• Nenhum resultado encontrado

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO"

Copied!
73
0
0

Texto

(1)

Edital 0008/2019 Página 1 de 73

EDITAL DE PREGÃO Nº 0008/2019

TIPO: MENOR VALOR GLOBAL

SEÇÃO SOLICITANTE: SEÇÃO DE MANUTENÇÃO GERAL

CADERNO DE NORMAS GERAIS

O CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO, Autarquia

Federal, instituída pela Lei nº 3.268/57, regulamentada pelo Decreto nº 44.045/58, torna público que será realizada Licitação na modalidade de Pregão Presencial, conforme está descrito neste Edital e seus anexos.

DATA E LOCAL DE RECEBIMENTO DAS PROPOSTAS: 27 de março de 2019, às 11h00, na sede do CREMESP, Rua Frei Caneca, 1282 - 9. andar - CEP 01307-002

Consolação - São Paulo - SP.

LEGISLAÇÃO APLICÁVEL: Lei Federal nº 10.520, de 17 de julho de 2002, Decreto nº

3.555/2000, com as alterações determinadas pelo Decreto nº 3.693/2000, Lei 12.349/2010 e subsidiariamente pela redação em vigor da Lei Federal nº 8.666/1993.

1 - DO OBJETO

1.1- A presente Licitação tem por objeto a SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA

E CORRETIVA COM FORNECIMENTO EVENTUAL DE PEÇAS, MÃO DE OBRA E MATERIAIS PARA O SISTEMA DE AR CONDICIONADO E VENTILAÇÃO MECÂNICA DA SEDE E DELEGACIAS REGIONAIS DO CREMESP, conforme especificações

constantes no Anexo I - Termo de Referência do Edital.

2 - DA JUSTIFICATIVA

2.1 – Necessidade de conservação e manutenção de todos os equipamentos do sistema de ventilação e climatização do CREMESP (sede, Delegacias Regionais e Metropolitanas), de forma preventiva e corretiva, sem interrupção, para preservar e conservar todo o parque de equipamentos instalados, patrimônio que merece cuidados especiais pela sua complexidade, valor e importância funcional dos mesmos, bem como a melhorar a qualidade do ar dos ambientes climatizados. Manter o PMOC – Plano de Manutenção, Operação e Controle das instalações conforme Portaria n° 3.523 – Ministério da Saúde e ANVISA.

3.- DOS ANEXOS

3.1-Fazem parte integrante deste Edital de Pregão, os seguintes anexos: 3.1.1- ANEXO I – Termo de Referência

3.1.2- ANEXO II – Relação de Documentos de Habilitação 3.1.3- ANEXO III – Carta de Credenciamento

3.1.4- ANEXO IV – Declaração de pleno atendimento aos requisitos de habilitação 3.1.5- ANEXO V – Declaração de Regularidade perante o Ministério do Trabalho 3.1.6- ANEXO VI – Declaração de Microempresa ou EPP

3.1.7 – ANEXO VII - Modelo de Proposta Comercial 3.1.8.- ANEXO VIII - Declaração de fato impeditivo 3.1.9 - ANEXO IX - Minuta Contratual

(2)

Edital 0008/2019 Página 2 de 73 3.1.10 – ANEXO X - Declaração de Responsabilidade

3.1.11 – ANEXO XI - Declaração a ser apresentada pela pessoa jurídica constante do inciso XI do art. 4º da redação dada pela Instrução Normativa RFB nº 1.244, de 30 de janeiro de 2012 -vide art. 3º da IN RFB nº 1.244/2012.

4 - DOS IMPEDIMENTOS DE PARTICIPAÇÃO

4.1-Será vedada a participação nesta licitação à empresa que se encontrar em uma das seguintes condições:

4.1.1. estejam constituídos sob a forma de consórcio;

4.1.2 estejam cumprindo a penalidade de suspensão temporária imposta pela Administração Federal;

4.1.3.- empresas inscritas no Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas (www.portaldatransparencia.gov.br/ceis) mantido pela Controladoria-Geral da União cujo objetivo é o de consolidar a relação das empresas e pessoas físicas que sofreram sanções das quais decorra como efeito, a restrição ao direito de participar em licitações ou de celebrar contratos com a Administração Pública.

4.1.4.- estejam sob falência, concordata, recuperação judicial ou extrajudicial, dissolução ou liquidação;

4.1.5.- tenham como sócios servidores ou dirigentes de qualquer esfera governamental; 4.1.6.- estrangeiras que não funcionem no País; e

4.1.7.- empresa cujo objeto social não seja pertinente e compatível com o objeto deste Edital;

5 - DO CREDENCIAMENTO

5.1 Os proponentes ou seus representantes legais deverão se apresentar ao Pregoeiro, para credenciamento, no ato da entrega dos envelopes.

5.1.1 O credenciamento far-se-á por meio da apresentação de carteira de identidade do representante e instrumento público de procuração ou instrumento particular assinado pelo representante legal da licitante, com firma reconhecida (acompanhado de cópia autêntica do ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor) que outorgue ao representante, poderes para formular ofertas e lances de preços e praticar todos os demais atos pertinentes ao certame, inclusive, para interpor ou desistir do recurso previsto no item 9 deste Edital de Pregão (Anexo III do Edital).

5.1.2 Se presente o representante legal da licitante, na forma prevista em seu Estatuto ou Contrato Social, deverá apresentar o original ou cópia autenticada do documento de constituição da empresa;

5.2 O licitante deverá apresentar, no momento do credenciamento, declaração dando ciência de que cumprem plenamente os requisitos de habilitação, nos termos do artigo 4º, inciso VII da Lei nº 10.520/2002 (Anexo IV).

5.3 As licitantes enquadradas nas categorias de microempresa ou empresa de pequeno porte deverão apresentar no ato do credenciamento documento comprobatório desse enquadramento (Certidão emitida pela Junta Comercial ou Certidão da Receita Federal) e declaração conforme Anexo VI, sob pena de não ser levada em conta essa condição durante a condução do Pregão.

(3)

Edital 0008/2019 Página 3 de 73

5.4 Nenhuma pessoa física ou jurídica mesmo que credenciada por processo legal poderá representar mais de uma empresa nesta licitação.

6 - DA APRESENTAÇÃO DOS DOCUMENTOS

6.1- Os documentos exigidos para a proposta comercial e habilitação deverão ser apresentados, separadamente, em 02 (dois) envelopes opacos e fechados, contendo, obrigatoriamente, em suas partes externas, além da razão social da empresa proponente, os seguintes dizeres:

RAZÃO SOCIAL E CNPJ

ENVELOPE Nº 1 - PREGÃO Nº 0008/2019 – PROPOSTA COMERCIAL

OBJETO: SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVA DO SISTEMA

DE AR CONDICIONADO DA SEDE E DELEGACIAS REGIONAIS DO CREMESP

ABERTURA: 27 / 03 /2019 às 11h00

RAZÃO SOCIAL E CNPJ

ENVELOPE Nº 2 - PREGÃO Nº 0008/2019 – DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO

OBJETO: SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVA DO SISTEMA

DE AR CONDICIONADO DA SEDE E DELEGACIAS REGIONAIS DO CREMESP

ABERTURA: 27 / 03 /2019 às 11h00

6.2- O envelope Nº 1 (um) deverá conter a proposta comercial, em papel timbrado da empresa, datilografada ou editada com clareza, sem emendas ou rasuras não ressalvadas, assinada por quem de direito e com todas as folhas rubricadas, devendo obrigatoriamente apresentar o seguinte:

6.2.1 – razão social da proponente; número de registro no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica - CNPJ; número da inscrição estadual ou municipal, endereço completo, com endereço eletrônico (e-mail) e nome legível de quem assinar a proposta;

6.2.2.- descrição de forma clara e sucinta do objeto da presente licitação, em conformidade com as especificações do Anexo I deste Edital.

6.2.3 – preços unitário e total para a mão de obra, bem como o total geral, ofertado para a execução integral do objeto, em moeda corrente nacional, em algarismo e por extenso, sem inclusão de qualquer encargo financeiro ou previsão inflacionária. Nos preços propostos deverão estar incluídos, além do lucro, todas as despesas diretas ou indiretas, relacionadas com a prestação de serviço objeto da presente licitação;

6.2.4 – O prazo validade das propostas será, obrigatoriamente, de 60 (sessenta) dias corridos, contados da data prevista para recebimento das propostas.

6.3.- O Envelope Nº 2 (dois) deverá conter, sob pena de inabilitação, os documentos relacionados no ANEXO II – Relação de Documentos de Habilitação deste Edital.

6.3.1 - os documentos referidos no ANEXO II poderão ser apresentados em sua versão original ou cópia autenticada ou, ainda, através de cópias simples a serem conferidas pelo Pregoeiro, à vista dos respectivos originais.

(4)

Edital 0008/2019 Página 4 de 73

6.3.2- a autenticidade dos documentos de regularidade fiscal apresentados poderá, a critério do pregoeiro, ser conferida durante a sessão de abertura mediante consulta às páginas dos órgãos emissores na Internet.

7 - DO RECEBIMENTO E DA ABERTURA DOS ENVELOPES

7.1 No local e hora marcados, antes do início da sessão e da abertura dos envelopes, os interessados deverão comprovar poderes para formulação de lances verbais e para os demais atos do Pregão, nos termos do inciso IV do artigo 11 do decreto 3.555/2000 e itens 5.1 e 5.1.1, subitem 5.1.2 deste Edital de Pregão.

7.2 Concluído o credenciamento, será iniciada a sessão pelo Pregoeiro, com a abertura dos envelopes de PROPOSTA COMERCIAL.

8 - DO JULGAMENTO DAS PROPOSTAS

8.1- As propostas comerciais serão julgadas pelo critério de menor preço global, desde que atendam às especificações do serviço descritas no ANEXO I e contemplem as exigências previstas na Cláusula 1 e subitens e Cláusula 6.2 e subitens deste edital de Pregão.

8.1.1 serão desclassificadas, de plano, as propostas comerciais que apresentarem omissões, erros ou outras condições que dificultem sua apreciação ou entendimento; 8.1.2 o Pregoeiro, ao seu exclusivo critério, poderá examinar, antes da fase de lances verbais, qualquer proposta que, de forma evidente, não contemple as exigências deste Edital e seus anexos, desclassificando-a, de plano, se constatada sua insuficiência;

8.1.3 a desclassificação será decidida motivadamente pelo Pregoeiro, que consignará as razões na ata lavrada na sessão de abertura.

8.2– Serão classificadas pelo Pregoeiro, primeiramente a proposta que apresentar o menor preço pelo lote em disputa, em seguida, as propostas com preços até 10% (dez inteiros por cento) superiores àquela de menor preço, qualquer que seja o número de propostas nessas condições.

8.3- No caso de não haver três propostas comerciais nas condições do subitem anterior, o Pregoeiro classificará as melhores propostas subsequentes, qualquer que sejam os preços ofertados, até o máximo de 03 (três) proponentes que participarão da etapa de lances verbais.

8.3.1- Não sendo possível, por limitação do número de propostas válidas, atingir o número de 03 (três), o Pregão prosseguirá, em sua fase de lances verbais, com qualquer número de proponentes.

8.4 – Dando início à etapa de lances verbais, o Pregoeiro convidará individualmente os licitantes classificados a apresentar lances verbais, iniciando com o proponente de maior preço e, em seguida, os demais em ordem decrescente de valor.

8.5 - A critério do Pregoeiro, poderá ser estabelecido ou modificado, no início de cada rodada, valor de redução mínima entre lances.

(5)

Edital 0008/2019 Página 5 de 73

8.6 - A etapa de lances será considerada encerrada quando todos os participantes dessa etapa declinarem da formulação de lances, inclusive o participante detentor do menor lance.

8.7 – A desistência de apresentar lance verbal, quando convocado pelo Pregoeiro, implicará na exclusão do licitante da etapa de lances verbais e na manutenção do último preço apresentado pelo licitante, para efeito de ordenação de propostas;

8.8 – Encerrada a fase de lances verbais, o Pregoeiro examinará a aceitabilidade da primeira classificada referente ao item em disputa, observado se for o caso o disposto nos artigos 44 e 45 da Lei Complementar nº 123/06.

8.8.1 – no caso de ausência de lances verbais, será examinada a proposta escrita de menor valor.

8.9 – A análise da proposta de menor valor, obtida por lance verbal ou por proposta escrita, abrangerá o atendimento, obrigatório, das exigências previstas no Anexo I e na clausula 6.2 e subitens deste Edital de Pregão.

8.10 A proposta sob análise será desclassificada se:

8.10.1 – apresentar preço excessivo ou manifestamente inexequível; para o item em disputa, em relação ao parâmetro de preço apurado em pesquisa prévia pelo CREMESP; 8.10.2 – apresentar condições flagrantemente inviáveis ou insuficientes, técnica ou economicamente;

8.10.3 – apresentar preço baseado em proposta de outra proponente ou oferecer redução sobre aquela de menor preço;

8.10.4 - estiver em desacordo com qualquer das exigências dispostas ao longo deste Edital de Pregão.

8.10.5 - não atender ao disposto no item 6.2 e subitens deste Edital de Pregão ou no Termo de Referência – Anexo I deste Edital.

8.10.6 – A desclassificação será decidida motivadamente pelo Pregoeiro, que consignará as razões na ata lavrada na sessão de abertura.

8.11 – Estando em termos a proposta comercial sob análise, o Pregoeiro abrirá o Envelope nº 2 da proponente classificada como a de menor preço e examinará os documentos de habilitação apresentados.

8.11.1 - Será inabilitada a proponente que deixar de apresentar qualquer dos documentos exigidos no ANEXO II do Edital, ou apresentá-lo com prazo de validade expirado, observado se for o caso o disposto no artigo 43, §§ 1º e 2º da Lei Complementar nº 123/06.

8.11.2 – A inabilitação da proponente será decidida motivadamente pelo Pregoeiro, que consignará as razões na ata lavrada na sessão de abertura.

8.11.3 - Para as Licitantes inscritas no SICAF e que apresentem o seu CRC – Certificado de Registro Cadastral como substituto dos documentos exigidos no Anexo II – Documentos de Habilitação, este CRC deverá abranger todos os níveis dispostos no art. 08 do Capítulo II da Instrução Normativa nº 02 de 11/10/2010.

8.11.4- Estes níveis são os de credenciamento, habilitação jurídica, regularidade fiscal federal, regularidade fiscal estadual, regularidade fiscal municipal (mobiliários e imobiliários), qualificação técnica e qualificação econômico-financeira.

8.12 – Verificada a regularidade da documentação apresentada, com o cumprimento das exigências do ANEXO II – DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO deste Edital de Pregão, a

(6)

Edital 0008/2019 Página 6 de 73

proposta sob análise, classificada como a de menor preço, será considerada vencedora e, em não havendo interposição de recurso, ser-lhe-á adjudicado o objeto do certame na própria sessão de abertura, pelo Pregoeiro.

8.13 – Se a proposta sob análise for desclassificada ou a proponente for inabilitada, o Pregoeiro examinará a proposta subsequente, de preço imediatamente superior, e assim sucessivamente até a apuração de uma proponente, devidamente habilitada, cuja proposta atenda integralmente ao Edital.

8.14 - MICROEMPRESA OU EMPRESA DE PEQUENO PORTE

8.14.1 As Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) deverão apresentar toda a documentação arrolada no Anexo II, mesmo que apresentem alguma restrição de pagamento/recolhimento dos impostos. (Certidão Positiva)

8.14.2 Havendo alguma restrição na comprovação da regularidade fiscal, será assegurado o prazo de até 05 (cinco) dias úteis, cujo termo inicial corresponderá ao momento em que a Licitante for declarada vencedora do certame, para o pagamento ou parcelamento do débito, e emissão de eventuais certidões negativas ou positivas com efeito de certidão negativa.

8.14.3 A não regularização da restrição, no prazo previsto no subitem anterior, implicará na perda do direito à contratação, sem prejuízo de demais sanções

.

8.15 – Será então declarada vencedora pelo Pregoeiro e, em não havendo interposição de recurso, ser-lhe-á adjudicado o objeto do certame na própria sessão de abertura.

8.16 – O Pregoeiro reserva-se o direito de negociar com a empresa vencedora visando obter redução sobre o preço vencedor, conforme o inciso XVI do artigo 11 do Decreto 3.555/00 de 08 de agosto de 2.000.

9 - DA ADJUDICAÇÃO E RECURSOS

9.1- Verificado o atendimento das exigências fixadas no Edital, o licitante será declarado vencedor, devendo, impreterivelmente, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, encaminhar ao Pregoeiro o original da nova proposta comercial ajustada, contendo os valores individuais e globais, conforme o lance vencedor, devidamente assinado e rubricado em todas as suas folhas pelo seu representante legal ou procurador.

9.2- O licitante interessado em interpor recurso administrativo contra decisão do Pregoeiro, deverá fazê-lo, obrigatoriamente, ao final da sessão de abertura das propostas, devendo consignar na ata a síntese de suas razões, sob pena de preclusão de seu direito de recorrer.

9.2.1 – O processamento do recurso obedecerá ao disposto nos incisos XVII a XIX do artigo 4º da Lei 10520/2002, e nos incisos XVII a XIX do artigo 11 do Decreto 3555, de 08 de agosto de 2000.

9.3 – Interposto o recurso, o licitante recorrente poderá juntar memoriais no prazo de 03 (três) dias úteis.

(7)

Edital 0008/2019 Página 7 de 73

9.4 – Igual prazo é concedido aos demais licitantes para apresentação de contrarrazões ao recurso, prazo que se iniciará a partir do término do prazo da empresa recorrente para a apresentação de memoriais.

9.5 – A intimação às demais empresas para apresentação de contra razões, no prazo previsto no item 9.4 supra, ocorrerá na sessão de abertura das propostas assegurada a imediata vista dos autos do processo aos interessados.

9.6 – O provimento do recurso acarretará a anulação apenas dos atos não suscetíveis de aproveitamento.

9.7- No julgamento da habilitação e das propostas, o Pregoeiro poderá sanar erros ou falhas que não alterem a substância das propostas, dos documentos e sua validade jurídica, mediante despacho fundamentado, registrado em Ata e acessível a todos, atribuindo-lhes validade e eficácia para fins de habilitação e classificação.

9.8- O encaminhamento das razões de recurso e de eventuais contrarrazões pelos demais licitantes poderá ser realizada de forma eletrônica (documentos digitalizados via e-mail), ressalvada a hipótese de necessidade de instrução das razões ou contra razões recursais com documentos comprobatórios das alegações.

9.9- Decididos os recursos, a autoridade competente fará a adjudicação do objeto da licitação ao licitante vencedor.

10 - DA DEVOLUÇÃO DOS DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO

10.1- Não havendo interposição de recursos ou após a decisão destes, os Envelopes Nº 2 – documentos para Habilitação, não abertos pelo Pregoeiro na sessão, serão devolvidos originalmente fechados às empresas participantes;

10.2- Os documentos de habilitação referentes aos envelopes abertos durante a sessão, não serão devolvidos às licitantes, sendo juntados ao processo.

11 - DAS CONDIÇÕES DE CONTRATAÇÃO

11.1- Homologado o resultado da licitação, o licitante vencedor terá prazo de 03 (três) dias úteis, a contar da data do recebimento da comunicação do CREMESP, para apresentar os seguintes documentos, se já estiverem vencidos os prazos de validade dos apresentados para habilitação:

11.1.1- Certificado de Regularidade do FGTS - Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - CRF expedido pela Caixa Econômica Federal.

11.1.2- Certidão Negativa de Débitos Relativos aos Tributos Federais e à Dívida Ativa da União, emitida pelo Ministério da Fazenda, Secretaria da Receita Federal do Brasil, Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional;

11.1.3- Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas, emitida pela Justiça do Trabalho do Poder Judiciário.

11.2- Se o licitante vencedor não comprovar as referidas condições, será convocado outro licitante, respeitada a ordem de classificação, nos termos do artigo 11, inciso XXII, do Decreto 3.555/00.

(8)

Edital 0008/2019 Página 8 de 73

11.3- O contrato a ser firmado vigerá pelo prazo, proposto pelo licitante vencedor para fornecimento e instalação de peças, limitado ao prazo de vigência de garantia concedido pela fabricante das peças substituídas.

11.4- Eventuais alterações e aditamentos do contrato serão regidos pelo artigo 65 da Lei 8666/93, de aplicação subsidiária nesta licitação.

12 – DAS OBRIGAÇÕES E RESPONSABILIDADES DOS LICITANTES

12.1 O licitante é responsável:

12.1.1- pela fidelidade e legitimidade das informações e dos documentos apresentados em qualquer fase da licitação;

12.1.2- pela manutenção do compromisso de executar o objeto deste Edital, nas condições estabelecidas, dentro do prazo de validade da proposta, caso vencedor da licitação;

12.1.3- pelo cumprimento dos prazos e demais exigências deste Edital;

12.1.4- pela leitura de todas as condições da contratação, constantes da minuta do contrato a ser assinado, não sendo admitida alegação posterior de desconhecimento, 12.2 Nas mesmas penas incorrerá a empresa vencedora da licitação que deixar de assinar, sem justo motivo, o respectivo contrato, no prazo de 05 (cinco) dias úteis após a sua convocação pelo CREMESP, conforme o disposto no artigo 7º da Lei Federal 10.520/2002.

13 – DAS OBRIGAÇÕES DAS PARTES – Vide Anexo I – Termo de Referência. 14 – DAS SANÇÕES ADMINISTRATIVAS

14.1 – Ficará impedido de licitar e de contratar com o CREMESP e /ou com a Administração Pública pelo prazo de até 05 (cinco) anos, garantido o direito de prévia defesa, enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a sua reabilitação pela mesma autoridade que a aplicou, aquele que incorrer em uma ou mais das irregularidades descritas a seguir:

14.1.1 – ensejar o retardamento da execução do objeto do certame; 14.1.2.- deixar de entregar ou apresentar documentação falsa; 14.1.3.- não manter a proposta

14.1.4.- não assinar o contrato no prazo estabelecido, quando convocado dentro do prazo de validade da proposta;

14.1.5 – não atender aos requisitos para assinatura do contrato, 14.1.6.- fazer declaração falsa ou cometer fraude fiscal;

14.1.7 – comportar-se de modo inidôneo;

14.1.8 – falhar ou fraudar na execução do serviço.

14.2 – Além da penalidade prevista acima, à Contratada serão aplicadas as outras sanções previstas em lei ou no contrato.

14.3 – Incorre em crime aquele que impedir, perturbar ou fraudar a realização de qualquer ato do procedimento licitatório, sujeitando-se à pena de detenção de 06 (seis) meses a 02 (dois) anos, e multa (art. 93 da Lei 8.666/93).

(9)

Edital 0008/2019 Página 9 de 73

15 – DAS PENALIDADES

15.1 – O descumprimento, pela Contratada, de quaisquer das obrigações assumidas no Contrato, ensejará a aplicação das penalidades previstas na Clausula Oitava do ANEXO IX - Minuta Contratual – parte integrante do presente Edital.

15.2 – Nas mesmas penas incorrerá a empresa vencedora da licitação que deixar de assinar, sem justo motivo, o respectivo contrato, no prazo de 05 (cinco) úteis após convocado pelo CREMESP, caracterizando o descumprimento total da obrigação assumida, conforme disposto no art.81 da redação em vigor da Lei 8.666/93, de aplicação subsidiária nesta licitação.

16 - DO SANEAMENTO DAS PROPOSTAS

16.1- Serão consideradas como erros sanáveis as falhas irrelevantes cometidas pelos licitantes em relação às propostas apresentadas, assim consideradas as que não digam respeito á exigência de natureza material, legal, fiscal ou as de cunho formal - Documentos de habilitação - que sejam reputadas indispensáveis para a adequada avaliação da pessoa do licitante ou da sua proposta;

16.2- A ausência de apresentação de documento exigido pode ser suprida se a informação, que nele deveria estar certificada ou atestada constar em outro documento, de cunho oficial, apresentado pelo licitante.

16.3- A ausência de assinatura na proposta apresentada ou em documento emitido pelo licitante poderá ser suprida se o representante do licitante estiver presente e, tendo poderes para tanto, ratificá-la no ato.

17 – DOS PEDIDOS DE ESCLARECIMENTO E IMPUGNAÇÕES

17.1 – Qualquer pessoa poderá solicitar esclarecimentos ou impugnar o Edital, observando-se o seguinte:

17.1.1.- as impugnações deverão ser dirigidas ao Pregoeiro até 02 (dois) dias úteis anteriores à data fixada para a abertura da sessão pública, na forma eletrônica (art.18, caput do Decreto 5.450/2005),

17.1.2 – caberá ao Pregoeiro decidir sobre a impugnação no prazo de 24 horas; 17.1.3 – acolhida a impugnação, será marcada e publicada nova data para a realização do certame, e

17.1.4 – os pedidos de esclarecimentos referentes ao processo licitatório deverão ser enviados ao Pregoeiro, até 03 (dias) úteis anteriores à data fixada para a abertura da sessão pública, exclusivamente, via Internet, por meio do e-mail – slc@cremesp.org.br – (art. 12 do Decreto 3.885/2000).

18 – DA REVOGAÇÃO E ANULAÇÃO DA LICITAÇÃO

18.1 – O CREMESP poderá, por motivo de interesse público decorrente de fato superveniente, mediante parecer escrito e devidamente fundamentado, revogar a presente licitação ou, em caso, de verificação de ilegalidade, de ofício ou por provocação de terceiros, anular o procedimento licitatório, total ou parcialmente.

(10)

Edital 0008/2019 Página 10 de 73

19 - DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E PAGAMENTO

19.1 - As despesas decorrentes da contratação, objeto desta licitação, correrão à conta dos recursos consignados no Orçamento do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo para o exercício de 2019.

19.2 – O pagamento destas despesas será efetuado mediante crédito em conta corrente da Contratada. Não serão aceitas cobranças mediante boleto bancário.

19.3 – O CREMESP reterá dos valores faturados os tributos correspondentes ao objeto contratado e os recolherá diretamente aos cofres públicos, como determina a Lei Federal nº 9.430/96, regulamentada pela Instrução Normativa SRF nº 1.234 de 12 de janeiro de 2012 e suas alterações, nas alíquotas constantes no Anexo I da referida Instrução Normativa.

20 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

20.1- É facultada ao Pregoeiro ou à Autoridade Superior, em qualquer fase da licitação, a promoção de diligências destinadas a verificar informações fornecidas pelas proponentes, ou para esclarecer ou complementar a instrução do processo.

20.1.1 - em diligências, antes da adjudicação do objeto à empresa vencedora, o Pregoeiro poderá, a seu critério, exigir dos licitantes visita a clientes que forneceram atestados de capacidade técnica.

20.2- A apresentação das propostas implica na admissão e pleno conhecimento do presente Edital de Pregão, sujeitando-se as proponentes às condições nele estabelecidas.

São Paulo, 13 de março de 2019.

Dr. Mario Jorge Tsuchiya Presidente

(11)

Edital 0008/2019 Página 11 de 73

ANEXO I DO EDITAL DE PREGÃO Nº 0008/2019

TERMO DE REFERÊNCIA

Objeto: Serviço de operação, manutenção preventiva e corretiva, com fornecimento eventual de peças, insumos, mão de obra e materiais para o sistema de ar-condicionado e ventilação mecânica do CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO – CREMESP, Sede e Regionais.

SUMÁRIO

1. Objeto ... ..15

2. Características dos Sistemas SEDE ... ..18

3. Características do Sistema REGIONAS E SUB SEDE ... 19

4. Prestação do Serviço ... 24

5. Profissionais ... 29

6. Horário de Execução ... 32

7. Atestados e Proposta Comercial ... 32

8. Vigência Contratual ... 35

9. Obrigações da Contratada ... 35

10. Fiscalização do Contrato ... 41

11. Pagamento ... 41

Fazem parte integrante deste termo de referência, os seguintes anexos: ANEXO I – Modelos PMOC (Plano de Manutenção Operação e Controle) ANEXO II–Modelo de PLANILHA DE COMPOSIÇÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS (oficial mecânico)

ANEXO III – Modelo de declaração

(12)

Edital 0008/2019 Página 12 de 73

1. OBJETO:

A necessidade de conservação e manutenção de todos os equipamentos do sistema de ventilação e climatização do CREMESP ( SEDE e Regionais ) de forma preventiva e corretiva, sem interrupção, para preservar e conservar todo o parque de equipamentos instalados, patrimônio que merece cuidados especiais pela sua complexidade, valor e importância funcional dos mesmos, bem como a melhora da qualidade do ar dos ambientes climatizados. Manter o PMOC – Plano de Manutenção, Operação e Controle das instalações, conforme PORTARIA nº 3.523 - Ministério da Saúde e ANVISA. O presente termo de referência visa detalhar os elementos necessários à contratação de empresa para prestação do SERVIÇO DE

OPERAÇÃO, MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVA, COM FORNECIMENTO EVENTUAL DE PEÇAS E MÃO DE OBRA PARA O SISTEMA DE AR-CONDICIONADO E VENTILAÇÃO MECÂNICA do Edifício SEDE, localizado na Rua Frei Caneca 1282 - Consolação –SP e regionais no

Estado de São Paulo abaixo :

Delegacia de Americana: R. Fernando Camargo, 895 - Centro, Americana -

SP, Brasil

Delegacia de Araçatuba: R. Conselheiro Oscar Rodrigues Alves, 55 - Vila

Mendonca, Araçatuba - SP, 16010-330,

Delegacia de Araraquara: Av. Rodrigo Fernando Grillo, 207 - Jardim dos

Manacas, Araraquara

Delegacia de Assis: Av. Armando Sales de Oliveira, 40 - Vila Moraes Pinto,

Assis - SP

Delegacia de Barretos: Av. 25, 1426 - Centro, Barretos - SP, 14780-330,

Delegacia de Bauru: R. Luso-Brasileira, 4-44 - Jardim Estoril, Bauru

Delegacia de Botucatu:Praça Isabel Arruda, 157 - Centro, Botucatu - SP,

Delegacia de Bragança Paulista: R. Cel. João Leme, 460 - Centro, Bragança

Paulista

Delegacia de Campinas: Rua Francisco Otaviano, 60 - Jardim Chapadão,

(13)

Edital 0008/2019 Página 13 de 73

Delegacia de Guarulhos: R. José Maurício, 241 - Centro

Delegacia de Itapeva: R. Luís Carriel, 18

Delegacia de Jaú: R. Jordano Zago, 75 - Centro, Jaú

Delegacia de Jundiaí : R. Ademar Pereira de Barros, 21 - Centro,

Delegacia de Limeira: Pc Dr Luciano Esteves, 216 - Centro, Limeira - SP,

Delegacia de Marília : Av. Rio Branco, 1132 - Alto Cafezal,

Delegacia de Mogi das Cruzes : R. Princesa Isabel de Bragança, 235 -

Centro, Mogi das Cruzes

Delegacia de Osasco: R. Dona Primitiva Vianco, 244 – Centro

Delegacia de Piracicaba: Av. Centenário, 446 - São Dimas, Piracicaba

Delegacia de Presidente Prudente: R. Dr. José Foz, 323 - Centro, Pres.

Prudente - SP

Delegacia Metropolitana Regional Leste: R. Padre Adelino, 2074 - Cidade

Mãe do Céu, São Paulo

Delegacia Metropolitana Regional Norte: R. Salete, 200 - Santana, São

Paulo

Delegacia Metropolitana Regional Oeste: Praça Tomás Moros, 81 – 7°

andar – Água Branca

Delegacia Metropolitana Regional sul: Av. Adolfo Pinheiro, 1001 - Santo

Amaro, São Paulo –

Delegacia Metropolitana de Vila Mariana : R. Domingos de Morais, 2187 2º

andar

Delegacia de Registro: R. Pres. Getúlio Vargas, 420 - Centro, Registro

Delegacia de Ribeirão Preto: Rua Chile, 1711, 6º andar, salas 600, 601 e

603, Santa Cruz do José Jacques, Edifício Millennium Work

Delegacia de Santo André: Av. Dom Pedro II, 288

Delegacia de Santos: R. Dr. Olyntho Rodrigues Dantas, 343 - Encruzilhada,

(14)

Edital 0008/2019 Página 14 de 73

Delegacia de São Bernardo do Campo: R. Mediterrâneo, 290 - Jardim do

Mar, São Bernardo do Campo

Delegacia de São João da Boa Vista: R. Carlos Kielander, 68 - Centro, São

João da Boa Vista - SP

Delegacia de São José do Rio Preto: Av. Arthur Nonato, 5035 - Vila São

Manoel, São José do Rio Preto

Delegacia de São José dos Campos: Av. Dr. Nelson d'Ávila, 389 - Jardim

São Dimas, São José dos Campos - SP,

Delegacia de Sorocaba : Av. Barão de Tatuí, 540 - Vila Florinda, Sorocaba -

SP

Delegacia de Taubaté: R. Visc. do Rio Branco, 100 - Centro, Taubaté - SP,

2. CARACTERÍSTICAS DOS SISTEMAS DE CONDICIONAMENTO DE AR - SEDE :

O sistema de ar condicionado do edifício Sede é do tipo Central de Água Gelada , Torres de Resfriamento e Bombas de Circulação de Água ( Condensação+ Gelada)

Nos andares, existem 2 casas de máquinas, nas laterais, com equipamentos fan coils.

A distribuição de ar, na maior parte dos andares, é feita por meio de dutos do tipo giroval, aparentes com grelhas.

No Mezanino, existem dois cassetes 7,5 trs dedicados para Área de auditório e Recepção.

2.1 Composição do sistema SEDE :

01 Chiller Carrier de 225 TRs : em operação normal 791 kw 2º Sub Solo

03 Bombas de Água Gelada ;

(15)

Edital 0008/2019 Página 15 de 73

02 Torres de Resfriamento Semco de 105 TRS cada - localizadas no térreo; Fabricante SEMCO BAC. Modelo VXT-120. Série 978137. Vazão 91,5 m3/h. Tensão 380-660V. Frequência 60Hz. Correia B68 – KW

Mezanino, Térreo e auditório :

1 cassete Carrier 7,5 trs , 02 inverter 10 trs marca Carrier , 03 Condicionadores Split Hi-Wall Springer Carrier 22.000 btu/h ( atende grupo NO-BREAK 2º Subsolo ) 06 Condicionadores Split Piso Teto Carrier 36.000 btu/h para o ambiente Data Center, 01 Condicionador Split Hi-Wall Springer Carrier 24.000 btu/h para Ambiente: Call Center, 01Condicionador Split Hi-Wall Springer Carrier 22.000 btu/h

1 Andar:

02 cassetes Carrier 7,5 trs;

2 Andar :

2 Split de 24000; Springer carrier 04 Fan coils de 10 TRs;

02 Condicionador Split Hi-Wall Midea 22.000 btu/h;

3 Andar = 4 Andar = 5 Andar = 6 Andar :

04 Fan coils de 5 TRs; 7 Andar : 03 Fan coils de 5 TRs ; 8 Andar : 01 Fan coil de 10 TRs 02 Fan coils de 5 TRs; 9 Andar : 02 Fan coils de 10 TRs; 02 Splits Cassetes de 5 TRs 02 splits hi wall de 24000 btus

(16)

Edital 0008/2019 Página 16 de 73

10 Andar :

02 Fan coils de 5 TRs

02 plitts hi wall de 24000 btus

3. CARACTERÍSTICAS DOS EQUIPAMENTOS E QUANTIDADES: REGIONAIS

Delegacia de Americana:

05 - Split hi wall MARCA SPRINGER Modelos

Delegacia de Araçatuba :

04 - Split hi wall MARCA COMFEE modelo 42mmcc12FS Split HIGHWALL

Delegacia de Araraquara :

-

Delegacia de Assis :

03- Split hi wall MARCA MIDEA Modelos M5EI-09CR

Delegacia de Barretos :

03- Split Hi wall Carrier 24000 BTU/h, 01- split hi‐wall , Carrier 36000 BTU/h

Delegacia de Bauru :

01-SPLIT LG MODELO TSNC8825MA2 04-SPLIT LG MODELO M122CD

Delegacia de Botucatu:

02 - SPLIT SAMSUNG MODELO AS18VWBVNXAZ 02 - SPLIT SAMSUNG MODELO AQ12VWBVVNAZ

Delegacia de Bragança Paulista:

(17)

Edital 0008/2019 Página 17 de 73

Delegacia de Campinas:

02 - Split ELETROLUX MODELO SI09F 02 - Split ELETROLUX MODELO SI24F 01 - Split ELETROLUX MODELO SI12F 01 - Split ELETROLUX MODELO SI18F

Delegacia de Franca:

03 - Split ELGIN MODELO 455RFI – 12000-2 01 - SPLIT GREE MODELO GSW18-22L/A

Delegacia de Guarulhos:

01 – SPLIT CENTRAL DUTADO Carrier 42PEA1022 36000 Btu 01 – SPLIT hiwall MODELO SKN18FLA

Delegacia de Itapeva:

03 - SPLIT HIWALL LG MODELO TSNC222TMAQ

Delegacia de Jaú:

02- SPLIT KOMECO MODELO BZ512FC2LX 01 - split elgin modelo srfi 24000 btus

01- split elgin modelo srfi 9000 btus

Delegacia de Jundiaí:

05- SPLIT KOMECO MODELO KOM2S18FC6300

Delegacia de Limeira:

01 - split elgin modelo srfi 12000 btus 03 – ACJ SPRINGER A105RBB

Delegacia de Marília:

01 – SPLIT LG MODELO USNW122HSG3 02 - ACJ SPRINGER 1050

Delegacia de Mogi das Cruzes:

(18)

Edital 0008/2019 Página 18 de 73

Delegacia de Osasco :

01 – SPLIT LG MODELO USNW122HSG3

01 – SPLIT CENTRAL DUTADO Carrier 42PEA1022 36000 Btu

Delegacia de Piracicaba:

03 - PISO TETO ELGIN MODELO PHFI 36000 2 04 - SPLIT ELGIN modelo srfi 9000 btus

Delegacia de Presidente Prudente:

01 - ACJ SPRINGER 1050

01 – ACJ LG MODELO WMM181FGA

02 – SPLIT YORK MODELO HLDA12FS-ADA

Delegacia Metropolitana Regional Leste:

02 – PISO TETO RHEEN RB1PT36AC2B 03 - SPLIT KOMECO MODELO BZ512FC2LX

Delegacia Metropolitana Regional Norte:

01 - SPLIT HIWALL LG MODELO TSNC1825NW5 02 - SPLIT HIWALL LG MODELO TSNC12244W0 01 - PISO TETO LG MODELO TSNC53LLAS 01 - SPLIT HIWALL LG MODELO TSNC092TNW6

Delegacia Metropolitana Regional Oeste:

01 - SPLIT KOMECO MODELO BZ512FC2LX

- 02 – split carrier 42 xqda a 225

Delegacia Metropolitana Regional sul:

01 - SPLIT CENTRAL DUTADO Carrier 42PEA1022 36000 Btu

Delegacia Metropolitana Vila Mariana :

05 - SPLIT SPRINGER MIDEA 12000 BTU 01 - SPLIT SPRINGER MIDEA 24000 BTU 03 - SPLIT SPRINGER MIDEA 9000 BTUS 01 - SPLIT SPRINGER MIDEA 18000 BTUS

(19)

Edital 0008/2019 Página 19 de 73

Delegacia de Registro:

02 - SPLIT HIWALL LG MODELO TSNC1825NW5

Delegacia de Ribeirão Preto:

- 01 - Split SPRINGER Modelo SCC245R

02 - Split SPRINGER Modelo SCC18ES 03 - ACJ SPRINGER MODELO MCA905RB

Delegacia de Santo André:

01 Ar Condicionado Self Hitachi Ar-Remoto DUTADO

Delegacia de Santos:

01 SPLIT HI WALL PHILCO 9000 BTUS 01 SPLIT HI WALL ELGIN 12000 BTUS 03 SPLIT HI WALL ELGIN 24000 BTUS

Delegacia de São Bernardo do Campo:

- 01 – SPLIT BRIZE BZS12FC

Delegacia de São João da Boa Vista:

01 - SPLIT HIWALL LG MODELO TSNC1224YMAL 01 – SPLIT ELGIN MODELO PHFI – 48000-2 01 – SPLIT HITACHI MODELO RACIV12b

Delegacia de São José do Rio Preto:

03 - 01 - SPLIT HIWALL LG MODELO TSNC1224YMAL 01 – SPLIT ELGIN MODELO PHFI – 48000-2 01 – SPLIT HITACHI MODELO RACIV12b

Delegacia de São José dos Campos:

(20)

Edital 0008/2019 Página 20 de 73

Delegacia de Sorocaba:

03 - Split Inverter Springer Midea High Wall 18.000 BTUs 02 - Split Inverter Springer Midea High Wall 9.000 BTUs 02 - Split Inverter Springer Midea High Wall 12.000 BTUs

Delegacia de Taubaté:

01 – SPLIT TRANE MODELO MC W522K10RAB 01 - ACJ SPRINGER MODELO MCA905RB 01 - Split Hi wall Carrier 24000 BTU/h

4. PRESTAÇÃO DO SERVIÇO:

Ao iniciar os serviços de manutenção, a contratada deverá realizar:

 Levantamento Geral- Serão relacionados todos os equipamentos e sistemas existentes, levando-se em conta as suas características técnicas e operacionais, suas reais condições de operação e seus dados nominais.  Cadastramento- Com base no levantamento anterior, todos os equipamentos são cadastrados de acordo com suas características, para inclusão no “Plano de Manutenção”. Nesta fase, em função do levantamento feito em cada equipamento e sistema, são definidas as rotinas necessárias afins de que os mesmos funcionem dentro de suas características operacionais previstas em projeto.

 Plano de Manutenção Corretiva- De acordo com a necessidade de cada equipamento e comum a definição de prioridades será elaborado o Plano de Manutenção Corretiva dos sistemas e equipamentos, específico para cada instalação.

 Relatório Inicial: Será emitido com as considerações sobre o estado geral dos equipamentos e sistemas, informando suas condições operacionais e sugerindo eventuais providências a serem tomadas para melhoria destas condições.

4.1 Os serviços a serem executados deverão ser realizados pela Contratada com base nas recomendações da norma NBR 16401 - Sistemas de Refrigeração, Condicionamento de Ar e Ventilação - Manutenção Programada da ABNT; bem como deverão atender à rotina do Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) do Anexo I da Portaria do Ministério da Saúde 3523/1998; à Resolução - RE 9 da ANVISA; à Lei 4192, que dispõe sobre Limpeza e Inspeção de Ar-condicionado Central; às normas da ABNT; a este Termo de Referência; aos regulamentos das empresas concessionárias; às prescrições e recomendações dos fabricantes; às

(21)

Edital 0008/2019 Página 21 de 73

normas internacionais consagradas na falta das normas da ABNT, ou por normas mais recentes que venham a substituir as elencadas.

4.2 Todos os materiais e produtos a serem empregados nos serviços deverão ser novos (sem uso), e estar de acordo com as especificações, devendo ser previamente submetidas à aprovação, pelo Gestor do Contrato, a relação de marcas a serem utilizadas. No caso dos produtos utilizados na limpeza dos componentes do sistema de climatização, somente serão aceitos os biodegradáveis devidamente registrados no Ministério da Saúde para esse fim.

4.3 Os serviços deverão ser executados de forma a não interromper ou prejudicar os trabalhos e as atividades exercidas no prédio, devendo os serviços de maior vulto, serem executados após o expediente e nos finais de semana, após autorização prévia da Contratante, sem ônus adicionais para este Regional. Deverá ser feita a limpeza de toda a área após a realização dos serviços.

Observação: Considera-se serviço de maior vulto os que por sua complexidade

requeiram uma maior quantidade de horas para sua execução, ou que, por sua localização, possam acarretar transtorno ao usuário ou paralisem o sistema de ar-condicionado central para que seja procedido o reparo.

4.4 O Engenheiro, responsável técnico da contratada, deverá efetuar visita ao local de execução do contrato quando solicitado pelo gestor, devendo emitir relatório sobre as mesmas. Nessas visitas, deverá certificar-se que o PMOC esteja sendo regularmente cumprido, obter aprovação do gestor do contrato sobre os serviços executados na semana anterior, analisar e propor melhorias para o funcionamento do sistema.

4.5 OPERAÇÃO:

O sistema de ar condicionado e exaustão mecânica do edifício nova Sede deverá ser operado pelo colaborador da contratada para atendimentos às solicitações dos usuários, efetuando ajustes que se façam necessários ou para acionamento da equipe de manutenção corretiva, garantindo os ambientes refrigerados (23ºC) das 08 às 22h nos dias úteis.

(22)

Edital 0008/2019 Página 22 de 73

4.6 MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVA

Considera-se Manutenção Preventiva a realização das tarefas constantes da rotina do Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC), o tratamento da água gelada circulante, a limpeza e higienização dos dutos de ar e dos equipamentos; de forma a manter o sistema dentro das condições normais de uso, minimizando a incidência de panes e contaminações.

O plano anual de manutenção preventiva (PMOC), a ser elaborado pela contratada, deverá prever, no mínimo, as atividades e periodicidade elencadas no Anexo I, demonstrando semanalmente as manutenções a serem realizadas ao longo do ano (plano de 52 semanas).

Os serviços de manutenção preventiva poderão ser realizados antes dos prazos previstos caso seja detectada a necessidade, devidamente justificados, obrigando-se a contratada a emitir relatório após cada serviço executado.

O plano de manutenção preventiva deverá ser efetuado mensalmente, comprovando a sua execução através da apresentação de relatórios mensais, conforme modelos de relatórios propostos pela contratada e aprovados pela fiscalização.

A manutenção preventiva deverá prever sem custos ao CREMESP serviços de carga de gás e eliminação de vazamentos bem como a substituição de capacitores nos equipamentos, para demais componentes a contratada deverá elaborar proposta comercial para aprovação que não obriga o CREMESP a firmar a aquisição junto a empresa contratada, podendo ocorrer licitações específicas para aquisição dos objetos ou serviços, em observância à legislação pertinente, sendo assegurada à contratada, a preferência de fornecimento, em igualdade de condições.

Considera-se Manutenção Corretiva àquela que visa reparar todos os defeitos e/ou

falhas detectadas, restabelecendo o pleno funcionamento dos equipamentos.

A - A correção pode advir de problema mecânico, elétrico, eletrônico, desgaste natural do equipamento ou manuseio errado por parte do usuário, ESSAS OCORRÊNCIAS DEVERÃO SER DEVIDAMENTE ANOTADAS NO CAMPO PRÓPRIO DE OBSERVAÇÕES COM OS prazos e condições juntamente com

orçamento detalhado para aprovação PARA RETORNO DO FUNCIONAMENTO

(23)

Edital 0008/2019 Página 23 de 73

B - O prazo para correção, que não se interrompe nos sábados, domingos e feriados, poderá ser prorrogado mediante solicitação por escrito ao fiscal do contrato, em razão de especificidades técnicas ou em decorrência do local de instalação da mesma ou, ainda, em virtude dos serviços desenvolvidos no prédio.

C - A prorrogação do prazo para correção estará sujeita à autorização escrita da Contratante, após a apreciação do GESTOR do Contrato.

D - As manutenções corretivas serão solicitadas pelos usuários ou, excepcionalmente, pelo gestor do contrato, em casos de urgência ou falhas do sistema de abertura de chamados de manutenção.

D.1 - As solicitações dos usuários serão efetuadas através de sistema de chamados para a seção de manutenção, que emitirá ordem de serviço à contratada com descrição do chamado e localidade.

D.2 - O momento para início da contagem de prazo terá seu início com o recebimento da Ordem de Serviço pela contratada ou acionamento via fone pelo gestor do contrato . As ordens de Serviços somente serão consideradas realizadas após a assinatura pelo usuário solicitante ou pelo gestor, conforme o caso, a qual deverá conter no mínimo: a especificação do serviço realizado, as peças porventura utilizadas, o nome, matrícula e assinatura do técnico, o início e o término do serviço. E - Caso algum equipamento/aparelho necessite ser retirado das dependências do para reparo, a remoção deverá ser autorizada pelo CREMESP mediante solicitação prévia da Contratante.

4.7 TRATAMENTO DA ÁGUA GELADA:

O tratamento da água gelada, circulante no sistema de ar condicionado, será feito com aplicação de produtos químicos e comprovação por meio de laudos técnicos mensais, devendo ser efetuado por empresa possuidora de laboratório físico-químico e bacteriológico com corpo técnico capacitado para realização de assistência técnica e análises, devidamente registrado no Conselho Regional de Química. A contratada poderá subcontratar empresa especializada para realização do aludido serviço, desde que previamente comunicado à contratante, O tratamento e água devera contemplar:  Rotina mensal de reposição de produtos e serviços:

 Coleta de água Mensal, para análise físico-química (laboratório central) e fornecimento de laudo analítico;

 Fornecimento de 01 Bomba dosadora para dosagem automática dos produtos químicos,

(24)

Edital 0008/2019 Página 24 de 73 dissolvidos dentro dos limites recomendados.

 Realização de reuniões com o gestor do contrato para avaliação do tratamento em curso,quando necessário;

 Fornecimento de relatório de inspeção, com registro fotográfico, quando da abertura dos equipamentos.

 Limpeza das torres de resfriamento e condensadores.

4.8 LIMPEZA DE DUTOS e DIFUSORES:

A limpeza e higienização de dutos e difusores de ar condicionado será realizada, com frequência anual, por meio de escovação mecânica a seco, com aspiração para remoção de impurezas e outras partículas existentes, quer sejam físicas, químicas ou biológicas, efetuando a higienização final, caso necessária. A descontaminação deverá ser efetuada com produtos sem consistência aquosa.

A abertura de janelas de visita, difusores bem como a desmontagem de dutos e revestimentos, quando necessárias para o acesso ao interior dos dutos, e a posterior recomposição das instalações será de responsabilidade da contratada.

Os serviços serão comprovados através da apresentação de relatório (assinado pelo responsável técnico) e CDs com a filmagem executada simultaneamente com a limpeza.

A contratada poderá subcontratar parcialmente empresa especializada para a realização da limpeza e higienização de dutos, desde que previamente autorizado pela contratante.

4.9 CONTROLE DE TEMPERATURA E TERMOSTATOS:

A operação e controle de temperatura do sistema de ar condicionado e exaustão mecânica do edifício Nova Sede, compreendendo o conjunto de controladores, válvulas, sensores, quadros, painéis, cabos de controle e sinalização e termostatos ficará sob-responsabilidade da contratada.

4.10 APARELHOS DE AR-CONDICIONADO INDIVIDUAIS:

A prestação do serviço consistirá na manutenção preventiva e corretiva dos aparelhos de ar-condicionado relacionados no item 3 deste termo de referência, com uma manutenção preventiva mensal obrigatória, conforme plano de manutenção a ser elaborado pela contratada, contemplando, no mínimo, as atividades do ANEXO I

(25)

Edital 0008/2019 Página 25 de 73

e quantas manutenções forem necessárias, ou mediante solicitação da Contratante, com emprego de pessoal e equipamentos suficientes à eficiente execução do contrato.

Caberá à Contratada a elaboração de Plano de Manutenção Preventiva que será aprovado pela Fiscalização juntamente com a Seção de Manutenção Geral do CREMESP.

4.11 FORNECIMENTO EVENTUAL DE PEÇAS PELA CONTRATADA:

Quando da aprovação da proposta comercial pela contratante para substituição de peças, a contratada será responsável pelo fornecimento de todos os insumos para a execução dos serviços, tais como: mão de obra, equipamentos, peças, material de consumo, ferramentas, instrumentos, transportes e tudo mais necessários à perfeita execução do serviço, bem como pelo seu uso, guarda e conservação, indenizando todo e qualquer dano e prejuízo pessoal e/ou material que deles possam advir, direta ou indiretamente bem como descarte de peças e seu sucateamento.

5. PROFISSIONAIS

:

A manutenção corretiva e preventiva do edifício SEDE do CREMESP, deverá ser realizada por oficial mecânico residente, devidamente habilitado, capacitado e uniformizado. A contratada deverá apresentar cópia dos currículos e da CTPS, que comprovem a sua capacitação e qualificação profissionais necessárias ao exercício das competências contratadas, atualizando sempre que necessário.

A contratada deverá dispor de um corpo técnico com experiência profissional compatível com as atividades previstas para a execução do contrato.

5.1 A contratada manterá um posto de serviços destes profissionais de segunda a sexta-feira, no horário das 08h às 22h; e aos sábados das 07 ás 16 h com jornada semanal de 44 (quarenta e quatro) horas de trabalho;

5.2 Deverá designar 01 (um) engenheiro mecânico com experiência profissional em manutenção de ar-condicionado para responder pelos serviços contratados, devendo apresentar a Certidão de Acervo Técnico da qual conste Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) como responsável técnico por serviço de manutenção de ar-condicionado,

5.3 A Contratada deverá manter, durante todo o horário de funcionamento do CREMESP SEDE, conforme item 2 e 6 do presente termo de referência, pessoal qualificado para execução dos serviços objeto do contrato, devendo apresentar ao Gestor do Contrato, na data de início do contrato, cópia de registro(s) na Carteira de Trabalho e Previdência Social – C.T.P.S, de todos seus funcionários que irão exercer

(26)

Edital 0008/2019 Página 26 de 73 atividades nos prédios deste Egrégio .

5.4 A Contratada, quando da execução dos serviços, deverá observar todas as recomendações concernentes à segurança do trabalho contidas na Norma Regulamentadora NR 18 (ou posterior) a estes profissionais, em especial, quanto à provisão de equipamentos de proteção individual e de proteção coletiva, bem como a fiel observância das normas legais relativas à qualidade do ar de interiores, decorrente do sistema de climatização como um todo, face aos preceitos constantes da Portaria 3.523/98 do Ministério da Saúde e da Resolução re nº 9/2003 da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ou normas, portarias ou resoluções que venham a substituí-las.

5.5 Em caso de necessidade de intervenções preventivas ou corretivas fora do horário acima indicado, inclusive aos sábados e/ou domingos e feriados, por necessidade de parada do sistema por um tempo maior ou por qualquer motivo pertinente, tais procedimentos deverão ser comunicados à Contratante, com antecedência mínima de 48 (quarenta e oito) horas, para a devida análise de implicações e autorização;

5.6 A empresa Contratada deverá manter no CREMESP SEDE as ferramentas, instrumentos e equipamentos necessários à perfeita manutenção do sistema, com, no mínimo, os itens abaixo.

Ferramentas

Jogo de chaves de fendas Jogo de chaves philips Jogo de chaves boca fixa Jogo de chaves allen

Jogo de chaves de boca ajustável J g c v r ub , “gr ”. Alicate universal com cabo isolado Alicate de corte diagonal

Alicate descascador de fios Alicate de pressão

Martelo bola Martelo pena

Martelo de borracha Arco de serra ajustável Saca polia

Chave catraca para refrigeração Jogo de vazador

Tesoura para confecção de juntas Lanternas

(27)

Edital 0008/2019 Página 27 de 73 Lâmpadas de teste estroboscópica. Chave para ajuste de pressostato Chave para ajuste de fusíveis diazed Sacador de fusíveis nh

Ferro de solda Corta tubos Flangeador

Amassador de tubos Pente para aletas Furadeira profissional Jogo de brocas Instrumentos Alicate amperímetro Vacuômetro eletrônico Paquímetro

Termômetro digital a laser Multímetros eletrônicos

Detector de manômetros com manifold

Trena metálica Balança

Equipamentos

Bombas de alto vácuo, no mínimo Equipamentos de solda portátil Máquina slic para limpeza de sistema com gás R- 22

Bombas de lava jato

Conjunto de cilindros de nitrogênio Unidade condensadora para recolhimento de gás refrigerante

Carrinho de carga

uniformes e EPI`s completos

Observações:

5.6.1.1 - A documentação citada deve ser reapresentada sempre que houver a substituição do(s) profissional(s) alocado(s) ao serviço.

5.6.1.2 - Os empregados da Contratada, enquanto permanecerem nas dependências da Contratante deverá trajar uniforme com logotipo da empresa e crachá de identificação.

5.6.1.3 - É de inteira responsabilidade da contratada cuidar para que os serviços sejam prestados dentro dos padrões de excelência, sob os aspectos da organização,

(28)

Edital 0008/2019 Página 28 de 73

eficiência, qualidade e economicidade dos recursos humanos e materiais.

6.HORÁRIO DE EXECUÇÃO DO SERVIÇO SEDE:

6.1 Para que os serviços de operação e manutenção do sistema sejam prestados das 08 às 22h, de segunda a sexta-feira, sábados das 07 às 16 h, de forma a garantir ambientes refrigerados, em razão da periodicidade dos serviços e cumprimento dos prazos contratuais, a contratada deverá manter sempre a permanência de profissional na sala de manutenção, localizada no andar subsolo do edifício.

6.2 Os serviços de manutenção corretiva, para evitar penalidades por excesso de prazo na sua conclusão, poderão ser realizados após, ou antes, destes horários em quaisquer dias da semana, inclusive feriados.

6.3 A contratada deverá disponibilizar na data de assinatura do contrato contato de emergência com o preposto (telefone ou outro meio acessível) a fim de atender, de pronto, às solicitações requeridas pelo Gestor do Contrato.

6.4 A manutenção preventiva e corretiva de nossas regionais deverá ser executada sempre durante o expediente do CREMESP nestes locais, ou seja, de segunda à sexta feira das 09 as 18 h. Qualquer intervenção necessária para execução do contrato que necessite ser realizada fora do horário de expediente deverá ser agendada previamente com o gestor do contrato.

6.5 Observações:

A Contratada deverá solicitar ao Gestor do Contrato, por escrito, com antecedência mínima de 48 horas, autorização para permanência e/ou entrada no prédio ou nas regionais do CREMESP quando necessário para reparos de manutenção corretiva em horário fora do expediente, indicando o(s) nome(s) completo do(s) técnico(s) com respectiva identificação civil e/ou profissional, datas e horários para a execução dos serviços e nome do responsável pelo serviço.

Os casos urgentes e/ou emergenciais deverão ser comunicados imediatamente ao fiscal do contrato.

(29)

Edital 0008/2019 Página 29 de 73

7. Atestados e Proposta Comercial

7.1 Pelo menos 01 (um) Atestado de Capacidade Técnica, fornecido por pessoa

jurídica de direito público ou privado, registrado no CREA de origem, acompanhado da respectiva Certidão de Acervo Técnico (CAT), comprovando que a arrematante executou de forma satisfatória serviço de manutenção de sistema de refrigeração com características pertinentes e compatíveis com as exigidas no presente termo de referência, com o quantitativo e qualitativo exigido que represente um referencial de complexidade e semelhança para atendimento da qualificação técnica, razão pela qual serão aceitos atestados e certidões que comprovem a execução de serviços que correspondam a, no mínimo, 50% da capacidade dos equipamentos instalados nos imóveis pertencentes ao CREMESP relacionados nos itens 2 e 3.

7.2 Certidão de Registro de Pessoa Jurídica, expedida pelo CREA, comprovando o registro da empresa para engenharia mecânica.

7.3 O nome do engenheiro mecânico que será o responsável técnico pelo contrato. Esta declaração deverá estar acompanhada de Certidão de Acervo Técnico (CAT) da qual conste Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do referido engenheiro no exercício da função de responsável técnico por serviço de manutenção de ar-condicionado com características pertinentes e compatíveis com as exigidas no presente Termo de Referência;

Observações:

1-

O CREMESP poderá promover visita às dependências da licitante e consulta às entidades competentes, a fim de comprovar a exatidão das informações contidas nos documentos requeridos. Qualquer divergência ou não veracidade constatada implicará na imediata desclassificação da licitante

2-

Os documentos exigidos poderão ser analisados pelo CREMESP para emissão de parecer técnico em eventual diligência instaurada, o qual poderá considerá-lo no julgamento da habilitação.

(30)

Edital 0008/2019 Página 30 de 73

7.4 DA VISTORIA DOS EQUIPAMENTOS

A(s) Licitante(s) deverão vistoriar todos os equipamentos e instalações das unidades

SEDE e Delegacia Regional de Jundiaí, sendo certo que a vistoria ensejará a

emissão de comprovante pelo CREMESP em cada unidade vistoriada.

a)

A vistoria poderá ser realizada no período de 18/03/2019 a 22/03/2019, das 9 as

18h, devendo, neste caso, ser previamente agendada junto à Seção de Manutenção - SMG, através do telefone através de e-mail: slc@cremesp.org.br

b)

As dúvidas de natureza técnica, porventura surgidas por ocasião da vistoria serão esclarecidas pela mesma Seção, mediante expediente dirigido à Comissão Permanente de Licitação.

c)

Em hipótese alguma, o desconhecimento das condições operacionais poderá ser alegado como justificativa para inexecução ou execução irregular do serviço a ser prestado.

7.5 ELEMENTOS PARA A PROPOSTA COMERCIAL:

A.

Será julgada vencedora a proposta que, atendendo a todos os requisitos técnicos previstos neste termo de referência, contiver O MENOR VALOR GLOBAL para a prestação do serviço.

B.

A arrematante deverá apresentar junto da proposta comercial e de preços a

PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS do profissional a ser alocado

para desempenhar as atividades no edifício SEDE. A PLANILHA deverá estar

conforme Instrução Normativa n° 05 de 2017 do MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E GESTÃO, o modelo está disponível para

download no site www.compranet.gov.br (ANEXO VII-D MODELO DE PLANILHA DE

CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS) informando o custo por profissional que será

alocado no CREMESP SEDE , de forma a cumprir com eficiência todas as obrigações previstas no presente termo de referência. Modelo de Planilha consta no ANEXO I deste termo de referência.

C.

As Microempresa e empresas de pequeno porte EPP, no ato do

preenchimento da PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS, não poderão optar pelo regime tributário do Simples, devido as hipóteses vedadas pelo art. 17, da Lei Complementar nº 123/2006 no inc. XII, que estabelece a

(31)

Edital 0008/2019 Página 31 de 73

impossibilidade de microempresas ou empresas de pequeno porte que realizam cessão ou locação de mão-de-obra participar do Simples Nacional.

D.

A Planilha de Custos e Formação de Preços deste termo de referência deverá ser considerada pela(s) licitante(s) no momento da elaboração de sua proposta, competindo à(s) mesma(s) dimensionar adequadamente seus custos inerentes à contratação de modo a cumprir (em) com eficiência todas as obrigações previstas no presente Termo de Referência.

E.

A arrematante informará em sua proposta comercial qual a norma coletiva

(acordo, convenção ou dissídio coletivo) que serviu de supedâneo para valores

elencados em suas planilhas de custos, atribuídos aos salários dos profissionais e demais benefícios inerentes à categoria profissional. Caso a arrematante não informe a norma coletiva aplicável, serão consideradas as disposições previstas em Convenção Coletiva homologado no presente exercício de 2019, celebrada entre o

SINDICATO DA INDÚSTRIA DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS, GÁS, HIDRÁULICAS E SANITÁRIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO, como norma coletiva reguladora dos

direitos trabalhistas dos profissionais vinculados ao contrato (salários e demais benefícios).

Observação: O quantitativo de profissionais informados é meramente estimativo,

utilizado para efeito único de elaboração da estimativa de custos, responsabilizando-se a Contratada, contudo, pela eficiente execução dos responsabilizando-serviços com o número de profissionais indicado em sua planilha, para o cumprimento integral e eficiente das obrigações previstas no presente termo de referência.

7.6 VIGÊNCIA CONTRATUAL:

7.6.1. O prazo de vigência contratual será de 12 meses, contado a partir do recebimento da AUTORIZAÇÃO PARA INÍCIO DOS SERVIÇOS, cujo Termo será emitido pelo gestor do contrato em até 30 (trinta) dias após a assinatura do instrumento contratual, ressalvada a hipótese de prorrogação contratual nos termos do art. 57, II da Lei nº 8.666/93.

(32)

Edital 0008/2019 Página 32 de 73

8 OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA:

A contratada deverá:

8.1 Em até 15 (quinze) dias após assinatura do contrato, apresentar um plano de trabalho para os primeiros 3 (três) meses do contrato, a ser aprovado pelo fiscal do contrato, contemplando as manutenções corretivas e preventivas de todos os equipamentos do sistema de refrigeração, inclusive sistema de automação e controle, promovendo adequação, reparos e regulagem dos equipamentos, dentro das condições estipuladas pelo fabricante. Estão incluídos nessa manutenção: a manutenção dos chillers, bombas de água gelada, fan coil, fancoletes, sistema de automação (conforme orientação do fabricante, do projetista ou outras informações técnicas pertinentes ao assunto), limpeza de: dutos de ar condicionado, bandejas, difusores, tubulações, calhas e demais componentes.

8.2 Apresentar ao Gestor do Contrato, no prazo máximo de 05 (cinco) dias do início do contrato, listagem dos equipamentos, ferramentas e utensílios de sua propriedade (descrevendo tipo, características e quantidades), que permanecerão guardados nas dependências do Edifício.

8.3 Apresentar, em até 30 (trinta) dias da data da assinatura do contrato, o PMOC - Plano de Manutenção, Operação e Controle – contemplando, no mínimo, as atividades e periodicidade elencadas no Anexo I e em conformidade com o Anexo 1 da Portaria Ministerial nº 3523/98. O PMOC deverá conter planos de tarefas a serem executadas e os modelos de relatórios a serem apresentados. Caso o PMOC não seja aprovado pela fiscalização, esta cientificará a Contratada para, no prazo de 05 (cinco) dias, fazer os ajustes necessários.

8.4 Apresentar mensalmente, até o dia 15, plano de manutenção preventiva para o mês seguinte, demonstrando as tarefas a serem executadas diariamente e em conformidade com o PMOC anual. Este item tem por objetivo possibilitar a fiscalização acompanhar a execução dos serviços.

8.5 A Contratada deverá informar à Fiscalização, na data da assinatura do contrato, o(s) número(s) de telefone(s) para contato com a empresa, seu preposto e Responsável Técnico do contrato.

Referências

Documentos relacionados

Procedimento de Uso Toxicologia IV: (1) deixar o soro liofilizado e a ampola em repouso à temperatura ambiente (15ºC-30ºC) por 20 minutos; (2) agitar rigorosamente a

(2001) originou-se da adaptação da Escala de Estresse Ocupacional (Cooper, Sloan & William, 1988) a amostras de trabalhadores off-shore oil chineses, tendo

O objetivo desta Ata é o REGISTRO DOS PREÇOS, conforme Especificações, quantitativos e preços constantes no Anexo I deste Termo, que tem como objeto a SELEÇÃO DAS

“....Logo, diante do inequívoco descumprimento do título executivo judicial, sem justo motivo, correta a sentença que determinou a Quebra da agravada, sobretudo por não

A produção nacional de medicamentos anti-retrovirais é fator essencial para a viabilidade da distribuição universal e gratuita Hoje, o Brasil produz oito anti-retrovirais, destes

Contratação de empresa especializada na prestação de SERVIÇO TELEFÔNICO FIXO COMUTADO (STFC) para as ligações na modalidade Longa Distância Nacional (LDN),

1.1 Constitui objeto do presente a Prestação de Serviços de Mídia Digital, conforme as especificações constantes do Anexo I do Edital, condições previstas neste

2 do artigo 9.° da LPDP que o tratamento de dados pessoais relativos a suspeitas de atividades ilícitas, condenações penais, decisões que impliquem medidas de