• Nenhum resultado encontrado

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE EMPRÉSTIMO ENTRE BIBLIOTECAS - REGULAMENTO - FORMULÁRIO DE CADASTRO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE EMPRÉSTIMO ENTRE BIBLIOTECAS - REGULAMENTO - FORMULÁRIO DE CADASTRO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE

EMPRÉSTIMO ENTRE BIBLIOTECAS

- REGULAMENTO

- FORMULÁRIO DE CADASTRO

Belo Horizonte

2011

(2)

INSTITUTO MINEIRO DE EDUCAÇÃO E CULTURA (IMEC)

Prof. Daniel Faccini Castanho Presidente

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE (UNI-BH)

Profª. Sueli Maria Baliza Dias Reitora

Prof. Ricardo Cançado Gonçalves de Souza Vice-reitor

Prof. Johann Amaral Lunkes Pró-Reitor de Graduação

Prof.ª Juliana Salvador

Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão

SISTEMA DE BIBLIOTECAS (UNI-BH)

Carla Queiroz Rodrigues – Bibliotecária Líder de Biblioteca Campus Estoril

Cristiano Valério da Cruz – Bibliotecário Líder de Biblioteca Campus Diamantina

Vilma Cassimira Rodrigues Soares – Bibliotecária Líder de Biblioteca Campus Lourdes

(3)

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO ... 4

1 REGULAMENTO ... 4

1.1 Do Funcionamento e das Disposições... 4

1.2 Dos tipos de materiais ... 4

1.3 Dos Prazos e do Limite de Obras por Instituição ... 4

1.4 Da renovação... 5

1.5 Da devolução das obras ... 5

1.6 Das penalidades ... 6

1.7 Das disposições gerais ... 6

2 ENDEREÇOS DAS UNIDADES ... 6

(4)

4

APRESENTAÇÃO

O Sistema de Bibliotecas do UniBH tem como missão proporcionar a seus usuários (corpos docente e discente, funcionários e demais pessoas envolvidas com atividades de ensino, pesquisa e extensão) acesso a materiais e informações bibliográficas. Além disso, visando ao intercâmbio de informações, está entre seus serviços o empréstimo entre bibliotecas com outras instituições.

1 REGULAMENTO

1.1 Do Funcionamento e das Disposições

Art. 1º - O empréstimo entre bibliotecas é facultado às bibliotecas de instituições públicas e privadas pertencentes à Região Metropolitana de Belo Horizonte, conveniadas com o Sistema de Bibliotecas do UniBH, que também ofereçam essa modalidade de empréstimo aos usuários do sistema.

Art. 2º - Poderão conveniar-se:

I - instituições de ensino superior (pública ou privada) que tenham acervo compatível com os do UniBH e ofereçam pela internet consulta a seus acervos;

II - instituições privadas que desenvolvam ensino e pesquisa e instituições governamentais que possuam bibliotecas.

Parágrafo único - Todas as instituições devem possuir biblioteca ou centro de documentação com profissional bibliotecário devidamente registrado no Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB). Art. 3º - O cadastro da biblioteca será feito mediante preenchimento do Formulário de Cadastro fornecido pelo Sistema de Bibliotecas do UniBH, com o qual a instituição cadastrada se torna responsável pelo empréstimo e ciente de que não tem direito à realização de reservas de materiais.

Art. 4º - O formulário corretamente preenchido deverá ser encaminhado, via correio, a uma das unidades do Sistema de Bibliotecas do UniBH, nos endereços constantes neste documento, para análise da solicitação, aceite final e homologação do cadastro pela Instituição.

Parágrafo único - O usuário não vinculado ao UniBH poderá utilizar-se do empréstimo entre bibliotecas somente através da biblioteca de sua instituição.

1.2 Dos tipos de materiais

Art. 5º - O empréstimo entre Bibliotecas é restrito a livros e folhetos, incluindo o material adicional, desde que pertencente ao Setor de Circulação ou Balcão (verificar localização na consulta).

Parágrafo único – Cabe aos Núcleos de Bibliotecas do Uni-BH, em casos excepcionais, estabelecer a impossibilidade de empréstimo de obras que tenham sido solicitadas.

1.3 Dos Prazos e do Limite de Obras por Instituição

(5)

5

Art. 7º - A cada instituição será permitido o número de 20 (vinte) obras a serem emprestadas simultaneamente, sendo limitado até 20% (vinte por cento) dos exemplares por título, em casos especiais, de obra muito utilizada.

Parágrafo único - Para cada instituição solicitante do cadastro será considerado o princípio da reciprocidade para o número de obras ao do permitido pela instituição solicitante do cadastro. Art. 8º - A cada usuário da biblioteca solicitante será permitido o empréstimo de apenas 1 (um) exemplar por título.

Art. 9º - Para realização do empréstimo, serão exigidos:

I - formulário preenchido (com, pelo menos, duas vias carimbadas e assinadas por um bibliotecário autorizado com identificação da biblioteca solicitante);

II - fornecimento de dados completos da obra solicitada (incluindo o material adicional se este for liberado para empréstimo).

Parágrafo único - Não serão aceitos formulários com dados incompletos ou com rasuras. Art. 10 - Durante o período de balanço, não haverá empréstimo entre bibliotecas.

1.4 Da renovação

Art. 11 - O empréstimo poderá ser renovado, se a instituição estiver em situação regular nas bibliotecas do UniBH e a obra não possuir reserva.

Art. 12 - A renovação poderá ser realizada pessoalmente (pelo usuário) com formulário de autorização, ou por telefone, pelo bibliotecário ou responsável, por até 4 (quatro) vezes consecutivas, conforme disposto no art. 11.

Parágrafo único - Para a renovação on-line via sistema, cada biblioteca conveniada poderá receber posteriormente uma senha para realizar até 4 (quatro) renovações consecutivas, considerando-se o disposto no art. 11, desde que esse princípio seja reciprocamente permitido ao UniBH.

1.5 Da devolução das obras

Art. 13 – A devolução deverá ser feita pela biblioteca solicitante ou pelo usuário à biblioteca fornecedora e, em caso de atraso, a cobrança será feita à biblioteca solicitante.

Art. 14 – No caso de perda da obra, extravio ou dano comprovado, a biblioteca solicitante responderá pelo prejuízo devendo restituir à biblioteca fornecedora o material da seguinte forma: I – substituição por outro exemplar (de mesmo autor, título, data e edição igual ou posterior); II – substituição por outra obra de valor similar, em caso de obra esgotada, o que será determinado pela Instituição.

§ 1º - Cabe ao usuário verificar o estado de conservação do material no ato do recebimento e comunicar imediatamente ao bibliotecário ou atendente no caso de obras danificadas.

§ 2º - No caso de volume de uma coleção, a reposição será feita pela obra no todo, na hipótese de o volume não ser vendido separadamente e/ou ser de edição diferente da original.

(6)

6

1.6 Das penalidades

Art. 15 – As obras desaparecidas, mutiladas ou danificadas serão de responsabilidade da biblioteca solicitante.

Parágrafo único – A cada obra não devolvida dentro do prazo estabelecido, incorrerão as seguintes penalidades:

I – pagamento correspondente ao valor da multa em vigor no Sistema da Biblioteca do UniBH, que incide sobre os dias corridos das obras em atraso;

II – suspensão imediata da prestação do serviço de empréstimo pela biblioteca fornecedora à biblioteca solicitante até a sua regularização.

1.7 Das disposições gerais

Art. 16 - Os casos omissos e particulares não contemplados neste Regulamento serão resolvidos pelos líderes das unidades do Sistema de Bibliotecas do UniBH.

Art. 17 - O não cumprimento das normas deste Regulamento implicará a exclusão e desligamento automático da biblioteca com o Sistema de Bibliotecas do UniBH.

Art. 18 - A instituição conveniada é responsável por manter atualizados os dados cadastrais no Sistema de Bibliotecas do UniBH.

2 ENDEREÇOS DAS UNIDADES

CAMPUS ENDEREÇO CONTATOS

DIAMANTINA Rua Diamantina, 567 – Lagoinha CEP: 31110-320 – Belo Horizonte-MG

Telefones: (31) 3207-2828 / 3207-2829 Email: biblioteca.diamantina@unibh.br ESTORIL Av. Prof. Mário Werneck, 1685 – Buritis

CEP 30455-610 – Belo Horizonte-MG

Telefone: (31) 3319-9288

Email: biblioteca.estoril@unibh.br LOURDES Rua Santa Catarina, 894 – Lourdes

CEP: 30170-080 – Belo Horizonte-MG

Telefones: (31) 3298-8104 / 3298-8105 Email: biblioteca.lourdes@unibh.br

(7)

7

3 FORMULÁRIO DE CADASTRO

ESPAÇO RESERVARDO A BIBLIOTECA UNIBH: CÓDIGO: SENHA:

TIPO DE INSTITUIÇÃO: ( ) IES PÚBLICA ( ) IES PRIVADA ( ) GOVERNAMENTAL ( ) OUTRAS

NOME DA INSTITUIÇÃO: CGC/CNPJ: ENDEREÇO: RUA/AV.: N.º: BAIRRO: CEP: CIDADE: UF: TELEFONE(S): FAX: EMAIL: BIBLIOTECÁRIO RESPONSÁVEL: N.º REGISTRO CRB: ENDEREÇO NA WEB:

DADOS DO ACERVO: N.º DE TÍTULOS: N.º DE EXEMPLARES:

BIBLIOTECA INFORMATIZADA: ( ) SIM ( ) NÃO

CONSULTA DISPONÍVEL VIA WEB: ( ) SIM ( ) NÃO

SISTEMA/SOFTWARE UTILIZADO:

BIBLIOTECÁRIOS AUTORIZADOS A EMITIREM REQUISIÇÕES DE EMPRÉSTIMOS ENTRE BIBLIOTECAS

NOME BIBLIOTECA CRB

Se a instituição possuir número maior de bibliotecários que o do quadro acima, relacioná-los no verso.

Declaro ter conhecimento e estar de acordo com o regulamento de empréstimo entre bibliotecas do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH).

________________________________________________ _____/____/_____

Referências

Documentos relacionados

Llame a un distribuidor de BUFFALO para que le pongan en contacto con el servicio de reparaciones La lámpara no se ilumina al encenderla El aparato no está enchufado a la toma

O objetivo deste trabalho foi avaliar o perfil volátil de maracujás silvestres do cerrado brasileiro (Passiflora setacea; Passiflora alata; Passiflora tenuifila)

Deus eterno e omnipotente, que, para dar aos homens um exemplo de humildade, quisestes que o nosso Salvador Se fizesse homem e padecesse o suplício da cruz, concedei-nos a

No caso de policultivo, se os animais cultivados conjuntamente tiverem origens diferentes, colocar na opção de origem o número do campo em que foi escrito o nome da espécie no

1 Empreendimento: ARAR PEDRAS MINERAÇÃO LTDA... 1 Empreendimento: ARAR PEDRAS

1 Empreendimento: MINERAÇÃO MÁRIO CAMPOS LTDA... 1 Empreendimento: MINERAÇÃO MATHEUS

Resultados de pesquisas de satisfação realizadas mensalmente na Instituição apontavam diversas inconformidades ligadas, por exemplo, a conflitos e estresse no atendimento, falhas na

Após o preenchimento e envio do formulário, a biblioteca realizará seu cadastro no Sistema Pergamum, criando uma senha provisória, a qual será enviada para seu