• Nenhum resultado encontrado

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Biblioteca Central – Prédio Sede Aberto ao público Rua Riachuelo, 115, térreo, sala 23 Cep: 01007-904 – São Paulo/SP Fone/Fax (11) 3119-9022/9026

biblioteca@mpsp.mp.br pesquisabiblio@mpsp.mp.br

Biblioteca Gabriel Gabriel Neto – Fórum da Barra Funda Acesso restrito (Membros e Estagiários) Fone: 3429-6386

(2)

Sumário

1. Conheça a biblioteca ... 3

2. Serviços ... 3

2.1. Empréstimo ... 3

2.2. Empréstimo entre Bibliotecas ... 4

2.3. Reprodução ... 4

2.4. Pesquisa (doutrina, legislação e jurisprudência) ... 4

3. Produtos oferecidos ... 4

3.1. Boletim da Biblioteca – Livros ... 5

3.2. Informativo Jurídico Corrente – Periódicos ... 6

3.3. Links sugeridos para pesquisa ... 7

3.4. Catálogo Online ... 8

3.4.1. Como Pesquisar ... 9

3.4.2. Selecionar registros para impressão ... 10

3.4.3. Imprimir registros selecionados ... 11

3.4.4. Dicas ... 12

4. Base de Legislação (normas do MP) ... 13

4.1. Como Pesquisar ... 13

4.2. Exemplo de registro ... 14

Anexo I – Regulamento ... 15

(3)

1. CONHEÇA A BIBLIOTECA

A Biblioteca "César Salgado" recebeu este nome em homenagem a um dos grandes juristas que integraram o Ministério Público do Estado de São Paulo, José Augusto César Salgado, que exerceu o cargo de Procurador Geral da Justiça por três vezes e liderou a instituição com a força genuína das grandes personalidades.

Constituída inicialmente, por volta de 1951, com material recebido da Associação Paulista do Ministério Público. Atualmente, a Biblioteca possui cerca de 60.000 volumes, entre livros, folhetos e periódicos.

Trata-se de um acervo especializado na área jurídica, com coleções importantes para o conhecimento da legislação, jurisprudência e doutrina, voltado para a atuação dos Membros do Ministério Público.

Além dos Membros, Servidores, Estagiários e Estudantes da ESMP, a Biblioteca disponibiliza seu acervo para consulta ao público em geral.

O funcionamento da biblioteca é regulamentado pelo Ato Normativo nº 774/2013 – PGJ, 23/05/2013, publicada no Diário Oficial do Estado, Poder Executivo, Seção I, de 11 de junho de 2013.

Horário de Funcionamento: • Usuário interno – 9h às 19h • Usuário externo – 11h às 19h

2. SERVIÇOS 2.1 EMPRÉSTIMO

O empréstimo é permitido aos Procuradores, Promotores de Justiça, Servidores, Estagiários do Ministério Público, Estudantes da Escola Superior do Ministério Público e outras instituições públicas, mediante inscrição junto a Biblioteca.

Prazos para devolução:

• Membros – 14 dias, com limite de 6 livros

• Servidores, Estagiários e Estudantes – 7 dias, com limite de 3 livros

Sendo este prazo renovado, em caso de necessidade.

A inscrição pode ser feita na Biblioteca mediante preenchimento de ficha cadastral com nome, endereço residencial, local de trabalho, cargo, telefones, número da carteira de identidade, e-mail e assinatura.

(4)

Pedimos aos usuários que comuniquem alterações de endereço e telefones (Cap. V, Regulamento Interno da Biblioteca).

2.2. EMPRÉSTIMO ENTRE BIBLIOTECAS (EEB)

Se a Biblioteca não dispuser de um título ou documento, é feita pesquisa em Bancos de Dados via Internet ou por telefone através do contato direto com centros de documentação, bibliotecas e outras instituições. Este tipo de empréstimo é feito para a Biblioteca, de acordo com o regulamento de cada instituição. Por isso, há critérios diferenciados que devem ser observados para usufruir deste serviço: ser Membro do MP, cumprir rigorosamente o prazo estipulado para devolução e não dispor de outro meio de obtenção do material.

A Biblioteca se encarrega da retirada do material solicitado apenas em instituições e bibliotecas próximas ao edifício sede do Ministério Público.

2.3. REPRODUÇÃO

Este serviço é prestado exclusivamente para Promotores e Procuradores e órgãos da administração do MP.

A produção de cópias reprográficas ou escaneamento é restrita a uma cota diária não cumulativa, por usuário, que deverá encaminhar autorização para a execução do serviço, quando o pedido for feito por intermédio de estagiários ou auxiliares do órgão (Cap. VI, Regulamento Interno da Biblioteca).

2.4 PESQUISA

A biblioteca possui uma equipe composta de profissionais da informação, oficiais e auxiliares de promotoria e estagiários de direito, treinados para orientar e executar as pesquisas solicitadas pelos senhores Promotores e Procuradores.

Utilizam como principais ferramentas de pesquisa: o acervo livros, folhetos e periódicos da biblioteca, bases de dados bibliográficos, jurisprudenciais e legislativas disponíveis em CD-ROM e Internet.

(5)

3.1. BOLETIM DA BIBLIOTECA – LIVROS

Boletim de divulgação mensal das obras novas recebidas pela Biblioteca e que estão disponíveis para empréstimo e consulta. Apresenta uma relação de livros com link para acessar o sumário.

Endereço:

(6)

3.2 INFORMATIVO JURÍDICO CORRENTE - PERIÓDICOS

Boletim de divulgação quinzenal, com referências bibliográficas dos artigos selecionados publicados em revistas recebidas pela Biblioteca. Apresenta uma relação com link para acessar o sumário.

Endereço:

(7)

3.3. LINKS SUGERIDOS PARA PESQUISA

Apresenta relação de links mais utilizados pelos pesquisadores para facilitar a busca por bases bibliográficas, de Legislação Federal, Estadual e Municipal, Projetos de Leis, Diários Oficiais, Tribunais de Justiça, Ministérios Públicos e outros.

(8)

3.4. CATÁLOGO ONLINE

O software utilizado pela biblioteca é o PHL 8.2, sistema especialmente desenvolvido para administração de coleções e serviços de bibliotecas, proporcionando acesso rápido às informações desejadas e facilitando a localização das obras nas estantes.

O Catálogo online contempla o acervo das bibliotecas do Ministério Público do Estado de São Paulo. Contendo Bases de Livros, Folhetos, Periódicos, Artigos, Atos PGJ (a partir de 1991) e Avisos PGJ (a partir de 1997) e normas relacionadas à área de atuação do Ministério Público.

(9)

3.4.1 COMO PESQUISAR

Acesse o site oficial do Ministério Público clique em SERVIÇOS e escolha a opção “Biblioteca”, e em seguida acesse o link Catálogo online.

A busca pode ser expressa com um termo simples, um termo truncado, um termo composto, um elemento específico , ou através de uma expressão de busca utilizando os operadores lógicos ou seus símbolos equivalentes (AND ou *), (OR ou +) e (NOT ou ^).

Os operadores booleanos podem ser combinados em uma mesma expressão: ((inquérito civil) + (ação civil pública)) * brasil

Para pesquisar em todas as bases, digite no campo as palavras-chaves, selecione uma das opções: “todas as palavras” ; “qualquer palavra” ; “frase exata” ou “expressão’ e clique em Buscar

Exemplo: AÇÃO CIVIL PÚBLICA

O sistema apresentará relação de registros em todas as bases (livros, folhetos, artigos, legislação); indicando a quantidade de itens sobre o tema, a localização na estante, e a biblioteca que possui a obra.

(10)

3.4.2. SELECIONAR REGISTROS PARA IMPRESSÃO

Para selecionar os itens de interesse para impressão clique na opção selecionar.

(11)

3.4.3. IMPRIMIR REGISTROS SELECIONADOS

Para imprimir clique em Imprime seleção no final da página, aparecerá relação dos itens selecionados em forma de referência bibliográfica com indicação da biblioteca, clique em imprimir

(12)

3.4.4 DICAS

A opção PREFERÊNCIAS também é utilizada para restringir o resultado de busca, selecionar acervo de uma determinada Biblioteca, palavras em um campo específico, idioma e/ou tipo de documento:

(13)

4. BASE DE LEGISLAÇÃO

A Base de Legislação contém: Atos Normativos e não normativos, Avisos, Súmulas do CSMP, Teses do Setor Recursos Extraordinários, Portarias, Comunicados e Ordem de Serviços da DGMP.

Apresenta a situação da norma (vigência, alteração, revogação), legislação ou normas correlatas com links para acessar a íntegra.

4.1 COMO PESQUISAR

Para acessar a base de dados de Legislação, selecione em “Preferências” a Opção “Legislação” no campo “Tipo de Documento”.

A busca é permitida por assunto ou por número, com 5 dígitos e ano,com 4 dígitos .

Algumas siglas foram adotadas para facilitar a busca: Lei – LEI

Lei Complementar - LCP Decreto – DEC

Decreto Lei – DEL Projeto de Lei – PL

Projeto de Lei Complementar – PLC Ato – ATO Aviso – AVISO Resolução – RES Portaria – PRT Comunicado – COM Assento – ASSENTO Tese – TESE Súmula – SUM Exemplos: a) LCP-00667 ou LCP*00667 b) DEC-27422 ou DEC*27422 c) AVISO-00447 ou AVISO-200600447

d) TESE-00244 três formas de pesquisar atos: e) ATO-00103 1º - recupera todos os Atos nº 103 f) ATO-199800103 2º - recupera exatamente o Ato 103/1998 g) ATO * 103* 1998 ou ATO 103 1998 3º - recupera todos os registros mencionados h) ATO-00 4º - recupera TODOS os Atos

(14)

4.2. EXEMPLO DE REGISTRO:

(15)

ANEXO I

SUBPROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA JURÍDICA ATO NORMATIVO Nº 774/2013 – PGJ, DE 23 DE MAIO DE 2013

O PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 19, incisos X, alíneas a e e, e XII, alínea c, da Lei Complementar n.º 734, de 26 de novembro de 1993;

CONSIDERANDO a necessidade de aprimoramento, atualização e dinamização do Regulamento Interno das Bibliotecas do Ministério Público, RESOLVE EDITAR O SEGUINTE ATO NORMATIVO:

Art. 1º. O funcionamento das Bibliotecas Central e Setoriais do Ministério Público do Estado de São Paulo será regido pelo Regulamento contido no Anexo deste Ato Normativo.

Art. 2º. Este Ato Normativo entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário, em especial o Ato Normativo n. 244/00-PGJ, de 05 de dezembro de 2000.

São Paulo, 23 de maio de 2013. Márcio Fernando Elias Rosa Procurador-Geral de Justiça

ANEXO

REGULAMENTO INTERNO DAS

BIBLIOTECAS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO Capítulo I – Disposições gerais

Art. 1º. O presente regulamento estabelece normas sobre o funcionamento da Biblioteca Central e das Bibliotecas Setoriais do Ministério Público do Estado de São Paulo.

Art. 2º. As bibliotecas são subordinadas à Subprocuradoria-Geral de Justiça Institucional, integrando a Área de Documentação e Divulgação.

Capítulo II - Do Acesso

Art. 3º. O acesso ao acervo das bibliotecas é público, mediante identificação pessoal.

Art. 4º. O acesso ao acervo das Bibliotecas Setoriais é exclusivo dos membros, servidores e estagiários do Ministério Público do Estado de São Paulo, salvo o da Biblioteca do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Escola Superior do Ministério Público).

(16)

Art. 5º. É proibido nas bibliotecas:

I – o uso de aparelhos de telefonia celular ou qualquer outro aparelho sonoro;

II – a prática do fumo e a ingestão de alimentos e bebidas;

III – a prática comercial ou publicitária, salvo os casos autorizados pela Subprocuradoria-Geral de Justiça Institucional.

Art. 6º. São deveres do usuário:

I – o zelo pelo patrimônio e pela conservação do acervo das bibliotecas;

II – a manutenção do silêncio nos seus recintos;

III – a devolução do material emprestado dentro dos prazos estabelecidos.

§ 1º. O usuário deverá colocar bolsas, sacolas, pastas, livros e materiais no guarda-volumes da recepção, utilizado exclusivamente durante a permanência do usuário no recinto, cuja chave ficará sob sua responsabilidade.

§ 2º. O usuário é responsável pelos ônus decorrentes da reposição da chave nos casos de dano ou extravio e da troca do cadeado.

§ 3º. As bibliotecas não são responsáveis por objetos ou valores armazenados, colocados ou abandonados nas suas dependências ou nos guarda-volumes.

§ 4º. O usuário deverá colocar os materiais consultados sobre a respectiva mesa de estudo.

Art. 7º. O horário de funcionamento das bibliotecas será fixado pela Subprocuradoria-Geral de Justiça Institucional.

Capítulo III - Dos serviços e produtos

Art. 8º. As bibliotecas oferecem aos usuários, dentre outros, os seguintes serviços e produtos:

I - atendimento e orientação para pesquisa e levantamento bibliográfico;

(17)

b) aos alunos e docentes da Escola Superior do Ministério Público;

c) às bibliotecas de outros órgãos ou entidades.

IV - intercâmbio entre bibliotecas, restrito aos membros do Ministério Público;

V - reprodução de material bibliográfico restrito aos membros do Ministério Público;

VI - divulgação de livros e artigos de periódicos pelo informativo jurídico-corrente;

VII - acesso ao catálogo virtual através de terminais de consulta e de meios eletrônicos ou cibernéticos.

Seção I - Da Pesquisa

Art. 9º. A pesquisa será executada após solicitação pessoal ou por qualquer outro meio idôneo.

Parágrafo único. As pesquisas serão atendidas, preferencialmente, pela ordem cronológica dos pedidos, e cadastradas.

Seção II - Do empréstimo, Renovação, Reserva e Devolução

Art. 10. O empréstimo de obras do acervo será permitido aos usuários indicados no inciso III do art. 8º, observados os seguintes requisitos:

I - prévia inscrição no cadastro da biblioteca;

II - comprovação de sua condição funcional ou acadêmica;

III – solicitação escrita do interessado.

Art. 11. A solicitação poderá ser feita por intermédio de terceiro autorizado por escrito que deverá conter:

I - a identificação do usuário e da pessoa autorizada à retirada física;

II - a indicação dos materiais a serem retirados.

Parágrafo único. A autorização terá validade de 30 (trinta) dias, prorrogável mediante solicitação escrita do interessado.

Art. 12. Poderá ser concedido ao público o empréstimo de material bibliográfico para reprodução, mediante a apresentação de documento oficial, retido até a devolução do material no prazo máximo de uma hora.

(18)

Art. 13. Salvo casos excepcionais a critério da Diretoria da Área de Documentação e Divulgação, é proibido o empréstimo de:

I - enciclopédias, dicionários, códigos recentes e demais obras de referência ou legislação;

II - publicações periódicas;

III - obras raras;

IV - obras que, em razão de seu estado de conservação ou por outro motivo relevante, a retirada seja inconveniente.

Art. 14. Salvo casos excepcionais a critério da Diretoria da Área de Documentação e Divulgação, é permitido o empréstimo de, no máximo:

I - 06 (seis) volumes a cada retirada, para os membros do Ministério Público;

II - 03 (três) volumes a cada retirada, para os demais usuários referidos no inciso III do art. 8º.

Art. 15. O prazo para devolução do material emprestado será de:

I - 14 (quatorze) dias, para membros do Ministério Público;

II - 07 (sete) dias, para os demais usuários arrolados no inciso III do art. 8º.

§ 1º. O prazo poderá ser prorrogado ou renovado por igual período se não houver reserva para outro usuário, mediante requerimento por qualquer meio idôneo.

§ 2º. Vencido o prazo, sem devolução, serão tomadas as medidas cabíveis.

§ 3º. Em caso de necessidade, as bibliotecas poderão solicitar a devolução do material retirado antes do término do prazo.

§ 4º. A falta de devolução ou a ausência de prorrogação ou renovação do prazo constitui em mora ao usuário independentemente de prévio aviso.

Art. 16. A reserva de material obedecerá a ordem cronológica dos pedidos.

(19)

Art. 19. O empréstimo entre bibliotecas de outros órgãos e entidades com as quais as Bibliotecas do Ministério Público mantêm cadastro de intercâmbio é restrito aos membros do Ministério Público, e será efetuado mediante:

I - consulta prévia e confirmação da disponibilidade da obra pela biblioteca cedente.

II - preenchimento de formulário específico, contendo:

a) qualificação do interessado;

b) indicação das obras desejadas;

c) identificação, assinatura, carimbo e número do Conselho Regional de Biblioteconomia do bibliotecário responsável.

§ 1º. O prazo para devolução do material obtido respeitará as normas da biblioteca cedente.

§ 2º. O atraso, o extravio ou danos causados ao material sujeitarão o usuário à responsabilização prevista neste Regulamento.

Seção IV - Da reprodução do material

Art. 20. A reprodução de material bibliográfico é restrita aos membros do Ministério Público, mediante solicitação por escrito através de meio idôneo, contendo a indicação do material desejado.

Art. 21. A reprodução poderá ser efetuada mediante extração de cópia reprográfica ou digitalização de artigos de periódicos, jurisprudência, legislação, parte ou capítulo de livros, sendo vedada:

I – a reprodução integral de livros;

II - a extração de cópias do material considerado raro pela Diretoria da Área de Documentação e Divulgação.

Art. 22. Decorridos 60 (sessenta) dias, o material reproduzido e não retirado será inutilizado.

Seção V – Do Informativo Jurídico Corrente

Art. 23. O Informativo Jurídico Corrente (IJC) é meio de divulgação quinzenal de livros e revistas recentemente incorporados ao acervo, disponibilizado em seu sítio eletrônico.

(20)

§ 2º. Os usuários cadastrados receberão o referido Informativo por mensagem eletrônica.

Seção VI – Do Catálogo Virtual

Art. 24. O acesso ao acervo e aos serviços poderá ser efetuado pelo Catálogo Virtual, disponível nos terminais de consulta e de meios eletrônicos ou cibernéticos com orientação de consulta ao usuário.

Capitulo IV – Da Responsabilidade

Art. 25. O usuário é responsável por extravio ou dano ao material, estando sujeito à substituição da obra às suas expensas.

Art. 26. Em caso de extravio ou dano de obras raras ou esgotadas, a indenização será arbitrada pela Subprocuradoria-Geral de Justiça Institucional, baseada, entre outros critérios, nas referências do mercado especializado.

Art. 27. Enquanto o usuário não restituir a obra emprestada ou resgatar o dano ou extravio não poderá obter empréstimo.

Parágrafo único. Se a mora for superior a 03 (três) meses, e ainda se devolvida a obra, a restrição do caput persistirá por prazo igual ao atraso, salvo se houver requerimento de outro usuário, hipótese na qual aquele impedimento será contado em dobro.

Capítulo V - Das disposições finais

Art. 28. O usuário poderá solicitar à Diretoria da Área de Documentação e Divulgação a aquisição de material bibliográfico mediante requerimento, inclusive formulário disponível no sítio eletrônico ou por mensagem eletrônica.

Art. 29. Compete à Diretoria da Área de Documentação e Divulgação:

I - a aprovação da aceitação ao recebimento de material bibliográfico doado, submetendo-a ao referendo da Subprocuradoria-Geral de Justiça Institucional;

(21)

§ 1º. A doação será avaliada segundo os critérios de seleção, devendo o doador assinar o Termo de Doação de Publicações no qual constará cláusula de assentimento à possibilidade de encaminhamento total ou parcial das publicações para outras bibliotecas a título de doação ou permuta.

§ 2º. O relatório anual indicará, entre outros dados:

I - a quantidade de usuários atendidos;

II - o acervo;

III – as sugestões para aperfeiçoamento do serviço.

Art. 30. Os casos omissos serão resolvidos pela Subprocuradoria-Geral de Justiça Institucional.

Publicado em:

Diário Oficial: Poder Executivo - Seção I, São Paulo, v.123, n.97, p.66, de 24 de maio de 2013.

Diário Oficial: Poder Executivo - Seção I, São Paulo, v.123, n.107, p.62, de 11 de junho de 2013 (Retificação do art.17).

(22)

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

AUTORIZAÇÃO

(empréstimos e cópias reprográficas)

Eu, (nome do Membro) _________________________________, autorizo (nome do funcionário ou estagiário)________________________________, _(cargo)_________, RG ou Matrícula: ________________ a retirar material solicitado: ( ) cópia reprográfica ( ) empréstimo de obras (Especificar) ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________ São Paulo, ___/____/______ _______________________________ Carimbo e assinatura

Referências

Documentos relacionados

A localização do sítio arqueológico Lago Rico remete às escolhas observadas para os grupos da Tradição Uru, fase Aruanã, que, segundo Schmitz e Barbosa (1985), comumente

as demonstrações financeiras do semestre findo em 30 de junho de 2021, da Cooperativa de Economia e Crédito Mutuo dos Empregados da Mosaic Fertilizantes de Uberaba - Coperura

Mobilizou claramente os conhecimentos adquiridos em autoformação / ações / formações / palestras / apresentações ou sessões de trabalho que dinamizou e/ou em

b) O pagamento dar-se-á da seguinte forma:02 (duas) parcelas acumuladas no ato da compra; 02 (duas) parcelas acumuladas com vencimento para 30 (trinta) dias e 20 (vinte)

do Estado de São Paulo de pessoas que neles trabalham, como membros do Ministério Público, defensores públicos e servidores e estagiários dessas instituições e funcionários da OAB

Nº Objeto Publicação Data da Processo Nº Vigência Item Registrado Unidade Valor Unitário Quantidad e Valor total do item Valor total do contrato Empresa/Nome CNPJ/CPF

Será vedado o credenciamento do candidato, que não renovar a matrícula ou for reprovado em duas disciplinas do respectivo currículo pleno (artigo 85, inc. Se o

Nestas condições, temos, de um lado, os direitos dos usuários do serviço público de transporte, que é um serviço essencial e que não pode sofrer