• Nenhum resultado encontrado

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 010/2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TERMO DE REFERÊNCIA Nº 010/2017"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 010/2017

CONTRATAÇÃO DE

Serviços de consultoria de pessoa jurídica para elaboração de diagnóstico sobre a cadeia produtiva do turismo no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos e seu entorno.

1. Projeto

1.1. Este Termo de Referência será executado no âmbito do Projeto Parques para Prosperar: fomento ao turismo sustentável nos parques nacionais do extremo sul da Bahia.

2. Objetivo da contratação

Realizar estudo diagnóstico sobre a cadeia produtiva do turismo no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos e seu entorno (oferta e demanda), como subsídio ao planejamento de ações para a dinamização do turismo sustentável na região e o aumento da competitividade do destino.

3. Contexto

A Conservação Internacional, no âmbito de sua histórica atuação na região do extremo sul da Bahia e de sua estratégia “Áreas Protegidas para Prosperar”, possui uma parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio – Coordenação Regional 7) para o fortalecimento do uso público em sete unidades de conservação federais dessa região: os Parques Nacionais do Pau Brasil, Histórico do Monte Pascoal, Descobrimento e Marinho dos Abrolhos; Reservas Extrativistas do Corumbau e Cassurubá e Refúgio de Vida Silvestre do Rio dos Frades.

A CI-Brasil acredita que essas UCs podem gerar alto impacto positivo socioeconômico pelo potencial que possuem para serem destinos âncora para o ecoturismo no extremo sul da Bahia. Além disso, os resultados de conservação da biodiversidade, objetivo primário dessas UCs, podem ser maximizados pelas oportunidades de recreação, educação e experiências sensoriais junto à natureza, que geram bem-estar humano. Neste contexto, a Conservação Internacional e parceiros vêm trabalhando para fortalecer o segmento do ecoturismo nas UCs e em seu entorno. A expectativa é implantar inovações em campo, amplificar boas práticas e disseminar lições aprendidas para outras UCs do sistema nacional.

(2)

conhecida no Atlântico Sul, com registro de aproximadamente 1.300 espécies. Também tem a maior produção pesqueira do estado da Bahia, responsável pelo sustento de mais de 20.000 pescadores, enquanto o turismo gera aproximadamente 80.000 empregos. O Parque oferta atividades ao público como mergulho, observação de baleias e visita ao arquipélago, onde é permitido desembarcar em algumas ilhas e realizar pernoite em barcos credenciados. Tais atividades atraem ao Parque, atualmente, cerca de 5.000 visitantes ao ano, o que contribui para a dinamização da economia local, sobretudo nos municípios de Mucuri, Nova Viçosa, Caravelas, Alcobaça e Prado, além de Teixeira de Freitas e Porto Seguro, que possuem aeroportos.

O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos ao longo de sua história já experimentou números mais expressivos de visitação. Na última década houve uma mudança significativa nesse contexto, com a queda da visitação ocasionada por diversos fatores. Compreender de forma sistematizada esse processo, a partir de fatos e números gerados por pesquisas básicas em nível primário e secundário, percepções de campo e conversas com atores estratégicos do trade turístico, à luz de uma visão integrada do parque e seu entorno, é o objetivo central do presente estudo.

O estudo será utilizado como subsídio direto para:

- Compreender o perfil dos membros da cadeia produtiva do turismo do entorno do parque e a sua dinâmica de relacionamentos.

- Integrar o parque e a cadeia produtiva do turismo de seu entorno, visando o

desenvolvimento de ações cooperadas e a valorização da unidade de conservação. - Aprimorar produtos turísticos ofertados no entorno para que eles incorporem os

valores e a identidade do parque,

- Estimular o acesso ao mercado, com ações de promoção e marketing cooperado, que tornem o destino mais competitivo em nível regional, nacional e internacional.

6. Atividades gerais a serem desenvolvidas

A contratada deverá levantar e compilar informações, e produzir descrições e análises específicas e concisas sobre o estágio atual da cadeia produtiva do turismo no entorno do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, utilizando dados secundários e primários. A proposta a ser apresentada como resposta ao presente termo de referência deve conter o detalhamento da metodologia a ser adotada na condução do estudo, a forma de apresentação dos resultados e das recomendações.

(3)

1. Diagnóstico qualitativo e quantitativo de oferta e demanda dos produtos turísticos: com informações relevantes relacionadas a produtos e serviços turísticos oferecidos, principais lideranças, empresas e instituições, as dinâmicas de mercado e relacionamento da cadeia produtiva do turismo, compreensão dos principais públicos, percepção do mercado emissor, principais oportunidades e ameaças associadas ao parque nacional. Deve abranger os municípios do entorno do Parque (Nova Viçosa, Caravelas, Alcobaça e Prado), além de Porto Seguro e Teixeira de Freitas, onde estão os aeroportos mais próximos.

2. Análises e orientações específicas sobre temas como: integração, destino e identidade; produto e sustentabilidade; e mercado, promoção e comercialização. 3. Orientações de como as partes interessados e envolvidos podem fortalecer,

expandir ou consolidar seus negócios, e de como o Parque pode melhorar sua interação com o trade.

4. Orientações - com proposta de fio lógico e programa - para o planejamento de um workshop de mobilização e integração do trade turístico do entorno do Parque para o fortalecimento do destino, bem como demais estratégias para promover a mobilização e integração dos elos dessa cadeia produtiva.

O produto a ser entregue deve ser um relatório com descrição e análise quali e quantitativa da oferta e da demanda de produtos, além dos itens acima citados. Os relatórios deverão explicitar as fontes consultadas e/ou entrevistadas, assim como informações de contato.

7. Produtos esperados

Produto 1: Plano de trabalho detalhado;

Produto 2: Relatório parcial com levantamento qualitativo da oferta e demanda de produtos e serviços turísticos do destino;

Produto 3: Relatório final com levantamento qualitativo da oferta e demanda de produtos e serviços turísticos do destino com proposições para o aumento da competitividade do destino e para a realização do workshop de mobilização e integração do trade.

8. Da infraestrutura

Todos os custos do contrato correrão por conta do contratado, incluindo a

remuneração de todos os serviços prestados nesta consultoria e todos os encargos sociais estipulados na legislação fiscal e trabalhista, bem como as despesas com deslocamentos, alimentação e hospedagens.

(4)

9. Prazo de duração e valor do contrato

9.1. A vigência do contrato será de 5 (cinco meses), a partir da assinatura das partes envolvidas.

9.2. O valor total máximo a ser pago para execução do estudo proposto neste termo de referência é R$ 65.000,00 (sessenta e cinco mil reais)*, a ser pago em três parcelas como descrito abaixo:

*inclui despesas com deslocamentos, alimentação e hospedagens. 10. Do cronograma de entrega dos produtos e de desembolso

10.1. Os prazos de entrega dos produtos e as respectivas parcelas de pagamento estão listados nos quadros a seguir.

Produtos / Meses Dez Jan Fev Mar Abr Mai

Apresentação do plano de trabalho

X Estudos secundários e primários junto aos

stakeholders

X X X X

Produto 1: Relatório parcial com levantamento qualitativo da oferta e demanda de produtos e

serviços turísticos do destino. X

Produto 2: Relatório final com levantamento qualitativo da oferta e demanda de produtos e serviços turísticos do destino com

proposições para o aumento da

competitividade do destino e para a realização do workshop de mobilização e integração do trade.

X

Apresentação de resultados em reuniões com o conselho consultivo do parque e com a Câmara Técnica de Turismo da Costa das Baleias (CTCB)

X X

Apresentação do estudo e participação ativa no workshop de mobilização e integração do

trade turístico X

Produto Prazo de entrega

(dias a partir da assinatura do contrato)

(5)

1 Plano de trabalho 10 30%

2 Produto 1 90 30%

3 Produto 2 120 40%

10.2. A equipe designada pela CI-Brasil, deverá atestar a conformidade da execução de cada produto em relação às condições estabelecidas neste Termo de Referência e concluir pela sua aprovação ou pela sua correção, por meio de parecer técnico para o gestor do projeto em até 10 dias da entrega de cada produto.

10.3. Uma vez solicitada a correção de um produto, o contratado deverá entregar sua versão corrigida em até 15 (quinze) dias a partir da data da solicitação.

10.4. Após a aprovação, o gestor do projeto encaminhará o respectivo produto para o devido pagamento em conformidade com os percentuais acima descritos acompanhado do Termo de Recebimento e Aceite.

10.5. A não correção do produto ou o não atendimento às condições estabelecidas neste Termo de Referência resultarão na rescisão do contrato.

11. Monitoramento do Contrato

11.1. Caberá a CI-Brasil a responsabilidade direta pelo acompanhamento de todas as etapas das atividades realizadas pela contratada, bem como a obtenção de quaisquer esclarecimentos julgados necessários relativos à execução dos trabalhos.

12. Responsabilidade das partes 12.1. Da CI-Brasil

(6)

12.1.2. Executar os pagamentos autorizados pelo gestor do projeto, em até 15 dias úteis após a entrega dos produtos propostos no item 10.

12.2. Da Contratada

12.2.1. Prestar os serviços contratados conforme condições estabelecidas neste Termo de Referência, responsabilizando-se integralmente por eles.

12.2.2. Dispor de pessoal qualificado, pertencente ao seu quadro ou contratado, para executar o objeto contratado.

12.2.3. Apresentar, antes da assinatura do contrato, os nomes dos profissionais da equipe, previstos no item 12, que executarão os serviços contratados, com os respectivos comprovantes de que pertencem ao quadro de pessoal da contratada, ou que foram contratados pela mesma, e de que são qualificados para a execução desses serviços.

12.2.4. Os profissionais listados no item 12 serão de inteira responsabilidade da contratada, cabendo-lhe todos os pagamentos, inclusive dos encargos sociais, trabalhistas, previdenciários e fiscais previstos na legislação vigente e de quaisquer outros, em decorrência de sua condição de empregadora, quando for o caso, sem qualquer responsabilidade por parte da Contratante.

12.2.5. Responsabilizar-se por quaisquer acidentes que venham a ser vítimas seus empregados/cooperados, quando em serviço ou em conexão com ele, por tudo quanto às leis trabalhistas e previdenciárias lhes assegurem e demais exigências legais para o exercício da atividade.

12.2.6. Comunicar, de forma detalhada, toda e qualquer ocorrência de acidentes verificada no curso da execução contratual.

12.2.7. Não transferir a outrem, no todo ou em parte, os serviços avançados.

12.2.8. Manter o coordenador responsável pelo gerenciamento dos serviços e fiscalização do cumprimento do objeto do contrato, com poderes de representante ou preposto, para tratar com a Administração, dos assuntos relacionados com a execução do contrato.

(7)

12.2.9. Prestar ao contratante todos os esclarecimentos e informações necessários à adequada execução do contrato.

12.2.10. Avocar os ônus decorrentes de todas as reclamações e/ou ações judiciais ou extrajudiciais, por culpa ou dolo, que possam eventualmente ser alegadas por terceiros, contra a Contratante, procedentes da prestação dos serviços do objeto deste Edital. 12.2.11. Responsabilizar-se pelo comportamento dos seus

empregados/prestador de serviço e por quaisquer danos que estes ou seus prepostos venham porventura ocasionar à Contratante, ou a terceiros, durante a execução dos serviços, podendo a Contratante descontar o valor correspondente ao dano dos pagamentos devidos, preservando-se, neste caso, o direito à ampla defesa.

12.2.12. Apresentar, no prazo de até 72 (setenta e duas) horas, cópia de toda a documentação necessária para a comprovação do cumprimento de exigências constantes da contratação, quando solicitado.

12.2.13. Pagar todos os impostos e taxas devidos sobre os serviços prestados a CI-Brasil, bem como as contribuições à previdência social, encargos trabalhistas, prêmios de seguro e acidentes de trabalho, emolumentos, quaisquer insumos e outras despesas diretas e indiretas que se façam necessárias à execução dos serviços contratados, sendo que a não comprovação do pagamento desobriga a contratante do pagamento do produto até a regularização.

12.2.14. Encaminhar a CI-Brasil para análise e aprovação todos os produtos solicitados neste termo de referência, com cópia para o contratante.

13. Qualificação

13.1. A instituição deverá ter pelo menos 7 (sete) anos de experiência comprovada em áreas afins ao objeto do presente TdR (turismo sustentável e unidades de conservação);

(8)

13.2. A equipe técnica deverá ter necessariamente um coordenador sênior com experiência no tema objeto do presente TdR;

Na etapa de apresentação de propostas, todas as experiências solicitadas serão avaliadas e deverão ser devidamente comprovadas mediante apresentação de Atestados de Capacidade Técnica, relatórios, currículos, certificados ou documentos similares.

14. Critérios de avaliação

Critérios, subcritérios e sistema de pontos para a avaliação das Propostas Técnicas Simplificadas são:

Item Critério Pontos

a Portfólio da empresa 20

b Experiência curricular do consultor no tema objeto do TdR, que irá coordenadar do estudo

20

c Adequação e qualidade da metodologia proposta e plano de trabalho em resposta ao termo de referência (TDR)

40

d Valor total da proposta 20

TOTAL 100

A pontuação técnica mínima (Pt) exigida para aprovação é 70 pontos (setenta).

15. CONTATO E ENVIO DA PROPOSTA

(9)

Dúvidas sobre este termo de referência devem ser esclarecidas com Adriano Melo, coordenador de áreas protegidas da CI-Brasil, pelo email amelo@conservation.org ou pelo telefone (21) 2173-6360.

Os interessados deverão enviar proposta técnica e financeira detalhada, portfólio da empresa e currículo dos envolvidos até o dia 03/12/2017 para o email pferreira@conservation.org (Priscila Ferreira) e amsilva@conservation.org (Andreia Silva).

Referências

Documentos relacionados

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

diversas situações com os demais componentes da equipe. Estão sobrecarregadas de tarefas, não dispondo de tempo livre para conversar, trocar.. idéias, compartilhar

Para tanto, no Laboratório de Análise Experimental de Estruturas (LAEES), da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (EE/UFMG), foram realizados ensaios

submetidos a procedimentos obstétricos na clínica cirúrgica de cães e gatos do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Viçosa, no período de 11 de maio a 11 de novembro de

A presente pesquisa estimou um índice de ecoeficiência para a agropecuária do estado de São Paulo, a partir do método não paramétrico Análise Envoltória de Dados com

A placa EXPRECIUM-II possui duas entradas de linhas telefônicas, uma entrada para uma bateria externa de 12 Volt DC e uma saída paralela para uma impressora escrava da placa, para

Dos docentes respondentes, 62,5% conhe- cem e se sentem atendidos pelo plano de carreira docente e pelo programa de capacitação docente da instituição (que oferece bolsas de