• Nenhum resultado encontrado

Entretelas Coats Corrente

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Entretelas Coats Corrente"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Entretelas Coats Corrente

Introdução às Entretelas - O que é uma entretela?

Entretela é um material aplicado em certas partes das roup-as confeccionadroup-as, com a função de encorpar e estruturar a peça, oferecendo-lhe maior força e volume, alcançando o toque e o caimento planejado pelo confeccionista.

A entretela é um aviamento técnico cuja estrutura e acabamento determinam o resultado final de uma peça confeccionada (aparência), assim como a qualidade e a du-rabilidade.

Podemos classificá-las em dois grupos: Costuráveis e Fusionáveis (Termocolantes). As entretelas costuráveis são fixadas a peça através de pontos de costura e as fusionáveis por intermédio dos adesivos contidos nela, os quais são produtos termoplásticos que ati-vados por calor (temperatura), tornam-se fluido e penetram na estrutura do tecido e da entretela, unindo-se após o resfriamento e conseqüente solidificação da resina.

Dentre os vários tipos de estruturas para entretelas, encontramos no mercado três tipos:

Não Tecidos: são produtos compostos por uma combinação de fibras em diferentes

di-reções formando uma manta fibrosa. Estas fibras podem estar dispostas paralelamente, aleatoriamente, em cruzamentos ou composta. Na forma paralela as fibras estão simples-mente distribuídas paralelasimples-mente na direção de saída da máquina. Na aleatória, as fibras estão distribuídas em diversas direções. Na forma cruzada, as fibras estão dispostas di-agonalmente e na forma composta, estão combinadas em duas diferentes disposições.

Malha: as malhas, também utilizadas como base para entretelas fusionáveis, são

produ-zidas através do entrelaçamento de um fio, de tal forma que a cada laçada realizada, ver-tical ou horizontalmente, tenhamos uma malha que será a base para a formação de uma nova malha. As malhas são produzidas de diferentes formas, entre as quais destacam-se as construções retilíneas (tricô) e circular. As malhas retilíneas são de fácil construção e

(2)

tem como característica um toque suave e uma forte estrutura. As malhas circulares tem a propriedade do strech e oferecem uma grande elasticidade. Algumas das vantagens das entretelas fusionáveis com base em malha sobre as fusionáveis com base em não tecidos é a sua durabilidade após severas lavagens, tanto convencional como a seco. Outra van-tagem é a elasticidade da entretela que não limita a elasticidade do próprio tecido em que está fusionada. As entretelas com base em malha são produzidas com fios finos e suaves que propiciam um toque agradável quando em contato com o corpo podendo substituir os forros utilizados em vestidos e jaquetas, portanto eliminando-se também o tempo de produção e os custos com os forros.

Tecido Plano: apresentam a mesma construção de qualquer tecido usado para o vestuário,

ou seja, possuem fios na trama e no urdume. Dessa forma, sua durabilidade após severas lavagens, tanto convencional como a seco, é um pouco maior porém, isso não afirma que a aparência da roupa ainda seja a mesma, já que a entretela tecida possui o encolhimento um pouco maior que as outras.

Tipos de fibras utilizadas para a produção de entretelas

A fibra utilizada na produção de entretelas não tecidas tem um efeito direto no tecido en-tretelado. Rayon, Poliéster e Poliamida (nylon) são as matérias-primas (fibras) mais uti-lizadas nas entretelas não tecidas. O poliéster proporciona um toque mais firme, o rayon uma firmeza ainda maior e a poliamida uma elasticidade superior com características de recuperação e uma maior suavidade.

Nas malhas encontramos dois tipos de fibras: poliéster e poliamida (nylon). O poliéster proporciona um maior encorpamento do local entretelado enquanto que a poliamida um toque mais suave com maior controle do encolhimento.

Tamanho dos Pontos Adesivos

O número de pontos adesivos na base da entretela é variável por polegada quadrada. O tamanho do ponto é importante pois ele pode interferir no resultado obtido, caso esteja sendo utilizado de forma errada. Assim, um tecido fino pede uma entretela com pontos pequenos e vice-versa.

Como Escolher uma Entretela

Estes são os fatores que devemos considerar quando escolhemos uma entretela:

. Tecido: Qual o tipo de tecido está sendo utilizado e as características que possui como encolhimento, peso, acabamento, composição, reação ao calor, etc;

(3)

. Objetivo: saber qual a parte da roupa que será entretelada;

. Efeito: saber qual o toque e caimento que se deseja para a roupa. Podemos ter um toque mais pesado, mais suave ou rígido, mais encorpado ou não.

Características para a Obtenção de uma Entretelagem Satisfatória

Quatro fatores básicos devem ser controlados para uma adequada aplicação de uma en-tretela fusionável ao tecido, não importando o tipo de máquina que se utilize. Estes fa-tores devem ser precisamente combinados para que possamos obter os melhores resul-tados. São eles:

Temperatura: para cada tipo de resina adesiva existe uma margem de temperatura

ad-equada e específica. Caso a temperatura empregada seja muito baixa, as propriedades adesivas não se desenvolvem adequadamente e caso contrário, a temperatura seja muito alta, a resina se torna muito líquida podendo ocasionar um transpasse para o tecido ou um sangramento pela entretela.

Tempo: é o tempo em que o tecido e a entretela permanecem na zona de fusão. Este tempo

pode variar de acordo com a resina adesiva ou com o tipo do tecido.

Pressão: é necessário empregarmos uma pressão durante a aplicação da entretela ao

tecido para que, desta forma, possamos garantir que todos os componentes fusionados tenham um contato íntimo, com uma transferência de calor adequada e para que a pen-etração da resina adesiva na estrutura do tecido seja controlada. Pressões aplicadas inad-equadamente podem resultar em adesões tecido/entretelas ineficientes.

Resfriamento: é um processo natural após a fusão e tem por finalidade somente garantir

a perfeita solidificação (endurecimento) das resinas adesivas.

Vantagens e Desvantagens das Prensas

Descrevemos abaixo algumas vantagens e desvantagens dos vários tipos de prensas uti-lizadas nas indústrias de confecção:

Equipamentos Vantagens Desvantagens

Ferro de passar manual . Baixo custo . Pressão desuniforme . Fácil manutenção . Controle mais difícil

(4)

Prensa a vapor . Boa penetração . Facilidade de fusionar em exces (passadeiras) de calor so devido ao vapor

. Pode ser usada para . Difícil controle de pressão fusionar ou apenas . Quantidade de calor limitada passadoria

. Vácuo usado para resfriamento

Prensas estacionárias . Pressão uniforme . Risco maior de transpasse durante o ciclo e sangramento de adesivo

de fusão . Oscilações de temperatura . Superfície uniforme do ao movimento da parte aque-

cida

Prensas de alta . Bom controle de . Alto custo inicial

freqüência temperatura . Riscos de sangramento . Baixo encolhimento .Apropriado para grandes

térmico produções

. Não pode fusionar em tecidos contendo metal

Prensa esteira . Mínimo risco de . Maior encolhimento térmico (contínua horizontal) transpasse e quando comparada à esta-

sangramento cionária

. Bom controle de . Cilindros e correias desgastam- temperatura se com o tempo

. Capacitada para altos volumes de produção

Compatibilidade de Tecido / Entretela

Algumas das causas das rejeições devido a incompatibilidade entre tecido e entretela fu-sionável ou procedimentos de entretelagem incorretos e como eles podem ser evitados, estão descritos a seguir:

(5)

Causa da rejeição Possível causa Possível solução

Falta de aderência . Prensa operando com . Inspecione as condições A entretela não adere problemas de prensagem

ao tecido . O tecido pode ter um . Aumente a pressão da acabamento ou superfície prensa

siliconizada resistente à . Use um adesivo mais fusão da resina adesiva pesado ou uma entretela

diferente

Toque & Aparência . Excesso de pressão, . Ajuste a pressão,

. Adesivo sangra para o tempo ou alta temperatura tempo ou temperatura lado da entretela ou . Resina adesiva é . Use uma entretela com transpassa para o lado inadequada para o tecido menos ou diferentes do tecido adesivos

Encolhimento & Aparência . O encolhimento do tecido . Abaixe a temperatura Aparecem bolhas na não é compatível com o da prensa

superfície do tecido após encolhimento da entretela . Fusione o tecido sozinho a entretelagem e verifique o encolhimento

Encolhimento & Aparência . Encolhimento no tecido . Ajuste a pressão,

Aparecem bolhas na temperatura e tempo na superfície do tecido prensa

após a limpeza a seco . Use um adesivo diferente e mais pesado

Aparência . Entretela muito pesada . Use uma entretela mais A entretela pode ser para o tipo de tecido leve e adequada

vista através do tecido após o fusionamento (fotografia)

Aparência . A estrutura do tecido . Ajuste a pressão Após a entretelagem o modifica-se durante a . Use uma entretela tecido apresenta um efeito entretelagem com uma configuração “moiré” (ondulação) . Configuração dos pontos de pontos adesivos adesivos inadequada aleatórios

(6)

Obs: esta tabela é um estudo genérico e não está associada, nem reflete a performance dos produtos comercializados pela Tecelagem Panamericana e Coats Corrente.

Dicas de como entretelar corretamente

Mesmo após escolher a entretela correta para a aplicação desejada, devemos observar al-guns pontos para que possamos ter uma boa entretelagem. São eles:

Corte: deve ser feito considerando-se as diferentes propriedades da entretela, tais como

maleabilidade e encolhimento. Normalmente executa-se o corte da entretela no mesmo sentido do corte do tecido, mas isso não é necessariamente obrigatório.

Condições de Termocolagem: compostas pelo conjunto pressão, temperatura e

tem-po, essas condições devem ser seguidas à risca do fabricante, caso contrário a adesão e aparência poderão não ser atingidas eficazmente. È importante mencionar que as vezes essas condições podem não ser seguidas devido a falhas no equipamento, tais como: o indicador de temperatura indica um temperatura superior ou inferior àquela realmente que está sendo fornecida, a prensa está desbalanceada e por isso não apresenta a mesma pressão em toda superfície.

Para os que utilizam ferro de passar na entretelagem, este deve trabalhar como uma pequena prensa, sendo pressionado durante o tempo indicado em uma parte por vez e NUNCA passar a entretela.

Sempre esperar a parte entretelada esfriar antes de iniciar o trabalho com a mesma, de modo que o adesivo possa estabilizar-se. Se trabalharmos com a entretela ainda quente poderemos obter problemas como quebras ou bolhas devido a entretela se soltar.

A maneira mais simples e segura de sabermos se foi realizada uma boa entretelagem ou não, é verificarmos se a adesão da entretela ao tecido está satisfatória e se o tecido da su-perfície não apresenta bolhas, vazamentos ou rugas.

Referências

Documentos relacionados

Para os gestores, 50% acreditam que esses dois efeitos devem se balancear e não implicar em grandes mudanças na demanda, 23% vêm que a demanda deve se concentrar nos principais

descobrir os números escolhidos pelos outros componentes do grupo. Atenção professor: Organize os grupos e, se for preciso, relembre como determinar a soma e o produto de

O objetivo deste trabalho é mostrar as características, importância e aplicações que os semicondutores têm para a eletrônica, as suas funções em equipamentos

Adicionalmente, a política preconiza liberalização das trocas exteriores para impulsionar o crescimento enquanto de um lado sabemos que os países avançados

Algumas regras de divisibilidade permitem que saibamos se um número é múltiplo de outro sem a necessidade de fazer

Processadores com suporte a 64 bits estão entre nós desde 2004, e 13 anos depois ainda temos diversos programas 32 bits, assim como versões de sistemas operacionais?. Por que

Com o plano de aula montado pelo Minhas Atividades, os pais poderão conferir mais sobre as principais atividades sobre datas comemorativas para trabalhar em sala de aula.. O

Se você gostou de nossas atividades para ensinar sobre 10 desenhos de camisas de futebol para colorir na educação infantil para ensinar os alunos para trabalhar em sala de aula