• Nenhum resultado encontrado

INTRODUÇÃO E PRINCÍPIOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INTRODUÇÃO E PRINCÍPIOS"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

INTRODUÇÃO E PRINCÍPIOS Lei n. 9.784/99

A Lei n. 9.784/99 é uma lei federal que estabelece regras para o processo administrativo na esfera federal. Sendo uma lei federal, ela é aplicada apenas no âmbito da União.

De acordo com a doutrina, a lei nacional é aquela que é aplicada em todo território nacional, isto é, em todos os estados, todos os municípios, no Distrito Federal e na União, como, por exemplo, a Lei n. 8.666. Já a lei federal é aplicada apenas no âmbito federal.

Os Estados, Municípios e DF têm competência legislativa para criar suas leis de processos administrativos. Assim, o estado de Goiás, por exemplo, tem suas próprias leis de processos administrativas, com âmbito de aplicação apenas para esse estado.

A função típica do Poder Legislativo é praticar e executar processo legislativo, isto é, edição e elaboração de leis. A função típica do Poder Judiciário, por sua vez, é dar andamento aos processos judiciais. A função típica do Poder Execu-tivo, por fim, é justamente o que será trabalhado nesta aula: o processo adminis-trativo.

Mas nas funções do Poder Judiciário e do Poder Legislativo também se encontram atividades administrativas como atividade-meio. Esses Poderes rea-lizam, por exemplo, licitação pública, que é um processo administrativo. Caso um servidor de um desses Poderes faça um requerimento para tirar licença para tratar de interesses particulares, será gerado também um processo administra-tivo. Desse modo, percebe-se que o processo administrativo está presente em todos os Poderes. A Lei n. 9.784/99, portanto, é aplicada não apenas ao Poder Executivo, mas também ao Judiciário e ao Legislativo quando se trata de suas funções atípicas em relação ao processo administrativo.

A Lei n. 9.784/1999 é aplicada, no Poder Executivo, tanto na Administração Direta quanto na Indireta e, portanto, engloba também autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista.

(2)

Trata-se de uma lei genérica sobre processo administrativo, havendo leis pró-prias e específicas de processo administrativo sobre determinada matéria. A Lei n. 8.112, por exemplo, trata do processo administrativo em relação a assuntos como processo disciplinar, direito de petição. No caso de solicitação de Licença Capacitação, por exemplo, instaura-se um processo administrativo, o qual tem uma regulamentação própria na referida lei.

Faltando qualquer informação nas leis específicas, o administrador deverá aplicar de maneira subsidiária os dispositivos da Lei n. 9.784/1999. Não havendo lei específica, essa lei será, então, aplicada na íntegra.

LEI N. 9.784, DE 29 DE JANEIRO DE 1999

Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal

CAPÍTULO I

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 1º Esta Lei estabelece normas básicas sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Federal direta e indireta, visando, em especial, à proteção dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da Administração.

§ 1º Os preceitos desta Lei também se aplicam aos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário da União, quando no desempenho de função administra-tiva.

§ 2º Para os fins desta Lei, consideram-se:

I – órgão - a unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta;

II – entidade - a unidade de atuação dotada de personalidade jurídica; III – autoridade - o servidor ou agente público dotado de poder de decisão.

Conforme o disposto no artigo 1º, a Lei n. 9.784 tem dois objetivos: • a proteção dos direitos dos administrados;

(3)

O objetivo e os fins de toda ação da Administração Pública é sempre atender ao interesse público. Portanto, os objetivos dessa lei significam justamente aten-der ao interesse público.

Essa lei traz ainda os conceitos de órgão e entidade, os quais são muito utilizados no Direito Administrativo. Quando se fala em organização administrativa (desconcen-tração e descentralização), são estudados os órgãos públicos e as entidades.

Considera-se comumente órgão público como unidade integrante da Admi-nistração Direta e entidade, da AdmiAdmi-nistração Indireta. Mas é inegável que na Administração Indireta também há a existência de órgão público. Por exemplo: sabe-se que o INSS é uma autarquia federal. Existem, no entanto, vários postos de atendimento de INSS em todo o Brasil, que são órgãos da autarquia INSS. O INSS, portanto, desconcentrou, criando órgãos dentro de sua própria estrutura. Outro exemplo é a UnB, Universidade de Brasília, que é uma fundação que tem campi em várias cidades-satélites do Distrito Federal. Há um campus da UnB na cidade de Ceilândia, Gama, Planaltina etc. Portanto, a fundação UnB também desconcentrou, criando órgãos dentro de sua competência. Tanto é assim que, se um aluno propuser uma ação judicial por um dano moral ou material cometido no campus da Ceilândia, por exemplo, ele entrará na justiça contra a entidade UnB, e não contra esse campus.

Quando se fala em entidade administrativa, trata-se de unidade que faz parte da Administração Indireta, como a autarquia, a fundação, a empresa pública e a sociedade de economia mista. O órgão não tem personalidade jurídica própria.

Princípios expressos na Lei n. 9.784/99

Existem princípios expressos na Constituição Federal e princípios expressos também em lei infraconstitucional. A CF, artigo 37, dispõe os princípios conhe-cidos como LIMPE. E o artigo 2º da Lei n. 9.784 também estabelece 11 (onze) princípios de maneira expressa, que são:

• Legalidade • Moralidade • Eficiência

(4)

• Motivação • Finalidade • Interesse público • Razoabilidade • Proporcionalidade • Ampla defesa • Contraditório • Segurança jurídica Legalidade

O agente público, ao exercer suas atividades conduzindo o processo admi-nistrativo, deve ter como base a lei. Não apenas a legislação em sentido estrito, mas também qualquer regulamento, decreto ou ato normativo.

Moralidade

O processo administrativo deve ser conduzido com ética, justiça, boa-fé e equidade, que é uma conduta reta do administrador público.

Eficiência

O processo administrativo – sua decisão e seu processamento – deve ser efi-ciente. Então o administrador público deve ser eficiente na condução, bem como no resultado do processo administrativo.

Motivação

A motivação do ato administrativo significa, dentro do processo administra-tivo, que os atos devem ser motivados, uma decisão deve ser motivada. A moti-vação explica por que determinada decisão foi tomada, por que certo ato admi-nistrativo foi praticado.

(5)

Finalidade e Interesse Público

São princípios correlatos. A finalidade de toda ação do administrador público é atender ao interesse público. Na Constituição Federal é expresso o princípio da impessoalidade, que também é um princípio correlato com o princípio da fina-lidade e do interesse público. Os conceitos desses princípios são parecidos, mas lembre-se: os princípios que estão escritos na Lei n. 9.784/99 são finalidade e interesse público.

Razoabilidade e Proporcionalidade

O princípio da razoabilidade significa que o administrador público deve ser ponderado ao praticar uma atividade dentro de um processo, deve ser razoável e agir com bom senso.

A razoabilidade tem a ver com sanção: não pode a Administração Pública apli-car uma sanção superior a estritamente necessária. Se a infração praticada pelo particular é leve, a sanção também deve ser branda. Se a infração é grave, a pena deve ser grave. Portanto, a Administração Pública deve ser proporcional em suas ações. Esse princípio também é conhecido como princípio da proibição de exces-sos: a Administração Pública não pode proibir de maneira excessiva o particular.

Alguns consideram também a relação entre meios e fins, ou seja, os meios utilizados devem ser proporcionais ao fim visado. Por exemplo: considera-se uma passeata pacífica que está atrapalhando o trânsito e a polícia é chamada. E esta, então, para dispersar a passeata, resulta na morte de três manifestantes. Uma atividade como essa não foi proporcional, pois utilizou uma força maior do que a estritamente necessária.

O pulo do gato

É muito comum as bancas de concurso tratarem esses princípios como sinônimos, até porque não tem como uma atividade ser proporcional se não for também razoável. Mas cuidado: há bancas que tratam esses princípios de maneira separada.

(6)

Ampla defesa e Contraditório

O contraditório tem relação com o momento da defesa. Quando a Adminis-tração Pública acusa o particular e aplica uma sanção, tem que conceder um prazo para defesa, que, como será visto, a Lei concede o prazo de 10 dias para recurso.

A ampla defesa, por seu turno, significa que o particular prejudicado pode utili-zar todos os meios lícitos e provas necessárias para provar sua inocência e mudar o entendimento da Administração Pública. Por exemplo: por meio de perícia, oitiva de testemunha, apresentação de provas ao processo no momento que quiser etc.

Segurança jurídica

O cidadão precisa confiar e ter uma segurança nos posicionamentos da Admi-nistração Pública. Observe o seguinte exemplo: considera-se a Lei n. 3.480/11, que remete competência ao prefeito da cidade para estabelecer regras sobre ocupação de área pública. Um prefeito edita, então, o Decreto n. 4.120/12, que concede direito aos particulares de construir em determinada área pública um

avanço de 3 m2 no comércio. Supõe-se que um comerciante exerceu esse direito.

Sendo assim, esse direito foi incorporado no patrimônio jurídico do particular. Supondo-se que, ao mudar o prefeito, foi editado um novo decreto: Decreto n. 5.772/16, cujo objetivo é revogar o decreto anterior, autorizando o avanço de apenas

1 m2. É possível que a Administração Pública mude sua interpretação da lei. A lei,

entretanto, não pode retroagir. O novo decreto terá ação apenas para o futuro.

O princípio da segurança jurídica, portanto, veta que nova interpretação da lei pela Administração Pública alcance situações pretéritas. É a mesma regra da CF, que determina que a lei não retroagirá. Do mesmo modo, o ato normativo não retroagirá.



�Este material foi elaborado pela equipe pedagógica do Gran Cursos Online, de acordo com a aula preparada e ministrada pelo professor Rodrigo Cardoso.

Referências

Documentos relacionados

 Cada componente deverá ser identificado no código-fonte para que ocorra sua manipulação, tais como pegar o que foi preenchido pelo usuário ou selecionado, bem como

Não é permitida a reprodução deste conteúdo, de forma parcial ou total, quer em meio impresso ou digital, nem pode ser disponibilizado na internet sem permissão prévia, dos

Comportamento da corrente no diodo em função do coeficiente angular b da relação entre voltagem e temperatura no diodo a qual ele está submetido.. An álise dos

b) Em termos de uma análise filosófica de caráter normativo, a visão da relação entre prajñā e avidyā como asserções lógicas mutuamente exclusivas parece constituir

Apesar dos riscos de disfunção neusossensitiva, a transposição do NAI em casos de severa atresia de mandíbula, se faz necessaria para obtenção de uma reabilitação

O estudo mostrou que ovócitos bovinos vitrificados antes do começo da maturação in vitro ou 8, 12 e 22 horas após o começo da maturação não apresentam aumento da incidência

(Você compra alguns livros durante a semana?) Aff.: I bought some books last week. (Eu comprei alguns livros

É tecnólogo em Logística pela Faculdade de Tecnologia da Zona Leste (Fatec-ZL), possui mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela UNIP e tem atuado desde 2006 em cursos