• Nenhum resultado encontrado

MESTRADO PROFISSIONAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE NAS FRONTEIRAS DO BRASIL ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MESTRADO PROFISSIONAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE NAS FRONTEIRAS DO BRASIL ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

MESTRADO PROFISSIONAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE NAS FRONTEIRAS DO BRASIL ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA - 2010

(Correção no número de vagas e na distribuição das vagas)

Chamada complementar para seleção de candidatos para o curso de Mestrado Profissional de Vigilância em Saúde nas Fronteiras do Brasil, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca – ENSP/FIOCRUZ

Coordenação do curso

Coordenadora Geral: Mariza Miranda Theme Filha Coordenador Adjunto: Rivaldo Venâncio da Cunha

Apresentação:

A ENSP apresenta sua proposta de Mestrado Profissional na área de Vigilância em Saúde nas Fronteiras do Brasil com o Paraguai, Argentina, Uruguai e Bolívia após experiência bem sucedida com turmas de mestrado nesta área. Procura com isto responder às demandas de formação de gestores e profissionais de saúde na área de Vigilância em Saúde.

O mestrado profissional está voltado, especificamente, para os profissionais de saúde pública inseridos nos serviços, com conteúdos programáticos dirigidos para atender às necessidades do cotidiano destes profissionais e com a produção de conhecimento advinda e voltada para a realidade dos serviços, visando contribuir para o fortalecimento do Sistema Nacional de Vigilância à Saúde e a consolidação do Sistema Único de Saúde do Brasil, bem como contribuir com o intercâmbio na área da Saúde com países fronteiriços.

O caráter inovador do MPVS implica no desenvolvimento de métodos pedagógicos apropriados, na definição de produtos rapidamente aplicáveis à gestão e na seleção de candidatos e público alvo institucionais adaptados ao novo formato.

Espera-se que, ao final do curso, essa turma de MPVS tenha elaborado propostas consistentes e que contribuam para a construção de um sólido sistema de vigilância em saúde nos estados e municípios localizados nas faixa de fronteira do Brasil, além de possibilitar intenso intercâmbio científico e cultural entre as Instituições de saúde dessas quatro nações irmãs.

(2)

Esta chamada seletiva tem função de complementar a chamada realizada ao final de fevereiro de 2010 ampliando a abrangência do público alvo, pelo fato de não se ter preenchido o número de 25 vagas disponibilizadas. Contudo mantém as regras do processo seletivo e resguarda os direitos dos candidatos aprovados pela chamada anterior.

1. Objetivos do Curso

1.1. Objetivo Geral:

Formar gestores e profissionais de saúde em atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico na área de Vigilância em Saúde na fronteira do Brasil com o Paraguai, Uruguai, Argentina e Bolívia.

1.2. Objetivos Específicos:

Capacitar os alunos para o planejamento e a avaliação de políticas públicas e desenvolvimento de tecnologias com enfoque epidemiológico, social e ambiental. Capacitar os alunos para a estruturação do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde (SNVS) do Brasil e dos países da fronteira envolvendo as áreas de vigilância de doenças transmissíveis, não-transmissíveis, laboratórios de saúde pública, vigilância ambiental em saúde e operacionalização de sistemas de informação em saúde.

Capacitar os alunos para a produção de diagnósticos e soluções aplicadas ao Sistema Único de Saúde.

Capacitar os alunos para elaboração de estudos epidemiológicos e análise de dados primários e secundários.

2. Público Alvo:

Técnicos de nível superior, pertencentes ao quadro de pessoal efetivo, que atuem na área de Vigilância em Saúde no nível central da Secretaria de Estado de Saúde do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul ou nos Núcleos Regionais de Saúde localizados nos municípios da faixa de fronteira destes estados com o Paraguai, Uruguai, Argentina e Bolívia (ANEXO 1); Técnicos de nível superior, pertencentes ao quadro de pessoal efetivo, que atuem na área de Vigilância em Saúde nas Secretarias Municipais de Saúde dos municípios da faixa de fronteira dos estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso,

(3)

Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul com o Paraguai, Uruguai, Argentina e Bolívia (ANEXO 1);

Técnicos de nível superior, pertencentes ao quadro de pessoal efetivo, que atuem na área de Vigilância em Saúde da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, lotados no nível central ou nas secretarias municipais de saúde, dos municípios da faixa de fronteira dos estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul com o Paraguai, Uruguai, Argentina e Bolívia (ANEXO 1);

Profissionais de nível superior, pertencentes ao quadro de pessoal efetivo, que atue na área de vigilância em saúde, da Universidade Federal da Grande Dourados;

Técnicos de nível superior da área de vigilância em saúde, indicados pelo Ministério de Saúde Pública e Bem-Estar Social do Paraguai.

3. Número de vagas: 16 vagas.

4. Distribuição das vagas:

Os candidatos serão classificados por pontuação e cotas, sendo 04 (quatro) vagas distribuídas entre os candidatos vinculados ao Ministério de Saúde Pública e Bem-Estar Social do Paraguai; 02 (duas) vagas para profissionais vinculados à Agência Nacional de Vigilância Sanitária e 10 (dez) vagas para as demais instituições e órgãos públicos nos termos do ítem 2. Caso as vagas não sejam preenchidas nessa proporção, é facultado a comissão examinadora fazer o remanejamento dos aprovados por ordem de classificação.

5. Regime e Duração

5.1. Regime:

O Curso apresenta estrutura modular e será realizado em regime presencial, com atividades desenvolvidas durante uma semana a cada mês, com 45 horas-aula cada.

(4)

6. Período do Curso

Inicio: outubro de 2010 Término: outubro de 2012

7. Inscrição:

As inscrições estarão abertas de 23/06/2010 a 13/08/2010. Todas as informações referentes às inscrições poderão ser obtidas no site da Plataforma Siga (www.sigass.fiocruz.br) link Inscrição > Saúde Pública ENSP.

Os candidatos interessados deverão preencher o formulário eletrônico de inscrição disponível no site da Plataforma SIGA, o qual posteriormente deverá ser impresso, assinado e encaminhado, juntamente com os documentos listados abaixo, para o Serviço de Gestão Acadêmica da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (SECA), Rua Leopoldo Bulhões, 1.480 – Térreo - Manguinhos - CEP: 21041-210 - Rio de Janeiro – RJ. Todos os documentos deverão ser enviados via Correios por SEDEX. Nas localidades onde não estiver disponível o serviço SEDEX dos Correios, os documentos deverão ser enviados via Carta Registrada.

Documentação necessária:

1. Formulário eletrônico de inscrição, disponível no site da Plataforma SIGA, impresso e assinado;

2. Curriculum vitae criado na Plataforma Lattes (www.cnpq.br). Para esta impressão o candidato deve entrar no módulo de atualização on line do Curriculum e exportar para o arquivo RTF;

3. Carta de liberação da chefia da instituição de vínculo do candidato, constando:

 exercício efetivo em atividades de Vigilância em Saúde, conforme estabelecido no ítem 2 (público alvo);

 Disponibilidade para afastamento de uma semana por mês para os módulos presenciais, qualificação e defesa da dissertação.

4. Proposta preliminar de trabalho (letra tipo Arial, tamanho 12, espaço duplo), de no máximo 8 páginas, na qual o candidato(a) deverá situar o tema de interesse dentro da Saúde Pública e na área de Vigilância em Saúde; e (b) explicitar quais contribuições a proposta poderá trazer no âmbito do conhecimento e das ações sobre o tema na Vigilância em Saúde.

Observação: Para que sua inscrição seja confirmada e aceita é necessário que toda a documentação exigida tenha sido enviada dentro do período de inscrição. Destaca-se que as inscrições com documentação incompleta não serão aceitas, assim como aquelas

(5)

postadas após o dia 13 de agosto de 2010. Será disponibilizada no SIGA (link Inscrição), a relação nominal dos candidatos cujas inscrições foram homologadas. Estas informações não serão fornecidas por telefone.

8. Seleção:

A seleção será realizada em três etapas: a primeira etapa consistirá de Prova de Inglês; a segunda etapa incluirá Prova Escrita, sobre temas relevantes na área de Vigilância em Saúde; a terceira etapa constará de Entrevista, análise de Curriculum Vitae e análise da Proposta de Trabalho.

8.1 Primeira Etapa: Prova de Inglês, de caráter eliminatório

Seu conteúdo estará dirigido para a avaliação da capacidade de leitura e interpretação do candidato. Será aplicada no dia 13 de setembro de 2010, das 9h às 12h, Sala 5 da Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Grande Dourados, Cidade Universitária – Rodovia Dourados-Itahum km 12 – Dourados. Estarão dispensados da prova de inglês os candidatos que, no momento da inscrição, apresentarem cópia autenticada do TOEFL Internet-Based (iBT), com pontuação 53-64, dentro do prazo de validade de dois anos; Certificado do Michigan (ECCE, MTELP, ECP) ou Cambridge (FCE, CAE, CPE).

Observação:

- É permitido o uso de dicionário impresso para a realização da prova de inglês, mas não será permitida a utilização de tradutor e/ou palm top/ PDA.

- Conhecimentos básicos de inglês (leitura e compreensão) serão exigidos nas disciplinas.

8.1.2 Resultado da prova de inglês: 13 de setembro de 2010 às 16:00 horas

O resultado da prova de inglês será afixado no mural da Secretaria Acadêmica da Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Grande Dourados, Cidade Universitária – Rodovia Dourados-Itahum km 12 – Dourados.

O aluno só passará para a próxima etapa (prova escrita) se obtiver no mínimo nota 6.

(6)

Seu conteúdo versará sobre temas relevantes da área de Vigilância em Saúde. A prova será realizada no dia 14 de setembro de 2010, no horário das 9h às 12h, no seguinte local: Sala 5 da Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Grande Dourados, Cidade Universitária – Rodovia Dourados-Itahum km 12 – Dourados.

O aluno só passará para a próxima etapa (entrevista) se obtiver no mínimo nota 6.  A bibliografia para a prova escrita se encontra relacionada no final deste

documento;

 Será necessária a apresentação da carteira de identidade nas provas escrita e de inglês.

8.2.2 Resultado da prova escrita: 15 de setembro de 2010 às 16:00 horas

O resultado será divulgado na Plataforma SIGA (www.sigass.fiocruz.br). Estas informações não serão fornecidas por telefone.

8.2.3 Pedido de Recurso: 16 e 17 de setembro de 2010

Os candidatos que desejarem entrar com recurso ao resultado publicado da prova escrita deverão fazê-lo após a divulgação do mesmo, pelo e-mail secaprofissional@ensp.fiocruz.br.

8.3 Terceira etapa: De caráter classificatório

Esta etapa inclui a Entrevista acompanhada da análise da Proposta de Trabalho e do Curriculum Vitae. Será realizada nos dias 20 e 21 de setembro de 2010, na Sala 5 da Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Grande Dourados, Cidade Universitária – Rodovia Dourados-Itahum km 12 – Dourados.

8.4 Avaliação Final - A avaliação será efetuada por uma banca composta por professores doutores da Escola Nacional de Saúde Pública e da Fiocruz Cerrado Pantanal, com base na nota da prova escrita, proposta de trabalho, no currículo do candidato e na entrevista, considerando sua capacidade para formular e implementar propostas de inovação organizacional que estejam inseridas nas prioridades institucionais. A adequação das propostas à disponibilidade de orientadores credenciados no mestrado será um item a ser considerado no resultado da avaliação final.

(7)

Serão considerados aprovados para cursar o mestrado os candidatos que obtiverem um total de pontos igual ou superior à 7,0 (sete).

OBSERVAÇÃO GERAL: Casos omissos serão analisados pela Coordenação do Curso.

9. Resultado final: 21 de setembro de 2010.

O resultado será divulgado na Plataforma SIGA (www.sigass.fiocruz.br). Estas informações não serão fornecidas por telefone.

10. Calendário:

Etapas Período

1. Inscrição 23 de junho a 13 de agosto de 2010

2. Prova de inglês 13 de setembro de 2010 3. Resultado prova de inglês 13 de setembro de 2010

4. Prova escrita 14 de setembro de 2010

3. Resultado da prova escrita 15 de setembro de 2010 4. Pedido de recurso 16 e 17 de setembro de 2010

5. Entrevista, análise da Proposta de Trabalho e análise do curriculum vita

20 e 21 de setembro de 2010

5. Resultado Final 21 de setembro de 2010.

6. Matrícula 22 de setembro a 1 de outubro de 2010

7. Início das aulas 18 de outubro de 2010

11. Matrícula

11.1 Os candidatos selecionados deverão enviar para o Serviço de Gestão Acadêmica da ENSP, no período de 22 de setembro a 1 de outubro de 2010, a documentação listada abaixo, utilizando-se para isto do serviço dos Correios, via Sedex. Nas localidades onde não estiver disponível o serviço SEDEX dos Correios, os documentos deverão ser enviados via Carta Registrada.

1. Fotocópia autenticada do Diploma de Graduação (frente e verso) ou declaração de conclusão de curso informando data da colação de grau, já realizada, em papel timbrado, devidamente carimbada e assinada. A data desta declaração não poderá ultrapassar o período de 02 (dois) anos anteriores à data de divulgação do presente

(8)

documento. Neste caso, será necessária a apresentação de declaração em que também constem a Portaria de Reconhecimento do Curso e a data de sua publicação no Diário Oficial da União;

2. Fotocópia autenticada e legível da Carteira de Identidade (frente e verso), em que conste o campo naturalidade;

3. Fotocópia autenticada e legível do CPF (frente e verso); 4. Duas fotografias 3 x 4 recentes;

5. Fotocópia legível da Certidão de Casamento, caso haja mudança de nome em relação ao diploma de graduação.

OBSERVAÇÃO: Os candidatos estrangeiros aprovados deverão apresentar os seguintes documentos:

1. Fotocópia do Diploma de Graduação (frente e verso) autenticada pela Embaixada do país de origem do candidato;

2. Declaração de comprovação de bolsa ou meios de subsistência no país durante período do curso;

3. Cópia do visto de estudante;

4. Cópia do passaporte (das folhas de identificação); 5. Duas fotografias 3 x 4 recentes

11.2. Endereço para envio de documentação:

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Serviço de Gestão Acadêmica - SECA

Rua Leopoldo Bulhões, 1.480 – Térreo - Manguinhos CEP: 21041-210 - Rio de Janeiro – RJ

Ligação gratuita: 08000 230085 Tel: (021) 2598-2969

Horário de atendimento ao público: 8 às 16h E-mail: seca@ensp.fiocruz.br

Homepage: http://www.ensp.fiocruz.br 12. Orientação Acadêmica

Caberá à Coordenação do Curso designar os orientadores credenciados pela CPG da ENSP/FIOCRUZ considerando as propostas de investigação dos alunos selecionados.

(9)

13. Frequência mínima

75% (setenta e cinco por cento) em cada disciplina, de acordo com o Regimento Interno do Curso de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP.

14. Aproveitamento

A avaliação do aluno em cada disciplina seguirá os conceitos (A=excelente; B=bom; C=regular; D=insuficiente).

O pós-graduando que obtiver conceito C em mais de 3 disciplinas será desligado do curso, assim como aquele que obtiver conceito D em qualquer disciplina, por se tratar de curso único, de acordo com o Regimento Interno do Curso de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP.

15. Produto Final do Mestrado Profissional:

Ao término do curso os alunos serão avaliados individualmente através da apresentação de suas dissertações de mestrado. O julgamento das dissertações será feito através de banca examinadora composta por docentes qualificados. A defesa das dissertações será pública. As bancas examinadoras serão constituídas por 03 (três) docentes portadores do título de Doutor: dois destes membros serão necessariamente pertencentes ao quadro de docentes da ENSP.

O processo de avaliação das dissertações de mestrado compreenderá as seguintes modalidades de julgamento: 1) - Aprovado sem restrições; 2) – Aprovado com restrições; 3) – Reprovado.

Caso a dissertação seja aprovada com restrições, a banca examinadora deverá colocar por escrito as modificações a serem feitas e o pós-graduando terá até três meses para reapresentá-las à Coordenação do Mestrado Profissional, mediante a concordância de seu professor orientador. O aluno somente receberá o diploma e histórico escolar após entregar o produto final com as modificações sugeridas pela banca examinadora.

16. Titulação: A ENSP outorgará diploma aos alunos que cumprirem os requisitos do Regulamento de Ensino com o título de Mestre em Saúde Pública.

17. Data de Início: 18 de outubro de 2010

18. Local do Curso: Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Grande Dourados, Cidade Universitária – Rodovia Dourados-Itahum km 12, CEP: 79804-970 – Dourados, MS.

(10)

19. Bibliografia:

Os temas a seguir podem ser lidos em livros-texto de epidemiologia: 1. Indicadores de saúde

2. Distribuição das Doenças no Espaço e Tempo 3. Vigilância Epidemiológica

4. Transição demográfica e epidemiológica

Bibliografia sugerida:

(11)

ANEXO 1 – MUNICÍPIOS DA FAIXA DE FRONTEIRA INCLUÍDOS NA SELEÇÃO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE NAS FRONTEIRAS DO BRASIL

2010

Mato Grosso do Sul(MS)

1 Amambai 2 Anastácio 3 Antônio João 4 Aquidauana 5 Aral Moreira 6 Bela Vista 7 Bodoquena 8 Bonito 9 Caarapó 10 Caracol 11 Coronel Sapucaia 12 Corumbá 13 Deodápolis

14 Dois Irmãos do Buriti 15 Douradina

16 Dourados 17 Eldorado 18 Fátima do Sul 19 Glória de Dourados 20 Guia Lopes da Laguna 21 Iguatemi 22 Itaporã 23 Itaquiraí 24 Japorã 25 Jardim 26 Jateí 27 Juti 28 Ladário 29 Laguna Carapã 30 Maracaju 31 Miranda 32 Mundo Novo 33 Naviraí 34 Nioaque

35 Novo Horizonte do Sul 36 Paranhos

(12)

38 Porto Murtinho 39 Rio Brilhante 40 Sete Quedas 41 Sidrolândia 42 Tacuru 43 Taquarussu 44 Vicentina

Mato Grosso (MT)

1 Araputanga 2 Barão de Melgaço 3 Barra do Bugres 4 Cáceres 5 Campos de Júlio 6 Comodoro 7 Conquista d'Oeste 8 Curvelândia 9 Figueirópolis d'Oeste 10 Glória d'Oeste 11 Indiavaí 12 Jauru 13 Lambari d'Oeste 14 Mirassol d'Oeste

15 Nossa Senhora do Livramento 16 Nova Lacerda 17 Poconé 18 Pontes e Lacerda 19 Porto Esperidião 20 Porto Estrela 21 Reserva do Cabaçal 22 Rio Branco 23 Salto do Céu

24 São José dos Quatro Marcos 25 Sapezal

26 Tangará da Serra 27 Vale de São Domingos 28 Vila Bela da Santíssima

Trindade

Paraná (PR)

1 Altamira do Paraná 2 Alto Piquiri 3 Altônia 4 Ampére 5 Anahy

(13)

6 Assis Chateaubriand 7 Barracão

8 Bela Vista da Caroba 9 Boa Esperança

10 Boa Esperança do Iguaçu 11 Boa Vista da Aparecida 12 Bom Jesus do Sul 13 Bom Sucesso do Sul 14 Braganey 15 Brasilândia do Sul 16 Cafelândia 17 Cafezal do Sul 18 Campina da Lagoa 19 Campo Bonito 20 Candói 21 Capanema

22 Capitão Leônidas Marques 23 Cascavel 24 Catanduvas 25 Céu Azul 26 Chopinzinho 27 Cidade Gaúcha 28 Clevelândia 29 Corbélia

30 Coronel Domingos Soares 31 Coronel Vivida 32 Cruzeiro do Iguaçu 33 Cruzeiro do Oeste 34 Diamante d'Oeste 35 Diamante do Sul 36 Dois Vizinhos 37 Douradina 38 Enéas Marques 39 Entre Rios do Oeste 40 Esperança Nova 41 Espigão Alto do Iguaçu 42 Flor da Serra do Sul 43 Formosa do Oeste 44 Foz do Iguaçu 45 Francisco Alves 46 Francisco Beltrão 47 Goioerê 48 Guaíra 49 Guaraniaçu 50 Honório Serpa 51 Ibema

(14)

52 Icaraíma 53 Iguatu 54 Iporã 55 Iracema do Oeste 56 Itaipulândia 57 Itapejara d'Oeste 58 Ivaté 59 Janiópolis 60 Jesuítas 61 Juranda 62 Laranjal 63 Laranjeiras do Sul 64 Lindoeste 65 Manfrinópolis 66 Mangueirinha

67 Marechal Cândido Rondon 68 Maria Helena 69 Mariluz 70 Mariópolis 71 Maripá 72 Marmeleiro 73 Matelândia 74 Medianeira 75 Mercedes 76 Missal 77 Moreira Sales 78 Nova Aurora

79 Nova Esperança do Sudoeste 80 Nova Laranjeiras

81 Nova Olímpia

82 Nova Prata do Iguaçu 83 Nova Santa Rosa 84 Ouro Verde do Oeste 85 Palmas 86 Palotina 87 Pato Bragado 88 Pato Branco 89 Perobal 90 Pérola 91 Pérola d'Oeste 92 Pinhal de São Bento 93 Planalto

94 Porto Barreiro 95 Pranchita

96 Quarto Centenário 97 Quatro Pontes

(15)

98 Quedas do Iguaçu 99 Querência do Norte 100 Ramilândia

101 Rancho Alegre D'Oeste 102 Realeza

103 Renascença

104 Rio Bonito do Iguaçu 105 Rondon

106 Salgado Filho 107 Salto do Lontra

108 Santa Cruz de Monte Castelo 109 Santa Helena

110 Santa Isabel do Ivaí 111 Santa Izabel do Oeste 112 Santa Lúcia

113 Santa Mônica

114 Santa Tereza do Oeste 115 Santa Terezinha de Itaipu 116 Santo Antônio do Sudoeste 117 São João

118 São Jorge d'Oeste 119 São Jorge do Patrocínio 120 São José das Palmeiras 121 São Miguel do Iguaçu 122 São Pedro do Iguaçu 123 Saudade do Iguaçu 124 Serranópolis do Iguaçu 125 Sulina 126 Tapejara 127 Tapira 128 Terra Roxa 129 Toledo 130 Três Barras do Paraná 131 Tuneiras do Oeste 132 Tupãssi 133 Ubiratã 134 Umuarama

135 Vera Cruz do Oeste 136 Verê

137 Alto Paraíso 138 Vitorino 139 Xambrê

Rio Grande do Sul (RS)

1 Aceguá

(16)

3 Alecrim 4 Alegrete 5 Alegria

6 Almirante Tamandaré do Sul 7 Alpestre 8 Ametista do Sul 9 Aratiba 10 Arroio do Padre 11 Arroio Grande 12 Augusto Pestana 13 Bagé 14 Barão de Cotegipe 15 Barra do Guarita 16 Barra do Quaraí 17 Barra do Rio Azul 18 Barra Funda

19 Benjamin Constant do Sul 20 Boa Vista das Missões 21 Boa Vista do Buricá 22 Boa Vista do Cadeado 23 Bom Progresso 24 Bossoroca 25 Bozano 26 Braga 27 Caçapava do Sul 28 Cacequi 29 Caibaté 30 Caiçara

31 Campina das Missões 32 Campinas do Sul 33 Campo Novo 34 Cândido Godói 35 Candiota 36 Canguçu 37 Capão do Cipó 38 Capão do Leão 39 Carazinho 40 Catuípe 41 Cerrito 42 Cerro Grande 43 Cerro Largo 44 Chapada 45 Chiapeta 46 Chuí 47 Condor 48 Constantina

(17)

49 Coqueiros do Sul 50 Coronel Barros 51 Coronel Bicaco 52 Crissiumal 53 Cristal do Sul 54 Cruz Alta 55 Cruzaltense 56 Derrubadas 57 Dezesseis de Novembro 58 Dois Irmãos das Missões 59 Dom Pedrito

60 Doutor Maurício Cardoso 61 Encruzilhada do Sul 62 Engenho Velho 63 Entre Rios do Sul 64 Entre-Ijuís 65 Erechim 66 Erval Grande 67 Erval Seco 68 Esperança do Sul 69 Eugênio de Castro 70 Faxinalzinho 71 Frederico Westphalen 72 Garruchos 73 Giruá

74 Gramado dos Loureiros 75 Guarani das Missões 76 Herval 77 Horizontina 78 Hulha Negra 79 Humaitá 80 Ibirubá 81 Ijuí 82 Independência 83 Inhacorá 84 Irai 85 Itacurubi 86 Itaqui 87 Itatiba do Sul 88 Jaboticaba 89 Jacutinga 90 Jaguarão 91 Jaguari 92 Jarí 93 Jóia 94 Lajeado do Bugre

(18)

95 Lavras do Sul 96 Liberato Salzano 97 Maçambara 98 Manoel Viana 99 Mato Queimado 100 Miraguaí 101 Morro Redondo 102 Nonoai

103 Nova Boa Vista 104 Nova Candelária 105 Nova Esperança do Sul 106 Nova Ramada

107 Novo Barreiro 108 Novo Machado 109 Novo Tiradentes 110 Novo Xingu

111 Palmeira das Missões 112 Palmitinho 113 Panambi 114 Paulo Bento 115 Pedras Altas 116 Pedro Osório 117 Pejuçara 118 Pelotas 119 Pinhal 120 Pinheirinho do Vale 121 Pinheiro Machado 122 Pirapó 123 Piratini 124 Planalto 125 Pontão 126 Ponte Preta 127 Porto Lucena 128 Porto Mauá 129 Porto Vera Cruz 130 Porto Xavier 131 Quaraí

132 Quatro Irmãos 133 Redentora 134 Rio dos Índios 135 Rio Grande 136 Rodeio Bonito 137 Rolador 138 Ronda Alta 139 Rondinha 140 Roque Gonzales

(19)

141 Rosário do Sul 142 Sagrada Família 143 Saldanha Marinho 144 Salvador das Missões 145 Santa Bárbara do Sul 146 Santa Margarida do Sul 147 Santa Rosa

148 Santa Vitória do Palmar 149 Santana da Boa Vista 150 Santana do Livramento 151 Santiago

152 Santo Ângelo

153 Santo Antônio das Missões 154 Santo Augusto

155 Santo Cristo 156 São Borja

157 São Francisco de Assis 158 São Gabriel

159 São José das Missões 160 São José do Inhacorá 161 São José do Norte 162 São Lourenço do Sul 163 São Luiz Gonzaga 164 São Martinho

165 São Miguel das Missões 166 São Nicolau

167 São Paulo das Missões 168 São Pedro das Missões 169 São Pedro do Butiá 170 São Sepé

171 São Valentim 172 São Valério do Sul 173 São Vicente do Sul 174 Sarandi

175 Seberi 176 Sede Nova

177 Senador Salgado Filho 178 Sete de Setembro 179 Taquaruçu do Sul 180 Tenente Portela 181 Tiradentes do Sul 182 Três de Maio 183 Três Palmeiras 184 Três Passos 185 Trindade do Sul 186 Tucunduva

(20)

187 Tupanciretã 188 Tuparendi 189 Turuçu 190 Ubiretama 191 Unistalda 192 Uruguaiana 193 Vicente Dutra 194 Vila Nova do Sul 195 Vista Alegre 196 Vista Gaúcha 197 Vitória das Missões

Santa Catarina (SC)

1 Abelardo Luz 2 Águas de Chapecó 3 Águas Frias 4 Anchieta 5 Arabutã 6 Arvoredo 7 Bandeirante 8 Barra Bonita 9 Belmonte 10 Bom Jesus

11 Bom Jesus do Oeste 12 Caibi 13 Campo Erê 14 Caxambu do Sul 15 Chapecó 16 Concórdia 17 Cordilheira Alta 18 Coronel Freitas 19 Coronel Martins 20 Cunha Porã 21 Cunhataí 22 Descanso 23 Dionísio Cerqueira 24 Entre Rios

25 Faxinal dos Guedes 26 Flor do Sertão 27 Formosa do Sul 28 Galvão 29 Guaraciaba 30 Guarujá do Sul 31 Guatambú 32 Iporã do Oeste 33 Ipuaçu

(21)

34 Ipumirim 35 Iraceminha 36 Irati 37 Itá 38 Itapiranga 39 Jardinópolis 40 Jupiá 41 Lajeado Grande 42 Maravilha 43 Marema 44 Modelo 45 Mondaí 46 Nova Erechim 47 Nova Itaberaba 48 Novo Horizonte 49 Ouro Verde 50 Paial 51 Palma Sola 52 Palmitos 53 Paraíso 54 Pinhalzinho 55 Planalto Alegre 56 Princesa 57 Quilombo 58 Riqueza 59 Romelândia 60 Saltinho 61 Santa Helena

62 Santa Terezinha do Progresso 63 Santiago do Sul

64 São Bernardino 65 São Carlos 66 São Domingos 67 São João do Oeste 68 São José do Cedro 69 São Lourenço d'Oeste 70 São Miguel da Boa Vista 71 São Miguel d'Oeste 72 Saudades 73 Seara 74 Serra Alta 75 Sul Brasil 76 Tigrinhos 77 Tunápolis 78 União do Oeste 79 Vargeão

(22)

80 Xanxerê 81 Xavantina 82 Xaxim

Referências

Documentos relacionados

A partir da análise do processo de integração regional sul-americano, considerando o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), o Conselho Sul-americano de Infraestrutura e

Em relação aos documentos encaminhados no anexo referente ao gerenciamento de risco, complementar com o envio do relatório final do gerenciamento de risco com a devida discussão

EXCLUSÃO PRINCÍPIOS ATIVOS E/OU INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS PARA ENQUADRAMENTO COMO MEDICAMENTO ISENTO DE.

b.1 Será aceito comprovante do pedido de inspeção sanitária a ANVISA, acompanhado do certificado de boas práticas de fabricação de produtos farmacêuticos por linha de

Venda sob prescrição médica - Tratamento da síndrome do cólon irritável Nomenclatura botânica. Panax

Usada para consolar alguém pela morte de alguém próximo a ele Cumprimentos - Conquistas na Carreira..

Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária da Agência Nacional de Vigilância Sanitária com experiência na área de infraestrutura em serviços de saúde, regulação

de Aminoetoxivinilglicina Hidróxido de Estanho Isodecanol Isoprocarbe Isouron Isoxationa Izazofós Karbutilate Kresoxim Metílico Linuron Merfós Monocrotofós MSMA Naptalan