• Nenhum resultado encontrado

PORTUGUÊS PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PEDRA BRANCA (PB)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PORTUGUÊS PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PEDRA BRANCA (PB)"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

PORTUGUÊS

Leia o texto com atenção:

Texto 1 Pertencer

Um amigo meu, médico, assegurou-me que desde o ber-ço a criança sente o ambiente, a criança quer: nela o ser hu-mano, no berço mesmo, já começou.

Tenho certeza de que no berço a minha primeira vontade foi a de pertencer. Por motivos que aqui não importam, eu de algum modo devia estar sentindo que não pertencia a nada e a ninguém. Nasci de graça.

Se no berço experimentei esta fome humana, ela conti-nua a me acompanhar pela vida afora, como se fosse um destino. A ponto de meu coração se contrair de inveja e dese-jo quando vedese-jo uma freira: ela pertence a Deus.

Exatamente porque é tão forte em mim a fome de me dar a algo ou a alguém, é que me tornei bastante arisca: tenho medo de revelar de quanto preciso e de como sou pobre. Sou, sim. Muito pobre. Só tenho um corpo e uma alma. E preciso de mais do que isso.

Com o tempo, sobretudo os últimos anos, perdi o jeito de ser gente. Não sei mais como se é. E uma espécie toda nova de "solidão de não pertencer" começou a me invadir como heras num muro. Se meu desejo mais antigo é o de pertencer, por que então nunca fiz parte de clubes ou de asso-ciações? Porque não é isso que eu chamo de pertencer. O que eu queria, e não posso, é por exemplo, que tudo o que me viesse de bom de dentro de mim eu pudesse dar àquilo que eu pertenço. Mesmo minhas alegrias, como são solitárias às vezes. E uma alegria solitária pode se tornar patética. É como ficar com um presente todo embrulhado em papel enfeitado de presente nas mãos - e não ter a quem dizer: tome, é seu, abra-o! Não querendo me ver em situações patéticas e, por uma espécie de contenção, evitando o tom de tragédia, rara-mente embrulho com papel de presente os meus sentimentos. Pertencer não vem apenas de ser fraca e precisar unir-se a algo ou a alguém mais forte. Muitas vezes a vontade intensa de pertencer vem em mim de minha própria força - eu quero pertencer para que minha força não seja inútil e fortifique uma pessoa ou uma coisa.

Quase consigo me visualizar no berço, quase consigo reproduzir em mim a vaga e no entanto premente sensação de precisar pertencer. Por motivos que nem minha mãe nem meu pai podiam controlar, eu nasci e fiquei apenas: nascida.

No entanto fui preparada para ser dada à luz de um mo-do tão bonito. Minha mãe já estava mo-doente, e, por uma supers-tição bastante espalhada, acreditava-se que ter um filho cura-va uma mulher de uma doença. Então fui deliberadamente criada: com amor e esperança. Só que não curei minha mãe. E sinto até hoje essa carga de culpa: fizeram-me para uma mis-são determinada e eu falhei. Como se contassem comigo nas trincheiras de uma guerra e eu tivesse desertado. Sei que meus pais me perdoaram por eu ter nascido em vão e tê-los traído na grande esperança.

Mas eu, eu não me perdoo. Queria que simplesmente se tivesse feito um milagre: eu nascer e curar minha mãe. Então, sim: eu teria pertencido a meu pai e a minha mãe. Eu nem podia confiar a alguém essa espécie de solidão de não perten-cer porque, como desertor, eu tinha o segredo da fuga que por vergonha não podia ser conhecido.

A vida me fez de vez em quando pertencer, como se fosse para me dar a medida do que eu perco não pertencendo. E então eu soube: pertencer é viver. Experimentei-o com a

sede de quem está no deserto e bebe sôfrego os últimos goles de água de um cantil. E depois a sede volta e é no deserto mesmo que caminho!

(Clarice Lispector)

01. Após a leitura atenta do texto 1, podemos INFERIR que o título relaciona-se com:

A) A vontade da autora de ser alguém na vida. B) Com o anseio por conseguir liberta-se da solidão. C) Com a frustração de ter nascido.

D) Com o descontentamento apontado pelos problemas pessoais.

E) Pela agonia de pertencer a alguém, de ser possuída pelos outros.

02. No fragmento: “...ela continua a me acompanhar pela vida afora, como se fosse um destino.”

A) O termo em destaque refere-se à tristeza. B) Retoma a dor de ter nascido.

C) Refere-se à mãe do eu-lírico do texto. D) Ao termo que antecede (fome humana).

E) Ao termo que antecede (vontade foi a de pertencer). 03. Nos trechos é correto afirmar que de acordo com as clas-ses gramaticais temos:

1- “Exatamente porque é tão forte em mim a fome de me dar a algo ou a alguém...”

2- “É como ficar com um presente todo embrulhado em papel enfeitado de presente nas mãos...”

A) No trecho 1 temos: Adjunto adverbial, pronome e verbo.

B) No trecho 2: pronome indefinido variável, verbo no gerúndio, verbo no particípio.

C) No trecho 1 temos: Advérbio, pronome possessivo e verbo.

D) No trecho 1: advérbio, pronome e verbo da forma nominal.

E) No trecho 2: Pronome indefinido variável, verbos na forma nominal.

04. De acordo com o texto podemos substituir o termo em destaque sem alteração de sentido por:

“Quase consigo me visualizar no berço, quase consigo re-produzir em mim a vaga e no entanto premente sensação de precisar pertencer” A) próxima - urgente B) grande - exagerada C) preocupação - comprimir D) necessidade - urgência E) desejo - ânsia

05. Refletindo sobre o texto é INCORRETO afirmar que: A) O eu-lírico sente-se culpada.

B) O eu-lírico mostra-se isolado, sozinho.

C) O eu-lírico busca pertencer a algo ou a alguém. D) Mostra-se conformado com o seu estado de “não

pertencer”.

(2)

06. A partir dos estudos das funções da linguagem no texto, a função que predomina é:

A) Emotiva B) Metaliguística C) Fática D) Conativa E) Denotativa

Leia o texto que segue:

Texto 2

Uma imagem de prazer

Conheço em mim uma imagem muito boa, e cada vez que eu quero eu a tenho, e cada vez que ela vem ela aparece toda. É a visão de uma floresta, e na floresta vejo a clareira verde, meio escura, rodeada de alturas, e no meio desse bom escuro estão muitas borboletas, um leão amarelo sentado, e eu sentada no chão tricotando. As horas passam como muitos anos, e os anos se passam realmente, as borboletas cheias de grandes asas e o leão amarelo com manchas - mas as manchas são apenas para que se veja que ele é amarelo, pelas manchas se vê como ele seria se não fosse amarelo. O bom dessa imagem é a penumbra, que não exige mais do que a capacidade de meus olhos e não ultrapassa minha visão. E ali estou eu, com borboleta, com leão. Minha clareira tem uns minérios, que são as cores. Só existe uma ameaça: é saber com apreensão que fora dali estou perdida, porque nem sequer será floresta (a floresta eu conheço de antemão, por amor), será um campo vazio (e este eu conheço de antemão através do medo) - tão vazio que tanto me fará ir para um lado como para outro, um descampado tão sem tampa e sem cor de chão que nele eu nem sequer encontraria um bicho para mim. Ponho apreensão de lado, suspiro para me refazer e fico toda gostando de mi-nha intimidade com o leão e as borboletas; nenhum de nós pensa, a gente só gosta. Também eu não sou em preto e bran-co; sem que eu me veja, sei que para eles eu sou colorida, embora sem ultrapassar a capacidade de visão deles (nós não somos inquietantes). Sou com manchas azuis e verdes só para estas mostrarem que não sou azul nem verde - olha só o que eu não sou. A penumbra é de um verde escuro e úmido, eu sei que já disse isso mas repito pois gosto de felicidade; quero a mesma coisa de novo e de novo. De modo que, como eu ia sentindo e dizendo, lá estamos. E estamos muito bem. Para falar a verdade, nunca estive tão bem. Por quê? Não quero saber por quê. Cada um de nós está no seu lugar, eu me sub-meto bem ao meu lugar. Vou até repetir um pouco mais por-que está ficando cada vez melhor: o leão amarelo e as borbo-letas caladas, eu sentada no chão tricotando, e nós assim cheios de gosto pela clareira verde. Nós somos contentes.

Texto extraído do livro: Para não esquecer. Clarice Lispector. Editora Rocco. Rio de Janeiro. 1999. p. 36 - 37.

07. De acordo com as figuras de linguagem podemos inferir que no texto 2, há o predomínio de:

A) Metáforas B) Gradação C) Comparação D) Hipérboles E) Eufemismo 08. No fragmento:

“Só existe uma ameaça: é saber com apreensão que fora dali estou perdida, porque nem sequer será floresta (a floresta eu conheço de antemão, por amor), será um campo vazio (e este eu conheço de antemão através do medo).”

A partir do fragmento retirado do texto, marque V (verdadei-ro) ou F (falso).

( ) Autora se compara a penumbra da floresta.

( ) A autora só sente completa em meio as suas imagens. ( ) Se sente vazia devido ao medo.

( ) A ameaça a qual a autora se refere é a hipótese de sair do seu mundo criado por ela mesmo.

( ) Ela se mostra forte, corajosa e sem temores.

Sequência correta: A) VVVVV B) FFVVF C) FVFVF D) VFVVF E) FVVVF

09. Marque a alternativa correta de acordo com os parênteses. A) “Conheço em mim uma imagem muito boa”. (Objeto

direto)

B) “Nós somos contentes.” (refere- se a ela e aos bichos que mora na floresta)

C) “...eu sei que já disse isso mas repito pois gosto de felicidade” (o termo em destaque, é um elemento ca-tafórico, e, retoma a penumbra-elemento anterior). D) “...eu sei que já disse isso mas repito pois gosto de

felicidade” (o termo em destaque, é um elemento anafórico, e, retoma a penumbra-elemento anterior). E) “Minha clareira tem uns minérios, que são as cores.”

(No fragmento há uma comparação explícita)

10. De acordo com a transitividade verbal, podemos dizer que é INCORRETO:

I. “Não quero saber por quê.” (verbo Intransitivo) II. “e este eu conheço de antemão através do medo”

(verbo transitivo direto).

III. “Experimentei-o com a sede de quem está no deserto e bebe sôfrego os últimos goles de água de um cantil (Verbo transitivo direto e verbo transitivo indireto). IV. Mas eu, eu não me perdoo (Verbo intransitivo). V. “No entanto fui preparada para ser dada à luz de um

modo tão bonito.” (verbo transitivo indireto) Sequência Correta: A) I e II B) II e III C) III, IV e V D) I, II e III E) I e III

(3)

CONHECIMENTOS GERAIS

11. Quando o município de Pedra Branca pertencia à Itapo-ranga, ela era conhecida como:

A) Pedra do Reino; B) Pedra do Fumo; C) Lajeiro;

D) Itaporanga do Sul; E) Pedra Branca.

12. A primeira capela da cidade erguida fez homenagem a Nossa Senhora do Perpetua Socorro a pedido de:

A) Petronilo Epaminondas de Sousa; B) Adauto Oliveira e Silva;

C) Joaquim Oliveira e Silva; D) Laura de Sousa Oliveira; E) Laurindo Gomes.

13. Assinale a única alternativa em que não aparece um mu-nicípio que faz limites com o mumu-nicípio de Pedra Branca.

A) Boa Ventura; B) Piancó; C) Curral Velho; D) Princesa Isabel; E) Itaporanga.

14. A emancipação do município de Pedra Branca se deu no ano de: A) 1961 B) 1962 C) 1963 D) 1964 E) 1965

15. Assinale a alternativa em que não aparece um país onde há predominância da religião Islâmica.

A) Estados Unidos; B) Somália; C) Arábia Saudita; D) Líbano; E) Sudão.

16. Aponte a alternativa em que não aparece um país cuja política não é presidencialista.

A) Brasil; B) El Salvador; C) Venezuela; D) Zâmbia; E) Bahamas.

17. Em agosto de 2010 um grave acidente automobilístico no Rio de Janeiro matou o jovem Rafael Mascarenhas, ele era filho da atriz: A) Cissa Guimarães; B) Fernanda Vasconcelos; C) Fernanda Montenegro; D) Aracy Balabanian; E) Carla Regina.

18. Em agosto de 2010 o Brasil votou contra as sanções no Conselho de Segurança da ONU contra o Irã juntamente com:

A) Líbano; B) Turquia; C) Jordânia; D) Afeganistão; E) Nepal.

19. Nessa época do ano, entre dezembro e março, os incên-dios no Brasil são inúmeros devido a seca e a alta temperatu-ra. Assinale os dois Estados em que lideram as estatísticas de incêndios registrados no Brasil segundo o jornal eletrônico G1.

A) Cuiabá e São Paulo; B) Cuiabá e Mato Grosso; C) Mato Grosso e Pará; D) Pará e Minas Gerais; E) Minas Gerais e São Paulo.

20. O Papa Bento XVI nomeou o Arcebispo Dom Raimundo Damacesno Assis para ser cardeal. Dom Raimundo quando foi nomeado era arcebispo de:

A) Santarém; B) Aparecida; C) Rio Branco; D) São Paulo; E) Rio de Janeiro.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

21. A diálise peritoneal é uma técnica usada no tratamento de pacientes com Insuficiência renal crônica. Estima-se uma perda protéica bem significativa, durante a sessão de diálise. De quanto seria essa perda?

A) 7 a 7,5 g proteína/dia. B) 8 a 10 g proteína/dia. C) 10 a 12 g proteína/dia. D) 5 a 7 g proteína/dia. E) 13 g proteína/dia.

22. Indique a assertiva que mostra qual(is) o(s) parâmetro(s) bioquímico(s) mais utilizado(s) na avaliação do estado nutri-cional de pacientes com Insuficiência renal crônica.

A) CIC e transferrina

B) Albumina, CIC e transferrina

C) Contagem total de linfócitos, albumina e transferri-na.

D) Uréia, creatinina e albumina.

E) Uréia, transferrina, albumina e creatinina.

23. Em pacientes submetidos ao tratamento com radioterapia em câncer de cabeça e pescoço, os efeitos colaterais mais frequentes são, exceto:

A) Mucosite B) Vômito C) Xeroftalmia D) Disfagia E) Xerostomia

(4)

24. Os efeitos colaterais da radiação no paciente com câncer de cabeça e pescoço são vários, mas observa-se uma signifi-cativa mudança no paladar. Qual seria?

A) Aumento da percepção para os alimentos doces. B) Diminuição da percepção para os alimentos

salga-dos.

C) Diminuição da percepção para os alimentos doces e uma sensibilidade aumentada para o amargo. D) Diminuição para o sabor amargo e salgado.

E) Aumento da sensibilidade para os alimentos com sa-bor doce e salgado.

25. Uma gestante gemelar necessita de um aporte energético maior do que uma gestante não gemelar. Fora o adicional de 300 Kcal prescritos em casos de gravidez única, qual seria o valor adcional em casos de gestação de gêmeos?

A) 150 Kcal B) 200 Kcal C) 250 Kcal D) 180 Kcal E) 220 Kcal

26. A vitamina A é de suma importância para a saúde de uma mulher adulta e mulher grávida adulta. Qual seria essa reco-mendação? Pois em casos de hipervitaminose A pode ocorrer toxicidade e teratogenicidade.

A) 800 µg/dia e 880 µg/dia, respectivamente. B) 900 µg/dia e 1000 µg/dia respectivamente. C) 700 µg/dia e 770 µg/dia respectivamente. D) 950 µg/dia e 990 µg/dia respectivamente. E) 800 µg/dia e 1000 µg/dia respectivamente.

27. O tabagismo durante a gestação afeta o crescimento fetal, como também diminuí a ingestão de alimentos pela gestante. Sendo assim, estudos sugerem o aumento no consumo de ácido fólico, uma vez que esse micronutriente tem o papel na formação do tubo neural. Qual seria esse valor?

A) 1200 µg/dia B) 1500 µg/dia C) 1000 µg/dia D) 1800 µg/dia E) 800 µg/dia

28. Assinale algumas alterações no metabolismo protéico, em casos de hepatopatias:

A) Aumento da oxidação muscular de aminoácidos ce-togênicos com a leucina.

B) Redução de proteínas hepáticas e plasmáticas, deto-xificação de amônia insuficiente.

C) Redução da disponibilidade de carbonos para a sín-tese de ácidos graxos e colesterol.

D) Só as alternativas A e B estão certas. E) As alternativas A, B e C estão certas.

29. Devido ao aumento do número de crianças obesas, diabé-ticas e até mesmo hipertensas, sugere a OMS a aferição da pressão arterial em crianças. Qual seria a idade recomendada para iniciar a primeira aferição?

A) A partir de 8 anos. B) 4 anos de idade. C) 10 anos de idade. D) 5 anos de idade.

E) 3 anos de idade.

30. Em relação ao Programa Nacional de suplementação de ferro, marque V (verdadeiro) ou F (falso) e marque a asserti-va correta.

( ) A dose recomendada semanal seria de 25 mg de fer-ro, em crianças de 6 a 18 meses.

( ) A dose recomendada semanal seria de 15 mg de fer-ro em crianças de 8 a 18 meses.

( ) Outro programa para o combate à anemia é a suple-mentação das farinhas de trigo e milho (para 100 g do produto no mínimo 10 mg de ferro).

A) VVV B) VFF C) FVF D) FVV E) FFF

31. Sabemos que a anemia ferropriva é considerada um gran-de problema gran-de saúgran-de pública. Tem-se observado que a bio-disponibilidade do ferro dietético é o fator de maior impor-tância na ocorrência da anemia. Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) e marque a assertiva correta.

( ) As dietas podem ser classificadas em 3 categorias de biodisponibilidade de ferro: baixa, intermediária e alta.

( ) A absorção média de ferro heme e não heme é apro-ximada de 5% (em dieta de baixa biodisponibilida-de), 10 % (dieta de biodisponibilidade intermediária) e 15% (em dieta com alta biodisponibilidade). ( ) A absorção média de ferro heme e não heme é

apro-ximada de 10 % (em dieta de baixa biodisponibilida-de biodisponibilida-de ferro), 15 % (em dieta com biodisponibilidabiodisponibilida-de intermediária) e 20% ( dieta com alta biodisponibili-dade). A) VVF B) FFV C) VVV D) VFV E) FVF

32. A soja é considerada um excelente alimento funcional. Assinale a assertiva que indica o(s) tipo(s) de isoflavona(s), responsável(is) pelo combate a osteoporose, doenças cardio-vasculares e alguns tipos de câncer.

A) daidzeína B) genisteína C) gliciteína

D) Alternativas A e B estão certas E) Alternativas A, B e C estão certas

33. Qual o grupo de alimento que em sua composição possui substâncias do tipo gliadina e glutelina?

A) Raízes B) Tubérculos

C) Cereais (trigo, centeio, cevada, aveia) D) Leguminosas

(5)

34. No programa nacional de alimentação escolar, as entida-des executoras, no caso prefeituras, secretarias de educação, prestam contas a que categoria?

A) EJA B) CT C) CRAS D) CAE E) NDA

35. Segundo a mais nova resolução do Programa Nacional de Alimentação Escolar, é necessário a introdução de qual cate-goria de alimentos na merenda?

A) Alimentos orgânicos B) Alimentos funcionários C) Alimentos transgênicos

D) Só as alternativas A e B estão certas E) Alimentos enriquecidos

36. A esofagite é ocasionada por algumas doenças e também por outros fatores. Assinale assertiva que não levaria a essa patologia: A) Obesidade grau I B) Hérnia de hiato C) Gravidez D) Magreza E) Obesidade mórbida

37. Há casos em que a criança não pode ser amamentadas. Qual seria o volume e número de refeições lácteas diárias do nascimento até o trigésimo dia?

A) 60 – 120 ml/ 4 a 5 refeições por dia. B) 60 – 80 ml/ 6 a 8 refeições por dia. C) 60 – 120 ml/ 6 a 8 refeições por dia. D) 100 – 200 ml/ 4 a 5 refeições por dia. E) 50 – 60 ml/ 6 a 8 refeições por dia.

38. Sobre as vantagens do aleitamento materno a alternativa incorreta é:

A) Custa menos que o aleitamento artificial.

B) O bebê tem o crescimento e desenvolvimento nor-mais.

C) Ajuda a evitar uma nova gravidez até que o bebê te-nha um ano de vida.

D) Protege o bebê contra infecções respiratórias e diar-réias.

E) Previne o câncer de útero.

39. Assinale verdadeiro (V) ou falso (F), em relação aos cui-dados que devemos ter com o recebimento e estocagem dos alimentos e marque a assertiva correta:

( ) Os alimentos congelados devem chegar com uma temperatura em torno de -15º C, os resfriados entre 10 e 15º C.

( ) Os produtos liofilizados devem estar endurecidos e emplastados.

( ) As latarias não devem ter amassos ou ferrugens. A) VVV

B) FVV C) FFV D) FFF E) VVF

40. Em relação ao potássio, marque verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a assertiva correta.

( ) O potássio promove o aumento da natriurese. ( ) Não é recomendável suplementar esse eletrólito, só

aumentar a ingestão através dos alimentos.

( ) O seu uso deve ser diminuído em pacientes hiperten-sos e aumentar em cahiperten-sos de pacientes em diálise. ( ) A recomendação para esse mineral é em torno de 2 a

4 g/dia. A) VFVF B) VVFV C) FFVV D) FVFV E) VVFF

Referências

Documentos relacionados

Foi desenvolvido e aplicado para os alunos da escola campo um jogo chamado Trilha Química, afim de favorecer a aprendizagem do conteúdo de bioquímica abordado no período

Os sistemas dinˆ amicos s˜ ao caracterizados como sistemas com parˆ ametros fixos ou sistemas com parˆ ametros vari´ aveis no tempoB. Os sistemas com parˆ ametros vari´ aveis no

Os casos de alterações psicológicas ou fisiológicas (períodos menstruais, gravidez, contusões, luxações etc.) que impossibilitem o candidato de submeter-se aos

Apesar dessas diferenças, os resultados dos Experimentos I e II deixam claro que, desde que sejam fornecidas condições especiais, como a adoção de um arranjo de estímulos mais

Nos resultados de dispersão de dados com a linha de razão um entre os testes CAD e CCT, notou-se a equivalência dos dados dos subgrupos tricromata e protan

Área de Concentração: Linguística Linha de Pesquisa: Teoria na Gramática Gerativa HORÁRIO: 4as.-feiras, das 14h às 16h30. TÍTULO DO CURSO: SINTAXE GERATIVA: TEORIA

Apothéloz (2003) também aponta concepção semelhante ao afirmar que a anáfora associativa é constituída, em geral, por sintagmas nominais definidos dotados de certa

A abertura de inscrições para o Processo Seletivo de provas e títulos para contratação e/ou formação de cadastro de reserva para PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR