• Nenhum resultado encontrado

Apresentação do Projeto Sertã Solidária

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Apresentação do Projeto Sertã Solidária"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Apresentação do Projeto Sertã Solidária

Sinopse: A valência da Cresaçor – Centro Comunitário de Apoio ao Imigrante criou em 2012, com o apoio da Direção Regional das Comunidades, o Projeto Sertã Solidária com o objetivo de redirecionar os excedentes alimentares provenientes da restauração e similiares, para os cidadãos imigrantes que não foram abrangidos pelas politicas sociais devido à sua situação irregular, e que se encontravam em situação de grave carência alimentar.

Com o desenrolar do projeto e com o crescente número de pedidos de apoios por parte de diversas entidades de cariz social, ligadas a outros públicos em risco, decidimos afetar o nosso projeto a todos os cidadãos que comprovem carência económica e alimentar.

O Projeto Sertã Solidária segue o Código de Boas Práticas para o transporte de refeições e embalamento, sendo da responsabilidade da técnica de Higiene e Segurança Alimentar da Cresaçor fazer o respetivo controlo. Nos três primeiros meses do projeto Sertã Solidária distribuímos 701 refeições gratuitas, com o apoio de 24 entidades ligadas à restauração e similares.

O projeto Sertã Solidária está implementado na “Casa Abrigo” da Associação Novo Dia na Rua Barão das Laranjeiras n.º 164, São Pedro.

Público-alvo: imigrantes, repatriados, sem-abrigo, jovens em risco, famílias sobreendividadas, cidadãos em processo de reintegração social, cidadãos em processo de reabilitação de substâncias psicoativas e famílias desestruturadas.

Recursos técnicos: O projeto “Sertã solidária” é constituído pelas equipas técnicas do Centro Comunitário de Apoio ao Imigrante e Associação do Novo Dia e, pelos voluntários que se associaram ao projeto.

Zona Geográfica: Área urbana da cidade de Ponta Delgada.

(2)

O projeto Sertã Solidária tem a seguinte calendarização: Linha de Operacionalização

I1 – Promover a integração dos cidadãos em risco de exclusão social

Ação 1.1.: Acompanhamento e aconselhamento técnico a cidadãos em situação de grave carência alimentar Objetivos 1.1.1.: Identificação e verificação dos casos sinalizados;

1.1.2.: Promover um conjunto de respostas que contribuam para a integração efetiva dos cidadãos imigrantes, sem-abrigo, repatriados e outros públicos em risco Público-alvo Cidadãos em risco de exclusão social

Local Cresaçor/CCAI

Calendarização Semanalmente das 9.00h às 12.30h e das 13.30h às 17.00h Recursos Humanos Equipa técnica do CCAI

Recursos Técnicos Material técnico da Cresaçor/CCAI Parceiros Instituições de cariz social e outras Ação 1.2.: Contacto com os doadores do projeto

Objetivos 1.2.1.: Contactar com os doadores;

1.2.2.: Estabelecer um horário para a recolha dos excedentes Público-alvo Doadores do projeto

Local A definir conforme a morada do doador Calendarização Semanalmente das 9.00h às 12.30h Recursos Humanos 1 Elemento do CCAI/Novo Dia 1.3.: Recolha dos excedentes alimentares junto das entidades doadoras

Objetivos Recolher os excedentes alimentares junto das entidades doadoras

Local A definir conforme doador

Calendarização A definir conforme a disponibilidade do doador Recursos Humanos 1 Elemento do CCAI/Novo Dia

Recursos Técnicos 1 Carrinha; 1 Caixa térmica. 1.4.: Embalamento dos excedentes alimentar em marmitas térmicas

Objetivos 1.4.1.: Separar e armazenar os excedentes alimentares Local Casa Abrigo da Associação Novo dia

Calendarização De 2ª feira a 5ª feira das 15.30 às 16.30h Recursos Humanos Equipa técnica do CCAI/Novo Dia

Recursos Técnicos 15 Marmitas de Inox com 2 compartimentos; 1 Lavatório das mãos com pedal;

1 Lavatório da louça com 1 cuba

1 Equipamento de frio com duas divisórias para refrigeração e também com congelação

1 Banca de Inox com gavetas Acessórios de cozinha 2 Baldes do Lixo 1 Máquina de lavar loiça 1.5.: Distribuição dos excedentes nas marmitas térmicas

Objetivos 1.5.1.: Entregar as refeições aos cidadãos previamente sinalizados Local Casa de Acolhimento da Associação Novo dia

Calendarização De 2ª feira a 5ª feira das 15.30 às 16.30h Recursos Humanos Equipa técnica do CCAI/Novo Dia

(3)

A operacionalização do Projeto “Sertã Solidária” rege-se pelo presente Regulamento:

O projeto “Sertã Solidária” visa congregar esforços de diversas entidades da sociedade portuguesa, da esfera pública e privada, com vista a proporcionar aos grupos sociais mais afetados pela crise económica atual, condições mínimas adequadas de acesso à alimentação.

Natureza

O projeto disponibilizará refeições a título gratuito a cidadãos, selecionados pela Cresaçor/Centro Comunitário de Apoio ao Imigrante e Associação do Novo Dia, que se encontram transitoriamente em situação económica e financeira especialmente difícil.

Coordenação do Projeto

1. A Cresaçor/Centro Comunitário de Apoio ao Imigrante fará a coordenação local do projeto, incluindo a sua dinamização, publicitação, apoio logístico global, análise e acompanhamento técnico dos pedidos de apoio, controlo da higiene e segurança alimentar e contatos com as entidades doadoras.

2. A Associação do Novo Dia, enquanto entidade parceira desta iniciativa, tem como particulares competências a cedência do espaço para a instalação do projeto, o encaminhamento dos pedidos de apoio, a higienização do espaço e a recolha, pontual, dos alimentos (após horário de almoço) e das marmitas de distribuição (manhã). 3. A AHRESP – Associação da Hotelaria Restauração e Similares de Portugal, será entidade parceira do projeto e terá como competências a divulgação do projeto “Sertã Solidária” a todos os seus associados, incentivando a adesão e inscrição destes na qualidade de Parceiros, prestando todos os esclarecimentos necessários e fornecendo os seus dados à Cresaçor/Centro Comunitário de Apoio ao Imigrante para posterior contato com estes.

Entidades operacionais envolvidas O Projeto será materializado no terreno sobretudo por entidades:

1. Os estabelecimentos de hotelaria, restauração e similares aderentes que disponibilizarão excedentes de refeições confecionadas a serem entregues aos cidadãos carenciados selecionados.

Estabelecimentos de Hotelaria e Restauração, na qualidade de Doadores

1. Podem aderir ao Projeto “Sertã Solidária” todos os empreendimentos turísticos, estabelecimentos de alojamento local e estabelecimentos de restauração e similares, que confecionem refeições ou qualquer outro produto alimentar já preparado e/ou confecionado que queiram doar (ex.: padarias- pão, charcutarias – fiambre, enchidos).

(4)

2. A adesão do estabelecimento aderente ao Projeto “Sertã Solidária” faz-se através do sitio

www.cresacor.org. Contudo, os estabelecimentos que justifiquem não ter acesso à Internet, e

portanto não possam efetivar a sua inscrição por esta via, deverão preencher a Ficha de Inscrição em papel e enviar via Fax ou Ofício. Esta Ficha deverá ser solicitada à Cresaçor/Centro Comunitário de Apoio ao Imigrante ou à Associação do Novo Dia que depois de a receber, devidamente preenchida, ficará com a responsabilidade de inserir os dados do estabelecimento aderente no sitio online do Projeto.

3. O estabelecimento poderá aderir ao Projeto “Sertã Solidária”, adquirindo a qualidade de Doador, comprometendo-se a fornecer os excedentes das refeições confecionadas, gratuitas, em regime de

Take Away e em boas condições de conservação.

4. Ao proceder à sua adesão, o estabelecimento deverá facultar um conjunto de informações relativas às condições em que as refeições irão ser disponibilizadas, nomeadamente dias da semana, número de refeições a disponibilizar por dia e horário em que as mesmas estão disponíveis. Para validar a sua inscrição, o estabelecimento aderente terá de aceitar os “Termos e Condições” propostos, que não são mais do que as do conteúdo deste regulamento, acrescido da autorização para a cedência dos dados do estabelecimento à entidade organizadora do projeto.

5. Após o preenchimento da Ficha de Inscrição o estabelecimento aderente receberá um e-mail ou fax a validar a sua inscrição e receberá o autocolante identificativo de aderente ao Projeto “Sertã Solidária”. A partir deste momento a Cresaçor/Centro Comunitário de Apoio ao Imigrante passará a ter informação sobre o estabelecimento aderente na sua base de dados e o nome, e respetivos contactos, do estabelecimento surgirão no sítio online do Projeto.

6. O estabelecimento aderente ao projeto “Sertã Solidária” compromete-se então a fornecer o número de refeições diárias que indicou na sua inscrição.

7. Sempre que o estabelecimento aderente alterar alguma informação que consta da sua Ficha de Inscrição, poderá fazê-lo em qualquer momento e sem qualquer prejuízo, desde que com cinco dias úteis de antecedência da data em que pretende que essas alterações sejam consideradas.

Cidadãos com carências alimentares, na qualidade de Beneficiários

1. A identificação e candidatura dos cidadãos com carências alimentares, beneficiários desta iniciativa, é assegurada pela Cresaçor/Centro Comunitário de Apoio ao Imigrante e Associação do Novo Dia. 2. A avaliação dos pedidos de apoio é da responsabilidade da Cresaçor/Centro Comunitário de Apoio ao

Imigrante.

3. O cidadão com carências alimentares deverá deslocar-se às instalações do projeto “Sertã Solidária” e apresentar um documento de identificação (Passaporte, Título de Residência, Bilhete de Identidade e/ou Cartão de Cidadão).

4. O plano de apoio é celebrado por um período máximo de 1 mês a partir, da data da primeira entrega de refeição;

(5)

5. Ao cidadão carenciado de alimentação será entregue uma marmita inox com a respetiva refeição, e é responsabilidade do cidadão entregar esta marmita no dia seguinte à sua recolha até às 11h, sob risco de ser excluído deste plano de apoio.

6. Só será entregue nova refeição aos cidadãos carenciado após a entrega da respetiva marmita vazia e, em boas condições de utilização (não danificadas) e higio-sanitárias (lavada).

7. A partir do momento em que a refeição passa para a posse do cidadão com carências alimentares, a responsabilidade pelas condições de transporte dos alimentos será imediatamente endossada a este.

A recolha das refeições

1. O horário da recolha das refeições junto dos Estabelecimentos de Hotelaria e Restauração é das 14.00h às 15.00h;

2. O horário embalamento dos excedentes alimentares é das 15.00h às 15.30h;

3. O horário da recolha das refeições por parte dos cidadãos carenciados sinalizados é das 15.30h às 16.30h na sede do projeto Sertã Solidária.

Acompanhamento e Avaliação

1. A operacionalização do Projeto “Sertã Solidária” será objeto de acompanhamento regular de forma a evidenciar os seus pontos fortes e a corrigir eventuais aspetos menos conseguidos, com vista a atingir os objetivos de solidariedade social pretendidos.

2. Os resultados do Projeto “Sertã Solidária” serão periodicamente avaliados e objeto de divulgação pública através do sitio www.cresacor.org e de outros meios apropriados de difusão.

3. Consoante os resultados das avaliações periódicas e a adesão dos voluntariados e doadores tentaremos expandir o projeto para além da zona urbana de Ponta Delgada.

Como pode envolver-se?

Torne-se Doador do Projeto Sertã Solidária:

Aceitamos doações dos excedentes alimentares provenientes da restauração, hotelaria e similares.

Ajude-nos a criar um grupo de voluntários que nos permita:

Recolher os excedentes alimentares junto dos nossos doadores; Distribuir as refeições pelos cidadãos sinalizados;

Referências

Documentos relacionados

de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande. Grupos taxonômicos da macro e mesofauna edáfica em área de caatinga. Perfil

Bendito louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo Para sempre seja louvada A Nossa Mãe Maria Santíssima O Minha Mãe, Minha Rainha Tenha de nós compaixão Para nós poder sairmos

A elaboração do planejamento da escola necessita da participação dos diversos atores da comunidade escolar e do compartilhamento de ideias e opiniões. Cada comunidade escolar

Esta dissertação teve como objetivo analisar a formação docente a distância do Projeto Jovem Cientista, parte integrante do Projeto Jovem de Futuro (realizado

São exemplificadas alternativas metodológicas com suas características essenciais, com ênfase na metodologia da problematização com o arco de Maguerez, pelo potencial de levar

Segundo o mesmo autor, a animação sociocultural, na faixa etária dos adultos, apresenta linhas de intervenção que não se esgotam no tempo livre, devendo-se estender,

Para obter o diploma de Mestre, o aluno deve ter uma dissertação, de sua autoria exclusiva, defendida em sessão pública e aprovada por uma Comissão Examinadora

Figura 38 – Acompanhamento diário de peso dos animais tratados com ENSJ39 via oral e intraperitoneal, LE39 e LBR via intraperitoneal para avaliação da toxicidade aguda.. Dados