• Nenhum resultado encontrado

Resumo. ativas e adaptrônica (adaptronics) fazem todos parte de um mesmo campo de estudo. Referemse

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Resumo. ativas e adaptrônica (adaptronics) fazem todos parte de um mesmo campo de estudo. Referemse"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Desenvolvimento de uma formula¸c˜

ao h´ıbrida atrav´

es

do M´

etodo de Elementos Finitos Generalizados (GFEM) para

an´

alise de placas laminadas compostas inteligentes

Diego Amadeu Furtado Torres, Paulo de Tarso Rocha de Mendon¸ca

Grupo de An´alise e Projeto Mecˆanico - GRANTE Departamento de Engenharia Mecˆanica, UFSC

88040-900, Florian´opolis, SC

E-mail: diego.amadeu@gmail.com, mendonca@grante.ufsc.br

Resumo

A aplica¸c˜ao de materiais com resposta eletromecˆanica acoplada no desenvolvimento de estruturas laminadas, aliado ao desenvolvi-mento das t´ecnicas de controle, tem permitido a concep¸c˜ao de estruturas inteligentes para di-versas aplica¸c˜oes, seja no controle de ru´ıdo e vibra¸c˜oes, no controle de forma ou monitora-mento da integridade do sistema. Este trabalho apresenta uma formula¸c˜ao de Elementos Fini-tos Generalizados para flex˜ao de placas lami-nadas em que os graus de liberdade mecˆanicos s˜ao aproximados no dom´ınio do elemento se-gundo uma Teoria de Deforma¸c˜ao Cisalhante de Terceira Ordem. Por sua vez, os graus de liberdade el´etricos s˜ao discretizados atrav´es da Teoria de Camadas Equivalentes Discre-tas, o que torna poss´ıvel considerar lˆaminas piezel´etricas nas superf´ıcies ou no interior do laminado. Uma contribui¸c˜ao do presente tra-balho consiste na forma de enriquecimento dos campos inc´ognitos, utilizando a metodologia do GFEM, buscando-se obter uma ferramenta que permita analisar acuradamente estas estru-turas.

1- Introdu¸c˜ao

O aprimoramento do projeto de estruturas tem possibilitado a inser¸c˜ao de sistemas inte-grados, juntamente com a aplica¸c˜ao de ma-teriais com propriedades bastante peculiares, capazes de perceber e se adaptar a poss´ıveis altera¸c˜oes nas condi¸c˜oes ambientais e opera-cionais.

Neste ´ımpeto, os termos estruturas

in-teligentes, estruturas adaptativas, estruturas

ativas e adaptrˆonica (adaptronics) fazem todos

parte de um mesmo campo de estudo. Referem-se `a integra¸c˜ao de atuadores, Referem-sensores integra-dos aos componentes estruturais e o uso de al-guma esp´ecie de unidade de controle ou am-plifica¸c˜ao e processamento de sinal juntamente com um material ou componente estrutural, com o objetivo de conceber um sistema capaz de melhorar o desempenho estrutural, sem adi-cionar massa ou consumir mais energia.

Os materiais empregados em estruturas inteligentes frequentemente possuem pro-priedades interessantes e incomuns, e s˜ao classificados de acordo com a capacidade de transforma¸c˜ao energ´etica. Em especial, os materiais piezel´etricos, que transformam ener-gia el´etrica em enerener-gia mecˆanica, podem ser usados tanto como sensores como atuadores e, al´em de serem facilmente obtidos, se adaptam a diferentes tipos de estruturas.

N˜ao menos vers´ateis, os materiais compostos se mostram adapt´aveis a esta nova tecnologia al´em de, por natureza, poderem ter suas carac-ter´ısticas direcionadas a atender exigˆencias es-pec´ıficas.

No contexto das formula¸c˜oes para placas in-teligentes via M´etodo de Elementos Finitos, [4] prop˜oem um modelo utilizando a Teoria de Camadas Equivalentes Discretas para dis-cretiza¸c˜ao de vari´aveis mecˆanicas e el´etricas. Diferentemente, [3] utiliza a discretiza¸c˜ao ao longo da espessura somente para a aproxima¸c˜ao do potencial el´etrico, mantendo a considera¸c˜ao de camada equivalente ´unica para os graus de liberdade mecˆanicos.

Sob a ´otica dos M´etodos sem malhas, [5] analisa o controle ativo de placas laminadas com sensores e atuadores piezel´etricos usando o

(2)

M´etodo de Galerkin Livre de Elementos, apre-sentando uma formula¸c˜ao baseada na Teoria de Deforma¸c˜ao Cisalhante de Primeira Or-dem e utilizando as fun¸c˜oes de aproxima¸c˜ao do M´etodo dos M´ınimos Quadrados M´oveis. 2- M´etodo de Elementos Finitos Genera-lizados

O M´etodo de Elementos Finitos Generaliza-dos (GFEM), que se desenvolveu de forma in-dependente a partir do M´etodo de Elementos Finitos de Parti¸c˜ao da Unidade [6] e do M´etodo de Nuvens hp [2], e tal como o M´etodo de Ele-mentos Finitos (MEF), se destina `a obten¸c˜ao de solu¸c˜oes aproximadas de problemas de valor no contorno (PVC) formulados em forma fraca. O GFEM pode ser considerado um m´etodo sem malha pois permite adicionar refinamen-tos hier´arquicos a um conjunto de fun¸c˜oes

de forma associadas a elementos finitos que

servem, al´em de definir uma Parti¸c˜ao da

Unidade (PU), como dom´ınio para as

inte-gra¸c˜oes num´ericas necess´arias na obten¸c˜ao das contribui¸c˜oes elementares. Ainda, permite f´acil implementa¸c˜ao das condi¸c˜oes de contorno, em virtude do car´ater interpolador da solu¸c˜ao, e apresenta robustez mesmo sob forte distor¸c˜ao dos elementos, uma vez que o enriquecimento se d´a em coordenadas globais ap´os o mapea-mento.

Conforme [1], para um caso geral, define-se a fam´ılia de Nuvens (eq.1) para o GFEM:

FN = n© Nj(x) ªN j=1 S © Nj(x)Lji(x)ªNj=1|i ∈ (j) o (1)

onde Nj(x) s˜ao fun¸c˜oes da PU, Lji(x) s˜ao

as fun¸c˜oes de enriquecimento contidas num conjunto de fun¸c˜oes linearmente independentes designado por . Esta fam´ılia ´e utilizada para construir a aproxima¸c˜ao da solu¸c˜ao (eq.2):

e u(x) = N X j=1 Nj(x) ( uj+ qj X i=1 Lji(x)bji ) = ΦTU (2) onde o vetor de de parˆametros nodais (eq.3) e o vetor das fun¸c˜oes de aproxima¸c˜ao (eq.4) s˜ao, respectivamente: UT(x) = h u1, b11, · · · , b1qj, · · · · · · , uN, bN1, · · · , bNqj i (3) ΦT = h N1, L11N1, · · · , L1qjN1, · · · · · · , NN, LN1NN, · · · , LNqjNN i (4)

Empregando-se estas fun¸c˜oes para definir o subespa¸co das varia¸c˜oes eX , pode-se obter

a aproxima¸c˜ao da solu¸c˜ao pelo M´etodo de Galerkin.

No ˆambito deste trabalho, para o desenvolvi-mento de uma formula¸c˜ao de eledesenvolvi-mentos finitos generalizados para flex˜ao de placas, pretende-se construir espa¸cos de aproxima¸c˜oes locais S com enriquecimento polinomial de at´e terceira or-dem (eq.5), sobre uma PU definida por fun¸c˜oes bi-lineares, tal que:

S = Nj× ( 1,x − xj hj ,y − yj hj ,³ x − xj hj ´2 , ³ y − yj hj ´2 ,³ x − xj hj ´3 ,³ y − yj hj ´3) (5)

onde Nj, j = 1, 2, . . . , N s˜ao fun¸c˜oes de forma

bilineares padr˜ao; xj = (xj, yj) s˜ao as

coor-denadas do n´o j, na superf´ıcie de referˆencia da placa; hj´e o raio da nuven de cada n´o, admitido

como sendo um comprimento caracter´ıstico do maior elemento finito adjacente ao n´o j e N ´e o n´umero de n´os da malha de elementos finitos. 3- Piezeletricidade linear

O fenˆomeno piezel´etrico ´e relacionado ao efeito da carga el´etrica na deforma¸c˜ao mecˆanica. Este pode ser descrito pelo vetor po-lariza¸c˜ao P, que representa o momento el´etrico

por unidade de volume ou carga de polariza¸c˜ao por unidade de ´area [8].

Dentre as formas poss´ıveis de se obter a polariza¸c˜ao, a que se aplica aos materiais piezel´etricos industriais ´e o mecanismo de

reori-enta¸c˜ao dos dipolos, quando um campo el´etrico

aplicado causa uma reorienta¸c˜ao das mol´eculas do diel´etrico.

A piezeletricidade pode se manifestar de forma direta ou inversa. Por defini¸c˜ao, o

(3)

efeito piezel´etrico direto (eq.6) ´e o

desenvolvi-mento de uma polariza¸c˜ao devida `a deforma¸c˜ao mecˆanica atrav´es da express˜ao:

Pi = dijkσjk (6) onde d ´e um tensor de terceira ordem de

m´odulos piezel´etricos, mais especificamente

designados constantes piezel´etricas de tens˜ao. O efeito piezel´etrico inverso (eq.7), relaciona o vetor campo el´etrico E ao tensor de de-forma¸c˜oes lineares ε por:

εij = dkijEk (7)

Note que dkij ´e sim´etrico com rela¸c˜ao aos ´ındices i e j por causa da simetria de εij.

Por consequˆencia, quando o material diel´etrico ´e polarizado, os dipolos el´etricos alinhados produzem uma densidade de carga volum´etrica equivalente ρp que afeta o campo

el´etrico [3], assim surge a defini¸c˜ao de

desloca-mento el´etrico D (eq.8):

Di = χijEj (8)

onde χij s˜ao as constantes de permissividade

el´etrica do material.

Assim, de acordo com [8], as rela¸c˜oes consti-tutivas acoplando os efeitos mecˆanico e el´etrico, e inclusive t´ermico, podem ser estabeleci-das usando princ´ıpios termodinˆamicos e as rela¸c˜oes de Maxwell. As rela¸c˜oes constitutivas eletromecˆanicas (eq.9), que podem ser expres-sas utilizando-se nota¸c˜ao contra´ıda, conforme tamb´em apresentado em [3], [8] e [4], s˜ao:

σi = CijEεj − eikEk

Dk= ekjεj+ χεklEl (9)

onde Cij s˜ao os m´odulos el´asticos, eik s˜ao

os m´odulos piezel´etricos, mais especificamente constantes piezel´etricas de deforma¸c˜ao, χkls˜ao

as constantes diel´etricas, e ainda a seguinte rela¸c˜ao entre os m´odulos piezel´etricos (eq.10):

eik= CijEdjk (10) onde os sobrescritos E, ε representam campo el´etrico constante e deforma¸c˜ao constante, res-pectivamente.

Note que a varia¸c˜ao do ´ındices ´e diferente para os diferentes termos: i, j = 1, 2, . . . , 6,

k, l = 1, 2, 3. Para um material totalmente

anisotr´opico, existem 21 constantes el´asticas independentes, 18 constantes piezel´etricas, e 6 constantes diel´etricas.

Usualmente, as constantes materiais das rela¸c˜oes constitutivas (eq.10) s˜ao primeira-mente obtidas nas dire¸c˜oes de ortotropia e em seguida as rela¸c˜oes s˜ao rotacionadas para as dire¸c˜oes globais do laminado no elemento (x, y, z), por rota¸c˜ao plana em torno do eixo principal 3. Em seguida, ´e parcialmente im-posta a condi¸c˜ao de Estado Plano de Tens˜oes (EPT) na lˆamina (σzk = 0), gerando a rela¸c˜ao constitutiva modificada (eq.11), onde por con-veniˆencia, particiona-se a deforma¸c˜ao mecˆanica em parcela de membrana e flex˜ao, associada `a

e parcela de cisalhamento transversal,

asso-ciada `a Cτ:    σ τ D    k =   C σ 0 eσT 0 eτT eτ −χ   k   ε γ −E    k (11) onde σ = {σx, σy, τxy}T, τ = {τyz, τxz}, e D =

{Dx, Dy, Dz}, com as deforma¸c˜oes e o campo

el´etrico analogamente definidos.

4- Formula¸c˜ao Discretizada em GFEM A formula¸c˜ao aqui apresentada foi deduzida a partir do funcional do Princ´ıpio Variacional de Hamilton (PVH), incorporando as respostas mecˆanica e el´etrica, conforme (eq.12):

Z t1

t0

(δK + δP + δW ) dt = 0 (12) para qualquer t1, onde K, P e W s˜ao a energia

total cin´etica, a energia total potencial de de-forma¸c˜ao e o trabalho total das for¸cas externas aplicadas ao sistema, respectivamente, e δ ´e o operador varia¸c˜ao. A express˜ao do funcional do PVH pode ser expandida como:

Z t1 t0 ( Z V −ρδuTu(x, t) dV +¨ + Z V ( δ²x δEx )T( σx Dx ) dV + + Z V δuTfV dV + Z S δuTfSdS+ + δuTfP + Z S δϕTq dS ) dt = 0 (13)

(4)

onde u ´e o deslocamento mecˆanico, σ ´e o tensor de tens˜oes mecˆanicas, ε ´e o tensor de deforma¸c˜oes mecˆanicas, D ´e o deslocamento el´etrico, E ´e o campo el´etrico, fS ´e a for¸ca

de superf´ıcie, fV ´e a for¸ca de corpo, fP s˜ao

for¸cas pontuais, ϕ ´e o potencial el´etrico e q s˜ao as cargas el´etricas de superf´ıcie nas lˆaminas piezel´etricas.

As hip´oteses cinem´aticas adotadas na pre-sente formula¸c˜ao consistem na Teoria de Deforma¸c˜ao Cisalhante de Terceira Orden (TSDT), que preconiza uma varia¸c˜ao c´ubica dos deslocamentos coplanares na dire¸c˜ao da es-pessura [7]. O campo de deslocamentos da teoria u(x, t) = {u(x, t), v(x, t), w(x, t)}T ´e ex-pandido na forma: u(x, y, z, t) = u0(x, y, t)+ + zψx(x, y, t) + z3ψ3x(x, y, t) v(x, y, z, t) = v0(x, y, t)+ + zψy(x, y, t) + z3ψ3y(x, y, t) w(x, y, z, t) = w0(x, y, t) (14)

Assim, utilizando as rela¸c˜oes de-forma¸c˜oes/deslocamentos lineares obt´em-se o campo de deforma¸c˜oes (eq.15):

εx(x, t) = ∂u0 ∂x + z ∂ψx ∂x + z 3∂ψ3x ∂x εy(x, t) = ∂v0 ∂y + z ∂ψy ∂y + z 3∂ψ3y ∂y γxy(x, t) = ∂u0 ∂y + z ∂v0 ∂x + z 3³ ∂ψ3x ∂y + ∂ψ3y ∂x ´ γyz(x, t) = ³ ψy+ ∂w0 ∂y ´ + z2ψ3y γxz(x, t) = ³ ψx+∂w 0 ∂x ´ + z2ψ3x (15) As rela¸c˜oes deforma¸c˜oes/deslocamentos (eq.15) podem ser expressas em termos de vetores que cont´em os deslocamentos generalizados na superf´ıcie de referˆencia como:

ε(x, t) = ε0+ zκ1+ z3κ3

γc(x, t) = γc0+ z2κc

(16) A formula¸c˜ao em elementos finitos generali-zados ´e desenvolvida a partir da defini¸c˜ao das fun¸c˜oes de parti¸c˜ao da unidade (PU)

no dom´ınio do elemento e o enriquecimento dos campos ´e feito adicionando-se novos parˆametros vinculados `as vari´aveis nodais, as-sociados `as fun¸c˜oes que multiplicam as bases originais, de forma que os deslocamentos mecˆanicos generalizados na superf´ıcie de re-ferˆencia (u0, v0, w0, ψ

x, ψy, ψ3x, ψ3y) podem ser

expandidos como, por exemplo, para u0:

u0 = N neX no=1 Ni à u0no+ nf (u0 no) X j=1 u0nojfuj0 no ! (17) Reunindo todas as fun¸c˜oes numa ´unica ma-triz [Ne]7×(7×N ne+npar) temos a representa¸c˜ao simb´olica para o campo de deslocamentos mecˆanicos (eq.18):

{eu(x, y, t)e} = [Ne(x, y)]{Ue(t)} (18)

O vetor de deslocamentos nodais

{Ue}(7×Nne+npar)×1 do elemento, no tre-cho relativo ao n´o no ´e escrito conforme a (eq.19):

{Ue}T = n

· · ·¯¯u0no, u0no1, . . . , u0nf (u0no)

no , vno0 , vno01, . . . , v0nf (u0no) no , . . . . . . , ψ03yno, ψ3y01no, . . . , ψ03ynf (ψ0no 3xno )¯¯ · · · o (19)

com no = 1, · · · , N ne, sendo N ne o n´umero de n´os do elemento e npar igual ao n´umero de parˆametros de enriquecimento do elemento.

O campo el´etrico E(x, t) = {Ex, Ey, Ez}T ´e

relacionado ao potencial el´etrico pela (eq.20):

E(x, t) = −∇ϕ(x, t) =              −∂ϕ(x, t) ∂x −∂ϕ(x, t) ∂y −∂ϕ(x, t) ∂z              (20)

O potencial el´etrico ϕ(x, t) no elemento, por sua vez, ´e discretizado atrav´es de fun¸c˜oes line-ares por partes, cont´ınuas nas interfaces en-tre lˆaminas piezel´etricas e descont´ınuas nas in-terfaces lˆaminas piezel´etricas/lˆaminas da estru-tura base.

A um n´o no na superf´ıcie de referˆencia de um laminado com N lˆaminas piezel´etricas, cor-respondem N + 1 valores nodais de potencial,

(5)

ϕ0

no a ϕNno. O valor do potencial numa cota

in-termedi´aria z de uma lˆamina k arbitr´aria, em um instante de tempo t, ´e dado pela express˜ao (eq.21): ϕkno(z, t) = ϕk−1no (t)³ zk− z hk ´ +ϕkno(t)³ z − zk−1 hk ´ (21) onde zk−1 ´e a cota inferior da lˆamina k e zk ´e a cota superior, em rela¸c˜ao `a superf´ıcie de referˆencia.

A aproxima¸c˜ao do potencial el´etrico nas dire¸c˜oes coplanares `a superf´ıcie de referˆencia (x, y) em um ponto qualquer da lˆamina k via elementos finitos generalizados ´e obtida pelas mesmas fun¸c˜oes PU (Nno(x, y)) usadas para aproximar o campo de deslocamentos mecˆanicos, al´em das fun¸c˜oes de enriquecimento correspondentes, conduzindo `a seguinte aproxi-ma¸c˜ao (eq.22): ϕ(x, y, z, t)k= N ne X no=1 Nno(x, y) " ϕkno(z, t)+ + nf (ϕk no) X j=1 ϕknoj(z, t)fϕjk no(x, y) # (22) Incorporando estes graus de liberdade el´etricos aos mecˆanicos tem-se para a for-mula¸c˜ao em MEFG o vetor de deslocamentos nodais elementares conforme (eq.23):

{Ue}T = n

· · ·¯¯u0no, u0no1, . . . , u0nf (u0no)

no , v0 no, v0 1 no, . . . , v0 nf (v0no) no , . . . . . . , ψ3yno, ψ3y1 no, . . . , ψ nf (ψ3yno) 3yno , ϕ0 no, ϕ0 1 no, . . . , ϕ0 nf (ϕ0no) no , ϕ1no, ϕ1no1, . . . , ϕ1nf (ϕ1no) no , . . . . . . , ϕN no, ϕN 1 no, . . . , ϕN nf (ϕNno) no ¯ ¯o (23)

Desenvolvendo cada uma das parcelas do funcional do PVH e inserindo a discretiza¸c˜ao das vari´aveis pode-se deduzir as express˜oes para obten¸c˜ao das contribui¸c˜oes elementares.

Usando as rela¸c˜oes constitutivas (eq.11), a varia¸c˜ao da energia potencial total de de-forma¸c˜ao, incluindo as energias potenciais

mecˆanica e a el´etrica elementar, ´e expressa con-forme a (eq.24): δP = Z V ½ δε δγ ¾T " 0 eσT 0 eτT # ε γ E   + + {δE}T h eσT eτT χx i    ε γ E   dV (24) Usando as expanss˜oes de {ε, γ, E} obt´em-se as matrizes de rigidez elementares, tal que a parcela puramente mecˆanica [Ke

uu] resulta

como a (eq.25):

[Keuu] = [Kemf] + [Kec] (25) com, as parcelas de membrana/flex˜ao e cisalha-mento expressas pelas (eq.26) e (eq.27), respec-tivamente: [Kemf] = Z Ωe [Bemf]T   A B LB D F L F H   [Be mf] dΩ (26) [Kec] = Z Ωe [Bec]T · Ac Dc Dc Fc ¸ [Bec] dΩ (27) onde as deforma¸c˜oes s˜ao aproximadas atrav´es das matrizes [Bemf] e [Bec].

Definem-se as seguintes submatrizes consti-tutivas puramente mecˆanicas do laminado em membrana e flex˜ao (eq.28):

{Aij, Bij, Dij, Lij, Fij, Hij} = = N X k=1 Z zk zk−1 Cijσk{1, z, z2, z3, z4, z6} dz (28)

com i, j = 1, 2, 6 e para o cisalhamento transversal (eq.29): {Acij, Dcij, Fcij} = = N X k=1 Z zk zk−1 Cijk{1, z2, z4} dz (29) com i, j = 4, 5.

A matriz de rigidez eletromecanicamente

(6)

[Keu−ϕ] = [Kmf −ϕe ] + [Kc−ϕe ] (30) com as parcelas definidas pelas (eq.31) e (eq.32): [Kemf −ϕ] = Z Ωe [Bemf]T   O PP Q R S  ³XN k=1 Ek ´ dΩ (31) [Kec−ϕ] = Z Ωe [Bec]T · T U V W ¸ ³XN k=1 Ek ´ dΩ (32) onde a matriz [E] ´e usada para aproximar o campo el´etrico e, de forma semelhante `as matrizes de deforma¸c˜oes mecˆanicas, ´e parti-cionada em parcela constante e parcela com de-pendˆencia linear em rela¸c˜ao `a cota z, em cada lˆamina piezel´etrica. As submatrizes constituti-vas eletromecˆanicas do laminado s˜ao definidas pelas (eq.33) e (eq.34):

{Oij, Pij, Qij, Rij, Sij} = = Z zk zk−1 ijk{1, z, z2, z3, z4} dz (33) com i, j = 1, 2, 6, e {Tij, Uij, Vij, Wij} = = Z zk zk−1 ijk{1, z, z2, z3} dz (34) com i, j = 4, 5.

Deve-se ressaltar que [Ke

ϕ−mf] = [Kmf −ϕe ]T.

Por fim, a matriz de rigidez puramente

el´etrica ´e difinida como na (eq.35):

{[Keϕϕ] = Z Ωe ³XN k=1 Ek ´T · X Y Y Z ¸ ³XN k=1 Ek ´ dΩ (35)

onde as submatrizes constitutivas puramente el´etricas do laminado s˜ao obtidas pela (eq.36):

{Xij, Yij, Zij} = = Z z k zk−1 χkij{1, z, z2} dz (36)

Assim, a matriz de rigidez total do elemento (eq.37) ser´a obtida somando as parcelas:

[Ke] = [Keuu] + [Ke] + [Kϕu] + [Keϕϕ] (37)

Por sua vez a varia¸c˜ao da energia cin´etica ´e (eq.38):

δK =

Z

V

ρδuTu dV¨ (38) Decompondo o deslocamento mecˆanico em parcela de membrana, rota¸c˜oes de primeira ordem e rota¸c˜oes de ordem superior, busca-se explicitar os termos com dependˆencia em

z. Ap´os manipul¸c˜ao alg´ebrica, separando as

parcelas que s˜ao integr´aveis ao longo da espes-sura daquelas integr´aveis apenas no dom´ınio, obt´em-se a matriz de in´ercia elementar [Me],

que ´e dada pela (eq.39):

[Me] = Z Ω NT   PP01 PP12 PP34 P3 P4 P6   N dΩ (39) com P0 = ρ0[I3x3], P1= ρ1[I3x2], P2 = ρ2[I2x2], P3 = ρ3[I3x2], P4 = ρ4[I2x2], e P6 = ρ6[I2x2],

onde [I]´s s˜ao matrizes identidades ou parcelas de matrizes identidades. As massas generaliza-das s˜ao definigeneraliza-das pela (eq.40):

0, ρ1, ρ2, ρ3, ρ4, ρ6} = N X k=1 ³ Z zk zk−1 ρk{1, z, z2, z3, z4, z6} dz (40)

com ρk sendo a massa equivalente por unidade

de ´area da lˆamina k.

Finalmente, desenvolve-se a express˜ao do trabalho virtual externo (eq.41):

δW = Z V δuTfV dV + Z S δuTfSdS+ + δuTfP + Z S δϕTq dS (41)

Os deslocamentos mecˆanicos e os potenciais el´etricos s˜ao discretizados na forma (eq.42):

u(x, t) = NUU(t)

(7)

com NU sendo a parcela de N referente aos

deslocamentos mecˆanicos e Nϕ, a parcela

refe-rente aos potenciais el´etricos elementares. Observa-se que o vetor de parˆametros nodais elementares U cont´em tantos os graus de liber-dades mecˆanicos quanto os potenciais el´etricos. De maneira semelhante, as for¸cas mecˆanicas e as carga el´etricas podem ser discretizadas no dom´ınio do elemento, com aux´ılio dos vetores que cont´em os dados de for¸cas mecˆanicas e car-gas el´etricas nodais (FV, FS, etc) , conduzindo

aos vetores de for¸cas consistentes (eq.43): fV(x, t) = NfFV(t)

fS(x, t) = NfFS(t) fP(x, t) = FP(t) q(x, t) = NqQS(t)

(43)

Assim, a (eq.41) resulta nos vetores de for¸cas nodais equivalentes (eq.44):

{FeV} = Z Ω NUeTNfeFV dΩ {FeS} = Z Ω NUeTNfeFSdΩ {FeP} = Z Ω NUeTFP dΩ {FeQ} = Z Ω NϕeTNqeQSdΩ (44)

de maneira que a soma de todas estas parcelas fornece o vetor de for¸cas elementares {Fe(t)} . Portanto, tem-se o seguinte sistema elemen-tar de equa¸c˜oes (eq.45):

[Me]{ ¨Ue(t)} + [Ke]{Ue(t)} = {Fe(t)} (45) utilizado para obter o sistema global.

Considera¸c˜oes finais

Busca-se com a implementa¸c˜ao de rotinas computacionais baseadas na formula¸c˜ao aqui apresentada dispor de uma ferramenta que per-mita verificar o desempenho do GFEM na mo-delagem num´erica de estruturas laminadas in-teligentes, seja para an´alise est´atica quanto dinˆamica. Procura-se assim, verificar as poten-cialidades do GFEM, como facilidade de im-posi¸c˜ao de condi¸c˜oes de contorno, capacidade

de aproxima¸c˜ao etc, al´em de estabelecer bases para estudos futuros inseridos nesta linha de pesquisa, contribuindo para a difus˜ao de tec-nologias relacionadas `as estruturas inteligentes.

Referˆ

encias

[1] F.B. Barros, “M´etodos sem malha e M´etodo dos Elementos Finitos Generaliza-dos em an´alise n˜ao-linear de estruturas”, 233 p. Tese (Doutorado) - Escola de En-genharia de S˜ao Carlos, Universidade de S˜ao Paulo, S˜ao Carlos, 2002.

[2] C.A. Duarte; J.T. Oden, An h-p adaptive method using cloud, Computer Methods in

Applied Mechanics and Engineering, 139

(1996) 237-262.

[3] A.W. Faria, “Modelagem por elementos finitos de placas compostas dotadas de sensores e atuadores piezel´etricos: im-plementa¸c˜ao computacional e avalia¸c˜ao num´erica”, 147 p. Disserta¸c˜ao (Mestrado) - Universidade Federal de Uberlˆandia, Uberlˆandia, 2006.

[4] H.-J. Lee, “Finite element analysis of ac-tive and sensory thermo-piezoelectric com-posite materials. Glenn Research Cen-ter, Cleveland, Ohio. National Aeronau-tics and Space Administration, 2001.

[5] K.M. Liew; X.Q. He; M.J. Tan; H.K. Lim, Dynamic analysis of laminated composite plates with piezoelectric sen-sor/actuator patches using the FSDT mesh-free method, International Journal

of Mechanical Sciences, 46 (2004) 411-431.

[6] J.M. Melenk; I. Babuska, The partition of unity finite element method: Basic theory and applications, Computer Methods in

Applied Mechanics and Engineering, 139

(1996) 289-314.

[7] P.T.R. Mendon¸ca, “Materiais compostos e estruturas-sandu´ıche”, Manole, Barueri, 2005.

[8] J.N. Reddy, “Mechanics of laminated com-posite plates end shells: theory and anal-ysis”, CRC Press, Boca Raton, 2004.

Referências

Documentos relacionados

Sabiamente, a nova lei vai contemplar a prorrogação sucessiva desse prazo nas hipóteses excepcionais de impedimento de acesso à área de pesquisa ou de falta de

15, estão representados os teores médios de safrol contido em óleo essencial obtido, no decorrer do progresso de extração, da biomassa aérea de pimenta longa procedente de cultivos

(a) deve terminar com return 0 para indicar que não ocorreu um erro (b) deve terminar com return 0 para indicar que ocorreu um erro (c) não pode conter a instrução return. As fases

O PROGRAMA AGENTES LOCAIS DE INOVAÇÃO, por este Edital, torna público a Retificação do Edital 03/2011, a Lista de Convocados para Realização das Dinâmicas de Grupo e

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

Tal como em Cirurgia Geral, a duração do estágio de Medicina Interna é também ajustada, na medida em que me permitiu adquirir gradualmente mais confiança no

O estágio de Medicina Interna ficou ligeiramente aquém das minhas expectativas, na medida em que ao ter sido realizado num hospital privado, o grau de autonomia que me

Diante dessa carência de informações científicas a respeito da nutrição do robalo-flecha, importante pilar para o desenvolvimento da criação em escala produtiva, e cientes de