• Nenhum resultado encontrado

CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA DO RIO DE JANEIRO"

Copied!
41
0
0

Texto

(1)

CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS PREGÃO ELETRÔNICO Nº 08/2019 (Processo licitatório nº 123/2019)

Torna-se público, para conhecimento dos interessados, que o(a) CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA DO RIO DE JANEIRO, por meio do(a) Setor de Compras e Licitações, sediado na Rua Araújo Porto Alegre, 70 5º andar Centro – Rio de Janeiro – RJ CEP 20030-015, realizará licitação para REGISTRO DE PREÇOS, na modalidade PREGÃO, na forma ELETRÔNICA, do tpo menor preço, nos termos da Lei nº 10.520, de 17 de julho de 2002, do Decreto nº 5.450, de 31 de maio de 2005, do Decreto nº 7.892, de 23 de janeiro de 2013, da Instrução Normatia SLTI/MPOG nº 2, de 11 de outubro de 2010, da Lei Complementar n° 123, de 14 de dezembro de 2006, da Lei nº 11.488, de 15 de junho de 2007, do Decreto n° 8.538, de 06 de outubro de 2015, aplicando-se, subsidiariamente, a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, e as exigências estabelecidas neste Edital.exclusivamente para interessados qualifcados como microempresa ou empresa de pequeno porte, aptos a se benefciarem do tratamento diferenciado e favorecido estabelecido no inc. I do art. 48 da Lei Complementar nº 123/2006 – com redação alterada pela LC 147/2014.

Data da sessão: 10 de julho de 2019 Horário: 11:00 horas.

Local: Portal de Compras do Governo Federal – www.comprasgovernamentais.gov.br Email: compras@cro-rj.org.br

UASG: 926690

1 DO OBJETO

1.1 O objeto da presente licitação é a escolha da proposta mais iantajosa para Contratação de livraria ou distribuidor especializado para fornecimento de publicações nacionais da área Odontológica, para atender a Biblioteca Professor Antonio F. Ribeiro da Silva Filho do Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro, conforme condições, quantdades e exigências estabelecidas neste Edital e seus anexos.

1.2 O critério de julgamento adotado será o menor preço global, obseriadas as exigências contdas neste Edital e seus Anexos quanto às especifcações do objeto.

(2)

2.1 As regras referentes aos órgãos gerenciador e partcipantes, bem como a eientuais adesões são as que constam da minuta de Ata de Registro de Preços

3 DO CREDENCIAMENTO

3.1 O Credenciamento é o níiel básico do registro cadastral no SICAF, que permite a partcipação dos interessados na modalidade licitatória Pregão, em sua forma eletrônica.

3.2 O cadastro no SICAF deierá ser feito no Portal de Compras do Goierno Federal, no síto www.comprasgoiernamentais.goi.br, por meio de certfcado digital conferido pela Infraestrutura de Chaies Públicas Brasileira – ICP - Brasil.

3.3 O credenciamento junto ao proiedor do sistema implica a responsabilidade do licitante ou de seu representante legal e a presunção de sua capacidade técnica para realização das transações inerentes a este Pregão.

3.4 É de responsabilidade exclusiia, incluindo qualquer transação efetuada diretamente ou por seu representante, não cabendo ao proiedor do sistema, ou ao órgão ou entdade responsáiel por esta licitação, responsabilidade por eientuais danos decorrentes de uso indeiido da senha, ainda que por terceiros.

3.5 É de responsabilidade do cadastrado conferir a exatdão dos seus dados cadastrais no SICAF e mantê-los atualizados junto aos órgãos responsáieis pela informação, deiendo proceder, imediatamente, à correção ou à alteração dos registros tão logo identfque incorreção ou aqueles se tornem desatualizados. 3.5.1 A não obseriância do disposto no subitem anterior poderá ensejar desclassifcação no momento da habilitação

4 DA PARTICIPAÇÃO NO PREGÃO.

4.1 Poderão partcipar deste Pregão interessados cujo ramo de atiidade seja compatiel com o objeto desta licitação, e que estejam com Credenciamento regular no Sistema de Cadastramento Unifcado de Fornecedores – SICAF, conforme disposto no art. 9º da IN SEGES/MP nº 3, de 2018.

4.1.1 Os licitantes deierão utlizar o certfcado digital para acesso ao Sistema.

4.2 Será concedido tratamento faiorecido para as microempresas e empresas de pequeno porte, para as sociedades cooperatias mencionadas no artgo 34 da Lei nº 11.488, de 2007, para o agricultor familiar, o produtor rural pessoa fsica e para o microempreendedor indiiidual - MEI, nos limites preiistos da Lei Complementar nº 123, de 2006.

(3)

4.3 Não poderão partcipar desta licitação os interessados indicados no item acima:

4.3.1 proibidos de partcipar de licitações e celebrar contratos administratios, na forma da legislação iigente;

4.3.2 que estejam reunidas em consórcio;

4.4 Também é iedada a partcipação de quaisquer interessados que se enquadrem nas iedações preiistas no artgo 9º da Lei nº 8.666, de 1993.

4.5 Como condição para partcipação no Pregão, a entdade de menor porte deierá declarar: 4.5.1 que cumpre os requisitos estabelecidos no artgo 3° da Lei Complementar nº 123, de 2006, estando apta a usufruir do tratamento faiorecido estabelecido em seus arts. 42 a 49.

4.6 Deierá assinalar, ainda, “sim” ou “não” em campo próprio do sistema eletrônico, relatio às seguintes declarações:

4.6.1 que está ciente e concorda com as condições contdas no Edital e seus anexos, bem como de que cumpre plenamente os requisitos de habilitação defnidos no Edital;

4.6.2 que inexistem fatos impeditios para sua habilitação no certame, ciente da obrigatoriedade de declarar ocorrências posteriores;

4.6.3 que não emprega menor de 18 anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre e não emprega menor de 16 anos, salio menor, a partr de 14 anos, na condição de aprendiz, nos termos do artgo 7°, XXXIII, da Consttuição;

4.6.4 que a proposta foi elaborada de forma independente, nos termos da Instrução Normatia SLTI/MPOG nº 2, de 16 de setembro de 2009.

4.6.5 que os seriiços são prestados por empresas que comproiem cumprimento de reseria de cargos preiista em lei para pessoa com defciência ou para reabilitado da Preiidência Social e que atendam às regras de acessibilidade preiistas na legislação, conforme disposto no art. 93 da Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991.

4.7 A declaração falsa relatia ao cumprimento de qualquer condição sujeitará o licitante às sanções preiistas em lei e neste Edital.

(4)

5.1 O licitante deierá encaminhar a proposta por meio do sistema eletrônico até a data e horário marcados para abertura da sessão, quando então, encerrar-se-á automatcamente a fase de recebimento de propostas.

5.2 Todas as referências de tempo no Edital, no aiiso e durante a sessão pública obseriarão o horário de Brasília – DF.

5.3 O licitante será responsáiel por todas as transações que forem efetuadas em seu nome no sistema eletrônico, assumindo como frmes e ierdadeiras suas propostas e lances.

5.4 Incumbirá ao licitante acompanhar as operações no sistema eletrônico durante a sessão pública do Pregão, fcando responsáiel pelo ônus decorrente da perda de negócios, diante da inobseriância de quaisquer mensagens emitdas pelo sistema ou de sua desconexão.

5.5 Até a abertura da sessão, os licitantes poderão retrar ou substtuir as propostas apresentadas. 5.6 O licitante deierá eniiar sua proposta mediante o preenchimento, no sistema eletrônico, dos seguintes campos:

5.6.1 Valor total , considerando o percentual de desconto;

5.6.2 Descrição detalhada do objeto: indicando, no que for aplicáiel, o modelo, prazos de ialidade ou de garanta, número do registro ou inscrição do bem no órgão competente, quando for o caso; 5.7 Todas as especifcações do objeto contdas na proposta iinculam o fornecedor registrado. 5.8 Nos ialores propostos estarão inclusos todos os custos operacionais, encargos preiidenciários, trabalhistas, tributários, comerciais e quaisquer outros que incidam direta ou indiretamente no fornecimento dos bens.

5.9 O prazo de ialidade da proposta não será inferior a 60 (sessenta dias) dias, a contar da data de sua apresentação.

5.10 Os licitantes deiem respeitar os preços máximos estabelecidos nas normas de regência de contratações públicas federais, quando partciparem de licitações públicas (Acórdão nº 1455/2018 -TCU – Plenário);

5.10.1 O descumprimento das regras supramencionadas pela Administração por parte dos contratados pode ensejar a fscalização do Tribunal de Contas da União e, após o deiido processo legal, gerar as seguintes consequências: assinatura de prazo para a adoção das medidas necessárias ao exato cumprimento da lei, nos termos do art. 71, inciso IX, da Consttuição; ou condenação dos agentes públicos

(5)

responsáieis e da empresa contratada ao pagamento dos prejuízos ao erário, caso ierifcada a ocorrência de superfaturamento por sobrepreço na execução do contrato.

6 DA ABERTURA DA SESSÃO, CLASSIFICAÇÃO DAS PROPOSTAS E FORMULAÇÃO DE LANCES

6.1 A abertura da presente licitação dar-se-á em sessão pública, por meio de sistema eletrônico, na data, horário e local indicados neste Edital.

6.2 O Pregoeiro ierifcará as propostas apresentadas, desclassifcando desde logo aquelas que não estejam em conformidade com os requisitos estabelecidos neste Edital, forem omissas ou apresentarem irregularidades insanáieis.

6.2.1 Também será desclassifcada a proposta que identfque o licitante.

6.2.2 A desclassifcação será sempre fundamentada e registrada no sistema, com acompanhamento em tempo real por todos os partcipantes.

6.2.3 A não desclassifcação da proposta não impede o seu julgamento defnitio em sentdo contrário, leiado a efeito na fase de aceitação.

6.3 O sistema ordenará automatcamente as propostas classifcadas, sendo que somente estas partciparão da fase de lances.

6.4 O sistema disponibilizará campo próprio para troca de mensagem entre o Pregoeiro e os licitantes.

6.5 Iniciada a etapa compettia, os licitantes deierão encaminhar lances exclusiiamente por meio de sistema eletrônico, sendo imediatamente informados do seu recebimento e do ialor consignado no registro.

6.5.1 O lance deierá ser ofertado pelo ialor total do item.

6.6 Os licitantes poderão oferecer lances sucessiios, obseriando o horário fxado para abertura da sessão e as regras estabelecidas no Edital.

6.7 O licitante somente poderá oferecer lance inferior ao últmo por ele ofertado e registrado pelo sistema.

6.8 O interialo entre os lances eniiados pelo mesmo licitante não poderá ser inferior a iinte (20) segundos e o interialo entre lances não poderá ser inferior a três (3) segundos.

6.9 Não serão aceitos dois ou mais lances de mesmo ialor, preialecendo aquele que for recebido e registrado em primeiro lugar.

(6)

6.10 Durante o transcurso da sessão pública, os licitantes serão informados, em tempo real, do ialor do menor lance registrado, iedada a identfcação do licitante.

6.11 No caso de desconexão com o Pregoeiro, no decorrer da etapa compettia do Pregão, o sistema eletrônico poderá permanecer acessíiel aos licitantes para a recepção dos lances.

6.12 Se a desconexão perdurar por tempo superior a 10 (dez) minutos, a sessão será suspensa e terá reinício somente após comunicação expressa do Pregoeiro aos partcipantes.

6.13 O Critério de julgamento adotado será o menor preço, conforme defnido neste Edital e seus anexos.

6.14 A etapa de lances da sessão pública será encerrada por decisão do Pregoeiro. O sistema eletrônico encaminhará aiiso de fechamento iminente dos lances, após o que transcorrerá período de tempo de até 30 (trinta) minutos, aleatoriamente determinado pelo sistema, fndo o qual será automatcamente encerrada a recepção de lances.

6.15 Caso o licitante não apresente lances, concorrerá com o ialor de sua proposta e, na hipótese de desistência de apresentar outros lances, ialerá o últmo lance por ele ofertado, para efeito de ordenação das propostas.

6.16 em relação a itens não exclusiios para partcipação de microempresas e empresas de pequeno porte, uma iez encerrada a etapa de lances, será efetiada a ierifcação automátca, junto à Receita Federal, do porte da entdade empresarial. O sistema identfcará em coluna própria as microempresas e empresas de pequeno porte partcipantes, procedendo à comparação com os ialores da primeira colocada, se esta for empresa de maior porte, assim omo das demais classifcadas, para o fm de aplicar-se o disposto nos arts. 44 e 45 da LC nº 123, de 2006, regulamentada pelo Decreto nº 8.538, de 2015.

6.17 Nessas condições, as propostas de microempresas e empresas de pequeno porte que se encontrarem na faixa de até 5% (cinco por cento) acima da proposta ou lance de menor preço serão consideradas empatadas com a primeira colocada.

6.18 A melhor classifcada nos termos do item anterior terá o direito de encaminhar uma últma oferta para desempate, obrigatoriamente em ialor inferior ao da primeira colocada, no prazo de 5 (cinco) minutos controlados pelo sistema, contados após a comunicação automátca para tanto.

6.19 Caso a microempresa ou a empresa de pequeno porte melhor classifcada desista ou não se manifeste no prazo estabelecido, serão coniocadas as demais licitantes microempresa e empresa de pequeno porte que se encontrem naquele interialo de 5% (cinco por cento), na ordem de classifcação, para o exercício do mesmo direito, no prazo estabelecido no subitem anterior.

(7)

6.20 No caso de equiialência dos ialores apresentados pelas microempresas e empresas de pequeno porte que se encontrem nos interialos estabelecidos nos subitens anteriores, será realizado sorteio entre elas para que se identfque aquela que primeiro poderá apresentar melhor oferta.

6.21 Quando houier propostas benefciadas com as margens de preferência em relação ao produto estrangeiro, o critério de desempate será aplicado exclusiiamente entre as propostas que fzerem jus às margens de preferência, conforme regulamento.

6.22 Só se considera empate entre propostas iguais, não seguidas de lances. Lances equiialentes não serão considerados iguais, uma iez que a ordem de apresentação pelos licitantes é utlizada como um dos critérios de classifcação.

6.23 Haiendo eientual empate entre propostas, o critério de desempate será aquele preiisto no art. 3º, § 2º, da Lei nº 8.666, de 1993, assegurando-se a preferência, sucessiiamente, aos bens fornecidos: 6.23.1 por empresas brasileiras;

6.23.2 por empresas que iniistam em pesquisa e no desenioliimento de tecnologia no País; 6.23.3 por empresas que comproiem cumprimento de reseria de cargos preiista em lei para pessoa com defciência ou para reabilitado da Preiidência Social e que atendam às regras de acessibilidade preiistas na legislação.

6.24 Persistndo o empate entre propostas, será aplicado o sorteio como critério de desempate. 6.25 Apurada a proposta fnal classifcada em primeiro lugar, o Pregoeiro poderá encaminhar, pelo sistema eletrônico, contraproposta ao licitante para que seja obtdo melhor preço, obseriado o critério de julgamento, não se admitndo negociar condições diferentes daquelas preiistas neste Edital.

6.26 A negociação será realizada por meio do sistema, podendo ser acompanhada pelos demais licitantes.

6.27 Após a negociação do preço, o Pregoeiro iniciará a fase de aceitação e julgamento da proposta.

7 DA ACEITABILIDADE DA PROPOSTA VENCEDORA

7.1 Encerrada a etapa de lances e depois da ierifcação de possíiel empate, o Pregoeiro examinará a proposta classifcada em primeiro lugar quanto ao preço, a sua exequibilidade, bem como quanto ao cumprimento das especifcações do objeto.

(8)

7.2 Será desclassifcada a proposta ou o lance iencedor com ialor superior ao preço máximo fxado ou que apresentar preço manifestamente inexequíiel.

7.3 Considera-se inexequíiel a proposta que apresente preços global ou unitários simbólicos, irrisórios ou de ialor zero, incompatieis com os preços dos insumos e salários de mercado, acrescidos dos respectios encargos, ainda que o ato coniocatório da licitação não tenha estabelecido limites mínimos, exceto quando se referirem a materiais e instalações de propriedade do próprio licitante, para os quais ele renuncie a parcela ou à totalidade da remuneração.

7.4 O Pregoeiro poderá coniocar o licitante para eniiar documento digital, por meio de funcionalidade disponíiel no sistema, estabelecendo no “chat” prazo razoáiel para tanto, sob pena de não aceitação da proposta.

7.5 Dentre os documentos passíieis de solicitação pelo Pregoeiro, destacam-se os que contenham as característcas do material ofertado, tais como marca, modelo, tpo, fabricante e procedência, além de outras informações pertnentes, a exemplo de catálogos, folhetos ou propostas, encaminhados por meio eletrônico, ou, se for o caso, por outro meio e prazo indicados pelo Pregoeiro, sem prejuízo do seu ulterior eniio pelo sistema eletrônico, sob pena de não aceitação da proposta.

7.6 O prazo estabelecido pelo Pregoeiro poderá ser prorrogado por solicitação escrita e justfcada do licitante, formulada antes de fndo o prazo estabelecido, e formalmente aceita pelo Pregoeiro.

7.7 Caso a compatbilidade com as especifcaççes demandadas, sobretudo quanto a padrçes de qualidade e desempenho, não possa ser aferida pelos meios previstos nos subitens acima, o Pregoeiro exigirá que o licitante classifcado em primeiro lugar apresente amostra, sob pena de não aceitação da proposta, no local a ser indicado e dentro de 05 (cinco) dias úteis contados da solicitação.

7.8 Por meio de mensagem no sistema, será diiulgado o local e horário de realização do procedimento para a aialiação das amostras, cuja presença será facultada a todos os interessados, incluindo os demais licitantes.

7.9 Os resultados das aialiações serão diiulgados por meio de mensagem no sistema.

7.10 No caso de não haier entrega da amostra ou ocorrer atraso na entrega, sem justfcatia aceita pelo Pregoeiro, ou haiendo entrega de amostra fora das especifcações preiistas neste Edital, a proposta do licitante será recusada.

7.11 Se a(s) amostra(s) apresentada(s) pelo primeiro classifcado não for(em) aceita(s), o Pregoeiro analisará a aceitabilidade da proposta ou lance ofertado pelo segundo classifcado. Seguir-se-á com a ierifcação da(s) amostra(s) e, assim, sucessiiamente, até a ierifcação de uma que atenda às especifcações constantes no Termo de Referência.

(9)

7.12 Os exemplares colocados à disposição da Administração serão tratados como protótpos, podendo ser manuseados e desmontados pela equipe técnica responsáiel pela análise, não gerando direito a ressarcimento.

7.13 Após a diiulgação do resultado fnal da licitação, as amostras entregues deierão ser recolhidas pelos licitantes no prazo de 10 (dez) dias, após o qual poderão ser descartadas pela Administração, sem direito a ressarcimento.

7.14 Os licitantes deierão colocar à disposição da Administração todas as condições indispensáieis à realização de testes e fornecer, sem ônus, os manuais impressos em língua portuguesa, necessários ao seu perfeito manuseio, quando for o caso.

7.15 Se a proposta ou lance iencedor for desclassifcado, o Pregoeiro examinará a proposta ou lance subsequente, e, assim sucessiiamente, na ordem de classifcação.

7.16 Haiendo necessidade, o Pregoeiro suspenderá a sessão, informando no “chat” a noia data e horário para a contnuidade da mesma.

7.17 O Pregoeiro poderá encaminhar, por meio do sistema eletrônico, contraproposta ao licitante que apresentou o lance mais iantajoso, com o fm de negociar a obtenção de melhor preço, iedada a negociação em condições diiersas das preiistas neste Edital.

7.17.1 Também nas hipóteses em que o Pregoeiro não aceitar a proposta e passar à subsequente, poderá negociar com o licitante para que seja obtdo preço melhor.

7.17.2 A negociação será realizada por meio do sistema, podendo ser acompanhada pelos demais licitantes.

7.18 Nos itens não exclusiios para a partcipação de microempresas e empresas de pequeno porte, sempre que a proposta não for aceita, e antes de o Pregoeiro passar à subsequente, haierá noia ierifcação, pelo sistema, da eientual ocorrência do empate fcto, preiisto nos artgos 44 e 45 da LC nº 123, de 2006, seguindo-se a disciplina antes estabelecida, se for o caso.

7.19 Aceita a proposta classifcada em primeiro lugar, o licitante deierá comproiar sua condição de habilitação, na forma determinada neste Edital.

8 DA HABILITAÇÃO

8.1 Como condição préiia ao exame da documentação de habilitação do licitante detentor da proposta classifcada em primeiro lugar, o Pregoeiro ierifcará o eientual descumprimento das condições de partcipação, especialmente quanto à existência de sanção que impeça a partcipação no certame ou a futura contratação, mediante a consulta aos seguintes cadastros:

(10)

8.1.1 SICAF;

8.1.2 Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas – CEIS, mantdo pela Controladoria-Geral da União (www.portaldatransparencia.goi.br/ceis);

8.1.3 Cadastro Nacional de Condenações Cíieis por Atos de Improbidade Administratia, mantdo pelo Conselho Nacional de Justça (www.cnj.jus.br/improbidade_adm/consultar_requerido.php). 8.1.4 Lista de Inidôneos, mantda pelo Tribunal de Contas da União – TCU;

8.1.5 A consulta aos cadastros será realizada em nome da empresa licitante e também de seu sócio majoritário, por força do artgo 12 da Lei n° 8.429, de 1992, que preiê, dentre as sanções impostas ao responsáiel pela prátca de ato de improbidade administratia, a proibição de contratar com o Poder Público, inclusiie por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário.

8.1.5.1 Caso conste na Consulta de Situação do Fornecedor a existência de Ocorrências Impeditias Indiretas, o gestor diligenciará para ierifcar se houie fraude por parte das empresas apontadas no Relatório de Ocorrências Impeditias Indiretas.

8.1.5.2 A tentatia de burla será ierifcada por meio dos iínculos societários, linhas de fornecimento similares, dentre outros.

8.1.5.3 O licitante será coniocado para manifestação preiiamente à sua desclassifcação.

8.1.6 Constatada a existência de sanção, o Pregoeiro reputará o licitante inabilitado, por falta de condição de partcipação.

8.2 Não ocorrendo inabilitação, o Pregoeiro consultará o Sistema de Cadastro Unifcado de Fornecedores – SICAF, em relação à habilitação jurídica, à regularidade fscal, à qualifcação econômica fnanceira e habilitação técnica, conforme o disposto nos arts.10, 11, 12, 13, 14, 15 e 16 da Instrução Normatia SEGES/MP nº 03, de 2018.

8.2.1 O interessado, para efeitos de habilitação preiista na Instrução Normatia SEGES/MP nº 03, de 2018 mediante utlização do sistema, deierá atender às condições exigidas no cadastramento no SICAF até o terceiro dia útl anterior à data preiista para recebimento das propostas;

8.3 Também poderão ser consultados os sítos ofciais emissores de certdões, especialmente quando o licitante esteja com alguma documentação iencida junto ao SICAF.

8.4 Caso o Pregoeiro não logre êxito em obter a certdão correspondente por meio do síto ofcial, ou na hipótese de ela se encontrar iencida no referido sistema, o licitante será coniocado a encaminhar,

(11)

no prazo de 02 (duas) horas, documento iálido que comproie o atendimento das exigências deste Edital, sob pena de inabilitação.

8.4.1 As Microempresas e Empresas de Pequeno Porte deierão encaminhar a documentação de habilitação, ainda que haja alguma restrição, nos termos do art. 43, § 1º da LC nº 123, de 2006.

8.5 Os licitantes que não estierem cadastrados no Sistema de Cadastro Unifcado de Fornecedores – SICAF além do níiel de credenciamento exigido pela Instrução Normatia SEGES/MP nº 3, de 2018, deierão apresentar a seguinte documentação relatia à Habilitação Jurídica e à Regularidade Fiscal e trabalhista, bem como a Qualifcação Econômico-Financeira, nas condições descritas adiante.

8.6 Habilitação jurídica:

8.6.1 No caso de empresário indiiidual: inscrição no Registro Público de Empresas Mercants, a cargo da Junta Comercial da respectia sede;

8.6.2 Em se tratando de microempreendedor indiiidual – MEI: Certfcado da Condição de Microempreendedor Indiiidual - CCMEI, cuja aceitação fcará condicionada à ierifcação da autentcidade no síto www.portaldoempreendedor.goi.br;

8.6.3 No caso de sociedade empresária ou empresa indiiidual de responsabilidade limitada -EIRELI: ato consttutio, estatuto ou contrato social em iigor, deiidamente registrado na Junta Comercial da respectia sede, acompanhado de documento comprobatório de seus administradores;

8.6.4 No caso de sociedade simples: inscrição do ato consttutio no Registro Ciiil das Pessoas Jurídicas do local de sua sede, acompanhada de proia da indicação dos seus administradores;

8.6.5 No caso de microempresa ou empresa de pequeno porte: certdão expedida pela Junta Comercial ou pelo Registro Ciiil das Pessoas Jurídicas, conforme o caso, que comproie a condição de microempresa ou empresa de pequeno porte segundo determinado pelo Departamento de Registro Empresarial e Integração – DREI;

8.6.6 No caso de cooperatia: ata de fundação e estatuto social em iigor, com a ata da assembleia que o aproiou, deiidamente arquiiado na Junta Comercial ou inscrito no Registro Ciiil das Pessoas Jurídicas da respectia sede, bem como o registro de que trata o art. 107 da Lei nº 5.764, de 1971; 8.6.7 No caso de agricultor familiar: Declaração de Aptdão ao Pronaf – DAP ou DAP-P iálida, ou, ainda, outros documentos defnidos nos termos do art. 4º, §2º do Decreto n. 7.775, de 2012.

(12)

8.6.8 No caso de produtor rural: matrícula no Cadastro Específco do INSS – CEI, que comproie a qualifcação como produtor rural pessoa fsica, nos termos da Instrução Normatia RFB n. 971, de 2009 (arts. 17 a 19 e 165).

8.6.9 Os documentos acima deierão estar acompanhados de todas as alterações ou da consolidação respectia;

8.7 Regularidade fscal e trabalhista:

8.7.1 proia de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas ou no Cadastro de Pessoas Físicas, conforme o caso;

8.7.2 proia de regularidade fscal perante a Fazenda Nacional, mediante apresentação de certdão expedida conjuntamente pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) e pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), referente a todos os créditos tributários federais e à Díiida Atia da União (DAU) por elas administrados, inclusiie aqueles relatios à Seguridade Social, nos termos da Portaria Conjunta nº 1.751, de 02/10/2014, do Secretário da Receita Federal do Brasil e da Procuradora-Geral da Fazenda Nacional.

8.7.3 proia de regularidade com o Fundo de Garanta do Tempo de Seriiço (FGTS);

8.7.4 proia de inexistência de débitos inadimplidos perante a Justça do Trabalho, mediante a apresentação de certdão negatia ou positia com efeito de negatia, nos termos do Título VII-A da Consolidação das Leis do Trabalho, aproiada pelo Decreto-Lei 5.452, de 1º de maio de 1943;

8.7.5 caso o licitante detentor do menor preço seja qualifcado como microempresa ou empresa de pequeno porte deierá apresentar toda a documentação exigida para efeito de comproiação de regularidade fscal, mesmo que esta apresente alguma restrição, sob pena de inabilitação.

8.8 Qualifcação econômico-fnanceira:

8.9 Certdão negatia de falência expedida pelo distribuidor da sede da pessoa jurídica;

8.10 balanço patrimonial e demonstrações contábeis do últmo exercício social, já exigíieis e apresentados na forma da lei, que comproiem a boa situação fnanceira da empresa, iedada a sua substtuição por balancetes ou balanços proiisórios, podendo ser atualizados por índices ofciais quando encerrado há mais de 3 (três) meses da data de apresentação da proposta;

8.10.1.1 No caso de fornecimento de bens para pronta entrega, não será exigido da licitante qualifcada como microempresa ou empresa de pequeno porte, a apresentação de balanço patrimonial do últmo exercício fnanceiro. (Art. 3º do Decreto nº 8.538, de 2015);

(13)

8.10.1.2 no caso de empresa consttuída no exercício social iigente, admite-se a apresentação de balanço patrimonial e demonstrações contábeis referentes ao período de existência da sociedade; 8.10.1.3 é admissíiel o balanço intermediário, se decorrer de lei ou contrato social/estatuto social. 8.10.2 A comproiação da situação fnanceira da empresa será constatada mediante obtenção de índices de Liquidez Geral (LG), Soliência Geral (SG) e Liquidez Corrente (LC), superiores a 1 ( um) resultantes da aplicação das fórmulas:

LG = Atio Circulante + Realizáiel a Longo Prazo Passiio Circulante + Passiio Não Circulante

SG = Atio Total

Passiio Circulante + Passiio Não Circulante

LC = Atio Circulante

Passiio Circulante

8.11 Qualifcação Técnica

8.12 As empresas, deierão comproiar, ainda, a qualifcação técnica, por meio de:

8.12.1 Comproiação de aptdão para o fornecimento de bens em característcas, quantdades e prazos compatieis com o objeto desta licitação, ou com o item pertnente, por meio da apresentação de atestados fornecidos por pessoas jurídicas de direito público ou priiado.

8.13 O licitante enquadrado como microempreendedor indiiidual que pretenda auferir os benefcios do tratamento diferenciado preiistos na Lei Complementar n. 123, de 2006, estará dispensado (a) da proia de inscrição nos cadastros de contribuintes estadual e municipal e (b) da apresentação do balanço patrimonial e das demonstrações contábeis do últmo exercício.

8.14 Os documentos exigidos para habilitação relacionados nos subitens acima, deierão ser apresentados em meio digital pelos licitantes, por meio de funcionalidade presente no sistema (upload), no

(14)

prazo de até 02 (duas) horas, após solicitação do Pregoeiro no sistema eletrônico. Somente mediante autorização do Pregoeiro e em caso de indisponibilidade do sistema, será aceito o eniio da documentação por meio de e-mail compras@cro-rj.org.br. Posteriormente, os documentos serão remetdos em original, por qualquer processo de cópia reprográfca, autentcada por tabelião de notas, ou por seriidor da Administração, desde que conferidos com o original, ou publicação em órgão da imprensa ofcial, para análise, no prazo de 05 (cinco) dias, impreteriielmente, após encerrado o prazo para o encaminhamento iia funcionalidade do sistema (upload), quando solicitado pelo Pregoeiro.

8.14.1 Somente haierá a necessidade de comproiação do preenchimento de requisitos mediante apresentação dos documentos originais não-digitais quando houier dúiida em relação à integridade do documento digital.

8.15 Não serão aceitos documentos com indicação de CNPJ/CPF diferentes, salio aqueles legalmente permitdos.

8.15.1 Se o licitante for a matriz, todos os documentos deierão estar em nome da matriz, e se o licitante for a flial, todos os documentos deierão estar em nome da flial, exceto aqueles documentos que, pela própria natureza, comproiadamente, forem emitdos somente em nome da matriz.

8.15.2 Serão aceitos registros de CNPJ de licitante matriz e flial com diferenças de números de documentos pertnentes ao CND e ao CRF/FGTS, quando for comproiada a centralização do recolhimento dessas contribuições.

8.16 A existência de restrição relatiamente à regularidade fscal e trabalhista não impede que a licitante qualifcada como microempresa ou empresa de pequeno porte seja declarada iencedora, uma iez que atenda a todas as demais exigências do edital.

8.16.1 A declaração do iencedor acontecerá no momento imediatamente posterior à fase de habilitação.

8.17 Caso o Pregoeiro não logre êxito em obter a proposta mais iantajosa seja ofertada por licitante qualifcada como microempresa ou empresa de pequeno porte, e uma iez constatada a existência de alguma restrição no que tange à regularidade fscal e trabalhista, a mesma será coniocada para, no prazo de 5 (cinco) dias úteis, após a declaração do iencedor, comproiar a regularização. O prazo poderá ser prorrogado por igual período, a critério da administração pública, quando requerida pelo licitante, mediante apresentação de justfcatia.

8.18 A não-regularização fscal e trabalhista no prazo preiisto no subitem anterior acarretará a inabilitação do licitante, sem prejuízo das sanções preiistas neste Edital, sendo facultada a coniocação dos licitantes remanescentes, na ordem de classifcação. Se, na ordem de classifcação, seguir-se outra

(15)

microempresa, empresa de pequeno porte ou sociedade cooperatia com alguma restrição na documentação fscal e trabalhista, será concedido o mesmo prazo para regularização.

8.19 Haiendo necessidade de analisar minuciosamente os documentos exigidos, o Pregoeiro suspenderá a sessão, informando no “chat” a noia data e horário para a contnuidade da mesma.

8.20 Será inabilitado o licitante que não comproiar sua habilitação, seja por não apresentar quaisquer dos documentos exigidos, ou apresentá-los em desacordo com o estabelecido neste Edital. 8.21 Nos itens não exclusiios a microempresas e empresas de pequeno porte, em haiendo inabilitação, haierá noia ierifcação, pelo sistema, da eientual ocorrência do empate fcto, preiisto nos artgos 44 e 45 da LC nº 123, de 2006, seguindo-se a disciplina antes estabelecida para aceitação da proposta subsequente.

8.22 O licitante proiisoriamente iencedor em um item, que estier concorrendo em outro item, fcará obrigado a comproiar os requisitos de habilitação cumulatiamente, isto é, somando as exigências do item em que ienceu às do item em que estier concorrendo, e assim sucessiiamente, sob pena de inabilitação, além da aplicação das sanções cabíieis

8.23 Constatado o atendimento às exigências de habilitação fxadas no Edital, o licitante será declarado iencedor.

9 DO ENCAMINHAMENTO DA PROPOSTA VENCEDORA

9.1 A proposta fnal do licitante declarado iencedor deierá ser encaminhada no prazo de 02 (duas) horas, a contar da solicitação do Pregoeiro no sistema eletrônico e deierá:

9.2 ser redigida em língua portuguesa, datlografada ou digitada, em uma iia, sem emendas, rasuras, entrelinhas ou ressalias, deiendo a últma folha ser assinada e as demais rubricadas pelo licitante ou seu representante legal.

9.3 conter a indicação do banco, número da conta e agência do licitante iencedor, para fns de pagamento.

9.4 A proposta fnal deierá ser documentada nos autos e será leiada em consideração no decorrer da execução do contrato e aplicação de eientual sanção à Contratada, se for o caso.

9.5 O pregoeiro poderá solicitar catálogo/folheto do fabricante em língua portuguesa com as especifcações do item.

9.6 Todas as especifcações do objeto contdas na proposta, tais como marca, modelo, tpo, fabricante e procedência, iinculam a Contratada.

(16)

10 DOS RECURSOS

10.1 Declarado o iencedor e decorrida a fase de regularização fscal da licitante qualifcada como microempresa ou empresa de pequeno porte, se for o caso, será concedido o prazo de no mínimo trinta minutos, para que qualquer licitante manifeste a intenção de recorrer, de forma motiada, isto é, indicando contra qual(is) decisão(ões) pretende recorrer e por quais motios, em campo próprio do sistema.

10.2 Haiendo quem se manifeste, caberá ao Pregoeiro ierifcar a tempestiidade e a existência de motiação da intenção de recorrer, para decidir se admite ou não o recurso, fundamentadamente.

10.3 Nesse momento o Pregoeiro não adentrará no mérito recursal, mas apenas ierifcará as condições de admissibilidade do recurso.

10.4 A falta de manifestação motiada do licitante quanto à intenção de recorrer importará a decadência desse direito.

10.5 Uma iez admitdo o recurso, o recorrente terá, a partr de então, o prazo de três dias para apresentar as razões, pelo sistema eletrônico, fcando os demais licitantes, desde logo, intmados para, querendo, apresentarem contrarrazões também pelo sistema eletrônico, em outros três dias, que começarão a contar do término do prazo do recorrente, sendo-lhes assegurada iista imediata dos elementos indispensáieis à defesa de seus interesses.

10.6 O acolhimento do recurso inialida tão somente os atos insuscetieis de aproieitamento. 10.7 Os autos do processo permanecerão com iista franqueada aos interessados, no endereço constante neste Edital.

11 DA ADJUDICAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO

11.1 O objeto da licitação será adjudicado ao licitante declarado iencedor, por ato do Pregoeiro, caso não haja interposição de recurso, ou pela autoridade competente, após a regular decisão dos recursos apresentados.

11.2 Após a fase recursal, constatada a regularidade dos atos pratcados, a autoridade competente homologará o procedimento licitatório.

12 DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS

12.1 Homologado o resultado da licitação, terá o adjudicatário o prazo de 05 (cinco) dias, contados a partr da data de sua coniocação, para assinar a Ata de Registro de Preços, cujo prazo de ialidade encontra-se nela fxado, sob pena de decair do direito à contratação, sem prejuízo das sanções preiistas neste Edital.

(17)

12.2 Alternatiamente à coniocação para comparecer perante o órgão ou entdade para a assinatura da Ata de Registro de Preços, a Administração poderá encaminhá-la para assinatura, mediante correspondência postal com aiiso de recebimento (AR) ou meio eletrônico, para que seja assinada no prazo de 05 (cinco) dias, a contar da data de seu recebimento.

12.3 O prazo estabelecido no subitem anterior para assinatura da Ata de Registro de Preços poderá ser prorrogado uma única iez, por igual período, quando solicitado pelo(s) licitante(s) iencedor(s), durante o seu transcurso, e desde que deiidamente aceito.

12.4 Serão formalizadas tantas Atas de Registro de Preços quanto necessárias para o registro de todos os itens constantes no Termo de Referência, com a indicação do licitante iencedor, a descrição do(s) item(ns), as respectias quantdades, preços registrados e demais condições.

13 DO TERMO DE CONTRATO OU INSTRUMENTO EQUIVALENTE

13.1 Após a homologação da licitação, em sendo realizada a contratação, será frmado Termo de Contrato ou emitdo instrumento equiialente.

13.2 O adjudicatário terá o prazo de 05.(cinco) dias úteis, contados a partr da data de sua coniocação, para assinar o Termo de Contrato ou aceitar instrumento equiialente, conforme o caso (Nota de Empenho/Carta Contrato/Autorização), sob pena de decair do direito à contratação, sem prejuízo das sanções preiistas neste Edital.

13.3 O prazo preiisto no subitem anterior poderá ser prorrogado, por igual período, por solicitação justfcada do adjudicatário e aceita pela Administração.

13.4 O Aceite da Nota de Empenho ou do instrumento equiialente, emitda à empresa adjudicada, implica no reconhecimento de que:

13.4.1 referida Nota está substtuindo o contrato, aplicando-se à relação de negócios ali estabelecida as disposições da Lei nº 8.666, de 1993;

13.4.2 a contratada se iincula à sua proposta e às preiisões contdas no edital e seus anexos; 13.4.3 a contratada reconhece que as hipóteses de rescisão são aquelas preiistas nos artgos 77 e 78 da Lei nº 8.666/93 e reconhece os direitos da Administração preiistos nos artgos 79 e 80 da mesma Lei.

(18)

13.5 O prazo de iigência da contratação é de 12 (doze) meses conforme a ata de registro de preços. 13.6 Preiiamente à contratação a Administração realizará consulta ao SICAF para identfcar possíiel suspensão temporária de partcipação em licitação, no âmbito do órgão ou entdade, proibição de contratar com o Poder Público, bem como ocorrências impeditias indiretas, obseriado o disposto no art. 29, da Instrução Normatia nº 3, de 26 de abril de 2018, e nos termos do art. 6º, III, da Lei nº 10.522, de 19 de julho de 2002, consulta préiia ao CADIN.

13.6.1 Nos casos em que houier necessidade de assinatura do instrumento de contrato, e o fornecedor não estier inscrito no SICAF, este deierá proceder ao seu cadastramento, sem ônus, antes da contratação.

13.6.2 Na hipótese de irregularidade do registro no SICAF, o contratado deierá regularizar a sua situação perante o cadastro no prazo de até 05 (cinco) dias úteis, sob pena de aplicação das penalidades preiistas no edital e anexos.

13.7 Se o adjudicatário, no ato da assinatura do Termo de Contrato, não comproiar que mantém as mesmas condições de habilitação, ou quando, injustfcadamente, recusar-se à assinatura, poderá ser coniocado outro licitante, desde que respeitada a ordem de classifcação, para, após a ierifcação da aceitabilidade da proposta, negociação e comproiados os requisitos de habilitação, celebrar a contratação, sem prejuízo das sanções preiistas neste Edital e das demais cominações legais.

14 DO REAJUSTE

14.1 As regras acerca do reajuste do ialor contratual são as estabelecidas no Termo de Referência, anexo a este Edital.

15 DA ENTREGA E DO RECEBIMENTO DO OBJETO E DA FISCALIZAÇÃO

15.1 Os critérios de recebimento e aceitação do objeto e de fscalização estão preiistos no Termo de Referência.

16 DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATANTE E DA CONTRATADA

16.1 As obrigações da Contratante e da Contratada são as estabelecidas no Termo de Referência.

17 DO PAGAMENTO

17.1 As regras acerca do pagamento são as estabelecidas no Termo de Referência, anexo a este Edital.

(19)

18.1 Comete infração administratia, nos termos da Lei nº 10.520, de 2002, o licitante/adjudicatário que:

18.1.1 Não assinar a ata de registro de preços quando coniocado dentro do prazo de ialidade da proposta, não aceitar/retrar a nota de empenho ou não assinar o termo de contrato decorrente da ata de registro de preços;

18.1.2 apresentar documentação falsa;

18.1.3 deixar de entregar os documentos exigidos no certame; 18.1.4 ensejar o retardamento da execução do objeto;

18.1.5 não mantier a proposta; 18.1.6 cometer fraude fscal;

18.1.7 comportar-se de modo inidôneo;

18.1.7.1 Considera-se comportamento inidôneo, entre outros, a declaração falsa quanto às condições de partcipação, quanto ao enquadramento como ME/EPP ou o conluio entre os licitantes, em qualquer momento da licitação, mesmo após o encerramento da fase de lances.

18.1.8 O licitante/adjudicatário que cometer qualquer das infrações discriminadas no subitem anterior fcará sujeito, sem prejuízo da responsabilidade ciiil e criminal, às seguintes sanções:

18.1.8.1 Multa de 05% (cinco por cento) sobre o ialor estmado do(s) item(s) prejudicado(s) pela conduta do licitante;

18.1.8.2 Impedimento de licitar e de contratar com a União e descredenciamento no SICAF, pelo prazo de até cinco anos;

18.1.9 A penalidade de multa pode ser aplicada cumulatiamente com a sanção de impedimento. 18.1.10 A aplicação de qualquer das penalidades preiistas realizar-se-á em processo administratio que assegurará o contraditório e a ampla defesa ao licitante/adjudicatário, obseriando-se o procedimento preiisto na Lei nº 8.666, de 1993, e subsidiariamente na Lei nº 9.784, de 1999.

18.1.11 A autoridade competente, na aplicação das sanções, leiará em consideração a graiidade da conduta do infrator, o caráter educatio da pena, bem como o dano causado à Administração, obseriado o princípio da proporcionalidade,

(20)

18.1.12 As penalidades serão obrigatoriamente registradas no SICAF.

18.1.13 As sanções por atos pratcados no decorrer da contratação estão preiistas no Termo de Referência.

19 DA FORMAÇÃO DO CADASTRO DE RESERVA

19.1 Após o encerramento da etapa compettia, os licitantes poderão reduzir seus preços ao ialor da proposta do licitante mais bem classifcado.

19.2 A apresentação de noias propostas na forma deste item não prejudicará o resultado do certame em relação ao licitante melhor classifcado.

19.3 Haiendo um ou mais licitantes que aceitem cotar suas propostas em ialor igual ao do licitante iencedor, estes serão classifcados segundo a ordem da últma proposta indiiidual apresentada durante a fase compettia.

19.4 Esta ordem de classifcação dos licitantes registrados deierá ser respeitada nas contratações e somente será utlizada acaso o melhor colocado no certame não assine a ata ou tenha seu registro cancelado nas hipóteses preiistas nos artgos 20 e 21 do Decreto n° 7.892/213.

20 DA IMPUGNAÇÃO AO EDITAL E DO PEDIDO DE ESCLARECIMENTO

20.1 Até 02 (dois) dias úteis antes da data designada para a abertura da sessão pública, qualquer pessoa poderá impugnar este Edital.

20.2 A impugnação poderá ser realizada por forma eletrônica, pelo e-mail compras@cro-rj.org.br, ou por petção dirigida ou protocolada no endereço Rua Araújo Porto Alegre 70 5º andar Centro – Rio de Janeiro – RJ CEP 20030-015,Setor de Compras e Licitações.

20.3 Caberá ao Pregoeiro decidir sobre a impugnação no prazo de até iinte e quatro horas. 20.4 Acolhida a impugnação, será defnida e publicada noia data para a realização do certame. 20.5 Os pedidos de esclarecimentos referentes a este processo licitatório deierão ser eniiados ao Pregoeiro, até 03 (três) dias úteis anteriores à data designada para abertura da sessão pública, exclusiiamente por meio eletrônico iia internet, no endereço indicado no Edital.

20.6 As impugnações e pedidos de esclarecimentos não suspendem os prazos preiistos no certame. 20.7 As respostas às impugnações e os esclarecimentos prestados pelo Pregoeiro serão entranhados nos autos do processo licitatório e estarão disponíieis para consulta por qualquer interessado.

(21)

21 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

21.1 Da sessão pública do Pregão diiulgar-se-á Ata no sistema eletrônico.

21.2 Não haiendo expediente ou ocorrendo qualquer fato superieniente que impeça a realização do certame na data marcada, a sessão será automatcamente transferida para o primeiro dia útl subsequente, no mesmo horário anteriormente estabelecido, desde que não haja comunicação em contrário, pelo Pregoeiro.

21.3 Todas as referências de tempo no Edital, no aiiso e durante a sessão pública obseriarão o horário de Brasília – DF.

21.4 O licitante será responsáiel por todas as transações que forem efetuadas em seu nome no sistema eletrônico, assumindo como frmes e ierdadeiras suas propostas e lances.

21.5 Incumbirá ao licitante acompanhar as operações no sistema eletrônico durante a sessão pública do Pregão, fcando responsáiel pelo ônus decorrente da perda de negócios, diante da inobseriância de quaisquer mensagens emitdas pelo sistema ou de sua desconexão.

21.6 No julgamento das propostas e da habilitação, o Pregoeiro poderá sanar erros ou falhas que não alterem a substância das propostas, dos documentos e sua ialidade jurídica, mediante despacho fundamentado, registrado em ata e acessíiel a todos, atribuindo-lhes ialidade e efcácia para fns de habilitação e classifcação.

21.7 A homologação do resultado desta licitação não implicará direito à contratação.

21.8 As normas disciplinadoras da licitação serão sempre interpretadas em faior da ampliação da disputa entre os interessados, desde que não comprometam o interesse da Administração, o princípio da isonomia, a fnalidade e a segurança da contratação.

21.9 Os licitantes assumem todos os custos de preparação e apresentação de suas propostas e a Administração não será, em nenhum caso, responsáiel por esses custos, independentemente da condução ou do resultado do processo licitatório.

21.10 Na contagem dos prazos estabelecidos neste Edital e seus Anexos, excluir-se-á o dia do início e incluir-se-á o do iencimento. Só se iniciam e iencem os prazos em dias de expediente na Administração. 21.11 O desatendimento de exigências formais não essenciais não importará o afastamento do licitante, desde que seja possíiel o aproieitamento do ato, obseriados os princípios da isonomia e do interesse público.

(22)

21.12 Em caso de diiergência entre disposições deste Edital e de seus anexos ou demais peças que compõem o processo, preialecerá as deste Edital.

21.13 O Edital está disponibilizado, na íntegra, no endereço eletrônico www.cro-rj.org.br, e também poderão ser lidos e/ou obtdos no endereço Rua Araújo Porto Alegre 70 5º andar– Centro – Rio de Janeiro -RJ - Setor de Compras e Licitações, nos dias úteis, no horário das .9:00 horas às 12:00 e de 14:00 as 17:00 horas, mesmo endereço e período no qual os autos do processo administratio permanecerão com iista franqueada aos interessados.

21.14 Integram este Edital, para todos os fns e efeitos, os seguintes anexos: 21.14.1 ANEXO I - Termo de Referência;

21.14.2 ANEXO II – Modelo de Proposta 21.14.3 ANEXO III – Ata de Registro de Preços; 21.14.4 ANEXO IV – Termo de Contrato

Rio de Janeiro, 22 de maio de 2019.

PATRICIA DOS SANTOS Setor de Compras e Licitações

(23)

ANEXO I

TERMO DE REFERÊNCIA

CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

1 DO OBJETO

1.1 Contratação de livraria ou distribuidor especializado para fornecimento de publicações nacionais da área Odontológica, para atender a Biblioteca Professor Antonio F. Ribeiro da Silva Filho do Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro, localizada na Rua Araújo Porto Alegre, 70 3º andar Centro – Rio de Janeiro – RJ.

1.2 O prazo de iigência da contratação é de 12 (doze) meses contados do(a) assinatura da ata de registro de preços, prorrogáiel na forma do art. 57, § 1°, da Lei n° 8.666/93.

2 JUSTIFICATIVA E OBJETIVO DA CONTRATAÇÃO

2.1 A Biblioteca Professor Antonio F. Ribeiro da Silia Filho do Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro tem como principal fnalidade possibilitar um amplo uniierso de atendimento aos seus usuários, por meio de acesso a informações bibliográfcas na área Odontológica. Para tanto, necessita contar com o acerio bibliográfco permanentemente atualizado.

2.2 Para o cumprimento das prioridades estabelecidas, é necessário agilizar os procedimentos de aquisição de publicações, partndo-se do pressuposto de que as obras deiem estar disponíieis, no menor espaço de tempo possíiel, em benefcio do total atendimento às demandas informacionais dos usuários. 2.3 A realização de licitação para aquisição de liiros de forma pontual, na medida em que seja demandada a compra de noias publicações ao longo do exercício, não atende às necessidades do CRO-RJ. Considerando que a morosidade do aludido procedimento, corre-se o risco de, ao seu fnal, a tragem da obra ter esgotado.

3 ENTREGA E CRITÉRIOS DE ACEITAÇÃO DO OBJETO.

3.1 O prazo de entrega dos bens é de até 30 (trinta) dias, contados do(a) recebimento do Pedido de Compras.

(24)

3.2 O endereço para envio dos bens é Rua Araújo Porto Alegre, 70 – 3º andar sala s 301 a 306 -Biblioteca Professor Antonio F. Ribeiro da Silva Filho - Centro Rio de Janeiro- RJ CEP 20030-015.

3.3 Os bens serão recebidos proiisoriamente no prazo de 05 (cinco) dias, pelo(a) responsáiel pelo acompanhamento e fscalização do contrato, para efeito de posterior ierifcação de sua conformidade com as especifcações constantes neste Termo de Referência e na proposta.

3.4 Os bens poderão ser rejeitados, no todo ou em parte, quando em desacordo com as especifcações constantes neste Termo de Referência e na proposta, deiendo ser substtuídos no prazo de 10 (dez) dias, a contar da notfcação da contratada, às suas custas, sem prejuízo da aplicação das penalidades.

3.5 Os bens serão recebidos defnitiamente no prazo de 10 (dez) dias, contados do recebimento proiisório, após a ierifcação da qualidade e quantdade do material e consequente aceitação mediante termo circunstanciado.

3.5.1 Na hipótese de a ierifcação a que se refere o subitem anterior não ser procedida dentro do prazo fxado, reputar-se-á como realizada, consumando-se o recebimento defnitio no dia do esgotamento do prazo.

3.6 O recebimento proiisório ou defnitio do objeto não exclui a responsabilidade da contratada pelos prejuízos resultantes da incorreta execução do contrato.

4 OBRIGAÇÕES DA CONTRATANTE 4.1 São obrigações da Contratante:

4.1.1 receber o objeto no prazo e condições estabelecidas no Edital e seus anexos;

4.1.2 ierifcar minuciosamente, no prazo fxado, a conformidade dos bens recebidos proiisoriamente com as especifcações constantes do Edital e da proposta, para fns de aceitação e recebimento defnitio;

4.1.3 comunicar à Contratada, por escrito, sobre imperfeições, falhas ou irregularidades ierifcadas no objeto fornecido, para que seja substtuído, reparado ou corrigido;

4.1.4 acompanhar e fscalizar o cumprimento das obrigações da Contratada, atraiés de comissão/seriidor especialmente designado;

4.1.5 efetuar o pagamento à Contratada no ialor correspondente ao fornecimento do objeto, no prazo e forma estabelecidos no Edital e seus anexos;

(25)

4.2 A Administração não responderá por quaisquer compromissos assumidos pela Contratada com terceiros, ainda que iinculados à execução do presente Termo de Contrato, bem como por qualquer dano causado a terceiros em decorrência de ato da Contratada, de seus empregados, prepostos ou subordinados.

5 OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA

5.1 A Contratada deie cumprir todas as obrigações constantes no Edital, seus anexos e sua proposta, assumindo como exclusiiamente seus os riscos e as despesas decorrentes da boa e perfeita execução do objeto e, ainda:

5.1.1 efetuar a entrega do objeto em perfeitas condições, conforme especifcações, prazo e local constantes no Termo de Referência e seus anexos, acompanhado da respectia nota fscal.

5.1.2 responsabilizar-se pelos iícios e danos decorrentes do objeto, de acordo com os artgos 12, 13 e 17 a 27, do Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078, de 1990);

5.1.3 substtuir, reparar ou corrigir, às suas expensas, no prazo fxado neste Termo de Referência, o objeto com aiarias ou defeitos;

5.1.4 comunicar à Contratante, no prazo máximo de 24 (iinte e quatro) horas que antecede a data da entrega, os motios que impossibilitem o cumprimento do prazo preiisto, com a deiida comproiação;

5.1.5 manter, durante toda a execução do contrato, em compatbilidade com as obrigações assumidas, todas as condições de habilitação e qualifcação exigidas na licitação;

5.1.6 indicar preposto para representá-la durante a execução do contrato.

6 DA SUBCONTRATAÇÃO

7.1 Não será admitda a subcontratação do objeto licitatórrio.

7 DA ALTERAÇÃO SUBJETIVA

7.1 É admissíiel a fusão, cisão ou incorporação da contratada com/em outra pessoa jurídica, desde que sejam obseriados pela noia pessoa jurídica todos os requisitos de habilitação exigidos na licitação

(26)

original; sejam mantdas as demais cláusulas e condições do contrato; não haja prejuízo à execução do objeto pactuado e haja a anuência expressa da Administração à contnuidade do contrato.

8 DO CONTROLE E FISCALIZAÇÃO DA EXECUÇÃO

8.1 Nos termos do art. 67 Lei nº 8.666, de 1993, será designado representante para acompanhar e fscalizar a entrega dos bens, anotando em registro próprio todas as ocorrências relacionadas com a execução e determinando o que for necessário à regularização de falhas ou defeitos obseriados.

8.2 A fscalização de que trata este item não exclui nem reduz a responsabilidade da Contratada, inclusiie perante terceiros, por qualquer irregularidade, ainda que resultante de imperfeições técnicas ou iícios redibitórios, e, na ocorrência desta, não implica em corresponsabilidade da Administração ou de seus agentes e prepostos, de conformidade com o art. 70 da Lei nº 8.666, de 1993.

8.3 O representante da Administração anotará em registro próprio todas as ocorrências relacionadas com a execução do contrato, indicando dia, mês e ano, bem como o nome dos funcionários eientualmente enioliidos, determinando o que for necessário à regularização das falhas ou defeitos obseriados e encaminhando os apontamentos à autoridade competente para as proiidências cabíieis.

9 DO PAGAMENTO

9.1 O pagamento será realizado no prazo máximo de até 10 (dez) dias, contados a partr do recebimento da Nota Fiscal ou Fatura, atraiés de ordem bancária, para crédito em banco, agência e conta corrente indicados pelo contratado.

9.2 Considera-se ocorrido o recebimento da nota fscal ou fatura no momento em que o órgão contratante atestar a execução do objeto do contrato.

9.3 A Nota Fiscal ou Fatura deierá ser obrigatoriamente acompanhada da comproiação da regularidade fscal, constatada por meio de consulta on-line ao SICAF ou, na impossibilidade de acesso ao referido Sistema, mediante consulta aos sítos eletrônicos ofciais ou à documentação mencionada no art. 29 da Lei nº 8.666, de 1993.

9.3.1 Constatando-se, junto ao SICAF, a situação de irregularidade do fornecedor contratado, deierão ser tomadas as proiidências preiistas no do art. 31 da Instrução Normatia nº 3, de 26 de abril de 2018.

9.4 Haiendo erro na apresentação da Nota Fiscal ou dos documentos pertnentes à contratação, ou, ainda, circunstância que impeça a liquidação da despesa, como, por exemplo, obrigação fnanceira

(27)

pendente, decorrente de penalidade imposta ou inadimplência, o pagamento fcará sobrestado até que a Contratada proiidencie as medidas saneadoras. Nesta hipótese, o prazo para pagamento iniciar-se-á após a comproiação da regularização da situação, não acarretando qualquer ônus para a Contratante.

9.5 Será considerada data do pagamento o dia em que constar como emitda a ordem bancária para pagamento.

9.6 Antes de cada pagamento à contratada, será realizada consulta ao SICAF para ierifcar a manutenção das condições de habilitação exigidas no edital.

9.7 Constatando-se, junto ao SICAF, a situação de irregularidade da contratada, será proiidenciada sua notfcação, por escrito, para que, no prazo de 5 (cinco) dias úteis, regularize sua situação ou, no mesmo prazo, apresente sua defesa. O prazo poderá ser prorrogado uma iez, por igual período, a critério da contratante.

9.8 Preiiamente à emissão de nota de empenho e a cada pagamento, a Administração deierá realizar consulta ao SICAF para identfcar possíiel suspensão temporária de partcipação em licitação, no âmbito do órgão ou entdade, proibição de contratar com o Poder Público, bem como ocorrências impeditias indiretas, obseriado o disposto no art. 29, da Instrução Normatia nº 3, de 26 de abril de 2018. 9.9 Não haiendo regularização ou sendo a defesa considerada improcedente, a contratante deierá comunicar aos órgãos responsáieis pela fscalização da regularidade fscal quanto à inadimplência da contratada, bem como quanto à existência de pagamento a ser efetuado, para que sejam acionados os meios pertnentes e necessários para garantr o recebimento de seus créditos.

9.10 Persistndo a irregularidade, a contratante deierá adotar as medidas necessárias à rescisão contratual nos autos do processo administratio correspondente, assegurada à contratada a ampla defesa. 9.11 Haiendo a efetia execução do objeto, os pagamentos serão realizados normalmente, até que se decida pela rescisão do contrato, caso a contratada não regularize sua situação junto ao SICAF.

10.11.1.Será rescindido o contrato em execução com a contratada inadimplente no SICAF, salio por motio de economicidade, segurança nacional ou outro de interesse público de alta releiância, deiidamente justfcado, em qualquer caso, pela máxima autoridade da contratante.

9.12 Quando do pagamento, será efetuada a retenção tributária preiista na legislação aplicáiel. 9.12.1 A Contratada regularmente optante pelo Simples Nacional, nos termos da Lei Complementar nº 123, de 2006, não sofrerá a retenção tributária quanto aos impostos e contribuições abrangidos por aquele regime. No entanto, o pagamento fcará condicionado à apresentação de

(28)

comproiação, por meio de documento ofcial, de que faz jus ao tratamento tributário faiorecido preiisto na referida Lei Complementar.

9.13 Nos casos de eientuais atrasos de pagamento, desde que a Contratada não tenha concorrido, de alguma forma, para tanto, fca coniencionado que a taxa de compensação fnanceira deiida pela Contratante, entre a data do iencimento e o efetio adimplemento da parcela, é calculada mediante a aplicação da seguinte fórmula:

EM = I x N x VP, sendo: EM = Encargos moratórios;

N = Número de dias entre a data preiista para o pagamento e a do efetio pagamento; VP = Valor da parcela a ser paga.

I = Índice de compensação fnanceira = 0,00016438, assim apurado:

I = (TX) I = ( 6 / 100 ) I = 0,00016438

TX = Percentual da taxa anual = 6% 365

10 DO REAJUSTE

10.1 Os preços são fxos e irreajustáieis no prazo de um ano contado da data limite para a apresentação das propostas.

11 DAS SANÇÕES ADMINISTRATIVAS

11.1 Comete infração administratia nos termos da Lei nº 10.520, de 2002, a Contratada que: 11.1.1 inexecutar total ou parcialmente qualquer das obrigações assumidas em decorrência da contratação;

11.1.2 ensejar o retardamento da execução do objeto; 11.1.3 falhar ou fraudar na execução do contrato; 11.1.4 comportar-se de modo inidôneo;

(29)

11.1.5 cometer fraude fscal;

11.2 Pela inexecução total ou parcial do objeto deste contrato, a Administração pode aplicar à CONTRATADA as seguintes sanções:

11.2.1 Advertência, por faltas leies, assim entendidas aquelas que não acarretem prejuízos signifcatios para a Contratante;

11.3 multa moratória de 0,5% (zero iirgula cinco por cento) por dia de atraso injustfcado sobre o ialor da parcela inadimplida, até o limite de 10 (dez) dias;

11.3.1 multa compensatória de 10% (dez por cento) sobre o ialor total do contrato, no caso de inexecução total do objeto;

11.3.2 em caso de inexecução parcial, a multa compensatória, no mesmo percentual do subitem acima, será aplicada de forma proporcional à obrigação inadimplida;

11.3.3 suspensão de licitar e impedimento de contratar com o órgão, entdade ou unidade administratia pela qual a Administração Pública opera e atua concretamente, pelo prazo de até dois anos; 11.3.4 impedimento de licitar e contratar com órgãos e entdades da União com o consequente descredenciamento no SICAF pelo prazo de até cinco anos;

11.3.4.1 A Sanção de impedimento de licitar e contratar preiista neste subitem também é aplicáiel em quaisquer das hipóteses preiistas como infração administratia no subitem 19.1 deste Termo de Referência.

11.3.5 declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública, enquanto perdurarem os motios determinantes da punição ou até que seja promoiida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade, que será concedida sempre que a Contratada ressarcir a Contratante pelos prejuízos causados;

11.4 As sanções preiistas nos subitens 12.2.1, 12.3.3, 12.3.4 e 12.3.5 poderão ser aplicadas à CONTRATADA juntamente com as de multa, descontando-a dos pagamentos a serem efetuados.

11.5 Também fcam sujeitas às penalidades do art. 87, III e IV da Lei nº 8.666, de 1993, as empresas ou profssionais que:

11.5.1 tenham sofrido condenação defnitia por pratcar, por meio dolosos, fraude fscal no recolhimento de quaisquer tributos;

(30)

11.5.3 demonstrem não possuir idoneidade para contratar com a Administração em iirtude de atos ilícitos pratcados.

11.6 A aplicação de qualquer das penalidades preiistas realizar-se-á em processo administratio que assegurará o contraditório e a ampla defesa à Contratada, obseriando-se o procedimento preiisto na Lei nº 8.666, de 1993, e subsidiariamente a Lei nº 9.784, de 1999.

11.7 A autoridade competente, na aplicação das sanções, leiará em consideração a graiidade da conduta do infrator, o caráter educatio da pena, bem como o dano causado à Administração, obseriado o princípio da proporcionalidade.

11.8 As penalidades serão obrigatoriamente registradas no SICAF. 12 CRITÉRIOS DE ESCOLHA

12.1 A empresa deverá indicar percentual único de desconto para as publicaççes, expresso com duas (duas) casas decimais e por extenso, que não poderá ser alterado na vigência do Contrato.

12.2 O desconto deierá incidir sobre o preço de catálogo da respectia editora.

12.3 Será considerada iencedora a empresa que apresentar o menor ialor global do contrato, que será calculado na seguinte forma:

VGC=VE- (DExVE) Onde:

VGC é o valor global do contrato VE= valor estmado de 60.000,00

DE= percentual de desconto que será cotado pela licitante partcipante, com duas casas decimais, não poderá ser inferior a 18,13% (dezoito vírgula treze por cento).

Rio de Janeiro, 10 de abril de 2019.

Natan Matos

(31)

Vinicius da Costa Pereira Coord. Biblioteca

DESPACHO DA AUTORIDADE COMPETENTE:

Aproio o presente termo, por satsfazer os requisitos e exigências legais atnentes à justfcatia e aos quanttatios solicitados, estando de pleno acordo com as demandas desta Autarquia.

Altair Dantas de Andrade Presidente CRO-RJ

ANEXO II

MODELO PROPOSTA PREGÃO ELETRÔNICO : 08/2019

(32)

Item Especifcação Quant Valor Total Percentual de desconto preço do catálogo Valor Total com Desconto

01 O objeto da presente licitação é a proposta mais iantajosa para a Contratação de liiraria ou distribuidor especializado para fornecimento de publicações nacionais da

área Odontológica, para atender a Biblioteca Professor Antonio F. Ribeiro da

Silia Filho do Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro, localizada na Rua Araújo Porto Alegre, 70 3º andar Centro – Rio de Janeiro – RJ., conforme condições,

quantdades e exigências estabelecidas no Edital.

01 60.000,00

Valor total da proposta: R$_________________

Valor Total da proposta por extenso: ________________________________

Declaramos, para fns que se fzerem necessários que temos pleno conhecimento de todos os aspectos relatios à licitação em causa e concordamos, sem restrição, com as condições constantes do Edital e seus anexos.

Declaramos que os preços cotados são absolutamente líquidos, já incluídos todos os custos diretos e indiretos, inerente ao objeto (salários, tributos, encargos sociais, fretes, material etc)

Prazo de Validade da Proposta: não inferior a 60 (sessenta) dias contados do aceite da proposta. Garanta: não inferior a 12 (doze) meses

Prazo de entrega:

Local de entrega: Rua Araújo Porto Alegre, 70 – 5º andar Centro – Rio de Janeiro – RJ CEP 20030-015 DADOS DA EMPRESA:

(33)

CNPJ: Endereço: Cidade: UF: CEP: Telefone: Email:

Banco: Agência: Conta Corrente:

DADOS DO REPRESENTANTE LEGAL: Nome:

RG: CPF: Telefone:

Email: Local e data

(Carimbo e assinatura do responsáiel) Em papel tmbrado

ANEXO III

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS PREGÃO ELETRÔNICO SRP N.º

(34)

O CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA DO RIO DE JANEIRO, com sede na Rua Araújo Porto Alegre, 70 – 5º andar Centro – na cidade do Rio de Janeiro, inscrito(a) no CNPJ/MF sob o nº 33.947.102/0001-78, neste ato representado(a) pelo(a) Presidente Altair Dantas de Andrade, inscrito(a) no CPF sob o nº 923.674.707-82 portador(a) da Carteira de Identdade nº 16.769 CRO-RJ, considerando o julgamento da licitação na modalidade de pregão, na forma eletrônica, para REGISTRO DE PREÇOS nº .../20..., processo administratio n.º ..., RESOLVE registrar os preços da(s) empresa(s) indicada(s) e qualifcada(s) nesta ATA, de acordo com a classifcação por ela(s) alcançada(s) e na(s) quantdade(s) cotada(s), atendendo as condições preiistas no edital, sujeitando-se as partes às normas constantes na Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993 e suas alterações, no Decreto n.º 7.892, de 23 de janeiro de 2013, e em conformidade com as disposições a seguir:

CLÁUSULA PRIMEIRA – DO OBJETO

1.1 - O objeto da presente licitação é o registro de preços para a eientual aquisição de publicações nacionais da área odontológica, para atender a Biblioteca Professor Antonio F. Ribeiro da Silia Filho- CRO-RJ, conforme Termo de Referência, anexo I do Edital de Pregão nº 08/2019, que é parte integrante desta Ata, assim como a proposta iencedora, independente mente de transcrição.

CLÁUSULA SEGUNDA - DOS PREÇOS, ESPECIFICAÇÕES E QUANTITATIVOS

2.1 - O preço registrado, as especifcações do objeto, a quantdade, fornecedor(es) e as demais condições ofertadas na(s) proposta(s) são as que seguem:

Item do TR

Fornecedor (razão social, CNPJ/MF, endereço, contatos, representante)

CLÁUSULA TERCEIRA - DA ADESÃO À ATA DE REGISTRO DE PREÇOS

Referências

Documentos relacionados

This ebook comprises three of the four selected papers made by the students of the Applied Econometrics unit course of the Economics bachelor’s degree in the University of Coimbra

Concluindo “Si placet plaudite”, Dois Homens Sábios também é o único texto que, usando uma fórmula tirada de Plautus como direção gráfica de palco (rubrica), admite que

à direita trânsito de Proibido veículos automotores Vire à esquerda Proibido retornar à direita Proibido retornar à esquerda Siga em frente ou à direita Proibido mudar de faixa

O treinamento físico baseado nos limiares ventilatórios, com duração de três meses, foi efetivo para elevar o consumo máximo de oxigênio de atletas de

[r]

O Pregoeiro poderá encaminhar pelo sistema, contraproposta diretamente à licitante que tenha apresentado o lance de menor preço, para que seja obtido preço

Portanto, esse relato tem por objetivo alertar para a possibilidade de trombose venosa cerebral em puérperas com queixa de cefaleia, visto que, apesar de rara, pode

[...] as novas diretrizes curriculares ratificam princípios e buscam contribuir para a melhoria da formação inicial e continuada os profissionais do magistério ao definir a base