• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

0

RELATÓRIO FINAL

ESTÁGIO

PROFISSIONALIZANTE

Diana Ruivo Marto | a2014168

MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA

Ano letivo 2019/2020

Orientador: Prof. Doutor Joaquim de Sousa Gago

Regente: Prof. Doutor Rui Maio

(2)

1

Índice:

I. INTRODUÇÃO e OBJETIVOS ... 2

II. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS ... 3

Estágio de Ginecologia e Obstetrícia ... 3

Estágio de Saúde Mental ... 3

Estágio de Medicina Geral e Familiar ... 4

Estágio de Pediatria ... 5

Estágio de Cirurgia ... 6

Estágio de Medicina ... 6

III. ELEMENTOS VALORATIVOS ... 7

IV. REFLEXÃO CRÍTICA ... 8

(3)

2

I. INTRODUÇÃO e OBJETIVOS

O Estágio Profissionalizante, que integra o 6º ano do plano de estudos do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da Nova Medical School, é um período de formação pré-graduada de exercício clínico programado e orientado, que permite ao estudante de medicina desenvolver e aperfeiçoar competências necessárias para a sua vida profissional futura. Coordenado pelo Professor Doutor Rui Maio, é composto por estágios parcelares, nos quais o aluno é integrado na rotina diária das diferentes equipas médicas, sob orientação de um tutor, realizados em seis especialidades médicas nucleares: Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Mental, Medicina Geral e Familiar, Pediatria, Cirurgia e Medicina.

Desta forma, com base na leitura das fichas das unidades curriculares e dos documentos The Tunning Project - Learning Outcomes/Competences for Undergraduate Medical Education in Europe e “O Licenciado Médico em Portugal”, defini para este estágio os seguintes objetivos:

1) Reconhecer necessidades de aprendizagem e trabalhá-las, de forma a melhorar o meu desempenho ao longo do estágio; 2) Integrar-me nas equipas médicas e multidisciplinares de forma a otimizar a minha capacidade de trabalho em equipa; 3) Saber identificar as patologias mais frequentes e abordá-las corretamente, pressupondo, para tal, o aperfeiçoamento das técnicas de colheita de história clínica e exame objetivo, pedido racional de exames complementares de diagnóstico, formulação de diagnósticos diferenciais e estabelecimento de planos de seguimento e terapêutica adequados, incorporando os conceitos de prevenção de doença e promoção da saúde; 4) Desenvolver a capacidade de avaliar o doente sob o modelo biopsicossocial da medicina, bem como reconhecer a importância da prática de uma Medicina Baseada em Evidência (MBE); 5) Praticar procedimentos técnicos específicos de cada especialidade, de forma supervisionada; 6) Aquisição de valores éticos, consciência profissional e capacidades comunicativas com os doentes e familiares, procurando estabelecer uma relação empática e centrada na pessoa, com consciência do potencial terapêutico da relação médico-doente. 7) Além dos objetivos supracitados, estabeleci como meta pessoal, usufruir das oportunidades que me sejam concedidas, ao longo dos vários estágios, para fortalecer e adquirir conhecimentos na área da Anestesiologia, uma vez que esta é a área de especialização que gostaria de seguir.

O presente relatório, tem por finalidade descrever, de forma sucinta, as atividades desenvolvidas ao longo deste ano. Desta forma, após esta nota introdutória, com a descrição dos objetivos propostos, estruturei o relatório nas seguintes 3 partes: descrição sumária das atividades desenvolvidas em cada estágio parcelar; elementos valorativos extracurriculares; e uma reflexão critica global, no qual faço uma avaliação pessoal sobre cada estágio e dos objetivos a que me propus. Em anexo, encontram-se os certificados das atividades descritas nos elementos valorativos.

(4)

3

II. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Estágio de Ginecologia e Obstetrícia

- 9 de Setembro a 4 de Outubro de 2019

Realizei o estágio parcelar de Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Cuf Descobertas, sob orientação da Professora Doutora Ana Patrícia Domingues. Durante o estágio, participei ativamente em 4 tipos de consultas: senologia, patologia do colo do útero, obstetrícia e ginecologia. Nas consultas de ginecologia, destaco a oportunidade de puder conduzir, de forma orientada, consultas de patologias comuns, de planeamento familiar e de rastreio oncológico e também de praticar o exame ginecológico e mamário, citologias e ecografias ginecológicas, algo que nos anos anteriores raramente pude realizar. Nas consultas de obstetrícia, pude acompanhar a vigilância da gravidez normal e de risco, nas quais pude sistematizar os principais parâmetros a avaliar e exames a requisitar nas diferentes fases da gravidez, praticar o exame objetivo da grávida, entender alguns princípios básicos da ecografia obstétrica e reconhecer a complexidade da patologia da gravidez. Nas consultas de senologia, destaco que foi o primeiro contacto prático que tive com doença oncológica da mama, o qual foi particularmente útil para aprender a diferenciar entre um exame mamário inocente e patológico. Além disso, tive a oportunidade de assistir e participar em várias cirurgias ginecológicas. Participei, semanalmente, no Serviço de urgência (SU), onde contactei com algumas patologias ginecológicas e obstétricas agudas, acompanhei a evolução de grávidas em trabalho de parto e pude assistir e ajudar em partos e cesarianas. Assisti ainda às reuniões do serviço e a reuniões multidisciplinares e no final do estágio, apresentei o artigo “Prophylactic antibiotics in the prevention of infection after operative vaginal delivery (ANODE)”.

Por último, destaco a oportunidade de acompanhar semanalmente, de forma extracurricular, a equipa de Anestesia deste hospital, sob orientação do Dr. Osvaldo Cardoso e do Dr. Fernando Morais Torres, à qual estou extremamente grata, pois sei que me será muito útil no futuro.

Estágio de Saúde Mental

- 7 a 31 de Outubro de 2019

Realizei o estágio parcelar de Saúde Mental na Clínica 3 - Psiquiatria Geral e Transcultural (PGT) - do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL), sob tutoria do Dr. Ciro Oliveira e em estreita colaboração com o Dr. António Bento. O serviço de PGT, além da sua componente de psiquiatria geral, distingue-se pela especial dedicação ao apoio dos refugiados e sem-abrigo, o que me permitiu um contacto com atividades e perfis de doentes diferentes do habitual. Do ponto de vista de aprendizagem teórica, considero que os seminários teórico-práticos, lecionados pelo Professor Dr. Miguel Talina e pelo Dr. Pedro Mateus, no início do estágio, e todas as sessões de formação semanais a que pude assistir, contribuíram para tornar o estágio mais proveitoso. No internamento,

(5)

4

pude seguir o acompanhamento diário de doentes com casos complexos de patologia psiquiátrica aguda, com os quais tinha tido pouco contacto no ano anterior, e desta forma, praticar ativamente a colheita da anamnese e o exame do estado mental. Pude também participar nas consultas comunitárias em Mafra, tendo observado tanto doentes estáveis, com ótimo controlo da sua patologia, como doentes que manifestavam os primeiros sinais de descompensação da sua doença. No SU do Hospital S.José, contactei com patologias psiquiátricas de um amplo espectro de gravidade (deste perturbações de ansiedade ligeiras, distúrbios alimentares, a episódios maníacos e tentativas de suicídio), tendo reconhecido a importância de realizar, neste contexto, uma anamnese sistematizada e de estabelecer uma comunicação efetiva com o doente. Destaco ainda a minha participação em atividades particulares deste serviço, nomeadamente: no Grupo Psicoterapêutico do CHPL, que promove a socialização e reintegração dos doentes na sociedade; as Consultas Abertas ao Mundo, nas quais a maior afluência é por pessoas sem-abrigo; no grupo de apoio aos refugiados, do Centro de Acolhimento para Refugiados(CAR); e nas saídas de rua de apoio aos sem-abrigo, onde me apercebi do quão prevalente e subdiagnosticada é a patologia psiquiátrica nesta população.

Estágio de Medicina Geral e Familiar

- 4 a 29 de Novembro de 2019

Realizei o Estágio de Medicina Geral e Familiar na USF Vale do Sorraia, em Coruche, sob orientação do Dr. Carlos Ceia. Durante este estágio, acompanhei o meu tutor nas várias vertentes que esta especialidade engloba. Assim, participei ativamente nas consultas programadas de Planeamento Familiar, Saúde Materna, Saúde Infantil, Saúde de Adultos, Consulta de Hipertensão, de Diabetes e de Cessação Tabágica, o que me permitiu familiarizar com uma grande diversidade de patologias, nas diferentes faixas etárias. Pude também acompanhar consultas domiciliárias e em lares, tendo constatado as dificuldades diárias com que se deparam os doentes e os seus cuidadores, em situações de doença avançada e de incapacitante e que exigem uma abordagem integrada, multidisciplinar, procurando maximizar a qualidade de vida. Além disso, a USF Vale do Sorraia conta com um Serviço de Atendimento Permanente, no qual pude contactar com patologia aguda, principalmente infeciosa, traumática e de descompensação de patologia crónica, mas também situações urgentes, com necessidade de abordagem rápida, adaptada aos recursos limitados da unidade e por vezes, de referenciação hospitalar.

Destaco, assim, neste estágio, a oportunidade diária de realizar consultas, sob supervisão, de forma progressivamente mais autónoma. Este exercício complexo e desafiante, realizado de forma sistemática, permitiu-me tomar consciência das minhas principais dificuldades, as quais fui tentado colmatar. Adquiri progressivamente competências de gestão de tempo e dos serviços informáticos, reforcei os meus conhecimentos teóricos, aprendi a fazer o registo médico orientado

(6)

5

por problemas, melhorei as minhas técnicas de colheita de anamnese e de exame objetivo dirigidos, aprendi a interpretar alguns exames pela primeira ver e a formular o plano terapêutico do doente. Considero, assim, que esta atividade foi estruturante para minha formação e útil para o meu futuro. Como atividade extracurricular, destaco a oportunidade de participar no programa “1 Minuto de Saúde” da Rádio Voz do Sorraia, um programa diário de rubricas sobre temas de saúde, transmitidos numa linguagem acessível e destinados a desmitificar e aumentar literacia da população. Durante o mesmo, gravei um total de 11 temas, os quais estão descritos nos Anexos.

Estágio de Pediatria

- 2 de Dezembro de 2019 a 10 Janeiro de 2020

Realizei o estágio de Pediatria no Hospital Dona Estefânia, sob orientação da Dr.ª Catarina Diamantino, subespecializada em Endocrinologia Pediátrica. Como tal, as principais atividades decorreram nas Consultas Externas de Endocrinologia Pediátrica e Diabetes, o que se revelou muito útil pelo facto não ter tido um contacto prévio com estas patologias em contexto pediátrico. As principais patologias que observei foram as alterações do crescimento e desenvolvimento, obesidade, diabetes, alterações tiroideias e síndromes genéticas. Desta forma, tive a oportunidade de treinar o exame objetivo dirigido, com especial atenção para a medição correta de parâmetros antropométricos e palpação tiroideia e nas consultas de obesidade e diabetes, apercebi-me da importância de uma abordagem multidisciplinar e do envolvimento ativo de todo o agregado familiar. Acompanhei também a minha tutora semanalmente no Serviço de Urgência (SU), no qual tive contacto tanto com patologia aguda frequente e benigna, como com casos mais graves e raros, nomeadamente de meningite e de doença de Kawasaki. Neste contexto, pude treinar mais ativamente a colheita da anamnese e o exame objetivo, o pedido e interpretação de exames e a discussão de hipóteses diagnósticas e terapêuticas. Destaco esta atividade no SU, como talvez a mais enriquecedora, dado o elevado número de casos e patologias que observei, abrangendo os vários grupos etários e também pelo facto de, no ano anterior, ter tido muito pouco contacto com o contexto de urgência.

Pude também assistir a consultas de Imunoloalergologia com o Dr. João Gaspar Marques e participar nas atividades do Serviço de Cardiologia Pediátrica do Hospital St.ª Marta. Assisti às reuniões de passagem de doentes, às sessões clínicas, à aula teórica de Imunoalergologia sobre “Anafilaxia na Criança” e participei no Workshop de Emergências Pediátricas. No final do estágio, apresentei a história clínica que elaborei, de uma menina de 11 anos com hipertensão intracraniana idiopática e um seminário, em grupo, sobre “Hipertensão em idade pediátrica”.

(7)

6

Estágio de Cirurgia

– de 13 de Janeiro a 13 de Março de 2020

O estágio de cirurgia decorreu ao abrigo do Programa ERASMUS+, na Polónia, na Medical University of Silesia, em Katowice, tendo frequentado alguns dos principais hospitais da região. Durante o período de estágio, contactei com 6 especialidades cirúrgicas, num total de 9 semanas: 2 semanas em Cirurgia Geral e Endocrinológica; 2 semanas em Ortopedia; 2 semanas em Cirurgia Pediátrica; 1 semana em Cirurgia Cardíaca, Vascular e de Transplante; 1 semana em Cirurgia Torácica; e 1 semana em Cirurgia Oncológica. Durante as semanas de Cirurgia Geral e Endocrinológica pude assistir a consultas, realizar, de forma orientada, múltiplos procedimentos na pequena cirurgia, examinar doentes no pós-operatório, aprender os princípios básicos da ecografia mamária e participar diariamente em Cirurgias (maioritariamente da tiroide), como ajudante. Nas semanas de ortopedia, pude assistir e participar em algumas cirurgias (sendo as cirurgias da coluna as que mais me impactaram) e no serviço de urgência, destaco o facto de ter auxiliado na imobilização de fraturas e na redução de luxações, algo que nunca tinha feito antes. As semanas de Cirurgia Pediátrica foram as minhas preferidas, tanto pela disponibilidade e interesse demonstrado pelo meu tutor e por toda a equipa, para me ensinarem, como pelo elevado número de patologias que observei pela primeira vez na consulta externa, internamento e cirurgia, nos vários grupos etários. Aqui, participei de uma forma especialmente ativa em múltiplas cirurgias, por via aberta e laparoscópica, observei cirurgias complexas em recém-nascidos e realizei alguns procedimentos na no internamento. O estágio da semana de Cirurgia Cardíaca, Vascular e de Transplante, que realizei num dos principais hospitais de cardiologia do país, foi também particularmente interessante, uma vez que pude assistir a algumas intervenções pela primeira vez, nomeadamente a Substituição percutânea da válvula aórtica (TAVI), cirurgias de patologia de grandes vasos, bypass coronário e ainda um transplante cardíaco. Pude também acompanhar doentes em cuidados intermédios e intensivos e compreender a complexidade do acompanhamento anestésico neste tipo de doentes. Na semana de Cirurgia Torácica, assisti a cirurgias, maioritariamente de patologia pulmonar, sob Videotoracoscopia, observei fibroscopias e assisti a alguns seminários, dedicados aos alunos de ERASMUS, sobre patologia oncológica pulmonar. Finalmente na semana de Cirurgia Oncológica, observei cirurgias de patologia oncológica colorretal, da mama, cerebral e urológica e assisti a algumas consultas de pós-operatório.

Estágio de Medicina

Neste estágio, face a todas as restrições e condicionantes que esta pandemia nos trouxe, não tivemos a possibilidade de realizar um estágio prático. Ainda assim, os nossos orientadores, o Prof. Doutor Sousa Guerreiro, a Dr.ª Teresa Garcia e o Dr. André Almeida, dedicaram-se para que este

(8)

7

estágio contribuísse para a nossa formação. Desta forma, foi-nos pedido que realizássemos um trabalho de revisão, com posterior discussão no dia 15 de Junho, sobre o tema “COVID-19: uma doença sistémica? Manifestações e complicações não respiratórias”, pertinente no contexto atual. Considero que este exercício melhorou as minhas capacidades de pesquisa e principalmente de interpretação dos métodos e limitações dos estudos, tendo em conta que lidamos com uma doença recente, sobre a qual a literatura é ainda por vezes escassa e contraditória.

III. ELEMENTOS VALORATIVOS

Durante os últimos 6 anos procurei enriquecer a minha formação e melhorar não apenas a minha componente académica, mas também a minha componente social e humana e abraçar novas oportunidades. Desta forma, ao longo do meu percurso, integrei vários projetos de voluntariado, entre os quais destaco como mais marcantes, o voluntariado no Hospital dos Capuchos, que realizei durante um ano, a atividade de “Apoio aos Sem Abrigo da Área Metropolitana de Lisboa” e o projeto Marca Mundos. No projeto Marca Mundos, durante o meu 3º ano, realizei múltiplos rastreios e uma missão de voluntariado internacional médico, em parceria com a Organização AIESEC, durante 6 semanas, num lar de idosos em Wraclow, na Polónia.

Tentei também ampliar os meus conhecimentos, através da participação, ao longo do curso, em várias palestras, workshops e congressos. Destaco aqui os eventos que em que participei durante o meu 6º ano, que considero que mais contribuíram para o meu crescimento pessoal e enquanto futura profissional: as “Jornadas de Cardiologia de Lisboa Ocidental”; o “Curso Online Preparar Dados em Saúde”; os Webinars “1º Congresso Nacional Imunoalergologia”, “Urgências em ORL”, “Nutrição materno-infantil”, “Nutrigenética”, “Infertilidade” e “Medicina Baseada na Evidência” e ainda a palestra “Menos Estigma, Mais Saúde Mental”.

Além destas atividades, procurei ao longo do curso, tornar sempre os meus verões produtivos, nomeadamente através da participação em estágios extracurriculares, nacionais e internacionais. Em 2016, realizei um Curto Estágio Médico em Férias (CEMEF) em Medicina Geral e Familiar, no Centro de Saúde de Leiria – Dr. Gorjão Henriques, durante 2 semanas. Em 2018, realizei um estágio internacional de Anestesia, no Hospital afiliado à Wroclaw Medical University, na Polónia, durante 3 semanas. Finalmente, em 2019, realizei, no mesmo hospital, na Polónia, um estágio de Medicina de Emergência, durante 4 semanas. Destes, considero que os dois últimos foram especialmente marcantes, tendo-me permitido conhecer mais detalhadamente a especialidade de Anestesia, pela qual desenvolvi um especial interesse. Foram estágios muito práticos, durante os quais tive oportunidade de observar e realizar procedimentos complexos, sob supervisão, entre os quais destaco, a colocação de um cateter venoso central e a realização de uma traqueostomia, bem como

(9)

8

ter contacto com a medicina de urgência pré-hospitalar e o transporte de doentes graves, tendo sido uma experiência muito intensa e interessante, fora do contexto a que estava habituada.

IV. REFLEXÃO CRÍTICA

Num ano que se afigura não apenas como o culminar da formação médica pré-graduada, mas também como um ano de transição, pretendi adquirir e consolidar competências académicas teóricas e práticas e desenvolver aptidões de relação interpessoal, éticas e morais, procurando tornar-me progressivamente mais responsável e competente, na execução dos meus atos médicos.

A pandemia pelo SARS CoV-2 surpreendeu o mundo e obrigou a uma reorganização da nossa sociedade. O nosso ensino médico hospitalar ficou condicionado nos últimos meses, em prol da segurança de todos. Ainda assim, sendo a formação médica um continuo e tendo obtido um ótimo aproveitamento nos restantes estágios práticos, faço um balanço bastante positivo deste ano. De um modo geral, considero que ao longo deste estágio profissionalizante, a minha postura de interesse e dedicação, me permitiu consolidar conhecimentos basilares, desenvolver o meu raciocínio clínico e melhorar o meu desempenho na avaliação e abordagem do doente. Adquiri técnicas de comunicação verbal e não-verbal e lidei igualmente com questões éticas e morais, que promoveram o meu crescimento pessoal e melhoraram a minha conduta para com os doentes. No entanto, reconheço que ainda tenho um longo caminho de pela frente. Identifiquei inúmeras necessidades de aprendizagem, algumas das quais se afiguram ainda como um desafio, nomeadamente no que toca à prescrição terapêutica, mas que pretendo colmatar progressivamente, durante o meu percurso de formativo, que não acaba aqui.

Numa análise mais detalhada dos estágios, destaco, no estágio de Ginecologia e Obstetrícia, que a excelente organização e coordenação de toda a equipa, me permitiram que tivesse contacto com as várias vertentes da especialidade e que fosse aprendendo a realizar a avaliação clínica de forma correta. Considero que ter estagiado num hospital privado me trouxe vantagens, nomeadamente pelo contacto com tratamentos e equipamentos inovadores, mas poderá também ser a razão de, principalmente em contexto de urgência, ter contactado com uma menor diversidade de patologia aguda e complexa. Durante o estágio de Saúde Mental, apercebi-me do impacto do estigma associado à doença mental e de como é fundamental um acompanhamento estruturado e multidisciplinar, para promover a funcionalidade dos doentes. Considero que tive uma ótima integração na equipa do serviço e que a diversidade de patologias, atividades e contextos com que contactei, se destacam como um dos principais pontos positivos. No entanto, penso que teria também sido benéfico para a minha formação, o contacto com a população pediátrica. No estágio de Medicina Geral e Familiar, considero que a possibilidade de conduzir

(10)

9

consultas de forma autónoma, foi um dos elementos mais estruturantes, tendo aprendido a estabelecer as prioridades e objetivos da consulta e a gerir a utilização dos programas informáticos, sem comprometer a relação com o doente. Aprendi técnicas de comunicação e de conduta e pude-me aperceber do papel do médico, não só ao nível do diagnóstico e referenciação precoce, mas também na promoção da saúde e prevenção de doença e distúrbios familiares, e, portanto, da necessidade de uma abordagem biopsicossocial. No estágio de Pediatria, destaco o SU como um momento de aprendizagem e treino ativo, através do contactado com múltiplas patologias. Apercebi-me de que, nesta faixa etária, conquistar a confiança e colaboração do doente durante a avaliação, se pode tornar um desafio e que, como tal, é fundamental estabelecer uma boa relação com os pais. Lamento apenas a curta passagem pelo internamento e considero que um sistema de rotatividade por várias subespecialidades, poderia tornar este estágio ainda mais enriquecedor. No estágio de Cirurgia, na Polónia, pude ficar a conhecer algumas especialidades cirúrgicas com as quais tinha tido pouco contacto nos anos anteriores, sendo esta a principal mais valia de ter realizado este estágio fora. Considero que foi um estágio muito organizado e completo, no qual tive um ótimo acompanhamento pelos meus tutores, a oportunidade de observar e executar vários procedimentos pela primeira vez e de melhorar o nível do meu inglês médico. Em relação ao Estágio de Medicina, não posso deixar de expressar a minha tristeza pelo facto de esta pandemia ter impedido a nossa prática hospitalar. Ainda assim, face a todas as condicionantes, considero que o trabalho que realizámos foi especialmente útil para melhorar a minha capacidade de análise e interpretação crítica de estudos científicos, cultivando a importância de praticar uma medicina baseada na evidência. Por fim, não posso deixar de destacar as oportunidades que me foram dadas de aprofundar os meus conhecimentos na área de Anestesia, estando muito grata a todos os médicos que se disponibilizaram a fazê-lo de forma voluntaria, mas extremamente dedicada.

Desta forma, acredito ter cumprido a globalidade dos objetivos inicialmente traçados, sendo que para tal contribuiu a organização dos serviços e toda a dedicação dos tutores que me acompanharam. Neste ponto, destaco também a oportunidade que a faculdade nos dá, de termos um contacto precoce com a prática clínica e um ensino tutelado individual, adaptado às necessidades de cada aluno, potenciando a nossa aprendizagem.

Não posso deixar de expressar a minha enorme gratidão à faculdade que me formou e a todas as pessoas que contribuíram para a minha constante aprendizagem e crescimento pessoal. Agradeço a todos os tutores e docentes, pela enorme dedicação e profissionalismo, aos amigos e colegas, que cresceram comigo, e um profundo agradecimento aos meus pais, que tornaram este sonho possível, que me apoiaram incondicionalmente em todo o meu percurso formativo e me permitiram ter experiências extracurriculares que me marcaram.

“Há um vencedor dentro de cada um de nós, só tens de acreditar que és aquele”

Tiago Henriques dos Santos (3/11/1991-26/05/2020)

(11)

10

V. ANEXOS

ANEXO I: Trabalhos realizados no âmbito dos estágios parcelares

Projetos de Voluntariado:

• ANEXO II: Projeto de Voluntariado Hospitalar da LAU – Hospital dos capuchos [2014/2015] • ANEXO III: Apoio aos Sem Abrigo da Área Metropolitana de Lisboa [4.05.2016]

• ANEXO IV: Projeto de Voluntariado Internacional – Marca Mundos [2016/2017]

Formações e Conferências:

• ANEXO V: Jornadas de Cardiologia de Lisboa ocidental [18-19.10.2019] • ANEXO VI: Webinar 1º Congresso Nacional Imunoalergologia [22.05.2020]

• ANEXO VII: Webinar - Urgências em ORL [28.05.2020]

• ANEXO VIII: Webinar - Nutrição Materno-Infantil [01.06.2020] • ANEXO IX: Webinar – Nutrigenética [11 e 18.05.2020]

• ANEXO X: Webinar – Infertilidade [23.05.2020]

• ANEXO XI: Webinar – Medicina Baseada na Evidência [09.09.2020] • ANEXO XII: Palestra - “Menos Estigma, Mais Saúde Mental” [10.10.2019]

• ANEXO XIII: Curso Online Preparar Dados em Saúde (Apresento o comprovativo de Inscrição, uma

vez que o certificado de participação ainda não está disponível) [16.06.2020]

Estágios Extracurriculares:

• ANEXO XIV: Curto Estágio Médico em Férias (CEMEF) em Medicina Geral e Familiar, no Centro de

Saúde de Leiria – Dr. Gorjão Henriques [25.07.2016 – 05.08.2016]

• ANEXO XV: Estágio internacional de Anestesia, no Hospital afiliado à Wroclaw Medical University,

(12)

11

ANEXO I: Trabalhos realizados no âmbito dos estágios parcelares

Anexo II: Voluntariado Hospitalar no Hospital dos Capuchos

Estágio Parcelar

Trabalhos realizados

Ginecologia e Obstetrícia

Jornal Club: “Prophylactic antibiotics in the prevention of infection after operative vaginal delivery (ANODE)”

Medicina Geral e Familiar

Gravações para o programa “minuto para a saúde”, da Rádio Voz do Sorraia (21 de Novembro): Gravidez ectópica; Doença Inflamatória Pélvica; Dia Internacional dos Direitos Humanos; Importância das regras na idade pré-escolar; HPV; Eczema de Contacto; Isquémia Mesentérica; Quisto Ovárico; Abuso de Benzodiazepinas; Importância de estimular a leitura nas crianças.

Pediatria Seminário: “Hipertensão em idade pediátrica”

Medicina Trabalho de revisão sobre o tema: “COVID-19: uma doença

(13)

12

Anexo III: Apoio aos Sem Abrigo da Área Metropolitana de Lisboa

(14)

13

ANEXO V: Jornadas de Cardiologia de Lisboa ocidental

(15)

14

ANEXO VII: Webinar - Urgências em ORL

(16)

15

ANEXO IX: Webinar – Nutrigenética

(17)

16

ANEXO XI: Webinar – Medicina Baseada na Evidência

(18)

17

ANEXO XIII: Curso Online Preparar Dados em Saúde

ANEXO XIV:

Curto Estágio Médico em Férias (CEMEF) em Medicina Geral e Familiar, no Centro de

(19)

18

• ANEXO XV: Estágio internacional de Anestesia - Hospital afiliado à Wroclaw Medical University,

Referências

Documentos relacionados

Em primeiro lugar gostaria de agradecer à minha família por me apoiar e incentivar a frequentar o ensino superior. Sem eles nada seria possível e não poderia estar onde

sendo lícito ao julgador exigir mais do que um concessionário normalmente prudente e zeloso. O juiz deverá bastar-se com a demonstração pela concessionária de

Como apenas os colaboradores da área de gestão de processos dominavam o conteúdo e os demais colaboradores não tinham conhecimento deste tipo de projeto, o

Este sería el caso de la propia Roma en la Edad Media, ciudad que es bien conocida desde el punto de vista urbano e histórico, pero no tanto de sus fundamentos políticos y

Esse instrumento é composto por cinco dimensões do estilo de vida, sendo: atividade física, nutrição, controle do estresse, comportamento preventivo e relacionamento

Investigadora integrada do IHC-FCSH-UNL – Polo da Universidade de Évora, onde tem trabalhado no Grupo de Investigação CEHFCi a fotografia como prática científica e cultural

Dai-me somente um moço que me guie e conduza onde está minha família, pois com ela este velho pobre e cego os dias passará que ‘inda lhe restam da miserável vida tao

Incentivou-se, também, a comunicação e partilha de ideias, dando-se instruções claras e havendo, sempre, a certificação de que o aluno tinha compreendido as