• Nenhum resultado encontrado

Introdução. Bethânia L. Horst 1, Alexandre L. Parize 1, Tereza C. R. de Souza *1.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Introdução. Bethânia L. Horst 1, Alexandre L. Parize 1, Tereza C. R. de Souza *1."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

MICROENCAPSULAÇÃO DO CORANTE NATURAL

ANTOCIANINA EM MATRIZ POLIMÉRICA DE QUITOSANA

UTILIZANDO TARTARATO DE SÓDIO E POTÁSSIO COMO

SOLUÇÃO DE IMPREGNAÇÃO

Bethânia L. Horst1, Alexandre L. Parize1, Tereza C. R. de Souza*1

1Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Departamento de Química, Trindade, Florianópolis – SC –

tereza@qmc.ufsc.br

Neste trabalho o corante antocianina foi microencapsulado em matriz polimérica de quitosana, utilizando tartarato de sódio e potássio como solução de impregnação. Análises de microscopia eletrônica de varredura revelam que as amostras microencapsuladas apresentaram-se sem poros ou fissuras aparentes, garantindo desta forma, a preservação das características do corante. A análise de infravermelho sugere que estão ocorrendo interações entre a quitosana e o tartarato de sódio e potássio e que o corante interage de forma física com a matriz polimérica. A análise termogravimétrica mostra que o material formado entre o corante e a quitosana possui uma menor estabilidade térmica se comparado ao material de partida. A liberação do corante a partir das microesferas de quitosana começa imediatamente após o contato das mesmas com as soluções tampão estudadas e a liberação torna-se mais lenta conforme o pH aumenta. O mecanismo de liberação mostrou-se dependente do pH estudado e estudo do grau de intumescimento mostra que este tem um papel determinante no mecanismo de liberação.

Palavras-chave: Microencapsulação, Antocianina, Quitosana.

Microencapsulation of the anthocyanin dye in chitosan polimeric matrix using sodium potassium tartrate witch impregnation solution.

In this work the anthocyanin dye was microencapsulated in polymeric matrix of chitosan, using sodium potassium tartrate as impregnation solution. Scanning electronic microscopy analyses show that the microencapsulated samples don´t have not apparent pores or cracks, guaranteeing the characteristics of the microencapsulated dye. The infrared analysis suggests that interactions between the chitosan and the dye are occurring. Thermogravimetric analyses show that the material formed between the dye and the chitosan presents less thermal stability than the original material. Controlled release studies of the dye for impregnated microspheres show that the dye is released immediately after the contact with the buffer solution used in this study and the release becomes slower as pH increases. The release mechanism revealed to be dependent of the pH and the study of the swelling degree shows that it is a determinant factor in the release mechanism of the dye.

Keywords: Microencapsulation, Anthocyanin, Chitosan.

Introdução

A cor, possivelmente mais que qualquer outro fator, influencia significativamente a aceitabilidade do produto. Geralmente, ela afeta o julgamento, sendo utilizada como forte indicador de qualidade; portanto, o desenvolvimento de produtos de aparência atrativa é importante para a indústria de alimentos. Entretanto, recentemente, os corantes artificiais têm sido questionados por certos segmentos da população, e esta tendência, aliada à publicidade contínua e adversa, tem aumentado o interesse pelos corantes de origem natural.

Dentre os corantes naturais conhecidos, as antocianinas apresentam grande destaque, sendo utilizadas na coloração de alimentos e bebidas. As antocianinas compreendem um vasto grupo de pigmentos naturais, intensamente coloridos, responsáveis pelas cores laranja, vermelho, roxo e azul

(2)

de muitas frutas, vegetais, flores, folhas, raízes e outras partes das plantas. São solúveis em água, o que facilita sua incorporação em sistemas alimentícios aquosos, e em misturas de água e álcool, porém insolúveis em óleos e gorduras [1] e têm sido consumidas por séculos sem efeitos adversos [2]. São não-tóxicas e não mutagênicas, com propriedades farmacológicas bem conhecidas e que contribuem para seu uso terapêutico[3]. As antocianinas (Figura 1) pertencem ao grupo dos flavonóides e são derivados poliidróxi e/ou polimetóxi glicosilados do cátion 2-fenilbenzopirílio, conhecido como cátion flavílio, que consiste de dois anéis aromáticos unidos por uma unidade de três carbonos e condensados por um oxigênio. A molécula de antocianina é constituída por duas ou três porções: uma aglicona, um grupo de açúcares e, freqüentemente, um grupo de ácidos orgânicos

[1,3]

. Entretanto, o uso deste corante torna-se limitado devido a sua estabilidade, que é afetada frente a fatores como concentração e estrutura química, pH, luz, temperatura durante o processamento e estocagem, presença de oxigênio, degradação enzimática, e interação com outros componentes presentes em alimentos, tais como ácido ascórbico, íons metálicos, açúcares e copigmentos[3].

Figura 1 – Estrutura do íon flavílio característico das antocianinas. Onde R1 e R2 são H, OH, ou OCH3; R3 é um glicosil ou H; e R4 é OH ou um

glicosil.

Muitos estudos vêm sendo realizados com o intuito melhorar a solubilidade, facilitar o manuseio e aumentar a estabilidade dos corantes naturais [4-6]. Para dar proteção e aumentar a estabilidade do corante, este pode ser incorporado ou microencapsulado em materiais poliméricos em condições tais, que forneçam essa proteção, mas que permitam a sua liberação em situações pré-determinadas.

A microencapsulação é um processo no qual ocorre a formação de micropartículas, onde um ingrediente ativo é recoberto por uma fina camada de outro material [7]; ela possibilita o isolamento e a manutenção de substâncias ativas no interior de uma microestrutura, fornecendo proteção ao ingrediente encapsulado contracondições adversas do meio, estabilizando o produto, aumentando a vida útil e promovendo a liberação controlada do encapsulado em condições pré–estabelecidas [8]. Nos estudos de microencapsulação, os encapsulantes geralmente empregados são hidrocolóides de gomas vegetais, gelatina, amido modificado, dextrinas, lipídeos, emulsificantes, quitosana, entre outros [7].

(3)

A quitosana é um copolímero catiônico formado por unidades de 2-desoxi-N-acetil-D-glicosamina e 2-desoxi-D-2-desoxi-N-acetil-D-glicosamina unidos por ligações glicosídicas β-1→4, obtida a partir da desacetilação alcalina da quitina [9]. A quitosana é uma base fraca, sendo insolúvel em água e solventes orgânicos, porém é solúvel na maior parte dos ácidos orgânicos, como por exemplo, o ácido acético e fórmico e também em ácidos inorgânicos como o ácido clorídrico. Precipita em soluções alcalinas ou com poliânions e forma um gel em pH baixo [10]. Devido à natureza de sua configuração química e as suas propriedades, tais como: sua abundância, não toxicidade, hidrofilicidade, biodegradabilidade, biocompatibilidade e propriedades antibacterianas [11], a quitosana tem sido empregada na preparação de filmes, géis e esferas, para os mais diversos fins [12] e pode ser utilizada em diversas áreas tecnológicas, como biotecnologia, cosméticos, processamento de alimentos, produtos biomédicos e sistemas de liberação controlada de fármacos.

Assim, a fim de aumentar as fontes de corantes naturais aplicáveis em alimentos industrializados, este trabalho tem como objetivo a microencapsulação do corante natural antocianina utilizando o biopolímero quitosana como agente encapsulante.

Experimental

O biopolímero quitosana, com grau de desacetilação 90%, foi adquirido da Purifarma, São Paulo/SP – Brasil. O corante natural antocianina (padrão AC-12r-WSP) foi fornecido pela Christen – Hansen Ind. & Com. Ltda. Todos os outros reagentes utilizados são de grau analítico.

Preparação das microesferas de quitosana

As microesferas de quitosana foram preparadas pelo método de coacervação simples ou separação de fases. Uma solução 3% (m/v) de quitosana em ácido acético foi gotejada com o auxílio de uma bomba peristáltica, Ismatec Reglo modelo 78016-30, em um banho de precipitação contendo solução de NaOH 2,0 mol.L-1, ocorrendo a precipitação das microesferas. Em seguida, as microesferas foram filtradas, lavadas com água destilada até alcançarem a neutralidade e secas à temperatura ambiente.

Impregnação do corante antocianina em microesferas de quitosana

Para a impregnação do corante em microesferas de quitosana, 150 mg do corante antocianina foram dissolvidas em 25 mL de solução de tartarato de sódio e potássio 0,1 mol L-1 (pH 2,5) e em seguida a solução resultante foi colocada em contato com 150 mg de microesferas de

(4)

quitosana durante 2 horas, sob agitação e a temperatura ambiente. Após o contato, as microesferas impregnadas foram filtradas, lavadas com água destilada para retirar o excesso de corante e secas a temperatura ambiente.

Espectroscopia no infravermelho (IV)

Os espectros de infravermelho da quitosana, do corante antocianina e das microesferas impregnadas foram obtidos na região de 4000-400 cm-1, com um espectrofotômetro FT Perkin Elmer, modelo 16 PC, utilizando-se pastilhas de KBr.

Morfologia das microesferas

A morfologia interna e externa, porosidade e tamanho médio das microesferas, foram determinados empregando-se a técnica de Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). As amostras foram colocadas sobre estabes e recobertas com uma camada de ouro, usando um Cool Sputter Coater da Bal-tec, SDC 005, sendo micrografadas usando microscópio eletrônico de varredura (Philips, Model XL 30) em uma intensidade de 10kv, usando varias magnificâncias.

Análise termogravimétrica (TGA)

Análises termogravimétricas foram realizadas com o objetivo de avaliar as variações de massa em função da temperatura dos materiais formados. As análises foram efetuadas em um analisador termogravimétrico (Shimadzu - TGA50) sob atmosfera de nitrogênio, com fluxo de 50,0 mL min-1 e taxa de aquecimento de 10°C/min, numa faixa de temperatura de 25 a 600°C.

Determinação do grau de intumescimento

A determinação do grau de intumescimento foi realizada em soluções tampão pH 1,0 (HCl 0,1 mol L-1), 2,0 (HCl 0,01 mol L-1), 3,0 (CH3COOH 0,1 mol L-1), 4,0 (CH3COOH 0,1 mol L-1) e

5,0 (CH3COOH 0,1 mol L-1), tendo sido o pH destas soluções ajustado com a adição de NaOH 0,1

mol L-1. As microesferas de quitosana impregnadas, secas em estufa, foram inicialmente pesadas (25 mg) e mantidas nos diferentes tampões (25 mL), a 25 °C, sob agitação de 150 rpm. Em intervalos de tempo pré-determinados as microesferas eram retiradas das soluções tampão, secas em papel absorvente para retirar o excesso de solução e pesadas novamente até o momento em que não

(5)

houve mais variação de massa. O grau de intumescimento de cada amostra no tempo t, foi calculado pela Equação 1:

%GI = Wt – Wo x 100 Equação 1

Wo

onde Wt e Wo referem-se as massas das amostras no tempo t e no estado seco, respectivamente. O

experimento foi realizado em triplicata.

Estudos de liberação do corante em função do pH

Amostras (25,0 mg) de microesferas de quitosana impregnadas foram suspensas em 25,0 mL de solução tampão pH 1,0, 2,0, 3,0, 4,0 e 5,0. As soluções foram mantidas sob agitação constante (150 rpm) em banho termostatizado a 25,0 ± 0,1 °C. Após intervalos de tempo pré-determinados, alíquotas de 3,0 mL da amostra foram retiradas e analisadas no comprimento de onda máximo do corante (521 nm). Após as leituras, as alíquotas eram devolvidas ao erlenmeyer. A porcentagem de corante liberada foi determinada usando-se uma curva de calibração que relaciona a absorvância com a concentração conhecida do corante puro (mg L-1) no mesmo tampão em que a cinética foi conduzida, sendo o experimento realizado em triplicata para todos os pH.

Resultados e Discussão

A microscopia eletrônica de varredura (MEV) foi utilizada com o objetivo de avaliar a morfologia e o tamanho de distribuição de partícula do material formado durante a microencapsulação. O MEV fornece informações sobre as características morfológicas das microesferas como a presença de fissuras e poros, permitindo uma análise rápida e direta da eficiência do processo de encapsulação.

A Figura 2 apresenta as imagens obtidas com a microscopia eletrônica de varredura das microesferas impregnadas, as quais foram reveladas a partir de populações mistas de microesferas.

De um modo geral, as microesferas de quitosana (Figura 2-a) e quitosana impregnada (Figura 2-c) apresentaram-se com boa esfericidade. A estrutura externa das microesferas com e sem corante mostrou-se compacta, lisa e sem fissura ou porosidade aparente, indicando a formação de um filme contínuo na parede. A análise das secções transversais das microesferas (Figuras b e 2-d) mostrou ausência de poros ou fissuras no interior das mesmas. As análises de MEV das microesferas contendo corante indicam que o corante está dissolvido por toda a matriz polimérica, sugerindo uma microencapsulação eficiente.

(6)

a

b

c

d

Figura 2 – Microscopia eletrônica de varredura: a) microesfera de quitosana, b) microesfera de quitosana – corte, c) microesfera de quitosana

impregnada e d) microesfera de quitosana impregnada – corte.

Com o objetivo de avaliar possíveis interações entre quitosana e o corante antocianina, amostras da quitosana, do corante e das microesferas impregnadas com o corante em tartarato de sódio e potássio foram analisadas por espectroscopia de infravermelho. A Figura 3 apresenta os espectros de infravermelho da quitosana, das microesferas impregnadas e do corante antocianina.

4000 3500 3000 2500 2000 1500 1000 500 Número de onda (cm-1) % T ra n sm it ân ci a a b c

Figura 3 – Análise de infravermelho: quitosana (a), microesferas de quitosana impregnadas (b) e corante antocianina(c).

No espectro de infravermelho da quitosana (Figura 3-a) observam-se bandas características dos grupos presentes na estrutura do polímero: 3445 cm -1 referente ao estiramento das ligações OH; 2918 e 2879 cm-1 referentes aos estiramentos das ligações C–H; 1655 cm-1 atribuída à absorção da carbonila do grupo ―N―C=O; 1601 cm-1 referente à deformação do grupo NH2; 1423 cm-1

atribuída ao estiramento da ligação –CN de amida e 1322 cm-1 referente ao estiramento da ligação –

CN de grupos amino. As bandas em 1155 cm-1 (estiramento assimétrico da ligação C–O–C), 1080 e

1030 cm-1 (vibrações envolvendo as ligações C–O de álcool primário) são características da estrutura sacarídica da quitosana [13].

(7)

O espectro do corante (Figura 3-c) mostra banda em 3389 cm-1 referente à vibração de estiramento das ligações OH; 2929 cm-1 referente aos estiramentos de ligações C–H; 1751 cm-1 referente à carbonila de éster; 1616 cm-1 referente ao estiramento C–C de aromáticos; 1512 cm-1 correspondente à deformação axial C=C de aromáticos; 1441 cm-1 referente à deformação das ligações C–H e banda em 1026 cm-1 correspondente ao estiramento das ligações C–O de álcool.

No espectro das microesferas de quitosana impregnadas (Figura 3-b) observam-se as bandas características dos grupos presentes na estrutura da quitosana, com mudanças de intensidade e deslocamentos de algumas bandas. A banda em 3408 cm-1 referente aos estiramentos das ligações OH está deslocada para menor número de onda e também é mais estreita, sugerindo uma possível interação entre os grupos OH da quitosana e o cátion flavílio do corante. A banda em 1644 cm-1 atribuída à absorção da carbonila do grupo ―N―C=O tem um deslocamento de 12 cm-1 para um

menor comprimento de onda e a banda em 1603 cm-1 referente à deformação do grupo NH2 tem um

grande aumento de intensidade e um deslocamento para um maior comprimento de onda, sugerindo uma possível interação entre os grupos NH3+ presentes na estrutura da quitosana e os grupos COO

-presentes na estrutura do tartarato de sódio e potássio. Os deslocamentos e mudança de intensidade de picos característicos de grupamentos da quitosana sugerem uma possível interação entre a quitosana e o tartarato de sódio e potássio e também uma interação física entre a quitosana e a antocianina.

Para avaliar a estabilidade térmica do produto formado a partir da microencapsulação do corante antocianina em matriz polimérica de quitosana, foram realizadas análises termogravimétricas (Figura 4) para a quitosana, a antocianina, as microesferas de quitosana impregnadas em tartarato de sódio e potássio.

0 100 200 300 400 500 600 20 30 40 50 60 70 80 90 100 110 c b % p er d a d e m as sa Temperatura (ºC) a

Figura 4 – Análise termogravimétrica (TGA): a) quitosana, b) corante natural antocianina e c) microesfera de quitosana impregnada.

Na Figura 4 é possível observar que o biopolímero quitosana e o corante antocianina apresentaram um estágio inicial de perda de massa em aproximadamente 53 e 77 °C,

(8)

respectivamente, referente à perda de umidade presente na amostra. A curva da análise termogravimétrica para a quitosana (Figura 4-a) apresenta além do primeiro estágio referente à desidratação, um segundo estágio de perda de massa em torno de 330 ºC referente à degradação do polímero. O corante antocianina (Figura 4-b) apresenta um segundo estágio de perda de massa em 332 °C referente à sua degradação térmica.

As microesferas impregnadas em tartarato de sódio (Figura 4-c) apresentaram apenas um estágio de perda de massa em aproximadamente 290 °C provavelmente relacionado ao biopolímero quitosana, mostrando uma menor estabilidade em relação ao polímero puro. A amostra não apresentou estágio de perda de massa relativo ao corante.

A determinação do grau de intumescimento das microesferas é um fator importante, pois pode ajudar a entender o mecanismo de liberação dos ingredientes ativos. A Tabela 1 apresenta o grau de intumescimento e o tempo necessário para alcançar o intumescimento máximo para as microesferas de quitosana impregnadas. Durante o intumescimento, os grupos amino, da superfície da quitosana, são inicialmente ionizados. A superfície intumesce devido à repulsão eletrostática entre grupos amino adjacentes, facilitando a penetração do solvente [14].

Tabela 1 – Grau de intumescimento das microesferas de quitosana impregnadas.

Grau de intumescimento (GI%)

pH Tempo* (minutos) GI%

1 6 1544 ± 7

2 20 1749 ± 10

3 12 5240 ± 14

4 14 5187 ± 12

5 50 4372 ± 10

* Tempo para obtenção das microesferas com massa constante

É possível observar através dos dados apresentados que as microesferas apresentaram um alto grau de intumescimento na faixa de pH estudado. Verifica-se que o grau de intumescimento aumenta com o aumento de pH até o pH 3,0 onde então alcança seu grau máximo, sendo observado que a partir deste pH ocorre um pequeno decréscimo no valor encontrado, porém ainda observa-se um valor elevado de intumescimento, Tabela 1. Estes valores podem ser atribuídos à existência de possíveis interações entre a quitosana, o tartarato de sódio e potássio e o corante, podendo desta forma promover a formação de uma nova rede polimérica que permita o intumescimento e a expansão da estrutura da matriz polimérica, sem ocorrer a sua dissolução. Gyliene et al. (2008) em seus estudos constataram que sais como tartarato de sódio e potássio são adsorvidos na estrutura polimérica da quitosana, e que esta adsorção ocorre através das interações entre os grupos amino da quitosana e grupos carboxilato do tartarato e é dependente do pH do meio, sendo maior em baixos

(9)

valores de pH [15]. Portero et al. (2007) em seus estudos, obtiveram para amostras de quitosana e tartarato de sódio um grau de intumescimento no valor de 1091% [16]. Stulzer et al. (2008) encontraram valores de grau de intumescimento da ordem de 1500 a 2300% para microesferas de malonil-quitosana em valores de pH baixo [17].

O estudo da liberação controlada de um ingrediente ativo, sob condições específicas, é interessante e necessário para entender o comportamento de liberação e o mecanismo através do qual essa liberação ocorre. A quantidade de corante liberada com o tempo (Mt) foi determinado

através de um espectrofotômetro UV-Visível, no comprimento de onda de 521 nm. A quantidade de corante total liberado (Mf) foi alcançada depois de manter as microesferas algumas horas em

solução, sob agitação. O aspecto geral da curva de liberação do corante antocianina a partir de microesferas de quitosana impregnadas está representado na Figura 5.

A quantidade de corante incorporado nas microesferas de quitosana impregnadas com corante foi de 113,2 mg g-1. Na Figura 5 observa-se que a liberação do corante começa imediatamente após o contato das microesferas com a solução tampão e que todo o corante é liberado a partir da matriz polimérica de quitosana em menos de duas horas, independente do valor do pH. Observa-se também que conforme aumenta o pH a liberação torna-se mais lenta, sendo que a liberação do corante antocianina foi mais rápida em pH 1,0 e mais lenta em pH 5,0. A liberação é mais rápida em pH 1,0 porque em valores de pH baixos os grupos amino da cadeia polimérica encontram-se mais protonados o que facilita a dissolução e o intumescimento da cadeia, permitindo que o corante difunda mais rapidamente através da matriz para a solução de liberação.

-10 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 110 120 130 140 0 20 40 60 80 100 Tempo (min) Mt /M f x 1 0 0 pH 1,0 pH 2,0 pH 3,0 pH 4,0 pH 5,0

Figura 5 – Perfil de liberação do corante antocianina para as microesferas de quitosana impregnadas em pH 1,0, 2,0, 3,0, 4,0 e 5,0, a 25°C.

As microesferas de quitosana impregnadas em tartarato de sódio e potássio apresentaram mecanismos de liberação que foram dependentes do valor do pH. Para pH 1,0 e 2,0 o mecanismo de liberação foi do tipo Fickiano ou “Caso I”, indicando que a liberação do corante ocorre pelo

(10)

mecanismo de difusão através das camadas da matriz. Para pH 3,0 e 4,0 o mecanismo de liberação foi do tipo Super Caso II de transporte, ocorrendo a contribuição simultânea de processos como difusão, intumescimento, relaxação e erosão da matriz polimérica. Para pH 5,0 o mecanismo de liberação foi do tipo não-Fickiano, onde a liberação se dá através da superposição dos mecanismos de difusão e intumescimento.

A análise do grau de intumescimento para as microesferas de quitosana impregnadas em tartarato de sódio e potássio (Tabela 1) mostrou que em valores de pH 3,0, 4,0 e 5,0 o grau de intumescimento foi bastante elevado. A partir destes dados e da análise do mecanismo de liberação é possível concluir que nesses valores de pH o intumescimento é um fator decisivo e determinante para a liberação do corante a partir da matriz polimérica.

Conclusões

Neste estudo foi possível observar que o biopolímero quitosana mostrou-se eficiente na microencapsulação do corante natural antocianina, fornecendo proteção e garantindo sua liberação controlada.

Agradecimentos

Os autores agradecem ao CNPq pelo auxílio financeiro e ao Departamento de Química da UFSC.

Referências Bibliográficas

1. R. Brouillard in Anthocyanin as Food Colors, P. MARKAKIS; London: Academic Press, 1982, 1-40.

2. M. M. Giusti; R. E. Wrolstad Biochemical Engineering Journal 2003, 14, 217.

3. A. Castañeda-Ovando; M. L. Pacheco-Hernández; M. E. Páez-Hernández; J. A. Rodríguez; C. A. Galán-Vidal

Food Chemistry 2009, 113, 859.

4. I. Higuera-Ciapara; L. Felix-Valenzuela; F. M. Goycoolea; W. Argüelles-Monal Carbohydrate Polymers 2004, 56, 41.

5. S. Gouin Trends in Food Science & Technology 2004, 15, 330.

6. T. C. R. Souza; A. L. Parize; I. M. C. Brighente; V. T. Fávere; M. C. M. Laranjeira Journal of Microencapsulation 2005, 22(5), 511.

7. P. B. L. Constant; P. C. Stringheta Boletim SBCTA 2002, 36(1), 12.

8. B. F. Gibbs; S. Kermasha; I. Alli; C. N. Mulligan International Journal of Food Sciences and Nutrition 1999, 50, 213.

9. F.S. Kittur; R.N. Tharanathan Critical Rev. in Food Science and Nutrition 2003, 43(1), 61.

10. V. R. Sinha; A. K. Singla; S. Wadhawan; R. Kaushik; R. Kumria; K. Bansal; S. Dhawan International Journal of

Pharmaceutics 2004, 274, 1.

11. Z. Li; H. R. Ramay; K. D. Hauch; D. Xiao; M. Zhang Biomaterials 2005, 26, 3919.

12. R.A.A. Muzzarelli Pergamon Press, Oxford, 1973.

13. B. Smitha; S. Sridhar; A. A. Khan Eur. Polymer Journal 2005, 41, 1859.

14. X. Qu; A. Wirsen; A. C. Albertson Polymer 2000a, 41, 4589.

15. H. K. Stulzer; L. Lacerda; M. P. Tagliari; M. A. S. Silva; V. T. Fávere; M. C. M. Laranjeira Carbohydrate

Polymers 2008, 73, 490.

16. A. Portero; D. Teijeiro-Osorio; M. A. Alonso; C. Remuñán-López Carbohydrate Polymers 2007, 68, 617.

Referências

Documentos relacionados

• Não é exibido em rotas com decolagem entre 0h e 5h e rotas nacionais operadas por aeronaves Wide Body (1.129 voos voos por mês);. • Não é exibido em aeronaves sem sistema

A partir de 1º de janeiro de 2018, o piso salarial dos cirurgiões-dentistas será de R$ 2.862,00 (Dois Mil Oitocentos e Sessenta e Dois Reais) mensais, para uma

O arquivo de referências bibliométricas contendo todos os registros (646) recuperados na base de dados ABCDM foi convertido para o formato .XLS para melhor desenvolvimento da

Estendendo as críticas realizadas ao conceito de psicopatologia ao perfeccionismo, não cabe classificar ou julgar se esse padrão comportamental é “normal” ou “patológico”,

Diversas mudanças relativamente recentes no cenário do Sistema Financeiro Nacional alteraram a dinâmica dos investimentos em fundos de investimento, títulos da dívida

SÃO PAULO - A Resolução número 13 de 2012 do Senado, que prevê o fim da chamada guerra dos portos, e que está sendo questionada por especialistas e pelo

De acordo com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, as doenças e pragas abaixo relacionadas não são cobertas pelo PROAGRO, tornando-se responsabilidade de produtor

Pressione MODE para entrar no modo alarme. O ícone do alarme aparece