• Nenhum resultado encontrado

IntroduçãoaTI-Capitulo04-AcessóriosdoComputador

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "IntroduçãoaTI-Capitulo04-AcessóriosdoComputador"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

4. Acessórios do Computador

Neste capítulo, vamos conhecer e entender os principais componentes que formam o computador como: teclado, mouse, placa mãe, CPU, enfim todos os principais componentes que compõem o computador.

Ao final deste capítulo você será capaz de identificar:

· As unidades de entrada e saída do computador; · As funções dos botões do mouse;

· Monitor · Gabinete

· Placa Mãe

· Memórias RAM e ROM · CPU

· Unidades de disquetes · Unidades de Discos Rígido · Unidade de CD-ROM

· Fonte de Alimentação

Scanner

Um scanner é um aparelho de leitura ótica que permite converter imagens, fotos, ilustrações e textos em papel, num formato digital que pode ser manipulado em computador. Por exemplo, é possível "passar" uma capa de revista ou uma fotografia para a tela de seu PC. Existem diversos tipos de scanners no mercado, que utilizam vários tipos de tecnologia. O mais comum é o scanner de mesa, que parece muito com uma máquina copiadora. Outros tipos são: scanner de tambor, scanner de mão, scanner leitor código de barras, scanner de página e scanner para cartão de visita.

A resolução do scanner define a riqueza de detalhes que o aparelho é capaz de captar. A medição é feita em dpi, que significa pontos por polegadas. Quanto maior for o valor de dpi do scanner, mais detalhada é a imagem escaneada. Os scanners mais simples possuem resolução de 300 x 300 dpi, que quer dizer, 300 dpi na horizontal por 300 dpi na vertical.

Um outro termo que também é necessário saber é o pixel (picture element), ou seja, elemento de imagem. Uma imagem digital é dividida em linhas e colunas de pontos. O pixel consite na interseção de uma linha com uma coluna.

de linha em linha, na hora de digitalizar a imagem. Tais pulos são executados por um pequeno motor, conhecido

como motor de passo. Quando se diz que um scanner possui resolução ótica de 600 x 1200 dpi, estamos dizendo que o scanner possui 600 dpi na cabeça do scanner e que o motor de passo pode avançar 1200 "pulos" por polegada.

(2)

A impressora é muito importante para o nosso trabalho, pois ela é um dos elementos responsáveis pela saída da informação, por isso está classificada como dispositivo de saída de dados. Atualmente existem vários tipos de impressoras no mercado veja quais são os quatro tipos mais usados e conhecidos.

Impressora Matricial

As impressoras matriciais também são conhecidas como impressoras de impacto e são assim denominadas por causa do sistema utilizado para que uma determinada página possa ser impressa. Esse tipo de impressora

possui agulhas que pressionam uma fita com tinta, semelhante à fita de uma máquina de escrever contra o papel, formando assim, de uma maneira organizada, pequenos pontos que formam a imagem do caracter desejado.

Impressora Laser

O sistema empregado na impressora a laser é totalmente diferente dos demais processos. Numa impressão laser, o computador envia o conjunto de informações ou sinais para impressora, informando qual a posição de cada ponto do toner de impressão no papel. A partir daí estes sinais são processados por um microprocessador interno da própria impressora, e depois são enviados em forma de raios de luz para a superfície de um cilindro que também é conhecido como cilindro fotocondutor. Os raios de luz recebidos na superfície do cilindro são na verdade pequenos pontos de luz que possuem uma carga elétrica. Quando o cilindro gira estes pequenos pontos entram em contato com o toner de impressão e o atrai.

Após este processo, a folha de papel é automática submetida a um processo de secagem do toner, que é feita com pressão e calor. Por isso

que as folhas impressas em uma impressora laser saem com uma certa temperatura maior que a do ambiente.

Impressora Jato de Tinta

As impressora jato de tinta, são atualmente as mais usadas, devido á sua praticidade e baixo custo comparado com a qualidade de impressão oferecida. Este tipo de impressora utiliza cartuchos com a tinta líquida, e a tinta é borrifada na folha de papel através de

pequenos orifícios, aproximadamente da mesma espessura que um fio de cabelo.

Impressora Térmica de Cera

As impressoras térmicas coloridas são mais usadas por empresas e profissionais que trabalham e necessitam diariamente de impressões em cores com uma boa qualidade.

O processo térmico faz com que as tintas não se misturem uma com as outras, produzindo assim uma impressão com cores vivas.

Dispositivos de Comunicação

Os dispositivos de comunicação, como o próprio nome já diz são os componentes responsáveis pela comunicação entre dois ou mais computadores.

Modem

A palavra modem é a combinação das palavras Modulador e Demodulador. Trata-se de um dispositivo que trabalha tanto com sinais analógicos do sistema telefônico quanto com os sinais digitais dos

(3)

computadores. Em outras palavras, um modem é um mecanismo que modula e demula impulsos elétricos.

Quando você configura seu modem para entrar em contato com o provedor de Internet, ocorre todo um processo de estabelecimento de comunicação entre seu computador e os servidores do provedor. Seu modem, após a discagem, emite uma série de barulhos para que a comunicação seja feita. Quando você usa algum software (como o Dial-Up no Windows e o KPPP no Linux) para tentar se conectar à Internet, esse programa envia um sinal chamado DTR (Data

Terminal Ready) para o modem instalado em seu

computador. O modem "responde" enviando uma sinal chamado DSR (Data Set Ready), que avisa o computador "que está tudo ok" para que uma conexão seja tentada.

O próximo passo é dado pelo software que gerencia a conexão, que envia ao modem uma instrução chamada TDL (Trasmit Data Line), que faz o modem abrir uma conexão com a linha telefônica. É um procedimento parecido com quando tiramos o fone do gancho para fazer uma ligação. O software, após realizar esta ação, envia ao modem informações que indicam o número telefônico a ser discado e dados extras

referentes à conexão com a Internet.

Quando o modem está estabelecendo uma conexão, um outro equipamento "responde": trata-se de um modem especial, ligado aos servidores do provedor de Internet. É neste instante que ocorre aquela série de ruídos, chamada de handshaking (algo como "aperto de mãos"). Quando a conexão finalmente é estabelecida, o modem envia ao software gerenciador um sinal chamado Carrier Detect, que permite ao computador enviar dados ao modem para que este os transmita.

A baixa velocidade de transmissão de dados dos modems de conexão discadas é uma das principais razões que levam uma pessoa ou uma empresa a utilizar uma conexão de banda larga. No entanto, os primeiros modems eram bem mais lentos que os atuais modems de 56 K e naquela época, eram considerados verdadeiras revoluções da comunicação. Os primeiros modelos trabalhavam a 300 bauds (bauds é a unidade de medida que indica quantas vezes a freqüência da transmissão varia durante um segundo, termo esse substituído por "KB/s" ou quilobits por segundo).

A melhora na taxa de transferência teve alguns fatores importantes, dentre os quais o uso de linhas telefônicas equipadas com o sistema de tons ao invés do sistema de pulsos. Esse último tinha uma série de limitações e no caso da conexão com a Internet, era preciso aguardar que um sinal chegasse até um modem para que o outro emitisse pacotes de dados. Esse problema já não ocorre mais.

V.90 e V.92

Entre as especificações técnicas existentes nos modems é comum encontrar os termos V.90 e mais recentemente, V.92. Essas siglas representam um padrão de transmissão de dados que os modems devem seguir. Existem outros, mas o V.90 e o V.92 são os mais comuns.

(4)

Como é de se suspeitar, o padrão V.92 é uma evolução do padrão V.90. O V.92 foi lançado em 2001 e possui, basicamente, três diferenças básicas em relação ao V.90:

- Maior velocidade de upload: no padrão V.90 é possível fazer upload em até 33.600 bps. No V.92, esse valor aumentou para 48.000 bps;

- Tecnologia MOH (Modem On Hold): esse recurso permite ao computador avisar o usuário de que alguém está tentando ligar para o telefone usado na conexão. Com isso, o usuário pode atender a ligação, mas sem desconetar da Internet, já que a conexão fica "pausada". Esse recurso depende do provedor ou da companhia telefônica para funcionar;

Placa de Rede

As placas ou adaptadores de rede são dispositivos fixados no interior do gabinete de seu computador. Este tipo de placa permite que um computador possa ser interligado a outro através de cabos específicos. Cada tipo de placa de rede possui uma configuração diferenciada, isto faz com que alguns modelos sejam mais velozes que outros no sentido de enviar e receber informações e dados.

Dispositivos Multimídia

Placa de Som

As placas de som são conectadas à placa mãe através dos slots ou soquetes de expansão. Com uma placa de som você pode ouvir os seus CD’s de música, jogar os fascinantes jogos que possuem recursos de som ainda gravar a sua própria voz no computador, com o auxilio do microfone.

Caixas de Som

Naturalmente que para ouvir um som no computador não basta ter somente uma placa de som, também e necessário que se tenha uma ou mais caixas de som. As caixas de som são conectadas à placa de som do computador por

um fio ou cabo. Algumas caixa também possuem um fio que deve ser ligado à uma tomada elétrica, geralmente estas caixa são amplificadas.

Microfone

O microfone é um dispositivo que é conectado diretamente na placa de som através de um fio ou cabo. Este dispositivo, juntamente com um software de edição e gravação de áudio permite gravar arquivos de som no seu computador.

Câmara Digital

Por falta de alternativas, a fotografia convencional reinou de forma absoluta durante muito tempo. Evoluções, é claro, ocorreram. Do monocromático para o colorido, revelações rápidas, máquinas de baixo custo ou máquinas sofisticadas controladas eletronicamente, etc.

(5)

A fotografia digital mudou a situação. De início os equipamentos eram caros e a qualidade deixava a desejar. De forma similar a outros aparelhos eletrônicos, a evolução tem sido constante e os preços mais acessíveis, tornando a câmera digital um dos objetos de consumo mais desejados nos tempos atuais.

Encontram-se no mercado câmeras diversos meios de armazenagem das imagens em forma de arquivos: disquete, memória flash (no circuito ou removível em forma de cartão), disco rígido e, mais

recentemente, até CD e DVD. Normalmente, são usados softwares de compressão de imagens para maximizar o aproveitamento da memória. Muitas máquinas permitem mais de um nível de compressão, de acordo com a qualidade desejada (alta compressão significa arquivos menores e menor qualidade também).

O tipo e o tamanho da memória mais adequados dependem muito da utilização pretendida. Exemplo: um cartão de memória flash de 128 MB permite armazenar até cerca de 75 fotos de uma imagem 1600 x 1200 pixels em formato JPEG de alta qualidade. Para transferir os arquivos para o computador sem uso de cabos é preciso uma interface no mesmo. Algumas coisas são similares às das máquinas convencionais. Exemplo: diafragma, para regular a intensidade de luz de acordo com a cena e obturador para controlar o tempo de exposição. Nas máquinas digitais este último não precisa ser mecânico, pois o sensor pode ser ativado e desativado eletricamente. Algumas usam uma combinação de ambos os tipos.

O sistema ótico também é similar, com as diferenças técnicas exigidas pela menor área projetada em relação ao filme convencional (menor

distância focal). Podem ter lentes com foco fixo e sem zoom, lentes com foco automático ou manual e com zoom e mesmo sistemas removíveis para as mais sofisticadas.`

WebCAM

O objetivo de uma webcam e captar imagem seja ela estática ou em movimento. Geralmente e muito utilizado por internautas, com esse equipamento e possível enviar imagens via Internet através de um software para outra pessoa em qualquer lugar do mundo.

Atividades Complementares

1. Para que serve um Scanner?

2. Quais são os tipos de impressora mais usados no momento? 3. O que é Modem, e qual e a sua finalidade?

4. Qual a finalidade da Placa de Rede?

Referências

Documentos relacionados

Com isso, o interesse dos pesquisadores ao prosseguir com este projeto de pesquisa consiste na avaliação dos fatores que melhor representam o construto aprendizagem organizacional

Vejamos agora a maneira pela qual, con­ tinuando a confluir, os coletores conspícuos integrantes do sistema do ramus principa­ lis sinister acabam por

Videotoracoscopia e, em outro estudo, sobre Simpatectomia Cervicotorácica por Videotoracoscopia, de forma que o nível a ser abordado cirurgicamente no

comunicação da Paróquia Coração Eucarístico de Jesus O catolicismo no Brasil utiliza os sistemas tradicionais para se comunicar e enfatizar sua doutrina entre os

Qualidade das Teses e Dissertações e da produção de discentes autores da pós-graduação e da graduação (no caso de IES com curso de graduação na área) na produção científica

Ao contrário do que é divulgado por usuários de redes sociais e alguns órgãos da grande imprensa brasileira, o Foro de São Paulo não era uma “organização

3 Grupo de embalagem: III Perigos para o ambiente: não Precauções especiais para o utilizador: SP 640 E Transporte em navio de navegação interna (território nacional):

O presente estudo verificou a confiabilidade inter-observadores, por meio da análise de freqüência de concordância para as curvaturas sagitais em crianças de 3 a 13 anos,