• Nenhum resultado encontrado

O ESTUDO DA AMÉRICA LATINA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA EM GOIÁS, UMA ANÁLISE DOCUMENTAL.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O ESTUDO DA AMÉRICA LATINA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA EM GOIÁS, UMA ANÁLISE DOCUMENTAL."

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

1Universidade Estadual de Goiás,(UEG) (Graduada)Docente na Escola Maria Esméria. Especialização em

andamento pela Universidade Estadual de Maringá Simonisitl@gmai.com

2 Universidade Estadual de Goiás (UEG) (Graduanda) franscimere@gmail.com

3Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (Doutora em Educação)Docente no Instituto Federal de

Morrinhos. Leia.adriana@ifgoiano.edu.br

O ESTUDO DA AMÉRICA LATINA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA EM GOIÁS, UMA ANÁLISE DOCUMENTAL.

Simoni Tavares Lopes, Graduada1 Franscimere Cordeiro de Souza, Graduanda2 Léia Adriana da Silva Santiago, Doutora3

RESUMO

O Setor Educacional do MERCOSUL (SEM) compreende que as escolas do MERCOSUL são consideradas um espaço onde culturas regionais podem constituir-se e atuar no sentido de uma efetiva consciência de integração regional. O SEM, desde 1992, vem estabelecendo planos de ação que incluem propostas para o ensino de História nas escolas do MERCOSUL. Consequentimente as formações de professores de História contribuem de forma atuante nessa integração regional dentro das escolas, ou seja, identificar a memória que se produziu sobre a América Latina na formação de professores egressos do respectivo curso se torna imprescindível. Nesse sentido, este artigo tem por objetivo discorrer, num primeiro momento, sobre a formação dos professores de História da Universidade Estadual de Goiás, as propostas do SEM para o ensino de História e posteriormente, apresentar os dados coletados dos “programas de ensino” de história da América Latina da UEG de Iporá. De acordo com Bittencourt (1996); o ensino de história da América Latina tem deixado a desejar nas aulas de História tendo o seu enfoque voltado para a História do Brasil, com seus aspectos econômicos e políticos. Acredita-se que o ensino de História da América nas escolas tem colocado de lado a História dos outros países que compõem o MERCOSUL. Apesar das reformas e do empenho do SEM em propor planos e metas ao ensino de História da América Latina percebe-se falhas na aplicação de tais conteúdos.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de História da América. Alunos. Setor Educacional do MERCOSUL. Formação de professor (a). Integração.

(2)

INTRODUÇÃO

Uma pesquisa realizada anteriormente em duas escolas públicas de Iporá em relação ao SEM e a América Latina, resultou-se em outra problemática que conduziu a esta presente pesquisa. Constatou-se nos resultados que alguns conteúdos propostos pelo MERCOSUL educacional não são ministrados nas escolas que foram pesquisadas. Nesse contexto, nosso objetivo nesse trabalho foi investigar nos documentos internos o papel da História da América Latina nos cursos de formação de professores, em particular, analisar qual a contribuição que a UEG de Iporá tem dado a respeito do ensino de História da América para a formação dos profissionais que atuam na educação básica. Alguns estudiosos como Dias (2004), Silva (2006), Koling (2008) e Santiago (2012), observaram que ainda persiste a ideia de que a história da América Latina é contada do ponto de vista Europeu. Os conteúdos veiculados à década 1950 apontavam para uma História que valorizava o contato dos povos americanos com os hispânicos, a América colonial, os processos de independência da América Latina e a América Latina no século XX. Outras pesquisas chegaram à conclusão de que os livros didáticos também têm contribuído para a permanência, ainda hoje, de grande parte dos problemas já apontados por estudiosos do tema da América da década de cinquenta. Observa-se a importância em refletirmos, a partir de pesquisas histórico-educacionais, o papel da História da América Latina nos cursos de formação de professores. Assim se pretendeu investigar; Quais abordagens e imagens sobre a América foram construídas no campo disciplinar? Quais as memórias ficaram registradas pelos egressos sobre a história da América Latina? Primeiramente são apontados os pontos de estudo visados pelo SEM e posteriormente os conteúdos, obtidos nas ementas, bibliografias encontradas nos planos de ensino da Universidade.

(3)

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Das discussões realizadas pelos especialistas nos debates do SEM foram definido eixos comuns para o desenvolvimento dos conteúdos históricos em cada país, caracterizado pelo estudo da história das sociedades e das culturas indígenas americanas, da diversidade cultural e os aspectos comuns, da construção da democracia e do processo de integração na região. Além dos eixos, outros conteúdos foram sinalizados nos discursos proferidos pelos especialistas, que envolvem as questões políticas e econômicas das histórias dos países signatários. Os conteúdos sinalizados pelos especialistas foram: Fronteiras como espaço de intercâmbio e isolamento; passado colonial na perspectiva dos estudos comparados; os conflitos entre Estados nacionais numa perspectiva regional; as ditaduras militares recentes e os circuitos de exílio; a produção cultural numa perspectiva histórica; a Educação Patrimonial; a destruição das formas de vida dos indígenas e o aparecimento de novos conceitos como: conquista, cristianismo e aculturação; a entrada dos países americanos no mercado mundial como provedores de matéria-prima; o surgimento da burguesia industrial e da classe operária; o populismo; a abertura para o capital estrangeiro e a dívida externa; globalização (economia mundializada e o retorno à democracia).

O passo inicial foi a busca dos conteúdos vinculados a América Latina, que foram aplicados pelos professores de história da universidade Estadual de Goiás, unidade de Iporá, nos anos 1990 a 2012.

Com a autorização da atual coordenadora do curso de história da UEG (Universidade Estadual de Goiás) de Iporá teve-se a oportunidade do acesso aos planos de curso desde a FECLIP (Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iporá)1 até a UEG. Foram feitas as seleções dos planos de curso referentes a disciplina história da América.

Manuseando o material recolhido, referentes aos anos de 1990 a 1993, percebe-se que o programa de ensino da segunda e terceira série (antes o ensino de graduação eram separados por séries), as ementas e bibliografias são iguais. Destacam-se alguns conteúdos ministrados pelos professores durante estes quatro anos: América pré-colombiana; O sistema colonial na era; mercantilista; As colonizações Européias na América; Organizações administrativas

1 Há 25 anos tivemos a existência deste ensino superior gratuito em Iporá, primeiramente como FECLIP

(Faculdade de Educação Ciências e Letras de Iporá) e depois como Unidade da Universidade Estadual de Goiás (UEG). No sistema de governo de Marconi Perillo, diversas UEGs foram instaladas em várias cidades de Goiás, a FECLIP que já existia a alguns anos em Iporá-GO, passa de Faculdade para Universidade e a manutenção e o controle da Universidade passa a ser de responsabilidade do Estado. Durante todo o período de existência da FECLIP e da UEG o ensino foi voltado para a formação de professores.

(4)

Economias e social. As origens, as crises; Consolidação dos modos de produção capitalista; A formação histórica e a revolução Americana; A guerra civil Americana e a consolidação do capitalismo; A expansão do capitalismo norte; Americano na América Latina; Revoluções Latino Americana como expressão de navegação aos domínios norte Americanos; América Latina contemporânea: Suas crises político-econômicas e suas alternativas para o desenvolvimento. A bibliografia utilizada foi: Kplan (1974); Cardoso (1987); Brignolê (1984) Barta (sd.)

Verifica-se que no ano de 1994 as ementas e bibliografias da segunda série são distintas em relação a 1990 a 1993. Sendo que na terceira série, a ementa e a bibliografia são iguais aos anos de 1990 a 1993. Acentuam-se os conteúdos ministrados durante o ano de 1994 na segunda série: A América pré-colombiana-documentação e interpretação da história da América antes do conquistador. As viagens para a descoberta do novo mundo. Colombo. A conquista do território Americano. A origem do povo Americano. As grandes civilizações pré-colombianas (Incas, Astecas e Mais). O sistema Colonial. Relações de trabalho na América colonial. O pensamento e as manifestações culturais na América Latina. A bibliografia aplicada foi: Allen (1964), Balty (1963), Cardoso (1985), Dozer (1966), Ferreira (1988) e Favre (1987).

Entre os anos de 1995 e 1996 as ementas e bibliografias são idênticas em todos os sentidos, ou seja, não houve nenhuma modificação ou alteração nos programas. Acredita-se que isso acorreu devido ao fato de ser o mesmo docente a ministrar a disciplina.

QUADRO 1: Programa de Ensino (1995-1996)

ANO CONTEÚDOS REFERÊNCIAS

1995-1996

2° série

“Esta disciplina fará uma abordagem introdutória da geografia física do continente Americano”. Descreverá a população primitiva da América Latina. Analisará os sítios arqueológicos, As civilizações pré-colombianas; O expansionismo mercantilista; 3° série

“Nesta disciplina será analisada a formação dos Estados Unidos da América, constituição, seus partidos políticos”. O rápido desenvolvimento capitalista norte Americano, após a guerra de secessão; A marcha para o Oeste (apropriação de 2° série ADAS (1982), ALLEN (1964) BAITY (1963), CARDOS (1985), DOZER (1985), FERREIRA (1988). 3° série APTHEKER (1969), BRUIT (1988), CLARK (1983), EISEMERG (1987), FURTADO (1980) HARBERT (1992), KARNAL (1990), LOBO (1970), MOURO (1990),

(5)

Colombo; A exploração do continente Americano grande fornecedor de matérias prima ao capitalismo comercial europeu; A Inglaterra moderna e a independência dos EUA.

territórios indígenas)

A expansão

imperialista dos EUA. A consolidação do capitalismo dos ianques. A hegemonia dos EUA. As consequências da guerra fria, As independências da América Latina (herança colonial). O populismo. As ditaduras, O militarismo. Aspectos culturais da América Latina. A crise da hegemonia dos EUA. O neoliberalismo e a América Latina. Temas contemporâneos NARO (1966), PAES (1992), PINSKY (1989).

FONTE: FECLPI, Programa de Ensino,1995-1996

Ao analisar os programas de ensino dos anos de 1990 a 1996 percebe-se que os mesmos contêm apenas bibliografias, ementas, conteúdos e avaliações. A partir dos anos de 1997 e seguintes os planos são mais elaborados e de “programa de ensino” passa a ser chamado de “plano de curso”.

Nos anos de 1997 a 1998 as ementas, os objetivos, os conteúdos, a metodologia, a avaliação e as referências bibliográficas da segunda e da terceira série são idênticas. Os conteúdos ministrados durante esses anos foram: civilizações pré-colombianas; a Aérea mesoamericana; a Área circumoaribe; a Área andina; Irradiações das grandes civilizações; As civilizações amazonenses; Desigualdade entre os povos da América; Estruturas agrárias; As minas e atividade industrial; o Comércio; Administração política; Demografia, Geologia e Antropologia; Contestação da cultura; Aculturação; Educação, costumes e religião; Formação dos Estados Nacionais; O movimento migratório e formação dos Estados Unidos. As referências bibliográficas são: FAVRE (1987) FICHOU (1990), GENDROP (1985), MAHN-LOT (1990), MAURO (1986) MEGGRS (1979), PINSKY (1989), POMER (1980), SOUSTELLE (1987). As referências bibliografias e os conteúdos do terceiro ano são: Formação dos Estados Unidos; As independências Americanas; EUA e demais colônias Inglesas; América Latina; Colônias Francesas e holandesas; A constituição dos Estados

(6)

Unidos e seus reflexos sobre o restante do continente Americano; A guerra de secessão nos EUA; A questão do negro; A “Marcha para o Oeste”; Desenvolvimento e consolidação do capitalismo norte-americano; Os EUA após a Primeira Guerra. Destaca-se a Bibliografia aplicada: Galeano (1987), Karnal (S/D), Naro (1986), Pinsky (1989), Pomer (1988) Prado (1991).

Referente aos anos de 1999 a 2001 as ementas, os objetivos, os conteúdos, a metodologia, a avaliação e as referências bibliográficas do segundo e do terceiro ano são idênticas, afirma-se que não há alteração nos dois planos. Os conteúdos do segundo e terceiro ano são idênticos ao ano de 1998. Isto é, dentro desses três anos os docentes trabalharam a mesma ementa com a mesma metodologia.

A principal diferença é a introdução de outra disciplina no ano de 1999. Observa-se que os acadêmicos estudaram “História das Américas III” disciplina aplicada ao quarto ano do curso de História. Tais conteúdos apresentados nesse ano letivo fazem referência ao contexto da contemporaneidade. São: Realidade Americana Contemporânea, Questões políticas: Neoliberalismo, Dependência Econômicas, Globalização, MERCOSUL, planejamentos Financeiros, Questões socioculturais, Imigrantes, Meio Ambientes, Educação, Teatro, música, dança e artes práticas, Estudos de temas livres.

No ano de 2002 não foi encontrado o plano de curso.

Em relação às ementas, desde 1999 a 2006 as mesmas são iguais, ou seja, não se modificam. O que muda nos planos de curso são apenas os objetivos e metodologias.

Ao analisar os planos de curso dos anos de 2003 a 2004 percebe-se que as ementas são iguais, resultando que: a metodologia de ensino, a avaliação e os conteúdos são semelhantes e não iguais, pois, o professor regente de 2004 acrescentou alguns assuntos a sua ementa ficando essa com conteúdos a mais. Foi necessário fazer uma junção desses conteúdos, pelo fato de os mesmos se repetirem diversas vezes dentro desses anos.

Os conteúdos aplicados nos anos de 2003 e 2004 foram:

QUADRO 2: Plano de Curso 2003-2004

ANO CONTEÚDOS 2° série 2003 As sociedades pré-2° série 2004 Na segunda série acrescentaram-se dois conteúdos: América pré-3° série 2003 A independência dos Estados Unidos; A marcha para o série 2004 História política dos 4° série 2003-2004 América Latina no século XX:

(7)

2003-2004 colombianas; Migrações e distribuição espacial das principais sociedades indígena; Estruturas socioeconômicas; Expansões marítimas Espanholas e o descobrimento da América A conquista e a colonização da América A colonização Espanhola, Holandesas e Francesas; A crise do sistema colonial; A independência dos Estados Unidos. histórica Colonização Anglo-Saxônica. Oeste; Guerra Civil Norte Americana; A independência do Haiti; A independência das colônias Espanholas, Herança colonial: Dependência econômica e subdesenvolvime nto; As guerras Interamericanas O Pan-americanismo. EUA; A era do capital; A propaganda ideológica e domínio dos EUA; Processo de dependência da América Latina Central e Guerras Conflitos Americano. Economia Política, Sociedade Cultura; Particularidades regionais e nacionais da América Central e do Sul; Estudos de Temas diversificados; A América Latina após a Guerra fria; MERCOSUL, ALCA e o Neoliberalismo Dossiê dos Países Latino Americanos Análise do Almanaque Abril.

FONTE: UEG, Plano de Curso, 2003-2004

No quadro a seguir temos as referências do plano de curso de 2003- 2004. QUADRO 3: Plano de Curso 2003-2004- Referências

REFERÊNCIAS 2° série 2003 AQUINO (2002), CARDOSO (1983), GIORDANI (1990), MEGGERS (1979), O’GORMAN (1992), PINSKY (1994), 2° série 2004 Acrescentaram-se seis autores que foram utilizados pelos docentes: FAVRE (1987), FICHOU (1990), GENDROP (1985), 3° série 2003-2004 AQUINO (2000), GALEANO (1987), NARO (1986), PISNKY (1989), POMER (1988), PRADO (1991), CARDOSO, C & BRIGNOLLI (1983), CHAUNU (1969), COMMAGER, H. & NEVINS (1986), HUBERMAN (1978) 4° série 2003-2004 ALMEIDA (1998), AQUINO (1989) (2000), ALMANAQUE ABRIL (2001), GALEANO (1987), PAES (1992), CARDOSO, C & BRIGNOLLI (1983), CHAUNU (1969), COMMAGER, H. & NEVINS (1986), HUBERMAN (1978) e ROBERTISON

(8)

POMER (1995) TODOROV (1999). MAHN-LOT (1990), MAURO (1986) e SOUSTELLE (1987). ROBERTISON (1967 (1967), CAMPOS (2002), COLLER (1982), IANNI (1993), PERRAUT (2000), SKIDMORE (S/D). UEG, Plano de Curso, 2003-2004

Ainda analisando os planos de curso, observa-se que nos anos de 2005 e 2006 as ementas são iguais, porém a metodologia de ensino e o método de avaliação sofrem modificações no decorrer do ano de 2006, ou seja, alguns conteúdos são acrescentados neste ano. Os conteúdos dirigidos aos acadêmicos da segunda série foram: América pré-histórica; As sociedades pré-colombianas; A conquista da América; Colonização Espanhola, Anglo-Saxônica, Francesa e Holandesa e a Contradição e crise do sistema colonial. Conteúdos acrescentados no ano de 2006: O quadro geográfico e suas influencias; Sítios arqueológicos, O eu e o outro: colonizados e colonizadores; A independência das treze colônias e a formação dos EUA. A bibliografia aplicada: Aquino (2000), Azevedo, Francisco N. & Monteiro (1996), Favre (1987), Fichou (1990), Giedrop (1985), Mahn-ot (1990), Mauro (1986), Meggers (1979), Pinsky (1989), Pomer (1980), Soustelle (1987), Giordani (1997), Lehmann (1990) e Todorov (2003).

Na terceira série do ano de 2005 destacam-se os seguintes conteúdos: A era do capital; Propaganda ideologia e domínio dos EUA; Processo de independência na América Latina e Central; Guerras e conflitos do continente Americano. Foi acrescentado dois conteúdos no ano de 2006 na terceira série: Geografia dos EUA, Os grandes líderes revolucionários da América Latina. As bibliografias mencionadas no plano aplicadas aos acadêmicos da terceira série dos anos de 2005 e 2006 foram: Karnal (1996), Katchaturov (1980), Moura (1990), Pomer (1988), Schoultz (2000), Amado, J. & Figeiredo, L. C. (1992), Allen (S/D), Bassanezzi (1989), Cardoso (1988), Carvalho (2001), commager, H. S & Morison (S/D), Eisenberg (1987), Hobsbawm (2000) e (1997), Ianni (1989), Mahn-Lot (1990) e Prodanov (1990).

Os anos de 2005 e 2006 o plano da quarta série são idênticos tanto nos conteúdos como nas referências. Os conteúdos aplicados foram: A entrada da América Latina na era moderna (1870-1914); Os anos de prosperidade (1914-1930); A era do populismo (1930-1950); O impacto da revolução Cubana; Os anos sombrios (1968-1979); As transformações políticas e econômicas: América Latina rumo à democracia de mercado (1979-1990); Fim do século na América Latina: Êxitos econômicos, frustações sociais, desenganos políticos (1999-2000).

(9)

Segue a bibliografia mencionada no plano: Aquino (2001), Coggiola (2003), Dabene (2003), Rojas (2004) e Wasserman (2004).

Pode-se apontar que no ano de 2007 a segunda série possui conteúdos totalmente diferentes do ano de 2008, no entanto, a bibliografia ou a referência citada é a mesma em ambos. Já analisando o Plano de curso de 2007 e 2008 da terceira série, a ementa e a bibliografia são as mesmas.

QUADRO 4: Plano de Curso (2007-2008)

ANO CONTEÚDOS REFERENCIAS

2007 -2008

2° série 2007

Objetivo geral: Tratar uma visão geral sobre a história Americana até a independência dos EUA. Objetivos específicos: Abordar de forma introdutória os aspectos físicos do continente Americano; Descrever os primitivos habitantes da América; Estudar os sítios arqueológicos e as civilizações pré-colombianas; Debater a exploração do continente Americano; Discutir a participação do continente Americano no capitalismo Europeu; Estudar as relações de trabalho na América colonial; Analisar as colonizações Europeias na América; Discutir a Inglaterra 2° série 2008 Historiografia básica dos povos pré-colombianos. Os movimentos que marcaram as grandes navegações e o resultado do conhecimento das Américas para o mundo da época. Do mercantilismo ao capitalismo: implicâncias no mundo. As relações coloniais dos “dominadores e dominadas.” A instituição colônia. As resistências dos povos nascidos “aqui”. As revoluções Americanas. Os grandes líderes. Relações 3° série 2007-2008 Processo de independências dos países Americanos; Povoamento e formação social; A geografia dos EUA e dos países Latino Americanos; Conflitos e revoluções nos países da América Latina; Os grandes líderes da América Latina; Herança colonial no desenvolvimento econômico e social na América Latina; Guerra de secessão Americana; Os EUA no século XIX; América rumo ao século XX. série 2007-2008 AQUINO (1981), GIORDANI (1997), LEHMANN (1990), MAHN-LOT (1990), PNSKY (1989), POMER (1980), TODOROV (2003), MAURO (1986) MEGGERS (1979). 3° série 2007-2008 ALMEIDA (1998), BETHELL (2001), BRUIT (1988), CARDOSO (1983), CASTANHEDA (1994), FORNER (1988), GARCIA (1997), GUERRA (1992), IANNI (1989), KARNAL (1992), CHERESKY (1986), COGGIOLA (1998), CRUDEN (1994), FAUSTO (1999), FICHOU (1990), MARINI (1992), MARQUES (2004) MORSE (1988).

(10)

moderna e o processo de independências das treze colônias; Examinar a formação dos EUA. O quadro geográfico e suas influencias; Os primórdios do povoamento no continente Americano; Sítios arqueológicos; As civilizações indígenas; Descobrimento e conquista; o eu e o outro: O colonizado e colonizadores e A América colonial. capitalistas e crise do sistema colonial.

FONTE: UEG Plano de Curso 2007-2008

No ano de 2009 e 2010 não foi encontrado os planos de curso.

No programa de curso de 2011 encontram-se os conteúdos e referências da segunda série. Os mesmos são: A América Pré-colombiana; As teorias do surgimento dos povos americanos; As culturas meso-americanas; As médias e baixas culturas Americanas; As culturas andinas e a construção do império Inca, A expansão Europeia; Os primeiros contatos; Descobrimento da América; A invenção da América sobre a visão historiográfica; Colonização, evangelização e resistência indígena; A sociedade na América Espanhola: economia e política; Crise do sistema colonial; antecedência do processo de independência. As referências são: Anderson (1985), Bellotto, A. M. M. (1979), Bernand, C. & Gruzinski (1997), Cardoso (1985), Favre (1987), Ferreira (1991), Genovese (1976), Todorov (1999), Vainfas (1992), Chaunu (1993) (1984) (1980), Colombo (1984), Falcon (1981), Las Casas (1984), Leon-Portilla (1985) e Lockhart (1982).

No plano de curso de 2012 encontram-se apenas os dados da terceira série. Os conteúdos aplicados foram: Constituição dos Estados nacionais nas sociedades Americanas; Desenvolvimento do capitalismo e movimentos sociais nos Estados Unidos; Guerras e conflitos no continente Americano; As características do desenvolvimento capitalista na América Latina; Estruturas de poder e relações políticas na América Latina: Caudilhismo, populismo e militarismo; Processo de independência na América Latina; Hegemonia Norte Americana e relações imperialistas com a América Latina; Autoritarismo e revoluções na

(11)

América Latina; América Latina e a interdependência em relação ao mundo e EUA; O legado do capitalismo para toda América Latina; Sociedade e cultura nos EUA e na América Latina; Propaganda ideológica e domínio dos EUA sobre os demais americanos; Atualidades no continente Americano. Os pensadores são: Bethell (2001) (2005), Guerra (1992), Halperin (2006), Sellers (1990), Fausto (2004), Karnal (2007), Rouquié (1984).

CONCLUSÃO

Conclui-se que os programas de cursos sofreram pequenas modificações entre um ano e outro. Percebe-se que a metodologia de ensino, as ementas, os conteúdos programáticos, e avaliações apresentaram mais permanências do que mudanças no decorrer dos anos letivos. Quase não se percebe uma renovação historiográfica, ou seja, os autores se repetem diversas vezes entre os anos. Os conteúdos são mais voltados para a política e para a economia da América Latina, ficando à margem os temas referentes à cultura e as questões sociais como: sociedade, religião e ideologias. Percebe-se que os conteúdos selecionados há um destaque aos estudos dos EUA e da Inglaterra, limitando-se a poucos dados sobre a história da América Latina. Os estudos sobre a América Latina nas quartas series são mais voltados para a atualidade, assim a cultura, mesmo que de forma tímida foi mais trabalhada no ano em que se dividiu o estudo em três partes.

Por fim acredita-se que não tem sido de todo negativo o ensino de América Latina na universidade, todavia avalia-se que é necessário um aprofundamento maior dos conteúdos para uma melhoria desse ensino, principalmente na área cultural dos países de América Latina. O ponto que se detém é a não compreensão ou conhecimento dos professores em relação as propostas do MERCUSUL Educacional, isto é ao que se nota os docentes da universidade não está tendo acesso as metas e planos do SEM e quando vão elaborar seus planos de curso acabam por ignorar parcialmente as questões referentes a cultura, regionalismo latino americano, integração regional, construindo um plano de curso voltados para os pontos econômicos, políticos, ou superioridade dos europeus. Assim por sua vez os discentes universitários não têm acesso a todos os conteúdos pretendidos pelo MERCOSUL Educacional e muito menos conhecimento sobre tais pretensões do MERCOSUL Educacional e por fim o resultado negativo fica visível na aprendizagem dos alunos nas escolas publicas. Assim através dos documentos internos da universidade se afirma que a imagem construída pelos egressos tem limites tanto no campo da aprendizagem como

(12)

também no campo do ensino, pois se eles não têm conhecimento não poderão transmiti-lo aos alunos nas escolas em que irão ingressar como professor. Através da pesquisa documental pode-se afirmar que a memória registrada pelos egressos sobre a história da América Latina é limitada, com ausências de alguns conhecimentos necessários para um profissional que tem o como dever transmitir o conhecimento sobre a identidade dos povos que nos antecederam e ainda reforçar as características desses países.

(13)

Bibliografia

BITTERCOURT, C. M. F. Ensino de história da América: reflexões sobre problemas de identidades. Revista Eletrônica da ANPHLC, v. 04, p. 01-11, 2005.

CRISTOFOLI, Maria Silvia. Integração cultural, ensino de história e identidade latino-americana: uma utopia possível? Florianópolis, 2002 (Dissertação), Centro de Ciências da Educação, UFSC.

DIAS, Maria de Fátima Sabino. História da América ensino, poder e identidade. Florianópolis, Letras Contemporânea, 2004.

KOLING, Paulo José. O Ensino de História da América na Educação Básica: reflexões a partir dos livros didáticos e obras utilizadas em escolas públicas no Oeste do Paraná. In: Anais Eletrônicos do VII Encontro Internacional da ABPHLAC. Vitória, 2008. Disponível em: http://anphlac.org/periodicos/anais/enconto8/paulo_koling.pdf

SANTIAGO, Léia Adriana S. Ensino de História da América no Brasil e na Argentina (1995-2010): um estudo comparativo sobre a ótica da política de integração regional e da identidade latino-americana. Tese. Curitiba: UFPR, 2012.

SILVA, Vitória Rodrigues. Concepções de História e de Ensino em manuais para o Ensino Médio brasileiros, argentinos e mexicanos. Tese. São Paulo: USO, 2006.

MERCOSUL EDUCACIONAL, Menu principal, Disponível em: www.sic.inep.gov.br/pt-br/. Acessado: 07/agosto/2013

Referências

Documentos relacionados

- Retomar os principais debates latino-americanos dos anos 1960 na América Latina acerca da formação dos Estados Nacionais, as lutas sociais inerentes ao contexto e os

Claro que Alencar, França Júnior, outros (e outros mais, ao longo da his- tória literária do Brasil) são muito importantes – Alencar em particular, por ser um dos fundadores,

Após confeção as amostras dos lombos em estudo foram partidas em porções de cerca de 2 cm de lado para serem avaliadas por um painel de provadores qualificado e treinado

O aumento do valor estratégico da América Latina e do continente africano, corroborado pela importância estratégica atribuída pela UE a estas duas regiões, contribuiu, nos

aprovado pelo Conselho de Curso, com parecer favorável (Proc.. Solicitação de afastamento

Quais são os principais fatores terrestres que influenciam o clima do

Título: A América Latina no século XIX: debates políticos e representações na constituição e consolidação dos Estados

Título: A América Latina no século XIX: debates políticos, tensões sociais e representações culturais na formação dos Estados