• Nenhum resultado encontrado

Muitas vezes, o cansaço espiritual é uma decorrência do cansaço

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Muitas vezes, o cansaço espiritual é uma decorrência do cansaço"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

IGREJA METODISTA EM ITABERABA Congregação em Santana de Parnaíba

B O L E T I M I N F O R M A T I V O

AOS CANSADOS

M

uitas vezes, o cansaço espiritual é uma decorrência do

can-saço emocional, que impede uma boa visão de quem Deus é e de quem somos nós. Por isto, não é incomum que o cansa-ço seja ao mesmo tempo físico, emocional e espiritual.

O cansaço espiritual está bem descrito no Salmo 6, bem como em outros, como no salmo 5.12, em que o poeta declara ter perdido a alegria da sal-vação. Esta é a expressão melhor para definir uma pessoa espiritualmen-te cansada: uma pessoa que perdeu a alegria da salvação e que, portanto, não se vê mais como alguém criado como o louvor da glória de Deus. Em função de sua visão errada de Deus, o cansado sente que está como está porque está sendo castigado por Deus. Se as coisas estão como estão, é porque fez algo que desagradou a Deus e agora está recebendo a recom-pensa. O cansado está sempre varrendo a sua vida em busca de culpas, algumas que jamais encontrará.

Uma pessoa espiritualmente cansada acha que Deus está dis-tante. O cansado até trabalha para o Senhor mas não crê que o que faz faça alguma diferença. O cansado olha para a prosperi-dade dos ímpios, lê que o destino deles é o mesmo da palha que o vento espalha, mas não encontra consolo nessas palavras.

Uma pessoa espiritualmente can-sada tem medo das adversidades. O cansado olha para os lados e só vê adversidade. O cansado olha para si mesmo e se vê fraco para enfrentar os adversários. Se não

(2)

I G R E J A M E T O D I S T A E M I T A B E R A B A

desistiu de lutar, o cansado está próximo de o fazer. O cansado perdeu a alegria da salvação; o poder da cruz ficou no passado; a força da ressur-reição perdeu o futuro. O medo é tão forte que a morte parece ser a única possibilidade. Vindo ela, acabará o sofrimento, a espera. Uma pessoa espi-ritualmente cansada não tem perspectiva para a vida.

Cansados, ouçam a Palavra de Deus:

“Descanse no Senhor e aguarde por Ele com paciência; não se aborre-ça com o sucesso dos outros, nem com aqueles que maquinam o mal”. (Salmo 37.7)

“Descanse somente em Deus, oh minha alma; dEle vem a minha espe-rança”. (Salmo 62.5)

O cansaço é o sintoma; há algo mais profundo. Se é físico, demanda uma disposição. Se é emocional, demanda uma atitude. Se é espiritual, de-manda uma escolha.

O cansaço emocional é muito difícil de ser tratado porque o primeiro pas-so, que é reconhecer a dificuldade em toda a sua extensão, é muito difícil de ser dado. Se sofremos de algum transtorno psíquico, nosso primeiro pas-so é reconhecer a nossa enfermidade, sim, enfermidade, com este nome, e buscar um profissional para que haja um diagnóstico e um tratamento. Sem estes cuidados, até o toque suave de uma brisa nos deixa cansados. Todas as nossas lutas são lutas de Deus. Crer nisto é repousante. A difícil tarefa para quem não se sente amado é saber que, mesmo não se sen-tindo, é amado por Deus. Ele não entregaria seu Filho para morrer por alguém a quem não amasse. É até possível que você tenha sido rejeitado, até mesmo desde o ventre. Você não pode mudar isto, mas você pode amar a você mesmo, você pode se deixar amar por outras pessoas, você pode se deixar amar por Deus.

O inabalável amor de Deus não nos protege de eventos tristes e que nos atingem dolorosamente.

O inabdicável amor de Deus não nos poupa do divórcio.

O inalterável amor de Deus não nos poupa de todos os acidentes de carro ou de avião.

O incomparável amor de Deus não nos poupa de ter um filho que se des-via para o álcool ou para a droga ou para a preguiça.

O incontrolável amor de Deus não nos poupa da doença, a nossa ou de uma pessoa querida.

O ilimitável amor de Deus não nos poupa do desemprego. O imbatível amor de Deus não nos poupa de frustrações.

(3)

I G R E J A M E T O D I S T A E M I T A B E R A B A

O imensurável amor de Deus não nos poupa de ficar cansados.

Nunca podemos nos esquecer que o imponderável amor de Deus não nos exime de nossas responsabilidades. O divórcio é uma produção humana do casal ou de um deles, seja por infidelidade, crueldade ou leviandade. O inegável amor de Deus não evita que tenhamos parentes-serpentes ou amigos-escorpiões.

O inesquecível amor de Deus não impede que tenhamos relacionamentos desgastantes.

O inexaurível amor de Deus não nos supre sempre de boas companhias, bons amores ou boas amizades. E tudo isto nos cansa.

No entanto, o infalível amor de Deus estará conosco na vida conjugal para que não haja divórcio, mas, se houver, também estará conosco. O infindável amor de Deus, que está sempre vigilante, nos poupa de muitos acidentes, se-gundo a sua soberania e misericórdia, embora não escreva manchetes para ficarmos sabendo como e quando se aconteceu. O invulnerável amor de Deus nos livra dos venenos que amigos e parentes nos lançam goela a dentro. O irretocável amor de Deus nos ensina a viver com as pessoas como elas são, com sabedoria divina, com paciência divina, com perdão divino. O irreversí-vel amor de Deus nos faz companhia quando nos faltam as de carne e osso. Saber que somos amados por Deus, que acorda cedo conosco, dorme tarde conosco, corre conosco, nos dá ânimo para enfrentar as lutas de nossas vidas.

Como é bom saber que não estamos sozinhos. “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mateus 11.28-30).

Pr. Israel Belo de Azevedo PREPARAÇÃO DE NOVOS MEMBROS

Como é bom se tornar membro do Corpo de Cristo! Como é bom ter uma igreja para chamar de “minha igreja”. Como é bom ser mais que um “simpatizante” da igreja, mas um membro com deveres, direitos e res-ponsabilidades. Este é o caminho natural de uma vida cristã madura. E Deus espera que você dê esse passo, pois só assim Ele poderá usá-lo mais efetivamente na Sua obra.

Procure o pastor e dê o seu nome para iniciarmos brevemente esta classe de preparação.

(4)

I G R E J A M E T O D I S T A E M I T A B E R A B A

PARECE, MAS NÃO É!

Em toda a história da Igreja, sem-pre foi um fato a sem-presença de cris-tãos nominais convivendo sutil-mente em meio aos cristãos autên-ticos. O falso e o verdadeiro estão presentes em todas as situações e segmentos da igreja, conforme ve-remos a seguir:

FALSOS OBREIROS - Um dos

grandes sinais do fim dos tempos (Mt 24.3) é a aparição de um gran-de número gran-de “falsos obreiros”, que

enganarão com muita habilidade e astúcia o povo de Deus (Mt 24.5,11), inclusive com a realização de grandes sinais e prodígios.

FALSOS PROFETAS - Os falsos “profetas”, ou seja, aqueles que dizem

falar em nome de Deus, são reconhecidos pela ausência de frutos (caráter cristão e compromisso com Deus) em suas vidas. Eles geralmente; - Falam para agradar seus ouvintes (I Rs 22.1-6)

- Falam sem serem autorizados por Deus (Ez 13.1-9)

- Sempre estão procurando tirar vantagens dos seus “dons” (Nm 22.7; Jd 11)

FALSOS EVANGELISTAS - O Ministério de evangelista é

caracteriza-do pelos sinais que seguem a pregação caracteriza-do evangelho (Atos 8.4-8). Esses sinais por si só não comprovam a autenticidade do ministério. Os falsos evangelistas geralmente são identificados:

- Pela comercialização da palavra de Deus. Pregam só visando grandes lucros (II Pe 2.3), são os profissionais da palavra, cheios de exigências, buscando unicamente a sua própria glória (marketing pessoal).

FALSOS PASTORES - Um título de pastor não é difícil de se obter em nossos

dias. Homens sem a mínima vocação pastoral, consagrados em igrejas que surgem da rebeldia e do incontrolável desejo pela posição eclesiástica, receben-do imposição de mãos de outros em piores situações, estão por aí engananreceben-do o povo. Os falsos pastores não estão preocupados com o bem estar das ovelhas. Só pensam em si mesmo, em tirar proveito da lã e das gorduras das tais.

FALSOS MESTRES OU DOUTORES - As falsas doutrinas, provenientes

do ensino dos falsos mestres, têm invadido nossas igrejas. A teologia da prosperidade, a quebra de maldições, batalhas espirituais “espalhafato-sas” e mais recentemente o movimento G-12...

(5)

FALSOS CANTORES EVANGÉLICOS - O crescimento do povo

evangé-lico no Brasil tem chamado a atenção de vários oportunistas. Dentre os tais estão alguns cantores que alegam ter sido chamados por Deus para o “ministério do louvor”, onde na realidade seus interesses se limitam em vender “CD” e cobrar altos cachês para seus shows (apresentações). É evidente a benção de Deus sobre a vida de daqueles que verdadeiramente têm na sua vida uma unção de Deus, conduzindo o povo de Deus à ver-dadeira adoração. Precisamos de músicos do tipo de Davi, que quando tocava sua harpa os demônios deixavam de oprimir a Saul (I Sm 16.23). Não é a “música evangélica” que afugenta o Diabo e sim a unção de Deus na vida do músico (I Sm 16.13).

Pr. Altair Germano

AGRADÁVEL CONVESCOTE

Agradecemos a Deus e aos mais de 120 irmãos da igreja que estiveram na residência da família pastoral no último sábado, levando muita alegria e diversão para todos nós. Pudemos saborear dos gostosos pratos levados pelas irmãs (o pastor ganhou “escondido” uma deliciosa salada de jiló e um pote de doce de abóbora, coisas que ele muito aprecia).

CAPACITAÇÃO NO TRABALHO COM CRIANÇAS

O Departamento Regional de Trabalho com Crianças da Igreja Metodista um curso de capacitação para o trabalho com crianças principalmente em EBFs. Será no dia 08-03 (Sab) das 9:00 às 17:00

Valor 15,00 (não inclui almoço). Maiores Informações com Silvana Cer-queira. Se você deseja ir, a igreja pode custear sua presença!

Nossas irmãs Silvana Cerqueira e Cleide Tomas foram escolhidas como SDs do Departamento Regional De Trabalho com Crianças, eleitas na úl-tima reunião regional no início do mês.

RIR NÃO FAZ MAL

“Amai-vos uns aos outros”

(6)

NOSSA MISSÃO

Esforçarmo-nos para espalhar a Santidade bíblica sobre a Terra. NOSSA VISÃO

Somos uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, tem amor à Palavra, acolhe aos que se achegam e busca a cura e restauração do corpo, da alma e do espírito.

R. Mestras Pias Fillipini, 161 São Paulo - SP - 02736-010 Fone: 3977-0571 Pastor: Daniel Rocha Fone: 3858-7522 Res: 4899-3020

e-mail: dadaro@uol. com. br

IGREJA METODISTA EM ITABERABA

VISITE NOSSO SITE: www. metodistaitaberaba. com. br

MARÇO: MÊS DE ANIVERSÁRIO DA IGREJA

Estaremos comemorando neste mês de março 55 anos de vida de nossa igreja em Itaberaba. Desde já convidamos os irmãos para que estejam conosco todos os domingos, participando deste mês de aniversário. Hoje estará conosco trazendo a palavra o pastor da Assembléia de Deus e autor de vários livros, MAGNO PAGANELLI. No próximo domingo o convidado é o pastor JONAS MENDES BARRETO, da Igreja Metodista do Butantã.

PARA REFLETIR

“A igreja evangélica brasileira trocou os “cinco solas” da Reforma Protestante, Só a Graça, Só a Fé, Só a Escritura, Somente Cristo e Somente a Deus a Glória, por...

...Só a Prosperidade, Só os Decretos, Só as visões e unções, Só os Bispos e Apóstolos, Só a Extravagância.” (Alexsander Carvalho)

ANIVERSARIANTES DA SEMANA

03/03 – amanhã - Beatriz Santos Chinello 05/03 – 4ª feira - Roberto Nogueira 05/03 – 4ª feira - Marcus Vinicius Souza

ESCALA DE SERVIÇO

SERVIÇO HOJE PRÓX. DOMINGO

INTERcESSãO SILVANA / EDWARD NURIMAR/SILVIO LOUVOR GERAÇãO ELEITA NOVA ALIANÇA RESPONSáVEL PELA OFERTA VITOR

Referências

Documentos relacionados

Não bastará responder a essas professoras dizendo-lhes que essas crianças são, sim, capazes de aprender -e isso vale para todas as ditas especiais -, todas têm potenciais que podem

Ao refletir sobre suas experiências, muitas mulheres perceberam que há uma enorme desvalorização do seu traba- lho por parte dos maridos e também da própria comunidade, que

Há amplo espaço para preocupação quanto às dificuldades para aprovação de reformas necessárias à contenção do déficit público, peça crucial para o sucesso

Processo de se examinar, em conjunto, os recursos disponíveis para verificar quais são as forças e as fraquezas da organização.

«conceptualizar e a formular» as suas regras e princípios, vão ser capazes de construir as suas próprias teorias que orientam a prática docente como rampa de lançamento para

O Estado burguês não quer e não pode eliminar a miséria habitacional pois “o Estado nada mais é que a totalidade do poder organizado das classes possuidoras, dos proprietários

De fato, a aplicação das propriedades da regra variável aos estudos lingüísticos além da fonologia não constitui assunto tranqüilo, seja porque a variável passa a ser

Como em cada manhã cabem 05 aulas de 45 minutos significa que o professor terá uma manhã cheia de aulas com Hora Atividade (cinco aulas) e mais duas aulas de 45 minutos que podem