• Nenhum resultado encontrado

EDITAL Nº 43/2012. Art. 4º O candidato deverá atender ao perfil estabelecido no quadro abaixo: 01*(CR)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL Nº 43/2012. Art. 4º O candidato deverá atender ao perfil estabelecido no quadro abaixo: 01*(CR)"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

EDITAL Nº 43/2012

Processo Seletivo de Docentes do

Curso de Arquitetura e

Urbanismo Estácio FIC 2012. A REITORIA do Centro Universitário Estácio do Ceará - Estácio FIC, no uso de suas atribuições e regimentais, torna pública a abertura de inscrição para seleção de professores para quadro de docentes.

I. DO PROCESSO SELETIVO DE PROFESSORES

Art. 1º O processo seletivo compreende o acesso de professores para ao quadro de docentes do Centro Universitário Estácio do Ceará - Estácio FIC.

II. DAS INSCRIÇÕES:

Art. 2º As inscrições deverão ser feitas no período de 29 de Outubro a 16 de Novembro de 2012, na Secretaria Geral de Professores da Unidade Moreira Campos, Rua Visconde de Mauá, 1940 –Aldeota, de segunda a sexta de 09:00h às 20:00 h.

Art. 3º O candidato(a), ou pessoa por ele(a) autorizado(a), deverá apresentar os seguintes documentos:

I – Curriculum Vitae (Plataforma Lattes / CNPQ) atualizado e com as respectivas comprovações;

II – Cópia autenticada do CPF e RG;

III – Cópia autenticada frente e verso do Diploma de Graduação, Certificado de Especialização e Diplomas de Mestrado e/ou Doutorado (reconhecido pela CAPES);

IV – Cópia autenticada da carteira de trabalho (Folha de rosto, qualificação civil, contratos de trabalho);

V – Comprovações acadêmicas em outras instituições de Ensino Superior; VI – Cópias de certificados que tiverem acima de 40 horas;

VII – Cópias das produções científicas dos últimos 3 anos. III. DOS REQUISITOS:

Art. 4º O candidato deverá atender ao perfil estabelecido no quadro abaixo:

Curso Área Disciplinas Vagas Turno

Título mínimo exigido Pós-graduação exigida Arquitetura e Urbanismo Projeto de Arquitetura Ateliê de Projeto 01 Manhã Tarde e Noite

Mestre Áreas afins

Expressão Gráfica Desenho de Arquitetura e Representação e Análise da Forma Arquitetura Digital 02 Manhã Tarde e Noite

Mestre Áreas afins

(2)

______________________________________________________________________________________________ Teoria da Arquitetura Teoria Crítica da Arquitetura 1 e 2 01 Manhã Tarde e Noite

Mestre Áreas afins

Tecnologia Estrutura 1; Estrutura 2

01

Manhã e

Noite Mestre Áreas afins

01*(CR) Urbanismo e Paisagismo Teoria e História do Urbanismo e Teoria e Historia do Paisagismo Ateliê de Paisagismo Planejamento Urbano e Regional 01 Manhã e

Noite Mestre Áreas afins

01

*(CR) – Cadastro reserva

Parágrafo primeiro. Os candidatos inscritos para as áreas de Projeto de Arquitetura, Teoria da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo deverão ser graduados em Arquitetura e Urbanismo, obrigatoriamente.

Parágrafo segundo. Os candidatos inscritos para a área de Tecnologia deverão ser graduados em Engenharia Civil, obrigatoriamente.

Parágrafo terceiro. Os candidatos, ao se inscreverem, deverão ter disponibilidade de horário nos turnos indicados.

Art. 5º As áreas e os conteúdos referentes à seleção previsto neste edital estão descritas no ANEXO II.

IV. DAS ETAPAS DE AVALIAÇÃO:

Art. 6º O processo será composto por 3 fases de caráter eliminatório, conforme preconiza Regulamento do Processo Seletivo de Professores:

I. Análise do currículo do (a) candidato (a); II. Entrevista;

III. Prova didática.

Parágrafo único. O Candidato (a) será previamente avisado (a) sobre a data e o horário de seu comparecimento ao processo seletivo.

Art. 7º O processo seletivo acontecerá no período de 19 a 27 de novembro de 2012, podendo ocorrer no período da manhã, tarde ou noite, conforme previsão abaixo:

I. A Análise dos currículos ocorrerá nos dias 19 a 21 de novembro de 2012; II. As entrevistas, nos dias 22 e 23 de novembro de 2012;

III. As provas didáticas realizar-se-ão no período 26 e 27 de novembro de 2012. V. DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA A PROVA DIDÁTICA:

Art. 8º O tema escolhido para prova didática será definido a partir do ementário de cada área conforme ANEXO II.

(3)

VI. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS:

Art. 9º A Divulgação dos resultados da seleção será dia 03 de dezembro de 2012 na Coordenação do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Estácio do Ceará – Estácio FIC, Unidade Via Corpvs, telefone 3270-6747 / 3270 6762.

VI. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS:

Art. 10 A inscrição do candidato implicará conhecimento e tácita aceitação das normas e condições estabelecidas no Regulamento do Processo Seletivo.

Art. 11 A habilitação do candidato no Processo Seletivo não lhe assegura o aproveitamento automático, mas garante-lhe, apenas, a expectativa de direito de ser admitido dentro da ordem classificatória no período de 1(um) ano, atendendo a necessidade de vagas neste período, ficando a concretização desse ato condicionada à observância das normas regimentais do Estácio FIC.

Art. 12 Não é permitido o contato do candidato com a banca examinadora.

Art. 13 A contratação do professor ficará condicionada à necessidade e formação de turmas de acordo com os critérios estabelecidos pelo Estácio FIC.

Art. 14 Os casos omissos neste edital serão resolvidos pela Reitora do Centro Universitário Estácio do Ceará – Estácio FIC.

Fortaleza, 22 de outubro de 2012.

Ana Flávia Alcântara Rocha Chaves Reitoria

(4)

______________________________________________________________________________________________ ANEXO I CRONOGRAMA ATIVIDADES DATA Inscrições 29 de outubro a 16 de novembro de 2012

Análise dos currículos 19 a 21 de novembro de 2012

Entrevistas 22 e 23 de novembro de 2012 Provas didáticas 26 e 27 de novembro de 2012 Resultado 03 de dezembro de 2012

(5)

ANEXO II

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA A PROVA DIDÁTICA Curso: ARQUITETURA E URBANISMO

Disciplina: Ateliê de Projeto I Conteúdo:

Panorama do Campo da Arquitetura: Áreas de atuação do arquiteto e urbanista; a Cidade como território de atuação do arquiteto; Projeto e Tipologia; Projeto e Função; Conceituação das etapas de elaboração do projeto. Pesquisa e Análise de Projeto: Pesquisas, partido arquitetônico e programa de necessidades; Conceitos fundamentais de análise do projeto; Escalas e representações; Processos de pesquisa e documentação.

Projeto: Forma, espaço e proporção.

Disciplina: Teoria Crítica da Arquitetura I Conteúdo:

Introdução ao universo arquitetônico. O espaço e o campo sensorial do observador. Metodologia de Projeto: Interação entre teoria e prática arquitetônicas. Panorama geral e histórico da Arquitetura: O abrigo primitivo; Espírito gótico; Movimento moderno e contemporâneo.

Disciplina: Teoria Crítica da Arquitetura II Conteúdo:

Conceituação da Edificação: Programas de necessidades da Arquitetura Contemporânea; Estudos de casos. Reflexão e Crítica: Arquitetura como área de conhecimento; Arquitetura como produção de pensamento; Arquitetura visionária e paper architecture; O papel ativo da crítica. Movimento Moderno: As vanguardas arquitetônicas: Futurismo, Construtivismo, De Stjl, Secessão, etc; Le Corbusier: idéias e obras; Bauhaus: idéia e legado; Mies van der Rohe: ideias e obras; Frank Lloyid Wright; Movimento moderno no Brasil: a escola carioca. Arquitetura Contemporânea: Desenvolvimento da arquitetura moderna pós II Guerra Mundial e transformações na arquitetura; A escola paulista; Crítica à arquitetura moderna; Introdução a crítica pós-moderna; Tendências atuais; Aplicações no Brasil.

Disciplina: Arquitetura Digital I Conteúdo:

Noções básicas do ambiente digital; Fundamentos do desenho digital; Representação gráfica arquitetônica auxiliada por meio digital, utilizando o software AutoCAD 2011 como ferramenta.

Disciplina: Arquitetura Digital II Conteúdo:

Produtividade na criação de desenhos arquitetônicos no meio digital: Padronização de arquivos – Template; Comandos de criação múltipla; Seleção rápida de entidades; Edição de propriedades; Edição de entidades; Criação e utilização de blocos com atributos. Processos de impressão: Layout de impressão – pranchas padrão; Ajuste da escala do desenho no layout; Ajuste e criação de biblioteca de penas para impressão; Salvamento de arquivos PDF. Reprodução de um projeto arquitetônico de média complexidade: Planta baixa; Cortes longitudinais e transversais; Elevações – Fachadas; Situação e localização. Noções básicas do ambiente digital tridimensional: Ambiente de trabalho; Visualizações do

(6)

______________________________________________________________________________________________ modelo tridimensional; Ampliação do sistema de coordenadas x,y para x,y,z. Métodos de modelagem tridimensional: Criação de sólidos; Transformação de entidades bidimensionais em entidades tridimensionais; Criação de malhas; Edição de objetos tridimensionais: operações booleanas; Movimentação e rotação de entidades no espaço tridimensional. Reprodução de um modelo tridimensional arquitetônico de média complexidade: Modelagem por planta baixa; Modelagem por elevações; Montagem.

Disciplina: Representação e Análise da Forma I Conteúdo:

Percepção visual; Representação da forma e do espaço; Expressão gráfica através de desenhos à mão livre; Metodologia visual.

Disciplina: Desenho de Arquitetura I Conteúdo:

Conceituação, Metodologia e Instrumentalização; Geometria aplicada; Aplicação de conceituação e de geometria.

Disciplina: Estrutura 1 Conteúdo:

Sistemas Estruturais Básicos: Cabos, Arcos, Vigas de Alma Cheia; Treliça; Viga Vierendeel, Pilares;Associação dos Sistemas Estruturais: Cabo x Cabo, Cabo x Arco, Cabo x Treliça, Cabo x Viga alma cheia, Cabo x Viga Vierendeel, Cabo x Pilar, Arco x Arco, Arco x Treliça, Arco x Viga alma cheia, Arco x Viga Vierendeel, Arco x Pilar, Treliça x Treliça, Treliça x Viga de alme cheia, Treliça x Viga Vierendeel, Treliça x Pilar, Viga de alme cheia x Viga de alme cheia, Viga de alme cheia x Viga Vierendeel, Viga de alme cheia x Pilar, Viga Vierendeel x Viga Vierendeel, Viga Vierendeel x Pilar, Pilar x Pilar.

Disciplina: Estrutura 2 Conteúdo:

Introdução: Equilíbrio de forcas; Resultantes; Sistemas estruturais; Natureza dos carregamentos; Estruturas Isostáticas: Vigas biapoiadas sujeitas à flexão simples; Classificação de esforços simples e compostos; Diagramas de esforços simples; Quadros isostáticos; Treliças.

Disciplina: Teoria e História do Paisagismo Conteúdo:

Fundamentos: Conceitos de Paisagem e paisagismo; Elementos organizadores da paisagem e agentes de transformação; Escalas de abordagem: do planejamento ao jardim; Reflexões sobre o aquecimento global e o papel do arquiteto paisagista. As primeiras manifestações paisagísticas: da antiguidade até a Idade Média. A consolidação do paisagismo: do século XV ao XIX. O paisagismo no Brasil da época do descobrimento até o século XIX. O paisagismo pós-moderno nos Estados Unidos e Japão e a difusão dos conceitos de liberdade e irreverência no desenho da paisagem. O surgimento da consciência ecológica e os parques ambientais. A produção paisagística brasileira atual.

Disciplina: Ateliê de Paisagismo Conteúdo:

Conceitos e definições: Dialética entre forma e função em relação a escala do projeto; Tipologias do espaço exterior e seus limites; Fenomenologia aplicada ao espaço exterior;

(7)

Vias urbanas: Revestimentos e pavimentações; Canteiros ajardinados e arborização urbana; Mobiliário: bancos, postes, lixeiras, etc.

Praças: O traçado, as circulações, setorização de atividades; Paginação de pisos: materiais, cores e texturas; O componente vegetal como elemento de projeto; Elementos construtivos e mobiliário urbano.

Parques urbanos: Componentes de base ecológica: o solo, a água e a vegetação e sua importância no clima das cidades; Implantação de patamares em terrenos acidentados e remanejamento de curvas de níveis; Identificação dos ecossistemas locais: fragilidades e formas de proteção.

Representação gráfica do projeto paisagístico: Instrumentais gráficos para a composição de um projeto de paisagismo (técnico, artístico e/ou digitais); Normatização e técnica de apresentação e leitura do projeto paisagístico.

Pesquisa e partido paisagístico: Apresentação do terreno; Análise da legislação ou restrições existentes; Possíveis abordagens; Pesquisa de referenciais paisagísticos semelhantes. Projeto Paisagístico: A compreensão do sítio: recolhimento e análise de dados; Percepção dos elementos sócio-culturais; Metodologia da concepção do projeto; Conceito de intervenção: abordagem formal; Concepção: o ato criativo.

Disciplina: Planejamento urbano e regional Conteúdo:

Analise Urbanística: Desenvolvimento urbano / Plano Diretor; Aspectos históricos; Memória coletiva urbana; Critérios de preservação e renovação.

Intervenção Urbana: Identificação de limites de intervenção; Diagnóstico analítico; Analise de características e potencialidades; A imagem urbana.

Referências

Documentos relacionados

Como exportar Orçamentos para Excel (Avançado) com formato do dono de obra/concurso.. Como importar um Orçamento do Excel (Avançado) no formato do dono de

(6) ∆ιάκενο της υποδοχής Μια φθαρµένη ή παραµορφωµένη υποδοχή εξάγωνης ή τετράγωνης τρύπας δεν θα δώσει επαρκή σφίξη στην εφαρµογή ανάµεσα στο παξιµάδι

Outra forma de se conseguir flores com pétalas largas é fazer cruzamentos usando esses clones, como por exemplo, a famosa C. puntata "Pintada do Tenente" que deu origem a

No contexto em que a Arte é trabalhada como recurso didático-pedagógico na Educação Matemática (ZALESKI FILHO, 2013), pode-se conceber Performance matemática (PM) como

a) A atropina é um alcalóide extraído, principalmente da planta Atropa belladona , usado na forma de sulfato, consiste em um bloqueador muscarínico potente com ação tanto

Realizou-se um cotejamento entre as competências ideais definidas no SWEBOK e as previstas no Projeto do curso ASTI. Encontra-se em andamento o mapeamento das competências percebidas

conversão à glicose: a apresentação do amido na dieta e sua quantidade nesta influi na velocidade de sua fermentação, já o açúcar livre no rúmen pode aumentar a osmolaridade

6.9 Consideram-se como dias úteis, e para efeito de contagem dos prazos expressamente previstos neste Contrato como úteis, aqueles em que houver expediente