• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO TÉCNICO - CIENTÍFICO. Título do Projeto de Pesquisa: A Trajetória da Imprensa no Pará

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO TÉCNICO - CIENTÍFICO. Título do Projeto de Pesquisa: A Trajetória da Imprensa no Pará"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DIRETORIA DE PESQUISA

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – PIBIC : CNPq, CNPq/AF, UFPA, UFPA/AF, PIBIC/INTERIOR, PRODOUTOR, INTERDISCIPLINAR, ACERVO, PIBIT, EBTT E

FAPESPA

RELATÓRIO TÉCNICO - CIENTÍFICO

Período: 01/08/2015 a 31/07/2016 ( ) PARCIAL

(x) FINAL

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Título do Projeto de Pesquisa: A Trajetória da Imprensa no Pará Nome do Orientador: Netília Silva dos Anjos Seixas

Titulação do Orientador: Doutora

Faculdade:Comunicação e Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e

Amazônia

Instituto/Núcleo: Instituto de Letras e Comunicação. Laboratório: Laboratório de Pesquisa em Comunicação Título do Plano de Trabalho: A Imprensa no Pará

Nome do Bolsista: Ruth Harriet Santos da Rocha Sepaul Tipo de Bolsa: ( x ) PIBIC/CNPq ( ) PIBIC/CNPq – AF

( ) PIBIC/CNPq- Cota do pesquisador ( ) PIBIC/UFPA ( ) PIBIC/UFPA – AF ( ) PIBIC/INTERIOR ( ) PIBIC/PRODOUTOR ( ) PIBIC/PRODOUTOR RENOVAÇÃO ( ) PIBIC/FAPESPA ( ) PIBIC/ACERVO ( ) PIBIC/PE-INTERDISCIPLINAR ( ) PIBIC/VOLUNTÁRIO ( ) PIBIC/PIBIT

(2)

RESUMO DO RELATÓRIO ANTERIOR

A TRAJETÓRIA DA IMPRENSA NO PARÁ (PLANO DE TRABALHO 2).

Os primeiros seis meses do plano de trabalho foram realizados pelo estudante Danyllo Bemerguy, que permaneceu como bolsista de 01/08/2015 a 31/01/2016. Pesquisa sobre a trajetória na imprensa no Pará com ênfase na observação da configuração e conteúdo da publicidade nos impressos de Belém da segunda metade do século XIX (décadas de 1860 e 1870). Prevê uma metodologia que contempla a pesquisa bibliográfica, análise de conteúdo e a análise enunciativo-discursiva. A pesquisa teve caráter exploratório e descritivo. Observaram-se muitas características visualizadas em décadas anteriores. A publicidade ora vinha com o nome “avizos” ou “annuncios”, localizada nas últimas páginas dos jornais. Observou-se também diferentes formatos de textos (curtos e objetivos ou longos, mas descritivo), o uso de tipografias diversas e ilustrações. A respeito da natureza dos produtos e serviços anunciados, observou-se que gêneros alimentícios, venda de roupas e tecidos, chapéus, animais, livros, joias, charutos e venda e aluguéis de imóveis já haviam sido inseridos em décadas anteriores e persistiam. Os anúncios sobre serviços mencionavam os ofícios de relojoeiro, barbeiro, alfaiate, costureira, fotógrafos, músico, cabelereiro, professor, advogado, dentista e doutor. No período analisado apareceram muitos anúncios de remédios para diversos fins. O bolsista também observou anúncios sobre término de sociedades, mudanças de estabelecimentos comerciais, eventos culturais, venda de instrumentos musicais (com maior frequência que décadas anteriores), livros (religiosos, infantis e romances), saídas da cidade e destacou a presença de elementos regionais como o pirarucu de Santarém, mas afirma que anúncios nacionais e estrangeiros ainda dominam a publicidade da época. Anúncios de pessoas negras sob regime de escravidão continuam a aparecer, mas em menor quantidade. Em julho de 1869, um aviso inovador apoiava a emancipação de escravizados. O público feminino começa a figurar como público alvo nos anúncios antes voltados para o público masculino. Crianças também são público alvo. Os dados pesquisados permitiram observar várias novidades quanto ao conteúdo dos anúncios. Repetições foram constantes, pois os periódicos passaram a ter publicação diária.

Nos itens seguintes devem ser acrescentados o que efetivamente foi desenvolvido neste novo período. O Relatório Final deve envolver as atividades desenvolvidas nos 12 meses de bolsa.

INTRODUÇÃO

O projeto “A trajetória da imprensa no Pará” (SEIXAS, 2012),1

apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Edital Universal MCTI/CNPq Nº 14/2012, busca somar-se aos estudos da história da mídia, um campo de investigação que vem se desenvolvendo em todo o Brasil,

(3)

colaborando na busca de parte da história do passado e do presente dos meios impressos.

As pesquisas no projeto permitem acompanhar a configuração e constituição dos periódicos paraenses desde os primórdios da imprensa no estado do Pará até os dias atuais, período que inicia em 1822, data de surgimento do primeiro jornal (O Paraense).

Buscando fugir do que a professora Marialva Barbosa chama de natureza

presentista dos estudos da comunicação, o projeto visa evidenciar “contribuições

que uma visão histórica poderia trazer para os estudos da área” (BARBOSA, 2012, p.146), bem como para o conhecimento da trajetória da mídia impressa na região amazônica e mais especificamente o estado do Pará, que já foi palco de várias transformações políticas, sociais e econômicas das quais os jornais que este projeto propõe analisar, foram testemunhas. Em suma, o campo da comunicação em nossa região ainda constitui um terreno a ser conhecido e pesquisado. Deriva daí a importância de conhecer a trajetória da imprensa e a configuração do jornalismo e da publicidade nesses periódicos da região.

JUSTIFICATIVA:

A introdução de novas tecnologias de informação e de comunicação vem modificando sobremaneira as formas de comunicação e de sociabilidade na sociedade contemporânea, alcançando variados espaços, entre os quais estão o Pará e a Amazônia. Vista externamente como exótica e vazia demograficamente, a Amazônia se constitui em uma região complexa e rica tanto do ponto de vista da sua biodiversidade quanto dos processos culturais e comunicacionais que a abriga. A entrada da Amazônia no processo midiático remonta ao século XIX, com a publicação dos periódicos impressos, a partir de 1822, com o jornal O Paraense (COELHO, 1989, 1993). Até a metade do século XIX, a imprensa já se encontrava definitivamente estabelecida em Belém, com a proliferação de jornais e tipografias (SEIXAS, 2011b). Em 1853 surgia o primeiro jornal diário, o Diario do Gram-Pará (1853-1892) (SEIXAS, 2011a). Entre a segunda metade do século XIX e o século XX, revistas, pequenos e grandes jornais circularam pela capital e por várias cidades do interior paraense (BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARÁ, 1985), constituindo parte do processo de midiatização iniciado pela sociedade local/regional, complementado,

(4)

mais tarde, pelo rádio, pela televisão e pela internet, cada um a seu tempo específico e com seus usos e interferências. O interesse deste estudo, portanto, continua sendo contribuir para o entendimento do processo de configuração da imprensa em Belém e cidades do interior paraense, que ainda precisa ser mais conhecido.

OBJETIVOS:

Objetivo geral do projeto: Estudar a imprensa paraense (de Belém e de cidades do interior do Estado), quanto a aspectos de sua configuração e aos conteúdos publicados, inclusive na interface com a publicidade.

Objetivos específicos do plano de trabalho:

 Acompanhar a produção cotidiana da imprensa, em diferentes tempos históricos e veículos, a propósito dos temas definidos para a pesquisa.

 Realizar coleta de dados a partir de diferentes meios, como jornais, revistas, documentos históricos e entrevistas com sujeitos históricos relacionados com a imprensa no Estado.

 Discutir a configuração da imprensa, incluindo sua interface com a publicidade, que participa da estruturação da mídia impressa na região.

 Introduzir estudantes de graduação na pesquisa científica e contribuir para a sua formação acadêmica.

 Contribuir para o fortalecimento da pesquisa na Faculdade de Comunicação e no Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia e, portanto, também para o desenvolvimento da pesquisa na UFPA e na região. Com os objetivos definidos no plano de trabalho 2 (2015-2016), o bolsista anterior, Danyllo Melo Pereira Bemerguy deu prosseguimento pesquisando os jornais de maior relevância das décadas de 1860 e 1870, observando a configuração da publicidade e a consequente reestruturação dos periódicos, que passaram a englobar textos de cunho jornalístico e publicitário. A pesquisa da década de 1860 incluiu quatro jornais: O Diário do Gram-Pará, Treze de Maio, Diário de Belém e O Liberal do Pará. De 1870 foram dois os jornais analisados: Diário de Belém e Jornal do Pará, cabendo à bolsista atual a continuação da pesquisa que ainda incluía mais dois jornais desta mesma década (A Província do Pará e O Liberal do Pará).

(5)

MATERIAIS E MÉTODOS:

A metodologia do projeto (SEIXAS, 2012) propõe recorrer a procedimento metodológicos diversos, tais como a “pesquisa bibliográfica, documental, a entrevista (LAKATOS; MARCONI, 2010; DUARTE; BARROS, 2008), a análise de conteúdo (BAUER; GASKELL, 2002) e a análise enunciativa e discursiva (DUARTE; BARROS, 2008; LAGO; BENETTI, 2008; VERÓN, 2004), entre outros procedimentos que serão aplicados quando forem pertinentes aos estudos desenvolvidos no plano de cada bolsista.

O plano atual diz respeito à continuidade do levantamento de dados sobre a publicidade nos periódicos paraenses disponíveis em microfilmes na Biblioteca Pública Arthur Vianna. Além do setor de Microfilmagem da Biblioteca Pública Arthur Vianna, a bolsista atual realizou pesquisas na Hemeroteca Digital Brasileira, da Fundação Biblioteca Nacional.

Outra atividade essencial do projeto é o grupo de estudos, no qual os bolsistas e a orientadora reúnem-se semanalmente para a leitura e discussão de textos que interessam ao grupo. Segue abaixo a lista de leituras realizadas no grupo de estudo no período do relatório atual:

BAUMAN, Zygmunt, Emancipação. In: ______. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro, Ed. Zahar, 2001, 23-63.

______. Individualidade. In: ______. Modernidade líquida. Rio de Janeiro, Ed. Zahar, 2001, 64-106.

BARBOSA, Marialva Carlos. O presente e o passado como processo comunicacional. In: ______. MATRIZES/Revista do Programa de pós-graduação em ciências da comunicação da universidade de São Paulo. São Paulo: ECA/USP, n. 2, jan. /jun., 2012, 144-155.

FIGUEIREDO, Janaina P. Amado Baptista de; FERREIRA, Marieta De Moraes (Orgs.). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1998.

FRANÇA, Vera Veiga. Crítica e metacrítica. In: ______. MATRIZES/Revista do Programa de pós-graduação em ciências da comunicação da universidade de São Paulo. São Paulo: Editorial, v. 8, n. 2, jan-jun, 2014.

______. Paradigmas da Comunicação: conhecer o quê? In: Revista Ciberlegenda. Rio de Janeiro, edição especial, n.5, 2001.

KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e da iniciação à pesquisa. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2011.

(6)

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LOUZADA, Silvana. Prata da casa: fotógrafos e fotografia no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UFF, 2014.

MARTINO, Luís Mauro Sá. Trilhas da investigação epistemológica: o GT Epistemologia

da Comunicação da Compós. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 23, 2014, Belém, PA.

Disponível em: < http://www.compos.org.br/biblioteca/luismaurocompos2014_2214.pdf>. Acesso em: 9 ago. 2016.

PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2000.

PORTELLI, Alessandro. O que faz a história oral diferente. In: Projeto História, Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História. São Paulo: ECA/USP, v. 14, 1997.

SODRÉ, Muniz. Comunicação: um campo em apuros teóricos. In: Revista Matrizes. São Paulo: Editorial, v. 5, jan-jun, 2012.

______. Antropológica do espelho: uma teoria da comunicação linear e em rede. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

______. A narração do fato: notas para uma teoria do acontecimento, Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

ROCHA, Everaldo. A mulher, o corpo e o silêncio: identidade feminina na publicidade. In: ______. Representações do consumo estudos sobre a narrativa publicitária. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: Mauad, 2006, 39-63.

RIBEIRO; HERSCHMANN. Comunicação e história: interfaces e novas abordagens. Rio de Janeiro: Mauad X: Globo Universidade, 2008.

TRINDADE, Eneus. Identidade e teorias do discurso na publicidade televisiva. In: ______. Propaganda, identidade e discurso brasilidades midiáticas. Porto Alegre: Sulina, 2012, 58-106.

ATIVIDADES EXTRAS E COMPLEMENTARES:

 Curso de Método Lógico para Redação Científica: realizado nos dias 23 e 24 de maio de 2016, ministrado pelo professor Gilson Volpato, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP-UFPA).

 Seminário Teorias da Comunicação: realizado pelo Grupo de Pesquisa Teorias e Processos da Comunicação (Pespcom), com apoio da Faculdade Cásper Líbero, da Assessoria de Educação à Distância (AEDI-UFPA), da Diretoria de Assistência e Integração Estudantil (DAIE-UFPA), das Pró-Reitorias de Extensão, de Administração e de Pesquisa e Pós-Graduação (respectivamente PROEX-UFPA, PROAD-UFPA, PROPESP-UFPA). O seminário foi realizado entre os dias 27 e 29 de abril de 2016.

(7)

 A bolsista atual também realizou o levantamento de dados no mapeamento da cobertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff a partir dos jornais da região Norte disponíveis na internet. Coube à presente bolsista mapear os jornais do Estado de Rondônia. O levantamento foi feito tendo em vista o período político vivenciado no Brasil, com o processo de

impeachment da presidente Dilma Rousseff. Todos os bolsistas, e mais duas

mestrandas orientadas pela professora coordenadora do projeto, ficaram responsáveis por mapear a publicação dos jornais de cada Estado componente da região norte do Brasil, via internet. O levantamento se deu de 15 a 19 de abril e de 9 a 13 de maio de 2016, referente à cobertura da votação do pedido de impeachment e sua repercussão.

RESULTADOS:

A bolsista atual deu prosseguimento à pesquisa, porém os dados levantados são da mesma década em que o bolsista anterior havia parado. No Quadro 1, estão organizados os jornais, meses e nº de edições analisados em cada mês, bem como o número de exemplares faltando no acervo da Biblioteca Pública Arthur Vianna, de acordo com os meses analisados. Apresenta, também, as dimensões e dados sobre a frequência de publicação.

(8)

Fonte: Dados da pesquisa realizada no Setor de Microfilmagem da Biblioteca Pública Arthur Vianna

Nos dois jornais pesquisados, a publicidade aparecia em uma seção com o nome “annuncios”. Observam-se anúncios de formatos variados, com textos longos e curtos, alguns com bordas e muitos anúncios grandes ocupando boa parte da página do periódico. A publicidade é vista comumente nas últimas páginas (terceira e quarta). Os anúncios maiores encontravam-se na quarta página. Na pesquisa, encontramos ilustrações alusivas ao que estava sendo anunciado e bordas decorativas. Conforme observado por Carrascoza (2007), ao fazer uma análise da evolução do texto publicitário a partir de jornais paulistanos, os anúncios de nossa atual pesquisa também contam com o auxílio de elementos visuais para atrair os consumidores potenciais. “A informação verbal passa então a ter esses novos e

Jornal Ano Meses

pesquisados

Nº de edições analisadas

Exemplares

faltando Dimensões Publicação

A Província do Pará 1876 março 5 1 54cm x 37cm Diariamente exceto às segundas-feiras Julho 26 0 1877 janeiro 23 2 58cm x 39 cm Julho 26 4 O Liberal do Pará 1870 Janeiro 24 0 58cm x 37cm Diária. Exceto 2ª feira e "immediato aos santificados" Julho 25 8 1871 janeiro 25 0 58cm x 37cm Julho 25 0 1872 janeiro 24 5 63cm x 43cm Julho 26 0 1873 janeiro 25 0 61cm x 41cm Julho 27 0 1874 janeiro 25 1 53cm x 38cm Julho 27 2 1875 janeiro 25 1 55cm x 39cm Julho 25 2 1876 janeiro 24 2 55cm x 37cm Julho 26 0 1877 janeiro 24 1 54cm x 38cm Julho 25 0 1878 janeiro 26 0 59cm x 42cm Julho 26 2 1879 janeiro 25 0 62cm x 47cm junho 23 0

Total de edições analisadas e edições em falta (respectivamente):

582 31

(9)

Im ag em 1 – O L ib er al d o Par á, 0 1 jan . 1 8 73 . Fo n te: Hem er o teca DDig ital.

Imagem 2 - A Província do Pará, 05 jan. 1877.

importantes aliados, visuais, além das famílias tipográficas que já eram utilizadas como diferencial persuasivo” (CARRASCOZA, 2007, p. 74).

Alguns anúncios, além dos recursos já mencionados, destacavam-se pela posição em que se encontravam na página. Este ao lado, estava posto tal como se encontra aqui, na vertical. Chamando atenção ao fugir no padrão de diagramação dos demais anúncios da página, que seguiam ordenados horizontalmente em suas colunas.

Os anúncios procuram passar o maior número de informações, o que gera um visual “poluído”, se comparada à publicidade de hoje. Os anunciantes procuram listar o maior número de produtos disponíveis em seus estabelecimentos.

Embora os anúncios já comecem a se diferenciar, ainda há uma grande quantidade de anúncios seguindo o formato de classificados, que tem como característica os “textos curtos, informativos, sem ilustrações” (CARRASCOZA, 2007, p. 73).

Outras características dos anúncios desse período são a adjetivação, sendo comum o uso dos adjetivos bom, grande, melhor e único. Outro ponto marcante é o apelo à autoridade, mais observado nos anúncios de remédios que fazem menção a serem autorizados pela academia imperial de medicina.

Em um contexto dominado por produtos advindos da Europa e Inglaterra, chamou a atenção os anúncios nacionais e/ou locais, como o da fábrica de tecidos Bomfim da Bahia, que afirma ter produtos “superiores aos importados da Inglaterra e America”.

Os anúncios mais recorrentes do período pesquisado são sobre medicamentos, roupas, tecidos e acessórios como chapéus e luvas, foram visualizados

também, anúncios de aluguel e venda de casas, terrenos, fazendas e estabelecimentos comerciais. Os estabelecimentos de venda de joias também apareciam com certa frequência. De modo geral, os produtos e serviços anunciados não diferem muitos dos encontrados na pesquisa do bolsista anterior, tendo em vista

(10)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BARBOSA, Marialva. História cultural da imprensa: Brasil, 1800-1900. Rio de Janeiro: Mauad X, 2010.

CARRASCOZA, João Anzanello. A evolução do texto publicitário. São Paulo: Futura, 2007.

PUBLICAÇÕES:

Os dados resultaram em um artigo em preparação para publicação, que discute estratégias de marketing e branding nos anúncios da Singer publicados nos periódicos de Belém das décadas de 1850 a 1870. Observam-se métodos e técnicas publicitárias que possuem estudos atualmente e que podem ser visualizados nos anúncios do período (Ver artigo em preparação no final do relatório).

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NOS PRÓXIMOS MESES

Nos próximos meses pretende-se dar continuidade à pesquisa, iniciando a coleta de dados da década de 1880 e elaborar um quadro comparativo das categorias de produtos e serviços presentes nos anúncios nas décadas restantes do plano de trabalho, a fim de observar mudanças mais evidentes entre as décadas.

CONCLUSÃO:

A pesquisa sobre a configuração da publicidade nos periódicos de Belém da segunda metade do século XIX possibilitou observar os anúncios mais frequentes e algumas das características dos anúncios do período. Pelo fato da atual bolsista não conseguir avançar para a década seguinte, não foram obtidos dados muito diferentes da pesquisa anterior. No entanto, pretende-se dar continuidade à pesquisa, bem como obter um comparativo com os dados que serão obtidos na década seguinte.

DIFICULDADES

 Conciliar as pesquisas no âmbito do projeto com as atividades da graduação.  Aplicar as teorias estudadas no grupo de pesquisa sobre o objeto que está

sendo analisado.

(11)

 Cumprir com os prazos definidos para o plano de trabalho.

PARECER DO ORIENTADOR: Manifestação do orientador sobre o desenvolvimento

das atividades do aluno e justificativa do pedido de renovação, se for o caso.

A discente chegou ao projeto para cumprir a segunda metade do plano de trabalho, em substituição a outro bolsista do curso de Publicidade e Propaganda. Participou das leituras do grupo de estudo do projeto e continuou as atividades de levantamento de dados iniciadas pelo bolsista anterior. É a primeira vez que participa de projeto de pesquisa e, no seu percurso, evidencia necessitar um pouco mais de determinação no cumprimento das atividades. A bolsista não conseguiu terminar o artigo em tempo hábil para enviar a evento, e, em outra alternativa, o artigo encontra-se em finalização para ser submetido à publicação em periódico que aceite graduandos de iniciação científica assinando com o orientador. Pela disposição, sou de parecer favorável ao relatório da bolsista.

DATA: 15 / 08 / 2016

Netília Silva dos Anjos Seixas

_________________________________________ ASSINATURA DO ORIENTADOR

Ruth Harriet Santos da Rocha Sepaul ____________________________________________

ASSINATURA DO ALUNO

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: Em caso de aluno concluinte, informar o destino do

mesmo após a graduação. Informar também em caso de alunos que seguem para pós-graduação, o nome do curso e da instituição.

Referências

Documentos relacionados

Senhor Lourival de Jesus por conta de seu falecimento, solicitando uma Moção de Pesar inclusive, solicitou também a restauração das estradas da zona rural, em especial

A situação de namoro também é um fator cada vez mais importante a ser considerado, pois assume especial relevância neste grupo de idade, principalmente nas mais jovens (menores de

As inscrições serão feitas na Comissão Permanente de Vestibular da UFMG (COPEVE), situada no Prédio da Reitoria da UFMG, à Av. Presidente Antônio Carlos, 6627 – Campus da

Tal acusação, embora julgada e retirada após Padilha comprovar a devolução do dinheiro ao governo alemão, resultou na sua saída do cargo público que ocupava

a) seja dirigido ao Presidente da Comissão Especial do Concurso do CAU/SC e seja feito via Internet, através do site www.ibam-concursos.org.br, no prazo máximo de 02 (dois)

de Pearson para comprimento total (CT), área de superfície total (AST), diâmetro médio (DM), área de superfície de raízes finas (ASRF), peso seco total da planta (PST) e

No início do trabalho em uma escola, pergunto aos professores se eles sabem o que é um projeto e como ele se divide. Assim, eu começo a pedir para que os colegas me falem mais sobre

É um sistema aberto, tendo como forma de apresentação comercial o acondicionamento do produto em envelope plástico individual (embalagem primária), contendo um selo