• Nenhum resultado encontrado

GABARITO SIMULADO ENADE FARMÁCIA PROVA: MATUTINO DISCURSIVA 1...

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GABARITO SIMULADO ENADE FARMÁCIA PROVA: MATUTINO DISCURSIVA 1..."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

GABARITO SIMULADO ENADE 2017.2 – FARMÁCIA PROVA: MATUTINO

DISCURSIVA 1...

Situação precária do preso: as péssimas condições infraestruturais, a deficiência de iluminação natural ou artificial, o não acesso à alimentação de qualidade e à água potável, assim como a falta de condições mínimas de limpeza fazem parte do cenário das unidades do complexo. O local propicia a disseminação de doenças por suas péssimas condições físicas e por suas cruéis condições de detenção. Por sua vez, as enfermarias das unidades são bastante precárias, sem estrutura física e equipamentos adequados. O complexo é "um palco de maus-tratos e tortura" e que é comum delegar a presos o encaminhamento dos presos doentes para tratamento. "Causa também preocupação o fato de os presos representantes serem os responsáveis pelo encaminhamento de pessoas adoecidas ao serviço de saúde. Neste contexto, o acesso à saúde pode ocorrer de forma díspar".

Situação do país: Oferecer equipes básicas de saúde --médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais, como preveem leis nos âmbitos federal e estadual. Contratos de emergência com hospitais, associações de médicos ou equipes de saúdes das prefeituras das cidades, onde as prisões estão sediadas, como a lei permite. Instalação de aparelhos para aquecimento de água nos dias mais frios do ano “porque os presos com tuberculose tomam banho frio”. Citar: "Atenção Básica do Sistema Prisional”. Citar: Política Nacional de Atenção Integral a Saúde de Pessoas Privadas de Liberdade.

DISCURSIVA 2... CAUSAS:

- Corrupção.

- Falta de investimentos sociais e econômicos.

- A defasagem social e a exclusão dos negros (passados mais de cem anos desde a libertação dos escravos, as diferenças salariais e de educação entre brancos e negros ainda são desfavoráveis aos negros).

- Recessão.

- Alto preço dos alimentos. - Baixo crescimento econômico. - Falta de planejamento familiar.

- Falta de políticas públicas que atendam as famílias pobres.

- Desigualdade na educação é algo que acarreta pobreza e miséria. Mais de 60% da população adulta não tem educação fundamental completa. Além disso, há a baixa qualidade do ensino. Com baixa escolaridade, a população pobre não consegue ascender profissionalmente, nem melhorar seu padrão de vida. Os filhos dos pobres também abandonam a escola e isso perpetua o ciclo vicioso de pobreza e miséria.

PROPOSTA DE SUPERAÇÃO:

- O país precisa crescer economicamente, abrir oportunidades a todos e cuidar da infância (com projetos de saúde, educação e oportunidade de trabalho e geração de renda para as famílias). Com a reestruturação econômica e social do País e de novas bases igualitárias será possível corrigir as defasagens sociais e crescer rumo ao desenvolvimento.

- Recuperação do salário mínimo. - Geração de mais empregos

(2)

- Queda da inflação.

- Controle dos preços dos alimentos.

- Políticos comprometidos em realizar as reformas necessárias. - Redução de impostos – Reforma Tributária.

- Educação Pública de qualidade.

DISCURSIVA 3...

A) A seleção de medicamentos é um processo que culmina na escolha de medicamentos a serem utilizados na assistência à saúde de determinada instituição ou serviço, com base em critérios fármaco-epidemiológicos e fármaco-econômicos predefinidos.

B) O principal critério foi a conveniência, a via oral é mais cômoda para o paciente. Além disso, a maior eficácia em relação aos medicamentos modificadores do curso da doença em paciente não respondedores.

DISCURSIVA 4...

O átomo de Br pode ser considerado um bioisostero clássico do grupamento CH3 segundo a regra do Hidreto (Grimm)

DISCURSIVA 5...

a)

O melhor comprimento de onda para o método em questão será o ʎ= 233nm, visto que os picos de comprimentos de onda ʎ= 194nm, ʎ= 203nm e ʎ= 263nm estão evidenciados também no placebo, o que comprometeria a seletividade do método.

Dentre os comprimentos de onda existentes na substância e ausentes no placebo, o ʎ= 233nm mostra-se com maior intensidade de pico, o que favorece a sensibilidade do método.

b)

Sabendo que para um teor de 100% de ativo, a concentração real é igual á concentração teórica. E que a equação da reta apresentada na figura 2 é

𝑦 = 45,62𝑥 + 0,006

O resultado será encontrado através da substituição da variável x pela concentração teórica dada no enunciado

𝑦 = 45,62(0,01) + 0,006

(3)

𝑦 = 0,4622

Assim, espera uma absorbância de 0,4622 para um produto com 100% de teor de ativo.

QUESTÕES OBJETIVAS... QUESTÃO RESPOSTA 1 A 2 E 3 A 4 E 5 D 6 B 7 NULA 8 B 9 B 10 C 11 B 12 A 13 C 14 B 15 B 16 B 17 D 18 A 19 C 20 C 21 B 22 D 23 B 24 A 25 A 26 A 27 B 28 C 29 A 30 C 31 D 32 C 33 D 34 D 35 D

(4)

GABARITO SIMULADO ENADE 2017.2 – FARMÁCIA PROVA: NOTURNO

DISCURSIVA 1... a) Causas:

1. Baixa qualificação do trabalhador:

2. Substituição de mão de obra por máquinas: nas últimas décadas, muitas vagas de empregos foram fechadas, pois muitas indústrias passaram a usar máquinas na linha de produção. No setor bancário, por exemplo, o uso de caixas eletrônicos e desenvolvimento do sistema bankline também gerou o fechamento de milhares de vagas;

3. Crise econômica: quando um país passa por uma crise econômica, o consumo de bens e serviços tende a diminuir. Muitas empresas demitem funcionários como forma de diminuir custos para enfrentar a crise.

4. Custo elevado (impostos e outros encargos) para as empresas contratarem com carteira assinada: este caso é típico do Brasil, pois os custos de contratação de empregados são muito elevados. Muitas empresas optam por aumentar as horas extras de seus funcionários a contratar mais mão de obra;

5. Fatores Climáticos: chuvas em excesso, secas prolongadas, geadas e outros fatores climáticos podem gerar grandes perdas financeiras no campo. Muitos empresários do setor agrícola costumam demitir trabalhadores rurais para enfrentarem situações deste tipo.

b)

(1ª opção) Absolutamente absurdo crer na efetividade das políticas em empregabilidade como possíveis de superar o desemprego. As consequências dos programas de empregabilidade não são de redução do desemprego, mas de, entre outras consequências, justificação para intensificação do trabalho, aumento da jornada de trabalho, constrangimento ao sindicalismo sob o fantasma do desemprego, redução dos salários e redução dos custos de treinamento para as organizações empregadoras, que contratam trabalhadores cujo treinamento eles mesmos pagaram.

(2ª opção) Algumas medidas que o Estado poderia tomar acurto prazo dizem respeito aos gastos públicos dirigidos à criação de emprego e renda. O dinheiro gasto desse modo não é desperdício, pois no seu efeito multiplicador desencadeia retornos fiscais. Uma medida possível é a ampliação da jornada escolar e o estabelecimento da escola de tempo integral, até para melhorar a qualidade da formação do trabalhador brasileiro. Isso criaria uma bem distribuída rede de empregos no setor médio, com efeitos multiplicadores locais. Outra seria a de desbloquear a reforma agrária, dando andamento ao programa agrário do governo anterior, aperfeiçoando-o e ampliando-o. Isso teria um efeito disseminado nas áreas mais pobres e nas populações mais desprovidas de alternativas para o desemprego rural. A continuidade na melhora do programa de saúde, com a multiplicação de agentes de saúde, postos e centros médicos também teria efeitos multiplicadores não desprezíveis.

DISCURSIVA 2...

Benefícios: - melhora a comunicação com os familiares que estão distantes ou em viagem. - Agilidade para resolver pendências sem sair de casa.

Malefícios:

(5)

- Com a atualização quase imediata das mais variadas tecnologias e o excesso de informação proveniente destas fontes a interação entre os integrantes da família ficou cada vez mais difícil.

- ferramenta de marketing de produtos. - isolamento social.

- excesso de informações que impedem o pleno desenvolvimento intelectual. Falta de controle no impulso da curiosidade.

- exposição exagerada que abre portas para criminosos. - extingue o diálogo familiar.

Cuidados:

- os pais precisam avaliar cada situação para identificar quando podem ser mais ou menos flexíveis. Para crianças bem pequenas, é importante que sejam priorizadas as atividades que envolvam o desenvolvimento motor.

- A tecnologia também não deve substituir o cuidado de um adulto. - Regulação de tempo de uso desses aparelhos.

DISCURSIVA 3...

A) Eficácia, segurança, conveniência, qualidade e custo

B) O processo é realizado através de uma comissão multidisciplinar que deve utilizar critérios relacionados a população (epidemiológicos) alvo e aos medicamentos.

DISCURSIVA 4...

A diferença entre os compostos 11 e 12 reside unicamente no grupamento ligado ao átomo de nitrogênio. Sendo o grupamento ligado à molécula 13 semelhante àquele ligado à molécula inativa 12, ou seja uma cadeia carbônica apolar, impedindo a ligação de hidrogênio pelo átomo de nitrogênio vizinho, interação essa aparentemente essencial para a atividade, é de se esperar que tal molécula da mesma forma seja inativa

DISCURSIVA 5...

a)

O melhor comprimento de onda para o método em questão será o ʎ= 233nm, visto que os picos de comprimentos de onda ʎ= 194nm, ʎ= 203nm e ʎ= 263nm estão evidenciados também no placebo, o que comprometeria a seletividade do método.

Dentre os comprimentos de onda existentes na substância e ausentes no placebo, o ʎ= 233nm mostra-se com maior intensidade de pico, o que favorece a sensibilidade do método.

b)

Sabendo que para um teor de 100% de ativo, a concentração real é igual á concentração teórica. E que a equação da reta apresentada na figura 2 é

(6)

𝑦 = 45,62𝑥 + 0,006

O resultado será encontrado através da substituição da variável x pela concentração teórica dada no enunciado

𝑦 = 45,62(0,01) + 0,006

𝑦 = 0,4562 + 0,006 𝑦 = 0,4622

Assim, espera uma absorbância de 0,4622 para um produto com 100% de teor de ativo.

QUESTÃO RESPOSTA 1 C 2 A 3 B 4 C 5 A 6 D 7 C 8 D 9 D 10 C 11 B 12 B 13 D 14 C 15 C 16 E 17 E 18 E 19 C 20 B 21 C 22 A 23 C 24 E 25 B (retificado) 26 E 27 C 28 C 29 A 30 B 31 B

(7)

32 A

33 A

34 C

Referências

Documentos relacionados

As espécies encontradas em níveis mais altos em ambos os grupos foram as três do complexo vermelho (P. Os indivíduos não-tabagistas e tabagistas apresentaram perfis

Está obrigada a apresentar a Declaração de Ajuste Anual referente ao exercício de 2022, a pessoa física residente no Brasil que, no ano-calendário de 2021:.. Quem tem que entregar

Origem do direito tributário; origens das receitas públicas e sua classificação atual: o sistema constitucional brasileiro consoante reforma tributária do ano de

Processo de se examinar, em conjunto, os recursos disponíveis para verificar quais são as forças e as fraquezas da organização.

Tais ideias vão influenciar essas mulheres brasileiras no exílio, que formam entre 1975-1979 o Círculo de Mul- heres Brasileira em Paris, que será responsável por

Ou seja, mesmo que ele opte pela 2ª opção, de emitir mais dinheiro, a médio e longo prazo ele está criando inflação, de modo que a necessidade de aumentar as taxas de juros deve

Exterior de pele de nubuck de primeira qualidade Tamanhos: 38-45.. Estilo casual

O PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE RORAIMA, no uso de suas atribuições legais, tendo em vista a Lei Complementar Estadual nº 153 de 01OUT96, que dispõe sobre o quadro