• Nenhum resultado encontrado

Manual de Instruções Desempenadeiras DSP-1300; DSP-1800; DSP-2100

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual de Instruções Desempenadeiras DSP-1300; DSP-1800; DSP-2100"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

Possamai Indústria Metalúrgica LTDA. CNPJ: 76.334.407/0001-06

Rua Presidente Costa e Silva, nº 228, Caixa Postal nº 78 Telefone: (47) 3357-2106 – SITE: www.possamai.com.br

CEP: 89140-000 – IBIRAMA – SANTA CATARINA

Manual de Instruções

Desempenadeiras

DSP-1300; DSP-1800; DSP-2100

Figura 1: VISTA DA DESEMPENADEIRA (IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVA)

Advertência:

Não execute nenhuma operação com o equipamento

antes de ler atentamente este manual. Este manual tem por objetivo instruir o

usuário ou operador a evitar danos decorrentes de uso indevido e manutenções

incorretas.

(2)

2

Sumário

APRESENTAÇÃO: ... 3 RECOMENDAÇÕES: ... 3 APRESENTAÇÃO DO PRODUTO: ... 3 GARANTIA: ... 3 CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS: ... 4 IDENTIFICAÇÃO DA MÁQUINA: ... 4 TRANSPORTE: ... 5 INSTALAÇÃO: ... 5 DIMENSÕES DE SEGURANÇA: ... 5

USO E REGULAGEM DA MÁQUINA ... 6

USO DA MÁQUINA: ... 6

REGULAGEM DAS MESAS: ... 6

USO CORRETO DAS LÂMINAS: ... 7

PARA TROCA DAS LÂMINAS DA MÁQUINA: ... 7

PROTEÇÕES DE SEGURANÇA: ... 8

MANUTENÇÃO NOS ROLAMENTOS (ENGRAXAMENTO): ... 9

MANUTENÇÃO PREVENTIVA: ... 10

MANUTENÇÃO CORRETIVA: ... 10

ESQUEMA ELÉTRICO ... 10

(3)

3

APRESENTAÇÃO:

Este manual tem a finalidade de informar sobre a forma correta de instalar, operar e efetuar manutenção, buscando evitar possíveis incidentes, acidentes, defeitos e prejuízos decorrentes do mau uso ou por falta de manutenção preventiva. Leia o manual antes de fazer qualquer montagem, instalação, manutenção ou operação deste equipamento, qualquer dúvida entre em contato com nossa assistência técnica.

RECOMENDAÇÕES:

Recomendamos a leitura deste manual antes de iniciar qualquer procedimento no equipamento, uma vez que estão contidos neste manual as informações relacionadas à estrutura, instalação, funcionamento, operação e manutenção. As instruções deste manual deverão ser rigorosamente observadas pelos usuários visando manter a segurança das pessoas e o direito a garantia do equipamento, conforme estipulado pela POSSAMAI. É importante manter este manual em local de fácil acesso as pessoas que necessitarem do mesmo. As manutenções deveram ser efetuadas por pessoas qualificadas para o serviço a ser executado. A inspeção de pré-uso deve ser executada a cada início de turno de trabalho, antes de iniciar o trabalho e após feito manutenção no equipamento.

APRESENTAÇÃO DO PRODUTO:

As desempenadeiras “POSSAMAI” modelos DSP-1300, DSP-1800 e DSP-2100, foram projetadas com elevado conceito de qualidade aliado a produtividade com baixo custo. Sua estrutura é constituída de chapas de aço de acordo com a necessidade que o produto requer e com a finalidade de atender o mercado de fabricação de móveis em geral.

GARANTIA:

A “POSSAMAI”, oferece a garantia ao primeiro comprador do equipamento. O período de garantia inicia-se a partir da emissão da nota fiscal de compra, fornecida pelo revendedor autorizado, de acordo com as condições abaixo:

Garantia de seis meses para defeito de fabricação mecânica ou de material empregado. Três meses para os seguintes componentes: redutores, rolamentos, componentes elétricos, eletrônicos e pneumáticos.

Para motores elétricos a garantia é de responsabilidade do fabricante dos mesmos. A garantia não cobre:

1. Defeito ocasionado por acidente de transporte; 2. Pelo uso inadequado e ou indevido do equipamento;

3. Defeito proveniente de alteração do produto (acréscimo de peças ou componentes não originais, ou retirada de peças);

4. Desgaste natural das peças devido uso; 5. Imperícia do operador;

6. Defeitos ocasionados por instalações elétricas inadequadas; 7. Máquina instalada sem o devido aterramento;

8. Máquina instalada sem sistema de exaustão.

9. Danos causados por acidentes ou agentes da natureza (inundações, descarga elétrica, vendaval entre outros).

(4)

4 OBSERVAÇÃO: Os encargos gerados pelo serviço de assistência técnica serão de responsabilidade da Possamai, desde que comprovado o defeito pelo nosso técnico. Caso contrário será de responsabilidade do comprador.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS:

Modelo DSP- 2100 Modelo DSP-1800 Modelo DSP-1300

Comprimento da mesa 2100 mm 1800 mm 1300 mm

Largura da mesa 400 mm 350 mm 250 mm

Diâmetro do eixo porta facas 99 mm 89 mm 89 mm

Número de facas/Dimensão 3x (400x35x3mm) 3x (350x30x3mm) 3x (250x30x3mm) Motorização 3 cv 2P–3600 rpm. 3 cv 2P-3600 rpm 2cv 2P-3600 rpm

Polia do Motor Ø100 mm – 2VA Ø100 mm – 2VA Ø100 mm – 2VA

Polia do Eixo Ø80 mm – 2VA Ø80 mm – 2VA Ø80 mm – 2VA

Dimensões Máquina (CxLxA) 210 x 934 x 930 mm 1800 x 835 x 930

mm 1300 x 660 x 900 mm

Dimensões Embalagem (CxLxA)

2220x760x 1110 mm 1880x715x1080mm 1400x715x1080 mm

Peso aproximado com motor 268 Kgs. 196 Kgs. 127 Kgs.

Peso aproximado com embalagem

316 Kgs. 236 Kgs. 157 Kgs.

Legenda: mm= milímetros, rpm= rotações por minuto, Kgs= Quilogramas.

IDENTIFICAÇÃO DA MÁQUINA:

Para identificar sua máquina, verifique os dados contidos na plaqueta de identificação localizado no equipamento conforme imagem Figura 2 abaixo. (Vista traseira da máquina).

(5)

5

Figura 3: PLAQUETA DE IDENTIFICAÇÃO

TRANSPORTE:

O equipamento está acondicionado dentro de uma embalagem de madeira, coberta por um plástico de proteção e fixada em sua base com parafusos no estrado de madeira.

Para deslocamento da máquina embalada, deve-se usar uma empilhadeira com capacidade de carga adequada a máquina.

INSTALAÇÃO:

Antes de iniciar a instalação, certifique-se de que a voltagem da máquina está de acordo com a rede de energia de suas instalações.

As operações de instalação e ligação elétrica deverá ser feita por pessoa capacitada para a função. Está máquina deverá estar protegida na sua alimentação com disjuntor DR (interruptor diferenciais residuais).

A máquina possui dispositivos de proteção contra riscos de condução elétrica oriundos de contatos elétricos. A instalação dos dispositivos de proteção contra os riscos de condução elétrica é de responsabilidade do cliente, o qual deverá atribuir essa operação a pessoas devidamente capacitadas. É obrigatório o aterramento desta máquina, a resistência do mesmo deverá ser abaixo de 10 Ohms.

Fixar a máquina no solo mediante parafusos parabolt (localização para inserir o parabolt item A na figura 5).

Posicionar a proteção do eixo porta-facas em seu devido lugar (ver figura 7). A mesma não saí montada de fábrica por questão de embalagem do equipamento.

Ao instalar a máquina deve-se verificar o sentido de giro do eixo porta facas, de modo que, ao posicionar-se em frente da mesma, o sentido de giro deverá ser horário (ver figura 6).

Antes da ativação, a máquina deve estar ligada a um sistema de aspiração, e os tubos flexíveis devem ser de material não inflamável e ligados ao aterramento em modo eletrostático. Evitar curvas dobradas e cotovelos nos tubos flexíveis.

DIMENSÕES DE SEGURANÇA:

Na área de trabalho não devem ser depositados materiais. Está área deverá estar livre para garantir a segurança do operador.

(6)

6

Figura 4: DIMENSÕES DE SEGURANÇA

USO E REGULAGEM DA MÁQUINA

USO DA MÁQUINA:

A máquina só pode ser utilizada por pessoas devidamente capacitadas e treinadas. A máquina foi estruturada para plainar materiais à base de madeira maciça, MDF, aglomerados, compensado e outros materiais de mesma composição.

É proibido a operação desta máquina nas seguintes situações: - Quando o operador não foi devidamente capacitado e instruído; - Quando utilizar a máquina de forma indevida da qual foi concebida;

- Sem as devidas proteções previstas, eliminar as mesmas ou partes delas (figura 7).

- Manipular as lâminas sem os equipamentos de proteção individual para as mãos e para os antebraços (luvas);

- Sem os equipamentos de proteção individual (protetor auricular, óculos e máscaras). - Operar a máquina sobre o efeito de bebidas alcoólicas ou de substâncias ilícitas.

REGULAGEM DAS MESAS:

Caso houver desalinhamento das mesas, proceda da seguinte forma, a máquina possui em sua mesa da esquerda, uma regulagem excêntrica para nivelar as mesmas, solte primeiro o parafuso allen que está fixando o excêntrico e gire o mesmo para esquerda ou direita dependendo para onde a mesma estiver desalinhada, isso fará a mesa levantar ou a baixar. (Veja figura 4).

(7)

7

Figura 5: REGULAGEM DAS MESAS

USO CORRETO DAS LÂMINAS:

Para obter bons resultados, utilizar as lâminas que são apropriados para o tipo de trabalho que se deve realizar: veja os detalhes nos fabricantes de lâminas.

Nunca utilize lâminas quebradas, deformadas ou não corretamente afiadas.

Evitar apoiar as lâminas em cima de superfícies metálicas para não danifica-las e utilizar luvas durante a sua manipulação.

Guardar os instrumentos de maneira organizada, em armários ou gavetas e fora do alcance de pessoal não autorizado.

Antes de montar qualquer instrumento no seu local de trabalho, verificar que as superfícies estejam limpas e não apresentem deformidades.

PARA TROCA DAS LÂMINAS DA MÁQUINA:

Para trocar as facas da máquina proceda da seguinte maneira:

Desligue a chave geral da máquina no painel elétrico e desconecte o cabo de alimentação elétrica da máquina.

Soltar os parafusos de aperto da faca para efetuar a retirada da faca, antes de repor a lâmina afiada é necessário verificar se não há sujeira entre o eixo porta facas, faca e o encosto da faca. Em caso de algum parafuso apresentar defeito o mesmo deve ser substituído imediatamente. Antes de apertar os parafusos é necessário regular as facas da seguinte forma: Posicione uma régua plana sobre a mesa de saída (mesa esquerda), a lâmina deve posicionar-se a mesma altura da mesma, ou seja, ela deve encostar “raspar” na parte inferior da régua no momento do giro, após feito isto deve-se apertar os parafusos da faca, próximo passo é regular as outras facas do eixo da mesma forma.

(8)

8

Figura 6: TROCA E REGULAGEM DAS FACAS

PROTEÇÕES DE SEGURANÇA:

Esta máquina possui proteções em suas áreas de risco, as quais descrevemos abaixo (ver fig. 7).

Figura 7: PROTEÇÕES DE SEGURANÇA

1) Proteção das correias: Em sua parte traseira esta máquina possui proteção na qual impede a exposição das correias, evitando risco ao operador, sempre que for retirada está proteção para

(9)

9 regulagem das correias ou manutenção do motor, primeiramente deverá ser desconectada a alimentação geral da máquina, retirar a proteção e recoloca-la após regulada as correias, está proteção não poderá ser retirada da máquina quando a mesma estiver em funcionamento. 2) Proteção das facas em frente a régua de encosto: Está proteção é feita para proteger o operador durante a passagem da madeira, na qual a mesma se move durante a operação e retorna após a peça passar pela mesma. A proteção não poderá ser retirada da máquina, somente para manutenção e com a máquina totalmente desligada.

3) Proteção das facas atrás da régua de encosto: Está proteção protege o operador quando a régua de encosto da madeira estiver regulada para frente, cobrindo as lâminas.

4) Proteção do cavaqueiro: Está proteção protege o operador para não acessar as lâminas durante a operação. Se tiver que desobstruir o cavaqueiro a máquina deverá ser desligada da fonte de energia. Está proteção não poderá ser retirada da máquina enquanto a mesma estiver em operação.

5) Proteção lateral do eixo porta facas: Esta proteção protege para o operador não ter contato com as laminas pela lateral do eixo porta facas. A proteção deve estar posicionada abaixo da mesa de saída (mesa esquerda) em torno de 1 milímetro para não impedir o deslocamento da madeira sobre a mesa.

MANUTENÇÃO NOS ROLAMENTOS (ENGRAXAMENTO):

A máquina possui dois pontos de lubrificação dos rolamentos, ver imagem abaixo a localização dos mesmos.

Figura 8: MANUTENÇÃO DOS ROLAMENTOS

A cada 20 horas de trabalho deverá ser lubrificado os rolamentos com graxa. A graxeira na parte traseira da máquina está abaixo da proteção das facas e atrás da régua de encosto, soltar

(10)

10 a trava da régua e posicionar o furo existente na proteção de forma que seja possível o acesso a graxeira, para poder conectar a engraxadeira (ver figura 8 acima).

MANUTENÇÃO PREVENTIVA:

Toda vez que iniciar o turno de trabalho com a máquina desconectada da fonte de energia deverá ser feita:

A) Vistoria nas correias, tencionando-a corretamente;

B) Reapertar os fixadores das lâminas para prevenir qualquer dano ao equipamento ou ao operador;

C) Verificar se todas as proteções de segurança estejam nos seus devidos lugares (ver item Proteções de segurança Pág. 7) não operar a máquina sem as proteções;

D) Esta manutenção deverá ser feita por pessoa devidamente qualificada para o serviço.

MANUTENÇÃO CORRETIVA:

A manutenção do painel elétrico deverá ser feita por profissional devidamente qualificado para o serviço.

(11)
(12)
(13)

12

(14)

13

CONJUNTO E PEÇAS LETRA

ITEM DSP-2100 CÓDIGO DESCRIÇÃO PÁGINA

A 72.00.72002 POLIA DO MOTOR -

B 72.01.72-09 CAVAQUEIRO -

C 72.01.72-12 CONJUNTO GABINETE -

D 72.01.72-15 PROTEÇÃO DO MOTOR -

E 72.01.72031 PROTEÇÃO LATERAL PORTA-FACAS -

F 72.01.72051 CHAPA INFERIOR FECHAMENTO MESA -

G - CONJUNTO DAS MESAS 14-15

H - CONJUNTO EIXO PORTA-FACAS 16

I - CONJUNTO DA RÉGUA DE ENCOSTO 17

J - CONJUNTO PROTEÇÃO DAS FACAS 18

L - MOTOR ELÉTRICO -

M 6879 TERMINAL FIO TERRA -

N 304 CORREIA -

O 72.00.72-91 PAINEL ELÉTRICO COMANDO 24 VCA -

(15)

14

(16)

15

CONJUNTO DAS MESAS (G) NUM.

ITEM DSP-2100 CÓDIGO DESCRIÇÃO QTDE

1 72.02.72-01 MESA LADO ESQUERDO 1

2 72.02.72009 JUMELO 8

3 72.02.72053 EIXO DA MESA 5

4 72.02.72044 EIXO REGULAGEM DA MESA 1

5 72.02.72-02 MESA LADO DIREITO 1

6 72.02.72016 GUIA FRONTAL DA MESA 1

7 72.02.72-14 BASE BATENTE MESA LADO ESQUERDO 1

8 72.02.72-13 BASE BATENTE MESA LADO DIREITO 1

9 72.02.72048 TUBO DISTANCIADOR 1

10 72.02.72057 GUIA TRASEIRO DA MESA 1

11 72.02.72045 EIXO ELEVAÇÃO DA MESA 2

12 72.02.72-07 ALAVANCA DIREITA 1

13 72.02.72-06 ALAVANCA ESQUERDA 1

14 72.02.72033 BRAÇO ELEVAÇÃO MESA 2

15 72.02.72046 BUCHA REGULÁVEL MESA 2

16 72.02.72-10 ESTRUTURA CANTONEIRA – MESA 2

(17)

16

CONJUNTO EIXO PORTA-FACAS (H)

NUM ITEM CÓD DSP-2100 DESCRIÇÃO QTDE

1 72.03.72013 MANCAL 1

2 561 ROLAMENTO 2

3 72.03.72012 MANCAL FURADO 1

4 72.03.72003 EIXO PORTA-FACAS 1

5 207 MOLA DAS FACAS 6

6 266 FACA DE CORTE 3

7 72.03.72041 RÉGUA FIXADORA DAS FACAS 3

8 72.03.72001 POLIA DO EIXO PORTA-FACA 1

(18)

17

CONJUNTO RÉGUA DE ENCOSTO (I)

NUM. ITEM CÓD DSP-2100 DESCRIÇÃO QTDE

1 72.04.72065 SUPORTE GUIA DA RÉGUA 1

2 72.04.72004 ALONGADOR SUPORTE RÉGUA 2

6 72.04.74063 TRAVA INFERIOR DA GUIA DA RÉGUA 1

7 72.04.72007 EIXO DA RÉGUA DE ENCOSTO 2

8 72.04.72064 TRAVA GUIA RÉGUA 1

10 72.04.72-16 MANIPULO TRAVA GUIA RÉGUA 1

11 72.04.72068 REGULADOR DIREITO DA RÉGUA 1 14 72.04.72067 REGULADOR ESQUERDO DA RÉGUA 1

(19)

18

CONJUNTO PROTEÇÃO DAS FACAS (J)

NUM. ITEM CÓDIGO DSP-2100 DESCRIÇÃO QTDE

1 72.04.72052 SUPORTE BUCHA PROTEÇÃO MÓVEL 1

2 72.04.72060 BUCHA SUPORTE PROTEÇÃO 1

3 6599 MOLA DA PROTEÇÃO 1

4 72.04.72061 PINO SUPORTE PROTEÇÃO 1

Referências

Documentos relacionados

Este estudo teve como objetivo analisar a infestação das ervas-de-passarinho nas árvores da Universidade Federal de Sergipe, Campus de São Cristóvão, com a finalidade

respectivas especificações detalhadas do(s) objeto(s) conforme item 1.1 deste Edital, preenchendo esta informação no campo “DESCRIÇÃO DETALHADA DO OBJETO

Não obstante, os sujeitos do género feminino foram mais sensíveis na identificação dos locais da atração estudada onde percecionaram a ligação com a morte, o que pode justificar

Se na cart eirinha não const ar às informações necessárias, deverão ser enviados os seguint es document os cópia do cont rat o ant erior com dat a, nome do t it ular e dos dependent

Estes são os preceitos de vida eterna que estão contidos na Lei/Torá e nas palavras que YHWH nos deu através dos Seus profetas, as mesmas palavras que Yeshua disse que

Ao falar de alimentação escolar para professores, neste evento, não é nada fácil, e direcioná-la aos que trabalham com o movimento corporal é um desafio para

Este quadro coloca desafios cada vez mais exigentes à política económica, cuja missão primordial consiste, neste contexto de prolongada escassez cambial, em

Foram implementados sistemas didáticos que simulem processos residenciais e comerciais, tais como: sistema de controle de tráfego (semáforo), sistemas de segurança,