• Nenhum resultado encontrado

PROJETO EDUCATIVO DESCOBRIR PELA ARTE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETO EDUCATIVO DESCOBRIR PELA ARTE"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

PROJETO EDUCATIVO

DESCOBRIR PELA ARTE

O EU, O OUTRO E O MUNDO

(2)

1

PROJETO EDUCATIVO

DESCOBRIR PELA ARTE

O presente Projeto Educativo (ano letivo 2013/2014) consiste na definição das metas a atingir de modo a otimizar o papel da Instituição no desenvolvimento das crianças. Pretendemos com este projeto transmitir o que nos propomos atingir do ponto de vista nível pedagógico.

Entendemos a Instituição como um sistema vivo, dinâmico, em busca de novos processos adaptativos e simultaneamente como um sistema com uma história e um saber acumulado, no qual é possível encontrar soluções para novos problemas e responder de forma mais adequada à complexa realidade social em que nos encontramos.

Todo o nosso trabalho com crianças tem como objetivo primordial, responder, o mais individualmente possível, às suas necessidades, contribuindo para o seu desenvolvimento global (cognitivo, emocional, motor e social). Seja na creche, como um espaço de prolongamento da família, na continuidade de cuidados e de estímulos e principalmente na manutenção de laços afetivos e sensoriais; seja no pré-escolar tendo sempre presente que “a educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de evolução ao longo da vida” (Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar); seja no ATL valorizando sobretudo a área de formação pessoal e social e a área das expressões, que se tem revelado como menor abordagem relativamente aos conteúdos programáticos do 1º ciclo. Salienta-se que a Instituição valoriza, ainda, o papel insubstituível das famílias.

Este ano letivo a equipa pedagógica da instituição escolhei como tema anual para um trabalho comum e transversal a todas as salas, a “ARTE”, enquanto descoberta para a criança numa perceção de si mesma, dos outros e do mundo. Deste modo, o tema anual terá o nome “Descobrir pela Arte” (o eu, o outro e o mundo).

Edição nº 2 Revisto em:

Setembro de 2013 Responsáveis: Equipa Pedagógica

A ação educativa

deve basear-se na

relação afetiva,

espontânea (…). A

Educação é (…)

fortemente

impregnada pelo

afeto do educador;

toda a educação que

anule o afeto, e

portanto elimine

certa liberdade de

experiência

emocional, não é

mais do que um

mau

«adestramento».”

(3)

2

ÍNDICE

1. Caracterização do contexto educativo ... 3

1.1. Como tudo começou ... 3

1.2. Missão, visão, valores e política de qualidade ... 3

1.3. Realidade envolvente ... 4

1.4. Organização institucional ... 4

1.5. Organigrama ... 5

1.6. Recursos físicos e materiais ... 6

1.7. Público-alvo ... 7

2. Funcionamento e dinâmica ... 8

2.1. Descrição das valências ... 8

2.1.1. Creche ... 8

2.1.2. Pré-escolar ... 9

2.1.3. ATL ... 10

2.2. Atividades de apoio à família ... 11

2.3. Serviço de Psicologia ... 11

2.4. Atividades de enriquecimento curricular... 12

2.5. Atividades complementares e comemorações ... 12

2.6. Periodicidade das reuniões ... 13

3. Finalidades educativas ... 14

4. Tema anual ... 15

5. Instrumentos de apoio ao projeto educativo ... 16

Referências Bibliográficas ... 17

(4)

3

1. CARACTERIZAÇÃO DO CONTEXTO EDUCATIVO

1.1. Como tudo começou

Com o objetivo principal de suprir carências educativas, sociais e culturais e colmatar algumas insuficiências ao nível do apoio às famílias, surgiu o Centro Recreativo e Cultural da Quinta da Boa Vista no período pós 25 de Abril de 1974, como resultado de um movimento de ocupação protagonizado pela população local.

Passados 3 anos e mantendo a inspiração inicial, marcadamente social e comunitária, e, de acordo com o enquadramento legal em vigor, foi dado corpo a uma Pessoa Coletiva de Utilidade Publica Administrativa, mais tarde transformada em Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) denominada por Centro Social da Quinta da Boa Vista.

Posteriormente, foi-se procurando melhorar as condições físicas e pedagógicas da instituição, nomeadamente, enquadrando todos os grupos de crianças por pessoal técnico especializado, respeitando o número máximo de crianças por sala, apetrechando as salas de material didático e apoiando a formação permanente dos seus funcionários, para que a resposta educativa fosse a mais adequada.

Trata-se, assim, de uma Instituição sem fins lucrativos, de cariz laico, e que se tem desenvolvido muito através do voluntariado dos seus associados.

Está associada à União das Instituições Particulares de Solidariedade Social, participando como membro ativo nas suas reuniões e Assembleias Distritais.

Atualmente, a nossa instituição procura responder às necessidades educativas dos seus utentes, não descurando a vertente social que esteve na sua origem. Neste momento, são cerca de 300 crianças que frequentam a nossa instituição.

1.2. Missão, visão, valores e política de qualidade

Missão: Existimos para cooperar com as famílias e comunidade envolvente na formação e desenvolvimento de crianças e jovens no âmbito sócio-educativo.

Visão: Pretendemos que a nossa Instituição seja cada vez mais eficiente na execução da missão e que se afirme como uma Instituição de referência no seio da nossa comunidade: internamente com os colaboradores, pais e associados e externamente com todas as entidades com que nos relacionamos.

Valores: São valores fundamentais da Instituição: educar e formar crianças íntegras e felizes, solidariedade, igualdade de oportunidades, respeito por todos os que apoiamos e que connosco trabalham, profissionalismo e exigência, espírito de equipa e voluntariado.

Política de Qualidade: Abrange os clientes, os colaboradores, a organização da própria Instituição e a comunidade envolvente:

(5)

4

Clientes - a Instituição pretende promover o bem-estar e proporcionar o acesso a serviços de qualidade aos seus clientes.

Colaboradores - a Instituição pretende promover uma cultura organizacional capaz de estimular a motivação, o comprometimento e a formação dos colaboradores.

Organização da Instituição - esta pretende cumprir os requisitos legais em vigor nos serviços prestados.

Comunidade - a Instituição pretende estabelecer parcerias e promover o contacto com a comunidade envolvente.

1.3. Realidade envolvente

O CSQBV está situado em Meleças, numa das zonas limítrofes da Freguesia de Belas (Concelho de Sintra), na confluência com as Freguesias de Rio de Mouro e Algueirão – Mem-Martins. Localiza-se numa área de paisagem rural, rodeada de espaços verdes, situada a cerca de 1 km da estação de comboios de Mira-Sintra - Meleças.

As nossas crianças são principalmente oriundas de meios densamente povoados (Rinchoa, Cacém, Mercês e Mem-Martins).

1.4. Organização institucional

A Instituição é constituída por todos os associados em pleno direito de funções. Os órgãos que dirigem a nossa Instituição são eleitos por mandatos de 3 anos, dividindo-se em

assembleia-geral, direção e conselho fiscal.

À Assembleia-Geral compete dirigir os trabalhos das sessões das assembleias, onde todos os associados propõem ideias/projetos e estão envolvidos nas decisões e escolhas da e para a Instituição. Reúne, em princípio, 2 vezes por ano (novembro e março), e todos os associados devem estar presentes.

À Direção compete administrar e dirigir a Instituição, zelar pelo cumprimento das decisões dos outros órgãos e representar a Instituição. Reúne mensalmente.

Ao Conselho Fiscal compete vigiar pelo cumprimento da lei e dos estatutos e, em especial, fiscalizar a escrituração e dar parecer sobre o relatório de contas e orçamento elaborados pela Direção.

O exercício de qualquer cargo nos corpos gerentes é não remunerado e voluntário e pode ser exercício de qualquer associado que seja eleito em assembleia-geral.

(6)

5

(7)

6

1.6. Recursos físicos e materiais

O CSQBV tem um espaço exterior excecional e único na zona, com potencialidades para proporcionar riquíssimas experiências em termos de desenvolvimento global das crianças e jovens. Possui um ringue, parque infantil, jardins imensos, uma zona com “animais de quinta” e espaços de “cultivo” para além da vasta área florestal que o circunda. Por esses motivos, o CSQBV é conhecido como a “Quinta”.

Edifício principal

Anexos construídos de raiz

3 salas de creche

2 salas de jardim de infância

1 sala de reuniões

1 gabinete de apoio

1 secretaria

1 gabinete de coordenação

pedagógica

1 refeitório

1 bar

Cozinha

Despensa

Instalações sanitárias para

crianças e adultos

Torreão/mufla

2 salas de creche

3 salas de jardim de infância

3 salas de ATL

1 pequeno ginásio

Lavandaria

Portaria

Instalações sanitárias para

crianças e adultos

(8)

7

1.7. Público-alvo

Esta instituição destina-se a crianças desde os 4 meses até completar o 1º ciclo de ensino Básico (10 anos).

A creche do CSQBV abrange um total de 84 crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 36 meses. Para tal, existem 4 educadoras, uma por sala, e 10 auxiliares de ação educativa. O Pré -escolar abrange 125 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos. Relativamente aos recursos humanos, possui 5 educadoras e 7 auxiliares de ação educativa.

Os grupos do centro de Atividades de Tempos Livres (ATL) dependem das turmas do Ensino Básico da Escola EB1 de Meleças.

Proporcionamos Educação Musical e Educação Física para todos os grupos durante a sua permanência no ATL. Além disso, proporcionamos o espaço para que o Agrupamento de Escolas D. Domingo Jardo possa lecionar algumas das Atividades Extra Curriculares (AEC) obrigatórias (Inglês e Apoio ao Estudo).

(9)

8

2. Funcionamento e dinâmica

2.1. Descrição das valências

Nesta secção serão descritas com maior detalhe cada uma das valências, nomeadamente a Creche, Jardim de Infância e ATL.

O esquema seguinte representa a organização do estabelecimento educativo:

2.1.1. Creche

Entende-se a creche como um sistema permanente de comunicação e de relações, de socialização e individualização, capaz de oferecer à criança condições ótimas que propiciem o seu desenvolvimento. Um ambiente responsável pela proteção da saúde física e mental das crianças, favorecendo, entre outras, a satisfação das necessidades emocionais básicas de intimidade, de atenção,

de aceitação, de descoberta, de formação do eu em relação ao outro e de desenvolvimento da autoestima.

Os objetivos pedagógicos gerais que nos propomos a atingir são os seguintes:

a) Promover o desenvolvimento global da criança, respeitando o ritmo individual; b) Promover a identidade pessoal e social das crianças;

c) Promover a segurança e a autonomia; d) Privilegiar a criação de laços afetivos;

e) Proporcionar um ambiente calmo, rico em estímulos; f) Integrar sempre os interesses e solicitações das crianças; g) Promover e incentivar a relação escola/família.

(10)

9

A Creche do CSQBV abrange um total de 84 crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 36 meses. Para tal, existem 4 educadoras, uma por sala, e 10 auxiliares de ação educativa. Conforme se observa no quadro seguinte:

Nº de

Crianças Idades

Recursos Humanos

Sala dos Bebés 1 28 4 a 24 meses 1 Educadora

4 Auxiliares

Sala dos Bebés 2 21 4 a 24 meses 1 Educadora

3 Auxiliares

Sala dos 2 anos 1 20 24 a 36 meses 1 Educadora

2 Auxiliares

Sala dos 2 anos 2 15 24 a 36 meses 1 Educadora

1 Auxiliar

Total 84

2.1.2. Pré-escolar

“A Educação Pré-Escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida, sendo complementar da ação educativa da família, com a qual deve estabelecer estreita relação, favorecendo a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e

solidário” (Orientações Curriculares, 1997; pág.

15).

Os objetivos pedagógicos gerais que nos propomos a atingir são os seguintes:

a) Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança com base em experiências de vida democrática numa perspetiva de educação para a cidadania;

b) Fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade das culturas, favorecendo uma progressiva consciência como membro da sociedade; c) Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso da

aprendizagem;

d) Estimular o desenvolvimento global da criança no respeito pelas características individuais, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diferenciadas;

e) Desenvolver a expressão e a comunicação através de linguagens múltiplas como meios de relação, de informação, de sensibilização estética e de compreensão do mundo;

(11)

10

f) Despertar a curiosidade e o pensamento crítico;

g) Proporcionar à criança ocasiões de bem-estar e de segurança, nomeadamente no âmbito da saúde individual e coletiva;

h) Proceder à despistagem de inadaptações, deficiências ou precocidades e promover a melhor orientação e encaminhamento da criança;

i) Incentivar a participação das famílias no processo educativo e estabelecer relações de efetiva colaboração com a comunidade.

(Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar)

O pré-escolar abrange 125 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos. Relativamente aos recursos humanos, possui 5 educadoras e 7 auxiliares de ação educativa. Conforme se observa no quadro seguinte:

Nº de

Crianças Idades

Recursos Humanos

Sala dos 3 anos 25 3 anos 1 Educadora

2 Auxiliares

Sala dos 4 anos 25 4 anos 1 Educadora

1 Auxiliares

Sala dos 5 anos 25 5 anos 1 Educadora

1 Auxiliares

Sala Mista 1 25 3,4,5 anos 1 Educadora

1 Auxiliares

Sala Mista 2 25 3,4,5 anos 1 Educadora

1 Auxiliares

Total 125

* As salas mistas possuem também uma auxiliar de apoio comum para as duas salas.

2.1.3. ATL

O ATL é um espaço lúdico com preocupações sócio-educativas, tendo como

função complementar, diversificar e

enriquecer o processo educativo e formativo das crianças, visando o seu desenvolvimento integral e harmonioso, quer ao nível psicomotor, do cognitivo e sócio-afetivo.

Os objetivos pedagógicos gerais que o ATL se propõe a atingir são os seguintes:

(12)

11

a) Promover nas crianças o desenvolvimento a nível pessoal e social, através do relacionamento com os pares e com o Mundo;

b) Proporcionar e valorizar o desenvolvimento físico e motor, detetando e estimulando aptidões nesses domínios;

c) Desenvolver necessidades da descoberta, interesses e aptidões, o espírito crítico e a criatividade;

d) Permitir a cada criança, que através da vivência em grupo, e do envolvimento em pequenos/grandes projetos, fortaleçam competências para serem jovens e adultos conscientes e ativos na comunidade;

e) Trabalhar as expressões a todos os níveis, contribuindo para a afirmação da personalidade, estruturação do pensamento e formação do caráter;

f) Promover o gosto e hábitos de leitura;

g) Favorecer a interligação família/escola/TL/comunidade, contribuindo para uma valorização, aproveitamento e rentabilização de todos os recursos do meio.

(elaborado com base na Orientação Curricular e Programas do 1º ciclo)

Os grupos do ATL dependem das turmas do Ensino Básico da Escola EB1 de Meleças. Proporcionamos Educação Musical e Educação Física para todos os grupos durante a sua permanência no ATL. Além disso, proporcionamos o espaço para que a Escola possa facultar algumas das Atividades Extra Curriculares (AEC) obrigatórias (Inglês e Apoio ao Estudo).

2.2. Atividades de Apoio à Família

No seguimento do espírito com que foi criada a Instituição e como forma de apoio às famílias, o CSQBV dispõe de um horário de funcionamento que se ajusta à realidade profissional das famílias: 7h30m – 19h30m. A instituição coloca ao dispor dos utentes um serviço de transportes que funciona de manhã e à tarde.

A maior parte dos pais, por motivos laborais, necessita que as crianças permaneçam na Instituição durante um horário bastante alargado. Assim, a programação semanal tem o cuidado de englobar estes períodos de tempo, onde as atividades são enquadradas pelas auxiliares de acção educativa e privilegiam a ocupação do espaço exterior e as atividades de livre escolha.

2.3. Serviço de Psicologia

Este serviço dirige-se a todas as crianças que frequentam a Instituição, podendo o encaminhamento ser realizado a pedido da Educadora ou Pais/Encarregado de e Educação.

As áreas de intervenção do Serviço de Psicologia da Instituição são as seguintes:

- Avaliação das crianças sinalizadas pelos agentes educativos, e posterior acompanhamento psicopadagogico e/ou encaminhamento;

(13)

12

- Estabelecimento de parcerias com os diversos elementos da comunidade educativa, no sentido de promover o desenvolvimento integral e harmonioso das diferentes dimensões da criança, facilitando a adaptação e o sucesso educativo;

- Orientação e aconselhamento aos elementos do corpo docente, em função das características, capacidades e necessidades específicas de cada sala, de acordo com os requisitos individuais de cada criança, planificando e implementando alternativas pedagógicas;

- Intervenção com os Pais – Aconselhamento Parental;

- Implementação programas e projectos de intervenção em grupo; - Cooperação com a área pedagógica e com as equipas das salas.

2.4. Atividades enriquecimento curricular

O CSQBV disponibiliza a todas as crianças, de acordo com a sua faixa etária, as seguintes atividades de enriquecimento curricular:

Educação física: Atividade obrigatória, que tem lugar uma vez por semana e é destinada a todas as crianças a partir das salas dos 2 anos.

Iniciação ao Inglês: Atividade obrigatória, que tem lugar uma vez por semana e é destinada a todas as crianças do pré-escolar (dos 3 aos 5 anos).

Educação Musical: Atividade obrigatória, que tem lugar uma vez por semana e é destinada a todas as crianças do ATL.

2.5. Atividades complementares e comemorações

O CSQBV proporciona também:

Natação: Atividade facultativa, realizada no complexo desportivo de Fitares, destina-se a crianças da sala dos 5 anos, das salas mistas (crianças de 5 anos) e do ATL com a periodicidade de uma vez por semana.

Praia: Atividade facultativa, a realizar, em princípio, no mês de junho, durante uma semana, destinada a crianças a partir das salas dos 2 anos (salas dos 2 anos, jardim de infância e ATL).

Passeios: Sempre enquadrados com o projeto curricular de sala, serão levados a cabo passeios tendencialmente uma vez em cada mês para as crianças do jardim de infância e uma vez em cada trimestre para as crianças do ATL.

Verão ativo: Este projeto tem como objetivo de proporcionar às crianças durante os meses de julho e agosto, um verão mais ativo e dinâmico. É solicitada a participação dos Encarregados de Educação/Pais e voluntários neste projeto.

Destaca-se ainda outras atividades/ datas festivas que se realizam na Instituição e que pretendem promover a participação e envolvimento das famílias:

Festas de Natal: organizadas pela equipa técnica da instituição e pelos Encarregados de Educação, uma dirigida à Creche e outra ao Jardim de Infância

(14)

13

Festa de aniversário da Instituição (dia 28 de março): organizadas pelos colaboradores e corpos gerentes, dirigida às crianças, suas famílias, ex-alunos, funcionários, voluntários e associados da Quinta da Boa Vista.

Festa de final de ano: é organizada pela equipa técnica e a apresentação dos grupos fica a cargo das equipas de sala, esta atuação engloba todas as crianças a partir da sala dos 2 anos e está associado ao tema anual. Esta festa é dirigida as famílias.

Acampamento do 4º ano: trata-se da festa de despedida dos alunos do 4º ano, a equipa do ATL organiza diferentes actividades lúdicas e recreativas para serem vividas pelas crianças e suas famílias.

Noite de Fados: acontece a cada dois anos e toda a comunidade escolar é convidada a participar.

2.6. Periodicidade das Reuniões

Reunião Periodicidade Intervenientes

Reunião de Técnicas Quinzenal Educadoras

Coordenadora Pedagógica Coordenadora de Pessoal

Psicóloga

Reunião com

Equipas de Sala Trimestral Coordenadora Pedagógica Equipa da Sala Coordenadora de Pessoal Psicóloga Reuniões com Encarregados de Educação Início e fim do

ano letivo Encarregados de Educação Equipa de Sala

*Sempre que necessário serão realizadas outras reuniões para além das estipuladas.

Cada educadora disponibiliza um horário semanal (a definir no inicio de cada ano letivo) para atendimento aos pais/encarregados de educação, que pode ser acionado mediante prévia marcação.

O gabinete de coordenação pedagógica disponibiliza também um horário semanal para atendimento aos pais/ encarregados de educação, mediante marcação.

(15)

14

3. Finalidades educativas

Através do Projeto Educativo, o CSQBV assume como finalidades educativas:

- Funcionar como espaço agradável e tranquilo, no qual a criança possa brincar, organizar o seu imaginário e, desse modo, crescer saudavelmente, contribuindo para a estabilidade e segurança afetiva da criança;

- Desenvolver progressivamente a autonomia, o sentido de responsabilidade e as capacidades de expressão, comunicação e criação;

- Promover a educação ambiental (com base no Programa Eco-Escola);

- Promover a curiosidade pelos outros, pelo mundo que a rodeia e desenvolver uma atitude pró-ativa como membro da sociedade Global;

- Favorecer a inclusão da criança em grupos sociais diversificados, valorizando a variedade de culturas e experiências, e contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso das aprendizagens;

- Assegurar a maior participação possível das famílias;

- Colaborar com os pais e com os professores do 1º ciclo, de modo a facilitar a adaptação da criança, despistar inadaptações ou deficiências e proceder ao encaminhamento mais adequado;

- Promover a tomada de consciência da importância do desenvolvimento pessoal e profissional de toda a comunidade educativa.

(16)

15

4. Tema anual

O tema anual é escolhido pela equipa pedagógica no fim do ano letivo anterior e surge para dar resposta a uma preocupação/necessidade sentida. O ano letivo é planeado em torno deste tema, sendo desenvolvido um esforço para o integrar com os restantes projetos a decorrer (por exemplo, projeto partilhar e conviver, projeto eco-escola”, etc).

Este tema é tratado de forma transversal a todas as áreas de desenvolvimento e a todos os grupos, possibilitando a cada sala adaptar e desenvolver os conteúdos de acordo com a idade, interesses e necessidades do grupo.

O seu planeamento inclui ainda a calendarização de ações comuns a todas as salas (por exemplo, dias ou semanas temáticas) e o envolvimento de toda a comunidade educativa (por exemplo, através de formações, atividades).

Este ano letivo a equipa pedagógica da instituição escolheu como tema de trabalho comum e transversal a todas as salas a arte, enquanto descoberta para a criança numa perceção de si mesma, dos outros e do mundo. Deste modo, ao tema anual do ano letivo de 2013/2014 foi dado o nome:

Descobrir pela Arte

(o eu, o outro e o mundo)

Pretendemos com este tema promover e estimular a criança na descoberta do eu, do

outro e do mundo, através da arte; favorecer o desenvolvimento do potencial criador de cada criança; e trabalhar, desenvolver e proporcionar experiências nas várias vertentes da arte (música, dança, pintura, fotografia, escultura, arquitectura, teatro, cinema, literatura, culinária, etc).

(17)

16

5. Instrumentos de apoio ao projecto educativo

O Projecto Educativo concretizar-se-á através dos seguintes instrumentos:

Regulamento interno: Foi concebido para informar todos os encarregados de educação sobre a forma como a Instituição orienta e regula as práticas chave de funcionamento.

Projeto curricular de instituição: É o documento que define as opções pedagógicas, prioridades e critérios, em torno das quais se organizam os conteúdos a serem trabalhados.

Projecto curricular de sala: É elaborado pela educadora da sala, com base no projeto curricular de instituição e de acordo com o perfil do grupo.

Plano anual de atividades: É o documento de planeamento que define as atividades a desenvolver ao longo do ano letivo, a sua organização e recursos, de forma a concretizar os princípios presentes no Projecto Educativo (ver no documento em anexo).

(18)

17

Referências Bibliográficas

Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, Lisboa: Ministério da Educação

Departamento da Educação Básica Núcleo de Educação Pré-Escolar, 1997.

Santos, J. (1966). Fundamentos psicológicos da educação pela arte”, in Educação Estética e Ensino Escolar, Pub. Europa América, Lisboa.

(19)

18

ANEXO

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2013/2014

RESPOSTA

SOCIAL ATIVIDADE DESCRIÇÃO OBJETIVOS RESPONSÁVEL

CALENDARIZAÇÃ O CRECHE PRÉ-ESCOLAR ATL Descobrir pela Arte Tema a ser trabalhado nas salas. Promover e estimular a criança na descoberta do eu, do outro e do mundo,

através da arte.

Equipas de sala Ao longo de todo o ano.

CRECHE PRÉ-ESCOLAR ATL Descobrir pela Arte Descoberta do EU Equipa pedagógica Elaboração de um painel de azulejos, que corresponda ao auto-retrato das crianças – 1º período CRECHE PRÉ-ESCOLAR ATL Descobrir pela

Arte Descoberta do OUTRO

Realização de um trabalho acerca do

ponto de vista de cada criança sobre

uma obra de arte – 2º período

CRECHE PRÉ-ESCOLAR

ATL

Descobrir pela

Arte Descoberta do MUNDO

Receber a visita de um artista plástico – 3º período CRECHE PRÉ-ESCOLAR ATL Horta Pedagógica

Cada sala, com excepção dos bebés, possui um

talhão de horta

Promover o conhecimento da origem de alguns dos alimentos e desenvolver o gosto pelo contacto com a natureza, experimentar

outras.

Cada equipa de sala é responsável pelo seu

talhão

Ao longo de todo o ano letivo

CRECHE PRÉ-ESCOLAR

ATL Semana da Mobilidade comunidade escolar Sensibilização da

Sensibilizar os Pais, Funcionários e Professores acerca das alternativas ao

automóvel, locais de estacionamento e velocidade máxima de circulação dentro da Instituição. Distribuir panfletos/cartazes sobre esta temática. Todas as salas (5 e 4 anos em frente da secretaria, salas mistas à frente da sala, ATL à frente das

respectivas salas)

De 16 a dia 20 de setembro

CRECHE PRÉ-ESCOLAR

ATL Dia do Caracol

Dia sem carros na Instituição

Utilizar do espaço exterior da Instituição (sem

carros) para o desenvolvimento de

actividades.

Todas as salas 20 de setembro

CRECHE PRÉ-ESCOLAR

ATL Pão por Deus

Trocas de doces, bolinhos e frutos secos entre salas e com o lar de idosos

Promover a partilha entre salas.

Promover a partilha entre gerações.

Educadoras e Auxiliares de Ação

Educativa (*5 anos vão ao lar de

idosos) 31 de outubro PRÉ-ESCOLAR Avaliação da pré-competências antes da entrada para o 1º ciclo Aferir o desenvolvimento individual de cada criança e da na sala no global através de instrumentos destinados para o efeito Proporcionar um contributo para o desenvolvimento integral e

harmonioso das crianças, tendo em vista a preparação para o ingresso nos ciclos subsequentes.

Psicóloga novembro outubro /

CRECHE PRÉ-ESCOLAR

ATL S. Martinho

Comemoração da

datas festivas Festejar o dia de São Martinho.

Educadoras e Auxiliares de Ação Educativa 11 de novembro CRECHE PRÉ-ESCOLAR ATL Dia dos

Resíduos comunidade escolar Sensibilização da

Relembrar a comunidade educativa para a separação de tampas, rolhas, pilhas, tinteiros,

óleo, entre outros.

A definir A definir

CRECHE Festa de Natal Creche para as crianças da Teatro de Natal creche

Apresentar um teatro, dirigido a crianças da creche, preparado por Pais

e Funcionários.

Coordenadora

Pedagógica A definir

PRÉ-ESCOLAR

ATL Festa de Natal

Teatro de Natal para as crianças do jardim de infância e ATL Apresentar um teatro, dirigido a crianças do jardim de infância e ATL,

preparado por Pais e Funcionários.

Coordenadora

Pedagógica A definir

CRECHE

(20)

19

ATL Ida ao lar de idosos

Elaboração da prenda de Natal

Educativa

ATL Férias de Natal atelieres durante as Realização de férias de Natal

Proporcionar às crianças a participação em atelieres, com actividades diferentes e diversificadas, durante

as férias de Natal.

Equipa ATL dezembro a 20 de De 16 de dezembro.

CRECHE PRÉ-ESCOLAR

ATL Dia de Reis

Trabalhos de sala sobre o tema Construção de

coroas Entrega de bolo rei

nas salas

Festejar o dia de Reis Visita ao lar de idosos.

Educadoras e Auxiliares de Ação Educativa 3 de janeiro CRECHE PRÉ-ESCOLAR ATL Desfile de

Carnaval Desfile de Carnaval na Tala

Realizar um desfile de Carnaval na zona circundante à Instituição. Convívio intergeracional,

com o lar de idosos.

Educadoras e Auxiliares de Ação

Educativa 28 de fevereiro

CRECHE PRÉ-ESCOLAR

ATL Dia da Água

Projecto no âmbito do projeto

eco-escolas

Sensibilização para a temática através de

actividades diversas. A definir 22 de março

CRECHE PRÉ-ESCOLAR

ATL Dia da Energia

Projecto no âmbito do projeto

eco-escolas

Sensibilização para a temática através de

actividades diversas. A definir 29 de maio

CRECHE PRÉ-ESCOLAR ATL Biodiversidade /Horta/Flores ta Projecto no âmbito do projeto eco-escolas Sensibilização para a temática através de

actividades diversas. A definir 22 de maio

CRECHE PRÉ-ESCOLAR ATL Dia da Eco-Escola / Dia do Ambiente Dia de comemoração no âmbito do projeto eco-escola Apresentar de trabalhos, divulgação de projectos e actividades e incentivo à separação. A definir 5 de junho CRECHE PRÉ-ESCOLAR ATL Festa de Final de Ano Atuações dos grupos das salas e

convívio entre a comunidade

escolar.

Cada sala apresentar uma atuação inserida no tema

anual e promover o convívio entre pais, filhos

e colaboradores.

Educadoras e Técnicas A definir

CRECHE PRÉ-ESCOLAR

ATL Dia do Pai

Realização de uma prenda para oferecer aos pais

Promover o auto conceito e a relação familiar. Desenvolver a capacidade criativa da criança. Educadoras, Técnicas e Auxiliares de Ação Educativa 19 de março

ATL Páscoa atelieres durante as Realização de férias da Páscoa

Proporcionar às crianças a participação em atelieres, com actividades diferentes e diversificadas, durante

as férias

Equipa ATL De 7 a 17 de abril

CRECHE PRÉ-ESCOLAR

ATL Dia da Mãe

Realizar uma prenda para oferecer às mães

Promover o auto conceito e a relação familiar. Desenvolver a capacidade

criativa da criança.

Educadoras, Técnicas e Auxiliares de Ação

Educativa Dia 4 de Maio

PRÉ-ESCOLAR Visita à Escola EB1 de Meleças Visita às Instalações da Escola EB1 de Meleças e dinâmica com um grupo do primeiro ano

Apoio na transição das crianças entre o pré-escolar e o ensino pré-escolar.

Educadora e Auxiliares de Ação Educativa das

Mistas e 5 anos Maio de 2013

PRÉ-ESCOLAR Transição para Formação: o 1º ano

Formação para os pais sobre esta

transição

Partilha de práticas

positivas. Psicóloga 16 de Maio

ATL Transição para Formação: o 5º ano

Formação para os pais sobre esta

transição

Partilha de práticas

positivas. Psicóloga 23 de Maio

ATL Acampamento 4º ano acampamento dos Jantar e alunos do 4º ano

Promover convívio entre crianças, pais e comunidade escolar. Festejar este momento de

transição.

Equipa ATL (Vera e

Teresa) A definir

PRÉ-ESCOLAR Finalistas: 5 anos Entrega de diplomas

Assinalar o fim do pré-escolar na presença da família e comunidade escolar. Educadoras e auxiliares da sala mista verde, mista

laranja e 5 anos. A definir CRECHE PRÉ-ESCOLAR ATL Praia Semana de Praia (c/ excepção da sala dos bebés e 1

ano)

Ida à praia e piscina. Educadoras, Técnicas e Auxiliares de Acção Educativa 16 a 20 de Junho – 2 anos e JI 23 a 27 de Junho – ATL CRECHE PRÉ-ESCOLAR

ATL Verão Ativo

Atividades diversas nos meses de Julho

e Agosto

Proporcionar às crianças, que se encontram na Instituição neste período,

a participação em actividades diversas.

Referências

Documentos relacionados

Convênio de colaboração entre o Conselho Geral do Poder Judiciário, a Vice- Presidência e o Conselho da Presidência, as Administrações Públicas e Justiça, O Ministério Público

LSS, 6 anos de idade, sexo masculino, apresentando vômitos, baixo ganho de peso e disfagia desde quan- do lactente, sem resposta clínica ao tratamento clínico para DRGE.. O

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

anteriores (dos ultimos 5 anos, se diferente do atual empregador e se aplicável): Endereço: Cidade/Estado: CEP: Telefone: Cargo: Nome e sobrenome do

A Escala de Práticas Docentes para a Criatividade na Educação Superior foi originalmente construído por Alencar e Fleith (2004a), em três versões: uma a ser

A proposta também revela que os docentes do programa são muito ativos em diversas outras atividades, incluindo organização de eventos, atividades na graduação e programas de

De forma geral, observamos que os estudantes não conseguiram construir argumentos, segundo as especificações fornecidas por Toulmin em seu padrão de argumentação, faltando

Pois bem, o trabalho por projetos suscita nos educandos todas essas qualidades e muitas outras necessárias a formação integral que contribua não só para a vida escolar (preparação