• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

NOVA MEDICAL SCHOOL | FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

ANO DO

M

ESTRADO

I

NTEGRADO EM

M

EDICINA

ANO LECTIVO 2015/2016

(2)

ÍNDICE

1 INTRODUÇÃO E OBJECTIVOS ... 2

2 SÍNTESE DAS ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS ... 3

2.1 ESTÁGIO DE MEDICINA ... 3

2.2 ESTÁGIO DE CIRURGIA ... 3

2.3 ESTÁGIO DE MEDICINA GERAL E FAMILIAR ... 4

2.4 ESTÁGIO DE PEDIATRIA ... 5

2.5 ESTÁGIO DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA ... 5

2.6 ESTÁGIO DE SAÚDE MENTAL ... 6

2.7 PREPARAÇÃO PARA A PRÁTICA CLÍNICA E ESTÁGIO CLÍNICO OPCIONAL ... 7

3 REFLEXÃO CRÍTICA ... 7

(3)

I

NTRODUÇÃO

O 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina constitui um ano profissionalizante, organizado em estágios parcelares, que tem como principal objectivo o desenvolvimento de competências e a possibilidade dos alunos aprofundarem e integrarem os conhecimentos adquiridos nos anos anteriores de forma a se preparem para o Internato do Ano Comum e o Internato de Formação Específica.

O presente relatório tem como finalidade descrever de forma sucinta as várias actividades desenvolvidas pela aluna ao longo do estágio profissionalizante do 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina. A sua organização obedece à seguinte estrutura:

Introdução, onde são explicitados os objectivos do relatório; Síntese das Actividades Desenvolvidas, que inclui uma exposição breve das actividades realizadas em cada

estágio, sendo que o primeiro semestre foi realizado no âmbito do programa de mobilidade Erasmus na Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Rio de Janeiro; e por fim, uma Reflexão Crítica na qual faço uma apreciação da minha prestação assim como do cumprimento dos objectivos propostos; e Anexos.

Neste âmbito, os objectivos específicos para este ano foram: adquirir competências relacionadas com o diagnóstico e diagnóstico diferencial das principais patologias médicas e cirúrgicas - incluindo a sintomatologia associada, diagnóstico e tratamento; o desenvolvimento de autonomia na avaliação de doentes e tomada de decisões clínicas - quer em contexto de cuidados de saúde primários, quer em meio hospitalar; desenvolver competências relacionadas com a avaliação de doentes em contexto de urgência, e desenvolvimento de aptidões de comunicação e interação eficaz com os doentes, famílias e profissionais de saúde e, por último, a aplicação de princípios éticos e de uma abordagem humanista na prática médica.

(4)

SÍNTESE

DAS

ACTIVIDADES

ESTÁGIO DE MEDICINA (21/09/2015 A 13/11/2015)

O estágio de Medicina Interna decorreu no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob a regência do Dr. João Marcello e a tutoria da Dra. Camila Marinho e do Dr. César Amorim. Durante as 8 semanas de estágio tive a oportunidade de integrar a equipa do serviço de Gastroenterologiada do hospital no desempenho das suas actividades diárias. Estas consistiram na participação activa no trabalho de Enfermaria, acompanhando a evolução clínica e elaborando os diários clínicos dos doentes que me eram atribuídos e debatendo o seu plano diagnóstico e terapêutico. Diariamente assisti e participei nas visitas médicas, onde eram apresentados e discutidos todos os doentes internados na Enfermaria. Semanalmente decorria também um Journal Club, no qual eram discutidos artigos de revisão escolhidos pelos internos ou pelo staff, sendo apresentados pelas estudantes do 6ºano. Estes artigos de revisão incidiam sobretudo em patologias apresentadas por algum dos doentes que se encontrava internado, e como tal, era oportuno rever. Considero que este estágio foi o mais proveitoso visto que a equipa me concedeu desde o início muita autonomia para observar os doentes, com liberdade para colocar as minhas questões e dúvidas. O acompanhamento da Consulta Externa teve também um peso considerável neste estágio, tendo assistido semanalmente às consultas de Hepatologia, Endocrinologia, Medicina Interna e Nefrologia. A componente formativa contemplou, para além da participação nos

Journal Clubs do serviço de Gastroenterologia, cinco seminários no âmbito da unidade

curricular, e a apresentação com três colegas de um seminário sobre as guidelines Americanas para Doença Hepática Crónica/Cirrose.

(5)

O estágio de Cirurgia decorreu no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob a regência do Dr. Joaquim Ribeiro Filho e a tutoria do Dr. Rafael Busatto. Durante as 8 semanas do estágio de Cirurgia Geral, tive a oportunidade de acompanhar as actividades da especialidade de Cirurgia Plástica, nas vertentes de Consulta Externa e Bloco Operatório, bem como com a especialidade de Anestesiologia. Ainda que a possibilidade de contactar com outras valências tenha sido um factor enriquecedor, o tempo dedicado à Cirurgia Geral veio a revelar-se escasso para o cumprimento de alguns objectivos. Durante o estágio participei nas actividades do Bloco Operatório, onde tive a possibilidade de participar como primeira ajudante em actos cirúrgicos (excisão de um tumor cutâneo e colocação de expansor em contexto de reconstrução mamária), da Pequena Cirurgia, onde auxiliei numa blefaroplastia da pálpebra superior e inferior, e da Consulta Externa. No âmbito da componente teórica do estágio, as atividades dividiram-se entre os seminários semanais, dedicados à apresentação de temas por parte dos alunos e cujo tema do meu grupo foi: ‘Insuficiência renal aguda, Insuficiência respiratória aguda, Tromboembolismo, Coagulação/Transfusões e Queimaduras’; seminários teóricos sobre Anestesiologia, e ainda, sessões clínicas no serviço de Cirurgia Plástica.

ESTÁGIO DE MEDICINA GERAL E FAMILIAR (25/01/2016 A 19/02/2016)

O estágio decorreu na Unidade de Saúde Familiar de São João do Estoril, sob orientação da Dra. Eunice Carrapiço. Durante este período pude acompanhar vários médicos, internos e enfermeiras no desempenho das suas actividades diárias - Consultas de Saúde de Adultos, Saúde Materna, Saúde Infantil e Juvenil e Planeamento Familiar. Em relação à componente prática tive oportunidade de realizar diversas consultas de forma autónoma, ainda que com supervisão da minha tutora. Assisti ainda às consultas do dia, não programadas, de carácter mais agudo. Realizei uma história clínica completa,

(6)

que se focou não só na doença mas também no plano biopsicossocial e familiar da pessoa, incluindo uma lista dos problemas e um genograma. Tive a oportunidade de acompanhar a Dra. Eunice num domicílio, o que foi bastante instrutivo no que toca à abordagem biopsicossocial e familiar do utente. Destaco a relevância deste estágio, na medida em que me permitiu conhecer a realidade de uma população bastante heterogénea em termos etários e de patologias, assim como compreender o papel privilegiado do médico de família na medicina preventiva e na prestação de cuidados de saúde integrados e continuados.

ESTÁGIO DE PEDIATRIA (22/02/2016 A 18/03/2016)

O estágio de Pediatria teve lugar na Unidade de Infeciologia do Hospital de Dona Estefânia e foi orientado pela Dra. Flora Candeias. Na enfermaria, tive a oportunidade de auxiliar a equipa médica na sua atividade assistencial diária, quer participando na colheita de anamnese e realização de exame objectivo, quer redigindo diários clínicos, notas de entrada e de alta. A frequência semanal no Serviço de Urgência teve um papel importante na medida em que complementou a Enfermaria. Foi também importante a possibilidade de treinar a gestão da relação com os pais. No que se refere à Consulta Externa, tive a oportunidade de acompanhar a minha tutora na consulta de Imunodeficiências, tendo sido bastante enriquecedora tal como o contacto com a área de Imunoalergologia. Houve também inúmeras sessões formativas, leccionadas quer pelo serviço quer pelos alunos, para além das reuniões da Pediatria Médica. Realizei uma história clínica e um trabalho sobre o tema ‘Encefalite por H1N1’.

ESTÁGIO DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA (28/03/2016 A 22/04/2016)

O estágio de Ginecologia e Obstetrícia teve lugar no Hospital dos Lusíadas, sob a orientação do Dr. Luís Vicente. A Unidade de Obstetrícia e Ginecologia deste hospital

(7)

contém um centro de Procriação Médica Assistida (PMA), o que levou a que tivesse tido a oportunidade de contactar com uma grande variedade de actividades nesta área, com a qual nunca tinha contactado anteriormente e que considero ter sido muito enriquecedora não só do ponto de vista dos conhecimentos teóricos adquiridos mas também por ter tido a oportunidade de observar como se procede ao acompanhamento de casais com problemas de fertilidade e o impacto da intervenção médica nas suas vidas. Gostaria de destacar o acompanhamento de casais na consulta de infertilidade, a observação de transferência de embriões, punções ováricas e a oportunidade de ter assistido a todo o trabalho executado no laboratório da PMA, nomeadamente a avaliação de espermogramas, descongelamento e congelamento de embriões, transferência de embriões, processamento de oócitos após punções ováricas, fertilizações in vitro e micro-injecções. Relativamente às actividades da Ginecologia, pude observar consultas de Ginecologia e exames complementares de diagnóstico – colposcopias, histerossalpingografias e ecografias ginecológicas. Frequentei também o bloco operatório onde assisti a diversas cirurgias, sendo as mais frequentes miomectomias e excisão de endometriomas, bem como a oportunidade de participar como segunda ajudante. Na Obstetrícia, acompanhei gestantes e puérperas nas Consultas Externas e Internamento. Durante o estágio frequentei ainda o Serviço de Urgência, onde assisti a diversos partos eutócicos e distócicos. No que respeita actividades formativas, tive a oportunidade de assistir às reuniões do serviço semanalmente e de apresentar um seminário sobre o tema ‘Corticoesteróides Prénatais’.

ESTÁGIO DE SAÚDE MENTAL (26/04/2016 A 20/05/2016)

O estágio de Saúde Mental decorreu no Hospital de Dia do Serviço de Psiquiatria do Hospital Fernando Fonseca (HFF) sob a orientação do Dr. João Carlos Melo. O primeiro dia de estágio decorreu na Faculdade de Ciências Médicas, e foi orientado pelo

(8)

Prof. Dr. Miguel Xavier, tendo-se discutido potenciais situações no âmbito da especialidade com as quais os alunos se poderão deparar no decurso da sua carreira profissional em contexto do Serviço de Urgência, nomeadamente: tentativa de suicídio; síndrome de privação; e agitação psico-motora e agressividade. No Hospital de Dia acompanhei as diversas actividades organizadas durante os vários dias da semana com os doentes, nomeadamente aos grupo psicoterapêuticos e actividades de grupo. Pude ainda assistir às sessões clínicas todas as semanas, e à reunião com as equipas comunitárias, que decorriam também semanalmente, em sistema rotativo. Dois dias por semana do estágio foram dedicados a um projecto de investigação.

PREPARAÇÃO PARA A PRÁTICA CLÍNICA E ESTÁGIO CLÍNICO OPCIONAL

Uma vez que efectuei horas clínicas extra durante o meu período de estudos no Rio de Janeiro, foi-me atribuída creditação a estas duas unidades curriculares, não as tendo frequentado.

REFLEXÃO

CRÍTICA

O sexto ano, sendo um ano de estágio profissionalizante, é um ano muito aguardado, uma vez que os conhecimentos teóricos acumulados durante os anos anteriores podem finalmente ser colocados em prática. Assim, no final deste ano de carácter essencialmente prático, e retrospectivamente, julgo poder afirmar que foi um ano muito positivo em que consegui globalmente alcançar os objectivos propostos inicialmente e descritos no início deste relatório.

Os estágios de Medicina e de Medicina Geral e Familiar foram, no meu entender, os estágios de maior importância este ano pela integração numa equipa e pela autonomia que me foi conferida na avaliação dos doentes que me eram atribuídos. Apesar de ter contactado sobretudo com patologia gastrointestinal no estágio de Medicina, considero ter

(9)

evoluído bastante ao longo do mesmo. Durante o estágio de Medicina Geral e Familiar tive a oportunidade de realizar várias consultas praticamente sozinha, tendo a supervisão da minha tutora. Destaco o papel fundamental dos assistentes que, de uma forma geral e em cada estágio, incentivaram a avaliação e discussão das patologias dos doentes.

Nos estágios de Pediatria, Medicina e Medicina Geral e Familiar tive ainda oportunidade de realizar diários clínicos e/ou notas de entrada e alta, o que se revela bastante importante para a prática clínica futura do Internato do Ano Comum. Além disso, no estágio de Medicina tive oportunidade de desenvolver capacidades relacionadas com a apresentação dos doentes durante a visita clínica, aspecto que se revela também importante para a prática médica.

Julgo ter adquirido competências na resolução de problemas do dia-a-dia no internamento, principalmente no estágio de Medicina, nomeadamente no contacto com outras especialidades, e outras, relacionadas com o trabalho em equipa, tão importantes na prática médica. Além disso, adquiri competências relacionadas com a relação médico-doente, principalmente nos estágios de Medicina Geral e Familiar, onde tive oportunidade de perceber a sua importância para a promoção da saúde e prevenção da doença; e de Medicina e Pediatria, onde tive oportunidade de desenvolver aptidões relacionadas com a comunicação com os familiares do doente, que realizei pela primeira vez este ano. Contribuiram ainda para fortalecer os meus conhecimentos científicos, os seminários e sessões clínicas organizados pelos diferentes serviços, as aulas teóricas e teórico-praticas destinadas aos alunos e os seminários apresentados pelos próprios alunos. A comunicação oral é sem duvida uma competência importante para a carreira de qualquer médico e varias vezes durante o ano foi-me dada a oportunidade de a treinar através de várias apresentações orais.

O contacto com a prática clínica no estrangeiro (Clinical Exchange Programme em Granada e os dois primeiros estágios deste ano lectivo no Rio de Janeiro) apresentou-se

(10)

como uma mais-valia, tendo possibilitado o conhecimento de outras realidades, outras infra-estruturas e condições de trabalho, e que me proporcionaram experiências muito gratificantes. Considero que consegui corresponder, melhor ou pior, ao que me foi pedido enquanto elemento de equipa de trabalho nos vários locais onde estagiei.

Praticamente todos os estágios, tendo em conta a sua limitação temporal, contribuíram para adquirir a experiência e a autonomia possíveis dentro de cada área e para o desenvolvimento de competências indispensáveis à abordagem das situações mais frequentes. Como aspectos negativos, destaco as assimetrias dentro do mesmo estágio, entre hospitais bem como assistentes, no que respeita à atribuição de autonomia, horário de trabalho e classificações. Gostaria de salientar ainda a falta de componente prática nos estágios de Saúde Mental e Ginecolgia e Obstetrícia, que no meu caso, foram sobretudo observacionais. Também não posso deixar de referir a lacuna em competências relacionadas com a avaliação e actuação em urgência e emergência nos estágios de Medicina e Cirurgia uma vez que o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho não possuía Serviço de Urgência.

Para concluir, e após o final deste ano profissionalizante, considero que este ano se revelou de extrema importância para a minha formação como futura médica. Gostaria ainda de agradecer aos docentes da faculdade, aos assistentes hospitalares, e em particular aos meus tutores, com quem tive a oportunidade de trabalhar este ano e que partilharam comigo os seus conhecimentos e valores, e aos meus colegas que contribuíram quer para a minha formação académica quer para o meu desenvolvimento pessoal.

(11)

ANEXOS

Iniciei o ano lectivo com a participação no Clinical Exchange Programme, organizado pela International Federation of Medical Students’ Associations, estagiando quatro semanas (Agosto de 2015) no departamento de Oncologia do Hospital Universitario San Cecilio em Granada, Espanha.

(12)
(13)

Referências

Documentos relacionados

Fernando de Meneses (1463-1524), 1º conde de Alcoutim e 2º marquês de Vila Real, que acolhe Cataldo e faz dele mestre de seus filhos, é bem o representante da velha

O que se pretende mostrar aqui é que esta visão da Arte pode informar e contribuir decisivamente para a construção de uma concepção de cultura capaz de produzir

Pybel [90] (a Python library that provides access to the Open Babel toolkit) was also used to convert file formats, calculate molecular fingerprint to compare

1) Um modelo híbrido para sistemas distribuídos, que assenta na existência de componentes com propriedades mais fortes, que normalmente não poderiam ser garantidas no resto do

Figura 20 Respostas ao questionário .... RAZÕES DA OPÇÃO POR RELATÓRIO DE ESTÁGIO ... TRIBUNAL JUDICIAL DA COMARCA DE LISBOA - JUÍZO DE FAMÍLIA E MENORES ... PLANO DE ESTÁGIO

Se o princípio estava certo e as experiências inovado- ras eram globalmente consideradas positivas pelo sector, havia que ser destemido, mas ainda assim prudente, não transformando

Através da análise dos resultados dos ajustes pelos cinco modelos utilizados, foi possível observar que o modelo de Smith foi o que melhor ajustou os dados das isotermas

Na comparação desenvolvida, e tendo por base os centros de controlo de movimentos como uma capacidade conjunta, com resultados positivos através da coordenação destes e ligação