• Nenhum resultado encontrado

OA1 N.º 21/ OA1 N.º de Maio de 2008

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "OA1 N.º 21/ OA1 N.º de Maio de 2008"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

OA1 N.º 21 - 21 de Maio de 2008

O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, determina e manda publicar o seguinte:

Louvores, Condecorações e Prémios ... 1

Exonerações e Nomeações ... 4

Promoções e Graduações de Oficiais ... 5

Legislação...10

Actos de Hierarquia Superior ao Chefe do Estado-Maior da Armada ...10

Portarias, Directivas e Despachos do Chefe do Estado-Maior da Armada...11

Louvores, Condecorações e Prémios

Louvores:

--- Por despacho de 2 de Maio de 2008, do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido em 17 de Abril de 2008 pelo 49466 Vice-almirante JOSÉ AUGUSTO VILAS BOAS TAVARES, Superintendente dos Serviços do Pessoal, ao 303972 Capitão-de-mar-e-guerra RES GUILHERME JOSÉ LUCRÉCIO CHAMBEL, o qual se publica:

O 303972 Capitão-de-mar-e-guerra RES GUILHERME JOSÉ LUCRÉCIO CHAMBEL dirigiu a Direcção de Apoio Social (DAS) durante os últimos 19 meses.

No desempenho dessas funções, o Comandante CHAMBEL demonstrou, mais uma vez, ser possuidor de elevadas qualidades morais, militares e profissionais que colocou, sem reservas e como sempre, ao serviço da Marinha, desta feita numa área com directo impacto e de inquestionável relevo para todos quantos nela prestam serviço.

Sob a sua direcção, a DAS participou activamente na transição da gestão da ADM para o lASFA, a qual apoiou de forma efectiva e muito eficaz, minimizando as dificuldades e as incidências menos positivas que um processo de tal envergadura inevitavelmente acarreta, esclarecendo e intervindo sempre que adequado e necessário, em prol da eficiência do serviço e dos interesses e direitos de todos os beneficiários da ADM - Marinha.

Relevo, ainda, o empenhamento, bem sucedido, do Comandante CHAMBEL, no desenvolvimento da componente do apoio social e, nomeadamente, na renegociação do protocolo existente com uma seguradora de referência, incluindo muito vantajosas opções na área da saúde, a celebração de protocolos no âmbito do lazer, da educação e do apoio financeiro, ou a manutenção de todo um conjunto de facilidades à disposição dos militares, militarizados e civis da Marinha.

Por esta razão, ao abrigo do artigo 19.º do Regulamento de Disciplina Militar, louvo o 303972 Capitão-de-mar-e-guerra RES GUILHERME JOSÉ LUCRÉCIO CHAMBEL pela forma altamente meritória como exerceu o cargo de director da Direcção de Apoio Social, considerando que o seu desempenho contribuiu significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão da Marinha.

(2)

--- Por despacho de 2 de Maio de 2008, do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido em 15 de Janeiro de 2008 pelo 264173 Capitão-de-mar-e-guerra SEG JOSÉ MANUEL LOPES PIRES, director do Centro de Educação Física da Armada, ao 62882 Capitão-tenente SEG FRANCISCO MANUEL FERREIRA TAVARES, o qual se publica:

Por ter sido nomeado para o desempenho das funções de chefe do Gabinete de Aplicação de Educação Física e chefe de Serviço de Educação Física da Escola Naval, destacou o 62882 Capitão-tenente SEG FRANCISCO MANUEL FERREIRA TAVARES, após quatro anos no Centro de Educação Física da Armada (CEFA), sendo os três últimos sob as minhas ordens.

Durante este período o Comandante FERREIRA TAVARES, desempenhou com elevada competência e dedicação, os cargos de chefe do Gabinete de Actividades Físicas, chefe do Gabinete Escolar e mais recentemente, desde Maio de 2007, as funções de subdirector, sendo de salientar a forma como exerceu estes cargos, que foi amplamente demonstrativa das elevadas qualidades técnico-profissionais, consistentemente evidenciadas.

Militar determinado, leal, frontal, possuidor de forte sentido humano, evidenciou invulgar capacidade de liderança, empenho e qualidades técnico-pedagógicas aplicadas em prol da formação e do desenvolvimento da educação física e desporto na Marinha, revelando-se um exemplar colaborador que muito contribuiu para o bom funcionamento deste Organismo.

A sua acção assumiu particular relevo no controlo da execução e registo das Provas de Aptidão Física, na aplicação dos Planos de Actividades de Educação Física, na gestão das instalações desportivas e na representação da Marinha em diferentes campeonatos nacionais militares, quer como técnico quer como atleta, com referências elogiosas dos ramos e forças de segurança. Foi também directamente responsável pela organização de diversos torneios e campeonatos da Marinha e das Forças Armadas.

Como formador do curso de especialização em educação física assegurou os módulos de voleibol e natação contribuindo para a qualidade do sistema de formação profissional da Marinha.

Assim, ao abrigo do artigo 21.° do Regulamento de Disciplina Militar, louvo o 62882 Capitão-tenente SEG FRANCISCO MANUEL FERREIRA TAVARES, pelas relevantes qualidades de carácter e virtudes militares, bem como pela forma dedicada e competente como desempenhou as suas funções, considerando que os serviços por si prestados contribuíram de modo significativo para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Centro de Educação Física da Armada e, consequentemente, da Marinha.

--- Por despacho de 2 de Maio de 2008, do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido em 18 de Outubro de 2007 pelo 20578 Capitão-de-mar-e-guerra LUÍS CARLOS DE SOUSA PEREIRA, comandante do N.R.P. “ALVARES CABRAL”, ao 21388 Capitão-tenente EN-MEC ROGÉRIO PEDRO PEREIRA SANTANA, o qual se publica:

Vai destacar da "ÁLVARES CABRAL" para nova comissão de serviço, o 21388 Capitão-tenente EN-MEC ROGÉRIO PEDRO PEREIRA SANTANA, que exerce a bordo o cargo de chefe do Departamento de Propulsão e Energia.

Oficial com grande capacidade de liderança, espírito de cooperação e sentido do dever, o engenheiro SANTANA, soube, pelo exemplo, imprimir no seu departamento uma dinâmica de bem-servir e de dedicação ímpares, que resultaram em inquestionáveis níveis de disponibilidade, reduzido número de avarias e elevadas taxas de operacionalidade dos sistemas da plataforma, aspectos muito elogiados e de grande relevância nas missões executadas, em especial no OST e durante a viagem de circum-navegação do continente africano.

Franco, aberto e leal no aconselhamento ao comandante, desenhou e implementou uma matriz de gestão e condução dos equipamentos que, nas situações mais extremas, como as operações no Golfo da Guiné e no Mar Vermelho, contribuiu significativamente para o planeamento e o sucesso das missões, antecipando necessidades e explorando de forma eficiente as condições ambientais face aos parâmetros adequados de operação dos

(3)

sistemas. Acresce que por iniciativa do engenheiro SANTANA, os dados da experiência adquirida neste contexto, foram coligidos de acordo com os requisitos de informação definidos pelo COMSNMG1, constituindo um dos factores determinantes na elaboração das bases de dados de lições aprendidas que permitirão conduzir futuras operações em situações ambientais semelhantes.

Paralelamente ao trabalho desenvolvido no âmbito departamental, o Capitão-tenente PEREIRA SANTANA, soube, como adjunto do Imediato para a Higiene e Segurança no Trabalho e Controlo do Ruído, coordenar de forma meritória e muito eficaz o pessoal sob sua responsabilidade. Fruto da sua muita experiência e capacidade organizativa, criou e implementou uma quantidade significativa de normativo, e procedimentos que se traduziram na melhoria generalizada das condições de trabalho e segurança a bordo.

O engenheiro SANTANA é um distinto oficial, dotado de profundos conhecimentos técnicos, profissionalmente competente, calmo e seguro, de postura militar e pessoal irrepreensível cuja atitude motiva e inspira aqueles que com ele trabalham.

Assim, ao abrigo da competência que me é conferida pelo artigo 21.º do Regulamento de Disciplina Militar, louvo o 21388 Capitão-tenente EN-MEC ROGÉRIO PEDRO PEREIRA SANTANA pelo conjunto de qualidades pessoais, técnicas e militares que o distinguem, as quais contribuíram significativamente para o cumprimento da missão do N.R.P. "ÁLVARES CABRAL" e consequentemente da Marinha.

--- Por despacho de 2 de Maio de 2008, do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido em 7 de Março de 2008 pelo 78768 Contra-almirante EMQ ILÍDIO CARDOSO PAIS LOUREIRO, director de Navios, ao 21489 Capitão-tenente EN-MEC LUÍS MIGUEL DO CARMO SALVADOR, o qual se publica:

Vai destacar desta Unidade o 21489 Capitão-tenente EN-MEC LUÍS MIGUEL DO CARMO SALVADOR, que desde Agosto de 2004 desempenha funções de chefe da Secção de Coordenação das Fragatas da Divisão de Coordenação e Controlo do Departamento de Manutenção da Direcção de Navios.

Durante este período, a acção do engenheiro SALVADOR estendeu-se muito para além do âmbito de competências da sua Secção onde se realça o profissionalismo da coordenação da última Revisão Intermédia do N.R.P. "CORTE REAL", tendo colaborado em diversas acções de coordenação de reparações de Corvetas e Patrulhas, e, mais recentemente, sido chamado a supervisionar o processo de reparação do N.R.P. "Sagres".

Na sua acção, o engenheiro SALVADOR revelou sempre um extraordinário sentido de responsabilidade, inexcedível dedicação ao serviço, pronta e permanente disponibilidade para o serviço e elevada competência técnica associada a uma sólida experiência profissional, tendo assegurado um elevado nível de prontidão e eficácia na execução das múltiplas tarefas que lhe foram atribuídas, mesmo com sacrifício dos seus períodos de descanso; merece ainda realce o sentido prático que colocou na abordagem das variadíssimas questões que foi chamado a apreciar e a formulação de soluções adequadas e eficazes.

No desempenho do seu cargo, o engenheiro SALVADOR evidenciou igualmente elevadas qualidades militares, pessoais e de chefia de que se destacam a sua capacidade de adaptação, a sua lealdade e a sua capacidade de relacionamento pessoal com que contagiou todos os que com ele privaram, muito contribuindo para um excelente ambiente de trabalho, bem como para ultrapassar as dificuldades identificadas.

Assim, usando da competência que me é conferida e ao abrigo do artigo 21.º do Regulamento de Disciplina Militar, louvo o 21489, Capitão-tenente EN-MEC LUÍS MIGUEL DO CARMO SALVADOR, pelas excelentes qualidades pessoais e profissionais evidenciadas, considerando que o trabalho por si desenvolvido contribuiu de forma significativa para o desempenho da Direcção de Navios e consequentemente para o prestígio e cumprimento da missão da Marinha.

(4)

Condecorações:

Medalha Militar da Cruz Naval – 1.ª Classe:

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 2 de Maio de 2008: O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada faz saber que, nos termos da alínea c) do número 1 do artigo 26.°, da alínea a) do número 1 do artigo 27.° e do número 3 do artigo 34.° do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei n.° 316/2002 de 27 de Dezembro, concede a Medalha Militar da Cruz Naval de 1.ª Classe, ao militar seguinte:

303972 Capitão-de-mar-e-guerra RES GUILHERME JOSÉ LUCRÉCIO CHAMBEL Medalha Militar da Cruz Naval – 2.ª Classe:

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 2 de Maio de 2008: O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada faz saber que, nos termos da alínea c) do número 1 do artigo 26.º, da alínea b) do número 1 do artigo 27.° e do número 3 do artigo 34.º do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 316/2002 de 27 de Dezembro, concede a Medalha Militar da Cruz Naval de 2.ª Classe, aos militares seguintes:

62882 Capitão-tenente SEG FRANCISCO MANUEL FERREIRA TAVARES 21388 Capitão-tenente EN-MEC ROGÉRIO PEDRO PEREIRA SANTANA 21489 Capitão-tenente EN-MEC LUÍS MIGUEL DO CARMO SALVADOR

Exonerações e Nomeações

---Portaria n.º 501/2008, do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros e do Ministro da Defesa Nacional, de 9 de Maio:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelos Ministros de Estado e dos Negócios Estrangeiros e da Defesa Nacional, por proposta do general Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, nos termos dos artigos 1.º, n.º 3, alínea a), 2.º, 5.º, 6.º e 7.º do Decreto-Lei n.º 55/81, de 31 de Março, com a nova redacção dada pelo Decreto-Lei n.º 232/2002, de 2 de Novembro, nomear o capitão-tenente M (25388) Paulo Jorge Gonçalves Simões, para o cargo Maritime Operations Officer no HRF M, em Rota, Reino de Espanha, em substituição do capitão-de-fragata M (24585) Nuno Filipe Cortes Lopes, que fica exonerado do referido cargo pela presente portaria na data em que o oficial agora nomeado assuma funções.

Nos termos do artigo 6.º, n.º 1, do Decreto-Lei n.º 55/81, de 31 de Março, a duração normal da missão de serviço correspondente ao exercício deste cargo é de três anos, sem prejuízo da antecipação do seu termo pela ocorrência de facto superveniente que obste o decurso normal da mesma.

A presente portaria produz efeitos a partir de 1 de Maio de 2008. (Isenta de visto do Tribunal de Contas.)

(Publicada no Diário da República, II Série, n.º 90, de 9 de Maio de 2008, pelos Ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Defesa Nacional).

(5)

---Portaria n.º 514/2008, do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros e do Ministro da Defesa Nacional, de 19 de Maio:

Manda o Governo, pelos Ministros de Estado e dos Negócios Estrangeiros e da Defesa Nacional, por proposta do general Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, nos termos dos artigos 1.º, n.º 3, alínea a), 2.º, 5.º, 6.º e 7.º do Decreto-Lei n.º 55/81, de 31 de Março, com a nova redacção dada pelo Decreto-Lei n.º 232/2002, de 2 de Novembro, nomear o Capitão-tenente fuzileiro (22286) Rogério Paulo Figueira Martins de Brito para o cargo TB23 — Staff Officer Expeditionary OPS no Combined Joint Operations From the Sea Centre of Excellence (CJOS COE), em Norfolk, Estados Unidos da América, em substituição do Capitão-tenente fuzileiro (20886) Mário Rui Gomes Tavares, que fica exonerado do cargo F - CJ - 521 — Assistant Policy and Doctrine no Estado-Maior do Comando da Força de Intervenção do Atlântico (COMSTRIKFLANT), em Norfolk, Estados Unidos da América, pela presente portaria na data em que o oficial agora nomeado assuma funções.

Nos termos do artigo 6.º, n.º 1, do Decreto-Lei n.º 55/81, de 31 de Março, a duração normal da missão de serviço correspondente ao exercício deste cargo é de três anos, sem prejuízo da antecipação do seu termo pela ocorrência de facto superveniente que obste o decurso normal da mesma.

A presente portaria produz efeitos a partir de 4 de Abril de 2008. (Isenta de visto do Tribunal de Contas.)

(Publicada no Diário da República, II Série, n.º 96, de 19 de Maio de 2008, pelos Ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Defesa Nacional).

Promoções e Graduações de Oficiais Promoções

--- Declaração n.º 185/2008, de 19 de Maio:

Por ter saído com inexactidão no Diário da República, n.º 249, de 27 de Dezembro de 2007, a página 37647, portaria 1202/2007 (2.ª Série), que promoveu a Capitão-de-fragata o Capitão-tenente da classe de Marinha CARLOS JOSÉ COSTA PAIXÃO LOPES, solicita-se anular e considerar sem efeito a referida portaria.

--- Declaração n.º 186/2008, de 19 de Maio:

Por ter saído com inexactidão no Diário da República n.º 217, de 12 de Novembro de 2007, a página 32725, portaria 985/2007 (2.ª Série), que promoveu a Capitão-de-fragata os Capitães-tenentes da classe de Marinha Pedro JOSÉ XAVIER MATOS DA ENCARNAÇÃO GOMES e NELSON FERNANDO PINHEIRO DA GAMA, solicita-se anular e considerar sem efeito a referida portaria.

--- Declaração n.º 187/2008, de 19 de Maio:

Por ter saído com inexactidão no Diário da República n.º 117, de 19 de Maio de 2004, a página 7572, portaria 568/2004 (2.ª Série), que ingressou no quadro especial da classe de Médicos Navais no posto de Segundo-tenente a candidata licenciada em Medicina, especializada em Medicina Interna ANABELA BATISTA ALVES, solicita-se anular e considerar sem efeito a referida portaria.

--- Declaração n.º 188/2008, de 19 de Maio:

Por ter saído com inexactidão no Diário da República n.º 32, de 14 de Fevereiro de 2008, a página 5761, portaria 179/2008 (2.ª Série), que promoveu a Capitão-tenente o Primeiro-tenente da classe de Serviço Especial CARLOS MANUEL MOLEIRO OLIVEIRA E CALVO, solicita-se anular e considerar sem efeito a referida portaria.

(6)

--- Declaração n.º 189/2008, de 19 de Maio:

Por ter saído com inexactidão no Diário da República n.º 47, de 06 de Março de 2008, a página 9472, portaria 232/2008 (2.ª Série), que promoveu a Capitão-tenente os Primeiros-tenentes da classe de Serviço Especial TITO MANUEL CARVALHO e HELDER GIL GALRINHO, solicita-se anular e considerar sem efeito a referida portaria.

--- Declaração n.º 190/2008, de 19 de Maio:

Por ter saído com inexactidão no Diário da República n.º 33, de 15 de Fevereiro de 2008, a página 5989 — portaria 188/2008 (2.ª Série), que promoveu a Capitão-de-fragata o Capitão-tenente da classe de Marinha CARLOS ALEXANDRE DOS REIS SILVA, solicita-se anular e considerar sem efeito a referida portaria.

--- Declaração n.º 191/2008, de 19 de Maio:

Por ter saído com inexactidão no Diário da República n.º 249, de 27 de Dezembro de 2007, a página 37647 — portaria 1204/2007 (2.ª Série), que promoveu a Capitão-de-fragata o Capitão-tenente da classe de Marinha CARLOS MANUEL BAIÃO MONTEIRO, solicita-se anular e considerar sem efeito a referida portaria.

--- Declaração n.º 192/2008, de 19 de Maio:

Por ter saído com inexactidão no Diário da República n.º 249, de 27 de Dezembro de 2007, a página 37647 — portaria 1203/2007 (2.ª Série), que promoveu a Capitão-de-fragata o Capitão-tenente da classe de Marinha FERNANDO CARLOS DA ROCHA PACHECO, solicita-se anular e considerar sem efeito a referida portaria.

(Publicadas no Diário da República, II Série, n.º 96, de 19 de Maio de 2008, pelo Ministério da Defesa Nacional – Marinha – Gabinete do Chefe do Estado-Maior da Armada).

--- Portaria n.º 517/2008, do Chefe do Estado-Maior da Armada de 19 de Maio: Manda o Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, ao abrigo da alínea c) do número 1 do artigo 68.º do Estatuto dos Militares das Forças Armadas (EMFAR), promover por antiguidade ao posto de Capitão-de-fragata, em conformidade com o previsto na alínea b) do artigo 216.º do EMFAR, o Capitão-tenente da classe de Marinha:

21486 FERNANDO CARLOS DA ROCHA PACHECO

(no quadro) que satisfaz as condições gerais e especiais de promoção fixadas, respectivamente nos artigos 56.º e 227.º do mencionado Estatuto, a contar de 26 de Setembro de 2007, data a partir da qual lhe conta a respectiva antiguidade e lhe são devidos os vencimentos do novo posto, de acordo com a alínea b) do número 1 do artigo 175.º e para efeitos do número 2 do artigo 68.º, ambos do mesmo Estatuto, em consequência da vacatura ocorrida nessa data, resultante da passagem à situação de adido ao quadro do 22684 capitão-de-fragata da classe de Marinha JORGE MIGUEL ZAMBUJAL CHICHARO, ficando colocado no 1.º escalão do novo posto.

Este oficial uma vez promovido, deverá ficar colocado na lista de antiguidade do seu posto e classe à esquerda do 25385 Capitão-de-fragata da classe de Marinha CARLOS JOSÉ COSTA PAIXÃO LOPES.

--- Portaria n.º 518/2008, do Chefe do Estado-Maior da Armada de 19 de Maio: Manda o Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, ao abrigo da alínea c) do número 1 do artigo 68.º do Estatuto dos Militares das Forças Armadas (EMFAR), promover por antiguidade ao posto de Capitão-de-fragata, em conformidade com o previsto na alínea b) do artigo 216.º do EMFAR, o Capitão-tenente da classe de Marinha:

25385 CARLOS JOSÉ COSTA PAIXÃO LOPES

(no quadro) que satisfaz as condições gerais e especiais de promoção fixadas, respectivamente nos artigos 56.º e 227.º do mencionado Estatuto, a contar de 18 de Setembro de 2007, data a partir da qual lhe conta a respectiva antiguidade e lhe são devidos os vencimentos do novo posto, de acordo com a alínea b) do número 1 do artigo 175.º e para efeitos do número 2 do artigo 68.º, ambos do mesmo Estatuto, em

(7)

consequência da vacatura ocorrida nessa data, resultante da passagem à situação de adido ao quadro do 22880 Capitão-de-fragata da classe de Marinha FERNANDO CONTREIRAS BRAZ DE OLIVEIRA, ficando colocado no 1.º escalão do novo posto.

Este oficial uma vez promovido, deverá ficar colocado na lista de antiguidade do seu posto e classe à esquerda do 25786 Capitão-de-fragata da classe de Marinha NELSON FERNANDO PINHEIRO DA GAMA.

--- Portaria n.º 519/2008, do Chefe do Estado-Maior da Armada de 19 de Maio: Manda o Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, ao abrigo da alínea c) do número 1 do artigo 68.º do Estatuto dos Militares das Forças Armadas (EMFAR), promover por antiguidade ao posto de Capitão-de-fragata, em conformidade com o previsto na alínea b) do artigo 216.º do EMFAR, os Capitães-tenentes da classe de Marinha:

21785 PEDRO JOSÉ XAVIER MATOS DA ENCARNAÇÃO GOMES (adido ao quadro) 25786 NELSON FERNANDO PINHEIRO DA GAMA (no quadro)

que satisfazem as condições gerais e especiais de promoção fixadas, respectivamente nos artigos 56.º e 227.º do mencionado Estatuto, a contar de 03 de Setembro de 2007, data a partir da qual lhes conta a respectiva antiguidade e lhes são devidos os vencimentos do novo posto, de acordo com a alínea b) do número 1 do artigo 175.º e para efeitos do número 2 do artigo 68.º, ambos do mesmo Estatuto, em consequência da vacatura ocorrida nessa data, resultante da promoção ao posto imediato do 21180 Capitão-de-fragata da classe de Marinha ANTÓNIO JOSÉ DIONÍSIO VARELA, ficando colocados no 1.º escalão do novo posto.

Estes oficiais, uma vez promovidos, deverão ser colocados na lista de antiguidade do seu posto e classe à esquerda do 21586 Capitão-de-fragata da classe de Marinha DAVID AUGUSTO DE ALMEIDA PEREIRA.

--- Portaria n.º 523/2008, do Chefe do Estado-Maior da Armada de 19 de Maio: Manda o Almirante Chefe do Estado-Maior, ao abrigo da alínea c) do número 1 do artigo 68.º do Estatuto dos Militares das Forças Armadas (EMFAR), posto em vigor pelo Decreto-Lei n.º 236/99, de 25 de Junho, com alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 197-A/2003, de 30 de Agosto, e atento o disposto no número 1 do artigo 4.º deste mesmo Decreto-Lei conjugado com o artigo 166.º do EMFAR, ingressar no quadro especial da classe de Médicos Navais, no posto de Segundo-tenente, nos termos do número 26 da Portaria 632/78, de 21 de Outubro, a candidata licenciada em Medicina, especializada em Medicina Interna:

7100104 ANABELA BATISTA ALVES

graduada em subtenente, a contar de 02 de Abril de 2004, data a partir da qual lhe são devidos os respectivos vencimentos do novo posto, com antiguidade referida a 25 de Janeiro de 2003, nos termos do número 2 do artigo 68.º do EMFAR conjugado com os números 27 e 28 da Portaria 632/78, de 21 de Outubro.

Esta oficial, após o seu ingresso deverá ser colocada na lista de antiguidade do seu posto e classe, respectivamente, à esquerda da 7100202 Segundo-tenente da classe de Médicos Navais INÊS MARIA TANGANHO DO NASCIMENTO e à direita do 7100103 Segundo-tenente da classe de Médicos Navais ANTÓNIO JOSÉ CARMELO ROMÃO.

--- Portaria n.º 524/2008, do Chefe do Estado-Maior da Armada de 19 de Maio: Manda o Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, ao abrigo da alínea c) do número 1 do artigo 68.º do Estatuto dos Militares das Forças Armadas (EMFAR), promover por escolha ao posto de Capitão-tenente, em conformidade com o previsto na alínea c) do artigo 216.º do EMFAR, o Primeiro-tenente da classe de Serviço Especial:

500382 CARLOS MANUEL MOLEIRO OLIVEIRA E CALVO

(no quadro) que satisfaz as condições gerais e especiais de promoção fixadas, respectivamente nos artigos 56.º e 227.º do mencionado Estatuto, a contar de 24 de Julho de 2007, data a partir da qual lhe conta a respectiva antiguidade e lhe são devidos os vencimentos do novo posto, de acordo com a alínea b) do número 1 do artigo 175.º e para efeitos do número 2 do artigo 68.º, ambos do mesmo Estatuto, em consequência da

(8)

vacatura ocorrida nessa data resultante da promoção ao posto imediato do 153568 Capitão-tenente da classe de Serviço Especial ANTÓNIO DA COSTA PIRES, ficando colocado no 1.º escalão do novo posto.

Este oficial, uma vez promovido, deverá ser colocado na lista de antiguidade do seu posto e classe à esquerda do 60289 Capitão-tenente da classe de Serviço Especial JÚLIO JOSÉ GALO PENIM GARCIA.

--- Portaria n.º 524/2008, do Chefe do Estado-Maior da Armada de 19 de Maio: Manda o Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, ao abrigo da alínea c) do número 1 do artigo 68.º do Estatuto dos Militares das Forças Armadas (EMFAR), promover por escolha ao posto de Capitão-tenente, em conformidade com o previsto na alínea c) do artigo 216.º do EMFAR, os Primeiros-tenentes da classe de Serviço Especial:

427683 TITO MANUEL CARVALHO (adido ao quadro) 500482 HELDER GIL GALRINHO (no quadro)

que satisfazem as condições gerais e especiais de promoção fixadas, respectivamente nos artigos 56.º e 227.º do mencionado Estatuto, a contar de 31 de Outubro de 2007, data a partir da qual lhes conta a respectiva antiguidade e lhes são devidos os vencimentos do novo posto, de acordo com a alínea b) do número 1 do artigo 175.º e para efeitos do número 2 do artigo 68.º, ambos do mesmo Estatuto, em consequência da vacatura ocorrida nessa data resultante da promoção ao posto imediato do 64079 Capitão-tenente da classe de Serviço Especial JOSÉ VIEIRA PIRES, ficando colocado no 1.º escalão do novo posto.

Estes oficiais, uma vez promovidos, deverão ser colocados na lista de antiguidade do seu posto e classe à esquerda do 500382 Capitão-tenente da classe de Serviço Especial CARLOS MANUEL MOLEIRO OLIVEIRA E CALVO.

--- Portaria n.º 526/2008, do Chefe do Estado-Maior da Armada de 19 de Maio: Manda o Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, ao abrigo da alínea c) do número 1 do artigo 68.º do Estatuto dos Militares das Forças Armadas (EMFAR), promover por antiguidade ao posto de Capitão-de-fragata, em conformidade com o previsto na alínea b) do artigo 216.º do EMFAR, o Capitão-tenente da classe de Marinha:

20786 CARLOS ALEXANDRE DOS REIS SILVA

(no quadro), que satisfaz as condições gerais e especiais de promoção fixadas, respectivamente nos artigos 56.º e 227.º do mencionado Estatuto, a contar de 08 de Outubro de 2007, data a partir da qual lhe conta a respectiva antiguidade e lhe são devidos os vencimentos do novo posto, de acordo com a alínea b) do número 1 do artigo 175.º e para efeitos do número 2 do artigo 68.º, ambos do mesmo Estatuto, em consequência da vacatura ocorrida nessa data, resultante da passagem à situação de adido ao quadro do 22083 Capitão-de-fragata da classe de Marinha RUI MANUEL FIGUEIREDO PEREIRA DA SILVA, ficando colocado no 1.º escalão do novo posto.

Este oficial, uma vez promovido, deverá ser colocado na lista de antiguidade do seu posto e classe à esquerda do 23386 Capitão-de-fragata da classe de Marinha CARLOS MANUEL BAIÃO MONTEIRO.

--- Portaria n.º 527/2008, do Chefe do Estado-Maior da Armada de 19 de Maio: Manda o Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, ao abrigo da alínea c) do número 1 do artigo 68.º do Estatuto dos Militares das Forças Armadas (EMFAR), promover por antiguidade ao posto de Capitão-de-fragata, em conformidade com o previsto na alínea b) do artigo 216.º do EMFAR, o Capitão-tenente da classe de Marinha:

23386 CARLOS MANUEL BAIÃO MONTEIRO

(no quadro), que satisfaz as condições gerais e especiais de promoção fixadas, respectivamente nos artigos 56.º e 227.º do mencionado Estatuto, a contar de 30 de Setembro de 2007, data a partir da qual lhe conta a respectiva antiguidade e lhe são devidos os vencimentos do novo posto, de acordo com a alínea b) do número 1 do artigo 175.º e para efeitos do número 2 do artigo 68.º, ambos do mesmo Estatuto, em consequência da vacatura ocorrida nessa data, resultante da passagem à situação de

(9)

reserva do 25684 Capitão-de-fragata da classe de Marinha PAULO JORGE DA SILVA DE PINHO, ficando colocado no 1.º escalão do novo posto.

Este oficial, uma vez promovido, deverá ser colocado na lista de antiguidade do seu posto e classe à esquerda do 21486 Capitão-de-fragata da classe de Marinha FERNANDO CARLOS DA ROCHA PACHECO.

(Publicadas no Diário da República, II Série, n.º 96, de 19 de Maio de 2008, pelo Ministério da Defesa Nacional – Marinha – Gabinete do Chefe do Estado-Maior da Armada).

--- A Portaria de promoção do 20978 Capitão-de-fragata da classe de Engenheiros Maquinistas Navais, FRANCISCO JOSÉ PIEDADE OLIVEIRA, (no quadro) ao posto de Capitão-de-mar-e-guerra, divulgada na OA1 N.º 18, de 30 de Abril de 2008, foi publicada com o n.º 520/2008, de 19 de Maio.

--- A Portaria de promoção dos Subtenentes da classe de Serviço Técnico: 6313091 STEN STESP RUI MANUEL TAVARES DA CONCEIÇÃO COELHO 9100701 STEN GRAD 2TEN STESP LUÍS MIGUEL JORDÃO CARVALHEIRO CASTRO VELOSO (no quadro) ao posto de Segundo-tenente, divulgada na OA1 N.º 18, de 30 de Abril de 2008, foi publicada com o n.º 522/2008, de 19 de Maio.

--- A Portaria de promoção da 7100202 Segundo-tenente da classe de Médicos Navais, INÊS MARIA TANGANHO DO NASCIMENTO, (no quadro) ao posto de Primeiro-tenente, divulgada na OA1 N.º 19, de 7 de Maio de 2008, foi publicada com o n.º 528/2008, de 19 de Maio.

(Publicadas no Diário da República, II Série, n.º 96, de 19 de Maio de 2008, pelo Ministério da Defesa Nacional – Marinha – Gabinete do Chefe do Estado-Maior da Armada).

Graduações

--- A Portaria de graduação dos seguintes militares, nomeados para a frequência do curso de Formação Complementar de Oficiais:

913889 2SAR L QP LUÍS MIGUEL NUNES GLÓRIA MANUEL 905789 2SAR C QP JOÃO MIGUEL LOURO MARQUES

no posto de Subtenente, divulgada na OA1 N.º 18, de 30 de Abril de 2008, foi publicada com o n.º 521/2008, de 19 de Maio.

(Publicada no Diário da República, II Série, n.º 96, de 19 de Maio de 2008, pelo Ministério da Defesa Nacional – Marinha – Gabinete do Chefe do Estado-Maior da Armada).

Estado-Maior da Armada, em 21 de Maio de 2008

O SUBCHEFE DO ESTADO-MAIOR DA ARMADA,

José Carlos Torrado Saldanha Lopes CALM

(10)

Legislação

Legislação Diversa (Sumário)

--- Diário da República, I Série, n.º 95, de 16 de Maio de 2008: PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

Resolução do Conselho de Ministros n.º 79/2008, de 16 de Maio: Cria a Autoridade de Gestão do Programa Operacional Pesca (PROMAR).

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, DO DESENVOLVIMENTO RURAL E DAS PESCAS Decreto-Lei n.º 80/2008, de 16 de Maio:

Define o modelo de governação do Programa Operacional Pesca 2007-2013, designado por PROMAR.

Decreto-Lei n.º 81/2008, de 16 de Maio:

Estabelece o enquadramento nacional dos apoios a conceder ao sector da pesca no âmbito do Programa Operacional Pesca 2007-2013, designado por PROMAR.

Actos de Hierarquia Superior ao Chefe do Estado-Maior da Armada ---Portaria n.º 516/2008, do Ministro da Defesa Nacional:

Portugal, como membro das Nações Unidas, tem satisfeito os compromissos internacionais assumidos no âmbito militar, participando, nomeadamente, em missões humanitárias e de paz, nos termos do Decreto-Lei n.º 233/96, de 7 de Dezembro, comprometendo-se a contribuir para o reforço da United Nations Interim Force in Lebanon (UNIFIL), por deliberação do Conselho Superior de Defesa Nacional, de 30 de Agosto de 2006.

A situação que presentemente se vive no Líbano levou as Nações Unidas a solicitar o emprego da EUROMARFOR (EMF) em apoio da operação UNIFIL, estando previsto que a EMF TG (CGEM) assuma o Comando da UNIFIL Maritime Task Force — MTF 448. A activação desta medida irá decorrer sob a égide da ONU — UNSCR 1701 (2006) e 1773 (2007), sendo esta última respeitante à extensão do mandato da UNIFIL até 31 de Agosto de 2008.

A Assembleia da República é informada nos termos do artigo 3.º da Lei n.º 46/2003, de 22 de Agosto.

Ao abrigo do disposto nos artigos 41.º, n.º 1, 44.º, n.º 1, e n.º 2, alínea d), da Lei n.º 29/82, de 11 de Dezembro, e nos termos do artigo 2.º, n.º 1, do Decreto-Lei n.º 233/96, de 7 de Dezembro:

Manda o Governo, pelo Ministro da Defesa Nacional, o seguinte:

1.º Autorizar o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, com vista ao reforço da participação militar portuguesa na missão UNIFIL, no Líbano, a aprontar e empregar um oficial da Marinha para o Comando da Força Naval da EUROMARFOR.

2.º A duração da missão será de seis meses, prorrogável por iguais períodos enquanto se mantiver a condição que deu origem à mesma.

(11)

3.º De acordo com o n.º 5 da portaria n.º 87/99 (2.ª série), de 30 de Dezembro de 1998, publicada no Diário da República, 2.ª série, n.º 23, de 28 de Janeiro de 1999, os militares que integram o contingente nacional desempenham funções em país de classe C.

4.º A presente portaria produz efeitos a partir de 1 de Março de 2008.

(Publicada no Diário da República, II Série, n.º 96, de 19 de Maio de 2008, pelo Ministério da Defesa Nacional).

Portarias, Directivas e Despachos do Chefe do Estado-Maior da Armada

PATRIMÓNIO HISTÓRICO DOS DESTACAMENTOS DE FUZILEIROS ESPECIAIS, N.os 8, 7 E 5.

Despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada n.º 17/08, de 15 de Maio:

Nos anos de 1964 e 1968, foram concedidas condecorações, por acções em combate, aos Destacamentos de Fuzileiros Especiais n.os 8, 7 e 5;

Considerando que, com a extinção dos Destacamentos de Fuzileiros Especiais, em 25 de Fevereiro de 1977, a autorização do uso das referidas condecorações transitou para a Força de Fuzileiros do Continente, em 3 de Novembro de 1978.

Considerando, ainda, que com a extinção da Força de Fuzileiros do Continente, em 1994, as forças e unidades de fuzileiros passaram a estar na dependência do Comando do Corpo de Fuzileiros.

Considerando, finalmente, a importância de perpetuar os feitos relevantes das unidades de Fuzileiros, e que é o estandarte do Comando do Corpo de Fuzileiros que maior uso tem nas cerimónias militares públicas, permitindo uma visibilidade acrescida à Marinha.

Assim, no uso da competência que me é conferida pelo número 2, do artigo 67.º do Decreto-Lei n.º 316/2002, de 27 de Dezembro, determino:

O património histórico dos Destacamentos de Fuzileiros Especiais n.os 8, 7 e 5,

designadamente as condecorações concedidas, transita para o Comando do Corpo de Fuzileiros.

CONCURSO DE ACESSO AO CURSO DE FORMAÇÃO MILITAR COMPLEMENTAR DE OFICIAIS (CFMCO) PARA INGRESSO NA CLASSE ST, RAMO DE ESPECIALISTAS, EM 2008.

Despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada n.º 18/08, de 16 de Maio:

Tornando-se necessário dar continuidade ao processo que conduzirá à alimentação da classe do Serviço Técnico (ST), dos Quadros Permanentes (QP), no ramo de Especialistas (ESP), em 2008;

Considerando que o Plano de Aquisição de Pessoal para 2008 (PAP 2008) prevê treze vagas para ingresso na classe ST;

Considerando a actual situação de efectivos face às necessidades identificadas na classe;

Ao abrigo do disposto no n.º 3, do artigo 14.º, do Decreto-Regulamentar n.º 27/98, de 24 de Novembro, determino:

(12)

1- Estão abertas cinco vagas para a frequência do Curso de Formação Militar Complementar de Oficiais (CFMCO), o qual após aproveitamento, habilita ao ingresso nos QP, na categoria de oficial, na classe ST-ESP;

2- É alterado o anexo A do Despacho do Almirante CEMA n.º 30/01, de 18ABR01, o qual é substituído pelo anexo ao presente despacho.

ANEXO

CURSOS COM HABILITACÃO MÍNIMA DE BACHARELATO, A SER CONSIDERADOS PARA ACESSO AO ST, RAMO DE ESPECIALISTAS, EM 2008

(A que se refere o número 4., alínea a., do presente despacho) Cursos com habilitação mínima de bacharelato nas seguintes áreas de formação*:

Electricidade e energia e Electrónica e automação - três vagas; Gestão e administração e Contabilidade - uma vaga;

Ciências da terra, Ciências informáticas e Construção e reparação de veículos a motor - uma vaga.

* De acordo com a Classificação Nacional das Áreas de Educação e Formação Notas:

1) As vagas são abertas para sargentos e praças QP e oficiais TN RC;

2) Poderão igualmente ser opositores ao concurso para o CFMCO 2008 outros militares RC com habilitações mínimas de bacharelato em qualquer área de formação, para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas pelos candidatos indicados em 1).

ABATE AO EFECTIVO DO CORPO DE ALUNOS DA ESCOLA NAVAL:

---Por Portaria de 14 de Maio de 2008, dispensada da anotação do Tribunal de Contas ao abrigo da Lei n.º 98/97, de 26 de Agosto:

Manda o chefe do Estado-Maior da Armada, abater ao efectivo do corpo de alunos da Escola Naval, em 31 de Maio de 2008, ao abrigo do artigo 211.º do Regulamento da Escola Naval, os cadetes a seguir indicados:

21707 HUGO ALEXANDRE REIS FARIA, do 1.º Ano da Classe de Marinha, do Curso "D. RODRIGO DE SOUSA COUTINHO".

22507 JOSÉ CARLOS SOARES RIBEIRO DA SILVA, do 1.º Ano da Classe de Eng. Navais -ramo Armas Electrónica, do Curso "D. RODRIGO DE SOUSA COUTINHO".

25407 IVO MICAEL MIÚDO MAIA, do 1.º Ano da Classe de Eng. Navais – ramo Mecânica, do Curso "D. RODRIGO DE SOUSA COUTINHO".

Referências

Documentos relacionados

Filetes de peixe estufados com cenoura e arroz de ervilhas (4) Filetes de peixe estufados simples com cenoura e arroz branco (4) Fruta da época.

6 de chuva de Chevette; (027) Aproximadamente 2 pedais do acelerador C10; (028) Aproximadamente 2 fechaduras do copo da C10; (029) Aproximadamente 2 consoles de Brasília;

As Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária (ICSAP) têm sido utilizadas desde a década de 80 para a avaliação do acesso e da qualidade da

O balanço patrimonial em 31 de dezembro de 2017 e as demonstrações do resultado, do resultado abrangente, das mutações do patrimônio líquido e dos fluxos de caixa e respectivas

A DIRETORIA-GERAL DO CÂMPUS SÃO ROQUE DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (IFSP), de acordo com o Edital MEC nº 10 de 10 de fevereiro

“escândalo” de uma situação familiar com porventura dezenas de anos vir a ser “abalada”, por uma impugnação, que, pelo que já consignámos, nunca deve ser considerada tardia.

3.4 Ao se inscrever no processo seletivo de ingresso como portador de diploma de nível superior no Curso de Graduação em Jornalismo ou Graduação em Publicidade e Propaganda,

O REITOR “PRO TEMPORE” DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO, no uso de suas atribuições legais, conferidas pela Portaria Ministerial n.° 37,