• Nenhum resultado encontrado

PSICOLOGIA. " Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana seja apenas outra alma humana." Carl G.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PSICOLOGIA. " Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana seja apenas outra alma humana." Carl G."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

" Conheça todas as teorias,

domine todas as técnicas, mas

ao tocar uma alma humana

seja apenas outra alma

humana."

Carl G. Jung

(2)

PSICOLOGIA

D O I E S P E S

O CURSO

O curso de Psicologia do Iespes tem como objetivo preparar um profissional comprometido com a comunidade, capaz de propor principalmente, ações preventivas e de promoção da saúde mental.

Com mais de 10 anos de história de formação de profissionais, o curso conta com especialistas, mestres e doutores com vasta experiência nas diversas áreas da psicologia e afins.

D U R A Ç Ã O : 5 A N O S

T I P O D E F O R M A Ç Ã O : B A C H A R E L A D O T U R N O S : M A T U T I N O E N O T U R N O

O profissional da área  estuda o comportamento humano e os fenômenos psíquicos dos indivíduos e das coletividades. Atua na prevenção, diagnóstico, autoconhecimento e tratamento de processos de adoecimento e sofrimento psíquico, através de técnicas específicas. Pode atuar em instituições públicas e privadas, com inserção nas seguintes áreas: saúde, escolar, jurídica, organizacional, em comunidades e em consultórios.

(3)

DIFERENCIAIS

Serviço-Escola de Psicologia

O Serviço-Escola, ou Clínica-Escola de Psicologia, que funciona no prédio da Fundação Esperança. A clínica é um espaço de exercício prático para o aprimoramento da formação dos alunos, que  oferta diferentes modalidades de serviços para a comunidade

Política de Acompanhamento ao Egresso

Uma política criada pelo Iespes  junto ao curso de Psicologia para dar oportunidade de uma primeira experiência profissional aos egressos. Por isso, possui uma rotatividade a cada 6 meses, para que mais egressos possam fazer parte do programa.

Durante o período que passam na clínica atendendo a população, os profissionais continuam recebendo supervisões dos professores da casa, para aperfeiçoamento.

Atividades extra-classe

Diversas ações na comunidade e eventos no Iespes são organizados por alunos de diferentes semestres com apoio de professores do curso.  O Iespes oportuniza a realização de eventos com base no Programa Institucional de Educação em Direitos Humanos (PIEDH), constituído no Iespes, para debater temas pela afirmação de direitos, inicialmente no âmbito das Relações étnico-raciais, Diversidade sexual e de gênero, Transtorno do Espectro Autista, Democratização do acesso às tecnologias digitais, dentre outros.

Ligas Acadêmicas e Grupos de Estudos

As Ligas Acadêmicas e Grupos de Estudo oferecem ao aluno oportunidade de aliar a teoria com a prática. Os integrantes das ligas atuam em organização das aulas extras, palestras, rodas de conversa, ações de saúde e eventos científicos.  O curso de Psicologia do Iespes disponibiliza duas Ligas Acadêmicas: Liga  Acadêmica de  Psicologia  da Saúde (Lapsa) e Liga Acadêmica Psique (Lapsique). Dois grupos de estudo foram criados: 

Grupo de Estudo de Psicologia Positi va (GEPPA) e  Grupo de Estudos em NeuroPsicologia (GENPSI). O ingresso ocorre por meio de processos seletivos. Cada Liga e Grupo de Estudo lança edital quando abrem novas vagas.

(4)

SERVIÇO-ESCOLA DE

PSICOLOGIA

A Clínica dispõe dos seguintes serviços aos alunos e a comunidade em geral:

Psicoterapia - Consultas particulares; Plantão psicológico - gratuito para Acadêmicos do Iespes e colaboradores;

Acompanhamento psicológico - com estagiários do último semestre, sob supervisão de professores;

Atendimentos com psicólogos egressos do Iespes  - Interessados passam por uma triagem, para depois serem chamados e receberem atendimento com descontos especiais.

Testes Psicológicos - Avaliação nas modalidades Neuropsicológica e Psicológica (com orientação profissional e vocacional);

Durante a formação acadêmica, o estudante de Psicologia visita diversos espaços para desenvolver disciplinas práticas:

Laboratório de Anatomia -disciplina de neuroanatofisiologia Biotério -  disciplina de Análise do comportamento

Laboratório de Aprendizagens Pedagógicas para Impactos Sociais (LAPIS) - disciplina de Psicologia Escolar e Psicologia do desenvolvimento infantil

Laboratório de Informática -disciplina de Estatística e Trabalho de Conclusão de Curso.

(5)

EVENTOS E AÇÕES

Dia da consciência negra Dia mundial de conscientização do

Autismo - apoio a Corrida Autismo é Amor

Ações de LGBTI Setembro Amarelo

Referências

Documentos relacionados

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

EXISTE UMA PEQUENA DIFERENCA DE IDADE ENTRE NOS.. MINHA VIDA JAH EH

Minha vida está muito complicada neste momento (não quero passar a noite com você, porque você iria ouvir os telefonemas dos caras com quem eu saio)4. Já tenho namorado (prefiro

Com uma bunda dessa, você está convidada a fazer cocô na minha casa?. 54.-Oi você esta esperando ônibus

O economista, porem, não estava ali para ficar ouvindo sermões e pregões. e, antes que a moça resolvesse iniciar uma negociação - que

Mais do que depressa, vá para as prateleiras em que ficam os romances, pegue um filme famoso como titanic, e mande ver "espero que a minha história com você não termine como

- Sua cara é tão feia que parece que tacaram fogo e apagaram com

Sendo assim, ainda que se entenda que a bibliografia de seu trabalho também goza da proteção como direito autoral - o que, em si, já é discutível - ela não pode