• Nenhum resultado encontrado

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE"

Copied!
48
0
0

Texto

(1)
(2)

4

R

EPÚBLICA

D

EMOCRÁTICA DE

T

IMOR

-L

ESTE

Assistência dos Parceiros de

Desenvolvimento a Timor-Leste

Orçamento de Fontes Combinadas de 2011 a 2014

Ano Fiscal de 2011

Livro Orçamental N.º 5

(3)

5

15 de Novembro de 2010

Índice

Assistência de Parceiros de Desenvolvimento ... 7

Melhoria da Coordenação com Parceiros de Desenvolvimento ... 8

Tendências de Despesa de Fontes Combinadas ... 10

Parlamento Nacional ...11

Secretaria de Estado da Juventude e Desporto ... 12

Secretaria de Estado dos Recursos Naturais... 13

Secretaria de Estado da Formação Vocacional e Emprego ... 14

Secretaria de Estado para a Promoção da Igualdade entre os Géneros ... 15

Ministério da Defesa e Segurança ... 17

Secretaria de Estado da Defesa ... 17

Policia Nacional de Timor-Leste (PNTL) ... 18

Ministério dos Negócios Estrangeiros ... 19

Ministério das Finanças ... 20

Ministério da Justiça ... 22

Ministério da Saúde ... 23

Ministério da Educação ... 26

Ministério da Administração Estatal e Ordenamento do Território ... 29

Ministério da Economia e Desenvolvimento ... 30

Ministério da Solidariedade Social ... 32

Ministério das Infra-estruturas ... 36

Ministério do Turismo, Comércio e Indústria ... 38

Ministério da Agricultura e Pescas ... 39

Tribunais ... 42

(4)

6

Provedor de Direitos Humanos e Justiça ... 43

Serviço Público de Difusão de Timor-Leste (SPDTL) ... 44

Comissão Nacional de Eleições (CNE) ... 44

Autoridade Bancária e de Pagamentos (ABP) ... 45

Distritos ... 45 Aileu ... 46 Ainaro ... 46 Baucau ... 47 Bobonaro ... 47 Covalima ... 47 Díli ... 47 Ermera ... 48 Lautém ... 48 Liquiçá ... 48 Manatuto ... 48 Manufahi ... 49 Oecussi ... 49 Viqueque ... 49

(5)

7

Assistência de Parceiros de Desenvolvimento

Cálculos do Orçamento de Fontes Combinadas

Em conformidade com os requisitos da Lei n.13/2009, de 21 de Outubro, sobre Orçamento e Gestão Financeira, o Orçamento do Estado de Timor-Leste é preparado numa base de fontes combinadas, incluindo financiamento do Governo e financiamento externo. As informações sobre financiamento externo foram determinadas através de consultas próximas com parceiros de desenvolvimento de Timor-Leste relativamente às suas actividades actuais e aprovadas. As consultas tiveram lugar durante o período de Maio a Setembro de 2010.

O financiamento de desenvolvimento envolve por norma actividades realizadas em cooperação com Ministérios do Governo e não por via de apoio directo ao orçamento. Quando se realiza um projecto em coordenação com um Ministério do Governo ou que cumpre uma função essencial de actividade ministerial, é definido como parte do Orçamento de Fontes Combinadas. Estes projectos são indicados no capítulo sobre Ministérios (página 6). Durante o período de 2011 a 2014 será fornecido um total de 313,4 milhões de dólares a partir de fontes externas para apoiar o sector do Governo e as suas actividades fundamentais.

No Orçamento do Estado para 2011, tal como nos orçamentos para anos anteriores, são também prestadas informações sobre outros projectos de parceiros de desenvolvimento com parcerias sem ser com o Governo ou com uma incidência mais geral no sector. Ao longo do período de 2011 a 2014 serão fornecidos fundos adicionais de 11,9 milhões de dólares a ONGs ou, num sentido mais lato, a actividades não governamentais. Estes projectos são igualmente indicados no capítulo de cada instituição no que se refere a Ministérios. As informações sobre estes projectos permitem um entendimento mais amplo dos projectos de parceiros de desenvolvimento em Timor-Leste, embora o financiamento não esteja incluído no total de financiamento de fontes combinadas.

Existem também alguns projectos de parceiros de desenvolvimento que não podem ser atribuídos a um Ministério ou sector específico ou individual. Isto inclui projectos cujos acordos de parceria estejam ainda a ser negociados e projectos que abrangem áreas fora do âmbito do Estado. Estes projectos representam 600 mil dólares ou 0,3% dos fundos externos do Orçamento de Fontes Combinadas para 2011. Estes projectos não são apresentados neste documento orçamental.

(6)

8

Melhoria da Coordenação com Parceiros de Desenvolvimento

As iniciativas do Governo para o aumento da eficácia da ajuda incluem o estabelecimento da Direcção Nacional de Eficácia da Ajuda (DNEA) com a aprovação da Lei Orgânica para o Ministério das Finanças em Novembro de 2008 pelo Conselho de Ministros (Decreto-Lei N.º 13/2009, de 25 de Fevereiro). O trabalho da DNEA, localizada dentro do Gabinete Executivo da Ministra das Finanças, consiste em três áreas, nomeadamente: 1) monitorização da conformidade com os Princípios da Declaração de Paris sobre Eficácia da Ajuda, 2) acompanhamento de recursos de ajuda e reporte sobre resultados e 3) coordenação da assistência externa. As responsabilidades da DNEA incluem optimizar a ajuda dos parceiros de desenvolvimento, garantindo que a ajuda é harmonizada de modo a evitar a duplicação de contribuições e que é alinhada de acordo com as prioridades nacionais definidas pelo Governo.

A DNEA obteve recentemente sucessos assinaláveis na organização, juntamente com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, da Reunião Anual de Timor-Leste com os Parceiros de Desenvolvimento (RTLPD), da reunião inaugural do g7+ e do primeiro Diálogo Internacional sobre Construção de Paz e Construção de Estados realizado em Abril de 2010.

A DNEA trabalha igualmente de perto com Ministérios do Governo, sobretudo ao nível do fornecimento de dados sobre programas e projectos de parceiros de desenvolvimento para ajudar os Ministérios e apoiar uma boa afectação de recursos. Estas informações sobre programas e projectos, fornecidas pelos parceiros de desenvolvimento, são vitais para os Ministérios Governamentais formularem os seus Orçamentos de Fontes Combinadas.

Para lá disto, a DNEA trabalha em coordenação próxima com o Secretariado das Prioridades Nacionais, fornecendo dados a respeito de projectos de parceiros de desenvolvimento ao Secretariado. Vários Ministérios recebem ajuda ao nível da tomada de decisões e de processos orçamentais relativamente ao uso eficiente de ajuda externa.

O Secretariado das Prioridades Nacionais é um órgão criado sob a superintendência directa da Ministra das Finanças, e encarregue de gerir a concepção e implementação anuais do processo de Prioridades Nacionais. As Prioridades Nacionais são um processo anual no qual os Ministérios relevantes e os parceiros de desenvolvimento formam grupos temáticos para

(7)

9

monitorizar o progresso rumo a alvos trimestrais. Este processo tem-se revelado eficaz para o princípio de „gestão dos resultados‟ indicado na Declaração de Paris sobre Eficácia da Ajuda. Em 2011 as sete Prioridades Nacionais do Governo serão:

1. Infra-estruturas Básicas 2. Desenvolvimento Rural

3. Desenvolvimento Acelerado de Recursos Humanos 4. Acesso à Justiça

5. Prestação de Serviços ao Público 6. Boa Governação

7. Segurança e Estabilidade Pública

Estas prioridades foram identificadas em Abril de 2010, antes do processo de formulação do Orçamento do Estado para 2011. Deste modo os Ministérios puderam levar as Prioridades Nacionais em conta aquando da formulação dos seus orçamentos para 2011.

Implementação de Assistência Internacional em Timor-Leste: Implicações da Declaração de Paris e da Agenda de Acção de Acra

Em 2005 Timor-Leste tornou-se signatário da Declaração de Paris sobre Eficácia da Ajuda, tendo em 2008 assinado também a Agenda de Acção de Acra (AAA). O IV Governo Constitucional de Timor-Leste está empenhado em relação aos objectivos de alto nível contidos nestes dois documentos.

Para apoiar estes compromissos foi pedido à DNEA que recolhesse informações sobre os gastos concretos dos parceiros de desenvolvimento e sobre as suas respectivas taxas de desembolso. Estes números foram apresentados na já referida RTLPD. A partilha dos dados sobre desembolsos concretos com parceiros de desenvolvimento permitiu para aumentar os níveis de transparência em relação à assistência dos parceiros de desenvolvimento prestada a Timor-Leste e constitui um passo sólido e positivo rumo à concretização dos princípios contidos na Declaração de Paris, nomeadamente o princípio da responsabilização mútua.

Como parte da Agenda de Acção de Acra, Timor-Leste voluntariou-se para ser um dos sete países piloto nos quais será monitorizado o sucesso dos Princípios de Bom Envolvimento Internacional em Estados e Situações Frágeis. A primeira Reunião Consultiva de Timor-Leste foi organizada com sucesso nos dias 2 e 3 de 2009, sendo que nos dias 17 e 18 de Setembro

(8)

10

de 2010 procedeu-se a uma segunda reunião. Ambas as reuniões contaram com a presença de líderes do país, representantes de alto nível de outros estados e regiões frágeis, parceiros internacionais e representantes da sociedade civil.

Tendências de Despesa de Fontes Combinadas

Em 2011 os parceiros de desenvolvimento irão fornecer ao sector do Governo um total de 194,8 milhões de dólares. Isto representa 17% do total do Orçamento de Fontes Combinadas de 1,18 mil milhões e uma diminuição global no apoio dos parceiros de desenvolvimento de 61,8 milhões entre 2010 e 2011, o equivalente a 24%.

O financiamento dos parceiros de desenvolvimento irá descer significativamente a partir de 2012 – descendo 82,2 milhões de dólares (42,2%) entre 2011 e 2012, 47,4 milhões (42%) entre 2012 e 2013, e 42,5 milhões (56,5%) entre 2013 e 2014. Deve ser notado que estes números reflectem a falta de informações prestadas ao Governo sobre projectos confirmados a médio prazo e não uma falta de apoio ou empenho internacionais. Como tal, a ausência de informações sobre expectativas de financiamento a médio prazo limita a capacidade do Governo para conduzir análises de planeamento e análises macroeconómicas a médio prazo numa base consolidada.

(milhões de dólares)

O gráfico seguinte apresenta um resumo dos fundos externos por Ministério. Do total de 194,8 milhões de dólares, 36,1 milhões (18,5% do total) serão gastos com projectos relacionados com o Ministério das Finanças. De seguida surgem o Ministério das Infra-estruturas com 35,4 milhões (18,2%) e o Ministério da Defesa com 25,8 milhões (13,2%). Estas informações são detalhadas nos resumos dos capítulos sobre Ministérios, sendo

256.8 194.8 112.7 75.2 32.7 0 100 200 300 2010 2011 2012 2013 2014

Compromissos Indicativos dos

Parceiros de Desenvolvimento

(9)

11

fornecida uma lista completa do financiamento de fontes combinadas por parceiros de desenvolvimento e por projecto. Os resumos dos capítulos incluem também uma lista dos projectos de parceiros de desenvolvimento realizados com parceiros de ONGs ou como parte de actividades de sectores mais amplos para informações de fundo e contexto – estes fundos não estão incluídos no total de Fontes Combinadas.

Parlamento Nacional

Em 2011 as actividades do Parlamento Nacional serão apoiadas por dois projectos de parceiros de desenvolvimento avaliados em 700 mil dólares. O “projecto parlamentar” implementado pelo PNUD teve início em 2002 e foi entretanto prolongado até 2012 com financiamento de 700 mil dólares. Este projecto visa desenvolver a capacidade institucional (sistemas e processos, conhecimentos, qualificações, atitudes e comportamentos) do Parlamento Nacional.

Tabela 1

Actividades administradas com o Governo

0 5000 10000 15000 20000 25000 30000 35000 40000 P arli ame n t P .M inis te r Y ou th Nat ural Re so urc es Vo cat io n al … Equalit y D ef en ce & … MFA MoF M oJ M oH M oE MSA MED MSS M oI M oT C M AF T ribun al s P ro se cu to r … P u bl ic Bro adc as t CNE BP A

Gastos dos Parceiros de Desenvolvimento em2011

(milhares de dólares) PD Instituição implementadora Nome do projecto 2010 2011 2012 2013 2014 Total a 4 anos Noruega PNUD Fortalecimento da democracia 662 662 662 0 0 1.325

(10)

12

milhares de dólares

Gabinete do Primeiro-Ministro

Em 2011 as actividades do Gabinete do Primeiro-Ministro serão apoiadas por dois projectos de parceiros de desenvolvimento avaliados em 300 mil dólares. O projecto do Gabinete do Primeiro-Ministro implementado pelo PNUD teve início em 2002 e foi entretanto prolongado até 2013 com financiamento de 300 mil dólares. Este projecto visa desenvolver a capacidade institucional (sistemas e processos, conhecimentos, qualificações, atitudes e comportamentos) do Gabinete do Primeiro-Ministro relativamente à reforma da função pública.

Tabela 2

Actividades administradas com o Governo

milhares de dólares

Secretaria de Estado da Juventude e Desporto

Em 2011 as actividades da Secretaria de Estado da Juventude e Desporto serão apoiadas por dois projectos de parceiros de desenvolvimento avaliados em 1 milhão de dólares. A UNICEF irá implementar o projecto „Política para a Juventude e Participação dos Jovens‟, que teve início em 2009 e foi entretanto prolongado até 2013 com financiamento de 500 mil dólares. Este projecto visa dar oportunidades às crianças e jovens timorenses para participarem em políticas e programas, incluindo ao nível da tomada de decisões e da construção nacional. parlamentar Austrália, UE, Itália, Noruega PNUD Projecto parlamentar (73810) 2.000 n. d. n. d. n. d. n. d. 0 TOTAL 2.662 662 662 0 0 1.325

PD Instituição implementadora Nome do projecto 2010 2011 2012 2013 2014

Total a 4 anos CE ACE INTERNATIONAL CONSULTANT SL Assessor de Política de Aprovisionamento para o Gabinete do Vice Primeiro-Ministro 103 0 0 0 0 0 Finlândia, Irlanda, PNUD PNUD Apoio ao projecto de Reforma da Função Pública (53677) 862 250 250 250 n. d. 750 TOTAL 965 250 250 250 0 750

(11)

13 Tabela 3

Actividades administradas com o Governo

milhares de dólares PD Instituição

implementadora

Nome do projecto 2010 2011 2012 2013 2014 Total a 4 anos UNICEF ME, SEJD Política para a Juventude e

Participação dos Jovens

523 523 523 523 n. d. 1.568 UNICEF ME, SEJD Desenvolvimento de

Adolescentes

523 523 523 523 n. d. 1.568

TOTAL 1.045 1.045 1.045 1.045 0 3.135

Há também programas de desenvolvimento da juventude e desporto realizados directamente com ONGs, conforme se pode ver de seguida.

Tabela 3.1

Actividades administradas fora do Governo

milhares de dólares PD Instituição implementadora Nome do projecto 2010 2011 2012 2013 2014 Total a 4 anos Japão Kokkyo naki Kodomotachi (KnK)

Promoção do Bom Crescimento da Juventude e de Assistência Educacional a Crianças e Jovens em Quatro Distritos de Timor-Leste

3 0

TOTAL 3 0 0 0 0 0

Secretaria de Estado dos Recursos Naturais

Em 2011 as actividades da Secretaria de Estado dos Recursos Naturais serão apoiadas por dois projectos de parceiros de desenvolvimento avaliados em 2,9 milhões de dólares. Um projecto apoiado pela Noruega, no valor de 2,6 milhões de dólares, diz respeito à gestão dos recursos petrolíferos. Este projecto continuará a prestar financiamento durante 2012.

(12)

14 Tabela 4

Actividades administradas com o Governo

milhares de dólares PD Instituição implementadora Nome do projecto 2010 2011 2012 2013 2014 Total a 4 anos Noruega Secretaria de Estado dos Recursos Naturais, Secretaria de Estado da Política Energética, Ministério das Finanças, DPN Cooperação no Sector Petrolífero 2.897 2.649 1.325 0 0 3.974 Banco Mundial Secretaria de Estado dos Recursos Naturais P098849/ TF093143: Implementação da Iniciativa de Transparência das Indústrias Extractivas (ITIE) 210 210 0 0 0 210 TOTAL 3.107 2.859 1.325 0 0 4.183

Secretaria de Estado da Formação Vocacional e Emprego

As actividades financiadas por parceiros de desenvolvimento administradas dentro do Governo apoiam o trabalho da Secretaria de Estado ao procurarem desenvolver oportunidades de emprego através do desenvolvimento de capacidades ou facilitar oportunidades de emprego e de geração de rendimentos para a população activa. Em 2011 as actividades da Secretaria de Estado serão apoiadas por quatro projectos de parceiros de desenvolvimento, avaliados em 2,9 milhões de dólares. O projecto da OIT de Promoção do Emprego entre os Jovens (PEJ) destina-se a aumentar as possibilidades dos jovens para encontrarem emprego e a aumentar as oportunidades de emprego para os jovens. A TIM-Obras visa melhorar os níveis de vida e promover a estabilidade social em comunidades rurais através do desenvolvimento de infra-estruturas rurais e da geração de emprego.

(13)

15 Tabela 5

Actividades administradas com o Governo

milhares de dólares

Secretaria de Estado para a Promoção da Igualdade entre os Géneros

Em 2011 as actividades da Secretaria de Estado para a Promoção da Igualdade serão apoiadas por cinco projectos de parceiros de desenvolvimento, avaliados em 3,3 milhões de dólares. O objectivo da „Transferência Condicional de Dinheiro – sub-projecto de apoio ao Programa para a Igualdade entre os Géneros‟ do PNUD é usar transferências condicionais de dinheiro como instrumento político para prestar serviços sociais com vista a promover a igualdade entre os géneros. Este projecto continua a médio prazo, até 2011. O projecto financiado pela Espanha intitulado „Apoio à Igualdade entre os Géneros e aos Direitos das Mulheres na Construção Nacional de Timor-Leste‟ pretende melhorar a protecção das mulheres e raparigas por via do estabelecimento de quadros e mecanismos legais que permitam a defesa dos seus direitos.

PD Instituição implementadora Nome do projecto 2010 2011 2012 2013 2014 Total a 4 anos CE; NOR; IRL; AusAID ILO

TIM-Obras (Apoio à Execução do Orçamento de Investimento para o Desenvolvimento de Infra-estruturas rurais e Geração de Emprego) 3.560 797 0 0 0 797 Governo da Austrália AusAID OIT

Programa PEJ (Promoção do Emprego entre os Jovens) 3.429 2.005 2.005 0 0 4,011 Governo da Irlanda Irish Aid OIT

Projecto de Sistema de Informações sobre o Mercado de Trabalho

201 123 0 0 0 123

Espanha PAM Programas de dinheiro e de cupões n. d. n. d. n. d. 0

(14)

16 Tabela 6

Actividades administradas com o Governo

milhares de dólares PD Instituição implementadora Nome do projecto 2010 2011 2012 2013 2014 Total a 4 anos Canadá Asosiasun Mane Kontra Violensia

Fundo do Canadá – Homens como Parceiros na Promoção da Igualdade entre os Géneros

n. d. n. d. n. d. n. d. n. d. 0

Irlanda UNIFEM

Programa Integrado para Mulheres na Política e na Tomada de Decisões

266 266 266 266 0 797

Irlanda

Monitorização do Sistema Judicial

Acesso à Justiça para as Mulheres Timorenses

248 199 144 0 0 343 Noruega SEPI Apoio à SEPI 166 166 166 166 0 497 Noruega UNIFEM Assessores de Género em Ministérios Operacionais 385 319 252 186 0 757 Fundo Fiduciário Espanhol para os ODMs, PNUD TTF de ICT para Governação Demo- crática PNUD Transferência Condicional de Dinheiro – sub-projecto do Programa de Apoio à Igualdade entre os Géneros (Programa Conjunto com a ONU financiado pelo Fundo Espanhol para os ODMs) (63879)

189 850 n. d. n. d. n. d. 850

PNUD BCPR

PNUD

Igualdade Global entre os Géneros (69642) 250 100 n. d. n. d. n. d. 100 Irish Aid, AusAID, Noruega MFA, UNDEF, Comité Nacional Austrália UNIFEM

Programa integrado para as mulheres na política e na tomada de decisões (PIMPTD)

852 n/a n/a n/a n. d. 0

(15)

17

UNIFEM Construção da Paz e da Segurança (SGBV Fase II)

Espanha UNIFEM

Apoio à Igualdade entre os Géneros e aos Direitos das Mulheres na Construção Nacional de Timor-Leste (ODMs)

763 988 n. d. 988

Total 3.260 3.320 1.262 617 0 5.199

Há também programas de desenvolvimento para a Promoção da Igualdade entre os Géneros realizados directamente com ONGs, conforme se pode ver de seguida.

Tabela 6.1

Actividades administradas fora do Governo

milhares de dólares

Ministério da Defesa e Segurança Secretaria de Estado da Defesa

Em 2011 as actividades da Secretaria de Estado da Segurança serão apoiadas por três projectos de parceiros de desenvolvimento, avaliados em 800 mil dólares. O projecto „Revisão do Sector da Segurança em Timor-Leste‟ (300 mil dólares) pretende ajudar o Governo de Timor-Leste na construção de uma capacidade efectiva de fiscalização no governo, função pública, academias e sociedade civil para fiscalizar o sector da segurança e garantir que a polícia (PNTL) e o exército (F-FDTL) sejam devidamente governados. De

PD Instituição implementadora Nome do projecto 2010 2011 2012 2013 2014 Total a 4 anos Irlanda FOCUPERS Apoio à Autonomização Económica das Mulheres 205 0 0 0 0 0 CE Instituto Católico de Relações Internacionais

Elevação das vozes das mulheres: Defesa dos direitos das mulheres em Timor-Leste

49 49 14 0 0 63

(16)

18

presente não existem quaisquer programas confirmados de parceiros de desenvolvimento ministrados com ONGs ou grupos comunitários neste sector no período de 2011 a 2014.

Tabela 7

Actividades administradas com o Governo

milhares de dólares PD Instituição implementadora Nome do projecto 2010 2011 2012 2013 2014 Total a 4 anos Austrália ICG Grupo de Crise Internacional * 179 179 0 0 n. d. 179 ODM – Governo Espanhol., OIM Fundação Alola, PRADET

Apoio aos Géneros e aos Direitos das Mulheres em Timor-Leste 416 382 0 0 0 382 Noruega, Austrália, Irlanda, PNUD PNUD, UNMIT Revisão do Sector da Segurança em Timor-Leste (59812) 431 285 159 n. d. n. d. 444

Policia Nacional de Timor-Leste (PNTL)

Em 2011 as actividades da PNTL serão apoiadas por quatros projectos, avaliados em 25,0 milhões de dólares. O „Programa da Polícia Federal da Austrália para o Desenvolvimento da Polícia de Timor-Leste‟, no valor de 22,4 milhões, pretende criar as bases para uma força policial mais eficaz e responsável. Este projecto representa 11,5% do total do apoio dos parceiros de desenvolvimento para actividades do Governo em 2011.

(17)

19 Tabela 7.1

Actividades administradas com o Governo

milhares de dólares PD Instituição implementadora Nome do projecto 2010 2011 2012 2013 2014 Total a 4 anos Austrália AFP Programa de Desenvolvimento da Polícia de Timor-Leste – Polícia Federal da Austrália * 17.252 22.432 n. d. n. d. n. d. 22.432 Japão JICA Formação em Policiamento Comunitário no Japão a confirmar 0 Nova Zelândia UNMIT / Polícia da NZ Programa de Policiamento Comunitário 1.939 1.939 1.939 2.292 2.116 8.286

CE, PNUD PNUD, UNMIT

Revisão do Sector da Segurança em Timor-Leste – Função de Capacitação (69501) 770 600 1.200 1.200 n. d. 3.000 TOTAL 19.961 24.972 3.139 3.492 2.116 33.719

Não existem de presente quaisquer programas de parceiros de desenvolvimento nesta área fora do Governo.

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Em 2011 as actividades do Ministério dos Negócios Estrangeiros serão apoiadas pelo projecto intitulado „Capacitação no MNE‟, o qual visa fortalecer a capacidade do Ministério.

(18)

20 Tabela 8

Actividades administradas com o Governo

milhares de dólares PD Instituição implementadora Nome do projecto 2010 2011 2012 2013 2014 Total a 4 anos Irlanda Capacitação no MNE 239 239 0 0 0 239 Japão JICA

Assessor da ASEAN (Comércio)

a confirmar 0

Portugal MNE, IPAD

Capacitação institucional para o Gabinete do Ministério dos Negócios Estrangeiros

43 n. d. n. d. n. d. n. d. 0

TOTAL 282 239 0 0 0 239

Ministério das Finanças

Em 2011 as actividades do Ministério das Finanças serão apoiadas por dezassete projectos de parceiros de desenvolvimento, avaliados em 36,1 milhões de dólares. Isto representa 18,5% do total do apoio dos parceiros de desenvolvimento às actividades do Governo em 2011. Os projectos mais importantes enquadram-se nos Acordos de Assistência em três áreas diferentes, nomeadamente “Governação Justa e Democrática”, “Investimento nas Pessoas” e “Crescimento Económico”, fornecendo 23,0 milhões de dólares em 2011 e 59,7 milhões entre 2012 a 2014. Estes projectos apoiam o Ministério das Finanças, outros Ministérios e entidades distritais envolvidas na gestão financeira a implementar em diversos projectos ao nível de planeamento, orçamentação, gestão da despesa pública e administração de receitas. Sob este acordo é esperado que os Ministérios operacionais implementem os projectos necessários.

Tabela 9

Actividades administradas com o Governo

milhares de dólares PD Instituição implementado ra Nome do projecto 2010 2011 2012 2013 2014 Total a 4 anos CE ECORYS NEDERLAN D BV Assistência Técnica à Direcção Nacional de Estatística 0 84 0 0 0 84

(19)

21

1

CE GNA

Capacitação Institucional – Apoio ao 10.º EDF do GNA (Acordo Financeiro)

1.328 1.195 1.062 1.062 0 3.319 CE CARDNO EMERGING MARKETS BÉLGICA SA Assistência Técnica ao 10.º EDF do GNA 479 419 419 419 659 1.917 CE GNA Função de Cooperação Técnica (Acordo Financeiro) 266 133 130 0 0 263 CE GNA

Assessor Especial sobre Política Macroeconómica 0 0 0 0 0 0 Japão JICA Assessor de Coordenação de Ajuda 119 0 Japão JICA Assessor de Gestão de Dívida 303 97 97 Nova Zelândia Serviço de Alfândega da NZ Apoio à Alfândega 207 A decidi r

A decidir A decidir A decidir 0

USA A decidir Acordo de Assistência à Governação Justa e Democrática 789 7.023 4.300 4.700 5.000 21.023 USA A decidir Acordo de Assistência ao Investimento nas Pessoas

1.687 7.022 5.500 5.500 5.500 23.522 USA A decidir Acordo de Assistência ao Crescimento Económico 1.552 9.000 9.400 9.900 9.900 38.200 ADB ADB AT 7401: Capacitação Estatística e Macroeconómica 200 200 160 0 0 360 AusAID, CE, IDA, Irlanda, NZ, Noruega, RU, Portugal, BM Ministério das Finanças P092484/IDA-H2100, TF093959: Programa de Capacitação em Planeamento e Gestão Financeira 9.449 9.449 3.448 0 0 12.897

(20)

22

UNFPA UNFPA/ DNE

MF – Direcção Nacional de Estatística

1.300 540 0 0 0 540 UNICEF MF (DNE) DevInfo e Dados 485 393 405 455 n. d. 1.253 UNICEF MF Apoio ao Planeamento, Monitorização e Avaliação 385 492 505 455 n. d. 1.452 TOTAL 18.63 2 36.13 0 25.330 22.491 21.059 105.010

Programa de desenvolvimento para o orçamento: é também realizada monitorização directamente com ONGs, conforme se pode ver de seguida.

Tabela 9.1

Actividades administradas fora do Governo

milhares de dólares PD Instituição implementadora Nome do projecto 2010 2011 2012 2013 2014 Total a 4 anos CE Fundo da Instituição Católica para o Desenvolvimento Internacional Monitorização Orçamental participativa e eficaz em Timor-Leste por via de uma Sociedade Civil mais forte

0 114 114 35 0 262

Total 0 114 114 35 0 262

Ministério da Justiça

Em 2011 as actividades do Ministério da Justiça serão apoiadas por projectos de parceiros de desenvolvimento avaliados em 5,2 milhões de dólares. A maior parte deste financiamento diz respeito à provisão de apoio ao funcionamento do sector da justiça, porém existem também projectos envolvidos em áreas como o combate à corrupção, questões de terras e propriedades e mapeamento. O projecto „Programa de Desenvolvimento do Sector da Justiça‟ financiada pela Austrália será de 6,2 milhões entre 2011 e 2014.

Tabela 10

Actividades administradas com o Governo

milhares de dólares PD Instituição implementadora Nome do projecto 2010 2011 2012 2013 2014 Total a 4 anos Austrália GRM Programa de 3.301 3.074 2.168 1.006 n. d. 6.248

(21)

23

Desenvolvimento do Sector da Justiça *

Austrália Banco Mundial Justiça para os pobres * 514 670 0 0 n. d. 670

Brasil ABC Projecto para a Justiça 916 71 71

Japão JICA

Assessor Técnico para o Mapeamento

110 28 28

Noruega UNICEF

Programa da UNICEF para Protecção das Crianças

339 331 0 0 0 331 EUA Ciências Administrativas para Desenvolvimento Programa de Fortalecimento das Instituições da Justiça

1.805 0 0 0 EUA Fundação Asiática Acesso ao Desenvolvimento Legislativo e da Justiça 1.700 0 0 0 EUA Associados no Desenvolvimento Rural

Fortalecimento dos Direitos de Propriedade em Timor-Leste 3.200 0 0 0 EUA Departamento de Procuradoria Internacional, Assistência e Formação

Assessor Legal Residente 550 0 0 0

SIDA, Austrália, Bélgica, Espanha, Dinamarca, Irlanda, MNE, Portugal, GACDH e PNUD BCPR PNUD

Apoio ao Sector da Justiça (14955)

6.500 496 448 448 n. d. 1.391

UNICEF

Ministério da Justiça

Projecto de Justiça para Menores

540 535 533 533 n. d. 1.600

TOTAL 19.475 5.204 3.148 1.986 0 10.339

(22)

24

Em 2011 as actividades do Ministério da Saúde serão apoiadas por dezoito projectos de parceiros de desenvolvimento, avaliados em 16,9 milhões de dólares. Isto representa 8,7% do total do apoio dos parceiros de desenvolvimento a actividades do Governo em 2011. Aqui estão incluídos 5,3 milhões de dólares para o Projecto de Apoio ao Plano Estratégico para o Sector da Saúde e 1,7 milhões para a Resposta Abrangente Alargada ao HIV/SIDA em Timor-Leste. O financiamento confirmado em 2012 cai para 13,2 milhões de dólares, o que representa uma redução de 22,2%.

Tabela 11

Actividades administradas com o Governo

milhares de dólares PD Instituição

implementad ora

Nome do projecto 2010 2011 2012 2013 2014 Total a 4 anos Austrália RACS ATLASS – Programa de Serviços

Médicos Especializados *

1.534 1.162 1.162 0 n. d. 2.324 Austrália IDSS Abastecimento de Água e

Saneamento a nível Rural *

1.065 1.073 0 0 n. d. 1.073 CE Marie Stopes

Int.

Extensão do alcance de cuidados abrangentes de saúde sexual e reprodutiva em comunidades vulneráveis em áreas rurais de TL

344 344 241 0 0 585

CE Conseil Sante SA

Avaliação Final da Assistência Técnica a Programa no Sector da Saúde em Timor-Leste

0 30 0 0 0 30

CE Médicos do Mundo

Projecto Comunidade Saudável 247 247 247 108 0 601 Finlândia Cruz Vermelha Timor- Leste Saúde comunitária 117 146 146 0 0 292 Nova Zelândia Fundação Fred Hollows

Assistência de Oftalmologia 106 A decidir 0 0 0 0

Portugal Fundação Calouste

Apoio ao Instituto de Ciências da Saúde

(23)

25 Gulbenkian/ IPAD USA CDM International, Inc. Programa de Abastecimento de Água, Saneamento e Higiene a nível de Distrito

4.600 0 0 0

Fundo Global

MS Resposta Abrangente Alargada ao VIH/SIDA em Timor-Leste (TMP-506-G03-H) 2.765 1.745 1.745 Fundo Global MS Redução do impacto da Tuberculose na República Democrática de Timor-Leste (TMP-708-G04-T) 1.681 1.372 1.372 1.372 4.116 Fundo Global

MS Resposta abrangente alargada ao suporte do controlo da malária na República Democrática de Timor-Leste (TMP-709-G05-M)

3.841 1.221 1.079 1.079 270 3.650

AusAID Ministério da Saúde

P104794/IDA-H343, TF091653: Projecto de Apoio ao Plano Estratégico para o Sector da Saúde (IDA/AusAID)

5.295 5.295 6.356 0 0 11.651

CE, BM Ministério da Saúde

P093524/ TF054512: TP – Programa de Apoio ao Sector da Saúde (TF054511/2) (CE)

1.375 1.375 0 0 0 1.375

UNICEF Ministério da Saúde

Saúde Materna e Infantil 1.625 1.525 1.275 1.125 n. d. 3.925 UNICEF Ministério da Saúde Nutrição 1.070 920 860 800 n. d. 2.580 UNICEF Ministério da Saúde VIH/SIDA 545 485 435 435 n. d. 1.355 UNFPA UNFPA MS (Ministério da Saúde) 1.390 1 1 1 0 2

Total 27.997 16.940 13.174 4.920 270 35.304

Os parceiros de desenvolvimento também conduzem projectos nesta área fora do Governo, conforme se pode ver de seguida.

Tabela 11.1

Actividades administradas fora do Governo

(24)

26

PD Instituição implementadora

Nome do projecto 2010 2011 2012 2013 2014 Total a 4 anos Japão Kasih Yesus

dan Maria (KYM)

Construção de Clínica Comunitária em Bebonuk, Díli

1 0

Japão Fuan Ida Neon Ida (FINI)

Educação sobre Saúde para Prevenção da Malária no Distrito de Lautém

0 0

Japão SHARE Promoção de Educação sobre Saúde nas Escolas no Distrito de Ermera

2 0

Total 4 0 0 0 0 0

Ministério da Educação

Em 2011 as actividades do Ministério da Educação serão apoiadas por vinte projectos de parceiros de desenvolvimento, avaliados em 11,0 milhões de dólares. Isto representa 5,6% do total do apoio dos parceiros de desenvolvimento a actividades do Governo em 2011. A maior parte deste financiamento abrange apoio à concepção e provisão de programas educacionais, bem como programas específicos tais como merendas escolares e bolsas de estudo. Os projectos dos parceiros de desenvolvimento confirmados para 2012 são no valor de 7,7 milhões de dólares, o que representa uma redução de financiamento de 30,1%. É importante referir que embora muitos parceiros tenham mostrado interesse e empenho em fortalecer os laços de cooperação com o Ministério da Educação, continua a haver falta de partilha de informações relativamente aos compromissos financeiros a médio prazo.

Tabela 12

Actividades administradas com o Governo

milhares de dólares PD Instituição implementad ora Nome do projecto 2010 2011 2012 2013 201 4 Total a 4 anos Austrália AusAID Prémios de Liderança da Austrália * 701 806 n. d. n. d. 0 806 Japão JICA

Projecto para a Capacitação da Faculdade de Engenharia, UNTL (Fase II) A confir mar 0 Japão JICA

Projecto para Promoção de Energias Limpas utilizando o Sistema Fotovoltaico Solar

(25)

27

Nova Zelândia NZAID

Programa de Capacitação do Ministério da Educação 1.763 A decidir A decidi r A decidi r A deci dir 0

Nova Zelândia NZAID

Bolsas de Estudo de Desenvolvimento da Nova Zelândia 776 A decidir 776 776 776 2.327 AusAID, BM Ministério da Educação P095873/IDA-H310, TF090564: TP – Apoio ao Sector da Educação (IDA/AusAID) 3.836 3.836 3.951 4.213 0 12.000 BM Ministério da Educação P104340/ TF093577: Iniciativa de Aceleração da Educação para Todos (IA-EPT) Concessão do Fundo Fiduciário Catalítico para Timor-Leste

2.600 2.600 0 0 0 2.600 Mecanismo de finan- ciamento da Capacitação para a Educação para Todos (CapEPT) financiado pelos Governos da Dinamarca, Suécia, Noruega. Finlândia e Suíça e pela UNESCO UNESCO

Capacitação nacional de Timor-Leste para iniciativas de alfabetização com base em dados concretos e para a monitorização efectiva de programas de alfabetização

100 29 0 0 0 29

UNESCO UNESCO

Capacitação do sistema de educação de Timor-Leste para melhorar as práticas de educação inclusiva e as directivas de padrões mínimos

9 9 0 0 0 9

UNESCO UNESCO

Fortalecimento da capacidade do Ministério da Educação de Timor-Leste em termos de planeamento e gestão educacionais, incluindo o fortalecimento do SIGE

(26)

28

UNESCO UNESCO

Fortalecimento da capacidade ao nível do Desenvolvimento de Educação Sustentável (DES) e monitorização de práticas e aplicações de DES, com especial atenção aos géneros.

5 5 0 0 0 5

UNESCO UNESCO

Fortalecimento da capacidade ao nível da comunicação e defesa da agenda de EPT, incidindo nos grupos menos cobertos e menos servidos pela educação

0 5 0 0 0 5

UNAIDS UNESCO

Capacitação e melhoria das respostas ao VIH/SIDA por via da educação em Timor-Leste

4 2 0 0 0 2

UNESCO UNESCO

Apoio ao Desenvolvimento e à Educação sobre Ciência e Tecnologia em TL (várias actividades)

5 5 0 0 0 5

UNESCO UNESCO

Apoio à melhoria do ensino superior de ciência e tecnologia em Timor-Leste por via da mobilização de conhecimentos através de TICs

30 5 0 0 0 5

UNESCO UNESCO

Capacitação e apoio à promoção do Projecto de Herança Cultural Intangível

3 3 0 0 0 3

UNICEF

Ministério da Educação

Escolas Amigas das Crianças 820 820 720 520 n. d. 2.060 UNICEF Ministério da Educação Currículo Básico 920 820 720 620 n. d. 2.160 UNICEF Ministério da Educação

Inovação e Apoio a Políticas

2.020 1.520 1.010 510 n. d. 3.040 UNICEF Ministério da Educação e Ministério da Saúde

Ambiente das Crianças 540 520 510 525 n. d. 1.555

TOTAL 14.147 11.000 7.687 7.164 776 26.626

Os parceiros de desenvolvimento também conduzem projectos nesta área fora do Governo, conforme se pode ver de seguida.

(27)

29 Tabela 12.1

Actividades administradas fora do Governo

milhares de dólares PD Instituição implementadora Nome do projecto 2010 2011 2012 2013 2014 Total a 4 anos Japão Fundação Solenusat (FS)

Reabilitação do Dormitório Feminino do Liceu de Oesilo no Distrito de Oecussi

1 0

USA

Institutos de Língua Inglesa Lorosae

Micro-bolsas de estudo de inglês 45 0 0 0

TOTAL 46 0 0 0 0 0

Ministério da Administração Estatal e Ordenamento do Território

Em 2011 as actividades do Ministério da Administração Estatal e Ordenamento do Território serão apoiadas por oito projectos de parceiros de desenvolvimento, avaliados em 4,5 milhões de dólares. A maior parte deste financiamento abrange a capacitação do sector público, todavia são também prestados fundos para apoiar actividades tais como eleições e descentralização até ao governo local.

Tabela 13

Actividades administradas com o Governo

milhares de dólares PD Instituição implementadora Nome do projecto 2010 2011 2012 2013 2014 Total a 4 anos Austrália Várias do Governo Australiano

Programa de Ligações ao Sector Público * 222 112 112 112 n. d. 335

Austrália GRM

Programa de Capacitação do Sector Público (CDP)*

3.854 1.877 0 0 n. d. 1.877 Canadá FONGTIL

Fundo Canadá – Aumento da Participação Civil Efectiva na descentralização

n. d. n. d. n. d. n. d. n. d. 0 Irlanda UNCDF Programa de Apoio ao Governo Local 1.195 1.195 1.328 133 0 2.655 Japão JICA

Projecto para fortalecimento da capacidade do INAP

9 0

BAD BAD

TA7120: Capacitação para Fortalecer a Gestão do Sector Público e as Qualificações de Governação III

(28)

30 Banco Mundial Ministério da Administração Estatal e Ord. do Território

P106220/IDA-H414: Timor-Leste – Projecto de Desenvolvimento da Juventude (IDA)

1.300 750 750 750 0 2.250 Irlanda, Noruega, PNUD, UNCDF UNCDF, PNUD

Programa de Apoio à Governação Local (LGSP) (53898)

770 500 250 250 n. d. 1.000

Total 7.749 4.534 2.439 1.245 0 8.218

Os parceiros de desenvolvimento também conduzem projectos nesta área fora do Governo, conforme se pode ver de seguida.

Tabela 13.1

Actividades administradas fora do Governo

milhares de dólares PD Instituição implementadora Nome do projecto 2010 2011 2012 2013 2014 Total a 4 anos EUA Fundação Asiática

Apoio à Governação Local, Eleições e Sociedade Civil - Timor-Leste

1.000 1.000 0 0 1.000

Total 1.000 1.000 0 0 0 1.000

Ministério da Economia e Desenvolvimento

Em 2011 as actividades do Ministério da Economia e Desenvolvimento serão apoiadas por catorze projectos de parceiros de desenvolvimento, avaliados em 12,2 milhões de dólares. Isto representa 6,3% do total do apoio dos parceiros de desenvolvimento às actividades do Governo em 2011. Um projecto financiado pelo PNUD „Plano de Acção e Estratégia Nacional de Biodiversidade‟ de 11,0 milhões de dólares entre 2011 e 2012 ajuda o Governo a desenvolver o Plano de Acção e Estratégia Nacional de Biodiversidade. A maior parte dos projectos engloba os sectores dos alimentos e do ambiente visa a redução da pobreza.

(29)

31 Tabela 14

Actividades administradas com o Governo

milhares de dólares PD Instituição implementadora Nome do projecto 2010 2011 2012 2013 2014 Total a 4 anos Irlanda OIT BOSS 1.494 1.991 1.991 1.925 0 5.908

Japão JICA Assessor EIA 150 75 75

Fundo Fiduciário da ONU financiado pelo Japão para Segurança Humana FAO Mobilização comunitária para a redução da pobreza e inclusão social na prestação de serviços - OSRO/TIM/901/UNO 252 203 69 0 0 272 QODM financiado pela ONU FAO Promoção da segurança alimentar e da nutrição em Timor-Leste - QODM 2040 - UNJP/TIM/003/SPA 165 163 120 0 0 283 GEF e GTL em contribuição em géneros PNUD SIGP 3405: Uniformização e Capacitação da Gestão Sustentável de Terras (00043155) 185 600 600 470 602 2.272 PNUD PNUD Monitorização da concretização dos ODMs (continuação do projecto em curso dos ODMs 00058363)

253 1.223 n. d. n. d. n. d. 1.223

GEF, AusAID PNUD

SIGP 2969: Autoavaliação de Actividades Conducentes a Alterações Climatéricas (INC) (56122) 227 287 n. d. n. d. n. d. 287 GEF PNUD

Plano de Acção Nacional para Adaptação a

(30)

32 Alterações Climatéricas (NAPA 00059063) GEF, GTL PNUD Plano de Acção e Estratégia Nacional de Biodiversidade (61924) 50 6.000 5.000 n. d. n. d. 11.000 UNCDF, PNUD, MED, AusAID (acordado mas ainda não transferido) PNUD e UNCDF

Finanças Inclusivas para Economia Subservida (INFUSE) (61961) 210 1.098 1.098 1.300 n. d. 3.496 PNUD PNUD Relatório Nacional de Desenvolvimento Humano (continuação do projecto em curso de RNDH 00062502) 148 95 95 95 n. d. 285 Austrália, Governo da Austrália do Sul PNUD Ambiente em TL mais Iniciativa Ambiental de Pobreza (69317) 225 250 n. d. n. d. n. d. 250 UNTFHS PNUD, UNICEF, FAO, PAM, OIT, UNFPA

COMPASIS – Mobilização Comunitária para o Alívio da Pobreza e Inclusão Social em Prestação de Serviços (74165) 150 n. d. n. d. n. d. n. d. 0 PNUD Fundo Fiduciário Temático da Pobreza PNUD Fortalecimento do Acesso Comunitário a Infra-estruturas de Qualidade (71464) 129 100 n. d. n. d. n. d. 100 TOTAL 3.848 12.186 9.163 3.790 602 25.741

De presente não existem programas de parceiros de desenvolvimento conduzidos nesta área fora do Governo.

Ministério da Solidariedade Social

(31)

33

projectos de parceiros de desenvolvimento avaliados em 6,9 milhões. Isto representa 3,5% do total do apoio dos parceiros de desenvolvimento às actividades do Governo em 2011. A maior parte deste financiamento abrange apoio para assistência humanitária e construção de paz através de mecanismos institucionais.

Tabela 15

Actividades administradas com o Governo

milhares de dólares PD Instituição implementadora Nome do projecto 2010 2011 2012 2013 2014

Total a 4 anos Austrália PNUD Assistência Humanitária em Timor-Leste * 1.375 1.564 0 0 n. d. 1.564 Austrália DFAT Programa de Ajuda Directa (PAD)* 72 77 0 0 n. d. 77 Austrália AusAID Preparação para Pandemias * 1.757 125 n. d. n. d. n. d. 125 Finlândia

Centro para Resolução de Conflitos Internacionais Programa de Aviso e Resposta Rápidos 465 88 88 0 0 175 Finlândia Unidade de Resolução de Conflitos, Departamento de Negócios Estrangeiros, Irlanda Financiamento de construção de paz (a determinar) 0 1.062 0 0 0 1.062 CE IOM Melhoria da estabilização através da reintegração sustentável de deslocados internos 737 113 0 0 0 113 CE ICTJ Promoção da responsabilização para fortalecer a paz em Timor-Leste 413 277 44 0 0 321 CE Christoffel-Blindenmission Deutschland EV Inclusão de pessoas com deficiências físicas na vida social e económica de Timor-Leste.

(32)

34 CE Melhoria da estabilização através da reintegração sustentável de deslocados internos 774 85 0 0 0 85 AusAID Trocaire, CRS, CVTL, HIVOS Redução de Riscos de Desastres (RRD) 894 74 0 0 0 74

AusAID e NZAid PNUD

Fortalecimento de Estruturas Institucionais e Mecanismos de Diálogo (61851) 200 1.098 n. d. n. d. n. d. 1.098 AusAID PNUD Apoio ao Pilar de Construção de Confiança da Estratégia de Recuperação Nacional (61875) 600 1.098 1.300 n. d. n. d. 2.398 AusAID, ONU, PBF PNUD Fortalecimento da Recuperação Atempada para a Reintegração Abrangente e Sustentável de Deslocados Internos (SERC) (63615) 1.512 200 200 200 n. d. 600 EC PNUD Desenvolvimento de Sistemas Institucionais e Operacionais de Gestão de Riscos de Desastres em Timor-Leste (69380) 161 370 n. d. n. d. n. d. 370 UNICEF Ministério da Solidariedade Social Bem-estar de Crianças e Famílias 540 535 533 533 n. d. 1.600 UNESCAP UNESCO Projecto de Avaliação de Ferramentas e 24 29 0 0 0 29

(33)

35 Materiais de Preparação e Prontidão contra Tsunamis JFIT UNESCO Fortalecimento da resistência de comunidades costeiras e residentes em ilhas pequenas contra perigos relativos a água e condições meteorológicas e contra impactos de alterações ambientais 7 20 0 0 0 20

PAM Multilateral MSS/PAM

Distribuição geral de alimentos a vítimas de desastres naturais n. d. 0 AusAID e PAM Parceiros de Desenvolvimento Privados

PAM Melhoria Logística n. d. 0

Total 9.632 6.916 2.264 778 0 9.959

Os parceiros de desenvolvimento conduzem também projectos nesta área fora do Governo, conforme se pode ver de seguida.

Tabela 15.1

Actividades administradas fora do Governo

milhares de dólares PD Instituição implementadora Nome do projecto 2010 2011 2012 2013 2014 Total a 4 anos Austrália AusAID Programa de Cooperação AusAID-NGO * 2.247 2.835 n. d. n. d. n. d. 2.835 Canadá Fundo de Dividendo de Paz Fundo Canadá – Timor-Leste – Assuntos Fronteiriços n. d. n. d. n. d. n. d. n. d. 0

(34)

36 NTT Canadá HAK Fundo Canadá – Assistência de Habitação e Autonomização de Vítimas n. d. n. d. n. d. n. d. n. d. 0 Finlândia ONGs timorenses locais (LABEH, FONGTIL, FOIN SAE, KATILOSA) Fundo para Cooperação Local 340 340 340 0 0 680 USA CRS Projecto Laletek (Ponte) 150 150 300 0 0 450 Total 4.282 3.325 640 0 0 3.965

Ministério das Infra-estruturas

Em 2011 as actividades do Ministério das Infra-estruturas serão apoiadas por treze projectos de parceiros de desenvolvimento, avaliados em 35,4 milhões de dólares. Isto representa 18,2% do apoio total dos parceiros de desenvolvimento às actividades do Governo em 2011. A maior parte deste financiamento diz respeito a actividades de infra-estruturas essenciais como sejam abastecimento de água e saneamento (9,7 milhões de dólares da Austrália, 3 milhões de dólares do ADB), energia (2,5 milhões da Noruega e 600 mil dólares do Banco Mundial), pontes (1,9 milhões do Japão), capacitação em implementação de projectos (5 milhões do ADB) e rede rodoviária (7,8 milhões do ADB).

Tabela 16

Actividades administradas com o Governo

milhares de dólares PD Instituição implementadora Nome do projecto 2010 2011 2012 2013 2014 Total a 4 anos Austrália Vários do Governo da Austrália Programa de Ligações ao Sector Público * 222 112 112 112 n. d. 335 Austrália IDSS Abastecimento de Água e Saneamento a nível Rural * 9.581 9.654 0 0 n. d. 9.654 Austrália IDSS, ACAIR Adaptação a Alterações 34 224 0 0 n. d. 224

(35)

37 Climatéricas * CE Cruz Vermelha Austríaca Projecto de Desenvolvimento Comunitário de Água e Saneamento a Nível Rural nos Distritos de Ermera, Liquiçá e Bobonaro 199 286 366 0 0 653 Japão JICA Projecto para Capacitação do Sistema de Abastecimento de Água 481 111 111 Japão JICA Projecto para Capacitação de obras rodoviárias em Timor-Leste 1.147 1.235 1.086 267 2.589 Japão JICA Projecto de Melhoria da Ponte de Mola 7.752 1.938 1.938 Japão JICA Projecto de Melhoria Urgente do Sistema de Abastecimento de Água em Bemos-Dili 7.599 0 Japão JICA Projecto de Reabilitação Urgente do Porto de Oecussi 0 0 Noruega Ministério das Infra-estruturas, NVE Fortalecimento de recursos hídricos e fornecimento energético 1.656 2.483 1.656 1.407 0 5.546 BAD MI G0100: Projecto de Abastecimento de Água em áreas urbanas em Díli

610 3.000 2.700 0 0 5.700 BAD MI G0180: Desenvolvimento da Rede Rodoviária 780 7.800 7.800 7.900 7.800 31.300 Austrália BAD TA4942: Projecto de Apoio a Infra-estruturas 5.000 4.000 0 0 0 4.000 BAD BAD TA4869: Melhoria do 300 85 0 0 0 85

(36)

38 Desempenho do Abastecimento de Água em Díli Fundo Japonês para a Redução da Pobreza MI 9142-TIM: As nossas estradas, o nosso futuro – Apoio à Governação Local e a Obras de Infra-estruturas com base na Comunidade 500 1.000 1.000 600 100 2.700 BM Direcção de Serviços Corporativos, MI P095593/IDA-H317 TP: Projecto de Provisão de Serviços de Energia (IDA) 600 600 600 0 0 1.200 MULT, BM Direcção de Serviços Corporativos, MI P092055/ TF058262: Projecto de Exploração de Fossas de Gás Project (TFET) 2.150 2.150 0 0 0 2.150 UNICEF DNAS (Ministério das Infra-estruturas), Ministério da Saúde Abastecimento de água, saneamento e higiene 600 575 575 600 n. d. 1.750 UNICEF DNAS (Ministério das Infra-estruturas) e Ministério da Saúde Planeamento e monitorização do abastecimento de água, saneamento e higiene 200 190 190 190 n. d. 570 Total 39.410 35.443 16.085 11.076 7.900 70.505

Ministério do Turismo, Comércio e Indústria

Em 2011 as actividades do Ministério do Turismo, Comércio e Indústria serão apoiadas por três projectos de parceiros de desenvolvimento, avaliados em 400 mil dólares. Um projecto da CDI, intitulado “Ahimatan ba futuru”, irá fornecer 100 mil dólares. Este projecto diz respeito à promoção de capacidade local, com financiamento a prolongar-se até 2013.

(37)

39 Tabela 17

Actividades administradas com o Governo

milhares de dólares PD Instituição implementadora Nome do projecto 2010 2011 2012 2013 2014 Total a 4 anos Austrália Várias instituições do Governo da Austrália

Programa de Ligações ao Sector Público *

222 112 112 112 n. d. 335

CE CIDAC

Ahimatan ba futuru – Redução da pobreza em Timor-Leste através do turismo de base comunitária

138 138 138 68 0 343

EUA

Cooperação Financeira Internacional (CFIF

Apoio a uma iniciativa conjunta para simplificar o registo de empresas

125 125 0 0 125

Total 484 374 249 179 0 803

Os parceiros de desenvolvimento também conduzem projectos nesta área fora do Governo, conforme se pode ver de seguida.

Tabela 17.1

Actividades administradas fora do Governo

milhares de dólares PD Instituição implementadora Nome do projecto 2010 2011 2012 2013 2014 Total a 4 anos Austrália PDT Fundo de Dividendo de Paz * 563 447 0 0 n. d. 447

Total 563 447 0 0 0 447

Ministério da Agricultura e Pescas

Em 2011 as actividades do Ministério da Agricultura e Pescas serão apoiadas por catorze projectos de parceiros de desenvolvimento, avaliados em 15,1 milhões de dólares. Isto representa 7,8% do total do apoio dos parceiros de desenvolvimento às actividades do Governo em 2011. A maior parte deste financiamento abrange actividades de desenvolvimento rural tais como melhoria dos serviços de extensão, estradas rurais e actividades de empresas agrícolas. Existem igualmente programas que visam questões específicas tais como segurança alimentar, irrigação e cultivo de arroz, e também no sector do café.

(38)

40 Tabela 18

Actividades administradas com o Governo

milhares de dólares PD Instituição implementadora Nome do projecto 2010 2011 2012 2013 2014 Total a 4 anos Austrália Várias instituições do Governo da Austrália

Programa de Ligações ao Sector Público *

222 112 112 112 n. d. 335

Austrália ACAIR Sementes de Vida * 1.929 4.380 4.380 4.380 13.140 Austrália FAO

DIE Timor-Leste – Doenças Infecciosas Emergentes *

602 813 0 0 n. d. 813 Austrália IDSS, ACAIR Adaptação a Alterações Climáticas * 34 224 0 0 n. d. 224 Austrália ACAIR ACIAR* 425 40 n. d. n. d. n. d. 40 CE GTZ Segundo Programa de Desenvolvimento Rural 0 1.678 2.257 0 0 3.935 CE Maf/Lindell Mills

Programa de Desenvolvimento Rural III (Acordo Financeiro)

2.655 1.328 1.328 287 0 2.942

CE

Maf/Lindell Mills

AT ao Governo de TL para ajudar com a gestão da unidade de programa do "RDP III". 1.062 1.062 1.062 128 0 2.252 CE Maf/Lindell Mills Estimativa de Programa N.º 1 1.508 1.034 0 0 0 1.034 CE World Vision Projecto 1365 de Segurança de Alimentos e Nutrição para Baucau

323 323 323 0 0 645

CE HIVOS

Criação de segurança e resistência alimentar entre as famílias rurais em Timor-Leste

528 528 171 0 0 699

CE Mercy Corps

Garantia de produção, utilização e gestão de recursos de colheitas sustentáveis através de melhorias ao nível da capacidade em dois distritos de Timor-Leste

431 431 138 0 0 569

CE

CARE International

Hadia Agrikultura no Nutrisaun (HAN) 392 392 392 159 0 944 Japão JICA Assessor sobre Política Agrícola 96 0 Japão JICA Assessor para a Promoção da 61 126 76 202

(39)

41

Agricultura (Irrigação e Cultivo de Arroz)

Japão JICA

Projecto de Irrigação e Cultivo de Arroz em Manatuto (IRCP) Fase II

0 0

Japão JICA

Projecto para a promoção de empresas agrícolas

918 553 553

Japão JICA

Projecto para gestão sustentável dos recursos naturais com base na comunidade

a confirmar

0

Portugal MNE, IPAD

PADRTL – Programa de Desenvolvimento Rural

448 n. d. n. d. n. d. n. d. 0

Austrália FAO

Programa de Fortalecimento da Biodiversidade (PFB) para Timor-Leste - OSRO/TIM/701/AUL

875 823 0 0 0 823

Espanha FAO

Reabilitação pós-crise em termos de segurança alimentar e dos modos de subsistência das populações mais vulneráveis no distrito de Baucau, Timor-Leste, Fase 2 - OSRO/TIM/902/SPA

591 246 0 0 0 246

Espanha FAO

Programa regional para pessoas que vivem da pesca no Sudeste Asiático

607 584 561 492 0 1.638 Espanha,

OAPN

UNESCO

Apoio ao Estabelecimento do Nino Koinis Santana como Reserva de Biosfera (BREES) 0 196 0 0 0 196 EUA, Japão, ONU PAM

Comida por comida / comida por activos (CPC/CPA)

n. d. 0

Espanha PAM

Segurança Sustentável de Alimentos e Nutrição (Fundo dos ODMs)

n. d. 240 240 480

Total 13.707 15.113 11.040 5.558 0 31.712

Os parceiros de desenvolvimento também conduzem projectos nesta área fora do Governo, conforme se pode ver de seguida.

(40)

42 Tabela 18.1

Actividades administradas fora do Governo

milhares de dólares PD Instituição implementadora Nome do projecto 2010 2011 2012 2013 2014 Total a 4 anos CE Oxfam AUS Covalima-Oecussi – Participação e Autonomização para Melhorias dos Modos de Vida e Programa de Melhoria da Segurança Alimentar

0 345 0 0 0 345

CE

World Neighbours

Da fome à Saúde: Fortalecimento da Capacidade e Resistência da Comunidade para conseguir Segurança Alimentar em Oecussi

279 279 0 0 0 279

CE CONCERN

Opções para Transformação da Segurança Alimentar - Lautém e Manufahi

324 344 0 0 0 344

Japão

PARCIC (Financiado pela JICA)

Projecto de Extensão do Modelo de Cooperativa de Produtores de Café

205 200 51 251

Japão

PARCIC (Financiado pela JICA)

Melhoria dos modos de vida com a participação de mulheres em áreas de produção de café 68 68 17 85 Japão PWJ (Financiado pela JICA)

Promoção da autonomia da Cooperativa de Produtores de Café em Letefoho

116 29 29

EUA

Fundo Xanana para a Educação Vocacional

Indústria doméstica de lacticínios de Timor-Leste

167 167 167 0 0 333

EUA

Serviço Mundial da Igreja (SMI)

Fortalecer os modos de vida de micro-empresários pobres em Timor-Leste

150 150 150 0 0 300

Total 1.309 1.582 384 0 0 1.966

Tribunais

Em 2011 a AUSAID implementará um projecto, intitulado „Programa de Desenvolvimento do Sector da Justiça‟, com um financiamento total de 1,5 milhões de dólares. Não existem outros programas confirmados de parceiros de desenvolvimento a trabalharem com Tribunais durante este período.

(41)

43 Tabela 19

Actividades administradas com o Governo

milhares de dólares PD Instituição implementadora Nome do projecto 2010 2011 2012 2013 2014 Total a 4 anos Austrália GRM Programa de Desenvolvimento do Sector da Justiça * 1.651 1.537 1.084 503 n. d. 3.124 TOTAL 1.651 1.537 1.084 503 0 3.124 Gabinete do Procurador-Geral

Em 2011 a AUSAID implementará um projecto, intitulado „Programa de Desenvolvimento do Sector da Justiça‟, com um financiamento total de 1,5 milhões de dólares. Não existem outros programas confirmados de parceiros de desenvolvimento a trabalharem com o Gabinete do Procurador-Geral durante este período.

Tabela 20

Actividades administradas com o Governo

milhares de dólares PD Instituição implementadora Nome do projecto 2010 2011 2012 2013 2014 Total a 4 anos Austrália GRM Programa de Desenvolvimento do Sector da Justiça * 1.651 1.537 1.084 503 n. d. 3.124 TOTAL 1.651 1.537 1.084 503 0 3.124

Provedor de Direitos Humanos e Justiça

Não existem actividades confirmadas de parceiros de desenvolvimento em 2011 ou a médio prazo.

Tabela 21

Actividades administradas com o Governo

milhares de dólares PD Instituição implementadora Nome do projecto 2010 2011 2012 2013 2014 Total a 4 anos Suécia PNUD Capacitação do PDHJ (73841) 528 n. d. n. d. n. d. n. d. n. d.

(42)

44 NZ, Irlanda, GACDH PNUD Capacitação do PDHJ (73841) 500 n. d. n. d. n. d. n. d. 0 TOTAL 1.028 0 0 0 0 0

Serviço Público de Difusão de Timor-Leste (SPDTL)

Em 2011 as actividades do SPDTL serão apoiadas por quatro projectos de parceiros de desenvolvimento, avaliados em 400 mil dólares. Dois destes projectos não estão confirmados para 2011. O financiamento abrange programas que vão desde a melhoria das condições para meios de comunicação independentes até participações da sociedade civil.

Tabela 22

Actividades administradas com o Governo

milhares de dólares PD Instituição implementadora 2010 2011 2012 2013 2014 Total a 4 anos

Brasil ABC Capacitação da TVTL 384 0

Portugal MNE, IPAD/ RTP

Modernização da Rádio e Televisão de Timor-Leste

332 n. d. n. d. n. d. n. d. 0 UNICEF Difusão Pública

Advocacia e Meios de Comunicação Social

250 205 145 135 n. d. 485 UNICEF Difusão Pública

Apoio à Comunicação de Programas

230 195 165 150 n. d. 510

TOTAL 1.196 400 310 285 0 995

Comissão Nacional de Eleições (CNE)

Em 2011 as actividades da CNE serão apoiadas pelo „Projecto de Apoio ao Ciclo Eleitoral Timorense‟ do PNUD de 2,8 milhões de dólares, e pelo „Programa de Capacitação Eleitoral‟ da Austrália de100 mil dólares. Os projectos abrangem capacitação da CNE para cumprir os seus mandatos administrativo e de supervisão.

Tabela 23

Actividades administradas com o Governo

milhares de dólares PD Instituição implementadora Nome do projecto 2010 2011 2012 2013 2014 Total a 4 anos Austrália AEC Programa de Capacitação 112 112 0 0 n. d. 112

(43)

45 Eleitoral * Irlanda, Austrália PNUD Apoio ao Projecto do Ciclo Eleitoral Timorense (53311)

1.100 2.800 2.600 2.200 n. d. 7.600

TOTAL 1.212 2.912 2.600 2.200 0 7.712

Autoridade Bancária e de Pagamentos (ABP)

Em 2011 as actividades da ABP serão apoiadas por dois projectos de parceiros de desenvolvimento, avaliados em 7,5 milhões de dólares. Um destes projectos, intitulado „Gasoduto de Timor-Leste‟, será implementado pela AusAID com um financiamento total de 7,2 milhões de dólares.

Tabela 24

Actividades administradas com o Governo

milhares de dólares

Distritos

Os projectos a implementar nos distritos em 2011 com apoio de parceiros de desenvolvimento são descritos de seguida. Deve-se notar, porém, que os dados existentes não permitem a discriminação dos montantes orçamentados por distrito. Deste modo a presente secção apenas indica o número e o sector dos projectos. Relativamente ao número de projectos, são considerados apenas os projectos incluídos neste Livro Orçamental (isto é, projectos definidos como parte do Orçamento de Fontes Combinadas (OFC) e projectos não definidos como parte do OFC mas associados com um Ministério específico. Assim sendo, os projectos que não puderam ser associados a um Ministério ou sector específico ou individual não constam do Gráfico seguinte.

PD Instituição implementadora Nome do projecto 2010 2011 2012 2013 2014 Total a 4 anos Austrália AusAID Gasoduto de Timor-Leste * 7.151 7.151 7.151 7.151 n. d. 21.453 Noruega FMI, Autoridade Bancária e de Pagamentos Assessor do Fundo Petrolífero 497 331 0 0 0 331 TOTAL 7.648 7.482 7.151 7.151 0 21.785

(44)

46

Número de Projectos Implementados em 2011 por Distrito e por Sector

O gráfico acima mostra que os parceiros de desenvolvimento tencionam implementar diversos projectos em Timor-Leste. Díli, com 31, é o distrito com mais projectos, seguido de Oecussi com 29, Baucau com 28, Bobonaro com 26, Covalima com 25 e Ermera e Manatuto com 24. Deve-se notar que muitos projectos englobam não apenas um distrito mas vários, conforme se descreve de seguida.

Aileu

No total há 20 projectos planeados para serem implementados no Distrito de Aileu em 2011. Nos 20 projectos não está identificado qualquer componente de capital de desenvolvimento. O projecto da UNICEF de „Inovação e Apoio a Políticas‟ pretende aumentar o número de crianças (rapazes e raparigas) matriculadas em ensino básico gratuíto e obrigatório. Este projecto deverá ser implementado em todos os 13 distritos.

Ainaro

No total há 20 projectos planeados planeados para serem implementados no Distrito de Ainaro em 2011. Dos 16 projectos há um componente de capital de desenvolvimento identificado no projecto da FAO “Programa regional para pessoas que vivem da pesca no Sudeste Asiático” que irá melhorar as condições de vida das comunidades pesqueiras e reduzir a sua vulnerabilidade.

0 10 20 30 40 Viqueque Oecussi Manufahi Manatuto Liquica Lautem Ermera Dili Covalima Bobonaro Baucau Ainaro Aileu Vocational Training Gender Equality Justice Health Education Economy & Dev. State Admin. Social Solidarity Agriculture Infrastructure Other Sector

(45)

47

Baucau

No total há 28 projectos planeados para serem implementados no Distrito de Baucau em 2011. Nos 28 projectos não está identificado qualquer componente de capital de desenvolvimento. O projecto da UNICEF „Inovação e Apoio a Políticas‟ pretende aumentar o número de crianças (rapazes e raparigas) matriculadas em ensino básico gratuíto e obrigatório. O projecto de „Acesso à Justiça e Desenvolvimento Legislativo‟, apoiado pelos EUA, visa aumentar o acesso dos cidadãos rurais a informações legais e a ajuda legal, bem como melhorar a qualidade dos mecanismos informais de resolução ou mediação de disputas. Estes projectos deverão ser implementados em todos os 13 distritos.

Bobonaro

No total há 26 projectos planeados para serem implementados no Distrito de Bobonaro em 2011. Nos 26 projectos não está identificado qualquer componente de capital de desenvolvimento. O projecto da UNICEF de „Inovação e Apoio a Políticas‟ pretende aumentar o número de crianças (rapazes e raparigas) matriculadas em ensino básico de qualidade obrigatório e gratuito. O projecto de „Acesso à Justiça e Desenvolvimento Legislativo‟, apoiado pelos EUA, visa aumentar o acesso dos cidadãos rurais a informações legais e a ajuda legal, bem como melhorar a qualidade dos mecanismos informais de resolução ou mediação de disputas. Estes projectos deverão ser implementados em todos os 13 distritos.

Covalima

No total há 25 projectos planeados para serem implementados no Distrito de Covalima em 2011. Dos 25 projectos há um componente de capital de desenvolvimento identificado nos seguintes dois projectos: (1) O „Projecto de Melhoria da Ponte de Mola‟, da JICA, para uma nova ponte em Mola a fim de possibilitar uma melhor ligação com Suai; (2) O projecto TIM-Obras da OIM de infra-estruturas rurais para a reabilitação e manutenção de estradas através da comunidade.

Díli

No total há 31 projectos planeados para serem implementados no Distrito de Díli em 2011. Dos 31 projectos há um componente de capital de desenvolvimento identificado nos seguintes quatro projectos: (1) O „Projecto de Promoção de Energias Limpas através do uso do Sistema Fotovoltaico Solar‟; (2) O „Projecto para a Melhoria Urgente do Sistema de

Referências

Documentos relacionados

QUANDO TIVER BANHEIRA LIGADA À CAIXA SIFONADA É CONVENIENTE ADOTAR A SAÍDA DA CAIXA SIFONADA COM DIÂMTRO DE 75 mm, PARA EVITAR O TRANSBORDAMENTO DA ESPUMA FORMADA DENTRO DA

The bases and trays are available in catuaba or jequitiba solid wood or finished in black or white microtexture.. ¿Puff

A DIRETORA GERAL DO IFMA CAMPUS MARACANÃ, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFERIDAS PELA PORTARIA Nº 5492/2016- REITORIA, E COMISSÃO ORGANIZADORA DO PROCESSO

A presente pesquisa objetiva apreender os desdobramentos da relação educação, pobreza e desigualdade social nas políticas educacionais no Tocantins, considerando os sujeitos

O presente artigo tem como objetivo investigar o Programa Bolsa Família (PBF) como estratégia do governo federal para o enfrentamento a pobreza do Município

Embora não tenhamos encontrado resultados negativos quanto à adesão ao tratamento, o tem- po de internação para compensação dos portado- res de insuficiência cardíaca em

A expectativa de alguns e o temor de outros era de que esse órgão funcionasse como uma instituição limitadora da autonomia dos promotores (Cardoso, 2004). Contudo, como mostraremos

Neste período, o seu volume de vendas passou de 2 milhões de euros para mais de 3 milhões de euros Projeto de modernização, atualização tecnológica e penetração em novos