• Nenhum resultado encontrado

LEIA NESTA EDIÇÃO NEWS. Caros tangueras tangueros. VIRALAPA News 10 de junho de 2016 Pág 1. Entrevista SIMÃO MIKAMI TAKIYA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LEIA NESTA EDIÇÃO NEWS. Caros tangueras tangueros. VIRALAPA News 10 de junho de 2016 Pág 1. Entrevista SIMÃO MIKAMI TAKIYA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

NEWS

Edição 58 Ano V l 10 de junho de 2016

Informativo de Dança exclusivo do IBT e Espaço VIRALAPA

M e n s a g e m d o E d i t o r

PERCY RODRIGUES

LEIA NESTA EDIÇÃO

2 4

Este Informativo é distribuído gratuitamente por meio eletrônico. Para recebê-lo, atualize seu-email na secretaria do Espaço VIRALAPA. Esta e todas as edições passadas podem ser acessadas

no www.tangoporsisolo.com.br ou www.viralapa.com.br

6 5

Entrevista

SIMÃO MIKAMI

TAKIYA

Com a participaçao inestimável de nossos colaboradores, divul- gamos mais uma edição do nosso informativo.

Sandra Santos, nossa repórter social, que, habitualmente, co- bre as SegundAlternativas, rea- lizou também interessantíssima entrevista com o tanguero Simão Takiya, a qual reprisamos aten dendo a inúmeros pedidos.

Ainda, Sandra Santos, conta como foi a SegundAlternati- va acontecida em 30 de maio, com interessantes flagrantes do tradicional evento realiza- do no Espaço VIRALAPA, Marcondes Mesqueu, com sua competência dramatúrgica , ela- bora crônica narrando o que pode acontecer no salão de dan- ças, no relacionamento dama/

cavalheiro, mesmo durante o treino.

Blas Rivera, inspiradíssimo sax, nos brinda com mais uma canção, composta durante uma viagem de trem na Europa.

PR Caros

tangueras e tangueros

Reportagem

Sandra Santos

Crônica

Marcondes Mesqueu

Canção

Rivera Blas

(2)

Sua formação começou há muito tem- po com a escola de tango argentino.

De 1995 a 1997 começou sua forma- ção básica no Consulado Geral da Ar- gentina, professores Norberto e Ale- jandra. Em 1996 fez curso de milonga com professores argentinos, Marcelo e Alejandra Gonzáles. Em 1998 par-

ticipou dos laboratórios de tango com o professor Paulo Araújo. De 1999 a 2000, teve aulas de tango de salão com o professor Bob Cunha. Em 2002 fez aulas par- ticulares de tango de salão com o professor Márcio Carrero. Em 2003 teve aulas de tango de salão com professores André e Alice. De 2004 até hoje faz aulas de tango de salão com os professores Luciano Bastos e Laure Quimquepois.

Para ampliar seu conhecimento sobre as variações do tango fez Curso de Canyengue, módulo I, com professor Márcio Carrero em 2009.

Participou do lº Encontro de Da- mas no Tango

em 2008 com as professoras Alice Vazquez, Laure Quinquepois, Neu- za Abbes, Vanessa, Patrícia Amaya e Flávia Valente.

Participou dos Workshops de História Musical do Tango com Dr.

Avelino e Márcia Figueiredo e Musi- calização de Bailes de Tango com Ma- rio Orlando, o mais requisitado DJ de Buenos Aires.

Também gosta da dança de salão e teve a sua inicia- ção em 1994 com professor Ericsson.

Em 1996, conti- nua frequentando a dança de salão na Academia do Jaime Arôxa sendo aluno do próprio.

Simão fez imersão no tango de Bue- nos Aires, já foi

dançar lá três vezes participan- do de vá- rias milon- gas (bailes de tango), sendo na u l t i m a , como Guia do grupo de tanguei- ros visitan- tes.Participou de Wor- kshops de tango com

SIMÃO MIKAMI TA- KIYA, nascido em 24/02/1947, é Engenhei- ro de formação acadê- mica e Milongueiro por amor ao tango.

Em 2012 foi convidado para participar do pro- grama “Mais Voce” da Ana Maria Braga, na Rede Globo. A pauta foi Inspirada na novela “A Vida da Gente”, onde Simão fala sobre o tango de salão. Nessa entrevis- ta contou que praticava muitos esportes, e se sen- tia separado da compa- nheira nessas atividades, Ela, Rosangela, buscou a dança de salão e con- sequentemente o tango.

Ele trocou os esportes solitários por uma ativi- dade a dois

Editado por SANDRA SANTOS Fotos do FACEBOOK

entrevist

a Paciência oriental na

formação do tango

(3)

renomados mestres argentinos, tais como: Dinzel, Pibe Avellaneda, Ro- berto Firpo e Aurora Lubiz, Adrian Veredice e Alejandra, Roberto Herre- ra, Elba e Chicho, John Hernan e Sol, Corina de la Rosa e Julio Balmaceda entre outros.

Simão possui um acervo de tangos contendo uma coleção de músicas para baile (bailables). Tão rico este acervo que passa pelas principais orquestras dos anos dourados do tango, além de vídeos de apresentações dos principais

do tango on- tem e hoje, i n c l u i n d o

‘ k a r a o k e s de tango”, que em seu c o n j u n t o , promovem ludicamente uma melhor compreen- são do como e por que se bailar tango.

Simão tem muitas ex- periências no universo das artes.

Seus traba- lhos artís- ticos como d a n ç a r i n o de tango vai desde:

participação no desfile da Escola de Samba União de Jacarepaguá em 2003, numa ala de tango com coreografia de Améri- co del Rio e Sandra C e r r a d o . Participou de diversos e s p e t á c u - los teatrais sobre tango com direção de Jorge Paulo, no Tea- tro Princesa Isabel e Clube Militar.

Participou da coreografia da profes- sora Flavia Valente no Festival de Tango no Teatro Ipanema. Participou de diversas apresentações de tango durante os Festivais de Tango do Rio de Janeiro. Por sete anos consecuti- vos participou dançando na Feira da Providência no Riocentro. Em 2010 participou da peça teatral sobre tango do professor Alex Viana em Campo Grande. Tem participação expressiva

fessor Jaime, e também em apresen- tações que mostram a estreita relação do Choro com o Tango. Auxiliou na musicalização dos Bailes da Acade- mia Brasileira do Tango, Tango no Metro, nas Práticas do Corcovado e, em Festas de Aniversário. Sua expe- riência e vasta, até hoje computou-se mais de 4.000 horas dançando Tango, Vals e Milonga, por muitos bailes no Rio de Janeiro.

Simão traz no seu currículo a expe- riência didática ministrando aulas de tango. Em substituição ao professor Alex Viana, no Clube dos Sargentos (Cascadura), ministrou aulas de tango de Salão, ministrou aulas na Acade- mia do professor Sérgio Castro, cujo resultado foi excelente, segundo ava- liação do próprio Sérgio Castro.

Simão foi finalista da lª Seletiva brasi- leira do Campeonato Mundial de Tan- go de Buenos Aires em 2006. Ele está muito orgulhoso de si mesmo e de sua parceria porque tem como mérito ter sido o único casal amador a chegar na semifinal. Participou também da Seletiva do Campeonato Mundial de Tango em Buenos Aires de 2014. Foi agraciado com a medalha de mérito Carlos Gardel pela Academia Brasi- leira de Tango em 2009, em contri- buição dada ao tango de salão.

Simão tem como objetivo contribuir com a melhoria da qualidade de vida de cada “milongueiro/a” que surgir.

Seu lema é diversão com elegância e, por isso, auxilia na descoberta do ver- dadeiro prazer de dançar Tango.

Essa vasta trajetória de um grande dançarino está comprovada pela sua parceira de todas as horas, a dançari- na querida, Rosangela Martins Perei- ra. Aliás, Simão deixa bem claro que Angela é quem toma conta do acervo das músicas deles.

SS

Contato

Telefone(21)97816-8935

simaomtakiya@gmail.com

Facebook SimãoTakiya

(4)

Sandra Santos

Nesta edição de maio de 2016, ini- cialmente vamos agradecer aos dan- çarinos e dançarinas que participaram da noite da última segunda feira do mês no VIRALAPA. Com a presença dos que puderam vir, a noite se tornou agradabilíssima. Todos dançarinos de primeira linha.

Aproveitamos para celebrar e dar os parabéns a Hilma. Nossa querida!

Recebeu muitos abraços com felici- tações recheadas de alegrias, saúde e prosperidade na nova idade.

A habitual dança do aniversariante foi incrível – inspirou muita gente para dançar com ela. Ela, como sem- pre, radiante de alegria e satisfação.

Na hora de apagar a velinha, a vibra- ção foi geral.

Ainda retornando e, em novos mol- des, a SegundAltenativa ficou como sempre foi, teve uma atmosfera de alegria contagiante e o baila- do embelezava o salão. A noite foi animada! Muitas parcerias se formaram para bailar. Todos dan- çaram e se divertiram com a musi- calização do Wagner Luz.

(Foto 2-3-4)

Com muito charme, Deise e suas ami- gas, Martinha, Mirian, Tânia e Rosa Caldas abrilhantaram a noite sempre com sorriso contagiante, muito anima- das se divertiram neste baile. Manoel Prudêncio fez pose para a foto e saiu logo para dançar. Rafael, Rui e Ermes, como bons cavalheiros, dançaram com todas as damas, e o Roberto também se divertiu que eu vi. Todos queridos!

É isso ai meninas! Elas riam tanto que flagrei essa alegria. Bem vindas – vol- tem sempre.

Lembrando aos leitores que um dos bons combustíveis da vida é a ami- zade, é o lazer e, sobretudo, a dança, por isso, continuem desfrutando da SegundAlternativa o quanto puderam.

Voltem na próxima porque a diversão é garantida! Vamos juntos vibrar a mesma energia.

Nesta edição, fico por aqui reforçan- do que o próximo baile ficará ainda mais belo e animado se contar com a sua presença e a dos seus amigos.

Convide-os!!!!

SS

(5)

Marcondes Mesqueu

jornalistammmesqueu@gmail.com

A MELHOR DAMA DO SALÃO

Durante uma das aulas de quinta no Espaço VIRALAPA, Paulo Araujo, entre uma música e outra, fala:

- Troquem os casais. Nesse momento Percy, um dos alunos, afasta da sua dama e diz: Essa é a “melhor dama do salão”.

É claro que não havia por parte dele uma colocação competitiva ou compa- rativa com as outras colegas, até porque no local existiam mulheres

muito mais experientes na arte do tango. Percy é um bem humora- do e Ana Luisa, a dama em questão, delicada e disponível a aceitar todo cavalheiro que dela se aproxime. Foi uma simples brincadeira acolhida por todos. Rimos.

Fiquei pensando no que estava além das palavras do Percy. “Me- lhor dama do salão”! Fala tão espontânea que certamente foi im- pulsionada por algo de difícil verbalização.

O encontro de corpos na dança diz muito mais do que podemos imaginar. Revela coisas que vão além da dança. Aos leigos e pre- conceituosos tudo pode se resumir em sensualidade. Também é, mas só isso diz pouco. Aos envolvidos existe o prazer da constru- ção a dois. Uma construção que se renova a cada música e parcei- ro. De repente me vem na memória à mestra Maria Antonieta. Ela ressaltava a importância de “dançar gostoso”. Só quem entrega seu corpo ao embalo da música a dois é quem sabe o significado do “dançar gostoso”.

“A melhor dama do salão” não pode existir, senão a grandiosida- de da sutileza dos diversos encontros dançantes perde o sentido.

“A melhor dama do salão” nasce a cada acorde da música. A dan-

ça não deve correr o risco de ser transformada num festival de firulas técnicas. Pode parecer redun- dante, mas é sempre bom afirmar que “

dança é dança” e de que sobre ela nada muito pouco se afirma. A dança é vida em evolução.

Há quem diga que “quando tudo sai certinho alguma coisa está muito errada”. Partilho da ideia de que o melhor do encontro se dá nos três minutos de cada música dançada. Na duração da dança habita o imprevisível de cada segundo. Dança é linguagem artística, libertadora e de emoções. Dançar é diálogo. Como em qualquer relação à possibilidade de conflitos, preferências e paixões não estão descartadas. Dançar é coisa pra quem está vivo e nós, os vivos, dentre tantas coisas somos “sensações”.

E o Percy e a Ana Luisa?

“Viveram” um momento em que ela era a “melhor dama do salão”. Ao final da aula cada um foi para o seu lado sem que a grandiosidade daquela construção fosse diminuída.

MM

Foto: imagem do Google

(6)

Blas Rivera

blas@blasrivera.com

br

EXPEDIENTE INSTITUTO BRASILEIRO DO TANGO

Presidente: Paulo Araujo ESPAÇO VIRALAPA

Diretor Geral: Paulo Araújo

Séde Própria: Avenida Gomes Freire, 663, sobreloja, Lapa, Rio de Janeiro CEP 20230-014 - Tel. 21-3970 2457

contato@viralapa.com.br

VIRALAPA News

Conselho Editorial

Ana Maria de Sá Marcondes Mesqueu

Paulo Araújo Percy Rodrigues

Sandra Santos

Editor Geral

Percy Rodrigues

Cumplense os 100 anos do nascimento do Anibal Troilo (Pichuco) e ai vai a minha homenagem, bem quentinha, escrita neste maio passado no

TGV entre Zurich e Paris, espero que gostem:

ANIBAL Ese que toca, chorreando corcheas,

ese que toca, revienta calderones

no ves que toca y, respiran los bemoles

ese que toca, resusita malones.

Ese que escucha, y fatiga milongas,

calla y escucha, y afina los salones, no ves que escucha, gambeteando glissandos,

y desconfia, de los saxofones.

Ese mismo que sueña, si hasta podría ser Dios,

si le aprieta el traje, de tanta inspiración,

Pero le falta…….

le faltan dos dedos, los lleva atados…

a su bandoneon.

Referências

Documentos relacionados

Para ampliar seu conhecimento sobre as variações do tango fez Curso de Canyengue, módulo I, com professor Márcio Carrero em 2009.. Participou do lº Encontro de Da- mas

Olhei ao redor que me lembrava a nossa Confeitaria Colombo, e disse a mim mesma: “Chega...não vou mais pensar no tango, se estou bailando bem ou com o corpo de tango,

O que posso dizer é que percebi que o Tango fez de mim um ser humano mais feliz, com mais afeto, mais sen- timento e com uma capacidade maior de doar e dividir os meus

Em 2004, fez curso de dança aérea em Buenos Aires, onde, também, fez curso de tango.. A partir de 2010, vivendo no Rio de Janeiro, Annie decidiu estudar danças

tra de dança, argentina, como faz to- dos os anos, acaba de passar mais uma semana de trabalho no Rio de Janeiro, ministrando aulas particulares e em grupo, em parceria com

Numa das aulas de Alvaro Reys, na Escola de Dança Maria Antonieta, Aparecida conheceu Paulo Araújo, que iniciava carreira de professor de tango.. Um ano mais tarde,

Paulo Araújo , depois de dois anos de sucesso com o Espaço VI- RALAPA, para 2012, pretende reativar o IBT e planeja realizar intensa programação para novas turmas

21-3970 2457 contato@viralapa.com.br NA PRESENÇA de uma plateia com mais de 100 pessoas, a parceria de Paulo Araújo e Blas Rivera lançou a pedra fundamental da Orques- tra