• Nenhum resultado encontrado

Analise de atributos favoráveis para utilização do site do Departamento de Engenharia de Produção

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Analise de atributos favoráveis para utilização do site do Departamento de Engenharia de Produção"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Analise de atributos favoráveis para utilização do site do Departamento de Engenharia de Produção

Guilherme José Miskulin Cardoso

Universidade Estadual de Maringá - guilherme.miskulin@gmail.com Luan Veloso Rossini

Universidade Estadual de Maringá - luanrossini@gmail.com Stefani Esteves Cardoso

Universidade Estadual de Maringá - stefani._sz@hotmail.com Vinicius Ragazzi de Moraes

Universidade Estadual de Maringá - vinicius.pokevi@gmail.com Carlos Antonio Pizo

Universidade Estadual de Maringá - capizo@uem.br Manoel Francisco Carreira

Universidade Estadual de Maringá - mfcarreira@uem.br

Resumo

Este trabalho tem como objetivo avaliar um instrumento de analise de atributos favoráveis a motivação para visitação de um site. Instrumento que será utilizado para avaliar o site do Departamento de Engenharia de Produção (DEP) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) por meio de pesquisa com os usuários e a partir dos resultados da pesquisa propor melhorias ao site.

Palavras-Chave: Web site; Motivação; Atributos; DEP.

1. Introdução

De acordo com o estudo da comScore, empresa sediada nos Estados Unidos que mede o uso da internet em mais de 40 países, sobre dados relativos à fevereiro de 2014, o Brasil está em quinto lugar no total de usuários de internet do planeta, com 68,1 milhões de internautas, representando um crescimento de 11% em relação à fevereiro de 2013. Este estudo também mostra que a internet é um ambiente jovem, pois 65% do total dos brasileiros conectados têm menos de 35 anos (VASCONCELOS, 2014).

Diante dessa realidade fica evidente a importância do uso de web sites no ambiente acadêmico, facilitando o acesso a informações úteis aos usuários. Com esse intuito foi criado no ano de 2009 o Projeto de Extensão referente à Criação e Manutenção

(2)

site do Departamento de Engenharia de Produção da UEM (www.dep.uem.br). Deste então vem sendo feitas melhorias e agregações de novas funcionalidades de forma a atender as demandas de divulgação de informações e outros recursos identificados pela equipe do projeto.

Neste contexto é importante se ter uma visão de marketing. De acordo com o pensamento de marketing, o conhecimento das necessidades, percepções e satisfação dos consumidores permitirá a melhor estruturação da oferta. Kotler e Keller (2004) observam que “o pensamento de marketing começa com as necessidades e os desejos humanos”. O que faz o ser humano escolher entre as diferentes opções que lhe são oferecidas é ainda uma questão não resolvida, neste contexto o marketing configura-se como uma das áreas do conhecimento que se interessam pela compreensão deste fenômeno.

Assim, ao optar pelo uso de um web site o mesmo deve ser avaliado para cativar o usuário e atender suas necessidades e desejos. Alguns autores, como Bevan (1998), sugerem o uso de lista de verificação como um dos métodos de avaliação de sites web. Porém, Sweetland (apud FURQUIM, 2004) constata que os critérios de avaliação observados nas listas de verificação encontradas na literatura cientifica estão longe de atingir um consenso: “Não apenas existe pouca concordância entre as fontes sobre quais são os critérios mais importantes ou mais apropriados para avaliar um site web, como também poucos desses critérios aparecem em revisões, sugerindo uma falta de consenso continuada”. Outra forma de conhecer critérios de avaliação de web sites é perguntando diretamente ao usuário. Abels, White e Hahn (1997), com o intuito de construir um site web baseado nos critérios do próprio usuário, identificaram, junto ao público-alvo, quais seriam os critérios que estes considerariam os mais importantes quando fossem avaliá-lo.

Todavia, permanece a questão: o que pensam os usuários da web? Segundo Rosenfeld e Morville (2006), os usuários da web “detestam” quando não conseguem encontrar no site web a informação que eles sabem que está lá, projeto gráfico pobre, uso gratuito da tecnologia (figuras animadas, sons, filmes que somente tornam o tempo de resposta da página web mais longo, sem agregar valor ao

(3)

conteúdo), “tom inapropriado” (uso de jargões ou de uma linguagem não-adequada ao usuário), construção da página web centrada nos critérios do produtor, páginas web “em construção” e “falta de atenção aos detalhes” (links que não funcionam, conteúdo desatualizado, falta de datas, programas que executam com erro). Por outro lado, consideram que os usuários são motivados por estética: ou seja, os usuários podem usar um site web somente porque o site web é esteticamente agradável; boas ideias: sites web que mudam a forma como o usuário enxerga as coisas; utilidade: para os autores, os usuários visitam e retornam a um site web que de alguma forma julgam úteis; possibilidade que a web oferece de se poder encontrar praticamente tudo; finalmente, a possibilidade de se poder obter no site web informações customizadas e personalizadas.

Neste contexto, este trabalho visa identificar um instrumento que permita avaliar os critérios considerados pelos usuários ao avaliar a qualidade do site e com isto identificar e priorizar as melhorias que seriam mais eficazes em atender as suas demandas.

2. Materiais e Métodos

Dorfman (2002) apresenta um estudo sobre os principais atributos que motivam a utilização de um web site educacional, ou seja, mais aderente ao perfil do web site do DEP da UEM. De acordo com a autora os principais atributos são os seguintes:

 Conveniência: Facilidade de obter o que se deseja, desde que haja as condições mínimas, no caso do site, o acesso do computador à internet;  Acessibilidade: Consiste na estabilidade do web site na rede, ou seja, o site

estar disponível sempre que o usuário desejar obter informações;

 Confiabilidade: Consiste na confiança depositada pelo usuário nas informações fornecidas pelo site;

 Atualização: Consiste na agilidade de um site se manter sempre atualizado;  Atualidade: Capacidade de um site manter atual suas informações;

 Variedade de Serviços: Capacidade de um site oferecer exatamente aquilo que o usuário busca, com qualidade e agilidade;

(4)

 Interatividade: Oferecer ao usuário a interação com outros usuários;  Navegação: Direcionamento dado ao usuário quando acessa o site;  Conteúdo: Consiste no conjunto de informações disponibilizados no site;  Design: Interface visual primária, ou seja, a “primeira impressão” do site. A partir destes critérios a autora elaborou um questionário com 36 questões em 14 grupos que estratificam os critérios. O instrumento permite identificar os critérios sobre os quais os usuários estão insatisfeitos e direcionar as ações para melhoria.

3. Resultados e Discussões

Numa aplicação piloto do instrumento, realizada entre os envolvidos no projeto, foram levantadas algumas avaliações.

Nos atributos de Confiabilidade e Variedade de Serviços observou-se que por ser um site acadêmico, todas as informações são confiáveis, uma vez que as publicações são revisadas antes de serem disponibilizadas, além de conter todas as informações referentes ao curso de Engenharia de Produção da UEM.

Nos atributos de Conveniência e Acessibilidade, o site possui um servidor estável e sempre disponível para utilização. Já teve problemas com programas externos maléficos que tirou o site da rede por breve tempo, problema já solucionado.

No atributo Navegação concluiu-se que existe facilidade de se encontrar os conteúdos, botões e links que guiam o usuário de forma precisa e simples para sua busca. Porém, é evidente que a navegação pode tornar-se ainda mais simples e fácil, ordenando seu conteúdo de uma forma mais dinâmica e coerente.

Os atributos Atualidade e Conteúdo, o site não apresenta uma constante atualização. Este fato faz com que não haja uma grande variedade de conteúdo e informações atuais, desmotivando os usuários a utilizar o site. Sendo assim, com uma atualização constante do conteúdo deverá promover uma motivação maior dos usuários.

(5)

Nos atributos de Personalização e Interatividade, percebeu-se que o site não conta com interação direta entre os usuários e o próprio site. Quanto a isto já está em desenvolvimento estudo para a implantação de um sistema que permitirá interação com outros usuários e com o próprio site, por meio de uma personalização dinâmica.

No atributo de Design, pode-se observar que a interface principal precisa ser reformulada, uma vez que a atual não se trata de uma interface atraente para estimular os usuários. Portanto, estudo para a melhoria da interface já está sendo realizada para que se torne uma interface mais atraente e estimule os acessos.

Com a análise dos atributos levantados, foi possível averiguar que o site está condizente com alguns destes atributos e precisa de melhorias em outros. Para confirmar esta análise, está proposto a aplicação do instrumento junto aos usuários para coletar suas opiniões e expectativas sobre o site, a fim de confrontar o estudo e comparar as ideias levantadas para que as melhorias possam ser implantadas.

Referências

ABELS, E. G.; WHITE, M. D.; HAHN, K. Identifying user-based criteria for web pages. Internet Research: Electronic Applications and Policy, v. 7, n. 4, p. 252-262, 1997.

BEVAN, N. Usability issues in web site design. In: Proceedings of UPA'98, Washigton DC, 22-26 June 1998. Disponível em: < http://nigelbevan.com/papers/usweb98.pdf >. Acesso em: 22 ago 2014. DORFMAN, P. F.. Atributos favoráveis à motivação para a visitação de um site: Estudo de um

portal educacional. 2002. 105 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Administração, Universidade

Federal do Rio Grande do Sul, Curitiba, 2002.

FURQUIM, Tatiana de A. Fatores motivadores de uso de site web: um estudo de caso. Ciência e Informação: Brasília: vol. 33, n. 1, pp. 48-54, jan/abril, 2004.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

ROSENFELD, L.; MORVILLE P. Information architecture for the world wide web: designing

large-scale web sites. Cambridge : O’Reilly, 2006.

VASCONCELOS, Nelson. Estudo da comScore traz informações detalhadas sobre o uso da rede

no país. Brasil Econômico em 03/06/2014. Disponível em < http://tecnologia.ig.com.br/2014-06-03/brasileiros-ficam-em-terceiro-em-ranking-de-tempo-de-uso-da-internet.html> Acesso em 20 de Agosto de 2014.

Referências

Documentos relacionados

Esperamos com este minicurso apresentar recursos a serem utilizados pelos professores em sala de aula, unindo a História da Matemática e os Instrumentos históricos da

a) Essa entidade reembolsará os seus depósitos até ao limite de 12 500 000 Kz (doze milhões e quinhentos mil kwanzas) no prazo máximo de três (3) meses após a data em

Durante os anos 90, face ao crescente interesse das empresas estrangeiras na exploração mineral no Brasil, especialmente para ouro, os investimentos aumentaram substancialmente

Portanto, o mapeamento conceitual (CMp) usado nesta disciplina, nos últimos 3 anos, como estratégia pedagógica diversificada e particularmente nesse como brainstorm, além de

• Certifique-se de que os fios do controlador remoto, as ligações entre unidades e outras ligações eléctricas não passam pelos mesmos locais no exterior da unidade, afa-

GosaA então pediu à Vassago para que desse a Abbadon uma visão de onde GosaA estaria às 2:30 da tarde do dia seguinte (isto foi feito como um teste para Vassago, quanto à

As proteínas que variaram mais neste estudo foram as três classes de PRPs (bPRPs, gPRPs e aPRPs), enquanto a estaterina foi a proteína que menos variou

Os índios inimigos vieram para a mulher apurinã quando ela estava sentada no chão fazendo pote de barro.. O filho dela estava pronto