• Nenhum resultado encontrado

004 redes de telefonia 2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "004 redes de telefonia 2"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

T´ecnico em eletrˆonica 2017/2

Redes de telefonia - 2

Filipe Andrade La-Gatta filipe.lagatta@ifsudestemg.edu.br

(2)

Redes de telefonia Servi¸cos adicionais

Servi¸cos adicionais

CPA’s melhoraram sensivelmente velocidade de comuta¸c˜ao e imunidade a ru´ıdos. Disponibilizaram nova classe de servi¸cos, em que usu´ario faz o controle do servi¸co atrav´es do teclado do pr´oprio telefone.

Alguns dos servi¸cos a seguir tˆem fun¸c˜ao did´atica, devendo ser consultada a operadora sobre a disponibilidade e correta utiliza¸c˜ao, lembrando que operadoras m´oveis e fixas tamb´em podem diferir entre si sobre os servi¸cos:

Chamada em espera / atendimento simultˆaneo: Permite receber uma segunda chamada enquanto a linha est´a ocupada.

◮ “flash 1” (toque r´apido no gancho seguido do d´ıgito “1”): libera a primeira

chamada e atende a segunda.

◮ “flash 2”: ret´em a primeira e atende a segunda chamada. ◮ “flash 2”: novamente retornar´a a primeira chamada.

◮ Ativada digitando *43 no teclado do aparelho e desativada pela sequˆencia

(3)

Redes de telefonia Servi¸cos adicionais

Discagem abreviada: Permite abreviar a discagem, programado pelo pr´oprio usu´ario.

◮ ´E programado pela seqˆencia * 51 * n * n´umero de B #. ◮ “n” ´e o c´odigo abreviado para uso (0, 1, 2, ...9). ◮ Pode ser desativado por # 51 * n #.

◮ O uso se d´a digitando-se n # (c´odigo abreviado seguido de #).

Linha direta (hot line): Permite que o aparelho telefˆonico realize uma chamada para determinado n´umero pr´e-programado assim que for retirado do gancho. ´E programado pela operadora.

Bloqueio de interurbano: Permite ao assinante o bloqueio de chamadas interurbanas. ´E ativado pela sequˆencia * 33 * senha # e desativado por # 33 * senha #, onde a senha ´e programada pela operadora do servi¸co. A programa¸c˜ao pode ser verificada por * # 33 #.

(4)

Redes de telefonia Servi¸cos adicionais

Consulta e conferˆencia: Funciona de forma a permitir que, partindo de uma liga¸c˜ao estendida (em conversa¸c˜ao), o assinante provido da facilidade pode chamar para outro sem desconectar o primeiro (com flash + no

do assinante “c”). Depois de estabelecida a conversa¸c˜ao com “c”, ao se enviar “flash 2” retemos a chamada para o assinante “c” e voltamos a falar com “b”. Com “flash 3” teremos uma conferˆencia a trˆes. Com “flash 1” desconectamos (desligamos) a chamada de “b” e ficamos com “c”. A ativa¸c˜ao deste servi¸co ´e efetuada pela operadora do servi¸co.

Existem v´arias outras facilidades como “n˜ao perturbe”, “transferˆencia em caso de n˜ao responder”, etc, dentre as quais, a t´ıtulo de exemplo, citamos as mais comuns. Obviamente cada facilidade depende da comercializa¸c˜ao da operadora local pois envolve custos adicionais por ocupar mem´oria e processamento da central. Desta forma nem todos os usu´arios poder˜ao ter todas as facilidades pois s˜ao ofertadas em quantidades limitadas. Assim o assinante que desejar alguma facilidade deve consultar a operadora sobre a disponibilidade da mesma e, caso esteja dispon´ıvel, dever´a pagar uma taxa mensal por seu uso.

(5)

Redes de telefonia Sinaliza¸c˜ao

Sinaliza¸c˜

ao

Para estabelecimento de uma liga¸c˜ao o sistema telefˆonico deve: receber do assinante o n´umero completo a ser chamado; estabelecer o caminho para a chamada;

avisar ao assinante destinat´ario que existe uma chamada para ele.

Para estabelecer este sistema, e executar todas estas etapas, h´a necessidade de integra¸c˜ao das centrais.

Para facilitar essa integra¸c˜ao foram criados protocolos de comunica¸c˜ao entre as centrais telefˆonicas, que evolu´ıram junto com estas ´ultimas.

Das sinaliza¸c˜oes entre centrais mais comuns podem ser citadas: “E+M cont´ınua”;

“E+M pulsada”;

(6)

Redes de telefonia Sinaliza¸c˜ao Ac´ustica

Sinaliza¸c˜

ao Ac´

ustica

Transmitida por componentes da central de comuta¸c˜ao aos assinantes sob a forma de sons padronizados.

Finalidade: indicar o estado de opera¸c˜ao do sistema telefˆonico. ´

Unica sinaliza¸c˜ao percept´ıvel pelo assinante.

Tom de discar: sinaliza¸c˜ao enviada pela central ao assinante chamador, indicando que est´a pronta para receber e armazenar os n´umeros discados. Tom de controle de chamada: enviado pela central ao chamador sinalizando que o usu´ario de destino est´a sendo chamado. Ao mesmo tempo ´e enviada a corrente de toque para o assinante chamado.

Tom de ocupado: enviado ao assinante chamador, gerado pela central do chamador. Indicando um dos seguintes eventos:

◮ o assinante chamado est´a ocupado;

◮ h´a congestionamento em algum ponto da rede; ◮ o chamador n˜ao observou as regras de discagem;

◮ o n´umero discado n˜ao est´a acess´ıvel `a categoria do chamador; ◮ o terminal que ret´em a chamada desligou.

(7)

Redes de telefonia Sinaliza¸c˜ao Ac´ustica

Tom de n´umero inacess´ıvel: enviado ao assinante chamador. Principalmente em operadoras de celular este tom ´e substitu´ıdo por mensagem gravada. Indica uma das ocorrˆencias:

◮ o n´umero chamado n˜ao existe;

◮ a linha do assinante chamado est´a com defeito; ◮ o n´umero do assinante mudou.

Tom de aviso de chamada em espera: enviado por uma central aos terminais participantes de conversa¸c˜ao, ou apenas ao terminal chamado com servi¸co “chamada em espera”, indicando recebimento de outra chamada. O assinante chamador em espera recebe tom de controle de chamada enquanto isto. Tom de aviso de programa¸c˜ao: sinal enviado ao terminal chamador, em substitui¸c˜ao ao tom de discar, informando recebimento de tr´afego inibido por programa¸c˜ao.

Corrente de toque: sinaliza¸c˜ao enviada pela central ao assinante chamado. Indica chamada aguardando. Usada para acionar campainha do aparelho, em intervalos iguais aos do tom de controle de chamada (podem n˜ao estar sincronizados).

(8)

Redes de telefonia Sinaliza¸c˜ao entre centrais

Dividida em sinaliza¸c˜ao de linha e de registro.

Sinaliza¸c˜ao de linha: compreende a troca de informa¸c˜oes relacionadas com os est´agios da conex˜ao e supervis˜ao da linha.

ocupa¸c˜ao do juntor; atendimento; desconex˜ao; bloqueio tarifa¸c˜ao; rechamada.

Sinaliza¸c˜ao de registro: se refere `as informa¸c˜oes dos assinantes. identifica¸c˜ao;

tipo (categoria);

(9)

Redes de telefonia Sinaliza¸c˜ao entre centrais

Sinaliza¸c˜ao convencional: cada informa¸c˜ao recebe sinal de confirma¸c˜ao, representa troca de aproximadamente 20 sinais.

Tempo para estabelecer a conex˜ao (de segundos, por chamada) considerado elevado levando em conta uma central telefˆonica que estabelece milhares de chamadas.

Evolu¸c˜ao das centrais digitais levou a novas formas de troca de informa¸c˜oes entre centrais.

A sinaliza¸c˜ao digital supre necessidade de estabelecer chamadas cada vez mais r´apido e de forma mais confi´avel.

Formas digitalizadas: “sinaliza¸c˜ao por canal comum no

7”

Tendˆencia pois suporta telefonia convencional, telefonia m´ovel celular e a comunica¸c˜ao de dados.

(10)

Redes de telefonia Sinaliza¸c˜ao entre centrais

Funcionamento b´asico da sinaliza¸c˜ao por canal comum:

Primeiro sinal enviado para outra central carrega identifica¸c˜ao completa do assinante de destino (“B”), identifica¸c˜ao da origem (assinante “A”) e categoria de “A”.

Uma mensagem de resposta informa recebimento dos d´ıgitos para encaminhamento da chamada, estado do assinante “B” etc.

Esta comunica¸c˜ao por ser digital j´a colabora para acelerar o processo.

Dessa forma assinante percebe imediatamente ap´os terminado o ato da discagem, o tom de supervis˜ao da chamada.

Portanto, para as centrais as linhas s˜ao ocupadas por menos tempo, colaborando para uma maior capacidade de escoamento de tr´afego.

(11)

Redes de telefonia Sinaliza¸c˜ao entre centrais

Obrigado.

Encontrou algum erro ou d´uvida nas transparˆencias? Entre em contato: filipe.lagatta@ifsudestemg.edu.br

Referências

Documentos relacionados

Fita 1 Lado A - O entrevistado faz um resumo sobre o histórico da relação entre sua família e a região na qual está localizada a Fazenda Santo Inácio; diz que a Fazenda

Quando conheci o museu, em 2003, momento em foi reaberto, ele já se encontrava em condições precárias quanto à conservação de documentos, administração e organização do acervo,

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

II - os docentes efetivos, com regime de trabalho de 20 (vinte) horas semanais, terão sua carga horária alocada, preferencialmente, para ministrar aulas, sendo o mínimo de 8 (oito)

Formação técnica: Técnicas de Operador de Câmera; Captação e Edição Áudio; Edição Adobe Premiere e Edição DaVinci Resolve Formação Visual: Direcção de Fotografia; Cultura

3 O presente artigo tem como objetivo expor as melhorias nas praticas e ferramentas de recrutamento e seleção, visando explorar o capital intelectual para