• Nenhum resultado encontrado

boletim informativo mensal edição Instituto Português da Qualidade subscrever espaço Q anular subscrição 4 Décadas de BPL edições anteriores

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "boletim informativo mensal edição Instituto Português da Qualidade subscrever espaço Q anular subscrição 4 Décadas de BPL edições anteriores"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

boletim informativo

mensal edição

Instituto Português da Qualidade

Divulgue esta newsletter pela sua organização ou envie-nos os e_mails de eventuais interessados

4 Décadas de BPL…

Os princípios OCDE das Boas Práticas de Laboratório (BPL) foram adotados em 1981 pela Decisão do Conselho da OCDE que afirma que:

“os dados gerados nos estudos de produtos químicos num país membro da OCDE, de acordo com as orientações da OCDE e guias e princípios da OCDE de Boas Práticas de Laboratório serão aceites em outros países membros, para fins de avaliação e outros usos relacionados com a proteção do homem e do meio ambiente”.

Os Princípios OCDE das BPL são constituídos por um conjunto de critérios normativos destinados ao estabelecimento de um sistema de qualidade aplicado ao processo organizativo e às condições sob as quais os estudos não clínicos de segurança para o homem, o animal e o ambiente – realizados sobre substâncias que possam integrar, nomeadamente, produtos farmacêuticos, medicamentos veterinários e produtos similares, cosméticos, aditivos alimentares, aditivos para rações, pesticidas e produtos químicos industriais — são planeados, realizados, controlados, registados, objeto de relatório e arquivados. A

introdução no mercado destes novos produtos implica normalmente o seu registo em mais do que um país. Ler mais...

Accreditation and Quality Assurance

Accreditation and Quality Assurance Vol 19, issue 2, abril 2014

Esta publicação aborda diversos aspetos relevantes para a qualidade, transparência a fiabilidade de resultados de medição em ciências químicas e da biologia.

Os números anteriores podem ser consultados no sítio web da SPRINGER. Consulte esta publicação ...

Metrologia

subscrever espaço Q

anular subscrição

edições anteriores

tema do mês

publicações

destaques

notícias

eventos

formação

artigos

legislação

sabia que...

maio 3|Seminário: “Equipamentos de

Proteção Individual Florestal. Da conceção à utilização. Que processos?”

Viana do Castelo, Portugal

5 a 9|Curso de Auditor/Auditor

Coordenador NP 4512 Caparica, Portugal

16|Comissão Setorial para a Água

(2)

Metrologia, Vol. 51, 2014, nº 2 - abril.

Metrologia é uma publicação do BIPM, editada pelo IOP PUblishing.

As edições anteriores estão acessíveis para consulta a partir do sítio web da IOP PUblishing.

Consulte esta publicação ...

Measurement

Measurement Vol. 50, abril 2014

Measurement é o jornal da International Measurement Confederation (IMEKO). Esta publicação dedicada à metrologia edita diversos números por ano, dedicados a temas relacionados com pesquisa, desenvolvimento e aplicações da ciência e tecnologia de medição e instrumentação.,

Consulte esta publicação ...

CEN/CENELEC 2014 Q1

CEN-CENELEC Presidential Committee Quarterly Statistical Packl 2014 Q1 O CEN-CENELEC publica um Relatório Trimestral sobre as suas actividades. Está disponível o Relatório relativo ao primeiro trimestre de 2014.

Consulte esta publicação ...

Renovação da certificação do SGQ do IPQ

A certificação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) do IPQ segundo a NP EN ISO 9001 foi renovada na sequência de uma auditoria da APCER

-Associação Portuguesa de Certificação que teve lugar nos dias 6 e 7 de fevereiro. Confirmando as expectativas decorrentes das auditorias de acompanhamento anteriores, a equipa auditora, reiterou as conclusões favoráveis anteriormente expressas e, na ausência de qualquer não conformidade, propôs ao órgão decisor da APCER a renovação da certificação.

Em 27 de fevereiro a APCER comunicou essa decisão ao IPQ, tendo o respetivo certificado sido emitido e recebido no dia 25 de março.

Ler mais...

Prevenção e Controlo de Legionella nos Sistemas de Água

Albufeira (AHETA), Portugal

20|Dia Mundial da Metrologia

Caparica, Portugal 19 a 21|EURACHEM WORKSHOP on “Quality in Analytical Measurements” Lisboa, Portugal 21 e 22|Formação em Gestão de Energia Aveiro, Portugal junho 3 a 5|6th ITU Kaleidoscope

academic conference (ITU) São Petesburgo, Rússia

3 e 4|Formação em Gestão de Energia Évora, Portugal 4|5º Seminário de Sustentabilidade Aveiro, Portugal 6 |Encontros de Tróia Qualidade, Investigação e Desenvolvimento V Encontro de Investigadores da Qualidade

III Workshop da Saúde Covilhã, Portugal 17 e 18|Formação em Gestão de Energia Viseu, Portugal setembro 3 a 5|Simpósio IMEKO TC1-TC7-TC13

- Measurement Science Behind Safety and Security

Funchal, Portugal

10 a 12|AMCTM - 2014 (Advanced

Mathematical and Computational Tools in Metrology and Testing) Universidade do Minho – São Petersburgo, Rússia

14 a 16|1st International

Conference on Quality Engineering and Management

Universidade do Minho – Guimarães, Portugal

15 a 17|MMC 2014 - International

workshop on Metrology for Meteorology and Climate Brdo, Eslovénia

LOJA IPQ

O IPQ está a proceder a uma reestruturação da sua loja eletrónica e brevemente voltaremos a disponibilizar este serviço, com novas funcionalidades e benefícios para os nossos clientes. Entretanto, envie-nos a sua encomenda de normas para o endereço: vendas@ipq.pt ou através do fax: 212 948 260. Lembramos que poderá efetuar pesquisa de normas portuguesas através do Catálogo IPQ. Pedimos desculpa pelo incómodo causado.

(3)

Avaliação da Satisfação dos clientes IPQ - 2013

O grau de satisfação dos clientes do IPQ para o ano de 2013, manteve-se num nível muito positivo. O resultado obtido foi de 7,6 (numa escala de 1 a 10).

Desde 2007 que o IPQ tem vindo a promover a realização de estudos para a “Avaliação da satisfação do cliente IPQ”, cujos resultados têm constituído importantes contributos para o desenvolvimento da sua atividade ao serviço dos agentes económicos e da sociedade em geral.

Ler mais...

Museu de Metrologia celebra Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, criado pelo ICOMOS em 1982 e aprovado pela UNESCO no ano seguinte, celebra-se em 18 de abril e tem como objetivo sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua proteção e

valorização.

Em Portugal, esta celebração é promovida pela Direção-Geral do Património Cultural, que sugere o tema "Lugares de Memória" visando reencontrar os valores e memórias do nosso património histórico.

Atendendo a que este ano o dia 18 de Abril coincide com a dia de Sexta feira Santa, as atividades relacionadas com esta celebração prolongam-se desde o fim de semana anterior e até ao final da semana da Páscoa (12 a 20 de abril).

O Museu de Metrologia do Instituto Português da Qualidade, no âmbito da sua missão de promoção e divulgação do património metrológico existente em Portugal, associou-se a esta iniciativa, promovendo visitas guiadas à exposição "Pesos e Medidas de Portugal" na manhã e tarde do dia 14 de abril. O Programa completo de celebrações pode ser encontrado em:

http://www.patrimoniocultural.pt/dims2014/index.php

Documentos normativos relevantes editados recentemente

No âmbito do conjunto de documentos normativos recentemente editados, destacamos pela sua relevância as seguintes:

NP 4514 - Transporte público de passageiros. Linha de autocarros interurbanos. Características e fornecimento do serviço

Esta Norma tem por objetivo especificar as regras, características e condições mínimas qualitativas e quantitativas do serviço, bem como os requisitos da qualidade da prestação do Serviço de Transporte Público de Passageiros – Linha de Autocarros Interurbanos.

Especifica também os princípios que regem as condições gerais de contrato de Serviço de Transporte Público de Passageiros – Linha de Autocarros Interurbanos, no quadro legal e contratual mais apropriado. Esta Norma é aplicável às seguintes categorias de serviços:

LISTAS MENSAIS abril

Notificações

Documentos normativos

Por motivo de migração de dados para o novo sistema informático do IPQ não foi possível, à data da edição desta Newsletter, elaborar a Publicação Oficial – Lista Mensal de Documentos Normativos. Este Documento será divulgado oportunamente. Poderá no entanto ter conhecimento das normas e outros documentos normativos portugueses editados este mês. Pedimos desculpa pelo incómodo causado.

A Lista mensal das Notificações tem como objetivo divulgar e tornar públicas as Regras Técnicas efetuadas pelos Estados-membros da UE (União Europeia), da EFTA (Associação Europeia do Comércio Livre) e da OMC (Organização Mundial do Comércio), de modo a promover a sua harmonização e, assim, evitar obstáculos técnicos ao comércio.

Esta Lista decorre da

obrigatoriedade de divulgação desta matéria através do Decreto-Lei nº 58/2000, de 18 de abril que transpôs para a ordem jurídica interna as Diretivas 98/48/CE e 98/34/CE. A sua estrutura foi melhorada, de modo a facilitar a sua consulta.

Notificações CEN Notificações CENELEC

NORMAS EDITADAS EM ABRIL

Consulte a lista (pdf)...

9ª Reunião do TC-Quality e do Steering Committee no âmbito EURAMET

Realizou-se de 9 a 11 de abril de 2014 em Cavtat, na Croácia, a 9ª Reunião do TC-Quality (Comité Técnico para a Qualidade) no âmbito EURAMET, organização que reúne os Laboratórios Nacionais de Metrologia (LNM) e os respetivos Institutos Designados (ID).

(4)

Linha de Autocarros Interurbanos (âmbito geral); Linha de Autocarros Interurbanos de Expresso; Linha de Autocarros Interurbanos de Alta Qualidade.

NP ISO 10018 - Gestão da Qualidade. Linhas de orientação relativas ao envolvimento e à competência das pessoas

O desempenho global de um sistema de gestão da qualidade e dos seus processos depende, em última análise, do envolvimento de pessoas competentes e da sua devida inserção e integração na organização. O envolvimento das pessoas é importante para que o sistema de gestão da qualidade da organização possa atingir resultados consistentes e alinhados com as suas estratégias e valores. É fundamental identificar, desenvolver e avaliar conhecimentos, saber-fazer, comportamentos e ambiente de trabalho requeridos para um envolvimento eficaz das pessoas com as competências necessárias. Esta Norma proporciona linhas de orientação relativas ao empenho das pessoas no sistema de gestão da qualidade de uma organização e a melhoria do seu envolvimento e competência dentro do mesmo e é aplicável a qualquer organização, independentemente da dimensão, tipo ou atividade.

Série de Normas sobre Contadores de Água:

NP EN 14154-1 + A2 – Contadores de água Parte 1: Especificações gerais

Esta Norma aplica-se aos contadores de água destinados a usos do tipo residencial, comercial e industrial (ligeiro ou não), e especifica os requisitos e os procedimentos de certificação para contadores de água, independentemente das tecnologias de conceção usadas para medir o volume passado de água fria limpa, potável ou aquecida, escoando através duma conduta fechada cheia e sob pressão. Esta Norma também se aplica aos contadores baseados em princípios elétricos ou eletrónicos, e aos contadores baseados em princípios mecânicos dotados com dispositivos eletrónicos, usados para medir o volume passado de água fria, potável ou aquecida.

NP EN 14154-2 + A2 – Contadores de água Parte 2: Condições de instalação e utilização

Esta Norma especifica critérios para a seleção dos contadores de água, requisitos para instalação e para a primeira utilização dos contadores novos ou reparados, de forma a assegurar a constante exatidão da medição e a confiança na leitura do contador. Nas aplicações onde é legalmente exigido que um contador de água esteja conforme os requisitos da Diretiva dos Instrumentos de Medição, pode ser usada esta Norma para demonstrar essa conformidade.

NP EN 14154-3 + A2 – Contadores de água Parte 3: Métodos e equipamentos de ensaio

Esta Norma aplica-se aos contadores de água destinados a usos do tipo residencial, comercial e industrial e especifica os requisitos e os procedimentos de certificação para contadores de água,

independentemente das tecnologias de conceção usadas, para medir o volume passado de água fria limpa, potável ou aquecida, escoando através duma conduta fechada cheia e sob pressão. Estes contadores de água devem incorporar dispositivos, que indiquem o volume total.

Fórum «Segurança e Saúde no Trabalho: novos desafios»

Cerca de 100 pessoas, entre elas muitos Técnicos de Segurança no Trabalho e Técnicos da Qualidade, participaram no Fórum «Segurança e Saúde no Trabalho: novos desafios», que decorreu no auditório do IPDJ – Viseu, no passado dia 04 de Abril. Nas mesas redondas estiveram presentes o inspetor da ACT, Dr. Manuel Pedroso, o vogal do Conselho Diretivo do Instituto Português da

Cadernos "Pesos & Medidas"

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@.ipq.pt

Vocabulário Internacional de Metrologia 2012

1ª edição luso-brasileira

Faça o download desta publicação...

Programa Nacional de Acompanhamento de Boas Práticas de Laboratório

Faça o download deste documento

Vocabulário Internacional de Metrologia Legal

(5)

Qualidade, Eng. Ricardo Fernandes, entre outros oradores. Ler mais...

Legislar sobre nanotecnologia

Decorreu no passado dia 3 de abril, nas instalações do IPQ, o 1º Encontro Nacional “Nanotecnologia: Legislar para competir”. Este encontro, promovido pelo consórcio PToNANO, constituído pelo Instituto Português da

Qualidade, o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, o Instituto de Soldadura e Qualidade e a Direção-Geral da Saúde, teve como objetivo principal a

sensibilização para a temática da legislação e regulamentação em nanotecnologia.

Ler mais...

Grupo de Organismos Notificados (GONP)

No âmbito do Regulamento (UE) n.º 305/2011, relativo aos produtos de construção, decorreu no passado dia 18 de fevereiro, decorreu nas instalações do IPQ, uma reunião do Grupo de Organismos Notificados (GONP) Ler mais...

Prémio de Excelência – Sistema Português da Qualidade

No passado dia 31 de março terminou o prazo para entrega de candidaturas ao Prémio de Excelência do Sistema Português da Qualidade PEX-SPQ 2014, não tendo sido apresentada qualquer candidatura.

Ler mais...

Carregadores de telemóveis universais obrigatórios em 2017

O Parlamento Europeu acabou de aprovar uma Diretiva que entrará em vigor em 2017, que torna obrigatório que os produtores de telemóveis tornem os seus equipamentos compatíveis com os

carregadores universais. Esta Diretiva responde às expetativas da Comissão Europeia e das organizações de consumidores.

Ler mais...

IPQ colabora com a RELACRE na dinamização de uma ação de formação

no âmbito do referencial ISO/IEC 17043

Faça o download desta publicação...

Normas Portuguesas de Documentação e Informação"

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

Pesos e Medidas em Portugal

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@.ipq.pt

Norma Portuguesa Exposição nos locais de trabalho. Terminologia

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

(6)

Foi realizada a 20 e 21 de março de 2014, por um dos técnicos do Laboratório Nacional de Metrologia do IPQ, uma ação de formação, na RELACRE, no âmbito do referencial normativo ISO/IEC 17043.

A norma ISO/IEC 17043 é o referencial normativo de base para a acreditação de entidades cuja competência para a realização e a organização de ensaios de aptidão e ensaios de comparação Interlaboratorial pretenda ser reconhecida por um Organismo Nacional de Acreditação.

Esta ação teve como participantes Diretores, Responsáveis Técnicos e Técnicos com responsabilidade na gestão e organização de ensaios de aptidão e ensaios de comparação Interlaboratorial a nível nacional. Pretendeu-se com esta ação informar e sensibilizar os formandos quanto aos requisitos Técnicos e de Gestão para a realização de ensaios de aptidão e ensaios de comparação Interlaboratorial, Tipos de Programas associados, Métodos Estatísticos de Avaliação de Desempenho e respetiva Seleção e Utilização.

IPQ colabora com Centro Hospitalar na dinamização de uma ação de

formação no âmbito da metrologia em serviços de saúde

Foi realizada no dia 27 de março de 2014, por um dos técnicos do Departamento de Metrologia do IPQ, uma ação de formação, no Hospital Dona Estefânia, subordinada ao tema da importância da metrologia em serviços de saúde.

Esta ação teve como participantes administradores hospitalares, diretores e chefes de serviços, técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, médicos e enfermeiros com responsabilidade na gestão e coordenação das unidades clinicas hospitalares.

Pretendeu-se com esta ação informar e sensibilizar os formandos para a importância da ciência da medição, no rigor e na garantia da qualidade dos resultados obtidos com instrumentos de medição, em contexto clínico.

Encontro Técnico “Blueprint – Proteção dos recursos hídricos da Europa,

Perspetivas para Portugal”

Realizou-se no dia 9 de abril de 2014, no Auditório do IPQ, um encontro técnico subordinado ao tema "Blueprint - Proteção dos recursos hídricos da Europa, Perspectivas para Portugal" promovido pela Comissão Setorial para a Água (CS/04), a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) e o Instituto Português da Qualidade (IPQ), que contou com a presença de cerca de 90 participantes provenientes das áreas do Ambiente e da Saúde Pública, Autarquias, Administração Central e Regional, Entidades Municipais, Entidades e Empresas ligadas ao uso da água, Docentes, Investigadores e Estudantes. Este encontro teve como objetivo principal apresentar os

resultados do ”Blueprint to Safeguard Europe’s Water” e foram discutidas as diferentes perspetivas da sua aplicação em Portugal. O debate foi muito participado pelos vários intervenientes.

Norma Portuguesa Norma para organizações familiares responsáveis

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

Norma Portuguesa

Conjuntos de aparelhagem de baixa tensão. Parte 1: Regras gerais (IEC 61439-1:2011)

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.pt

Normas Portuguesas Prestação de serviços de avaliação. Procedimentos e métodos para a avaliação de pessoas em contextos de trabalho e organizacionais. Parte 1: Requisitos para o cliente.

Parte 2: Requisitos para os prestadores de serviços.

Faça a sua encomenda através do endereço vendas@ipq.mpt

Pode consultar todas as coletâneas de normas no sítio web do IPQ

(7)

As apresentações vão estar brevemente disponíveis no sítio web do IPQ.

Centro de Arbitragem do Setor Automóvel

Realizou-se no passado dia 4 de abril a cerimónia de celebração do 20 aniversário da criação do Centro de Arbitragem do Setor Automóvel (CASA), que decorreu nas instalações do Centro Científico e Cultural de Macau, em Lisboa.

Ler mais...

Avaliação do Sistema de Gestão da Qualidade no Âmbito do TC-Quality

Realizou-se de 9 a 11 de abril de 2014, em Cavtat, na Croácia, a Avaliação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) do IPQ-LNM, enquanto Laboratório Nacional de Metrologia, e do IST/CTN LMRI, enquanto Instituto Designado para as Radiações Ionizantes, no âmbito do Comité Técnico para a Qualidade, TC-Quality, da EURAMET.

Esta Avaliação é constituída pela submissão prévia de um relatório, que deverá considerar e refletir os desenvolvimentos e as alterações de maior relevância ocorridos durante o último ano. Como resultado, foi manifestado pelo TC-Quality a aceitação e a manutenção da confiança nos SGQ dos laboratórios nacionais.

Ler mais...

O IPQ, no âmbito do Projeto Juventude, realizou quatro ações de formação, nomeadamente na Escola Profissional de Almada, Escola Profissional de Cuba, Escola Técnica Empresarial do Oeste (Caldas da Rainha) e na Escola de Comércio de Lisboa.

Ler mais...

Boas Práticas na Avaliação de Pessoas

Realizou-se no passado dia 3 de abril um seminário intitulado “NP ISO 10667 em Recursos Humanos: Boas Práticas na Avaliação de Pessoas”. O evento, fortemente participado, realizou-se nas instalações do ISCTE em Lisboa, tendo o IPQ sido convidado como orador.

Ler mais...

ATUALIZAÇÃO DO CATÁLOGO DE NORMAS

A atualização do Catálogo de janeiro já começou a ser enviada. Lembramos que, quem não tem ainda o Catálogo instalado, deverá usar o link para instalação do Catálogo (cerca de 14 MB). Quem já tem o Catálogo precisa apenas de fazer a atualização da base de dados (cerca de 3 MB).

Se ainda não recebe o Catálogo, inscreva-se já como

Correspondente. Além do Catálogo de Normas IPQ, passará a receber informação especializada na área da qualidade e poderá beneficiar de descontos significativos na aquisição de documentos normativos.

Preencha a ficha de inscrição e envie-a para

correspondente@ipq.pt.

ASSINATURA DO ESPAÇO Q

O Espaço Q é uma newsletter mensal do IPQ dedicada à divulgação do Sistema Português da Qualidade (normalização, metrologia, qualificação), editada em formato eletrónico e enviada por email.

O Espaço Q está disponível para quem quiser receber regularmente informações atualizadas na área da Qualidade.

Contamos com o seu contributo, enviando-nos as suas

críticas/sugestões para

espacoq@ipq.pt

Se ainda não é assinante e deseja passar a receber o Espaço Q mensalmente, efetue a sua inscrição para espacoq@ipq.pt. Se desejar, poderá anular a inscrição para espacoq@ipq.pt.

(8)

IPQ presente na Reunião do Comité Consultivo de Quantidade de Matéria

2014

Nos dias 7 a 11 de abril, teve lugar, no Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM), em Sèvres, França, a reunião do Comité Consultivo de Quantidade de Matéria (CCQM), bem como o Workshop CCQM “On the redefinition and realization of the mole” e as reuniões dos grupos de trabalho deste comité.

O IPQ - Laboratório Nacional de Metrologia participa nestas reuniões enquanto membro do CCQM. Ler mais...

A Qualidade e a segurança alimentar

O setor agro-alimentar tem vindo a registar uma enorme evolução, sendo de registar a plena integração dos vários elos da cadeia alimentar. As organizações intervenientes nesta cadeia abrangem, desde os produtores de alimentos para animais e produtores primários, passando pelos fabricantes de géneros alimentícios e pelos operadores e organizações subcontratadas para o transporte e armazenagem, até ao retalho e postos de venda. Enquanto organizações interrelacionadas, os fabricantes de equipamentos, de material para embalagem, de agentes de limpeza, de aditivos e de ingredientes bem como os prestadores de serviços, também estão incluídas.

Por conseguinte, a segurança alimentar tornou-se uma preocupação central dos vários intervenientes na cadeia alimentar, em que todos são co-responsáveis, assumindo-se, enquanto conceito, como o reflexo da inocuidade dos alimentos e como requisito obrigatório para os padrões atuais da Qualidade.

Ler mais...

Competências para Representantes Aduaneiros vai ter Norma

O IPQ acabou de criar a Comissão Técnica Ad hoc 31 com o objetivo de elaborar uma Norma sobre “Competências para Representantes Aduaneiros”. Esta CTA vai acompanhar os trabalhos do Project Committee do Comité Europeu de Normalização – CEN/PC 432.

O Presidente da CTA 31 será o Diretor Executivo da Câmara dos Despachantes Oficiais, o secretariado assumido pelo IPQ e os vogais foram nomeados pelas seguintes entidades: Autoridade Tributária e

Aduaneira, Associação dos Transitários de Portugal e Associação dos Agentes de Navegação de Portugal.

Participação do IPQ no segundo Workshop Europeu para utilizadores de

caudalímetros ultrassónicos e de coriolis

Decorreu em Sintra, de 25 a 27 de março, o segundo Workshop Europeu para utilizadores de caudalímetros ultrassónicos (Ultra Sonic Meter- USM) e de coriolis. Este evento organizado pelo Laboratório Nacional de Metrologia Holandês (VSL) e pela Colorado Experiment Engineering Station Inc. (CEESI), contou com a presença de cerca de 160 participantes de várias nacionalidades e de vários fabricantes dos dois tipos de contadores.

Ler mais...

Edição/Produção

IPQ

Rua António Gião, nº 2, 2829-513, Caparica Tel. (+351) 212 948 100 Fax. (+351) 212 948 101 Email: espacoq@.ipq.pt Comité Editorial António Neves Eduarda Filipe José Luís Graça Maria João Graça Ricardo Fernandes

Conceção gráfica

Isabel Silva

ISSN

(9)

Seminário: “Equipamentos de Proteção Individual Florestal. Da conceção à

utilização. Que processos?”

3 de maio - Viana do Castelo

No próximo dia 3 de maio irá realizar-se, em Viana do Castelo, um Seminário subordinado ao tema “Equipamentos de Proteção Individual Florestal. Da conceção à utilização. Que processos?” Ler mais...

Workshop “Prevenção e Controlo de Legionella nos Sistemas de Água”

16 de maio - Albufeira

A Comissão Setorial para a Água (CS/04) e o Instituto Português da Qualidade (IPQ), promovem no dia 16 de maio de 2014, no Auditório da AHETA-Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, em Albufeira, um Workshop subordinado ao tema “Prevenção e Controlo de Legionella nos Sistemas de Água”.

Dado o sucesso dos eventos realizados em Coimbra, Lisboa e no Porto, vai realizar-se um encontro similar em Albufeira, com o objetivo de alertar as entidades públicas e privadas para a problemática da Legionella, procurando dar continuidade ao debate já iniciado.

A participação é gratuita não dispensando a inscrição prévia, que deverá ser efetuada até ao próximo dia 13 de maio, inclusive, para o endereço eletrónico eventos@ipq.pt.

Consulte o Programa e ficha de inscrição.

Comemorações do Dia Mundial da Metrologia 2014

20 de maio - IPQ – Lisboa

O dia 20 de maio é consagrado pela comunidade metrológica como o Dia Mundial da Metrologia, celebrando-se a assinatura em Paris da Convenção do Metro em 1875, por dezassete países, nos quais se inclui Portugal. Este ano o Dia Mundial da Metrologia é dedicado ao tema "As Medições e o Desafio Global da Energia” tendo como objetivo alertar e consciencializar a sociedade e todos os cidadãos para o papel fundamental que a metrologia desempenha nas diferentes abordagens geradas pela problemática da energia a nível global. No sentido de envolver os cidadãos para a importância da Metrologia nesta temática, o Instituto Português da Qualidade vai realizar no dia 20 de maio, nas suas instalações na Caparica, um Colóquio subordinado ao tema, seguido por visitas ao museu de metrologia e aos laboratórios, para o qual apelamos à participação.

Pode utilizar o Poster em tamanho A3

Submissão de Resumos - III Workshop de Qualidade em Saúde integrado

no V Encontro de Investigadores da Qualidade

(10)

6 de junho - Covilhã

Vai decorrer no dia 6 de junho de 2014 o III Workshop de Qualidade em Saúde integrado no V Encontro de Investigadores da Qualidade, que este ano vai decorrer na Covilhã, nas instalações da Universidade da Beira Interior. Este Workshop distingue-se do restante evento na medida em que para além de trabalhos de investigação se apela à apresentação de trabalhos aplicados.

Este Workshop é uma organização da Comissão Setorial para a Saúde (CS/09), que vem desenvolvendo as suas atividades integrada no Instituto Português da Qualidade (IPQ), no âmbito do Sistema Português da Qualidade (SPQ), tendo como objetivos gerais analisar, promover e dinamizar as várias componentes que influenciam a Qualidade na Saúde e preparar recomendações para a respetiva melhoria.

Os resumos podem ser submetidos até 30 de abril.

1st International Conference on Quality Engineering and Management

14 a 16 de setembro - Universidade do Minho – Guimarães

No próximo mês de Setembro, 14-16, vai ter lugar, na Universidade do Minho – Guimarães, a 1st International

Conference on Quality Engineering and Management. Esta conferência pretende marcar uma posição de

relevo no panorama internacional de conferências na área da Qualidade, juntando, para o efeito, no mesmo evento, a Engenharia da Qualidade e a Gestão da Qualidade, duas áreas que, ao contrário do que é expectável, estão, na maioria das vezes, afastadas.

A conferência conta com reputados e reconhecidos Keynote Speakers internacionais: A. Parasuraman, da University of Miami, Ton van der Wiele, da Erasmus University e Editor do International Journal on Quality and Reliability Management, Greg Watson, da Business Excellence Solutions, e Jens Dahlgaard, da Linköping University e Editor do Total Quality Management and Business Excellence Journal.

Como uma das entidades de referência no contexto da Qualidade em Portugal, o Instituto Português da Qualidade é Parceiro Institucional do evento.

Mais informação em http://icqem.dps.uminho.pt.

Submissão de resumos para o encontro técnico-científico subordinado ao

tema Metrologia na Saúde

9 de outubro - IPQ - Lisboa

A Comissão Setorial para a Saúde (CS/09) e o Instituto Português da Qualidade (IPQ), vão promover no dia 9 de outubro de 2014, no Auditório do IPQ, um Encontro subordinado ao tema “A Metrologia na saúde”. Este encontro tem como objetivo partilhar informação e estimular a divulgação técnico-científica para o domínio das medições em saúde e destina-se a todos os profissionais de saúde, dirigentes e quadros técnicos do setor, docentes, investigadores e estudantes.

(11)

resumo até ao próximo dia 16 de maio, com enquadramento nos subtemas do encontro. Para mais informações, consulte por favor o folheto do evento.

Plano de Formação

O Instituto Português da Qualidade tem vindo a promover e a desenvolver ações de formação, divulgação e sensibilização no âmbito das suas competências, tendo como público alvo os meios científico e

académico, o setor empresarial e o público em geral. Consulte a nossa oferta formativa:

Ação

Local

Data / 2014

Auditor / Auditor Coordenador NP 4512 Lisboa - IPQ 5 a 9 de maio

Sistemas de Gestão de Energia Aveiro - AIDA 21 e 22 de maio

Implementação de Sistemas de Gestão da IDI Porto a definir

Implementação de Sistemas de Gestão da IDI Lisboa - IPQ a definir

Experimentadores Metrologistas Lisboa - IPQ a definir

Sistemas de Gestão de Energia Évora 3 e 4 de junho

Sistemas de Gestão de Energia Viseu 17 e 18 de junho

Sistemas de Gestão de Energia Covilhã outubro

Sistemas de Gestão de Energia Lisboa - IPQ novembro

Curso de Formação "Auditor / Auditor Coordenador NP 4512: 2012"

Numa organização conjunta do Instituto Português da Qualidade (IPQ) e do Centro para o Desenvolvimento e Inovação Tecnológicos (CEDINTEC), vai ser promovido um curso de formação de Auditor/Auditor

Coordenador segundo a norma portuguesa NP 4512:2012 - Sistema de gestão da formação profissional, incluindo aprendizagem enriquecida por tecnologia e as técnicas necessárias à realização de auditorias de primeira, segunda e terceira parte neste referencial.

Este curso, organizado em duas fases (16 horas + 24 horas) dirige-se tanto a auditores de sistemas de gestão já qualificados (que só terão de frequentar a primeira fase), como a profissionais sem competências de auditoria, que as desejem adquirir em contexto de formação (os quais terão de frequentar as duas fases). O curso de Auditor/Auditor Coordenador NP 4512:2012 realizar-se-á nas instalações do IPQ, Monte de Caparica, nos dias 5 e 6 de maio (Fase 1) e 7, 8 e 9 de maio (Fase 2), das 09:30 às 18:30.

Consulte o Programa e inscreva-se.

(12)

Contributo da Metrologia para a Qualidade na Saúde

Como pilar de sustentabilidade do Sistema Português da Qualidade (SPQ), o subsistema da Metrologia desempenha um papel fundamental na consecução da garantia da Qualidade nos serviços de saúde, preconizado pelo desenvolvimento e implementação de processos e metodologias que garantem o rigor das medições.

Assim, em medicina, a indicação dos resultados assumem uma missão primordial, devendo ser exatos, reais e comparáveis em diferentes locais e ao longo do tempo.

Neste contexto, a metrologia assume uma função de elevada importância, com forte impacto na segurança do doente e na qualidade de vida do cidadão.

Baseada numa Nova Abordagem, a Comissão Europeia tem procedido à harmonização do quadro regulamentar nos aspetos relacionados com a conformidade dos equipamentos médicos, aplicando-se a respetiva transposição para a legislação nacional. Contudo, apesar de cientificamente estar provado que o desempenho metrológico dos instrumentos de medição influencia os seus resultados, este quadro legislativo minimiza a vertente da rastreabilidade metrológica dos equipamentos médicos com função de medição, e em particular na fase após comercialização.

Neste contexto, pretende-se com esta comunicação apresentar o estado da arte da metrologia na saúde, através de uma abordagem holística às metodologias e boas práticas metrológicas aplicadas nesse setor da sociedade realçando o impacte do rigor das medições nas estruturas organizacionais e na qualidade dos serviços prestados.

Palavras-chave: Metrologia, Qualidade, Rastreabilidade, Saúde. Artigo publicado na revista Techniques, Methodologies and Quality-TMQ Ler mais...

Legislação Nacional

Orçamento do Estado

Decreto-Lei n.º 52/2014. D.R. n.º 68, Série I, de 7 de abril

Estabelece as normas de execução do Orçamento do Estado para 2014 Declaração de Retificação n.º 25/2014. D.R. n.º 72, Série I, de 11 de abril

Retifica o Decreto-Lei n.º 52/2014, de 7 de abril, do Ministério das Finanças, que estabelece as normas de execução do Orçamento do Estado para 2014, publicado no Diário da República n.º 68, 1.ª série, de 7 de abril de 2014.

Orgânica do IPQ

Despacho n.º 4566/2014. D.R. n.º 62, Série II, de 28 de março

Alteração das unidades flexíveis do IPQ, I. P., prevista no n.º 2 do artigo 1.º da Portaria n.º 23/2013, de 24 de janeiro.

Procedimento concursal para dirigente intermédio de 1º grau no IPQ

Aviso n.º 4323/2014. D.R. n.º 62, Série II, de 28 de março

(13)

-Departamento de Normalização

Aprovações de modelo

Despacho n.º 4283/2014. D.R. n.º 58, Série II, de 24 de março

Aprovação de Modelo n.º 701.51.14.3.05 de Advanced Resources, Lda.

Qualificação de entidades

Despacho n.º 4229/2014. D.R. n.º 57, Série II, de 21 de março

Qualificação de organismo de verificação metrológica de contadores e sistemas de medição contínua e dinâmica de grande caudal de quantidades de líquidos com exclusão de água de NORMA AÇORES, S.A. Despacho n.º 4282/2014. D.R. n.º 58, Série II, de 24 de março

Qualificação de reparador e instalador de sistemas de medição distribuidores de combustível n.º 103.91.14.6.002 de EQUIPBAND - Equipamentos e Assistência Lda.

Legislação Europeia

Aparelhos e sistemas de proteção destinados a ser utilizados em atmosferas

potencialmente explosivas

Comunicação 2014/C 76/30-40, JO C 76, de 14 de março

Comunicação da Comissão no âmbito da execução da Diretiva 94/9/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de março de 1994 , relativa à aproximação das legislações dos Estados-Membros sobre aparelhos e sistemas de proteção destinados a ser utilizados em atmosferas potencialmente explosivas.

Embarcações de recreio

Comunicação 2014/C 76/23-29, JO C 76, de 14 de março

Comunicação da Comissão no âmbito da execução da Diretiva 94/25/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de junho de 1994 , relativa à aproximação das disposições legislativas, regulamentares e administrativas dos Estados-Membros respeitantes às embarcações de recreio.

Instrumentos de medição

Comunicação 2014/C 76/21-22, JO C 76, de 14 de março

Comunicação da Comissão no âmbito da execução da Diretiva 2004/22/CE do Parlamento Europeu e do Conselho relativa aos instrumentos de medição (Retirada da publicação das referências a documentos normativos elaborados pela Organização Internacional da Metrologia Legal — OIML da lista das partes desses documentos correspondentes aos requisitos essenciais) Texto relevante para efeitos do EEE. Comunicação 2014/C 76/1-20, JO C 76, de 14 de março

Comunicação da Comissão no âmbito da execução da Diretiva 2004/22/CE do Parlamento Europeu e do Conselho relativa aos instrumentos de medição [Publicação de referências a documentos normativos elaborados pela Organização Internacional de Metrologia Legal — OIML — e da lista das partes desses documentos correspondentes aos requisitos essenciais (em conformidade com o artigo 16. °, n. ° 1, da diretiva)] Texto relevante para efeitos do EEE.

Ecodesigen e rotulagem energética

Comunicação 2014/C 110/01, de 11 de abril

Comunicação da Comissão no âmbito da execução do Regulamento (UE) n.o 206/2012 da Comissão, de 6 de março de 2012, que dá execução à Diretiva 2009/125/CE do Parlamento Europeu e do Conselho no que respeita aos requisitos de conceção ecológica para aparelhos de ar condicionado e ventiladores, e do Regulamento Delegado (UE) n.o 626/2011 da Comissão, de 4 de maio de 2011, que complementa a Diretiva

(14)

2010/30/UE do Parlamento Europeu e do Conselho no que respeita à rotulagem energética dos aparelhos de ar condicionado.

Comunicação 2014/C 110/05, de 11 de abril

Comunicação da Comissão no âmbito da execução do Regulamento (UE) n.o 617/2013 da Comissão, que dá execução à Diretiva 2009/125/CE do Parlamento Europeu e do Conselho no que diz respeito a requisitos de conceção ecológica aplicáveis a computadores e servidores informáticos (Publicação das designações e referências dos métodos de medição transitórios, para aplicação do Regulamento (UE) n.o 617/2013).

Segurança de máquinas

Comunicação 2014/C 110/02, de 11 de abril

Comunicação da Comissão no âmbito da execução da Diretiva 2006/42/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 17 de Maio de 2006 , relativa às máquinas e que altera a Diretiva 95/16/CE (reformulação).

Equipamento de proteção individual

Comunicação 2014/C 110/03, de 11 de abril

Comunicação da Comissão no âmbito da execução da Diretiva 89/686/CEE do Conselho, de 21 de Dezembro de 1989, relativa à aproximação das legislações dos Estados-Membros respeitantes aos equipamentos de proteção individual.

Ascensores

Comunicação 2014/C 110/04, de 11 de abril

Comunicação da Comissão no âmbito da execução da Diretiva 95/16/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 29 de Junho de 1995, relativa à aproximação das legislações dos Estados-Membros respeitantes aos ascensores.

Em 1904, na Feira Mundial em St. Louis, cientistas e

engenheiros de todo o mundo perceberam a necessidade urgente de existirem normas para a área eletrotécnica? As exposições que ocuparam o Palácio de Eletricidade não só necessitaram de eletricidade de diferentes voltagens, mas igualmente de corrente contínua com diferentes frequências, fichas e tomadas.

Após a Segunda Guerra Mundial, em 1947 em Luzern na Suíça, teve lugar a primeira reunião do Comité Técnico TC 23 com o objetivo de dar início aos trabalhos de normalização na área das fichas e tomadas.

Mais recentemente, a IEC a nível internacional estabilizou a existência de Normas para fichas e tomadas domésticas, para 250V e 125V, que estão à disposição de qualquer país que queira implementá-las.

Ler mais...

(15)

Referências

Documentos relacionados

Resultados da quantificação das micotoxinas emergentes, a partir da curva em matriz, nas diferentes infusões, feitas a partir das espécies de plantas alvo deste estudo;

Veículos do casal Rogério Onofre e Dayse foram registrados em nome Cláudio Freitas; Houve várias trocas de mensagens suspeitas, tendo elas sido codificadas com nomes

CONCLUSÕES E PROPOSTAS PARA TRABALHOS FUTUROS Nesta dissertação, foi apresentada uma avaliação do desempenho das funções de proteção aplicadas em transformadores de potência,

Para análise das características gerais e ocorrência de possíveis interações medicamentosas todos os pacientes internados durante o período de estudo, com prontuário

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to

Pelo critério de proximidade, dois segmentos de rodovias são candidatos a concorrerem numa junção se a menor distância entre dois de seus respectivos pontos for menor que n vezes

De acordo com Santos (2007), muitas vezes o ensino de ciências limita-se a um processo de memorização de vocábulos, de sistemas classificatórios e de fórmulas, de modo que

Eu tinha uma necessidade e não estava disposta a me dar, como: Permissão para uma pausa ou soneca, limites para a família e trabalho, permissão de dizer