Simões a pavimentação da Rua António Gedeão é também uma necessidade.

Marquês de Abrantes

(14)

N

o dia 1 de novembro decorreu na Igreja Paroquial de Santa Beatriz da Silva, no Bairro das Amendoeiras, em Marvila, o 10º Aniversário da Dedicação da Igreja. Com direito a transmis-são televisiva para todo país através da RTP, a habitual eucaristia dominical foi celebrada pelo Padre José Miguel e assinalou a solenidade do Dia de Todos os Santos e o aniversário da consagração desta igreja.

A Dedicação, celebrada pela igreja marvilense, consiste num rito litúrgico solene, reservado ao bispo, pelo qual uma igreja ou um altar fica consagrado e destinado ao culto divino. Desta forma, foi justamente os 10 anos da

sua realização que a Paróquia de Santa Beatriz pretendeu assinalar.

Depois da homilia realizou-se um almoço no salão paroquial de Santa Beatriz, que reuniu paroquianos mar-vilenses e celebrou o dia através da partilha fraterna. Novamente na Igreja, e já durante a tarde, o coro Venite a Ladaure, dirigido pela Maestrina Ana Paula Pina, deu um concerto de música litúrgica, que soube envolver o públi-co e transmitir toda a paixão por esta arte.

No final do concerto, houve ainda direito a um bolo comemorativo partilhado por todos os presentes, concluindo-se assim o dia de celebrações paroquiais.

Paróquia de Santa Beatriz da Silva - Lisboa

Santa Beatriz comemora aniversário da Dedicação

voz

(15)

o nosso

executivo

MANDATO 2013-2017

Belarmino Silva Presidente Atendimento ao público 2.ª feira das 15h30 às 17h30* Coordenação dos Pelouros,

Administração e Funcionamento, Relações Institucionais, Comunicação Institucional, Urbanismo e Património Vítor Morais Vogal Desporto e Juventude Atendimento ao público 4.ª feira das 17h30 às 19h30*

Joaquim Cerqueira Brito

Vogal Cultura Atendimento ao público 3.ª feira das 15h30 às 17h30* António Alves Vogal Substituição do Presidente, Gestão Orçamental e Financeira, Economia e Sociedade (C.Marvilense) e Habitação; Atendimento ao público 5.ª feira das 10h00 às 12h00* Isabel Fraga Secretário

Ação Social, Saúde, Educação, Conselho Educativo, Projeto Intervir, Organização Interna e CPCJ Atendimento ao público 6.ª feira das 14h30 às 16h30*

antonio.alves@jf-marvila.pt isabel.fraga@jf-marvila.pt vitor.simoes@jf-marvila.pt

Vítor Simões Tesoureiro Espaço Público, Segurança e Mobilidade Atendimento ao público 5.ª feira das 16h00 às 18h00* vitor.morais@jf-marvila.pt joaquim.brito@jf-marvila.pt Miguel Ferreira Vogal

Espaços Verdes, Ambiente e Higiene Urbana Atendimento ao público 4.ª feira das 16h00 às 18h00*

miguel.ferreira@jf-marvila.pt *Por marcação prévia

Assuntos relativos à revista envie um e-mail para comunicacao@jf-marvila.pt

Facebook: www.facebook.com/conselhomarvilense Website: www.jf-marvila.pt

SERVIÇOS PÚBLICOS

EPAL (Assistência Domiciliária) - Tel.: 800 201 101 EPAL (Roturas) - Tel.: 800 201 600

EDP (Fugas de gás) - Tel.: 218 685 309 Intoxicações - Tel.: 217 950 143 Linha Vida - Tel.: 1414 (gratuita) SOS Voz Amiga - Tel.: 213 544 545 B.S. Bombeiros - Tel.: 213 422 222

Loja do Cidadão de Marvila - Tel.: 707 241 107

ATENDIMENTO SOCIAL

Serviço de Ação Social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Praça José Queiroz, 1, Piso 3

Edifício Entreposto - Tel.: 218 554 100

ATENDIMENTOS

Horário de funcionamento da Junta: Das 9h30 às 17h30 de segunda a sexta-feira Horário de funcionamento da Tesouraria: Das 9h30 às 17h de segunda a sexta-feira Horário de licenciamento de canídeos: Das 11h às 17h

Apoio Ação Social Dr.ª Elisabete Ribeiro

Av. João Paulo II, Lote 526 - 1º A 1950-159 Lisboa

Terças, das 10h00 às 13h00 (Marcações pelo Tel.: 218 310 350)

in

formaç

ões úteis

MARVILA SAÚDE

INSCRIÇÕES PARA CONSULTAS:

TODAS AS SEGUNDAS DE TARDE, ENTRE AS 14H E AS 17H30 E ÀS QUINTAS DE MANHÃ,

DAS 10H ÀS 13H FAZENDO-SE ACOMPANHAR DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA.

(16)

Natal

em Marvila

Iluminação

Orçamento Participativo

Projetos aprovados para Marvila:

Nome do Projeto Área Local Freguesia(s) Custo

Roteiro do Património

da Zona Oriental de Lisboa Cultura

Zona Oriental de Lisboa

São Vicente, Santa Maria Maior, Penha de França, Parque das Nações, Marvila, Beato 30.000,00€ Parque Calisténico Educação, Juventude e Desporto Lisboa (zona ribeirinha entre Belém e Parque das Nações)

Parque das Nações,

Marvila, Belém 80.000,00€

ÁRVORE DE NATAL

Av. Dr. Augusto Castro

Bairro do Armador

Bairro da Flamenga

Escola EB2+3 de Marvila

Praça Eduardo Mondlane

Praça Rual Lino

Rua Aquilino Ribeiro

Rua Manuel Teixeira Gomes

ÁRVORE DE NATAL E ESTRELA

Rotunda Spínola

ILUMINAÇÃO VARIADA

Poço do Bispo

PAINEL DE BOAS FESTAS

Bairro da GNR

Igreja de São Felix

Junta de Freguesia de Marvila

Rua do Açúcar

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Considerando a modalidade volitiva como aquela que faz referência ao que é desejável, conforme Hengeveld (2004), e tendo em vista as considerações de Hengeveld

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Por último, temos o vídeo que está sendo exibido dentro do celular, que é segurado e comentado por alguém, e compartilhado e comentado no perfil de BolsoWoman no Twitter. No

Na tenda da Junta de Freguesia de Marvila, irão estar os projectos da JFM: Programa Marvila Empreendedora, Conselho Marvilense, Conselho Educativo de Marvila,

Os registros anatomopatológicos de pacientes ope- rados no Hospital do Câncer AC Camargo entre janeiro de 1970 e dezembro de 2001 foram pesquisados e destes selecio- nados os

Na reunião, que teve lugar no Salão de Festas do Vale Fundão, em Marvila, esteve presente o vogal do pelouro do Desporto, Juventude e Cultura da Junta da Freguesia de Marvila,

Joaquim Cerqueira Brito, vogal do Pelouro Cultura, agradeceu todo o trabalho que a ACULMA tem vindo a desenvolver e lembrou a importância de “todas as associações criarem as