• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: A VISÃO DO PACIENTE SOBRE O ATENDIMENTO MÉDICO IDEAL TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE ÁREA:

SUBÁREA: MEDICINA SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): PEDRO PEREIRA DA SILVA JUNIOR, FERDINANDO LIMA DE MENEZES, LUIS FELIPE COUTO NOVAES, PAULO SÉRGIO CHAIB

AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): JOSÉ OTÁVIO ALQUEZAR GOZZANO ORIENTADOR(ES):

(2)

1. Resumo:

A medicina centrada no paciente é denominada por alguns autores como um novo método clínico prático. Além do suporte técnico-diagnóstico, é necessário ter sensibilidade para conhecer a realidade do paciente, ouvir suas queixas e encontrar, juntamente com ele, estratégias que facilitem sua adaptação ao estilo de vida exigido pelo envelhecimento, doença ou decrepitude. A avaliação da qualidade dos serviços de saúde é uma preocupação antiga. Por meio de um questionário com 11 questões, englobando temas como indagações a respeito da relação médico-paciente, qualidade do atendimento, estrutura oferecida, relacionamento entre os profissionais que os assistem, conhecimentos técnicos, habilidades manuais e clínicas e segurança do tratamento, avaliamos diretamente a opinião dos pacientes inseridos no contexto do CHS (Complexo Hospitalar de Sorocaba). O teste de Qui-quadrado (χ2) foi usado para comparação entre as variáveis categóricas, com grau de significância estabelecido para p≤0,05. As respostas de caráter descritivo foram apresentadas segundo a maior prevalência em que apareciam nos questionários. Foram avaliados 72 pacientes, sendo 30 do sexo masculino e 42 do sexo feminino. O perfil sociodemográfico encontrado na população estudada possui variação de 19 e 87 anos, com média de idade de 53 anos. A ‘demora no atendimento’ foi referida por 18 pacientes (25%); a ‘dificuldade em realizar exames complementares’ foi composta por 13 (18%); 10 (13,8%) descreveram como fato a ser melhorado o ‘transporte dos pacientes para os centros de atendimento’; ‘falta de estrutura nos hospitais’ foi respondida por 8 (11,1%) e a ‘dificuldade em encontrar especialistas’ por 6 (8,3%). A excelência do complexo hospitalar, segundo as respostas colhidas, permeia as instalações, o pronto atendimento, interação pessoal, recursos técnicos e segurança no tratamento proposto. Pudemos inferir que muitas das atitudes clinico-semiológicas são as que mais influenciam na percepção do paciente sobre o serviço prestado, portanto, a relação medico-paciente não deve ser deixada de lado.

Palavras-chaves: Avaliação; Atendimento médico; Paciente; CHS.

(3)

2. Introdução

O ensino médico é um tema delicado, de equilíbrio entre foco no conhecimento científico, raciocínio clínico, desenvolvimento de habilidades práticas, formação do caráter e profissionalismo1-6. Os cursos médicos, desenvolvidos pelas universidades em geral, focam na intervenção médica, além de atualização em relação a novas técnicas e melhoria das equipes profissionais7.

O resultado é a formação de um estudante que, nos semestres finais do curso, tem conhecimentos sobre as diferentes áreas biomédicas, mas apresenta deficiências no relacionamento com o ser humano que tem à sua frente. No entanto, a eficácia de sua abordagem depende, também, desse fator8.

Nas relações interpessoais, inerentes ao exercício profissional, é a qualidade do encontro que determina sua eficiência. Reconhecidamente, a empatia, entendida como a troca de sensibilidade entre médico e paciente, é essencial neste encontro. Assim, na formação e na identificação do bom profissional médico, a relação médico-paciente é sempre referida como fundamental na promoção da qualidade do atendimento9-12.

Muito se discute, atualmente, sobre a humanização da medicina, e uma das metodologias propostas para alcançá-la é a medicina centrada no paciente, denominada por alguns autores como um novo método clínico13. A medicina centrada no paciente ou no cuidado é um tema muito amplo e com implicações diferentes no âmbito da saúde pública14, 15 ou de atenção médica individual. Comporta ainda definições diferentes quando se utiliza a oposição entre ‘centrada no médico versus paciente’ ou ‘centrada no paciente versus doença’. Quando se opõe a atitude centrada no médico à atitude centrada no paciente, o ponto em discussão é o poder do médico versus a autonomia do paciente. Quando a oposição é entre doença e doente, a medicina centrada no paciente é mais abrangente, busca entender as necessidades e desejos do paciente e não se restringe à doença16.

A discordância entre médico e paciente na visão da doença, do processo de adoecer e nos objetivos a atingir com o tratamento repercute negativamente nos

(4)

resultados obtidos17. Portanto, o comportamento deste profissional médico deve incorporar cuidados com o sofrimento do paciente. Além do suporte técnico-diagnóstico, é necessário ter sensibilidade para conhecer a realidade do paciente, ouvir suas queixas e encontrar, junto com ele, estratégias que facilitem sua adaptação ao estilo de vida exigido pelo envelhecimento, doença ou decrepitude.

Um estudo americano apontou que 54% dos distúrbios percebidos pelos pacientes não eram considerados pelos médicos durante as consultas, bem como 50% dos problemas psiquiátricos e psicossociais18. Em 50% das consultas19, médicos e pacientes não concordavam sobre a natureza do problema principal20. Após 15 segundos de explicação dos seus problemas, 65% dos pacientes eram interrompidos por seus médicos21.

A maioria dos autores situa os objetivos da avaliação dentro do âmbito técnico e racionalizado, ou seja, o de criar normas ou procedimentos, modificar políticas e estabelecer prioridades, visando aumentar a efetividade e a eficácia da atenção. Tal atitude possibilitaria a mais adequada alocação de recursos, segundo critérios técnicos 25.

Nossa pesquisa tem por objetivo avaliar a opinião dos pacientes sobre o atendimento prestado, a fim de avaliar os pontos negativos e positivos do atendimento realizado com pacientes do Complexo Hospitalar de Sorocaba (CHS). Com tal resultado, poderemos definir os pontos a serem melhorados na atenção aos pacientes.

3. Objetivos

Nosso objetivo é avaliar a visão do paciente sobre o atendimento ideal, delimitando quais os critérios que eles acreditam ser essenciais para um atendimento de excelência e máxima eficácia. Ao apontar quais os pontos que poderão ser melhorados segundo a visão dos principais interessados, os pacientes, e compará-los com a nota em que eles avaliam o atendimento atual, poderemos captar o que precisa ser melhorado para um atendimento mais próximo aos anseios dos pacientes, de uma forma geral.

(5)

4. Materiais e Métodos

Neste projeto, foi realizado um estudo transversal, que analisou uma amostra de 72 indivíduos26. Foram inclusos na pesquisa pacientes internados no Conjunto Hospitalar de Sorocaba e que estejam aptos física e psicologicamente a responder os questionários. A abordagem aos pacientes foi realizada nas dependências do Hospital Regional de Sorocaba e Hospital Leonor Mendes de Barros, conforme autorização concedida pela entidade e aceitação do termo de consentimento livre e esclarecido pelos entrevistados. Nosso critério de inclusão também se findou nos pacientes que possuíam prontuários ativos nos sistemas das entidades de saúde.

· Preparo: O pesquisador foi instruído pelo orientador quanto à realização das entrevistas, que consistiu em um preparo para aplicar os questionários, a postura necessária para uma coleta de dados precisa e ética e os procedimentos para a análise dos dados.

· Materiais: Utilizamos nesta pesquisa um questionário com itens epidemiológicos abordando sexo, idade, estado civil, município de origem, residência atual, renda familiar estimada, motivo e local da internação.

A segunda parte do questionário conta com 11 questões, com respostas pré-determinadas que variam de: ‘muito importante’, ‘importante’, ‘não é importante’ e ‘não sei’. As perguntas englobam temas como quais seriam as concepções dos entrevistados sobre o atendimento prestado. Entre as interrogações deste módulo, estavam presentes indagações a respeito da relação médico- paciente, qualidade do atendimento, estrutura oferecida, relacionamento entre os profissionais que os assistem, conhecimentos técnicos, habilidades manuais e clínicas, segurança do tratamento, etc.

Os resultados foram analisados com auxílio do software Statistical Package for Social Sciences - SPSS for Windows, versão 9.0. As anotações sobre comentários e avaliações subjetivas foram agrupadas por tema (dados socioeconômicos, dados sobre a internação e dados sobre a relação médico-paciente), para fins de análise, discussão de seus conteúdos e comparação aos resultados quantitativos. O teste de Qui-quadrado (χ2) foi usado para comparação entre as variáveis categóricas, com

(6)

grau de significância estabelecido para p≤0,05. As respostas de caráter descritivo foram descritas segundo a maior prevalência em que apareciam nos questionários.

Sendo assim, esta pesquisa possui dados suficientes e referentes aos objetivos pelo qual este trabalho foi comprometido. Após o devido tabelamento dos dados colhidos, houve base sólida para se desenhar uma conclusão condizente com a percepção dos pacientes sobre o atendimento ideal.

5. Resultados e Discussão:

Foram avaliados 72 pacientes, sendo 30 do sexo masculino e 42 do sexo feminino. O perfil sociodemográfico encontrado na população estudada varia entre 19 e 87 anos com média de idade de 53 anos. Em relação à cor, autodeclararam-se brancos 33 (45,8%) pacientes; 25 (34,7%) se autodeclararam pardos e 14 (19,4%) negros. Quanto ao estado civil, este estudo mostrou que 42 (58,3%) são casados, 22 (30,5%) solteiros e 8 (11,1%) assumiram ser viúvos. A média de filhos relatada neste trabalho foi de 3,4 filhos por paciente. Quanto à escolaridade, 18 (25%) completaram o ensino fundamental, 32 (44,4%) o ensino médio, 13 (18%) o superior incompleto e 9 (12,5%) o ensino superior. Em relação à exerção de alguma atividade remunerada, 36 (50%) responderam positivamente, 15 (20,8%) eram aposentados e 21 (29,1%) afirmaram estar desempregados. A renda mensal foi mensurada em salários mínimos mensais. Obtivemos 46 (63,8%) que recebiam menos que quatro salários, 26 (36,1%) tinham uma renda mensal de 4 a 10 salários e nenhum acumulava mais que 10 salários mínimos ao mês.

Entre as questões que faziam parte do questionário em que se avaliava o que era importante ao paciente para ter um atendimento médico ideal, 10 questionamentos compunham essa etapa. As respostavas variam de muito importante, importante, não é importante e não sei. Para a correta análise dos dados transformamos cada resposta em um numero, para que pudéssemos quantificar o valor dessas questões, variando de 4 (muito importante), 3 (importante), 2 (não é importante) e 1 (não sei).

Analisamos, então, os dados como uma escala Likert em que escores mais altos indicam um valor preditivo mais importante e, para os que responderam não sei (valor 1) consideramos indicativos de dúvidas, e não foram levados em consideração,

(7)

já que seu valor como resposta é muito vago.

Formulamos a tabela 1 com as questões presentes no questionário que visavam compreender o que era importante aos pacientes no atendimento médico ideal. Realizamos o cálculo descrito acima, retirando do total de pontuação as respostas “não é importante” e “não sei”, presentes na tabela 2, pois elas indicavam que o item descrito não era relevante ou uma dúvida segundo a importância do mesmo.

Tabela 1. Relação do número de resposta para cada questão Muito importante Importante Não é importante Não sei % 1. Um médico que me explique detalhadamente todos os motivos para fazer cada exame. 51 19 2 0 100 2. Um médico que me trata de forma amistosa. 38 27 4 3 100 3. Um médico que se importe com tudo aquilo que eu falo. 47 24 1 0 100 4. Ter total confiança no tratamento oferecido. 56 16 0 0 100 5. Um médico que me explique de forma clara meu diagnóstico e o tratamento. 60 10 1 1 100 6. Um hospital com toda a estrutura 58 12 1 1 100

(8)

necessária para o meu atendimento, sem a necessidade de ser encaminhado para outros hospitais.

7. Ter certeza de que diagnóstico que meu médico fez está correto.

47 23 0 2 100

8. Um médico que me examina

completamente e

prescreve meu tratamento com muita atenção.

63 9 0 0 100

9.Ter conhecimento da formação acadêmica e especializações que meu médico possui.

28 22 14 8 100

10. Existência de uma equipe multidisciplinar (médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas) para o meu tratamento. 35 22 13 2 100 TOTAL 100

Tabela 1. Dados coletados sobre a segunda parte do questionário, referentes aos pontos mais importantes sobre o atendimento medico segundo a visão dos pacientes. P>0,05

(9)

Tabela 2. Pontuação dos itens avaliados no questionários 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Muito importante 204 136 188 224 240 232 188 252 112 140 Importante 57 81 72 48 30 36 69 27 66 66 Não é importante 4 8 2 0 2 2 0 0 8 21 Não sei 0 3 0 0 1 1 2 0 8 2 Total 257 206 258 272 267 266 255 279 142 183

Tabela 2. Pontuação das questões, numeradas segunda a tabela 1, com cálculo em que: Muito importante (4 pontos), Importante (3 pontos), Não é Importante (2 pontos), Não sei (1 ponto) e descontando as pontuações de Não é importante e Não sei do total de cada questão. P<0,05

Ainda sobre os questionários, uma questão compreendia-se em uma nota dada pelos pacientes sobre o atendimento recebido no momento da entrevista comparando-o com o atendimento ideal em suas concepções. As notas variaram de 0 a 10, sendo que 0 representava o pior atendimento possível, 5 um atendimento regular e 10 o melhor atendimento. Os resultados encontram-se na tabela 3. A média total das notas dadas (42) foi de 6,8. Como complemento a essa questão, havia um Tabela 3. Notas dos pacientes ao atendimento atual

Nota recebida 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Total

Número de pacientes que assinalaram esse numero

2 1 4 3 1 6 3 9 6 7 42

(10)

campo para que os clientes descrevessem o motivo da nota. 32 respostas diferentes foram descritas. Dividimos as respostas que tinham o mesmo valor de significância, que compreendiam os intervalos entre 0 e 5 e entre 6 e 10. Encontramos entre as notas 0 a 5, a ‘falta de estrutura’ respondida por 3 pacientes e a ‘falta de comunicação com os médicos’ por 6. No intervalo de 6 a 10, a necessidade de um ‘melhor transporte’ foi apresentada por 7 pacientes e a ‘melhoria na estrutura hospitalar’ por 8. Uma resposta muito prevalente entre as analisadas foi a ‘demora em realizar os exames complementares’.

A última questão, de caráter descritivo, objetivava compreender o que poderia ser melhorado no atendimento atual, para se aproximar ao ideal. As respostas obtidas foram variadas, contudo, cinco temas foram os mais abordados pela maioria do paciente. Embora com diferentes discrições, o significado das respostas era o mesmo, dentro de cada tema, e apresentamo-las a seguir: A demora no atendimento’ foi referido por 18 pacientes (25%), a ‘dificuldade em realizar exames complementares’ por 13 (18%), 10 (13,8%) disseram como fato a ser melhorado o ‘transporte dos pacientes para os centros de atendimento’, a ‘falta de estrutura nos hospitais’ foi respondida por 8 (11,1%) e a ‘dificuldade em encontrar especialistas’ por 6 (8,3%).

Um fato curioso observado com o presente estudo envolve as questões 9 e 10 da tabela 1. Apesar de a grande maioria ter respondido positivamente frente à necessidade de ter conhecimento da formação médica e especialização que o seu médico possui ou sobre a equipe multidisciplinar que o atende, uma parcela significativa respondeu que ‘não é importante’. Ou seja, estariam menos preocupados com tais questões e mais preocupados com a forma que o médico de fato os atende, a resolução e cura de sua doença. Seja ela viabilizada por um médico capacitado, um médico recém-formado, pela atividade fisioterápica, pela prescrição de uma nutricionista, pelo apoio da equipe de enfermagem e etc.

Outro fato a ser destacado é a veracidade das respostas obtidas com a nota dada pelos pacientes ao seu atendimento atual. Inferimos que apesar de a maior parte responder com notas positivas, acima de 5, parte dessas notas podem ter sido influenciadas pelas próprias condições atuais e prognóstico dos pacientes questionados.

(11)

A avaliação da qualidade dos serviços de saúde é uma preocupação antiga. Atualmente verifica-se uma vigorosa retomada do tema. Relatos demonstram que desde o século passado avaliam-se serviços de modo mais ou menos sistemático 22. Nas últimas décadas, a maior parte da literatura sobre o assunto tem se concentrado em medições clínicas. A maioria destes trabalhos provém de países desenvolvidos23.

Diversos enfoques têm sido dados à avaliação, refletindo as diferentes concepções sobre a qualidade da atenção à saúde. Atualmente reconhece-se essa diversidade conceitual como decorrente das diferentes posições que os atores ocupam no sistema de atenção à saúde, sejam eles os profissionais, as organizações de assistência, os compradores de serviços, os usuários, entre outros24.

Embora nossa pesquisa não tenha um valor estatístico relevante, nossos resultados podem inquerir sobre diversos pontos apontados pelos pacientes como importantes para um atendimento medico ideal. É necessário também atentar para o fato de que já foi comprovada uma tendência por parte dos usuários de classes sociais menos favorecidas de avaliar positivamente os serviços que lhe são prestados.

Os indicadores de qualidade da atenção ali prestada são, de forma geral, bastante satisfatórios, sendo a falta de vinculação entre medico e paciente e a lógica fragmentada de sua organização os principais problemas apontados. As soluções anteriormente propostas para enfrentá-los são relativamente simples, não requerem o investimento de verbas e certamente produzirão melhoria na qualidade da assistência.

Ao se colocar os usuários dos serviços públicos em posição central, resgata-se o caráter público destes. A construção de novas lógicas na sua organização deverá buscar formas mais humanizadas de compreender e atender às necessidades dos que os buscam, resgatando-se também a sua cidadania.

A partir desta pesquisa consideramos necessário fazer algumas modificações nos futuros trabalhos, quanto ao instrumental de avaliação e aos locais de aplicação, baseados na revisão bibliográfica realizada. À priori, destacaríamos que a diferença entre a realidade de outros países e o padrão socioeconômico e cultural da população

(12)

que frequenta os nossos serviços públicos exige uma adaptação/transformação dos instrumentais usados naqueles países. Esta modificação abrangeria não só a linguagem e a utilização de conceitos inexistentes em nossa cultura, mas traria uma atenção maior à investigação dos custos, financiamento e dados ambientais.

À posteriori, podemos destacar que, apesar de resultados positivos obtidos com o presente estudo, é sabido que muito há de se realizar para que o atendimento médico torne-se ideal, segundo os pacientes. Por mais que tenhamos captado as maiores preocupações dos pacientes em relação ao atendimento recebido, podemos inferir que a forma como esses foram avaliados, talvez, implique em algum grau de omissão de informação.

6. Conclusão

Para a boa qualidade do atendimento aos pacientes é preciso voltar à atenção não só as competências técnicas, mas também aos anseios e preocupações desses cidadãos. A qualidade do atendimento está ligada, segundo os próprios, ao tipo de interação e vínculo que se estabelece entre os profissionais de saúde e os pacientes. Preocupações frequentemente vistas entre os médicos, como sua formação, não são de maneira tão importante aos pacientes. A excelência do complexo hospitalar, segundo as respostas colhidas, permeiam as instalações, o pronto atendimento, interação pessoal, recursos técnicos e segurança no tratamento proposto. Pudemos inferir que muitas das atitudes clinico-semiológicas são as que mais influenciam na percepção do paciente sobre o serviço prestado, portanto, a relação medico-paciente não deve ser deixada de lado.

Além disso, o apoio dado por toda equipe multidisciplinar também influencia na visão do paciente quanto ao atendimento médico ideal. Ou seja, esse nunca acontece de forma isolada.

Propomos aqui que é necessário investir na qualidade do atendimento medico, a partir do conhecimento das expectativas e desejos do paciente. Deve haver um maior empenho em se conhecer todas as expectativas de seus clientes de maneira a prestar um serviço que supere tais expectativas, sejam essas pelo medo da demora na realização do atendimento, da dificuldade em realizar exames complementares ou mesmo pelo anseio em estabelecer um bom vínculo com o médico que os atende.

(13)

7. Referências Bibliográficas

1. Branch WT, Kern D, Haidet P, Weissmann P, Gracey CF, Mitchell G et al. Teaching the human dimensions of care in clinical settings. JAMA. 2001;286:1067-1074.

2. Cooke M, Irby DM, Sullivan W, Ludmerer KM. American Medical Education 100 Years after the Flexner Report. N Engl J Med. 2006;355(13):1339-1344.

3. Mufson MA. Professionalism in medicine: the department chair's perspective on medical students and residents. Am J Med. 1997;103:253-255.

4. Stephenson AE, Adshead LE, Higgs RH. The teaching of professional attitudes within UK medical schools: reported difficulties and good practice. Med Educ. 2006; 40: 1072-1080.

5. Swick HM, Szenas P, Danoff D, Whitcomb ME. Teaching professionalism in undergraduate medical education. JAMA. 1999;282:830-832.

6. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Uma nova escola médica para um novo sistema de saúde. Saúde e Educação lançam programa para mudar o currículo de medicina. Rev Saúde Pública. 2002;36(3):375-378.

7. Marco OLN. Grupos de reflexão com quintanistas de Medicina. In: Millan LR, Rossi E, Marco OLN, Arruda PCV, orgs. O Universo psicológico do futuro médico: vocação, vicissitudes e perspectivas. São Paulo: Casa do Psicólogo; 1999. p.129-138 8. Martins MCFN. Humanização das relações assistenciais: a formação do profissional de saúde. São Paulo: Casa do Psicólogo; 2001.

9. Teixeira H, Dantas F. O bom médico. Rev Bras Educ Med 1997;21:43–6. 10. Rogers C, Stevens B. De pessoa para pessoa: o problema de ser humano. 4A ed. São Paulo: Pioneira; 1991. p.103-20.

11. Morinaga CV, Konno SN, Aisawa RK, Vieira JE, Martins MA. Frases que resumem os atributos na relação médico-paciente. Rev Bras Educ Med

(14)

2002;26:21-7.

12. Neves MCP. A fundamentação antropológica da bioética. Bioética 1996;4:7-16.

13. McWhinney IR. Clinical Method. In: McWhinney. A textbook of family medicine. New York:Oxford;1997. p.129-178.

14. Queiroz MS, Campos GWS, Merhy EE. Rede básica de serviços de saúde: médicos e suas representações sobre o serviço. Rev Saúde Pública 1992; 26 (1): 34- 40.

15. Franco TB, Bueno WS, Merhy EE. O acolhimento e os processos de trabalho em saúde: o caso de Betim, Minas Gerais, Brasil. Cad Saúde Pública 1999; 15 (2): 345-353.

16. Bensing J. Bridging the gap. The separate worlds of evidencebased medicine and patient-centered medicine. Patient Educ. Counsel 2000; 39:17-25.

17. Kleinman A, Eisenberg J, Good B. Culture, ilness and care: clinical lessons from antropologic and cross-cultural research. Ann Inter Med 1978; 88 (2): 251-258.

18. Stewart MA, McWhinney IR, Buck CW. The doctor-patient relationship and its effect upon outcome. J R Coll Gen Pract. 1979;29:77-82.

19. Schulberg HC, Burns BJ. Mental disorders in primary care. Gen Hosp Psychiatry. 1988; 10:79-87.

20. Starfield B, Wray C, Hess K, Gross R, Birk PS, D' Lugoff BC. The influence of patient-practitioner agreement on outcome of care. Am J Public Health. 1981;71:127-131.

21. Beckman HB, Frankel RM. The effect of physician behaviour on the collection of data. Ann Intern Med. 1984;101:692-696.

22. MAGALHÃES, L. B., 1983. Avaliação do Subprograma de Assistência à Saúde da Criança em Dois Postos de Saúde de Londrina, Paraná. Dissertação de Mestrado, São Paulo: Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo.

(15)

23. GOMES, E. G., 1989. Marco Conceptual y Consideraciones Metodológicas Preliminares Para el Desarrollo de un Protocolo de Investigación sobre Evaluación de la Calidad de la Atención de la Salud en un Grupo de Países Americanos.Washington: Organización Panamericana de la Salud.

24. BLUMENTHAL, D., 1996. Quality of health care: What is it? New England Journal of Medicine, 335:891-894.

25. HORWITZ, A., 1978. Por qué no evaluamos y por qué debemos hacerlo? Salud Pública de México, 20: 171-176.

26. Berenson, M. L.; Sthephan, D; Levine, D. Estatística: teoria aplicações usando Microsoft Excel em português. 3 ed. Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos, 2005. 840p.

Referências

Documentos relacionados

tejam as poupanças ap li cadas em cons tru ções de condomínios e a atividade honesta de empreendi- mentos do ramo. HI:;TRAÇAO DE ENTIDADES

Tratando-se de controle de constitucionalidade no âmbito dos Estados (lei municipal ou estadual ferindo a Constituição Estadual), a competência é do Tribunal de Justiça do

Por outro lado, os cenários de aquecimento global combinados com as anomalias positivas da precipitação geram grande área na região Nordeste do Brasil com

mítico fundador do Clube de Cinema de Santos. Imagens escrachadas do que seria o dia-a-dia de Legeard – perambulando pelas ruas de Santos, pesquisando arquivos sobre

Foram utilizados os seguintes descritores para servir de base para a investigação dos MOOCs: massive open online courses, mooc, moocs, moocs + music education, cursos online

Neste estudo, discutimos sobre o desenvolvimento de autoria em Materiais Didáticos Digitais com base em Santiago (2014) e Araújo e Hissa (2016); sobre os

CAMPEONATO TOURO JUNIOR

Utilizada para tirar os resíduos maiores da louça quando a máquina ainda não está totalmente carregada para efetuar um programa de lavagem. Forte e rápido: este programa