• Nenhum resultado encontrado

Porto de Manaus se adequa para embarques na cheia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Porto de Manaus se adequa para embarques na cheia"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Porto de Manaus se

adequa para embarques

na cheia

Orlando Silva:

‘se Bolsonaro pede para CPI

acabar, é porque está

chegando perto’

Conheça o

Little Island,

parque

flutuante

inaugurado em

Nova York

Conheça o

Little Island,

parque

flutuante

inaugurado em

Nova York

Nubank

libera

empréstimo

com até 24

meses para

pagar

Nubank

libera

empréstimo

com até 24

meses para

pagar

CNP J 28.321.31 5/000 1-50

Páginas 4 e 5

Páginas 4 e 5

Turismo

Economia

Política

7

5

3

MANAUS-AM, SÁBADO, 29 DE MAIO DE 2021 * Ano 3 * Nº 990 /jornaloportunidadesenoticias @onjornal @_onjornal

(2)

ON Política

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, SÁBADO, 29 DE MAIO DE 2021

2

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Deputado Belarmino Lins apresenta

lei que impede prejuízo a pessoas

negativadas em processos seletivos

Aleam debate lei que multa agentes

públicos que desviaram recursos da

pandemia

Projeto de autoria do deputado estadual Belar-mino Lins (PP), em plena tramitação na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), proíbe que pesso-as negativadpesso-as em órgãos de proteção ou cadastros de restrição ao crédito se-jam excluídas de proces-sos seletivos com vistas à admissão em vagas no mercado de trabalho.

Segundo o parlamen-tar, o projeto assegura um pleito justo e imparcial ao candidato que busca em-prego, com fiel observân-cia dos postulados consti-tucionais.

Para Belarmino, sobre-tudo é necessário garan-tir a todos os candidatos a possibilidade de um pleito imparcial, em que os prin-cípios diluídos no texto

constitucional, nos trata-dos internacionais sobre direitos do trabalho, e na CLT, como os direitos à igualdade, à dignidade da pessoa humana, e o com-bate a qualquer ato dis-criminatório, sejam ga-rantidos nos processos de seleção.

Pelo projeto, a inscri-ção de candidato nos ór-gãos de proteção ou nos cadastros de restrição ao crédito não pode justifi-car o seu impedimento ou exclusão do processo de admissão caso tenha sido aprovado no proces-so seletivo. As práticas de impedimento e exclusão, conforme o projeto, serão consideradas desvio de fi-nalidade, lesivas à cidada-nia e sujeitas às penas da lei.

Agentes públicos que cometerem atos de cor-rupção e improbidade en-volvendo recursos e bens destinados ao enfrenta-mento de pandemias ou calamidade pública po-derão receber penalida-des administrativas, como multas com valores inclu-sive dez vezes maior que a própria infração. É o que consta no Projeto de Lei nº 254/2021, do deputa-do estadual Wilker Barreto (Podemos) e que está em tramitação na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Para Barreto, o PL visa coibir a prática de enrique-cimento ilícito de gestores públicos contra o dinheiro público, se tornando um dispositivo legal de com-bate à corrupção em to-dos os Poderes do Estado

do Amazonas.

“Esta matéria irá garantir ao povo amazonense mais proteção contra aqueles agentes públicos corrup-tos e acorrup-tos ilícicorrup-tos envolven-do bens e recursos públi-cos destinados à combate da pandemia da Covid no Estado, por isso, peço aju-da aos meus pares para a aprovação deste PL”, fina-lizou o parlamentar.

O PL do deputado ainda prevê que em caso de rein-cidência, o valor da multa será aplicado em dobro.

David Almeida, inaugura escola na zona

Norte de Manaus

“Esse é o início das transformações das obras físicas das nossas escolas”,

diz o prefeito de Manaus

Com capacidade para atender 1.200 alunos, o prefeito David Almeida inaugurou nesta sexta-feira, 28/5, a escola mu-nicipal Magnólia Frota, localizada no conjunto Renato Souza Pinto, zona Norte. É a primeira uni-dade de ensino entregue nesta gestão; e o prefeito garantiu uma grande mu-dança na educação de Ma-naus. “Esse é o início das transformações das obras físicas das nossas esco-las, para que a gente pos-sa galgar maiores degraus nos níveis de educação e para isso precisamos dar condições melhores para os nossos alunos e profes-sores”, garantiu.

A unidade de ensino, que vai atender educa-ção infantil e ensino fun-damental anos iniciais e anos finais, foi construída do zero e atende os crité-rios básicos de funciona-mento das atividades de

ensino e aprendizagem. “Temos um grande de-safio pela frente, que é transformar a cidade de Manaus no setor da saú-de, educação, infraestru-tura, turismo, em todos os aspectos, inclusive na

cul-tura. Pretendo que as fan-farras e bandas sejam rea-tivadas e quero fazer com que a juventude possa se envolver na comunidade, e isso só é possível com muito trabalho”, disse o prefeito.

(3)

ON Política

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, SÁBADO, 29 DE MAIO DE 2021

3

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Lula rebate Bolsonaro e diz que não fará

jogo rasteiro para 2022

A ex-presidente Luiz Iná-cio Lula da Silva (PT) res-pondeu ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre críticas feitas a ele em transmissão semanal ao vivo nas redes sociais do mandatário. “Não vou fazer jogo rasteiro do Bol-sonaro. Vou levar Bolso-naro como deve ser leva-do”, afirmou. “Não tenho duas caras. Se for analisar minha vida, vai perceber que tenho uma coerên-cia política. O mesmo não acontece com o atual pre-sidente”.

Na quinta-feira (27), Bol-sonaro, sem citar o opo-nente, dedicou críticas a Lula. Para ele, há “um candidato ladrão que diz que dará R$ 600 de auxí-lio quando for presidente”.

“Por que não deu lá atrás, quando foi presidente?”, argumentou. Segundo Bolsonaro, Lula não fez transposição de água, mas sim “de grana”.

Em entrevista à Rádio Tiradentes do Amazonas ontem (28), Lula rebateu que não tem medo de ser candidato em 2022 e que, diferentemente de Bolso-naro, vai andar nas ruas e falar com povo, mas com responsabilidade. “Se tem uma coisa que não tenho é medo de rua. Mas não sei se ele vai conseguir andar, porque se continu-ar caindo nas pesquisas como está caindo, daqui a pouco só vai poder visi-tar um quartel ou um mi-liciano no Rio de Janeiro”, pontuou o ex-presidente.

Orlando Silva: ‘se Bolsonaro pede para

CPI acabar, é porque está chegando

perto’

Senado prorroga IPI zero em carros

para pessoas com deficiência

O vice-líder do PCdoB, o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), comen-tou nesta sexta-feira, 28, em publicação no Twitter, sobre pedido feito pelo presidente Jair Bolsonaro ao presidente Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 no Sena-do, Omar Aziz (PSD-AM) na quinta-feira (27). Em trans-missão ao vivo pelas redes sociais, Bolsonaro voltou a criticar Aziz e pediu “pelo amor de Deus” para que o senador encerre logo os trabalhos do colegiado.

“Alô, @OmarAzizSena-dor, parece que tem al-guém com medinho da CPI. Se Bolsonaro está pe-dindo pelo amor de Deus para acabar, é porque a CPI está chegando perto. Precisa continuar e

dmascarar o genocida”, es-creveu Silva.

Bolsonaro fez, na “live” de quinta-feira, diversas críti-ca a Aziz, que também foi governador do Amazonas. “Como era a saúde do teu Estado quando você era governador?”, questionou o presidente. “Pelo amor de Deus, encerra logo essa CPI e vem aqui fazer ou-tra coisa. Ficar no Senado? Pelo amor de Deus.”

Os senadores aprovaram quinta-feira (27) a prorro-gação da isenção do Impos-to sobre ProduImpos-tos Indus-trializados (IPI) na compra de automóveis por pessoas com deficiência e também por motoristas que fazem o transporte autônomo de passageiros. A isenção, de acordo com o projeto, iria até 2026. O projeto de lei (PL) segue para a Câmara dos Deputados.

O relator, senador Romá-rio (PL-RJ), leu seu parecer na quarta-feira (26), mas, por conta dos debates so-bre a matéria, o presidente do Senado, Rodrigo Pache-co, decidiu votar o texto apenas no dia seguinte. A matéria aprovada estende a isenção às pessoas com deficiência auditiva.

Pela regra atual, a lei contempla taxistas,

pesso-as com deficiência física, visual, mental severa ou profunda e autistas, dire-tamente ou por intermédio de seu representante le-gal. Conforme a legislação vigente, o benefício fis-cal terminaria no final de 2021, mas o PL prorroga a isenção do IPI até o fim de 2026.

A lei 8.989/1995 concede isenção de IPI na compra de automóveis de passa-geiros de fabricação nacio-nal, equipados com motor de cilindrada não superior a 2 mil centímetros cúbi-cos (cm³) de, no mínimo, quatro portas, movidos a combustível de origem re-novável, sistema reversível de combustão ou híbrido e elétricos. O projeto amplia a isenção aos acessórios opcionais do carro, não co-bertos pela lei de 1995.

(4)

ON Entrevista

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, SÁBADO, 29 DE MAIO DE 2021

4

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

O

Centenário Porto de Manaus, inaugura-do em 1907, experi-menta mais um recorde da cheia do Rio Negro. Graças à sua revolucionária estru-tura flutuante para a época em que foi construído, no início do século XX, o por-to se adequou à por-todas as cheias. Nesta nova alta do nível das águas, mais uma vez a administração do ter-minal tomou providências para permitir o embarque seguro e confortável dos passageiros. Os procedi-mentos são detalhados pelo gestor de segurança portuária do Porto de Ma-naus, Valmir Oliveira de Mendonça na entrevista a seguir:

JORNAL ON - Qual o patamar da cheia até o momento? (entrevista re-alizada na quinta-feira, 27 de maio)

Valmir Oliveira - A cheia está entre a seis maiores da história de Manaus e pode ser a maior, superando a de 2012. Faltam apenas 4 cm, mas independente disso, estamos operando dentro da normalidade.

JORNAL ON - Qual pro-vidências de segurança foram tomadas em rela-ção aos passageiros para o embarque e desembar-que seguro no Porto de Manaus?

Valmir Oliveira –O Por-to, devido sua estrutu-ra flutuante acompanha a subida e a descida das águas. Mesmo em alguns pontos onde a lâmina de água cobre o acesso, ali só trafegam veículos que chegam até a entrada das embarcações. Dada a

ele-Porto de Manaus se adequa para

embarques na cheia

ON Jornal entrevista Valmir Oliveira de Mendonça gestor de segurança portuária do Porto de Manaus

vação do rio nós interdita-mos a entrada ao lado do prédio da Alfândega, que dá para o Relógio Munici-pal e avançamos o acesso para cem metros, na es-quina da Rua Tamandaré com a Rua 15 de Novem-bro. O pedestre entra por um portão de acesso, atra-vessa o Armazém 7 e in-gressa na Estação Hidro-viária onde pode comprar sua passagem e se dirigir para a embarcação com o pé enxuto.

Todo o traçado impe-de o contato com a água, mesmo na via pública que recebeu obras de vias de acesso dos órgãos públi-cos, seja prefeitura, seja governo do Estado, que mobiliaram ali rampas que proporcionam ao pedestre o deslocamento sem pisar na água.

JORNAL ON - E enquan-to às embarcações hou-ve alguma mudança nas operações?

Valmir Oliveira - O Por-to de Manaus se mantém normal e todas as embar-cações que queiram atra-car aqui e se adequem às normas encontrarão tre-chos de atracação.

JORNAL ON – O que há de espaço livre para atra-cação de embarcações?

Valmir Oliveira - Além dos berços de atracação do cais flutuante, temos o Cais fixo, sendo à esquerda uma plataforma com 300 metros lineares de berço de atracação e à direita o Cais do Paredão com 270 metros de cais livre então isso, mais 250- metros do Roadaway por foram e 250 metros por dentro e 363

O Porto de Manaus se

mantém normal e todas as

embarcações que queiram

atracar aqui e se adequem

às normas encontrarão

trechos de atracação

(5)

ON Entrevista

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, SÁBADO, 29 DE MAIO DE 2021

5

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

metros do Cais das Torres por fora e 363 metros por dentro. Então temos ,6 mil metros lineares de atraca-ção sendo usado e parte dele disponível se porven-tura precisarmos acomo-dar mais algumas embar-cações.

JORNAL ON – Houve crescimento de barcos e navios buscando o Por-to de Manaus devido à cheia?

Valmir Oliveira - Certa-mente houve (Nota do ON – A administração do Por-to confirmou o aumenPor-to, mas não fez ainda o levan-tamento específico). Se a embarcação que opera em outros terminais está com dificuldade de atracar lá e quer vir para o Porto de Manaus é só fazer o ca-dastro, apresentar a do-cumentação, porque eles precisam estar legais junto aos órgãos de controle que fiscalizam essa navegação, e aqui vai encontrar um berço de atracação.

JORNAL ON - Quem quiser informações como deve proceder?

Valmir Oliveira – O Por-to de Manaus tem um site onde divulga a cota diária. Vocês podem perceber que

Quem quiser pode também

buscar informações sobre o

embarque e desembarque

seguro na administração,

precisando apenas se identificar

ele começa a subir 1 cm por dia e quando ele fica cin-co, seis dias nesse ritmo, ele dá sinais que está pa-rando. Quem quiser pode também buscar informa-ções sobre o embarque e desembarque seguro na administração, precisando apenas se identificar.

JORNAL ON – O que gostaria de acrescentar?

Valmir Oliveira – Quero agradecer a iniciativa do JORNAL ON de mostrar o Manaus do Portal e confir-mar que ele é um porto se-guro para as embarcações e para as pessoas que pre-cisam ir e vir por aqui.

(6)

ON Economia

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, SÁBADO, 29 DE MAIO DE 2021

6

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Nubank libera empréstimo com até 24

meses para pagar

Se você está precisando de dinheiro para organizar suas finanças neste início de ano, precisa conhecer o novo empréstimo pesso-al lançado pelo Nubank. O banco digital libera crédito pré-aprovado com contra-tação facilitada e prazo de até 24 meses para pagar.

O serviço pode ser solici-tado direito pelo aplicativo da fintech, onde também é possível conferir o limite disponível. Em apenas al-guns cliques, o cliente con-segue simular as condições do empréstimo e contratar o dinheiro sem sair de casa.

O empréstimo do Nubank conta com vantagens como descontos no saldo deve-dor, processo conhecido como amortização da dívi-da. Para isso, basta anteci-par o pagamento das anteci- par-celas.

Como contratar o em-préstimo

O processo de contrata-ção é bem simples, e co-meça com a verificação do crédito pré-aprovado. Caso o cliente já possua algu-ma oferta, basta inforalgu-mar quanto deseja contratar e em quantas vezes quer

pa-gar para conhecer as con-dições exatas do emprésti-mo.

As taxas de juros também variam de acordo com o número de parcelas, mas são informadas durante a simulação. Dessa forma é possível evitar surpresas in-desejadas como juros mais altos do que pode pagar.

O pagamento do emprés-timo pode ser feito em até 24 meses e a carência é de até 90 dias, de acordo com o perfil do consumidor. Não é necessário comparecer a nenhum ponto físico, já que todo o processo ocorre pelo aplicativo e o dinhei-ro cai na conta digital do cliente.

Volkswagen abre ‘banco digital’

exclusivo para caminhoneiros

Inflação do aluguel tem maior

alta em 25 anos

Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) e seu bra-ço financeiro anunciam a criação da fintech Trucker Pay, uma espécie de banco digital para facilitar tran-sações feitas por frotistas, transportadoras e cami-nhoneiros, inclusive os au-tônomos, de todo o Brasil.

Por um aplicativo de ce-lular, o usuário poderá pa-gar gastos com abasteci-mento de combustível em postos, pedágio, serviços de manutenção e compra de peças em concessioná-rias e oficinas, refeições e outros produtos em locais

conveniados.

No futuro também será possível oferecer crédito para a compra de um cami-nhão ou para o seguro do veículo, com o pagamento das prestações pelo Tru-cker Pay, com juros infe-riores aos de mercado, diz Roberto Cortes, presidente da VWCO.

Segundo ele, a conta di-gital estará disponível para os cerca de 2 milhões de caminhoneiros do País, assim como empresas de transporte, independente de uso ou não veículos da marca.

O IGP-M (Índice Geral de Preços Mercado), co-nhecido como inflação do aluguel, subiu 4,10% em maio e acumulou alta de 37,04% no período de 12 meses, informou nes-ta sexnes-ta-feira (28) a FGV (Fundação Getulio Var-gas).

A variação mensal de 4,10% é a maior obser-vada desde novembro de 2002. Considerando a taxa acumulada em um ano, é a maior desde ju-nho de 1995. Em abril, o IGP-M havia desacelerado graças a uma redução dos preços de combustíveis.

O resultado ficou ligei-ramente acima da varia-ção mensal de 4% e dos 36,91% no acumulado em 12 meses projetados por

analistas ouvidos pela Bloomberg.

A variação do IGP-M de maio terá efeito sobre os contratos de locação com vencimento em junho. Caso os proprietários de-cidam aplicar integral-mente o reajuste, um alu-guel que hoje está em R$ 2.000 passará a custar R$ 2.740,8 no pagamento do mês de julho.

Segundo a FGV (Fun-dação Getúlio Vargas), os preços de commodities negociadas em dólar vol-taram a pressionar a infla-ção ao produtor, um dos três componentes do IGP -M. Para chegar ao índice, a FGV faz uma média das variações de preços ao consumidores, aos produ-tores e à construção civil.

(7)

ON Turismo

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, SÁBADO, 29 DE MAIO DE 2021

7

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Conheça o Little Island, parque flutuante

recém inaugurado em Nova York

Emergindo do Rio Hud-son, no topo de um buquê de 132 colunas em forma de tulipas gigantes que praticamente imploram para estar no Instagram, está o recém-inaugurado Little Island, o mais novo parque de Nova York. Aberto em 21 de maio, a nova área verde de Ma-nhattan fica pertinho do Whitney Museum e do Hudson River Park, mais precisamente no mesmo local em que ficava o Pier 54.

O projeto, assinado pelo inglês Thomas Heathe-rwick, o mesmo que de-senhou o The Vessel, no Hudson Yards, foi apre-sentando pela primeira vez em 2014 e ficou por

anos embargado sob ale-gações de que a obra pre-judicaria a fauna do Rio Hudson. O tempo passou e as agências ambientais autorizaram sua constru-ção. O Little Island é liga-do a Manhattan por duas passarelas de pedestres e exibe 35 espécies de ár-vores. O grande charme é um anfiteatro a céu aber-to virado para o rio que pode acomodar 687 pes-soas.

Os portões de acesso estão localizados na 13th e na 14th Street. O parque fica aberto das 6h até 1h (do meio-dia até o fecha-mento é preciso agendar a visita pelo site) e não há limite de tempo de per-manência.

Sucesso na vacinação nos EUA faz

hotéis relaxarem na exigência do uso

de máscara

OMT oferece bolsa para doutorado em

Turismo

O Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Esta-dos UniEsta-dos atualizou no dia 13 de maio as orienta-ções sobre o uso de más-caras em locais públicos. Agora, pessoas totalmente vacinadas podem andar na rua e em lugares públicos sem precisar usar máscara ou manter distanciamento social. “Totalmente” signi-fica duas semanas após ter tomado a segunda dose da Pfizer ou da Moderna ou a dose única da Janssen.

Mas não se trata de um liberou geral. O artefato ainda deve ser usado em locais em que haja indi-cações para tal, de acordo com leis municipais ou es-taduais que podem se so-brepor às orientações do CDC. Continua sendo obri-gatório usar máscara no transporte público, em to-dos os aeroportos do país,

dentro de aviões, ônibus e trens.

Na carona da medida anunciada pelo CDC, na segunda-feira (17) a Asso-ciação de Hotéis e Hospe-dagens (AHLA) dos Estados Unidos recomendou que os estabelecimentos reduzam as restrições quanto ao uso de máscaras e distan-ciamento social para hós-pedes vacinados. A AHLA representa 80% da rede de hotéis do país, como She-raton, Hyatt e Marriott. Organização Mundial do

Turismo (OMT) está ofe-recendo bolsas de estudo para quem deseja fazer doutorado nas Universida-des Anáhuac México Norte e Anáhuac Cancún, no Mé-xico. O curso Doutorado Internacional em Turismo acontecerá em modalida-de mista, no idioma espa-nhol. Por meio da UNWTO Academy, será ofertada uma bolsa que cobre até 80% do valor do curso, não podendo ser utilizada para gastos com transpor-te, hospedagem, alimen-tação, trâmites de título, nem outro possível gasto.

“O Ministério do Turis-mo apoia iniciativas coTuris-mo essa porque sabemos que o desenvolvimento dos destinos e sua inserção no cenário internacional pas-sa pela qualificação dos profissionais que atuam

no turismo interno. Cer-tamente cursos como este contribuirão para aumen-tar a nossa competitivida-de e serão competitivida-decisivos na re-tomada das atividades no pós-pandemia”, comentou o ministro do Turismo, Gil-son Machado Neto.

A oportunidade está dis-ponível para funcionários de turismo qualificados e profissionais de órgãos de gestão de turismo nacio-nal, regional e local dos estados membros, bem como membros afiliados da OMT, instituições que integram a rede UNWTO. TEdQual e das Organiza-ções de Gestão de des-tinos (OGD) da OMT. As inscrições poderão ser feitas até 26 de junho no site: https://www.unwto. org/convocatoria-de-be- cas-para-el-doctorado-a-nahuac-2021.

(8)

ON Meio Ambiente

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, SÁBADO, 29 DE MAIO DE 2021

8

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

PUBLICIDADE

EDITORES E JORNALISTAS PROJETO GRÁFICO CORRESPONDENCIA redacao@ojnornal.com comercial@onjornal.com Luiz Alves MT 1169/AM 55 (92) 3020-7514 Enygleuce (92) 99231-3820 Lina Castro (92) 99177-3821 Rua H, nº 10 Cj Eldorado Manaus - AM - Brasil CEP69000-00 CNPJ 28.321.315/0001-50 www.onjornal.com

Ana Caroline Moraes MT 1164/AM

Ítalo Ramos MT 0001172/AM

ONU abre vagas para voluntários em rede de

desenvolvimento sustentável na Amazônia

A iniciativa jovem da Rede de Soluções para o Desenvol-vimento Sustentável da Ama-zônia (SDSN AmaAma-zônia) está com vagas abertas para inscri-ção de voluntários com idade entre 18 e 30 anos. Ao todo, são 17 vagas para suporte em mapeamento e atualização de informações das soluções sustentáveis que são divul-gadas na plataforma georre-ferenciada (10 vagas), sendo uma vaga para georreferen-ciamento, comunicação com especialidade em edição de videos (1 pessoa), engajamen-to acadêmico (3 voluntários) e relacionamento institucional (3 vagas).

“O perfil de candidato que procuramos são jovens enga-jados, que queiram contribuir com a disseminação do de-senvolvimento sustentável e da Agenda 2030, e que quei-ram transformar seus

incô-modos sociais em ação”, expli-ca a Coordenadora de Rede da SDSN Jovem, Gabrielly Lima.

No voluntariado, os partici-pantes podem exercitar, prin-cipalmente, competências de gestão, liderança e trabalho

em equipe. As pessoas interes-sadas em se candidatar às va-gas de voluntariado da SDSN Jovem Amazônia podem se inscrever até o dia 4 de junho, por meio do link: http://bit.ly/ VoluntarioSDSNamazonia.

Desmatamento na Amazônia já

destruiu território maior do que a

Jamaica em 1 ano

Em menos de 40 anos, degelo

da Antártica será irreversível,

alertam cientistas

Segundo um estudo feito por pesquisadores brasilei-ros do Instituto Centro de Vida (ICV), do Instituto de Manejo e Certificação Flo-restal e Agrícola (Imaflora) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com apoio do WWF-Brasil, o go-verno brasileiro segue lon-ge de cumprir com a pro-messa feita para eliminar o desmatamento ambiental ilegal até 2030.

Os estudiosos apontam que as autoridades parecem fracassar na implementa-ção de leis para determinar quando e onde há o des-matamento ilegal ou não. Como relembra o UOL, no mês passado o presiden-te Jair Bolsonaro promepresiden-teu durante a Reunião da

Cúpu-la sobre o Clima que medi-das seriam tomamedi-das.

O levantamento feito pe-los pesquisadores aponta que 94% do desmatamen-to é ilegal na Amazônia e na área que abrange parte dos estados do Maranhão, Bahia, Piauí e Tocantins.

Isso se dá pelo fato de que, por mais que haja per-missão para os pecuaristas e madeireiros usarem ter-ras, o governo não tem ca-pacidade para documentar se exploração está sendo realmente legal.

O estudo ainda aponta que nos 12 meses anteriores a agosto de 2020, o desma-tamento na Amazônia des-truiu um território maior do que a Jamaica, o que repre-senta um aumento de 9,5%. De tempos em tempos, o

mundo é informado que al-gum gigantesco iceberg se soltou da Antártica, e o da vez é o A-76 — já devidamente cer-tificado pela Agência Espacial Europeia (ESA) como o maior do mundo. Alguns cientis-tas consideram o desprendi-mento como normal e parte do ciclo de vida das geleiras do continente; para outros, é um sinal de que alterações climáticas estão acentuando a desintegração da Antártica — afirmação corroborada por um estudo publicado agora pela Nature.

Assinado por cientistas de diversas universidades e ins-titutos de pesquisa, a análise aponta para o desastre que vai chegar mais cedo do que se esperava.

“A Antártica se encaminha para um ponto de inflexão climático em 2060, com der-retimento catastrófico se as emissões de carbono não fo-rem cortadas rapidamente. Enquanto as atenções se vol-tam para a mudança climá-tica no Ártico, uma ameaça ainda maior se aproxima do outro lado do planeta”, disse uma das autoras da pesqui-sa em artigo para o site The Conversation, a geoquími-ca geoquími-carbonátigeoquími-ca e sedimen-tologista Andrea Dutton, da Universidade de Wisconsin -Madison. A conclusão a que chegaram os pesquisadores é a de que será em 2060, e não uma década mais tarde, que a cobertura de gelo na região derreterá à metade do que é agora.

(9)

ON Mundo

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, SÁBADO, 29 DE MAIO DE 2021

9

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Argentina em alerta: país registra recorde

de novos casos de covid-19

A Argentina registrou número diário recorde de novos casos de covid-19 de 41.080 na quinta-feira (27), em meio a uma se-gunda onda de infecções que tornou o país um dos mais afetados do mundo, pressionando o sistema

de saúde local.

A nação, de 45 milhões de habitantes registrou até agora um total de 3.663.215 casos e 76.135 mortes, segundo dados oficiais, tornando-se um dos países com mais mor-tes per capita junto com

os vizinhos Uruguai, Pa-raguai e Brasil.

A Argentina iniciou um isolamento rígido de nove dias no sábado (22) para manter o vírus sob contro-le. Mas seu programa de vacinação tem sido mais lento do que o

prometi-do pelo governo prometi-do presi-dente Alberto Fernández.

As medidas atuais de lockdown incluem a sus-pensão das aulas presen-ciais, o toque de recolher noturno e serviço de res-taurante apenas para reti-rada no local.

Em acordo histórico, Alemanha

reconhece oficialmente genocídio

na Namíbia

Tabagismo matou 7,7 milhões de

pessoas em todo o mundo em 2019

De acordo com informa-ções publicadas pela BBC, a Alemanha reconheceu oficialmente que os cri-mes cometidos pelo Impé-rio Alemão em territóImpé-rio africano, contra os povos herero e nama durante o período colonial, foram um genocídio. A admis-são oficial aconteceu mais de um século depois dos massacres, que ocorreram no início do século 20, an-tes mesmo do nazismo na Segunda Guerra Mundial.

O acordo considerado histórico, veio após cin-co anos de negociações com a Namíbia. Segundo o ministro alemão das Re-lações Exteriores, Heiko Maas, a Alemanha irá pe-dir perdão formalmente

à Namíbia e aos descen-dentes das mais de deze-nas de milhares de vítimas que perderam a vida na ocasião.

Maas define o acordo como um “gesto de reco-nhecer o imenso sofri-mento infligido às víti-mas”. Com a oficialização do reconhecimento, o go-verno alemão se compro-meteu a pagar uma inde-nização para a Namíbia.

De acordo com a repor-tagem, o valor de 1,34 bi-lhão de dólares será pago em 30 anos, e irá investir em infraestrutura, saúde e programas que tem o objetivo de auxiliar as co-munidades que foram afe-tadas no território nami-biano.

O tabagismo matou 7,7 milhões de pessoas em 2019, ano em que o núme-ro de fumantes aumentou para 1,1 bilhão, mostram estimativas mundiais di-vulgadas, acrescentando que 89% dos novos fu-mantes ficaram depen-dentes aos 25 anos.

As estimativas são divul-gadas pela revista médica The Lancet, que publica três estudos com dados sobre a prevalência do ta-bagismo em 204 países, em homens e mulheres com 15 ou mais anos, in-cluindo a idade de inicia-ção ao cigarro, as doenças associadas e riscos entre fumantes e ex-fumantes.

Impostos mais altos so-bre o tabaco, fim da adi-ção de sabores, como

mentol, em todos os pro-dutos contendo nicotina, proibição da publicidade ao tabaco na internet, in-cluindo as redes sociais, e mais espaços livres para fumar são medidas apon-tadas para prevenir o ta-bagismo entre os mais jo-vens.

Os estudos, sintetiza-dos em um comunicado da The Lancet, são publi-cados às vésperas do Dia Mundial Sem Tabaco, que será comemorado segun-da-feira (31).

A China lidera a lista dos dez países com mais fumantes em 2019, tota-lizando 341 milhões de consumidores: um em cada três fumantes no mundo vivia há dois anos na China.

(10)

ON Esportes

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, SÁBADO, 29 DE MAIO DE 2021

10

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

São Paulo multa e afasta jogador flagrado

em festa clandestina

A diretoria do São Paulo anunciou uma multa e o afastamento do zagueiro equatoriano Robert Abor-dela, que foi flagrado, jun-to com o atacante David Neres, do Ajax, nesta ma-drugada pela Polícia Civil em uma festa clandestina na zona leste de São Paulo. Através de uma nota ofi-cial em suas redes sociais, o clube tricolor lamentou o ocorrido. “O São Pau-lo Futebol Clube lamenta o ocorrido com o jogador Robert Arboleda, nesta madrugada, na Zona Les-te, da Capital. Diante de tal fato, o atleta ficará isolado nos próximos dias, sendo testado diariamente até termos a convicção de que

não se infectou. O jogador será multado, e a punição administrativa convertida em cestas básicas doadas ao G10 Favelas”, informou.

Os dois jogadores esta-vam em uma balada clan-destina, com mais de 100 pessoas, em um beco na Vila Regente Feijó, que foi alvo de uma ação de fisca-lização das polícias de São Paulo e do Procon. Grande parte das pessoas flagra-das no local estava sem máscara. Arboleda e David Neres foram conduzidos para a Delegacia de Cri-me Contra a Saúde Públi-ca, prestaram depoimento e foram liberados. Na saí-da, não deram declarações sobre o assunto.

Japão prorroga estado de emergência

contra covid-19 antes da Olimpíada

CBF anuncia novas medidas de auxílio

financeiro a clubes e Federações

O Japão prorrogou na sexta-feira (28) um estado de emergência em Tóquio e outras áreas em cerca de três semanas, uma vez que a pandemia de covid-19 não dá sinais de perder força a menos de dois me-ses do início da Olimpíada no país.

O estado de emergência na capital e em outros oito municípios está progra-mado para terminar em 31 de maio, mas as pressões sobre o sistema médico continuam intensas.

O Japão registrou um número recorde de pa-cientes de covid-19 em estado crítico nos últimos

dias, apesar de a quantida-de quantida-de infecções novas quantida- de-sacelerar.

Mais tarde, os especialis-tas aprovaram a proposta do governo, e o primeiro-ministro japonês, Yoshihi-de Suga, anunciou oficial-mente as prorrogações.

Preocupações com va-riantes do novo corona-vírus e uma campanha de vacinação lenta provocam clamores urgentes de mé-dicos, alguns executivos proeminentes e centenas de milhares de cidadãos pelo cancelamento dos Jogos Olímpicos, progra-mados para começar no dia 23 de julho.

A Confederação Brasilei-ra de Futebol (CBF) anun-ciou um auxílio financeiro de R$ 15,8 milhões desti-nado aos clubes com me-nor capacidade de geração de receitas e que formam a base da pirâmide de suas competições.

A medida foi tomada em função das dificuldades que as agremiações ainda enfrentam devido ao pro-longamento da pandemia de Covid-19 e compreen-de 136 clubes disputantes do Campeonato Brasileiro das Séries C e D e do Cam-peonato Brasileiro Femi-nino A1 e A2. Os recursos devem ser utilizados exclu-sivamente para o cumpri-mento das obrigações do clube com seus jogadores e jogadoras, não podendo ter outra destinação.

O apoio aos clubes obe-decerá à seguinte distri-buição:

Para os 68 clubes da Sé-rie D, o auxílio individual será de R$ 120 mil, num total de R$ 8.160.000,00.

Para os 20 clubes da Série C, o auxílio individual será de R$ 200 mil, num valor total de R$ 4.000.000,00.

Para os 16 clubes da Sé-rie A1 do Campeonato Brasileiro Feminino, o au-xílio individual será de R$ 120 mil, totalizando R$ 1.920.000,00.

Para os 36 clubes da Sé-rie A2 do Campeonato Brasileiro Feminino, o au-xílio individual será de R$ 50 mil, num valor total de R$ 1.800.000,00.

Para as Federações Es-taduais, auxílio de R$ 120 mil, totalizando R$ 3.240.000,00.

Referências

Documentos relacionados

Vivenciamos e lançamos nosso olhar tanto para os sujeitos participantes quanto para os contextos e cenários em que se constroem ás práticas, durante os oitos encontros do

4.1 Serão selecionados 10 projetos nas áreas voltadas para Economia Criativa citadas no item ​1.1C​, usufruindo assim do espaço Cocreation Lab, localizado no mezanino do Museu

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS-AM, DOMINGO, 12 DE SETEMBRO DE 2021 33 FIQUE LIGADO..

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, SÁBADO, 11 DE SETEMBRO DE 2021 44 FIQUE LIGADO..

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, SEXTA-FEIRA, 10 DE SETEMBRO DE 2021 66 FIQUE LIGADO..

Hemorragia, ulceração e perfuração gastrointestinal: têm sido notificados com todos os AINE casos de hemorragia, ulceração e perfuração gastrointestinal potencialmente fatais,

Entre eles é possível citar os seguintes trabalhos: Moeschberger (1974) obtém um modelo Weibull para riscos competitivos a partir da distribuição Weibull

como ferramenta para análise de um planejamento escolar do projeto intitulado "Música e Teatro no Ensino Médio".. Para tanto, apresenta inicialmente o