• Nenhum resultado encontrado

Autor(a): CAROLINA BARBOSA MONTENEGRO 1. Resumo. Abstract

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Autor(a): CAROLINA BARBOSA MONTENEGRO 1. Resumo. Abstract"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

1

Graduada em Administração, Pós-Graduada em Gestão Estratégica de Empresas, Mestre Profissional em Administração de Empresas pela Universidade Potiguar (UnP); Endereço: Av. Roberto Freire, nº 2184, Capim Macio, CEP: 59.082-902, Natal – RN; Fone: (84) 3216-8648; E-mail: carolmontenegro@unp.br

Da Inspiração à Transpiração: uma experiência na implementação e

desenvolvimento do Centro de Empreendedorismo da UnP

Inspiration to Perspiration: an experience in the implementation and

development of the UNP Entrepreneurship Center

Autor(a): CAROLINA BARBOSA MONTENEGRO

1

Resumo

A universidade passou a direcionar seus recursos para estimular a realização de atividades que construam um ambiente de inovação, que incentive a formação de pessoas empreendedoras que contribuam significantemente para desenvolvimento social e econômico do sociedade. Neste contexto, este trabalho tem o objetivo de demonstrar como o Centro de Empreendedorismo da Universidade Potiguar (UnP) – chamado de Empreende – foi concebido, estabelecido e implementado. O método de pesquisa foi o estudo de caso exploratório e de natureza qualitativa. Concluiu-se que: 1) O Empreende foi concebido em um ambiente propício, com incentivos, apoio e participação da alta gestão e com foco nos resultados sociais e econômicos. 2) Ele foi planejado com base em pesquisa e usando-se de iniciativas pontuais que já funcionaram em outros locais do Brasil; 3) Ele foi estabelecido de forma impactante e rápida; e que 4) Ele já tem todas as suas principais atividades planejadas implementadas e funcionando bem.

Palavras-Chave: Empreendedorismo. Universidade Empreendedora. Empreendedorismo Universitário.

Abstract

The university has started to direct its resources to do activities that build and innovation environment that incentive the formation of entrepreneurial people that contribute meaningfully to the society social and economical development. Based on this context, this paper aims to demonstrate how the Universidade Potiguar (UnP) Entrepreneurship Center – Called Empreende – was designed, established and implemented. The research method was the exploratory and qualitative case study. It was concluded that: 1) The Empreende was conceived in an enabling environment, with incentives, support and participation of high administration focused in social and economical social results. 2) It was designed based on researches and using previous punctual and successful Brazilian experiences; 3) It was

(2)

established is a impactful and fast way; and 4) It has already had all of its main planed activities implemented and working well.

Keyboards: Entrepreneurship. Entrepreneurial University. Academic Entrepreneurship.

1. Introdução

Ao longo dos anos a universidade passou por grandes revoluções. Inicialmente estabelecida como instituição focada na transmissão do conhecimento com ênfase no processo ensino-aprendizagem e missão de proporcionar aos alunos a oportunidade de adquirir o saber-fazer técnico científico.

Atualmente, se transformou em instituição capaz de aperfeiçoar a utilização de seus recursos, em uma combinação, que possibilita o estímulo e o desenvolvimento de pesquisas com a missão de contribuir, de maneira decisiva, para o desenvolvimento social e econômico, além de fomentar o ambiente de inovação, a formação de empreendedores e a criação de novos negócios, fazendo surgir assim, a universidade empreendedora.

Diante do contexto, o presente trabalho tem o objetivo de apresentar como o Centro de Empreendedorismo da Universidade Potiguar (UnP) – chamado de Empreende – foi concebido, estabelecido e implementado.

Como método de pesquisa foi realizado um estudo de caso de caráter exploratório e de natureza qualitativa, o qual teve os dados coletados a partir do levantamento de experiências, análise de registros existentes e observações das ocorrências no decorrer do período de um ano de funcionamento do Centro.

2. Concepção

O Empreende foi inaugurado no dia 20/02/2014 dentro de uma universidade privada localizada no Estado do Rio Grande do Norte e pertencente a um grupo internacional de universidades chamado Laureate.

A Laureate tem no seu DNA o conceito “We are here for good” que significa algo como “Estamos aqui para fazer o bem” e empreendedorismo significa desenvolvimento social, logo, contribuir para o empreendedorismo significa fazer o bem.

Neste contexto, fez sentido a criação de um Centro de Empreendorismo que levasse o ensino empreendedor para fora de sala de aula e que contribuísse efetivamente para o aprendizado dos alunos e que gerasse frutos concretos na sociedade elevando a possibilidade de um crescimento econômico e social para o estado do Rio Grande do Norte, do Nordeste e do Brasil.

Foi ai que a famosa frase do inventor Thomas Edison entrou em cena “Talento é 1% inspiração e 99% transpiração.” e o desenvolvimento do Empreende passou a se balizar pela Inspiração e pela Transpiração.

(3)

O então Diretor da Escola de Gestão e Negócios da UnP – que ficou encarregado da concepção, implantação e implementação do Empreende – começou a fazer pesquisas sobre outros centros de empreendedorismo no Brasil e no mundo. Nesta pesquisa, três fontes de informação foram decisivas:

1. Um evento chamado REE Brasil 2013, que é a Rodada de Educação Empreendedora organizada pela Endeavor e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae);

2. Uma Pesquisa sobre Centros de empreendedorismo acadêmicos no Brasil publicada pelo Prof. Marcos Hashimoto em 2012 (Consta nas referencias deste trabalho).

3. Uma, bem sucedida, ação de Benchmark sobre o tema incubação com algumas das incubadoras mais bem conceituadas do Brasil

Com base na pesquisa o diretor apresentou o seguinte escopo para o Empreende: Conceito:

O Empreende é uma organização dentro da UnP, que visa inspirar o empreendedorismo nos alunos e egressos, fornecendo ferramentas, experiências e serviços que contribuam para a materialização destas inspirações em empresas existentes ou a serem criadas.

(4)

Atividades desenvolvidas no centro: Teoria e Prática Empreendedora

 Cursos, workshops, seminários e palestras;

 Promoção de práticas de Empreendedorismo no Ensino nos Cursos da UnP;

 Competições de planos de negócio e de inovação. Projetos de Incubação:

 Abrigar Micro e Pequenas Empresas inovadoras em um ambiente propício ao desenvolvimento das empresas;

 Empresas residentes e não residentes;

o Pré-incubação (6 meses) – 6 por semestre; o Incubação residente (2 anos) – 2 a cada 2 anos; o Incubação não-residente (2 anos) – 2 por ano; o Aceleração (2 anos) 2 por ano em 2018. Projetos de Consultoria:

 Consultoria Jr.;

 Serviços por demanda.

Orientação Profissional e Empregabilidade:

Coaching – Foco no Aprimoramento e aquisição de competências do empreendedor;

Counseling – Foco no tomada de decisões empresariais;

Networking.

Comunicação e Relacionamento

 Parceria com a Agencia Escola UnP;

 Hotsite com venda de cursos e serviços;

 Publicações Científicas e Mercadológicas;

3. Estabelecimento ou implantação

Este conceito foi validado pelas instancias acadêmicas e da mantenedora e depois foi montado um plano de ação com as seguintes etapas que foi sendo acompanhado semanalmente diretamente pelo CEO da mantenedora e apresentado aos comitês de diretores acadêmicos e administrativos:

ETAPAS Início Término

(5)

2 Estabelecer parceria com o Sebrae via Edital Nacional Universidade

Empreendedora ago/13 jan/14

3 Estruturar o Empreende em termos de PESSOAS set/13 dez/15 4 Estruturar o Empreende em termos de:

INFRAESTRUTURA, MOBILIÁRIO e TI set/13 jan/15

5 (...) de:

COMUNICAÇÃO E MARKETING set/13 jun/14

6 (...) de:

PROCESSOS out/13 jul/14

7 Executar o Projeto de Extensão "Pré-Consultores UnP/SEBRAE" fev/14 jun/14 8 Realizar palestras com profissionais de notório saber em

empreendedorismo fev/14 dez/14

9 Realizar campanha de divulgação do jogo “Desafio Universitário Empreendedor”. fev/14 set/14 10 Busca, seleção e aplicação do capital de investimento. set/13 jan/14

O Empreende também foi inserido como um tema estratégico do Planejamento Estratégico da Universidade e seus resultados passaram a ser acompanhados e apresentados nas instancias Nordeste-Norte, Brasil, América Latina e Sede Mundial.

No dia 20/02/2014 o Centro foi inaugurado em um evento de gala e diferenciado, com a participação de todos os mais importantes stakeholders e com apresentações mercadologicamente impactantes. Nesta noite nasceu o “Homem do Empreende” que sintetiza do modelo do Emprende:

(6)

4. Implementação

Muitos resultados já foram alcançados tais como:

 Quatro Práticas Empreendedoras Curriculares com alunos atendendo diretamente empresas e/ou consumidores finais;

 Criação do SEMPRE (Seminário de Empreendedorismo) por Escola do Conhecimento e que já teve a participação de mais de 1700 Alunos;

 Prêmio de Instituição de Ensino Superior com maior número de alunos participantes (1.024 alunos) do Desafio Universitário Empreendedor do Sebrae no Brasil em 2014;

 10% dos finalistas do Prêmio Santander de Empreendedorismo (35 mil inscritos) foram da UnP em 2014;

 Incubadora multidisciplinar desenvolvida sob consultoria do Sebrae com o modelo Cerne (Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos) da Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores)

 Três Empresas Juniors criadas, apoiadas e atuantes;

 Cinco Projetos de Empresas Pré-incubados;

 Três Empresas Incubadas;

 Estabelecimento dos Serviços de Análise de Pesquisas e Registro de Marcas;

 1.574 alunos engajados em atividades do Empreende;

 Dez treinamentos específicos para alunos e professores sobre empreendedorismo (inclusive o Bota Pra Fazer da Endeavor com mais de mil licenças cedidas gratuitamente para os alunos e professores de destaque);

 R$ 243 Mil de Recursos Captados;

 11 pautas na imprensa.

5. Conclusão

Conclui-se que: 1) O Empreende foi concebido em um ambiente propício, com incentivos, apoio e participação da alta gestão e com foco nos resultados sociais e econômicos. 2) Foi planejado com base em pesquisa e usando-se de iniciativas pontuais que já funcionaram em outros locais do Brasil; 3) Ele foi estabelecido de forma impactante e rápida e que 4) Depois de 1 ano e quatro meses desde a inauguração, o Empreende já tem todas as suas principais atividades planejadas implementadas e funcionando bem e várias outras iniciativas promissoras vem surgindo neste novo ecossistema de “Empreendedorismo Universitário” que pretende colaborar para melhoria das condições sociais e econômicas de nossa sociedade.

Referências

HASHIMOTO, Marcos. Centros de empreendedorismo acadêmicos no Brasil: Uma análise contextualizada. Sebrae/SP, 2012. Disponível em:

(7)

<http://www.educacaoempreendedora.com/centros-de-empreendedorismo-brasil.php> Acesso em: 16 dez 2012.

Referências

Documentos relacionados

As imagens transferidas para o computador podem ser transferidas de volta ao Cartão SD ou à memória interna da câmera. A visualização das imagens no LCD da câmera só será

Considerando a importância dos tratores agrícolas e características dos seus rodados pneumáticos em desenvolver força de tração e flutuação no solo, o presente trabalho

A simple experimental arrangement consisting of a mechanical system of colliding balls and an electrical circuit containing a crystal oscillator and an electronic counter is used

Este capítulo tem uma abordagem mais prática, serão descritos alguns pontos necessários à instalação dos componentes vistos em teoria, ou seja, neste ponto

II - que estejam prestando serviço à Casa Cor Brasília e ao CasaPark e/ou que tenham com eles vínculos familiares consanguíneos ou afins, na linha reta ou na colateral, até o

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

Dos artigos publicados na revista PAB, de 1980 a 1994, em que se utilizou algum tipo de testes de comparações de médias, 57,01% usaram, de forma adequada, os testes de comparação