• Nenhum resultado encontrado

Coordenação Científica

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Coordenação Científica"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)
(2)

2

Particularmente importantes serão as necessidades relacionadas com a gestão, o controlo e o planeamento, a análise financeira e a supervisão destas instituições, que decorrem do processo de integração financeira em curso na UE. Está neste caso a responsabilização dos gestores financeiros, dos analistas de carteira, dos contabilistas e dos especialistas em marketing, responsabilidade que deriva do processo de abertura e de transparência da economia portuguesa, com realce para a temática dos direitos dos consumidores, dos obrigacionistas e dos próprios acionistas. o iSEG é uma escola prestigiada com tradições nas áreas financeiras e da gestão de empresas, não só pelas iniciativas que promove, pela investigação que realiza e pelos especialistas que forma, mas também pela organização da formação destinada aos quadros das empresas que utilizam ou trabalham nos bancos, nos seguros e nos fundos.

Assim, dando continuidade às preocupações acima definidas, o idEFE lança o 17º Curso de Pós Graduação em Gestão de Bancos e Seguradoras, destinado a licenciados à procura de uma carreira nas áreas financeiras e quadros que, no âmbito das suas funções, trabalham as matérias visadas, nomeadamente nas vertentes, técnica, financeira, de marketing, de corretagem e da gestão do risco.

Natureza do curso e perfil

da formação

o desenvolvimento dos mercados de produtos e serviços financeiros (bancários, seguros e de fundos de pensões entre outros) é não só uma tendência mundial cujos reflexos se estendem a Portugal, mas igualmente um facto que acompanha as liberalizações do sistema económico no período mais recente. É de esperar que este fenómeno prossiga, não só em resultado do alargamento das zonas de iniciativa privada da economia mas igualmente da desaceleração da intervenção do Estado ao nível dos sistemas de poupança de reforma e de seguros sociais. Em resultado deste processo, os produtos financeiros de bancos, de seguros e de fundos coletivos, e das respetivas empresas gestoras, constituirão, sem dúvida, áreas de oferta de emprego em crescimento, às quais o iSEG pretende responder através da preparação de quadros especializados e de investigadores credenciados.

coordeNação cieNtífica

Prof. doutor Jorge Landeiro de Vaz

(3)

objetivos

• Aprofundamento e extensão da formação complementar dos licenciados nas várias áreas de conhecimento relativas à gestão, à análise financeira, à gestão de carteiras e à supervisão das instituições financeiras, entre outras. • Atualização de conhecimentos dos profissionais que, já estando familiarizados com estas atividades, os desejem aprofundar através de uma formação teórico-prática adequada.

destiNatários

• Quadros médios e superiores com licenciatura e com responsabilidades nas áreas financeiras, de contabilidade, de auditoria, comerciais e administrativas.

• Licenciados que pretendam seguir uma carreira de gestão nos sectores financeiros (banca, seguros ou outra).

acesso ao mestrado em fiNaNças

Aos alunos que concluem a pós-graduação em Gestão de Bancos e Seguradoras, é dada a possibilidade de beneficiar dos créditos acumulados, através do sistema de equivalências, quando se candidatam ao mestrado em Finanças, tendo equivalência automática às unidades curriculares do 1.º ano do mestrado em Finanças da área de especialização em instituições Financeiras.

(4)

Plano

CurriCular

1º semestre

bloco i

bloco ii

SEMINÁRIOS TEMÁTICOS PARTICIPANTES HORAS CRÉDITOS

Gestão de risco e Controlo interno Filipe aleman serrano 15 3 Fiscalidade nas instituições Financeiras tiago Caiado Guerreiro 15 3 Gestão de ativos e Passivos nas instituições Financeiras miguel Coelho 30 6 Gestão Financeira das seguradoras maria de nazaré Barroso 15 3

bloco iv

2º semestre

bloco iii

total

300 60

4

UNIDADE CURRICULAR CORPO DOCENTE HORAS CRÉDITOS

marketing Financeiro José maria de Villa Freitas 15 3 teoria Bancária e Gestão do Crédito Jorge landeiro de Vaz

e Fernando Félix Cardoso 30 6

Gestão de Carteiras João Cantiga esteves 15 3

sistemas de informação nas instituições Financeiras luís manuel Vaz 15 3

UNIDADE CURRICULAR CORPO DOCENTE HORAS CRÉDITOS

Gestão Financeira dos Bancos Jorge landeiro de Vaz 30 6 Gestão de risco e seguros de Vida Filipe aleman serrano 15 3 Gestão de risco e seguros não Vida maria de nazaré Barroso 15 3 serviços Financeiros eletrónicos maria João Gonçalves 15 3

UNIDADE CURRICULAR CORPO DOCENTE HORAS CRÉDITOS

Gestão estratégica nas instituições Financeiras Vítor da Conceição Gonçalves 30 6 Gestão da Qualidade nos serviços Financeiros José miguel soares 15 3 Produtos e mercados de Derivados João Duque e João da silva Ferreira 15 3 Planos de reforma e Fundos de Pensões Pedro Corte real 15 3

(5)

ConteÚDos

ProGramÁtiCos

bloco i

MArkEtinG FinAnCEiro

José Maria de Villa Freitas

Marketing: Questões Fundamentais: Marketing: Princípios, Métodos e técnicas; Marketing: domínios e dimensões; Marketing Estratégico e Marketing operacional:

Abordagem integrada. Marketing de Serviços Financeiros / Marketing de Serviços. o Marketing Estratégico: da formulação à implementação em Serviços Financeiros. o Marketing operacional de Serviços Financeiros: a visão integrada do Marketing-Mix: A gestão da oferta; A gestão de produtos e serviços; A gestão de preços e condições; A gestão de Canais; A gestão de Canais de distribuição; A gestão de Canais de Comunicação; o sistema de organização do marketing nas organizações Financeiras e as relações de sinergia com outras áreas funcionais;

tEoriA BAnCáriA E GEStão

do CrÉdito

Jorge Landeiro de Vaz e Fernando Félix Cardoso

A Empresa Bancária. Avanços teóricos: A Empresa Bancária na Economia Financeira; A Empresa Bancária como depositário e Processador de Serviços Financeiros – Função de transação; A Empresa Bancária como Carteira ou Balanço; A Empresa Bancária como Processador de informação – Economias de informação; A Empresa Bancária como Empresa Sujeita a regulação e Supervisão. Gestão do Crédito Bancário: o Crédito Bancário –

Conceitos, Princípios e tipologias; Crédito a Particulares; Crédito a Empresas (Créditos de Curto Prazo; Créditos de Médio e Longo Prazo); operações Especiais (operações de “Project Finance”; operações de “Leasing”; operações de “Factoring”). operações Extrapatrimoniais. Política de Crédito – Qualidade do Crédito.

GEStão dE CArtEirAS

João Cantiga Esteves

A decisão de investimento. A racionalidade inerente ao Funcionamento dos Mercados de Capitais. o Sistema Financeiro Português. o Conjunto de oportunidades de investimento em Ambiente de risco. A Construção de Carteiras Eficientes. técnicas de Cálculo da Fronteira de Eficiência. o Modelo de Índice Único. o Modelo de Mercado. Modelos Multi-Índice. teoria da Utilidade. outros Modelos de Seleção de Carteiras. o CA PM na sua Versão Base. A APt. introdução à Avaliação de derivados. Eficiência dos Mercados Financeiros. taxa de Juro e Avaliação de obrigações. Avaliação do desempenho.

SiStEMAS dE inForMAção

nAS inStitUiçõES FinAnCEirAS

Luís Manuel Vaz

Política de Sistemas de informação: Modelos de governo; Gestão de informação. Estratégia de Sistemas de informação. Ferramentas de Gestão dos Sistemas de informação. Sistema de informação e reengenharia de Processos nos Serviços Financeiros. Serviços Financeiros Eletrónicos. tecnologias de informação: Arquiteturas tecnológicas comuns aos Serviços Financeiros.

(6)

ConteÚDos ProGramÁtiCos (Cont.)

1º semestre

bloco ii

GEStão FinAnCEirA doS BAnCoS

Jorge Landeiro de Vaz

A Contabilidade Bancária e a regulamentação Prudencial: o Plano de Contas do Sistema Bancário; A normalização Contabilística na Atividade Bancária; Análise das Classes de Contas; o Balanço e a demonstração de resultados; A Consolidação de Contas; A regulamentação Prudencial. A Perfomance e os Custos da Empresa Bancária; A Cadeia de Valor da Empresa Bancária; A relação risco- resultados na Empresa Bancária; Análise da rentabilidade Bancária- Modelo r.o.E.; Análise da Performance-Modelo Camel; Métodos de Custeio e Gestão de Custos. os Grupos Financeiros.

GEStão dE riSCo E SEGUroS dE VidA

Filipe Aleman Serrano

Mercado Segurador Vida. Perspetiva Europeia e nacional. Enquadramento Legal dos Seguros de Vida. Principais riscos Cobertos pelos Seguros de Vida. A Subscrição do Seguro de Vida. Seguros de Vida tradicionais e novas Modalidades. Cálculo de Prémios de Seguros de Vida. Métodos de Cálculo de Provisões Matemáticas. operações sobre Apólices. Participação nos resultados (Processos de Cálculo; Concessão). Seguros de Vida Vocacionados para Bancassurance. Análise de rentabilidade de Seguros Vida (Profit testing; Embedded Value tradicional,

European Embedded Value e o Market Consistent Embedded Value). Sistema de Solvência ii. Avaliação Atuarial de Passivos Vida, no âmbito das iAS.

GEStão dE riSCo E SEGUroS

não VidA

Maria de nazaré Barroso

Gestão de riscos e Princípios tarifários: Gestão de riscos; Princípios tarifários. Provisões, Solvência e resseguro: Caracterização das Provisões; Alternativas de trabalho; introdução aos Métodos para Estimação das Provisões; A inflação e o desconto das Provisões; Solvência e resseguro. Economia e Seguros: Elasticidade da Atividade Seguradora; impacto de Médio e Longo Prazo da Economia nos Seguros. Estratégia, Marketing e Gestão: Seguros e Consumidores; Estratégia na Atividade Seguradora.

SErViçoS FinAnCEiroS

ELEtróniCoS

Maria João Gonçalves

o e-business na atividade bancária. distribuição bancária. Estratégia multicanal e articulação entre canais. Serviços de internet banking. Banca móvel e pagamentos móveis. investimentos em novas tecnologias. Serviços eletrónicos na estratégia CrM.

(7)

bloco iii

GEStão EStrAtÉGiCA nAS

inStitUiçõES FinAnCEirAS

Vítor da Conceição Gonçalves

Gestão Estratégica: conceitos e aplicabilidade. Planeamento estratégico. decisões estratégicas e sua fundamentação. A execução da estratégia. A estratégia nas instituições financeiras.

GEStão dA QUALidAdE noS

SErViçoS FinAnCEiroS

José Miguel Soares

Conceitos fundamentais de Qualidade. Barreiras à adoção da Qualidade. Qualidade Global e Modelos internacionais de Qualidade. Qualidade nos serviços financeiros: A sociedade de serviços; Características e classificação dos serviços. Métodos, técnicas e ferramentas da qualidade nos serviços financeiros: As 7 ferramentas básicas (B7); As 7 novas ferramentas (n7); Análise Modal de Falhas e seus efeitos (FMEA); desdobramento da Função Qualidade (QFd); Controlo Estatístico do Processo (SPC); SErVQUA L.

ProdUtoS E MErCAdoS dE

dEriVAdoS

João duque e João da Silva Ferreira

opções: introdução aos Mercados de opções; Propriedades das opções sobre Ações; Estratégias Estáticas de

negociação; Métodos e Modelos de Avaliação de opções; opções sobre Índices, Futuros, taxas de Câmbio e taxas de Juro. Contratos Forward e a Futuro: Características dos Mercados Forward e a Futuro; determinantes dos Preços Forward e a Futuro; Estratégias de Cobertura com Contratos a Futuro e Forward. Swaps: Princípios de Avaliação.

PLAnoS dE rEForMA E FUndoS dE

PEnSõES

Pedro Corte real

Aspetos Gerais da Problemática da Poupança e da reforma. Apresentação do Modelo de Ciclo de Vida. Principais Sistemas de Segurança Social. instrumentos de reforma. Motivações: Planos de Pensões individuais e Coletivos. tipos de Planos de Pensões. Vantagens e desvantagens dos Vários tipos de Planos. Benefícios e Conceitos inerentes aos Planos de Pensões. Custos de Planos de Pensões e Métodos de Financiamento. Standards Contabilísticos (dC 19). Simulação da Evolução de um Fundo de Pensões. Solvência de um Plano de Pensões. Gestão Financeira de um Plano de Pensões. Casos Práticos.

2º semestre

(8)

8

bloco iv

GEStão dE riSCo E ControLo

intErno

Filipe Aleman Serrano

Sistemas de Gestão de risco e de Controlo interno. o Processo de Controlo de risco. drivers e indicadores de risco. Sistemas de Gestão de risco. Capital Económico e regulatório. Modelos de Avaliação de risco. Gestão do risco e Criação de Valor.

FiSCALidAdE nAS inStitUiçõES

FinAnCEirAS

tiago Caiado Guerreiro

Gestão fiscal e atividade financeira. tributação das empresas bancárias. tributação das empresas seguradoras. impacto fiscal da internacionalização das empresas bancárias e seguradoras. regime fiscal de produtos financeiros: Produtos bancários; Produtos de seguros;

GEStão dE AtiVoS E PASSiVoS

nAS inStitUiçõES FinAnCEirAS

Miguel Coelho

o risco na Atividade Bancária. os riscos de Carteira. Gestão de Ativos e Passivos. Gestão da Liquidez. Gestão do risco de taxa de Juro. riscos Contingenciais. Modelos de Value at risk.

GEStão FinAnCEirA dAS

SEGUrAdorAS

Maria de nazaré Barroso

A atividade seguradora em Portugal e a adesão à União Europeia. Principais diretivas comunitárias sobre seguros e seu impacto na legislação portuguesa. A supervisão da atividade seguradora: Acesso à atividade (capitais, programa de atividades. etc.); Garantias financeiras. Contabilidade de seguros: Plano de Contas; Provisões técnicas; Balanço; Contas técnicas e Conta não técnica; Anexo às Contas; Grupos de seguros e conglomerados financeiros. Análise económica e financeira de empresas de seguros. A distribuição de seguros. Asset Liability Management. Fiscalidade dos produtos de seguros de vida. Atividade seguradora: que futuro?

2º semestre

(9)

fernando félix cardoso

Consultor de Empresas.

doutorando em Finanças pela Univ. de Lyon. Mestre em Ciências Empresariais pelo iSCtE. Licenciado em Economia e Gestão pela Univ. de Évora.

filipe aleman serrano

diretor da Companhia de Seguros Fidelidade.

Mestre em Gestão/MBA com especialização em Finanças. Licenciado em Matemática Aplicada.

joão cantiga esteves

Assistente Convidado do iSEG. Mestre em Gestão.

Licenciado em Economia.

joão da silva ferreira

Professor Catedrático Jubilado do iSEG. doutor em Gestão.

joão duque

Presidente do iSEG.

Professor Catedrático do iSEG. Consultor em Finanças. doutor em Gestão.

jorge landeiro vaz

Professor Associado do iSEG.

doutor Europeu em Ciências Económicas e Empresariais. Mestre em Gestão.

josé maria de villa freitas

Marketing Manager na Fidelidade Mundial, império Bonança.

Licenciado em Business Administration pela Universidade Católica Portuguesa.

josé miguel soares

Professor Auxiliar do iSEG.

doutor em Gestão pela Univ. de kent, reino Unido. Mestre em Gestão e MBA-Gestão Estratégica e Planeamento pelo iSEG.

luís manuel vaz

diretor de Sistemas de informação da AXA Portugal Seguros.

Mestre em Gestão dos Sistemas de informação.

maria de Nazaré barroso

Professora Auxiliar do iSEG.

doutora em Administração de Empresas.

maria joão Gonçalves

Coordenadora de “Planeamento de Canais” na Caixa Geral de depósitos.

MBA pela UnL.

Licenciada em Economia pela UnL.

miguel coelho

Vice-Presidente do instituto da Segurança Social. Professor Auxiliar da Universidade Lusíada e docente no idEFE/iSEG.

pedro corte real

Professor Auxiliar na Universidade nova de Lisboa. doutor em Estatística.

tiago caiado Guerreiro

Sócio responsável pelo departamento de Fiscalidade da Caiado Guerreiro & Associados.

Membro de várias associações de fiscalidade internacional.

Autor do livro “o novo regime Fiscal das SGPS” e de variados trabalhos em revistas da especialidade.

vítor da conceiçao Gonçalves

Professor Catedrático do iSEG. doutor em Gestão.

(10)

inFormações

Gerais

i

ProPinas

as propinas do curso, no total de

5.000€

, repartem-se da seguinte forma:

Matrícula

(a pagar até uma semana após a aceitação no curso)

500€

1ª ProPina

(a pagar até 1 de Setembro )

1.125€

2ª ProPina

(a pagar até 1 de novembro )

1.125€

3ª ProPina

(a pagar até 1 de Janeiro )

1.125€

4ª ProPina

(a pagar até 1 de Março )

1.125€

Desconto De Pronto PagaMento:

10% sobre o valor total das propinas (o valor da matrícula não está abrangido pelo desconto). os descontos não são acumuláveis.

Pré-inscrição eM: www.idefe.pt

inForMaçÕes

Secretaria do idEFE

telefone: 213 925 888/9; 213 958 274 Fax: 213 958 275

idefe@iseg.utl.pt

iSEG/idEFE - rua do Quelhas, 6, 4ºPiso 1200-781 Lisboa

www.idefe.pt

10

organiZação geral Do curso e DiPloMa

o curso de Pós-Graduação em Gestão de Bancos e Seguradoras reparte-se por dois semestres letivos e cada um destes em dois blocos, totalizando cerca de 300 horas de contacto.

A avaliação de conhecimentos será feita através de uma prova escrita, com duas épocas de exame. outros elementos de avaliação complementares, como trabalhos, são considerados.

A nota mínima para obtenção do diploma do iSEG/UtL é de dez valores.

conDiçÕes De canDiDatura

Habilitação de acesso correspondente ao grau de licenciatura (1º ciclo) ou equivalente. Podem ainda ser admitidos à inscrição no curso não licenciados mas detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização do curso pelo conselho científico, mediante parecer da respetiva comissão de coordenação científica.

calenDÁrio

o Curso terá início em finais de Setembro .

(11)

Referências

Documentos relacionados

12.2 O Monitor Bolsista entregará no NAES do Campus, mensalmente, a comprovação de frequência nas atividades referentes ao Plano de Monitoria, devidamente assinada por

Mitigação Implicação a decisão de endereçar o risco, seja por via da redução da probabilidade de ocorrência seja pela redução do impacto, caso o risco se materialize.. Gestão

Fazemos com que a régua de plástico fique carregada com cargas elétricas e o pedaço de lã fique carregado com cargas elétricas contrárias às da régua, pois há transferência

A área de risco também realiza um Comitê de Risco com o Administrador dos Fundos mensalmente para monitoramento dos níveis de retorno e riscos dos fundos administrados e outro

O gerenciamento deste risco pela BUTIÁ INVESTIMENTOS, pode considerar: (i) acompanhamento de mercado; (ii) análise de indicadores das empresas investidas / emissores; (iii)

APROVAÇÃO:Manuel António Mota (CEO Mota-Engil África) Este documento pertence exclusivamente à MOTA-ENGIL AFRICA, e não deve ser usado, reproduzido, alterado ou transmitido

Os controles e processos da Gauss Capital são capazes de: (i) fazer o cadastramento dos diferentes ativos que podem ser negociados pelos veículos, possibilitando armazenar

A Área de Compliance e Risco atua de forma independente à equipe de gestão de carteiras e tem como atribuição atuar de forma preventiva e constante para alertar, informar e