• Nenhum resultado encontrado

NTE DE NOVA ANDRADINA EE PROFª NAIR PALÁCIO DE SOUZA CONSUMO CONSCIENTE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NTE DE NOVA ANDRADINA EE PROFª NAIR PALÁCIO DE SOUZA CONSUMO CONSCIENTE"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

NTE DE NOVA ANDRADINA

EE PROFª NAIR PALÁCIO DE SOUZA

CONSUMO CONSCIENTE

Projeto desenvolvido pela Professora de Ciências Ediana Aparecida Ciciliati Milhorança com os alunos do 8º ano do ensino fundamental da EE Nair Palácio de Souza e contou com a colaboração das Professoras do

Núcleo de Tecnologias

Educacionais de Nova Andradina, Azenaide Abreu Soares Vieira e CarlaVarela e, dos Professores das Salas de Tecnologias Educacionais da referida escola.

NOVA ANDRADINA – MS MAIO/2008

(2)

JUSTIFICATIVA

Desenvolver trabalhos que envolva a conscietização dos alunos quanto ao consumo de produtos fundamentais para a sobrevivência do homem, é uma preocupação que deveria nortear constantemente o trabalho pedagógico do professor de qualquer área. Como professora de Biologia, essa sempre foi minha preocupação. Todos os anos era comum, apesar dos esforços de toda comunidade escolar, verificar o desperdício gerado diariamente em sala de aula pelos alunos tanto do ensino fundamental como do ensino médio. Era frustrante perceber que a progressão escolar, não garantia ao aluno o desenvolvimento de sua consciência da necessidade de preservar e proteger seu meio ambiente. Diariamente, em sala de aula, assistia um aluno ou outro rasgar, amassar e jogar folhas de seu caderno no lixo. Isto acontecia com muita freqüência e me deixava indignada. Diante de tal situação, minha primeira reação sempre foi conversar com os alunos. Procurava despertar nestes uma postura de consumo consciente. Porém pouco êxito obtinha.

Diante destas e outras ações que demonstravam verdadeiro descaso dos alunos quanto ao consumo consciente, pensei inicialmente em trabalhar o tema reciclagem de papel, tendo em vista a necessidade de combater ao desperdício deste material. Com o desenvolvimento das atividades propostas no projeto, pude perceber que a temática exigia ações mais estruturadas para que, realmente, conseguisse despertar nos alunos a reflexão de como cada um poderia contribuir para possibilitar um melhor aproveitamento do resíduo, evitando assim o desperdício. percebi que, o trabalho com a reciclagem de papel, despertaria nesses alunos somente a visão de parte de um ato feito automaticamente todos os dias. Na verdade, buscava alcançar objetivos mais amplos, cujo projeto não contemplava. Pensei então na temática "consumo consciente". Essa proposta envolveria outros temas relacionados ao cotidiano dos próprios alunos e traria reflexões bem mais estruturadas, ou seja, não somente em relação a reciclagem de papel, mas em relação ao consumo de muitos outros materiais.

Na procura de caminhos para a construção de um novo projeto, que atendesse a todas minhas indagações, encontrei um jogo na internet sobre consumo consciente (www.wwf.org.br/jogo). Em uma primeira análise, percebi que o mesmo vinha ao encontro à idéia do projeto, que me propunha a reestruturar. Entre os obstáculos que percebia, quanto a temática, tratava-se da forma como o conteúdo era apresentado pelo material didático aos alunos. Uma grande apatia era despertada pelo material, o que dificultava meu trabalho pedagógico e, conseqüentemente, a aprendizagem significativa do conteúdo. Não havia nem estímulo e nem interesse para tal estudo.

A teoria é lícita quando permite a reflexão sobre a prática e, especialmente, quando contribui para que a prática avance para níveis de qualidade. Com isso passamos a agir de acordo com as normas e os interesses de um grupo e a vontade de executar um projeto com o tema '''consumo consciente''', que levassem os alunos a refletirem sobre seus hábitos, no sentido de perceberem que toda ação tem uma conseqüência. Levá-los a consumir de forma responsável, evitar o desperdício, economizar água e energia elétrica. O que certamente contribuiria para uma aprendizagem significativa, não só de um conteúdo curricular, mas, principalmente quanto ao seu lugar no mundo e seu papel como cidadão inserido neste mundo. Assim, o objetivo principal que norteia a realização deste projeto é despertar no aluno responsabilidade de serem consumidores conscientes.

(3)

OBJETIVOS Objetivo Geral

• Despertar nos alunos do 8º ano da Escola Estadual Profª Nair Palácio de Souza a responsabilidade de serem consumidores conscientes;

Objetivos Específicos

• Sensibilizar os alunos quanto a importância e necessidade de revisar as atitudes de consumo praticadas;

• Desenvolver práticas de consumo condizentes com a política sustentável;

• Divulgar a importância do consumo equilibrado (que visa a conservação ambiental), a fim de evitar uma maior devastação do ambiente natural;

• Contribuir com a conservação ambiental e com a melhoria da qualidade de vida; QUESTÕES NORTEADORAS

• Como desenvolver conceitos de consumo consciente? • Como despertar reflexão crítica dos atos dos alunos?

• Como desenvolver ações de consumo condizente à política sustentável?

• Como essas iniciativas podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida para todos? PÚBLICO ALVO

Professores da STE Professor Regente

Alunos do 8º ano do Ensino Fundamental

RECURSOS UTILIZADOS 1. FÍSICOS

Datashow, Impressora, Computador, Aplicativos do Windows (Word, PowerPoint), Internet, wikispaces (ambiente virtual), Filmadora, materiais recicláveis, câmara fotográfica. 2. HUMANOS

Professor do Núcleo de Tecnologias Educacionais de Nova Andradina; Professores da Sala de Tecnologias Educacionais (STE) da escola; Professores de Ciências;

Coordenadores Pedagógicos; Bibliotecários;

ATORES E PAPÉIS QUE DESEMPENHARÃO

Professores Multiplicadores do Núcleo de Tecnologias Educacionais: Estes profissionais ficarão responsáveis em orientarem quanto à abordagem metodológica que norteará o projeto e oferecerão orientações para a inclusão de recursos tecnológicos em cada atividade desenvolvida, procurando envolver professores, alunos e tecnologias no desenvolvimento do trabalho. Professores da STE: Os professores da sala de tecnologias educacionais auxiliarão os alunos quanto ao uso dos recursos tecnológicos e softwares utilizados.

Professor de Ciências: A Professora de Ciências desempenhará papel central para a efetivação do projeto. Sua função é auxiliar os alunos no desenvolvimento das atividades e garantir

(4)

o bom andamento das mesmas.

Coordenadores Pedagógicos: Colaborarão os professores para o bom desenvolvimento do projeto, possibilitando os momentos de divulgação dos resultados, além de auxiliarem, professores e alunos, quanto à busca de materiais impressos para pesquisas, tendo em vista não haver bibliotecário lotado na escola.

ABORDAGEM TEÓRICA

O presente projeto é norteado pela abordagem que visa à aprendizagem significativa construída pelo aluno. De acordo com os pressupostos da teoria da Aprendizagem Significativa, a aprendizagem ocorre de forma significativa ou mecânica. A aprendizagem significativa e a aprendizagem mecânica são entendidas com base na teoria de Ausubel (1968). Esse autor explica que a aprendizagem significativa é aquela que resulta no armazenamento organizado de informações na mente do ser que aprende. Segundo Moreira (1999), Ausubel vê o armazenamento de informações no cérebro humano como sendo organizado, formando uma hierarquia conceitual, na qual elementos mais específicos de conhecimentos são ligados a conceitos mais gerais, mais inclusivos.

Ausubel afirma que o aluno que não possui tais esquemas desenvolvidos não pode relacionar significativamente o novo conhecimento com seus esquemas incipientes de compreensão, adquirindo assim uma aprendizagem mecânica do material a ser aprendido. A aprendizagem mecânica nada mais é do que a aprendizagem de novas informações com pouca ou nenhuma interação com conceitos relevantes existentes na estrutura cognitiva do aprendiz. Nesse caso, a informação é armazenada de forma arbitrária, ou seja, não há interação entre a nova informação e aquela já armazenada. Segundo Moreira (1999, p. 153)

A aprendizagem significativa ocorre quando a nova informação ancora-se em conceitos ou proposições relevantes, preexistentes na estrutura cognitiva do aprendiz (...) e uma das condições para a ocorrência da aprendizagem significativa é que o material a ser aprendido seja relacionável à estrutura cognitiva do aprendiz, de maneira não-arbitrária e não literal.

É possível aferir dos pressupostos de Moreira (1999), que a aprendizagem significativa ocorre quando o material utilizado para fins de aprendizagem é condizente com os conhecimentos já adquiridos pelo aprendiz, numa relação não determinada e rigorosa

Com base nos conceitos de aprendizagem (AUSUBEL, 1968; MOREIRA, 1999) e norteada pela abordagem socioconstrutivista do conhecimento (VYGOTSKY, 1998), compreendo que o aprendiz constrói mecanismos intermediários para a aquisição significativa de novos conhecimentos, ancorando-os em conhecimentos já adquiridos.

Assim, a proposta de desenvolver atividades organizadas por projetos de trabalho, torna-se relevante para vincular os conteúdos curriculares pré-estabelecidos a cada disciplina e ano escolar. Consideramos que, a pedagogia de projetos defendida por Hernández (1998) vem ao encontro a abordagens de ensino e aprendizagem construtivistas que visa em primeiro, lugar à aprendizagem, ou seja, o mecanismo utilizado pelo aluno na aquisição de conhecimentos novos, ancorando-os em conhecimentos já construídos, em um processo sempre espiral.

(5)

METODOLOGIA

O encaminhamento inicial será uma conversa da professora com os alunos sobre suas próprias atitudes no dia-a-dia na sala de aula. Os alunos serão questionados pela professora sobre vários itens, entre eles: O que você consome durante as aulas (balas, chicletes e muitos pirulitos)? Como é sua alimentação (arroz, feijão, bife, batata frita)? Etc. Diante das respostas a estes e outros questionamentos, a professora fará a verificação da quantidade de folhas na lata de lixo (folhas em branco, escritas de dois lados, de um lado só) para saber se o desperdício é de grande proporção. A professora tentará com isso, levar os alunos a reflexão sobre suas atitudes em sala de aula. Fazer-se-á assim o levantamento da possibilidade de execução de um projeto de trabalho, com o objetivo de trabalhar os componentes curriculares que atendam tal problemática e também promover a inserção das tecnologias no processo educativo.

Ciente da necessidade de colaboração e parceria para a efetivação do projeto de trabalho, convidamos a coordenação pedagógica para acompanhar os trabalhos e assessorar nas pesquisas com material didático impresso e via DVD. Junto aos professores da sala de tecnologias educacionais ocorrerá a elaboração do cronograma de agendamento das aulas a serem desenvolvidas com aparatos tecnológicos. Por fim, os professores multiplicadores Gabriel Galiego Neto, Azenaide Abreu Soares Vieira e Carla Varela irão oferecer subsídios teóricos, quanto à elaboração do projeto e técnico-pedagógico, na execução das atividades com equipamentos tecnológicos.

A primeira atividade será desenvolvida pela professora na sala de tecnologias educacionais com os alunos do 8º anos B e C do ensino fundamental. Os alunos irão acessar o site www.wwf.org.br/jogo para participarem do jogo da casa consciente, no qual deverão cumprir várias atividades relacionadas ao consumo consciente. O jogo apresenta vários temas, entre eles: economia de água, economia na cozinha, transporte alternativo, plante uma árvore, separando o lixo, economia de energia, aquecimento global, placas solares e alimentação saudável. Em seguida, a professroa utilizará os temas abordados no jogo para dividir a turma em grupos, e assim agilizar as atividades extra-classe. Serão formados nove (9) grupos, com cinco (5) alunos cada: 1º: economia de água; 2º economia na cozinha; 3º transporte alternativo; 4º plante uma árvore; 5º separando o lixo; 6º economia de energia; 7º aquecimento global; 8º placas solares; 9º alimentação saudável.

Em seguida a professora deixará aos grupos a tarefa de pesquisarem em várias fontes e, como isso, coletar o máximo de informações sobre o tema. Na etapa seguinte a professora irá propor a elaboração de um texto e slides. Com isso, objetiva-se realizar um debate e levar os alunos a refletirem a cerca do jogo da casa consciente e a pesquisa realizada nessa atividade, fazendo correspondência entre ambos.

A fim de organizarem todos os dados que forem sendo coletados, será proposta a montagem de um site colaborativo. A construção do site ocorrerá na plataforma Wikispace, será orientada pelas professoras do NTE e acompanhadas pelos professores da STE da referidada escola. O wiki é uma página virtual que possibilita a edição de textos colaborativos por um grupo de autores dispersos em lugares e tempos diferentes. Esse site será construído no wikispaces. A turma do 8º ano B construirá o seguinte endereço: http://consumoconsciente02.wikispaces.com e a turma do 8º C http://consumoconsciente01.wikispaces.com. Nestas páginas os alunos postarão suas pesquisas em forma de textos, figuras, vídeos e slides que serão construidos no PowerPoint.

Na mesma página será construído um link para que os alunos elaborem o produto final do projeto, ou sejas, as apresentações, que primeiramente serão apresentadas aos colegas da sala e em seguida as demais turmas da escola. Será sugerido pelos professores que escolham um gênero textual em suas produções como textos narrativos para dramatização, músicas, paródias, poemas, entrevistas etc.

Por fim, para sintetizar os procedimentos metodológicos adotados na implementação do presente projeto de trabalho, apresentaremos a seguir cronograma de atividades com data, número de aulas, as atividades a serem desenvolvidas, tecnologias que serão utilizadas e os objetivos para cada atividade.

(6)

CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO DATA Nº. DE AULAS ATIVIDADES

DESENVOLVIDAS

TECNOLOGIAS

UTILIZADAS OBJETIVOS

31/03 01 Conversa com os alunos Lousa e giz Levar os alunos a reflexão sobre suas atitudes e apresentação do tema do projeto 01/04 01 Jogo casa consciente Internet

Proporcionar aos alunos um ambiente onde cada grupo colocaria em prática as primeiras atitudes conscientes.

07/04 01 Pesquisa sobre os temas selecionados Internet Enriquecer o conhecimento dos alunos sobre os temas 14/04 01 Elaboração de um texto Word

Levar os alunos a expressassem suas compreensões sobre o assunto relatando exemplos do seu dia- a- dia.

22/04 01 Construção de slides no

PowerPoint Internet, PowerPoint

Construir slides de apresentação onde reuniriam todas as dicas práticas para o dia-a-dia com postura de consumo consciente. 28/04 02 Criação do site colaborativo Internet, wikispaces

Organizar o produto das pesquisas, para facilitar a comunicação e colaboração entre os componentes do grupo.

05/05 01 Postagem no site Internet Selecionar o que é importante em cada tema e dar forma à página. 12/05 02 Produção textual final Internet Desenvolver a criatividade nos alunos 27/05 01 Apresentação das produções aos colegas da sala Datashow, computador, internet Compartilhar com os colegas as produções finais. 02/06 02 Apresentação final à

comunidade escolar.

TV, DVD, Datashow, computador

Compartilhar com a comunidade escolar as produções efetuadas e as descobertas com a realização do trabalho.

CONTEÚDOS CURRICULARES

Durante a primeira etapa do ano letivo de 2008 da Escola Estadual Profª. Nair Palácio de Souza, na disciplina de Ciências, os alunos do oitavo ano tiveram a oportunidade de estudarem conceitos teóricos a respeito de alimentação saudável, tendo em vista que o tema faz parte dos conteúdos estabelecidos na ementa curricular da disciplina. Os tópicos estudados perpassaram diversos temas, desde a função dos alimentos, desnutrição, até o perigo das bebidas alcoólicas. Aliados aos objetivos do projeto, falamos em consumo consciente, o que implicou o envolvimento de diversos fatores, numa atuação promotora e respeitadora do mundo em que vivemos das pessoas, dos recursos e do ambiente para garantir coletivamente um planeta sustentável.

Neste âmbito de responsabilidade, a escola, representada por toda a comunidade educativa (professores, alunos, gestores, coordenadores pedagógicos, auxiliares e encarregados de educação) tem um papel fundamental na promoção do consumo consciente. A escola não é só uma entidade pública que consome produtos e bens, mas é também um ambiente privilegiado responsável em promover a educação. Neste espaço, desde cedo, se pode e deve intervir para sensibilizar, formar e agir no exemplo diário de um consumo mais consciente e crítico em termos de práticas desenvolvidas. A sua responsabilidade em termos de consumo ético - social e ambientalmente responsável- é, portanto, dupla.

(7)

AVALIAÇÃO

O progresso dos alunos será acompanhado durante todo o decorrer do projeto, com a observação do desenvolvimento deles em sala de aula e com mudanças de atitudes que eles tiveram no final das aulas. Sendo assim, pode-se dizer que será adotada uma postura de avaliação continuada (PERRENOUD, 1999), tendo como ferramentas avaliativas a execução das atividades realizadas em cada etapa do projeto, o comprometimento para com as atividades extra-classe, a qualidade das produções, o envolvimento do grupo e os trabalhos colaborativos. Além disso, será elaborada e aplicada avaliação escrita, na qual será constituída por questões objetivas e dissertativas, envolvendo todos os temas. Por meio do desempenho que tiverem na avaliação escrita e em todas as atividades propostas e desenvolvidas será atribuído conceito individual aos alunos. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AUSUBEL, D. P. Educational psychology: a cognitive view. 1. ed. Nova York: Holt, Rinehart and

Winston, 1968.

HERNÀNDEZ, F. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Fernando Hernández. Trad. Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artmed, 1998. HERNÁNDEZ, Fernando. Repensar a função da escola a partir dos projetos de trabalho. In: Revista Pátio. Ano 2, n.6, p.27-31, ago/ out 1998.

HERNÁNDEZ, F. & VENTURA, M. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

MOREIRA, M. A. Teorias da Aprendizagem. Capitulo 10 e 11. São Paulo: EPU, 1999. PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens. Porto Alegre: Artmed, 1999.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

RESULTADOS Assista aos vídeos

Referências

Documentos relacionados

«Na sequência dos santos Padres, ensinamos unanimemente que se confesse um só e mesmo Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, igualmente perfeito na divindade e perfeito na

Fale com o seu médico imediatamente se tiver sintomas como pressão ou dor no peito, dor nos braços, costas, pescoço ou maxilar, falta de ar, dormência ou fraqueza num dos lados

RAMALHO JUNIOR, Francisco; FERRARO, Nicolau Gilberto; SOARES, Paulo Antonio de Toledo.. Os fundamentos da física, 3: eletricidade, introdução à física moderna

NOTA A ferramenta muda sempre para o modo de medição contínua, mesmo estando desligada ou não tendo o raio laser activo. Durante a medição contínua, as distâncias são ac-

qualquer forma, esse tipo de análise é fundamental para gerentes de marke- ting e comunicação terem maior embasamento sobre a percepção das pessoas acerca de uma celebridade

A pouca experiência de um simulador e os erros que podem ser cometidos durante as etapas de inserção de dados e interpretação dos resultados oferecidos pelo software de

efeito da triiodotironina administrada aos ovos de piracanjuba (Brycon orbignyanus) e matrinxã (Brycon cephalus), por imersão, na taxa de fertilização e número de

6rsios Participantes SECRETARIA DE ASSISTENCIA SOCIAL.. ) Prefeitura Municipal de ltamb. PLANO PLURIANUAL