• Nenhum resultado encontrado

Informativo nº 178. De 18/05/2017 à 25/05/2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Informativo nº 178. De 18/05/2017 à 25/05/2017"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Informativo nº 178

De 18/05/2017 à 25/05/2017

AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL

ATENTADO EM SHOW DEIXA MORTOS E FERIDOS EM MANCHESTER

Em Manchester, no Reino Unido, no show da cantora pop americana Ariana Grande aconteceu uma explosão que surpreendeu o público (aproximadamente 20 mil pessoas). O fato foi considerado um ato terrorista pela polícia de Londres e deixou 22 mortos e 59 feridos. A primeira-ministra britânica, Theresa May, afirmou que o ataque foi causado por um homem-bomba, que usou um explosivo caseiro. O suspeito foi identificado como Salman Abedi, de 22 anos. O Estado Islâmico (EI) reivindicou a ação, mas as autoridades afirmaram que não existe nenhuma evidência de sua real participação. A polícia de Londres segue investigando o caso.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2017/05/1886416-explosao-deixa-mortos-e-feridos-em-arena-de-manchester-no-reino-unido.shtml

PROTESTOS NA VENEZUELA CONTINUAM

Manifestantes com camisas brancas, máscaras de gás e bandeiras penduradas em volta dos ombros fecharam uma estrada principal na capital da Venezuela, Caracas, sem cessar seus protestos. Com a continuação dos protestos, pelo menos 10 estações de metrô foram fechadas e soldados se direcionaram para o centro da cidade. As forças de segurança do Estado têm impedido de forma consistente a chegada dos manifestantes ao

(2)

centro da capital, onde está localizada a sede do Palácio Presidencial. Esta manifestação deixou pelo menos 46 pessoas mortas.

Fonte: PROTESTS continue unabated in Venezuela. The Dallas Morning News, Dallas, p. 18A, 21 mai. 2017.

EXPLOSÕES EM ESTALEIROS MATAM SEIS NA COLÔMBIA

Três explosões ocorreram no porto caribenho de Cartagena. Segundo testemunha, duas delas aconteceram no mesmo lugar, atingindo as instalações da construtora de barcos dos Estados Unidos e a outra atingiu as instalações da corporação colombiana Cotecmar. A polícia local investiga se as explosões foram acidentais ou relativas a uma ação terrorista. Seis pessoas foram mortas e pelo menos 23 ficaram feridas.

Fonte: COLOMBIA blasts kill 6. Arab Times. Kuwait. p. 10. 19 mai. 2017.

TENSÃO NA FRONTEIRA ENTRE COLÔMBIA E VENEZUELA

O governo colombiano respondeu a um comunicado feito pela chanceler venezuelana, a qual repudiou a presença de carros de combate na fronteira dos dois países. O ministério da Defesa da Colômbia informou que a unidades militares se encontram lá desde de 2015 e que cumprem a função de controle da fronteira.

Fonte: http://lta.reuters.com/article/domesticNews/idLTAKBN18I1YQ-OUSLD

ÁSIA/LESTE EUROPEU

SEIS POLICIAIS PAQUISTANESES MORTOS POR ATIRADOR

Em dois diferentes ataques, seis policiais paquistaneses foram mortos por um atirador. O primeiro ataque ocorreu perto da cidade de Peshawar, na província de Khyber Pakhtunkhwa, e quatro policiais morreram. As outras duas vítimas foram mortas no segundo ataque, em Karachi.

Fonte: GUNMEN kill 6 police officers in Pakistan. The Washington Post, Washington, p. A8, 22 mai. 2017.

(3)

TENSÕES CRESCEM EM TERRITÓRIO CHINÊS

Um avião militar estadunidense, que cumpria uma missão de rotina, foi interceptado por dois caças chineses sobre o Mar da China Oriental. Paralelamente, a China afirmou estar disposta a normalizar suas relações com a Coreia do Sul, depois das tensões geradas pela instalação de um sistema antimísseis dos Estados Unidos em solo sul-coreano. Além disso, o presidente chinês avisou às Filipinas que irá à guerra caso Manila insista na decisão de rejeitar a soberania chinesa sobre as áreas do Mar do Sul da China. As tensões entre os países têm aumentado, embora ambos ainda estejam dispostos a dialogar.

Fontes: http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKCN18D1JH-OBRWD http://g1.globo.com/mundo/noticia/cacas-chineses-interceptaram-aviao-militar-americano.ghtml;

http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN18F1PB-OBRWD e CHINA warns of war. The Dallas

Morning News, Manila, p. 18A, 21 mai. 2017.

ATAQUES TERRORISTAS NO AFEGANISTÃO CONTINUAM

Um ataque com homens-bomba ao prédio da Rádio Televisão Nacional do Afeganistão (RTA), a televisão estatal do país, na cidade de Jalalabad (capital da província de Nangarhar), deixou seis mortos e 24 feridos. O grupo terrorista Estado Islâmico assumiu a autoria do ataque. Nangarhar é a região mais violenta do país, por ser a base do Daesh no território afegão. Em paralelo, pelo menos dez soldados e 12 insurgentes foram mortos em um ataque promovido pelo Talibã a uma base militar afegã. Já em Cabul, capital afegã, um atirador atacou um alojamento e matou uma mulher alemã. Uma outra mulher, da Finlândia, está desaparecida e pode ter sido sequestrada na mesma ação.

Fontes: http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKCN18D18F-OBRWD; http://www.efe.com/efe/brasil/mundo/ei-reivindica-ataque-contra-televis-o-afeg/50000243-3268910;

http://www.efe.com/efe/english/world/10-soldiers-12-insurgents-killed-in-attack-on-military-base-afghanistan/50000262-3274457; http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN18D26J-OBRWD e GERMAN woman killed in Kabul. Daily Messenger, Cabul, p. 5, 22 mai 2017.

(4)

EXERCÍCIOS CONJUNTOS COM EXÉRCITO ESTADUNIDENSE DIMINUEM, MAS FILIPINAS NEGA AFASTAMENTO ENTRE PAÍSES

As forças armadas filipinas realizaram exercícios militares conjuntos com o exército estadunidense, denominados de Balikatan, que acontecem anualmente desde 1951. Os exercícios deste ano tiveram enfoque em operações de contraterrorismo e de técnicas de operações em desastres, como evacuações em massa e exercícios de busca e resgate. Apesar das ameaças do Presidente das Filipinas Rodrigo Duterte que as atividades se encerrariam após a edição do Balikatan em outubro do ano passado, os exercícios foram realizados, mesmo com um menor contingente do que o anterior. Não houve qualquer atividade próxima das ilhas Spratly no mar do Sul da China, arquipélago contestado por China e Filipinas, sobre o qual tensões tem se acirrado.

Fonte: http://www.efe.com/efe/english/portada/philippines-us-conclude-scaled-back-military-exercises/50000260-3271031

GOVERNO TURCO AUMENTA CENSURA À IMPRENSA

O governo de Tayyip Erdogan na Turquia tem intensificado a repressão à imprensa e aos adversários de oposição. A polícia realizou buscas na casa do dono e de três funcionários do jornal Sozcu, crítico ferrenho do regime atual, já que, segundo informações do governo, o jornal era suspeito de tentar promover um golpe de Estado na Turquia. O dono do jornal negou as ligações com as pessoas alegadamente responsáveis pela tentativa de golpe.

Fontes: http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKCN18F1E7-OBRWD e http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKCN18G0VK-OBRWD

EXPLOSÃO EM HOSPITAL EM BANGCOC DEIXA 24 FERIDOS

Recentemente, um hospital na capital da Tailândia, Bangcoc, foi alvo de uma bomba, ferindo 24 pessoas. O hospital em questão é popular entre os soldados e seus familiares e militares aposentados. Não se sabe ao certo quem está por trás do ataque, porém há suspeitas em relação aos dissidentes políticos que se opõem ao governo militar e aos separatistas muçulmanos sediados no sul do país predominantemente budista.

(5)

RÚSSIA DESMENTE EXECUÇÃO DE SOLDADO RUSSO PELO EI

O Ministério da Defesa da Rússia desmentiu informações sobre a alegada execução de um soldado russo realizada por terroristas do Daesh na Síria. De acordo com o Ministério, todos os militares do grupo do Exército da Rússia na Síria estão vivos e estão realizando normalmente suas tarefas.

Fonte:

https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/201705098347317-russia-desmente-

ORIENTE MÉDIO

VITÓRIA DOS REFORMISTAS: HASSAN ROUHANI GANHA ELEIÇÕES NO IRÃ

O presidente iraniano, Hassan Rouhani, obteve uma vitória inesperada, na tentativa de reeleição fortemente contestada, ganhando apoio em seus esforços para acabar com o isolamento internacional do Irã e trazer maior liberdade internamente. Seu mandato protege o Acordo Nuclear, que tem sido a sua conquista histórica até à data, e investimentos estrangeiros. Rouhani conseguiu 23,5 milhões de votos, enquanto seu rival Ebrahim Raisi ficou com 15,8 milhões, depois de quase três quartos do eleitorado votarem, segundo o Ministério do Interior. Além disso, Rouhani declarou que o Irã não precisa da autorização dos Estados Unidos para realizar teste de misseis, portanto, continuará os fazendo “se necessário”. Os lançamentos de mísseis foram condenados pelo governo Trump e Israel.

Fontes: http://www.timesofisrael.com/iran-says-it-will-continue-missiles-tests-if-necessary/; https://www.theguardian.com/world/2017/may/20/iran-hassan-rouhani-set-for-landslide-in-huge-victory-for-reformists; http://g1.globo.com/mundo/noticia/moderado-hasan-rohani-e-reeleito-presidente-do-ira.ghtml; http://g1.globo.com/mundo/noticia/rouhani-rebate-criticas-de-trump-e-diz-que-programa-de-misseis-do-ira-vai-continuar.ghtml; http://g1.globo.com/mundo/noticia/trump-visita-israel.ghtml e http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN18I1WP-OBRWD

CONVERSAS DE PAZ NA SÍRIA SÃO CANCELADAS

Quatro dias de negociações de paz na Síria terminaram em Genebra com o enviado especial da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a Síria, Staffan de Mistura,

(6)

admitindo que houve apenas "progresso incremental", sem avanços significativos. Espera-se que as negociações voltem a acontecer em junho de 2017, mas ainda não há data específica. De Mistura disse que havia oferecido uma nova proposta às delegações da Síria e Rússia, na qual um grupo de especialistas, presidido pela ONU, estabeleceria um novo processo para redigir uma nova constituição para a Síria.

Fonte: https://www.theguardian.com/world/2017/may/19/syrian-peace-talks-break-up-after-making-only-incremental-progress

MANIFESTANTES FERIDOS APÓS PROTESTOS NA CISJORDÂNIA

Centenas de manifestantes palestinos entraram em confronto com as tropas israelenses, na Cisjordânia. Essas manifestações ocorrem quase diariamente na Cisjordânia e na Faixa de Gaza, em solidariedade aos mais de 1000 prisioneiros que se recusam a comer nos presídios israelenses há mais de um mês. De acordo com a mídia local, 100 palestinos foram feridos durante os confrontos, mas nenhum dos feridos estava em estado grave.

Fonte: http://www.timesofisrael.com/palestinian-protesters-clash-with-israeli-forces-acros s-west-bank/ informacoes-sobre-execucao-do-soldado/

OPERAÇÃO ESTADUNIDENSE NO IÊMEN MATA SETE SUPOSTOS COMBATENTES DA AL-QAEDA

De acordo com o Pentágono, as forças armadas dos Estados Unidos mataram sete supostos membros da Al-Qaeda na Península Arábica (AQPA), durante uma invasão no Iêmen. Tal operação ocorre cerca de quatro meses após um ataque comandado pelos próprios norte-americanos contra o mesmo grupo deixar mais de uma dúzia de civis mortos. O Comando Central dos Estados Unidos declarou que, com o apoio das autoridades do Iêmen, fora usada uma combinação de armas de fogo pequenas e ataques aéreos de precisão para atingir um complexo na província de Marib. Os ataques estadunidenses sobre a Al-Qaeda na Península Arábica, que é considerada o ramo mais perigoso do grupo terrorista, têm se intensificado desde que o atual presidente do país, Donald Trump, assumiu o poder.

(7)

Fonte: http://www.aljazeera.com/news/2017/05/raid-kills-al-qaeda-fighters-yemen-170523041426734.html

ONDA DE ATENTADOS SUICIDAS NO IRAQUE

Em Baçorá, cidade no Iraque, pelo menos 33 pessoas foram mortas em duas distintas explosões que visaram postos de controle em uma rodovia perto de campos de petróleo, de acordo com a polícia local. A primeira explosão ocorreu no posto de controle de Rumeila, enquanto a segunda, a cerca de um quilômetro de distância, em outro posto de controle chamado Al-Sadra. Segundo a empresa nacional iraquiana responsável pelo petróleo no sul do país não houve interrupção nas operações, todavia a polícia que lida diretamente com questões relativas ao petróleo foi colocada em alerta máximo em resposta ao ataque. Já em Bagdá, os ataques culminaram na morte de, pelo menos, 19 pessoas, incluindo forças de segurança, e feriram outras 25. Nesta localidade, o Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) reivindicou a responsabilidade pelos ataques.

Fonte: http://www.aljazeera.com/news/2017/05/iraq-dozens-killed-wave-suicide-car-bomb-attacks-170520074414747.html e THIRTY-FIVE killed, dozens wounded in Daesh-claimed suicide bombings.

Gulf news, Dubai, p. A16, 21 mai. 2017.

EXÉRCITO SÍRIO DIZ TER MATADO “MINISTRO DE GUERRA” DO ESTADO ISLÂMICO

O Exército da Síria disse ter matado o "ministro de guerra" do Estado Islâmico e outras figuras importantes do grupo militante em operações no leste da cidade de Aleppo. Uma fonte militar síria citada pela mídia estatal do país identificou o membro do grupo como Abu Musab al-Masri, sem dizer exatamente quando ou onde ele morreu. Ele foi identificado entre 13 figuras graduadas do Estado Islâmico mortas em operações militares sírias no Leste de Aleppo, incluindo homens identificados como cidadãos iraquianos e sauditas.

(8)

ESTADO ISLÂMICO ATACA VILAREJO NA SÍRIA

O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) atacou um vilarejo próximo da estrada principal entre Aleppo e Homs, única ainda controlada pelo governo. O grupo jihadista recentemente perdeu grandes faixas de território na Síria depois de uma rápida expansão em 2014 e 2015 e agora está sendo atacado por uma coalizão de milícias árabes e curdas apoiada pelos Estados Unidos, além do Exército - auxiliado pela Rússia. Contudo, o grupo ainda realiza contra-ataques ocasionais. Além disso, de acordo com o Observatório Sírio de Direitos Humanos, membros do EI executaram 19 civis, incluindo duas crianças. O massacre ocorreu na vila Jazrat Al-Boushams, no leste da Síria, que se encontra ocupada por militantes da facção terrorista. Os jihadistas também sequestraram, em ação paralela, três membros da Força Democrática da Síria (SDF).

Fontes: http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKCN18E1V3-OBRWD e NINETEEN civilians executed by IS in eastern Syria – Monitor. The Borneo Post , Sabah, p.A1, 22 mai. 2017.

TROPAS IRAQUIANAS AVANÇAM EM MOSUL COM O APOIO DOS EUA

Uma coalização aérea liderada pelos Estados Unidos bombardeou a margem leste de Al-Rifai. Os ataques tiveram como alvo, pequenos grupos de militantes do Estado Islâmico (EI) que portavam rifles de precisão e metralhadoras, para que as tropas iraquianas pudessem avançar no solo. Operações como a de Al-Rifai estão acelerando o processo de retomada das áreas de Mosul que ainda estão sob controle do EI.

Fonte: GEORGE, Susannah. Airstrike fuel Mosul gains as Iraq pushes for quick victory. The Daily Star (Lebanon), Gaza, p.8, 20 mai. 2017.

ÁFRICA

MALI: CASAL É MORTO POR APEDREJAMENTO E GOVERNO DA FRANÇA SERÁ INFLEXÍVEL NO COMBATE AOS TERRORISTAS

Um oficial malinês informou que um casal foi apedrejado até a morte do norte do Mali após extremistas do grupo Ansar Dine terem acusado os mesmos de manterem relações extraconjugais. Ainda de acordo com o mesmo oficial, o crime ocorrido em Taghlite foi

(9)

ordenado pelo ex-prefeito de Aguel’hoc, agora um jihadista. O grupo (Ansar Dine) tem em sua composição majoritária homens da tribo Tuareg ultraconservadores. Além disso, o presidente francês, Emmanuel Macron, disse que a França será inflexível na luta contra militantes islâmicos no Mali e na região do Sahel já que, segundo ele, tem contado com o apoio da Alemanha na luta. Paralelamente, trinta homens suspeitos de serem jihadistas foram presos em um mercado de gado em Djenne, na região de Mopti. De acordo com fontes locais os militares invadiram o mercado e prenderam pessoas suspeitas de serem extremistas islâmicos e usaram de técnicas duras de interrogatório nos suspeitos. Essa atitude, segundo os moradores, não contribui para combater o terrorismo na região.

Fonte: http://malijet.com/actualite-politique-au-mali/flash-info/186418-des-pr%C3%A9sum%C3%A9s- jihadistes-peulhs-arr%C3%AAt%C3%A9s-par-l%E2%80%99arm%C3%A9e-malienne-%C3%A0-dj.html; http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKCN18F1F8-OBRWD e Couple stoned to death in Mali. Ottawa Sun. 19 mai. 2017.

NIGÉRIA: REFÉNS DO BOKO HARAM ENCONTRAM FAMÍLIAS E ATAQUES MATAM SETE CIVIS

As 82 garotas recentemente resgatadas após mais de três anos em poder do Boko Haram reencontraram suas famílias nas últimas semanas. A libertação desse mês foi a maior realizada desde que mais de 270 garotas foram sequestradas em uma escola de Chibok, em 2014 pelo grupo extremista Boko Haram. Cinco comandantes do grupo extremista foram trocados pelas garotas e o governo nigeriano afirma estar aberto a repetir o ato em nome das 113 jovens ainda em poder do grupo. Paralelamente, sete pessoas foram mortas e diversas foram feridas em um ataque de insurgentes a duas comunidades no estado de Borno. Os ataques se deram em Askira, distrito de Mussa, onde uma pessoa morreu e outras se feriram a partir de um tiroteio esporádico de insurgentes, e no vilarejo de Dalori, região de Konduga, onde o ataque foi mais sangrento, matando seis civis.

Fontes: OMIRIN, Olatunji. 7 killed, scores injured in Borno multiple attacks. Daily Trust, Abuja, 22 mai. 2017 e OYEKANMI, Lekan. Freed Nigerian schoolgirls meet families after 3 years. The Middletown

(10)

SUDÃO DO SUL: FORÇAS DO GOVERNO COMETEM ABUSOS E ATAQUES CONTINUAM

As forças sul-sudanesas pró-governo teriam matado pelo menos 110 civis dentro e ao redor da cidade Yei entre julho de 2016 e janeiro de 2017. As forças também cometeram violações não contabilizadas, tortura, ataques a funerais, bombardeamentos indiscriminados a civis e casos de violência sexual contra mulheres, muitas vezes cometidos em frente às famílias das vítimas. Rebeldes atacaram a cidade de Yei, no sul do Sudão, matando pelo menos quatro soldados do governo. O Sudão do Sul rompeu com o Sudão em 2011 e mergulhou em guerra civil dois anos depois. Os combates se espalharam pela nação produtora de petróleo, muitas vezes por motivos étnicos, forçando mais de 3 milhões de pessoas a fugir, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU).

Fonte: http://www.africanews.com/2017/05/17/four-south- sudanese-soldiers- killed-after- rebel-attack-in-yei/

Fonte: http://www.africanews.com/2017/05/19/south-sudan- forces-killed- 114-civilians- around-yei- in-six-months- un/

115 CORPOS ENCONTRADOS NA RCA APÓS ATAQUES DE MILÍCIAS

Trabalhadores da Cruz Vermelha encontraram 115 cadáveres na cidade de Bangassou, na República Centro-Africana, depois de vários dias de ataques de milícias. Um alto funcionário da ONU havia relatado anteriormente 26 mortes de civis. A República Centro-Africana tem sido atormentada pela violência inter-religiosa desde 2013, quando os combatentes Séleka, majoritariamente muçulmanos, tomaram o poder e derrubaram o então presidente François Bozize, provocando assassinatos de represálias de milícias anti-balaka compostas pela minoria cristã. Ademais, de acordo com a agência da ONU para refugiados, 2.750 pessoas fugiram para o Congo durante o penúltimo fim de semana do mês de maio.

(11)

RDC TEM MAIOR NÚMERO DE DESLOCADOS

De acordo com o relatório do Centro de Monitoramento de Deslocações Internas do Conselho Norueguês para Refugiados, o número de deslocados internos por conta de conflitos da República Democrática do Congo é o mais alto registrado no mundo inteiro. Cerca de 922 mil congoleses fugiram de suas casas em 2016, enquanto na Síria o número de deslocados no mesmo ano está em torno de 824 mil e, no Iraque, tem-se 659 mil pessoas deslocadas. A decisão do presidente Kabila de permanecer no poder depois que seu mandato expirou em dezembro alimentou protestos de rua e o aumento na violência das milícias.

Fontes: http://www.africanews.com/2017/05/22/dr-congo-has-world-s-highest-population-fleeing-conflict/ e http://www.africanews.com/2017/05/19/179-prisoners-recaptured-after-mass-escape-dr-congo-authorities-say/

CONFRONTO ENTRE POLÍCIA E EX-REBELDES DEIXA TRÊS MORTOS NA COSTA DO MARFIM

Três ex-combatentes rebeldes foram mortos e outros ficaram feridos na cidade de Bouake, na Costa do Marfim, quando se confrontaram com a polícia que tentava acabar com o protesto por pagamento de bônus. Bouake é a segunda maior cidade do país e foi palco de motins na semana passada. Os combatentes afirmaram que estavam desarmados mas a polícia negou tal fato dizendo que um dos combatentes tinha uma granada que explodiu acidentalmente, matando algumas pessoas que estavam no local.

Fonte: http://www.reuters.com/article/us-ivorycoast-military-idUSKBN18J1YJ

ONU

CONSELHO DE SEGURANÇA SE REÚNE DIANTE DA MORTE DE DUAS AGENTES NO CONGO

Duas especialistas da Organização das Nações Unidas (ONU), que tinham sido contratadas para investigar sequestros, massacres e exploração dos recursos naturais, foram assassinadas por um grupo de homens congolenses na região do Kasai, no Congo. Depois de análises e investigações acerca do ocorrido, uma reunião foi convocada para atualizar o Conselho sobre mortes, incluindo a em questão. Oficiais congolenses

(12)

afirmaram que as investigações feitas por eles já foram concluídas e que dois suspeitos vão enfrentar julgamento, porém ainda sem data.

Fonte: https://www.nytimes.com/2017/05/23/world/africa/un-security-council-congo-killings.html?rref=collection%2Ftimestopic%2FUnited%20Nations&_r=0

AUMENTO DE ATAQUES JIHADISTAS PROVOCA NOVA INTERVENÇÃO NO MALI

A fim de contornar a situação de insegurança no Mali, uma nova intervenção de tropas senegalesas será desdobrada na Missão das Nações Unidas no Mali (MINUSMA). Espera-se que novos esforços possam suprir a falta de capacidade, em termos quantitativos, de pessoal. A Missão já está no país há cinco anos, sendo considerada uma das mais perigosas e letais já instaladas pelas Nações Unidas. O norte do país caiu sob controle das forças jihadistas conectadas com a Al-Qaeda, as quais continuam a atacar civis, as forças armadas e os capacete-azuis.

Fonte: http://www.thenewage.co.za/un-to-deploy-rapid-intervention-force-in-central-mali/

ONU AFIRMA QUE VIOLÊNCIA ÉTNICA CRESCE NO SUDÃO DO SUL

Segundo relatório apresentado pela ONU, os atos impetuosos por parte das tropas do governo ampliam-se juntamente com o aumento da violência étnica na guerra civil do país. Segundo um apontamento do Escritório de Direitos Humanos da ONU, essas ações podem ser caracterizadas como crimes contra a humanidade, principalmente aquelas cometidas na área de Yei, onde jornalistas presenciaram cenas trágicas e imagens de satélite captaram incêndios generalizados. As tropas de oposição também vêm sendo responsáveis por muitos dos atos classificados como crimes. Dessa forma, segundo o novo relatório, um dos grandes problemas encontra-se nos elevados níveis de impunidade existentes no Sudão do Sul, o que tem alimentado grandes ciclos de violência étnica.

Fonte: U.N. says S.Sudan ethnic abuses on the rise, Northwest Arkansas Democrat – Gazette, Little Rock, p.9A, 20 mai. 2017.

(13)

CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU MARCA REUNIÃO DE EMERGÊNCIA SOBRE COREIA DO NORTE

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) agendou uma reunião de emergência sobre a Coreia do Norte, que realizou um novo teste com míssil balístico. A requisição desta reunião foi feita pelos Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul. O Conselho de Segurança da ONU impôs sanções contra o governo de Pyongyang em 2006 e reforçou as medidas em resposta ao lançamento de dois foguetes de longo alcance e cinco testes nucleares. A Coreia do Norte agora ameaça realizar um sexto teste nuclear.

Fontes: http://www.tsf.pt/internacional/interior/conselho-de-seguranca-da-onu-marca-reuniao-de-urgencia-sobre-coreia-do-norte-8494307.html e http://g1.globo.com/mundo/noticia/conselho-de-seguranca-da-onu-vai-se-reunir-para-discutir-teste-com-missil-da-coreia-do-norte.ghtml

Referências

Documentos relacionados

A Psicologia, por sua vez, seguiu sua trajetória também modificando sua visão de homem e fugindo do paradigma da ciência clássica. Ampliou sua atuação para além da

In: VI SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISADORES DA HISTÓRIA DAS COMUNIDADES TEUTO-BRASILEIRAS (6: 2002: Santa Cruz do Sul).. BARROSO, Véra Lúcia

Isto segundo dados do INEP( Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). No período enfocado, diversas mantenedoras de colégios que

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Até ao momento, não se documen‑ taram, em contextos preservados da Idade do Ferro do estuário do Tejo, quaisquer fragmentos de pro‑ duções de tipo Kuass (Sousa 2009, 2014), que

Todavia, nos substratos de ambos os solos sem adição de matéria orgânica (Figura 4 A e 5 A), constatou-se a presença do herbicida na maior profundidade da coluna

The effect of knowledge management practices on firm performance 0595 Estimular liderança nos funcionários da alta administração 2002 Hsu, Chih-Ming; Su, Chao-Ton

O investimento em ações é um investimento de risco e os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros e nenhuma declaração ou garantia, de