• Nenhum resultado encontrado

Atividades a realizar no mês de fevereiro 2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Atividades a realizar no mês de fevereiro 2017"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Atividades a realizar no mês de fevereiro 2017 Projeto Internet Sénior

O Projeto Internet Sénior tem por objetivo possibilitar um primeiro contato com o mundo dos computadores, sobretudo no que diz respeito à Internet. Decorre na Biblioteca-sede (Loulé), Pólo de Quarteira e Pólo de Salir.

Destinatários: maiores de 55 anos Hora do Conto

Atividades de Promoção e Mediação da Leitura

(Quartas e sextas-feiras - sempre que solicitado e mediante disponibilidade) Destinatários: alunos do jardim de infância entre os 3 e os 5 anos.

Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt Histórias com Arte

Atividades de Expressão Plástica e Escrita Criativa

(Terças e quintas-feiras - Sempre que solicitado e mediante disponibilidade) Destinatários: alunos do jardim de infância entre os 3 e os 5 anos.

Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt Viagem ao Mundo dos Descobrimentos

Esta atividade destina-se a dar a conhecer alguns dos descobridores portugueses, suas descobertas e a vida quotidiana da época

Destinatários: alunos do 1º ciclo Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Autores da Semana

Semanalmente a Biblioteca-sede destaca escritores e ensaístas de referência, ao colocar parte do espólio documental dos autores no átrio da Biblioteca.

30 janeiro a 04 fevereiro – Selma Lagerlof 06 a 11 fevereiro – Francesco Alberoni 13 a 18 fevereiro – Anton Tchékhov 20 a 25 fevereiro – Hélia Correia

(2)

Projeto LEIA

O Projeto LEIA – Leitura Assistida, visa a inclusão social, facilitando e promovendo a aplicação de ferramentas inclusoras orientadas para uma população em isolamento que não efetue leituras autónomas.

Dia 01 – 11h00 - Associação Social e Cultural da Tôr / 15h00 - ASMAL-UVAP – Unidade de Vida Apoiada (Almancil)

Dia 03 – 11h00 - Santa-Casa da Misericórdia de Loulé / 14h30 – UNIR-Associação dos Doentes Mentais, Família e Amigos do Algarve (Loulé)

Dia 08 - 11h00 - Associação Bem Estar aos Amigos de Querença /15h00 – ASCA-Associação Social e Cultural de Almancil

Dia 10 - 11h00 - Existir (Loulé)

Dia 15 - 15h00 - ASMAL-UVAP – Unidade de Vida Apoiada (Almancil)

Dia 17 – 11h00 - Santa-Casa da Misericórdia de Loulé / 14h30 – UNIR-Associação dos Doentes Mentais, Família e Amigos do Algarve (Loulé)

Dia 22 - 11h00 - Associação Bem Estar aos Amigos de Querença /15h00 – ASCA-Associação Social e Cultural de Almancil

Dia 24 - 11h00 - Existir (Loulé) Hora do Conto para Pais e Filhos Dias 04 e 18 - sábado - 15h30

Depois de ouvir uma estória, graúdos e miúdos são convidados a participar em atividades em família.

04 - “Perdido e Achado” de Oliver Jeffers 18 - “Beijinhos beijinhos” de Selma Mandine Música para Bebés e Crianças

Dia 04 - sábado

10h00 - Bebés dos 0 aos 2 anos acompanhados por, no máximo, 2 adultos 11h00 - Crianças dos 3 aos 5 anos acompanhados por, no máximo, 2 adultos

Nas primeiras fases de vida, bebés e crianças, estão especialmente recetivos a absorver tudo o que os seus sentidos possam captar. Melodias, ruídos, simples vocábulos, ritmos, cadências e movimentos são um mundo novo por descobrir.

Nestas sessões pretende-se demonstrar alguns instrumentos e sonoridades tradicionais ancestrais, dando a conhecer às crianças através de momentos de confraternização e de

(3)

uma forma descontraída e harmoniosa, educativa e pedagógica uma aproximação ao mundo da música étnica.

Todos os instrumentos e equipamentos serão cedidos pelo formador, tais como, o digeridoo (instrumento de sopro), a marimba africana balafon, o djambé, o tambor percutido com as mãos e a arpa africana kora.

Cada sessão tem uma duração aproximada de 40 minutos. Formador: Sérgio Almeida

Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Discursos Diretos com Pedro Chagas Freitas Dia 04 – sábado – 15h30

Pedro Chagas Freitas nasceu em Guimarães, a 25 de setembro de 1979. Formou-se em Linguística na Universidade Nova de Lisboa e começou por ser chefe de redação da revista Estádio D. Afonso Henriques. Escreveu para vários jornais, nomeadamente A Bola e o Desportivo de Guimarães.

Em 2005, publicou a sua primeira obra literária – “Mata-me” – seguida de “O Evangelho da Alucinação”.

Coordena sessões de escrita criativa, bem como seminários e workshops na mesma área. Autor do best-seller “Prometo Falhar”, tem feito sucesso em todo o país, com a sua forma única de escrever e a sua capacidade de "brincar" com as palavras. Esta obra, lançada em abril de 2014, ainda se mantém no top de vendas a nível nacional.

Chega-nos agora “Envelhenescer”… Entrada livre

Exposição ‘Entre Mil Águas: vida literária de Casimiro de Brito’ De 06 a 28 de fevereiro

No âmbito do I Festival Literário de Querença foi realizada uma homenagem a Casimiro de Brito que incluiu a realização da exposição ‘Entre Mil Águas: vida literária de Casimiro de Brito’. O trabalho inclui uma estrutura composta por sete painéis articulados e um vídeo referente ao autor.

Para maximizar os efeitos da exposição, a Fundação promoverá, em parceria com a Biblioteca, uma sessão de apresentação da referida exposição dinamizada pela Dra. Patrícia de Jesus Palma, a ter lugar no dia 10 de fevereiro de 2017, pelas 18h30.

(4)

As Estórias de…

Dias 07, 14 e 21 - terças-feiras – 18h00

As estórias são fontes maravilhosas de experiências. Ampliam os horizontes das crianças e aumentam o seu conhecimento em relação ao mundo que as rodeia.

Pretende-se que as terças-feiras passem a ser dia de estória, despertando nos mais pequenos o gosto pelo livro e o prazer da leitura.

Dia 07 – As Estórias da Teresa: “A Sara Tem um Grande Coração” de Peter Carnavas Dia 14 – As Estórias do Cristóvão: “O sapo apaixonado” de Max Velthujs

Dia 21 – As Estórias do Ivan: "Leonardo, o Monstro terrível" de Mo Willems Destinatários: famílias

Lenda de S. Valentim – Comemoração do Dia dos Namorados Dias 13, 14, 15 e 16 - 10h30 e 14h00

A partir da Lenda de S. Valentim realizar-se-á um jogo onde todas as crianças terão a oportunidade de representar o que é para cada uma a amizade.

Destinatários: alunos do jardim de infância e do 1º ciclo Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

“Onde as histórias se encontram” – sessão de contos por Elsa Serra Dia 17 – sexta-feira – 9h30, 11h00 e 14h00

Vamos acordar no país das histórias e vamos à terra do faz de conta. Conhecer amigos desconhecidos. Conhecer histórias coloridas de palavras mágicas. Palavras que nos fazem rir e crescer. Palavras ditas. Palavras bonitas.

Nestas sessões de histórias, dinamizadas por Elsa Serra, viajaremos entre histórias tradicionais e a leitura de contos ilustrados. Vamos aprimorar o gosto das crianças pelos livros e pelo universo mágico das histórias.

Destinatários: alunos do jardim de infância e do 1º ciclo Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Estórias em Família – Comemorando o Amor Dia 17 – sexta-feira – 21h00

(5)

Pretende-se com esta iniciativa incentivar, desenvolver e valorizar o gosto pela leitura em família.

Porque os livros são fundamentais para desenvolver competências, estimular a imaginação, a criatividade e a sensibilidade, em cada sessão daremos oportunidade aos pequenos leitores de contarem e animarem uma estória.

Sendo a família o principal educador, contamos com o seu apoio para auxiliar na maravilhosa viagem pelo imaginário dos livros.

Destinatários: público em geral (dos 0 aos 100).

Clube de Leitura Júnior Dia 18 – sábado – 10h00

Discussão do livro: “O rapaz e o robôt” de Luísa Ducla Soares

O Clube de Leitura Júniorpretende promover o livro e a leitura junto de jovens com idades compreendidas entre os 9 e 11 anos. Este projeto tem como finalidade criar hábitos de leitura autónoma através do diálogo orientado com os jovens sobre o livro lido, complementado com a realização de atividades de caráter lúdico devidamente programadas sobre a obra que foi debatida. Pretende-se, igualmente, que os membros deste clube consigam exprimir opinião crítica sobre os livros lidos.

As sessões do clube decorrem uma vez por mês, aos sábados, pelas 10h00 e contam com um máximo de 12 participantes.

Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

“A história que quero contar” oficina de contador de histórias por Elsa Serra Dia 18 – sábado – 10h00-13h00 / 14h30- 17h30

Sendo cada vez mais importante implementar novas técnicas para interagir com o público e motivar para a leitura, a Biblioteca recebe uma oficina de natureza teórico-prática de promoção e animação da leitura.

Como contar uma história? Porquê contar uma história? Contar uma história é revelar segredos, é seduzir o ouvinte, é convidá-lo a apaixonar-se pelo livro, pela história, pela leitura. Contar uma história é ensinar a pensar, a viajar e acreditar na capacidade de sonhar, crescer, viver. De uma forma descontraída os participantes são convidados a analisar as suas dúvidas e receios ao contar uma história. São abordados os vários percursos e métodos, e as diversas opções para cativar a atenção de quem ouve. Procurar situar as leituras e os seus públicos diversos, o infantil, o juvenil e o adulto.

(6)

Ao longo desta oficina serão abordadas várias técnicas de contar histórias interligando a leitura silenciosa e a leitura em voz alta, desenvolvendo a capacidade de interpretação e a dicção.

Público-alvo: Público em geral (maiores de 18 anos) Inscrição prévia – Vagas limitadas – Entrada gratuita Confere-se certificado de participação

Inscrições e informações: biblioteca@cm-loule.pt Clube de Leitura de Loulé

Dia 22 - quarta-feira – 21h00

O Clube de Leitura de Loulé tem como objetivos realizar leituras partilhadas, despertar o espírito crítico e promover a reflexão, a discussão e a troca de ideias, constituindo-se como um espaço informal em que o Livro é a ferramenta eleita.

Livro em discussão: “Quantas madrugadas tem a noite” de Ondjaki Destinatários: adultos

Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Clube Leitura em Língua Alemã / Leserklub fuer portugiesische Literatur in deutscher Sprache

Dia 23 – quinta-feira – 16h00

O Clube de Leitura em Língua Alemã tem como objetivos realizar leituras partilhadas, despertar o espírito crítico e promover a reflexão, a discussão e a troca de ideias, de autores de língua portuguesa traduzidos para língua alemã.

Informações e inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

BIBLIOCASA - Serviço Domiciliário de Apoio à Leitura

Serviço domiciliário de apoio à leitura para munícipes com limitações de mobilidade, permanentes ou temporárias.

Este é um serviço que garante às pessoas condicionadas por limitações de mobilidade, ainda que temporárias, um serviço de leitura pública que facilita o acesso à informação e uso da documentação.

O BIBLIOCASA disponibiliza os seguintes recursos: empréstimo de livros, DVDs, VHS, CDs, jogos e CD-Roms, serviço de entrega e recolha de livros e outros documentos, e serviço de informação à comunidade.

(7)

Os utilizadores podem (autonomamente ou apoiados por funcionários da Biblioteca através da internet) consultar nas suas casas a base de dados da Biblioteca Municipal e selecionar os documentos que desejam para empréstimo.

Para aderir a este serviço os interessados deverão preencher e fazer chegar à Biblioteca Municipal (via email biblioteca@cm-loule.pt ou correio para Rua José Afonso-8100 Loulé) um inquérito para se poder proceder à avaliação e seleção dos leitores que o BIBLIOCASA integrará. Estes inquéritos estão disponíveis na Biblioteca ou nos seus Polos, através de correio eletrónico ou por telefone (289 400 850).

Polo de Quarteira

Autores da semana

Semanalmente o Polo de Quarteira destaca escritores e ensaístas de referência, ao colocar parte do espólio documental dos autores em evidência.

30 de janeiro a 4 de Fevereiro - Paulo Castilho 06 a 11 de Fevereiro – Maria do Rosário Pedreira 13 a 18 de Fevereiro – Saul Bellow

20 a 25 de Fevereiro – José Régio

27 de Fevereiro a 04 de Março – Dick Haskins

Hora do conto

Segundas, Quartas e Sextas-feiras - 10h30 e 15h00 História: “Dá-me um abraço” de John A. Rowe

Destinatários: alunos do jardim de infância e do 1º ciclo Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Conta-me um conto Dia 18 – sábado - 16h00

História: “Os extraterrestres são doidos por cuecas” de Claire Freedman Destinatários: famílias

Clube de Leitura de Quarteira Dia 22 - quarta-feira – 21h00

(8)

O Clube de Leitura de Quarteira tem como objetivos realizar leituras partilhadas, despertar o espírito crítico e promover a reflexão, a discussão e a troca de ideias, constituindo-se como um espaço informal em que o Livro é a ferramenta eleita.

Livro em discussão: “Música para camaleões” de Truman Capote Destinatários: adultos

Informações e inscrições: Polo da Biblioteca em Quarteira

Horários

Biblioteca Municipal de Loulé

Horário de Inverno (de 15 de Setembro a 15 de junho) Segunda-feira das 14h30 às 19h00

De terça a sexta-feira das 9h30 às 19h00 Sábado das 10h00 às 17h30

Horário de Verão (de 16 de junho a 14 de setembro) De segunda a sexta-feira das 09h30 às 19h00

Pólo de Quarteira

Segunda e sábado - 13h00 às 19h00 De terça a sexta - das 09h00 às 19h00 Pólo de Salir

De segunda a sexta-feira

Das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00

Contatos

Biblioteca Municipal de Loulé – Rua José Afonso 8100-592 Loulé Telefone: 289 400 850

Pólo de Quarteira – Largo do Mercado nº 3 – 8125 Quarteira Telefone: 289 400 846

Pólo de Salir - Rua José Viegas Gregório – Salir - 8100 Loulé Telefone: 289 489 194

E-mail: biblioteca@cm-loule.pt Realizam-se visitas orientadas.

(9)

Referências

Documentos relacionados

QUANDO TIVER BANHEIRA LIGADA À CAIXA SIFONADA É CONVENIENTE ADOTAR A SAÍDA DA CAIXA SIFONADA COM DIÂMTRO DE 75 mm, PARA EVITAR O TRANSBORDAMENTO DA ESPUMA FORMADA DENTRO DA

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

Το αν αυτό είναι αποτέλεσμα περσικής χοντροκεφαλιάς και της έπαρσης του Μιθραδάτη, που επεχείρησε να το πράξει με ένα γεωγραφικό εμπόδιο (γέφυρα σε φαράγγι) πίσω

Quando as carnes in natura (bovina, suína, frango, peixe e outros) e seus produtos cárneos, que são utilizados na alimentação humana, iniciam o processo

“A Comissão adotou hoje um novo e ambicioso pacote da economia circular para estimular a transição da Europa para uma economia circular, que reforçará a competitividade a

Nesta seção se abordará sobre os destinos das exportações de Angola para outros países, identificar pelo menos cinco principais países ao qual são destinados o produto

Foram coletados dados de vinte e três setores indústria de transformação brasileira para estimar o modelo de Kaiser e Siegenthaler (2016), no intuito de investigar a