• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DE COLAÇÃO DE GRAU

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL DE COLAÇÃO DE GRAU"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

MANUAL DE

COLAÇÃO DE GRAU

FACULDADE SETE DE SETEMBRO - FASETE

(2)

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO ... 3

1. EXIGÊNCIAS LEGAIS PARA COLAÇÃO DE GRAU ... 4

2. A COMISSÃO DE FORMATURA ... 4

3. DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO DA FASETE ... 5

4. EVENTOS EXTRAS (TRADICIONAIS) ... 5

4.1. ASPECTOS IMPORTANTES DOS EVENTOS EXTRAS: ... 5

4.1.1. AULA DA SAUDADE: ... 6

4.1.2. MISSA, CULTO OU ATO ECUMÊNICO: ... 6

4.1.2.1. OBSERVAÇÕES: ... 6

4.1.3. DESCERRAMENTO DAS PLACAS:... 7

4.1.3.1. INFORMAÇÕES CONSTANTES NAS PLACAS DE FORMANDOS ... 7

4.1.4. BAILE DE FORMATURA: ... 8

5. SESSÃO SOLENE DE COLAÇÃO DE GRAU ... 8

5.1. O ATO: ... 8

5.2. COMPETÊNCIAS: ... 9

5.3. DISPENSA: ... 9

5.4. TRAJES: ... 9

5.5. AS CORES OFICIAIS - ELEMENTOS DE IDENTIDADE DOS CURSOS: ... 10

5.6. ABERTURA E CONDUÇÃO DA SESSÃO DE COLAÇÃO DE GRAU: ... 10

5.7. JURAMENTO:... 10 5.8. ORADOR: ... 10 5.9. PRONUNCIAMENTOS: ... 11 5.10. ATA: ... 11 5.11. HOMENAGENS: ... 11 5.12. CONVITES: ... 11 5.13. ATOS PROTOCOLARES: ... 12

5.14. ENSAIO GERAL DA COLAÇÃO DE GRAU:... 12

5.14.1 PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO E EXECUÇÃO DA SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU: ... 12

(3)

APRESENTAÇÃO

A Solenidade de Colação de Grau é, sem dúvida, um dos grandes momentos para todos que fazem a

Faculdade Sete de Setembro - Fasete, por representar a consolidação da etapa final de uma longa

jornada acadêmica, e ser um ato compartilhado com toda a sociedade.

Entendendo a importância desta cerimônia, a Gerência de Marketing da Fasete, através do seu

Departamento de Comunicação, é o responsável pelo acompanhamento das comissões de

formatura, e apresenta este Manual como norteador das orientações gerais para as Sessões Solenes de Colação de Grau.

A Colação de Grau é obrigatória e faz parte da conclusão de curso. Para colar grau, o acadêmico da FASETE deverá atender às exigências de ordem legal e a orientações de caráter normativo, conforme o Regimento Acadêmico da Faculdade Sete de Setembro, descritas neste Manual.

Assim, a Faculdade Sete de Setembro busca garantir a padronização, formalidade e conduta, tão peculiares e necessárias a esta solenidade. Durante todo tempo, o objetivo estará voltado a uma organização impecável do evento que marca a passagem de cada profissional formado nesta instituição.

(4)

1. EXIGÊNCIAS LEGAIS PARA COLAÇÃO DE GRAU

 Ter o aluno obtido aprovação em todas as disciplinas constantes na grade curricular do seu curso, estando academicamente apto, segundo registros da Secretaria Geral de Graduação;  Ter o aluno cumprido toda a carga horária de atividades complementares, denominada de AC,

exigida na grade curricular do seu curso;

 Ter sua documentação integralmente registrada como entregue na Secretaria Geral;

 Ter o aluno participado da avaliação do Exame Nacional de Desempenho do Ensino Superior - ENADE, caso tenha sido convocado;

 Ter requerido, junto ao Departamento de Protocolo da Secretaria Geral, a participação na Solenidade de Colação de Grau, obedecendo aos prazos estabelecidos previamente para este ato;

 Ter o seu nome incluído na relação dos acadêmicos aptos para a colação de grau, listagem, esta, gerida pela Secretaria Geral.

2. A COMISSÃO DE FORMATURA

A comissão de formatura é um grupo escolhido dentre os acadêmicos, que estará responsável para organização das solenidades.

O papel dessa comissão é fundamental para o sucesso do evento, pois será ela uma das responsáveis pela maioria das iniciativas de organização da Colação de Grau, cuidando para que tudo ocorra da melhor forma possível. Seus membros devem ser acadêmicos com espírito de liderança e organização, contendo disponibilidade de tempo, capacidade de gestão, bom relacionamento com os colegas e capilaridade.

As comissões podem ser individuais (quando se trata da conclusão de apenas um curso ou turma) ou mistas (quando se trata da conclusão de várias turmas ou cursos). Recomenda-se que a comissão de

(5)

formatura seja composta com antecedência e inicie suas atividades a partir, no máximo, do 6º período de cada curso.

No início do último período letivo de cada curso, a comissão de formatura deve agendar, com o Departamento de Comunicação, a grade de reuniões para organização do evento de Colação de Grau.

3. DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO DA FASETE

O Departamento de Comunicação da Gerência de Marketing da Faculdade Sete de Setembro ficará responsável por acompanhar a organização da solenidade de Colação de Grau, desde os preparativos até a direção do cerimonial.

4. EVENTOS EXTRAS (TRADICIONAIS)

São considerados eventos extras que ocorrem, tradicionalmente, na semana de formatura:

I. Aula da Saudade;

II. Missa, culto ou ato ecumênico em ação de graças;

III. Descerramento de placas em homenagem aos formandos; IV. Baile de Formatura.

A realização dos eventos supracitados é opcional, cabendo à instituição apenas orientar as comissões, não ficando com ela qualquer responsabilidade voltada a organização das atividades.

O único evento considerado solenidade oficial, pelo seu caráter normativo e jurídico, é a Colação de Grau, que conta com o cerimonial dirigido pela Fasete.

(6)

4.1.1. AULA DA SAUDADE:

É um momento de despedida! A última aula do curso. Tradicionalmente, a aula da saudade deve marcar um momento de confraternização entre alunos e professores. Os alunos, ou a comissão de formatura, escolhem professores (3 ou 4) que, durante o tempo de curso, marcaram suas vidas e os convidam para organizar esta aula especial. Estes professores serão os responsáveis por elaborar o material e as homenagens.

É opção dos organizadores que a aula da saudade ocorra na própria Fasete, uma vez que se caracteriza como um momento de passagem, respeitando, obviamente, as normativas e aspectos regimentais da instituição.

4.1.2. MISSA, CULTO OU ATO ECUMÊNICO:

Caracteriza-se como um momento de ação de graças, independentemente de crenças e ideologias religiosas, ficando a cargo da comissão de formatura propor um formato que se adeque ao público do curso. Os alunos podem organizar, separadamente, missa e culto, ou promover um ato ecumênico único para todas as turmas.

4.1.2.1. OBSERVAÇÕES:

 Organizar, antecipadamente, a missa ou culto, definindo igrejas, preletores, pastores, párocos ou padres que irão celebrar;

 Solicitar para que a missa ou culto seja organizado com a participação dos formandos durante a celebração;

 Registrar as presenças de professores, diretores ou autoridades convidadas durante a celebração;

 Orientar os fotógrafos para que não atrapalhem a celebração;

 Orientar os formandos para a seriedade da celebração, evitando conversas paralelas durante a mesma;

 Em caso de ato ecumênico, verificar o local a ser realizado (auditório, espaço, salão, etc.) e decorá-lo de maneira adequada para a ocasião;

(7)

 Lembrar que um ato ecumênico congrega diversos credos e que devemos respeitar a liberdade e o direito de escolha de cada um, acerca da sua orientação religiosa;

 Não usar trajes que não se mostrem adequados ao espaço e ocasião. Normalmente, utiliza-se a camisa comemorativa da formatura, com o nome do curso.

4.1.3. DESCERRAMENTO DAS PLACAS:

Este é um ato opcional, organizado pela comissão de formatura, em conjunto com o Departamento de Comunicação da Fasete, que, por sua vez, é o departamento responsável pelo cerimonial do ato de descerramento. Participam do cerimonial: diretoria da faculdade; coordenação do curso; representantes do quadro docente; e representantes do quadro discente do curso.

A solenidade de descerramento da placa deve ocorrer na semana dos eventos de formatura, anteriormente ao ato de colação de grau, podendo acontecer no mesmo dia da missa, culto ou ato ecumênico, logo após a celebração deste. Nesta ocasião, os alunos poderão também prestar homenagens a outros professores que se eternizaram ao longo da formação acadêmica.

A placa dos formandos deve seguir os padrões estabelecidos pela FASETE, obedecendo às dimensões

mínimas de 70 x 50 cm, e máxima de 90 x 70 cm. Trata-se de um símbolo único, que eterniza,

visualmente, a passagem dos profissionais que obtiveram sua formação durante história da Faculdade Sete de Setembro. Para isso, a instituição possui espaços especiais, previamente definidos pelo Departamento de Comunicação, visando a fixação das placas ao longo das rampas e corredores de acesso aos ambientes acadêmicos.

4.1.3.1. INFORMAÇÕES CONSTANTES NAS PLACAS DE FORMANDOS

Todas as placas devem conter:  Nome da instituição;  Nome do curso;  Nome da turma;  Nomes dos diretores;

(8)

 Nomes do orador e juramentista;

 Nomes dos paraninfos, padrinhos e patronos (padrinho e patrono são opcionais);  Nomes dos homenageados;

 Nomes dos alunos.

É imprescindível uma especial atenção na revisão dos nomes, para que não ocorram erros de escrita.

4.1.4. BAILE DE FORMATURA:

O Baile de Formatura é um evento exclusivo aos formandos, seus familiares e convidados. Toda a organização do evento, bem como suas expensas, é de responsabilidade dos alunos concluintes e da Comissão de Formatura, que, por sua vez, também se encarregará de expedir os convites endereçados aos diretores, professores do curso e quaisquer outros colaboradores da Fasete, os quais desejem a participação no evento.

5. SESSÃO SOLENE DE COLAÇÃO DE GRAU

É de responsabilidade única e exclusivamente da Faculdade Sete de Setembro – FASETE, definir o calendário de sessões e local das Solenidades de Colação de Grau. No entanto, fica facultado à Comissão de Formatura, oferecer sugestões de espaços, bem como de estruturas de ornamentação que estejam fora dos padrões adotados pela instituição para a referida solenidade, sendo que os investimentos relacionados a essas condições deverão ser assumidos pelo público formando. Caberá a diretoria da Fasete, concordar, ou não, com as propostas apresentadas.

5.1. O ATO:

A OUTORGA DE GRAU é um ato oficial da Instituição, oferecido ao aluno concluinte do curso de graduação (bacharelado ou licenciatura), com observância das exigências legais contidas no Regimento Acadêmico. Realiza-se em sessão pública com dia, hora e local marcados, normalmente estabelecidos entre a segunda e terceira semanas dos meses de fevereiro (para turmas concluintes do segundo semestre do ano anterior) e de agosto (para turmas concluintes no final do semestre anterior do ano corrente) de cada ano.

(9)

A Colação de Grau é uma cerimônia dirigida e presidida pela Instituição, não podendo, em hipótese alguma, as comissões de formatura transferir por contrato com as empresas organizadoras de eventos esta responsabilidade.

A Cerimônia de Outorga de Grau é a mais importante de uma Instituição de Ensino Superior, pois representa a conclusão de anos de trabalhos acadêmicos de professores e estudantes. É um ato oficial e deve ser conduzido pelo Cerimonial da Instituição, em decorrência do seu protocolo especial.

5.2. COMPETÊNCIAS:

A OUTORGA DE GRAU compete ao Diretor da Instituição, sendo que, em sua falta ou impedimento, deverá ser de competência da Coordenação Acadêmica do curso concluinte. Na falta ou impedimento tanto do Diretor como da Coordenação Acadêmica, deverá ser obedecida à hierarquia, por delegação da diretoria da instituição.

5.3. DISPENSA:

Haverá Colação de Grau Extraordinária para alunos comprovadamente impossibilitados de participarem da colação oficial. Nesse caso, o discente deverá requerê-la na Secretaria Acadêmica, para que, posteriormente, sejam agendados o local e a data do evento, que normalmente acontece nas dependências da FASETE.

5.4. TRAJES:

Na Cerimônia Oficial de OUTORGA DE GRAU, todos os formandos deverão trajar beca na cor preta, faixa na cintura na cor do curso e capelo. Aos professores e demais membros da Instituição são exigidos o uso de terno para os homens, e traje social para as mulheres.

As personalidades, que não sejam membros da instituição, não participarão da mesa solene, mas é sugerido e aconselhável o uso de terno, para os homens, e traje social, para as mulheres.

(10)

5.5. AS CORES OFICIAIS - ELEMENTOS DE IDENTIDADE DOS CURSOS:

A cor VERMELHA representa a área do conhecimento das ciências jurídicas (Curso de Direito);

A cor VERDE representa a área do conhecimento das ciências da saúde (Cursos de Enfermagem, Biomedicina, Bacharelado em Educação Física e Psicologia);

A cor AZUL representa a área do conhecimento das ciências exatas, humanas e cursos tecnológicos (Curso de Administração, de Licenciatura em Educação Física e Sistemas de Informação);

A cor LILÁS representa a área do conhecimento da educação (Curso de Letras).

5.6. ABERTURA E CONDUÇÃO DA SESSÃO DE COLAÇÃO DE GRAU:

A condução da cerimônia deve ser feita pelo Mestre de Cerimônia Oficial da Instituição, indicado pelo Departamento de Comunicação da Gerência de Marketing da FASETE. Deve seguir o roteiro oficial - chamado de “ordem do dia”, transmitido ao mestre de cerimônia pelo organizador do evento e usado já nos ensaios das turmas de formandos.

5.7. JURAMENTO:

O texto do juramento é definido pela Instituição de acordo com seus princípios, valores e missão, seguindo o que é determinado pelas entidades normatizadoras, como conselhos e ordens. A comissão de formatura tem acesso a ele, por meio do Departamento de Comunicação da instituição.

Mestre de Cerimônia convida o(a) juramentista escolhido para ir até à tribuna e proferir o juramento em nome da turma. O formando dirige-se à tribuna e, com o braço direito estendido, lê o juramento, enquanto os demais, de pé, ficam com o braço direito estendido. Todos os formandos devem repetir o texto junto ao juramentista.

5.8. ORADOR:

Cada curso deve escolher seu orador responsável pelo pronunciamento em nome dos demais formandos. O orador que representa todos os cursos faz seu discurso no tempo máximo de 10 (dez) minutos.

(11)

Após a sua elaboração, o discurso precisa ser avaliado pela coordenação do curso, para ser aprovado e encaminhado ao Departamento de Comunicação da FASETE, que se encarregará de anexá-lo ao roteiro da solenidade com base no cerimonial definido.

5.9. PRONUNCIAMENTOS:

Apenas os membros da diretoria e coordenadores dos cursos se pronunciarão durante a solenidade de Colação de Grau. Já o pronunciamento oficial da diretoria ocorrerá no final da cerimônia, antes do encerramento oficial da sessão solene.

5.10. ATA:

A elaboração da Ata de OUTORGA DE GRAU é de competência da Secretaria Acadêmica da faculdade, e deve ser assinada por todos os membros da mesa solene e pelos formandos presentes na Cerimônia de Colação de Grau, sendo esta uma condição básica para recebimento do Diploma.

Não pode assinar a ata, o aluno que:

 Ausentar-se do local da cerimônia de colação de grau, independentemente do tempo;  Não exercer conduta e postura condizentes ao exigido para a solenidade.

A não assinatura da Ata tornará nula a outorga de grau, impossibilitando, ao formando, a obtenção do diploma de graduação devidamente registrado.

5.11. HOMENAGENS:

Não é concedido o espaço para homenagens de qualquer natureza, seja para autoridades, colaboradores, professores ou amigos da turma concluinte. O único ato possível de ser realizado é o registro nominal de suas presenças enquanto convidados pelos formandos.

5.12. CONVITES:

(12)

especiais. Já a Instituição, fica responsável por indicar as autoridades que farão parte da mesa solene, para as quais os convites devem ser destinados com antecedência mínima de 30 (trinta) dias.

5.13. ATOS PROTOCOLARES:

São atos protocolares, obrigatórios do cerimonial da Colação de Grau da Instituição:

 Abertura (Mestre de Cerimônia);  Formação da mesa;

 Registro de autoridades;

 Entrada dos formandos (por curso e ordem alfabética);  Instalação da solenidade (abertura oficial pelo Diretor);  Ato cívico (Hino Nacional);

 Juramento (específico do curso);  Outorga de grau (alunos laureados);

 Chamada individual (entrega dos certificados aos formandos);  Discurso dos Oradores;

 Encerramento da Sessão Solene;  Assinatura da ata.

5.14. ENSAIO GERAL DA COLAÇÃO DE GRAU:

Todos os formandos devem participar do ensaio geral, divulgado em data previamente marcada pela instituição, juntamente com seus padrinhos e madrinhas, se assim desejarem.

O não comparecimento ao ensaio geral deverá ser comunicado por escrito, e de forma antecipada, para o Departamento de Comunicação da faculdade, apresentando o motivo e justificativa pela ausência. Tal iniciativa se deve ao objetivo de minimizar qualquer desconforto ao aluno no dia da solenidade.

(13)

A FASETE é a responsável pela elaboração do planejamento, organização e execução das solenidades de colação de grau, ficando a cargo da instituição a locação e montagem de estruturas, decorações, som, limpeza, segurança e o que mais for necessário para a realização do evento. No entanto, fica facultado à Comissão de Formatura, oferecer sugestões de espaços, bem como de estruturas de ornamentação que estejam fora dos padrões adotados pela instituição para a referida solenidade, sendo que os investimentos relacionados a essas condições deverão ser assumidos pelo público formando. Caberá a diretoria da Fasete, concordar, ou não, com as propostas apresentadas.

6. DISPOSIÇÕES FINAIS

A colocação ou fixação de placas dos formandos deverá ser realizada no turno matutino, para evitar barulhos/ruídos nos horários de aulas.

Empresas terceirizadas que realizam trabalhos no recinto da Fasete, obrigatoriamente, deverão fazer uso de equipamentos de proteção individual e/ou equipamento de proteção coletiva (EPI E EPC).

O uso das dependências da Fasete, por empresas terceirizadas, para trabalhos de filmagem, fotografia e colocação de placas, terá que ser solicitado e autorizado por meio impresso ou eletrônico (e-mail) pelo coordenador de curso a ASFIP.

A comissão de formatura deverá comunicar e combinar com o Departamento de Comunicação da faculdade, qualquer alteração de data e horário da programação de formatura.

A Fasete não se responsabilizará pela segurança de atividades que não sejam de sua restrita responsabilidade.

Caberá ao Departamento de Comunicação da Gerência de Marketing da fasete, dirimir sobre qualquer outro assunto ou tema que não tenha sido contemplado neste manual e possua relevância

Referências

Documentos relacionados

Agrupa as palavras em agudas, graves e esdrúxulas, tendo em conta a posição da sílaba tónica.. Esdrúxulas

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

A Sementinha dormia muito descansada com as suas filhas. Ela aguardava a sua longa viagem pelo mundo. Sempre quisera viajar como um bando de andorinhas. No

5- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

Os navegadores foram surpreendidos pela tempestade – oração subordinante Que viajavam para a Índia – oração subordinada adjetiva relativa

10.. No poema, a palavra “vassoura” surge como um nome mas também como um verbo, tal como podemos confirmar no verso “Uma vassoura vassoura”.. 14. Esta frase é do tipo

Não estudei francês – oração subordinante; porque estava doente – oração subordinada adverbial causal. 9- Logo que entrei na sala, o Ricardo pediu-me ajuda

13.1 Orientações para discurso, outorga de grau e juramento: ... DO ENSAIO DA COLAÇÃO DE GRAU ... DO MOMENTO DE HOMENAGENS ... DAS RECOMENDAÇÕES GERAIS .... É nessa solenidade que