• Nenhum resultado encontrado

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD Formador

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD Formador"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Culturas de urbanismo e mobilidade Guião de Exploração

Actividade I – Pesquisa de Conceitos Resultados de Aprendizagem

1. Recorre a terminologias específicas no âmbito do planeamento e ordenação do território, construção de edifícios e equipamentos.

2. Compreende as noções de ruralidade e urbanidade, compreendendo os seus impactos no processo de integração socioprofissional.

3. Identifica sistemas de administração territorial e respectivos funcionamentos integrados.

4. Relaciona a mobilidade e fluxos migratórios

Um glossário é, usualmente, um dicionário de termos técnicos de uma arte ou ciência, mas é também uma espécie de lista de vocábulos em que se dá a explicação de certas palavras; o glossário distingue-se do caderno de significados pelo facto de estar organizado por assuntos ou referências temáticas.

Questões culturais que envolvem o planeamento e o ordenamento do território:

Tarefa:

Construir um glossário, que poderá ser ilustrado com imagens, sobre a seguinte lista de vocábulos:

(2)

Planeamento habitacional; Equilíbrio paisagístico; Ruptura paisagística; Equipamento cultural;

Ordenamento e coesão territorial; Plano Director Municipal;

Fluxo migratório; Património cultural; Património linguístico; Prevenção rodoviária; Caderno de encargos; Planta; Mapa; Topografia; Resumo; Síntese; Reclamação; Requerimento; Debate; Mercado de trabalho; Impacto ambiental; Qualidade de Vida BOM TRABALHO! Respostas: http://planocerda.blogspot.com/2007/05/o-urbanismo-conceito-e-origem_9806.html

O Urbanismo: conceito e origem

O Urbanismo é considerado como uma ciência que nasceu no final do século XIX, para o estudo, a organização e intervenção no espaço urbano, como prática das transformações necessárias à realidade caótica das condições de habitação e salubridade em que viviam os habitantes de grandes cidades europeias, na época da revolução industrial. (BONNET CORRERA, 1989). Existem várias versões para o surgimento do termo “Urbanismo”, porém a mais

(3)

difundida é de origem francesa. Este termo surgiu por volta de 1910, na França, no Bulletin de la Societé Geographique.

Alfred Agache, arquiteto-urbanista, se auto denomina como criador do termo (AGACHE, 1931), e conceitua o Urbanismo como: “Uma ciência, e uma arte e, sobretudo uma filosofia social. Entende-se por urbanismo, o conjunto de regras aplicadas ao melhoramento das edificações, do arruamento, da circulação e do descongestionamento das artérias públicas. É a remodelação, a extensão e o embelezamento de uma cidade, levados a efeito, mediante um estudo metódico da geografia humana e da topografia urbana sem descurar as soluções financeiras".

.

Mobilidade;

http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Reconhecimento/Mobilidade/

A mobilidade constitui um factor de progresso e de crescimento económico. O

processo de criação e de inovação tem, na sua génese, o alargamento de horizontes e, para tal, teremos de transpor/eliminar fronteiras, criando uma maior abertura, bem como uma cultura transfronteiriça, que permitam o cruzamento de identidades culturais, a partilha de valores e de experiências que promovam a diversidade cultural.

A mobilidade é o primeiro passo para procura de novas ideias e novas experiências. É isto que permitira à Europa potenciar a criatividade e a inovação nos seus tecidos, criando mais valias que lhe permitam tornar-se na

(4)

economia baseada no conhecimento mais competitiva e dinâmica do mundo (Estratégia de Lisboa)

A diversidade de oferta de mobilidade nacional, europeia e internacional constitui uma fonte de incentivos para atrair e fixar recursos humanos altamente qualificados. Neste quadro, a mobilidade constitui, uma prioridade do MCTES, tendo promovido, para o efeito, diversas iniciativas como a criação de um novo sistema de garantia da mobilidade que integra um novo enquadramento legal para o reingresso, mudanças de curso e transferências, a simplificação do reconhecimento de diplomas estrangeiros, um sistema específico de empréstimos com garantia mútua para promover a mobilidade internacional dos estudantes e, cumulativamente, a abertura do Ensino Superior à frequência através de unidades capitalizáveis.

Projecto;

http://pt.wikipedia.org/wiki/Projeto

“Um projecto é um empreendimento planeado que consiste num conjunto de actividades inter-relacionadas e coordenadas, com o fim de alcançar objectivos específicos dentro dos limites de um orçamento e de um período de tempo dados.” (ONU, 1984)

Licença;

É o termo usado quando alguém com autoridade reconhecida, autorizou ou delegou noutrem uma determinada acção ou poder, pode ser vitalício ou limitado no tempo, pode ter ainda outros termos como carta de condução carteira proficional etc.

(5)

Planeamento habitacional

Compreensão e organização de ideias sobre como, quando, porquê onde construir.

Políticas habitacionais, na perspectiva da sua caracterização e da identificação de tendências de evolução futura.

O planeamento e a protecção dos recursos paisagísticos devem levar em

conta os aspectos relacionados à cognição, percepção e a interpretação dos níveis e dimensões das realidades ambientais, das singularidades e da importância do património natural e cultural, desvendando os valores, atitudes e comprometimentos com a paisagem. Estes processos devem propiciar a utilização do património natural e cultural de acordo com suas funções de uso, protecção, recreação, de modo a conseguir um equilíbrio entre o potencial da paisagem, a especificidade do recurso paisagístico e as necessidades e demandas da sociedade.

http://www.pluridoc.com/Site/FrontOffice/default.aspx?Module=Files/FileDescrip tion&ID=1238&lang=pt

Equilíbrio paisagístico;

Consiste em:Projectar, planear, gerir e preservar os espaços livres urbanos ou não, de forma a criar um equilíbrio de paisagem.

Condição de um sistema físico no qual as grandezas que sobre eles actuam se compõem, para não provocar nenhuma mudança no seu estado;

Forma tentada na procura da “co-habitação” entre mão humana, o que ela

construiu e a natureza que a rodeia

(6)

Ruptura paisagística;

Desequilíbrios atingidos no máximo, em determinado local, na relação entre o homem e o meio natural que o envolve;

http://pt.scribd.com/doc/23873502/CONSTRUCAO-E-ARQUITECTURA

Equipamento cultural;

Todas as instalações, públicas ou privadas que se destinam intencionalmente à produção, preservação e divulgação de culturas

Ordenamento e coesão territorial;

Gere o território entre a natureza e o homem. Consiste em planear o território, associa as infra-estruturas que já existem e assegura a preservação da natureza.

Conjunto de regras e leis que devem ser seguidas pois foram criadas, de modo a conseguir um equilíbrio e uma organização dos terrenos

Plano Director Municipal;

Instrumento de planeamento territorial, da responsabilidade de um Município, onde ficam definidas as regras para a utilização, ocupação e transformação do uso do solo em todo o território pertencente ao mesmo concelho:

Gere e organiza o território e as estruturas num concelho

Fluxo migratório;

Possibilidade de ir para outro lugar rapidamente;

Passagem de indivíduos ou famílias de uma classe social para outra, acima da sua ou abaixo;

Possibilidade que o individuo tem, numa sociedade, de mudar de lugar, de Cidade, de pais, de emprego ou de profissão;

(7)

Património cultural;

Bem (artístico), ou conjunto de bens naturais ou culturais de importância reconhecida num determinado lugar, região, país ou mesmo para a humanidade, que passa por um processo de arrolamento para que seja protegida e preservada;

É o conjunto de todos os bens, materiais ou imateriais, que, pelo seu valor próprio, devem ser considerados de interesse relevante para a permanência da identidade da cultura de um povo. O património é a nossa herança do passado, com o que vivemos hoje;

Edifícios ou outras construções e estilos arquitectónicos, individualidades de relevo histórico, obras de arte, formas de pensar, de estar e conviver de uma comunidade, povo ou nação;

http://pt.scribd.com/doc/23873502/CONSTRUCAO-E-ARQUITECTURA

Património linguístico; forma de comunicação de um determinado povo ou

nação podendo ainda ser partilhado por vários povos, tornando-se assim um património alargado por vários povos.

Prevenção rodoviária; medidas tomadas para orientar e corrigir os vários

defeitos do trânsito

Caderno de encargos; Orçamento de determinada obra mas contendo os

prazos de finalização das varias etapas de respectiva obra e as tranches de pagamento.

Planta é o nome que se dá a uma vista ortogonal superior e faz parte

do sistema projectivo mongeano. (processo de monge é dado em geometria descritiva, vista ortogonal quer dizer que faz um ângulo de 90º com a vertical ou seja horizontal)

(8)

O termo também é usado para se referir a uma planta baixa (vista superior de um corte horizontal), principalmente quando relacionando-se às plantas baixas do desenho arquitectónico. Uma planta pode representar uma pequena obra de engenharia, como uma casa, um sítio ou loteamento. Em razão das pequenas dimensões que representa as plantas são feitas em escalas grandes.

Mapa: é uma representação visual de uma região. Estes mais conhecidos

são representações bidimensionais de um espaço tridimensional. A ciência da concepção e fabricação de mapas designa-se cartografia. Por vezes a cartografia debruça-se sobre a projecção de superfícies curvas em superfícies planas, no processo chamado planificação.

Topografia;

Topografia: é a ciência que estuda todos os acidentes geográficos definindo a

situação e a localização deles que podem ficar em qualquer área. Tem a importância de determinar analiticamente as medidas de área e perímetro, localização, orientação, variações no relevo, etc e ainda representá-las graficamente em cartas (ou plantas) topográfica

Resumo; pequeno texto que pretende dar uma visão de um texto maior e

original

Dar uma visão de um determinado texto ou tema com poucas palavras não deixando que o sentido do texto original se perca

Síntese;

Resumo mais analítico de qualquer assunto podendo ter opinião do tema em questão

(9)

Reclamação é uma demonstração de descontentamento de um indivíduo com

o fito de fazer valer os seus direitos.

Requerimento é uma petição dirigida a uma entidade oficial, organismo ou

instituição através da qual se solicita a satisfação de uma necessidade ou interesse.

Debate é uma discussão amigável entre duas ou mais pessoas que queiram

apenas colocar suas ideias em questão ou discordar das demais, sempre tentando prevalecer a sua própria opinião ou sendo convencido pelas opiniões opostas.

Geralmente os debates são longos, e raramente se chega a alguma conclusão, porém é uma prática considerada saudável onde uma pessoa pode ver vários lados de uma mesma questão.

Mercado de trabalho: relaciona aqueles que oferecem força de trabalho

(oferta) e aqueles que procuram força de trabalho (procura) num sistema típico de mercado onde se negocia para determinar os preços e quantidades de uma determinada Mercadoria, a força de trabalho. O seu estudo procura perceber e prever os fenómenos de interacção entre estes dois grupos tendo em conta a situação económica e social do país, região ou cidade.

Impacto ambiental é a alteração no meio ambiente ou em algum de seus

componentes por determinada acção ou actividade humana. Estas alterações precisam ser quantificadas pois apresentam variações relativas, podendo ser positivas ou negativas, grandes ou pequenas. O objectivo de se estudar os impactos ambientais é, principalmente, o de avaliar as consequências de

(10)

determinado ambiente que poderá sofrer a execução de certos projectos ou acções, ou logo após a implementação dos mesmos.

Qualidade de vida é o método usado para medir as condições de vida de um

ser humano. Envolve o bem físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e também a saúde, educação, poder de compra e outras circunstâncias da vida. Não deve ser confundida com padrão de vida, uma medida que quantifica a qualidade e quantidade de bens e serviços disponíveis.

Referências

Documentos relacionados

Não que esta “tropicalização” de ideário estrangeiro fosse algo incomum, mas, especificamente em relação às propostas ditas eugenistas, apresentadas por intelectuais

Ο ρος "ηλεκτρικ εργαλείο" στις προειδοποιήσεις αναφέρεται στο ηλεκτρικ εργαλείο (µε καλώδιο) που λειτουργεί στους αγωγούς ή στο

IV - existência de qualquer dispositivo que permita a alteração dos dados registrados pelo empregado. 3º Registrador Eletrônico de Ponto - REP é o equipamento de automação

A escolha do elemento da narratividade e da construção do ponto de vista como direcionamento de nosso estudo deve-se ao fato de que a tematização do “olhar” e sua relatividade,

Art. 5º - O Comitê de Busca com base em consultas a instituições de apoio e fomento, subvenção econômica, financiamento às entidades de inovação tecnológica, bem como

Este trabalho analisa as principais grandezas presentes nos ensaios para biodiesel com base nas especificações de normas nacionais e internacionais e as limitações para

No Capítulo 4 encontra-se a Proposta para o desenvolvimento do protótipo do simulador ou CBCT Phantom e os procedimentos de controle de qualidade, assim como a

“...cultura organizacional é um conjunto de pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu ao aprender como lidar com os problemas de adaptação externa