• Nenhum resultado encontrado

R E G I M E N T O CAPITULO I DOS OBJETIVOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "R E G I M E N T O CAPITULO I DOS OBJETIVOS"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1

R E G I M E N T O

CAPITULO I – DOS OBJETIVOS

Art. 1º - O Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, do Departamento de Nutrição, sediado na Faculdade de Medicina em nível de mestrado acadêmico, tem por objetivo capacitar profissionais da área da saúde para o exercício de atividades de ensino e pesquisa em alimentação e nutrição.

Art. 2º - O Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde é normatizado por este Regimento, aprovado pelo Conselho da Unidade ao qual está vinculado (Faculdade de Medicina) e homologado pela Câmara de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Art. 3º - As atividades do Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde compreendem disciplinas, seminários, pesquisas e intercâmbios, com vistas à execução do projeto acadêmico de cada aluno.

CAPÍTULO II - DA ADMINISTRAÇÃO

Art. 4º - A estrutura acadêmico-administrativa do Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde é composta por um Conselho de Pós-Graduação, uma Comissão de Pós-Graduação, um Coordenador e um Coordenador Substituto.

Art. 5º - O Conselho de Pós-Graduação é constituído pelos Docentes do Programa pertencentes ao quadro funcional da UFRGS e pela representação discente nos termos da lei.

Parágrafo único - O Conselho de Pós-Graduação em Alimentação e Nutrição reúne-se por convocação do Coordenador do Programa ou por solicitação de 1/3 (um terço) dos seus membros, na presença da maioria absoluta desses membros, e delibera por maioria simples.

Art. 6º - Compete ao Conselho do Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde:

I - eleger o Coordenador e o Coordenador Substituto, nos termos da legislação vigente e deste Regimento;

II - elaborar o Regimento do Programa e aprovar suas alterações; III - estabelecer as diretrizes gerais do Programa;

IV - pronunciar-se, sempre que convocado, sobre matéria de interesse da Pós-Graduação;

V - julgar os recursos interpostos de decisões do Coordenador e da Comissão de Pós-Graduação;

VI - aprovar, por proposta da Comissão de Pós-Graduação, o perfil dos docentes orientadores.

(2)

2

VII- deliberar sobre descredenciamento de docente, nas situações que não se enquadrem naquilo que prescreve o inciso IX, do art.19 da resolução 10/2014 do CEPE da UFRGS.

Art. 7º - A Comissão de Pós-Graduação é constituída pelo Coordenador do Programa, pelo Coordenador Substituto e por mais quatro Professores do Programa de Pós-Graduação, além de dois Professores Suplentes, e a representação discente na forma da lei.

§1º - O Coordenador e o Coordenador Substituto são eleitos, por voto secreto, pelo Conselho de Pós-Graduação, sendo elegíveis docentes permanentes do Programa pertencentes ao quadro funcional da UFRGS.

§2º - Os representantes docentes da Comissão de Pós-Graduação são eleitos, por voto secreto, pelos docentes integrantes do Conselho de Pós-Graduação, sendo elegíveis docentes permanentes do Programa pertencentes ao quadro funcional da UFRGS.

§3º - Os membros da Comissão de Pós-Graduação têm mandato de 2 (dois) anos, no caso dos docentes, e de 1 (um) ano, no caso dos discentes, sendo permitida, em ambos os casos, uma recondução.

§4º - A Comissão de Pós-Graduação reúne-se por convocação do Coordenador do Programa ou por solicitação de 1/3 (um terço) dos seus membros, presente a maioria absoluta dos seus membros, e delibera por maioria simples.

Art. 8º - Compete à Comissão do Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde:

I - assessorar o Coordenador do Programa em tudo o que for necessário para o bom funcionamento do Programa, do ponto de vista didático, científico e administrativo;

II - propor ao Conselho de Pós-Graduação alterações no Regimento do Programa; III - aprovar os planos de estudo e pesquisa dos pós-graduandos;

IV - aprovar a indicação de orientador ou sugerir outro orientador para aluno de Mestrado;

V - aprovar o encaminhamento das Dissertações, assim como designar os componentes de Bancas Examinadoras;

VI - propor o credenciamento de docentes, para homologação pela Câmara de Pós-Graduação;

VII - propor o descredenciamento de docente, quando houver anuência deste, para homologação pela Câmara de Pós-Graduação;

VIII - propor o perfil dos docentes de pós-graduação, com exigências mínimas de produção, orientação e atividades de ensino;

IX - aprovar o elenco de disciplinas e suas respectivas ementas e cargas horárias; X - atribuir créditos por atividades realizadas, que sejam compatíveis com a área de conhecimento e os objetivos do Programa, nos termos deste Regimento;

XI - aprovar o orçamento do Programa; XII - homologar Dissertações;

XIII -estabelecer, em consonância com os Departamentos envolvidos, a distribuição das atividades didáticas do Programa;

XIV - avaliar o Programa, periódica e sistematicamente, em consonância com o Conselho de Pós-Graduação;

XV - propor ao Conselho de Pós-Graduação o descredenciamento de docente quando não houver anuência deste;

XVI - deliberar sobre processos de transferência e seleção de alunos, aproveitamento e revalidação de créditos obtidos em outros cursos de pós-graduação stricto sensu, dispensa de disciplinas, trancamento de matrícula, desligamento e readmissão de alunos, e assuntos correlatos;

XVII - propor ao Conselho da Unidade ações relacionadas ao ensino de pós-graduação.

XVIII - apresentar para aprovação ao Conselho da Unidade plano de metas até 90 dias após a posse.

(3)

3

XIX-estabelecer e tornar públicos os critérios de distribuição de bolsas dentre os alunos do curso.

Art. 9º - O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde tem funções executivas, além de presidir a Comissão de Pós-Graduação e o Conselho de Pós-Graduação, com voto de qualidade, além do voto comum.

Parágrafo único - O Coordenador é substituído em todos os seus impedimentos pelo Coordenador Substituto.

Art. 10º - Compete ao Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde:

I - dirigir e coordenar todas as atividades do Programa de Pós-Graduação em Alimentação e Nutrição;

II - elaborar o projeto de orçamento do Programa, segundo diretrizes e normas dos órgãos superiores da UFRGS;

III - representar o Programa interna e externamente à Universidade, nas situações que digam respeito a suas competências;

IV - participar da eleição de representantes para a Câmara de Pós-Graduação; V - articular-se com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação para acompanhamento, execução e avaliação das atividades do Programa;

VI - enviar relatório anual de atividades para o Conselho da Faculdade de Medicina. Art. 11º - A Secretaria Operacional, órgão executor dos serviços administrativos, é dirigida por um Secretário, ao qual compete:

I - manter atualizados os assentamentos de todo o pessoal docente, discente e administrativo;

II - informar e processar todos os requerimentos de estudantes matriculados ou candidatos à matrícula;

III - registrar a frequência e os conceitos obtidos pelos alunos, para remessa à Pró-Reitoria de Pós-Graduação;

IV - efetuar a matrícula dos alunos;

V - distribuir e arquivar todos os documentos relativos às atividades didáticas e administrativas;

VI - preparar, sob orientação do responsável pela Secretaria Financeira, as prestações de contas e relatórios.

Art. 12º - A Secretaria Acadêmica será composta por Professores do Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde e coordenada por um Professor da Comissão de Pós-Graduação, ao qual compete:

I – avaliar as solicitações de aproveitamento de créditos; II – organizar o oferecimento de disciplinas;

III – compor uma comissão de bolsas e administrar a demanda de solicitações de bolsas de Mestrado articulando-se com os órgãos financiadores, a Secretaria Financeira e a Comissão de Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Alimentação, Nutrição e Saúde.

CAPÍTULO III - DO CORPO DOCENTE

Art. 13º - O corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde é constituído por portadores de título de Doutor ou equivalente na área de conhecimento deste Programa ou em área considerada relevante para os objetivos do mesmo. Os docentes devem dedicar-se ao ensino, à pesquisa e ter produção continuada.

(4)

4

Parágrafo único - O notório saber, reconhecido por Universidade com curso de Doutorado na área, pode suprir a exigência do Doutorado, para fins de credenciamento como docente, conforme regulamentação vigente na UFRGS.

Art. 14º - Os docentes têm atribuições de orientar alunos e ministrar disciplinas, sendo, para tanto, credenciados pela Câmara de Pós-Graduação.

Art. 15º - Os docentes são classificados em Docentes Permanentes, Docentes Visitantes e Docentes Colaboradores, conforme definido nos artigos seguintes.

Art. 16º - Integram a categoria de Docentes Permanentes aqueles assim enquadrados pelo Programa e que atendam a todos os seguintes requisitos:

I - desenvolvam regularmente atividades de ensino na Graduação da UFRGS; II - participem de atividades de ensino e pesquisa junto a esse Programa, com produção regular qualificada;

III - orientem regularmente alunos de Mestrado desse Programa; IV- tenham produção intelectual relevante na área da Nutrição;

V - tenham vínculo funcional com a UFRGS ou, em caráter excepcional, enquadrem-se em uma das seguintes condições especiais:

a) na qualidade de professor ou pesquisador aposentado, com termo de compromisso firmado com a UFRGS na condição de Docente Convidado;

b) na qualidade de participante como Pós-Doutorando, com termo de compromisso firmado com a UFRGS;

c) tenham sido autorizados, por acordo formal entre a instituição de origem e a UFRGS, para atuar como docente do Programa.

VI - mantenham regime de dedicação integral à UFRGS, caracterizada pela prestação de quarenta horas semanais de trabalho.

§1º – Em casos especiais, devidamente justificados, a Câmara de Pós-Graduação, por indicação do Programa, pode credenciar como Permanentes docentes que não atendam à condição estabelecida no inciso I e V deste artigo, até um máximo de 15% (quinze por cento) do número total de Docentes Permanentes do Programa.

§2º – A critério da Câmara de Pós-Graduação, pode ser enquadrado como Permanente o docente que não atender ao estabelecido no Inciso I (§1) desse artigo, devido ao seu afastamento para a realização de estágio pós-doutoral, estágio sênior ou atividade relevante em educação, ciência e tecnologia, desde que atendidos todos os demais requisitos junto a este Programa.

Art. 17º- Podem integrar a categoria de Docente Visitante os docentes ou pesquisadores com vínculo funcional com outras instituições, que sejam liberados das atividades correspondentes a tal vínculo para colaborarem, por um período contínuo de tempo e em regime de dedicação integral, em projeto de pesquisa e/ou atividades de ensino no Programa, permitindo-se que atuem como orientadores.

Parágrafo único – O docente visitante deve ter sua atuação nesta Universidade viabilizada através do vínculo como Professor Visitante, nos termos da legislação vigente.

Art. 18º - Integram a categoria de Docentes Colaboradores os demais membros do corpo docente do Programa, que não atendam a todos os requisitos para serem enquadrados como Docentes Permanentes ou Visitantes, mas participem de forma sistemática de atividades de pesquisa, ensino ou orientação de estudantes, independentemente da natureza de seu vínculo com a UFRGS.

Art. 19º - O desempenho de atividades esporádicas como conferencista, membro de banca de exame ou co-autor de trabalhos não caracteriza um profissional como integrante do corpo docente do Programa.

(5)

5

Art. 20º - O credenciamento dos docentes nas categorias de Docente Permanente, Docente Visitante ou Docente Colaborador deve ser proposto pelo Programa de Pós-Graduação e aprovado pela Câmara de Pós-Pós-Graduação. O credenciamento tem validade de até cinco anos, a partir da data de aprovação pela Câmara de Pós-Graduação, podendo ser renovado pela Câmara mediante proposta deste Programa.

Art. 21º - A solicitação de credenciamento deverá ser encaminhada à Comissão do Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde e, sendo aprovada, será submetida à aprovação e homologação pela Câmara de Pós-Graduação.

Art. 22º - Todo aluno de Mestrado deve ter um orientador, escolhido entre os docentes do Programa, nos prazos estipulados por este Programa, respeitada regulamentação específica da Câmara de Pós-Graduação.

§1º – Todo aluno de Mestrado deve ter orientador indicado no momento da inscrição para seleção no Programa, conforme este Regimento.

§2º – De acordo com a natureza do trabalho, pode ser designado um co-orientador para o mesmo aluno, respeitada a regulamentação específica estabelecida pela Câmara de Pós-Graduação. A co-orientação deverá ser solicitada e justificada pelo Professor Orientador e aprovada pela Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde. Se não for docente da UFRGS a solicitação de co-orientação deve ser encaminhada e aprovada pela Câmara de Pós-Graduação.

§3º - O Professor poderá declinar de ser orientador do candidato em qualquer época, justificando, por escrito, à Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde.

§4º - Ao candidato cabe o direito de pleitear mudança de orientador, mediante requerimento justificado, dirigido ao Coordenador, cabendo à Comissão de Pós-Graduação do Programa o julgamento do pedido.

CAPÍTULO IV – DO PROCESSO SELETIVO

Art. 23º - O processo seletivo para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde será aberto e tornado público mediante edital de seleção, previamente aprovado pela Comissão de Pós-Graduação e Câmara de Pós-Graduação da UFRGS. A seleção no Programa é realizada de acordo com normas próprias respeitando a legislação vigente da UFRGS.

§1º O edital de seleção terá ampla divulgação, sendo tornado público com antecedência mínima de 30 (trinta) dias do início do prazo de inscrição.

§2º - Constituem condições mínimas para inscrição no Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde para o nível de mestrado:

a) Apresentação do diploma de curso superior, nacional ou estrangeiro; b) Apresentação do Currículo Lattes;

c) Apresentação de projeto de pesquisa.

§3º - Os candidatos serão selecionados pela Comissão de Pós-Graduação, com base em:

a) Análise do Currículo Lattes; b) Análise do projeto de pesquisa;

c) Desempenho na prova de conhecimentos; d) Entrevista.

(6)

6

CAPÍTULO V - DO REGIME DIDÁTICO

Art. 24º - O período de matrícula será determinado pela Comissão do Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde.

Art. 25º - O regime de trabalho dos alunos é preferencialmente de tempo integral, podendo ser admitidos, excepcionalmente, candidatos em tempo parcial.

Art. 26º - Segundo os critérios de tempo para formação de Mestres estabelecidos pela CAPES, o Programa de Pós-Graduação no nível de Mestrado tem duração mínima de 12 meses e máxima de 24 meses.

Parágrafo único - A Câmara de Pós-Graduação pode conceder, em casos excepcionais, a redução desse prazo mínimo, baseando-se na análise de solicitação específica, contendo justificativa detalhada, encaminhada pela Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde.

Art. 27º - A integralização dos estudos necessários ao Mestrado é expressa em unidades de crédito.

§1º- A cada crédito correspondem 15 horas-aula.

§2º- Poderão ser conferidos créditos por atividade didática supervisionada, visando a formação docente, e por outras atividades compatíveis com as áreas de conhecimento abrangidas pelo Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde. Para cada 15 horas-aula de atividade será atribuído 1 (um) crédito.

§3º - Anualmente, o aluno deve apresentar relatório sobre o desenvolvimento do trabalho de pesquisa, inclusive no que se refere à produção de artigos científicos e apresentações em eventos científicos, com ciência expressa pelo orientador, como critério para permanecer vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde.

§4º - É exigida de alunos de Mestrado a obtenção de um mínimo de 16 créditos. §5º - Os créditos obtidos cursando disciplinas são válidos por um período de seis anos, a partir da data da sua obtenção.

§6º - A Comissão de Pós-Graduação estudará, em casos excepcionais, a manutenção dos créditos obtidos, no todo ou em parte, por período superior aos determinados por esse Regimento, quando solicitado pelo aluno ou no reingresso de ex-alunos.

Art. 28º - O conjunto de disciplinas referentes ao Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde é composto por disciplinas obrigatórias e eletivas relacionadas com as linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação.

Art. 29º - Os Docentes responsáveis pelas disciplinas devem, no prazo máximo de 30 dias após o encerramento do semestre letivo, apresentar à Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde as conclusões sobre o desempenho dos alunos, utilizando os seguintes códigos:

A - Conceito Ótimo (nota: 9,0 a 10,0) B - Conceito Bom (nota: 8,0 a 8,9) C - Conceito Regular (nota: 7,9 a 7,0)

D - Conceito Insatisfatório por não aproveitamento(nota: ≤6,9)

FF - Falta de Frequência, correspondendo a menos de 75% de presença.

§1º - Faz jus ao número de créditos atribuído a uma disciplina o aluno que nela obtenha, no mínimo, o conceito final C.

§2º - O aluno com conceito insuficiente poderá repetir a disciplina uma única vez. Caso não seja novamente aprovado, será automaticamente desligado do Curso.

§3º- O aluno que obtiver três (3) conceitos "D" ou dois (2) conceitos "FF" será automaticamente desligado do Curso.

(7)

7

§4º - O aluno inscrito em uma disciplina e que, por qualquer motivo não tiver condições de comparecer às aulas, deverá solicitar trancamento da matrícula na referida disciplina antes que transcorra 1/3 do período previsto para a sua realização. Se o trancamento não for efetuado dentro deste prazo, o aluno receberá conceito “FF".

Art. 30º - Compete ao Professor Orientador orientar o pós-graduando na organização e na execução de seu plano de estudo e pesquisa e supervisionar e aprovar o relatório anual do aluno sob sua orientação.

Art. 31º - Caberá ao Professor Orientador encaminhar à Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde a sugestão de nominata dos membros da Banca Examinadora de Dissertação. A composição da Banca Examinadora deverá ser aprovada e homologada pela Comissão Coordenadora do Programa de Programa de Pós-Graduação em Nutrição

Art. 32º - Para a obtenção do título de Mestre, é necessário:

§1º- Estar matriculado nesse nível de Pós-Graduação por pelo menos 12 meses. §2º- Ter completado 16 créditos.

§3º - Ter entregue relatórios anuais de atividades no Programa.

§4º- Ter sido aprovado em exame de proficiência de língua inglesa, de acordo com as normas vigentes na UFRGS.

§5º-Ter realizado estágio docência junto a uma das disciplinas da Graduação.

§6º- Ter apresentado e ter sido aprovado no Exame Geral de Qualificação (EGQ). §7º- Obter aprovação da Dissertação de Mestrado por Banca Examinadora e, após homologação pela Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde.

§8º - A Dissertação deverá conter, além do(s) artigo(s), submetido(s) à publicação ou já publicado(s), os elementos identificatórios normatizados pelo Sistema de Bibliotecas da UFRGS, Introdução ao tema ou problema, contendo descrição geral dos objetivos e uma ampla revisão bibliográfica, bem como Considerações Finais, contendo síntese dos resultados gerais que serviram de base para as conclusões, e mais Referências Bibliográficas pertinentes à Introdução e ao capítulo final, além dos Anexos.

.

Art. 33º - O abandono por dois períodos letivos regulares implica o desligamento do aluno do curso.

Parágrafo único - A readmissão de aluno nos casos de abandono fica condicionada ao pronunciamento da Comissão de Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde com base em solicitação justificada por escrito, encaminhada pelo aluno e seu orientador.

CAPÍTULO VI - DO JULGAMENTO DA DISSERTAÇÃO

Art. 34º - A apresentação de Dissertação cumprido o requisito mínimo estabelecido por este Regimento, deve ser requerida à Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde.

Art. 35º - As Bancas Examinadoras de Dissertações de Mestrado são constituídas de, no mínimo, 3 (três) doutores, sendo pelo menos um deles externo ao Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde.

§1º - Além dos membros referidos, o orientador deve presidir a Banca Examinadora, sem direito a julgamento.

§2º - No caso de impossibilidade da presença do orientador, a Comissão de Pós-Graduação deve nomear docente do Programa para presidir a Banca Examinadora.

(8)

8

§3º - A conclusão do Mestrado é formalizada em ato público, sem obrigatoriedade da presença da Banca Examinadora, quando é dado conhecimento dos pareceres dos examinadores sobre a Dissertação.

§4º- A critério do orientador, a conclusão do Mestrado poderá ser formalizada por meio de defesa pública da Dissertação, com a presença da Banca Examinadora.

Art. 36º - A Dissertação é considerada aprovada ou reprovada segundo a avaliação da maioria dos membros da Banca Examinadora.

§1º - A aprovação ou reprovação deve ser baseada em pareceres individuais, emitidos pelos membros da Banca Examinadora.

§2º - Cada membro da Banca Examinadora deve atribuir o conceito Aprovado ou Não Aprovado.

§3º - Poderá ser dado voto de louvor à Dissertação que, a juízo unânime da Banca Examinadora, constituir-se em de trabalho excepcional.

CAPÍTULO VII – DOS DIPLOMAS

Art. 37º- O diploma de Mestrado será emitido após verificação de que todas as exigências curriculares foram cumpridas, mediante homologação pela Comissão de Pós-Graduação do Programa de Pós-Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde e mediante o depósito do documento de Dissertação, em meio eletrônico, junto ao sistema de Biblioteca de bibliotecas da UFRGS. Estes requisitos devem ser atendidos em um prazo de até 90 dias, a partir da data de conclusão do Curso, formalizada em defesa ou ato público.

CAPÍTULO VIII - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 38º - As dúvidas e os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde.

Art.39º-Alterações neste regimento deverão ser homologadas pelo Conselho do Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde e encaminhadas para o Conselho da Unidade da Faculdade de Medicina e, a seguir, para a Câmara de Pós-Graduação.

Art. 40º-Este Regimento está sujeito às demais normas existentes e às que vierem a ser estabelecidas para a área de Pós-Graduação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Art. 41º-Este Regimento passa a vigorar a partir da data de sua aprovação pela Câmara de Pós-Graduação da UFRGS.

Referências

Documentos relacionados

Nesse caso a gente pensou como duas perguntas, um para resolver a queda do cabelo da cliente, a gente pensou que seria interessante que a cliente ir ao médico nesse caso pra

Para efectuar impressões com a frente voltada para baixo, certifique-se de que o empilhador com frente para cima (posterior) (3) está fechado (o papel sai pela parte superior

Στα πρώτα πέντε κεφάλαια του βιβλίου (δηλαδή μέχρι και τους Παράξενους Ελκυστές) ο Γκλέικ είναι περισσότερο περι- γραφικός και

O ECG pode ser obtido continuamente (são necessários pelo menos 2 eletrodos de registro e um terceiro de referência), para monitorar a função cardíaca

Talvez mais tempo destinado ao desenvolvimento da potência e da força mental (referente à tática apropriada e à boa técnica de competição) sirvam melhor a muitos indivíduos do

O meio marinho é um verdadeiro reservatório de diversidade biológica de importância internacional: ilhéus ocupados por colónias de aves marinhas; praias utilizadas por milhares

O Ensino de História na Escola Técnica Getúlio Vargas, da cidade de São Paulo criada pelo Decreto 2.118-B de 28 de setembro de 1911, não teve a disciplina de História no seu início,

Como exemplo, este auxílio aparece na Figura 1, o qual corresponde ao número 1 (comentário do Item/Função). O número 2 corresponde aos índices de severidade, ocorrência