• Nenhum resultado encontrado

O Inconsciente Numinoso

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O Inconsciente Numinoso"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

g

in

a

1

O Inconsciente Numinoso

Texto de Rolando Toro Araneda Fonte: http://www.biodanzabologna.it/blog/archives/319 Tradução Myrthes Gonzalez Chamei de “inconsciente numinoso” a parte mais profunda do inconsciente humano. Consiste em um conjunto de potenciais extraordinários, diferenciados e refinados, que se constituem a poderosa excelência da substância humana.

Estes potenciais são, por outra parte, os mais reprimidos entre todos aqueles que caracterizam as manifestações humanas. Eles juntos constituem o que chamarei de “homem eterno”. A pergunta fundamental da filosofia e da antropologia é: O que é o humano?

(2)

P á g in a

2

Todavia, um homem com sucesso social, um acadêmico eminente, um economista famoso, podem ser miseráveis do ponto de vista humano.

Tenho interesse em responder a pergunta existencial: O que é o ser humano? É necessário responder urgentemente esta pergunta, pois a resposta nos conduz à única possibilidade de profilaxia social.

A energia numinosa não é cultivada atualmente nem nas escolas elementares, nem nas universidades; o cultivo do humano é a grande ausência dos programas escolares.

As crianças saem da escola conhecendo as guerras, as invasões, os heróis nacionais e as vitorias bélicas da pátria, mas nunca ouviram uma partitura de Bach, nem viram um quadro de Leonardo, não conhecem a historia da descoberta da penicilina, da anestesia ou da vacina contra poliomielite. Nos institutos de educação não se ensina a grandeza do homem, se ensina nossa parte miserável.

A energia numinosa pode ser encontrada em algumas poesias de Rilke, de Saint Jonh Perse ou de Rumi.

O numinoso se relaciona com a graça, com a criatividade, com o eterno... O numinoso gera o amor, a poesia, a percepção do maravilhoso e a coragem de viver.

Esta energia originária consta no humano, em sua gênese, a partir de sua gestação. O homem eterno reside na parte mais profunda de nossa identidade: é a condição humana primordial. Em minha opinião, não são importantes as múltiplas formas do caráter em um ser humano. Uma pessoa pode ser banal, melancólica, alegre, inexpressiva, criativa. O que mais importa é o nível de humanidade que conseguiu desenvolver. No psicopata, o principio de humanidade esta diminuído ao máximo. A sua condição é profundamente destrutiva.

A noção de maravilha é estranha a muitas pessoas, apesar de o maravilhoso estar em torno a nós todos.

O maravilhoso é uma

modalidade de percepção que vem da alegria inocente e da pureza interior, é também uma forma da natureza, um mistério da vida.

O inconsciente numinoso nos dá

acesso ao sentimento de

intimidade, de amor sem limites e à criação como revelação da beleza e do mistério.

A energia numinosa se

manifesta, muitas vezes, com uma força extraordinária, em

(3)

g

in

a

3

naqueles que são capazes de reciclar a energia cósmica e se conectam vitalmente a fonte originaria.

Como disse, os conteúdos do inconsciente numinosos são os potenciais do “homem eterno”. O inconsciente numinoso se manifesta através de intensas vivencias de percepção musical e visual, assim como no amor epifânico e na maternidade.

A seguir, farei uma breve reflexão sobre alguns potencias do inconsciente numinoso.

O Amor

Normalmente sentimos que somos donos de nossos atos, porém quando amamos a vida toma conta de nós e nossa auto-exigência se transforma em impulso de viver junto ao outro e pelo

outro.

O aprendizado máximo é o de amar sem medo. É necessário dar amor em sua dimensão infinita e não na dimensão minimalista ligada às relações próximas. O espaço do amor é vivido com os outros. Não temos que defender “nosso próprio espaço”. É necessário primeiro amar o outro, e isto tem como consequencia amar a si mesmo.

O amor não é um jogo, é uma forma de integração com o infinito.

Existe o amor epifânico, no qual se unem o sagrado de uma pessoa com o sagrado da outra. O amor epifânico é a essência da

humanidade e constitui a estética

antropológica.

O amor indiferenciado é a ternura: condição essencial da convivência. A vida propõe o amor todos os dias.

Este amor representa o atrator do caos existencial. Conecta-nos com o risco e com a desolação.

Muitas vezes temos medo da manifestação desta força cósmica em nossa vida, mas vivê-la conduz ao ápice da grandeza e à felicidade absoluta.

A iluminação

Gustav Jung descreveu a alma humana como em eterno renascimento, vivendo entre a luz e a sombra. A luz é a parte resplandecente de nossa alma, a zona da qual se geram o amor, a alegria de viver, a percepção da graça suprema. A luz é ativa, quente e próxima ao milagre. A sombra é o lugar de nosso terror: da culpa, da violência e da angústia.

(4)

P á g in a

4

Com nossa luz podemos perceber o outro, conectar com sua essência e consagra-lo como irmão cósmico.

Nossa luz nos permite descobrir a luz que existe nos outros.

A Coragem

Quando falo de coragem, não me refiro à característica dos soldados que são programados para matar e morrer. Isto não é coragem, é sim, uma ingenuidade fatal.

Coragem é capacidade de desafiar a própria sombra. Entrar no misterioso âmbito de nossas dores e de nossas frustrações, investigar na penumbra para acender a luz. Para prosperarmos no projeto sagrado, devemos entrar na grande obra, na arca da salvação que é o amor.

“Quem não desce na profundidade da sombra não merece o elogio” Rainer Maria Rilke. A coragem é a nossa possibilidade de

incendiar de amor – este estranho atrator – nas tenebrosas regiões do caos.

Coragem: desafiar os medos, a opressão externa; coragem para enfrentar o sofrimento.

Às vezes é muito tarde para voltar atrás. As decisões frágeis retardam o advento de Deus.

Íntase

O estado de íntase consiste em despertar o Deus interior. Sentir a pureza e a força de nossa própria identidade. O íntase nos permite assumir nossa identidade como seres cósmicos e como depositários do poder do vínculo.

O íntase é a origem da consciência e da lucidez ética. É também a gênese dos sentimentos de felicidade, do acesso à criatividade e da percepção da beleza.

Também a empatia e a ternura indiferenciada têm a sua origem no íntase.

Para finalizar, penso que tudo que dá dignidade ao ser humano vem do inconsciente numinoso.

Homens de todos os povos, em maior ou menor grau, têm a possibilidade de liberar sua energia numinosa.

(5)

Referências

Documentos relacionados

São raras as notícias sobre futebol feminino no Rio de Janeiro entre as décadas de 1950 e 1960 (MOURÃO, 2005), sendo que algumas dão con- ta de partidas realizadas com mandato

Para garantir os seus lucros, o mercado usa recursos públicos que são canalizados especialmente por meio de subsídios fiscais como a dedução de 100% no Imposto de Renda

Portanto não deveria ser estranho, para um estudioso de Peirce, aceitar o convite de subir no “bote do musement ” e imaginar que os conceitos da Ética, que valem

Lacan, em seus dois textos Função e campo da fala e da linguagem em psicaná- lise (1953) e A instância da letra no incons- ciente ou a razão desde Freud (1957) deixa claro que

Lá estão sendo feitas coisas como turbinas muito mais eficientes para gerar a energia, eletrodomésticos, motores elétricos e iluminação urbana de altíssima eficiência,

Deus não vai perguntar quantas pessoas você atraiu para a igreja.... mas vai perguntar como você influenciou o Mundo à

É o único relógio a dispor de três funções de viagem di- ferentes: fuso principal completo (hora, minutos, segun- dos, data, dia/noite), segundo fuso horário geográfico

Nome do produto obrigatório Nome da variedade opcional Método de elaboração opcional Conteúdo da garrafa obrigatório % de álcool em volume obrigatório MARCA MARCA MARCA.. Vinho