• Nenhum resultado encontrado

Ebook lean six sigma 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ebook lean six sigma 1"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Lean e Seis Sigma:

qual a diferença?

(2)

Lean e Seis Sigma: qual a diferença?

Você já ouviu falar na metodologia Lean Six Sigma?

Como o nome já entrega, ela propõe a união das práticas da filosofia Lean e da Six Sigma para tornar uma empresa muito mais eficiente e melhorar seus resultados.

Para implementar esses conceitos, porém, é preciso estudar bastante o que as duas metodologias – e a metodologia que une seus ensinamentos – orientam. O primeiro passo você já deu ao acessar este texto.

Neste artigo, vamos trazer para você um guia completo sobre o assunto, o que passa por entender o que é o Six Sigma e também como funciona o Método Lean, além das principais diferenças entre eles.

Você também vai ver quais são os benefícios de juntar o Lean com o Six Sigma e conhecer detalhes sobre as principais certificações nessa área.

Por fim, não deixe de conferir como aplicar a metodologia Lean Six Sigma na sua empresa e fazer dela uma parceira para resultados mais consistentes.

Pronto para explorar o universo da metodologia Lean Six Sigma? Boa leitura!

(3)

Lean e Seis Sigma: qual a diferença?

O que é o Six Sigma?

Six Sigma é um conjunto de práticas que têm o objetivo de reduzir a variabilidade nos processos de uma empresa. Ela foi criada por Bill Smith, então engenheiro da Motorola na década de 1980 – e não tardou a se espalhar por

empresas de todo o mundo.

Sua marca é a busca contínua pela perfeição, que

acontece com a diminuição do desvio padrão: medida que indica o grau de variação de um conjunto de valores em relação à média deles.

Desse modo, os processos se tornam mais homogêneos, o que reduz a chance de ocorrerem defeitos e aumenta a satisfação dos clientes.

Além disso, o Six Sigma eleva a produtividade, melhora a margem de lucro e promove a redução em diversos custos de produção.

Mais à frente, vamos avançar quanto a esses e outros benefícios.

Desde já, no entanto, é importante saber que, mais que um conjunto de práticas, o Six Sigma acaba impulsionando uma cultura de melhoria em todos os setores da empresa. Portanto, implementá-lo é uma ação estratégica sistêmica.

(4)

Lean e Seis Sigma: qual a diferença?

O que é o Método Lean?

Lean Manufacturing é um método operacional que visa reduzir e eliminar os desperdícios na produção de uma empresa de forma contínua, com a implementação de ferramentas de qualidade.

Por ter nascido na fabricante japonesa de automóveis, também é conhecido como Sistema Toyota de Produção, e considerado por muitos como uma verdadeira filosofia. Isso acontece porque, assim como no Six Sigma, para o Lean Manufacturing dar certo, é importante que toda a empresa absorva os conceitos que motivam as

práticas da metodologia.

Os desperdícios que ela busca eliminar são basicamente processos e atividades que não trazem benefícios nem valor agregado para o cliente.

Assim, o tempo e os custos de produção diminuem sensivelmente, mas sem comprometer a qualidade do produto final.

Os oito principais desperdícios da filosofia Lean são: • Processamento excessivo: combate-se esse

desperdício entendendo melhor a necessidade do cliente, evitando-se o retrabalho

• Produção excessiva: é quando são produzidos mais itens que o mercado demanda

• Estoque: o estoque excessivo aumenta as chances de defeitos e avarias nos produtos e de ocultamento de problemas no inventário

• Transporte: é preciso evitar o transporte dispensável de pessoas, materiais e informações

• Movimentação desnecessária: da mesma forma, o tempo gasto com movimentos que não agregam valor é um entrave para o aumento de produtividade

• Defeitos: existem ferramentas que são aplicadas para reduzir os defeitos e, consequentemente, o retrabalho e insatisfação dos clientes

• Espera: pessoas e equipamentos ociosos é outro desperdício importante, porque são oportunidades não aproveitadas de elevar a produtividade

• Habilidades: esse desperdício não fazia parte dos conceitos originais da Toyota, mas foi incorporado ao Lean porque é comum que o conhecimento de determinados colaboradores não seja bem aproveitado nas empresas.

(5)

Lean e Seis Sigma: qual a diferença?

As metodologias Lean Manufacturing e Six Sigma têm abordagens diferentes para aumentar a produtividade e a lucratividade da empresa.

Enquanto o Six Sigma busca reduzir o desvio padrão para diminuir os defeitos e a variação dos processos, produtos e serviços, o Lean combate os vários tipos de desperdício que uma empresa enfrenta.

Se o objetivo final será o mesmo, o trabalho prático difere bastante, pois as ferramentas de cada metodologia se amparam em diferentes tipos de dados.

Além do objetivo, as duas abordagens se assemelham no fato de que são muito mais eficazes quando incorporadas por profissionais de todas áreas e níveis hierárquicos

da empresa. Para ambas, o ideal é criar uma cultura de melhoria contínua.

Mas atenção: é importante nunca perder o foco nas necessidades do cliente.

Em última instância, o Lean e o Six Sigma não existem apenas para cumprir metas administrativas, mas sim para satisfazer o consumidor, com produtos de melhor qualidade e com melhor entrega, suporte e atendimento.

Quais as Principais

Diferenças entre o Lean

e o Six Sigma

(6)

Lean e Seis Sigma: qual a diferença?

A metodologia Lean Six Sigma é uma união entre os conceitos de melhoria nos processos de uma empresa: redução da variabilidade e diminuição e

eliminação de desperdícios.

Muitas empresas identificavam a necessidade de

melhorar sua produção nessas duas direções, até que se percebeu que esses caminhos são convergentes.

Ou seja, que é possível unir as abordagens e aplicar as ferramentas delas nos mesmos processos. Assim, surgiu a metodologia Lean Six Sigma.

Nesse modelo de convergência, a maioria das práticas adotadas ainda são do Six Sigma, porque muitas de suas ferramentas são objetivas e trazem resultados

rápidos e visíveis.

Do Lean Manufacturing, a metodologia Lean Six Sigma se inspira muito em seu aspecto cultural, de ser um conjunto de práticas tratadas como uma verdadeira filosofia na bem-sucedida Toyota.

O que é a Metodologia

Lean Six Sigma?

(7)

Lean e Seis Sigma: qual a diferença?

Quais os Benefícios de

Juntar o Lean com

o Six Sigma

Ao juntar as duas abordagens e utilizar a metodologia Lean Six Sigma, a empresa potencializa as melhorias em seus processos.

Implementando as ferramentas de modo inteligente, consegue diminuir a variação dos produtos e, ao mesmo tempo, reduzir os desperdícios.

A vantagem de usar a metodologia Lean Six Sigma em vez de utilizar separadamente as duas abordagens é que é feito um planejamento de ações integradas, mais inteligente, otimizando os fluxos de trabalho e de controle da produção.

Pode-se unir o monitoramento do desvio padrão e de determinado tipo de desperdício no mesmo processo, por exemplo, o que resulta em economia de recursos.

(8)

Lean e Seis Sigma: qual a diferença?

Para aplicar com competência a metodologia Lean Six Sigma em uma empresa, é fundamental capacitar os colaboradores.

Na Escola EDTI, há cursos presenciais e online a partir dos quais os alunos obtêm certificações para atuar na implementação da metodologia Lean Six Sigma.

São programas de treinamento em que os profissionais se aprofundam em seus conceitos, técnicas e métodos.

A formação é essencial, pois usar o conhecimento de forma rasa, na tentativa e erro, iria contra os próprios princípios de redução de defeitos e desperdícios.

São quatro níveis de formação, cada um com um grau distinto de aprofundamento na metodologia

Lean Six Sigma.

A seguir, falaremos um pouco sobre cada um deles.

White Belt

O curso de certificação White Belt é uma introdução

para os profissionais interessados em saber mais sobre a metodologia Lean Six Sigma.

Ele provê aos alunos uma base de conhecimento sobre as ferramentas que podem ser utilizadas em projetos de melhoria de qualidade, redução de

variabilidade e de desperdícios.

Na Escola EDTI, a certificação White Belt é feita totalmente online e de forma gratuita.

Um profissional que obtém essa certificação ainda não está apto a conduzir grandes projetos com a metodologia Lean Six Sigma, mas, com certeza, tem recursos para

melhorar a sua contribuição para a empresa, qualquer que seja a sua função.

Se a partir da experiência do curso introdutório ele quiser atuar de forma mais intensa na redução de variações e desperdícios, é importante que avance para outros níveis de certificação.

Certificação Lean

Six Sigma

(9)

Lean e Seis Sigma: qual a diferença?

Certificação Lean

Six Sigma

Yellow Belt

O curso de certificação Yellow Belt amplia bastante a base de conhecimentos do profissional sobre a

metodologia Lean Six Sigma.

Com ele, o profissional já pode participar mais ativamente de projetos de melhoria, começando com aqueles de baixa complexidade e rápida implementação.

O aluno aprende sobre o ciclo PDCA e também a respeito das etapas de um método inspirado nele: o DMAIC (que explicaremos melhor mais adiante): definir, medir, analisar, melhorar e controlar.

Na Escola EDTI, o curso também está disponível na plataforma de ensino a distância.

A certificação Yellow Belt é uma ótima opção para

empresas que querem ampliar o número de colaboradores com conhecimento nas ferramentas da metodologia Lean Six Sigma.

Green Belt

O nível seguinte de certificação é o Green Belt, que qualifica o profissional a ter maior protagonismo nos processos da metodologia Lean Six Sigma

dentro de uma empresa.

O colaborador poderá liderar projetos e trazer resultados mais visíveis. Ou seja, ter uma atuação mais destacada dentro da organização.

Além do conhecimento técnico, ele desenvolve

capacidades como pensamento analítico, tornando-o uma peça estratégica na companhia.

O aprendizado sobre as ferramentas do método

DMAIC é mais aprofundado, o que aumenta também a empregabilidade do profissional.

Na Escola EDTI, esse curso está disponível tanto na plataforma de ensino a distância quanto

(10)

Lean e Seis Sigma: qual a diferença?

Certificação Lean

Six Sigma

Black Belt

O Black Belt é a mais alta certificação que um profissional pode obter sobre a metodologia Lean Six Sigma.

Ao obtê-la, ele se torna apto a não apenas liderar

projetos da área, mas também a treinar e orientar outros profissionais em times de implementação

das ferramentas de melhoria.

No curso presencial da Escola EDTI, são 60 horas de aulas presenciais e 20 horas de projetos simulados.

Na versão de ensino a distância, a carga horária total é de 140 horas. Em ambas modalidades, o conteúdo se

divide em 10 módulos.

Durante o curso, além das ferramentas DMAIC, o aluno aprende técnicas para estruturar o trabalho em equipe e amplia seus conhecimentos em estatística e probabilidade.

(11)

Lean e Seis Sigma: qual a diferença?

O que é DMAIC?

DMAIC é uma ferramenta utilizada na metodologia Lean Six Sigma, composta por cinco passos que ajudam a melhorar os processos de uma empresa.

É uma sigla em inglês, formada pelas palavras Define, Measure, Analyze, Improve e Control, ou Definir, Medir, Analisar, Controlar e Melhorar.

Trata-se de um ciclo, no qual a ordem de cada etapa precisa ser respeitada para que se obtenha

o resultado esperado.

Se isso não acontecer, a orientação é para que o ciclo seja reiniciado.

O processo, central na implementação do Lean Six Sigma, se repete até que a melhoria desejada seja alcançada.

Como Aplicar a

Metodologia Lean Six

Sigma na Minha Empresa

(12)

Lean e Seis Sigma: qual a diferença?

Definir

No primeiro passo, definem-se os detalhes importantes para a realização do projeto.

Quais são os objetivos? Quais as oportunidades de

melhoria identificadas? Qual o escopo do projeto? Quem irá participar dele?

É feito um contrato de melhoria, diagrama direcionador, matriz SIPOC e outras ferramentas que ajudarão a

organizar os objetivos e fluxos de trabalho.

Com as definições mais claras, o trabalho a ser realizado nos passos seguintes fica muito mais simples.

Medir

Nesta etapa, o foco são os processos que permitem

avaliar o cenário atual por meio de números: estatísticas e dados quantitativos.

Essas informações servirão como insumo para estabelecer de forma mais objetiva quais são as melhorias que se

pretende obter no final do ciclo.

Fluxograma, sistema de medição, gráfico de tendências, estatísticas descritivas, capabilidade e análise de

indicadores são algumas das matérias que o profissional precisa dominar para conduzir bem essa etapa.

Analisar

Nesta fase, são analisadas causas e efeitos para identificar qual é a raiz do problema.

Para chegar a essa identificação, é preciso analisar

possíveis causas, dissecando a correlação entre variáveis. Isso só acontece porque, nos passos anteriores, foi

possível obter todos os dados para essa análise.

Agora, o trabalho é, a partir deles, priorizar onde serão concentrados os esforços de melhoria.

Como Aplicar a

Metodologia Lean Six

Sigma na Minha Empresa

(13)

Lean e Seis Sigma: qual a diferença?

Como Aplicar a

Metodologia Lean Six

Sigma na Minha Empresa

Melhorar

Essa é a etapa em que as oportunidades de melhoria identificadas na fase anterior são atacadas.

Trata-se de um período repleto de testes: soluções são propostas e testadas o mais rápido possível.

Portanto, o ideal é concentrar-se primeiro nas soluções mais simples e fáceis de implementar.

Aquelas que não forem usadas agora podem ser identificadas e registradas para testes futuros, se for o caso.

Controlar

O ciclo DMAIC termina com a etapa de controle, que é o acompanhamento para que o plano de ação construído nas fases anteriores não se perca.

As mudanças são implementadas e seus resultados são monitorados através de checklists e acompanhamento de metas e estatísticas.

Veja que o controle é uma etapa contínua, pois sempre podem ser identificados desvios, desperdícios e outras oportunidades de melhoria nos processos.

(14)

Lean e Seis Sigma: qual a diferença?

Conclusão

Quando bem implementada, a metodologia Lean Six

Sigma tem a capacidade de melhorar significativamente a produtividade e eficiência de uma empresa.

Para isso, a organização precisa de profissionais qualificados, que estudaram e se aprofundaram nos conceitos tanto da filosofia Lean quanto do Six Sigma. Ou, melhor ainda, que aprenderam tudo junto com

certificações da metodologia Lean Six Sigma, unindo as duas abordagens de melhoria de processos.

Relembrando: enquanto o Lean, também conhecido como Sistema Toyota de Produção, visa reduzir os desperdícios, o Six Sigma combate a variação nos processos.

Implementando as ferramentas da metodologia, o profissional nota que os dois objetivos são complementares.

Não esqueça que isso tudo deve ser tratado como uma questão cultural, a ser difundida em todas as áreas e níveis hierárquicos da empresa.

Além do conhecimento técnico, quanto mais profissionais se engajarem na filosofia da melhoria contínua, mais

eficiente a companhia será e mais satisfeitos estarão seus clientes.

Quer saber mais sobre a metodologia Lean Six Sigma? Cadastre-se no nosso site para conhecer mais!

Inscreva-se no nosso site!

Começe sua jornada no

(15)

Conheça mais materiais educativos Outros links úteis:

Blog da Escola EDTI

Site da Escola EDTI

Acreditamos que podemos ajudar na transformação da economia do Brasil por meio da educação em ferramentas de melhoria de processos e análise de dados, tornando nossas empresas mais produtivas e competitivas. Procuramos trazer valor por meio de 3 pilares: 1)

Materiais educativos gratuitos;

2)

Cursos;

3)

Consultorias.

Aplicamos o que ensinamos e com isso temos crescido 4 vezes ao ano.Pensamos que divulgando esse

conhecimento podemos ajudar outras empresas a atingir os mesmos resultados. Por isso sonhamos transferir conhecimento sobre melhoria de processos e análise de dados para 1 milhão de brasileiros até o ano de 2020.

Referências

Documentos relacionados

Nesse sentido, consideramos que se faz importante discutirmos qual a percepção que os indivíduos possuem de meio ambiente e a partir dessa visão, com o apoio da educação,

ovis demonstrou estimular uma resposta humoral nos animais inoculados ao longo do tempo, sendo possível sua utilização como vacina contra a infecção da brucelose

nova proposta de preços nos termos do item acima deverá manifestar sua intenção, formalizando-a por correio eletrônico ou outro meio hábil, no prazo máximo de até

O nível de indicação pode ser alterado em qualquer altura, pre- mindo a tecla Menu. Todos os dados do programa que foram alterados até então e confirmados com a tecla OK são

 Treinamentos ministrados: Green Belt e Black Belt Lean Six Sigma, Fundamentos do Lean Manufacturing, Lean Office, Mapeamento do Fluxo de Valor, Fluxo Contínuo e Balanceamento

ATw/ica se falou lanto em estratégia no tutelol carioca. Todos dão pa'piles sobre chaves. Os entendidos da matéria aparecem cm todos os cintos da cidade. Ainda não

estabelecidos os dias de ponto facultativo para o ano de 2021, para cumprimento dos órgãos e entidades da Administração Publica Municipal direta, autárquica e

dagara de pulsão, canalização e direcionamento do lamento. 59, tradução nossa) As lágrimas incitadas e governadas criteriosamente pela música desprendem- se rumo