• Nenhum resultado encontrado

DOUTORADO EM CIÊNCIAS JURÍDICAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DOUTORADO EM CIÊNCIAS JURÍDICAS"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

DOUTORADO EM CIÊNCIAS JURÍDICAS

FACULDAD: DIREITO, POLÍTICA E CIÊNCIAS SOCIAIS.

PRIMEIRO ANO (Total: 360 hs/ horas relógio)

COD. DISCIPLINAS

REGIME DE CURSO

CARGA HORÁRIA

SEMANAL TOTAL PRÉ-REQUISITOS

Teoria Prática Total

01-01 Filosofia e Teoria do

Direito A 3 1 4 102hs

01-02 Metodologia de

Investigação em Ciências Jurídicas (Com elaboração de projeto) (1) A 3 1 4 102hs 01-03 Direitos Humanos A 3 1 4 82hs 01-04 Língua Estrangeira (2) S 1 1 46hs (3) 01-05 Prática de Investigação Jurídica S 10 20hs 01-06 Adaptação Institucional e Científica S 8 8hs

(1) Exame Final: Aprovação do Projeto de Tese.

(2) Avaliação de compreensão de textos legais dos seguintes idiomas: inglês, francês, italiano ou alemão (a escolher). O interessado pode propor outra língua, diferente das anteriores, mediante justificativa de sua importância dentro do tema da tese.

(3) Estima-se 46 horas livre para tradução e interpretação de textos em língua estrangeira. SEGUNDO ANO (Total: 360 hs/ horas relógio)

COD. DISCIPLINAS REGIME DE CURSO CARGA HORÁRIA SEMANAL TOTAL PRÉ-REQUISITOS

Teoria Prática Total

02-05 Seminário Tutorial (4).

Programa de Análise de Conteúdos e Interpretação textual, eventualmente cursos extracurriculares relacionados com o tema da tese. Leitura de obras nacionais e estrangeiras relacionadas com o tema

A 296hs

(5) (6)

01-01 01-02

(2)

(4) Programa personalizado de formação especializada sob a orientação e supervisão de um tutor. Uma vez aprovado o projeto de tese, o aluno tem cinco anos para preparar e apresentar a sua dissertação para admissão à defesa oral e pública.

(5) Equivalente a 5.000 páginas. Observações críticas por escrito. (6) 30 horas de aula presenciais por grupo.

(7) Técnicas específicas para a coleta, interpretação e validação de informação jurídica. Redação e expressão escrita para o relatório da tese.

Fundamento dessa estrutura: supõe-se que um doutorado tenha por objetivo obter "verdadeiras contribuições originais em uma área de conhecimento, cuja universalidade deve procurar, em nível de excelência acadêmica"1. Estas contribuições serão expostas em uma tese, produto da criatividade, do rigor metodológico e do esforço individual, sob a supervisão de um especialista, um Tutor. Esta é a característica que distingue esse doutorado: a flexibilidade e adaptabilidade para o doutorando e para o problema de pesquisa selecionado.

Para estabelecer a base do curso, inicialmente serão realizados alguns seminários de Filosofia e Teoria do Direito, Direitos Humanos (elementos básicos de investigação), e Metodologia de Investigação Jurídica, incluindo seminários específicos de formação doutoral personalizada. Instrumentalmente, o conhecimento de línguas estrangeiras possibilita a exploração de fontes estrangeiras e a investigação análoga no direito comparado.

Carga horária total: 720 horas/ relógio

1. Agrupamento das disciplinas por áreas de conhecimento.

 Área de Conhecimentos Disciplinares Fundamentais (Essenciais).  Área de Conhecimentos Metodológicos

2. Objetivos gerais das áreas e conteúdos mínimos das disciplinas

 Área de Conhecimentos Disciplinas Fundamentais Objetivo:

Aprofundar, expandir e atualizar as habilidades intelectuais, estratégias cognitivas, informação verbal e atitudes sobre os conhecimentos fundamentais do direito que se aplicam à formação do perfil desejado.

Disciplinas:

 Filosofia e Teoria do Direito.

 Direitos Humanos

 Língua Estrangeira

 Seminário Tutorial

Conteúdos Mínimos

Filosofia e Teoria do Direito

História da filosofia e das ciências. O problema epistemológico. O conhecimento científico: sua produção. Racionalidade e construção crítica do conhecimento científico.

1

(3)

Métodos de validação. Principais problemas nas ciências sociais. Crítica aos paradigmas contemporâneos. Enfoques: técnico, prático e crítico. O status científico das ciências Jurídicas. Critérios epistêmicos dos paradigmas jurídicos tradicionais. Iusnaturalismo. Positivismo. Limites dos modelos tradicionais. A Teoria Pura do Direito. A Teoria Egológica. Teorias Sistêmicas. Teorias Críticas do Direito. Direito e poder. O lugar da lei e o lugar do juiz. Direito e linguagem. O problema da verdade jurídica.

O Lugar da Razão na Lei. Filosofia do Direito. Positivismo formalista e resposta correta. Dworkin. Discrecionalidade. Tese da indeterminação relativa da Lei. Diferentes tipos de casos. Interpretação ou Argumentação. A capacidade de julgar. A linguagem da lei. A semiótica jurídica: semântica, pragmática e sintaxes jurídicas. A Linguagem a argumentação jurídica. A interpretação no Direito. Racionalidade e irracionalidade. Métodos. Os argumentos da interpretação. O uso de precedentes. A interpretação dos fatos. Concepções da prova. A norma. Abordagem lógica, ética e jurídica.

Direito Humanos

A defesa e a proteção dos Direitos Humanos. Análise de informação cotidiana. Interpretação e aplicação das normas de direito interno com o conteúdo dos Direitos Humanos. Aprofundamento na análise da jurisprudência dos Tribunais Internacionais. O Direito Internacional dos Direitos Humanos: estudo de precedentes. Mecanismos de proteção e promoção dos Direitos Humanos no âmbito interno. Habeas Data, Habeas Corpus e Ação de Amparo. O sistema universal. Princípios de universalidade, indivisibilidade e interdependência. Consequências da violação dos Direitos Humanos no âmbito interno e externo.

A responsabilidade do Estado, dos organismos internacionais. A responsabilidade interna e seus elementos. A responsabilidade do indivíduo. Responsabilidade internacional; Os crimes contra a humanidade e o genocídio; A tortura e o desaparecimento forçado de pessoas. Convenção contra a tortura e os tratamentos degradantes. Convenção Interamericana sobre desaparecimento forçado de pessoas. Jurisdição penal internacional. Tribunais nacionais e internacionais. Direitos Humanos Econômicos, Sociais e Culturais (DHES y C). A progressividade dos DHES y C. Evolução e tendências da jurisprudência nacional. O direito dos povos à autodeterminação. O problema indígena nos países americanos. Riquezas e recursos nacionais, em relação aos DHES y C. O direito ao Meio Ambiente saudável. O problema das minorias étnicas.

Língua Estrangeira

Interpretação de textos, análise de conteúdo e bibliográfico. A resenha bibliográfica como ferramenta para a análise doutrina comparada e jurisprudência. Uso de abreviaturas. Estilo de escrita de cartas comerciais. Tom e estilo de escrita, e-mail, formulários de endereço. Princípios da linguagem jurídica. Escrita para advogados. Simplificação da linguagem jurídica. Estrutura e palavras. Estruturas gramaticais a evitar. Efeitos jurídicos e outros maus hábitos. Guia para a escrita eficaz. Projeto legal de design de documento. Documentos do tribunal contra os documentos do cliente. Textos legais. As regras e diretrizes de interpretação jurídica. Normas ISO 9001. Normas da NARA.

(4)

Seminário Tutorial.

Conhecimento abrangente, atualizado e profundo do estado da arte do direito público ou privado escolhido. Os problemas do direito atual. Teorias que compõem o Marco Teórico. Áreas vagas a ser investigadas de acordo com a demanda da sociedade. A fronteira do conhecimento jurídico específico. Comentários críticos. Técnicas de aprendizagem mais comuns de acordo com o tema e o problema a investigar. Estratégias de prova para o problema, sua heurística e sua hermenêutica. Onde procurar e o que procurar. Fontes ou bibliografias específicas. A jurisprudência. Compreensão e interpretação de textos.

Técnicas qualitativas e quantitativas, estruturalistas ou compreensivas. Pesquisas tradicionais e com novas tecnologias. A WEB como grande fonte. Uso da narrativa, a análise de conteúdo, semiótica e interpretação textual.

Como e o porquê participar adequadamente de seminários relacionados e relevantes para os ramos do direito público e direito privado. Programas de Extensão da Universidade ou de outros Programas de Estudos. Participação em Congressos e Jornadas de Direito. Leitura de obras nacionais e estrangeiras de acordo com o tema. Relatórios, resenhas, estudos comparativos e comentários críticos por escrito.

 Área de Conhecimentos Metodológicos Objetivo:

Aprofundar, ampliar e atualizar as habilidades intelectuais, estratégias cognitivas, informação verbal e atitudes sobre os conhecimentos e habilidades metodológicas para a geração de novos conhecimentos em direito que se aplicam à formação do perfil desejado. Disciplinas:

 Metodologia da investigação em Ciências Jurídicas com prática de Projetos de Tese

 Seminário de Tese

 Prática da investigação Jurídica.

Conteúdos Mínimos

Metodologia da investigação em Ciências Jurídicas

Métodos de pesquisa. Quantitativa e qualitativa. O método das ciências sociais. Estratégias metodológicas. Construção ou o uso de instrumentos. Projeto do trabalho de campo. Técnicas e procedimentos de análise e categorização dos dados. A especificação de alguns impactos dos resultados da investigação. Direito e argumentação. Argumentação: âmbito. Tipos. Estrutura e efeitos. Vícios. Validade dedutiva. Correção formal e material. O silogismo jurídico e seus limites: aspectos distintos. Justificação interna e externa. Erros em cogitando. Lógica jurídica e argumentação jurídica. Articulação recursiva. Teorias da Argumentação Jurídica. A retórica: características e escopo. Referências históricas. Os discursos clássicos: judicial, deliberativo e epidíctico (oratória). O modelo não formal de Toulmin e os campos argumentativos. Tipos de argumentos e tipos de falácia. As teorias padrão: MacCormick e Alexy. Manuel Atienza: a lei como argumentação.

Prática de Elaboração de Projetos de Tese: Seleção problema. Formulação de objetivos. Revisão do estado da arte da questão. Primeiros elementos do marco teórico. Formulação

(5)

de hipóteses e perguntas de pesquisa. Questões metodológicas relacionadas especialmente com abordagens qualitativas. Previsão de recursos. Cronograma.

Seminário de Tese

Expressão oral e escrita. Técnicas de relatório escrito. Estratégia para a elaboração Capítulos. Critérios a serem seguidos para a elaboração de referências bibliográficas ISO 690-1987 e seu padrão equivalente UNE 50-104-94. Abreviaturas e referências. A ISBD (International Standard Bibliographic Description) e o AACR (regras de catalogação anglo-americanas). Autoria e responsabilidade. O título. Edição. Dados da publicação. Extensão. OUTRAS referências: artigos em publicações em série. Legislação. Regras de patentes. Congressos. Documentos da conferência. Tese não publicada. Documentos audiovisuais. Documentos eletrônicos. Artigos e contribuições em publicações eletrônicas em série. Mensagens eletrônicas. Apresentação e gestão de listas de referências. Nomeações. Bibliografia.

FICHAS BIBLIOGRÁFICAS. Os tipos de fichas: ficha bibliográfica de um único autor, de dois autores e três ou mais autores. Ficha de uma coleção. Ficha de um artigo em uma coleção. Ficha de uma obra com vários de volumes. Ficha sob pseudónimo. Ficha de tese. Ficha anônima. Ficha Hemerográfica (de periódico) de revista, um artigo de jornal, de um periódico e de um artigo periódico. Ficha de pesquisa. Ficha de texto com reticencias. Ficha com citação direta e indireta combinados. Ficha de resumo e de visão geral (síntese).Fichas da crítica. Ficha de campo (matéria de estudo) e paráfrase (interpretação de um texto com palavras próprias).

Prática da Investigação Jurídica.

Desempenho no âmago de uma investigação formal e acompanhado por pesquisadores especializados. Os meios para utilizar os recursos de coleta e pesquisa bibliográfica e documentário, tratamento de fontes e repositórios de natureza jurídica diferentes.

Investimento em atividades científicas e tecnológicas. Recursos humanos dedicados à pesquisa e desenvolvimento. Projetos de pesquisa e desenvolvimento. Produtos da atividade científica e tecnológica. O projeto da pesquisa. Paradigmas e conjunto de métodos. A controvérsia entre métodos qualitativos e quantitativos. Os projetos experimentais e quase experimentais. Os projetos hermenêuticos, etnográficos e biográficos. Os projetos críticos. Estrutura final da pesquisa.

As estratégias e técnicas de coleta de dados. Observação, entrevista, análise documental: critérios de bom design e erros comuns. A interpretação e apresentação dos resultados. Técnicas qualitativas e quantitativas, estruturalistas ou compreensivas. Projeto de pesquisa. Seleção do problema - o problema, referências, abordagem e justificação. Objetivo geral e específico. Marco teórico e hipótese. Metodologias, design e estratégias de prova. Partes de um artigo: título, resumo, introdução, método, resultados, discussão, referências, tabelas, apêndice, nota do autor. Estilo de expressão em um artigo científico. Orientação no uso da linguagem. Instruções gerais para a elaboração de um relatório.

3. Requisitos adicionais para o outorgamento do título.

Para efeitos de obtenção do título, é necessário o trabalho de pesquisa, materializado na apresentação e na defesa pública de uma tese. É condição para a sua apresentação que o autor tenha sido aprovado em todas as disciplinas. (Portaria CONEAU 031 / 02 de abr

(6)

(Procedimentos, critérios e aplicação para a certificação de cursos de pós graduação, especializações, mestrados e doutoramentos e Resolução Ministério Educação 1168/97 - normas e critérios para a certificação de cursos de graduação).

Referências

Documentos relacionados

6.2) Note que não tem sentido traçar a mediatriz em cada lado (segmento) que forma o triângulo pois não estamos interessados em obter pontos eqüidistantes dos

a) Figuras ou motivos - são formas ou conjunto de formas não-interrompidas, portanto consideradas em primeiro plano (leis de percepção), invocando tensão e alternância visual

Na tentativa de reduzir este comprometimento, alguns artifícios são utilizados, como a adição de enzimas exógenas, probióticos, prebióticos, simbióticos e

Dos docentes respondentes, 62,5% conhe- cem e se sentem atendidos pelo plano de carreira docente e pelo programa de capacitação docente da instituição (que oferece bolsas de

As análises serão aplicadas em chapas de aços de alta resistência (22MnB5) de 1 mm de espessura e não esperados são a realização de um mapeamento do processo

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se