• Nenhum resultado encontrado

2376_2010_0_10.pdf (2.483Mb)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2376_2010_0_10.pdf (2.483Mb)"

Copied!
40
0
0

Texto

(1)

Projeto de Pesquisa Institucional

Fundo Mackenzie de Pesquisa MACKPESQUISA

Relatório Técnico Científico da Pesquisa

Conexões Brutalistas brasileiras e internacionais: pesquisa, treinamento e divulgação

Coordenação:

Prof. Dra. Arquiteta Ruth Verde Zein Equipe de Pesquisadores UPM:

Prof. Dr. Arquiteto Abilio da Silva Guerra

Prof. Dra. Arquiteta Ana Gabriela Godinho Lima Prof. Dra. Arquiteta Cecília Rodrigues dos Santos Prof. Dr. Arquiteto Rafael da Cunha Perrone Equipe de Pesquisadores Convidados:

Prof.Dra. Arquiteta Maria Alice Junqueira Bastos Prof.Fotógrafa Erieta Atali

Arquiteto Mestre Denivaldo Pereira Leite Arquiteta Mestre Michelle Santos Schneider Bolsistas e Voluntários Mackpequisa

Graduação Ana Paula Camargo Gardenal

Joyce Jubilato Leonardo Nones

Matheus de Vasconcellos Casimiro

Pós-Graduação Caio Flavio LT. de Araújo

Luiz Boscardim

(2)

Introdução

A presente pesquisa vem dar continuidade, sistematizar e divulgar um novo e amplo conjunto de estudos sobre a arquitetura brasileira e internacional realizada nos anos 1950-70, ainda pouco reconhecida, estudada e divulgada, que tem sido nomeada por vários pesquisadores sob o nome de “Arquitetura Brutalista”. Seu objetivo imediato concentrou-se no tratamento e disponibilização do material de pesquisa sobre essas obras que vinha sendo e foi coligido entre 2009-2011, de maneira a disponibilizá-los em meio digital de acesso universal. A preparação de material de pesquisa de maior qualidade visual (desenhos, fotografias) buscou qualificar e ampliar a divulgação dessas pesquisas com nível de qualidade internacional. Finalmente visava-se, com o próprio processo da pesquisa, contribuir para a qualificação e incremento da formação científica de jovens pesquisadores, de graduação, recém-formados e de pós-graduação.

Em pesquisa anterior também apoiada pelo Fundo Mackpesquisa foi possível organizar o site “Arquitetura Brutalista” (www.arquiteturabrutalista.com.br), que incluia apenas obras paulistas. Inaugurado em janeiro de 2009, de caráter exclusivamente acadêmico e não comercial, vem desde então divulgando na rede digital mundial um conjunto de pesquisas que haviam sido realizadas entre 2004 e 2008, disponibilizando informações históricas, gráficas, visuais, embasadas e referenciadas de maneira critica e consistente; assim contribuindo para ampliar, mundialmente, a divulgação da arquitetura moderna paulista de caráter brutalista. O acesso ao site cresceu significativamente desde sua inauguração e hoje já pode ser considerado uma importante fonte de referencia para pesquisas e estudos sobre o tema, por parte de pesquisadores brasileiros e internacionais, graças à sua versão em língua inglesa.

O reconhecimento amplo dessas obras de arquitetura, de alta qualidade e valor cultural, que podem ser englobadas tendência arquitetônica brutalista é tema ainda longe de esgotar-se. Assim sendo, as pesquisas tiveram continuidade, abrindo novos horizontes: de um lado, pela orientação de iniciações científicas, mestrados e doutorados que vem aprofundando o reconhecimento de outras obras e arquitetos da tendência brutalista, tanto paulistas como de outras regiões brasileiras; de outro lado, ampliando o escopo da pesquisa ao incluir também o estudo das “conexões brutalistas” internacionais dos anos 1950-70. Essa pesquisa internacional abrangeu inicialmente sete países do continente americano e foi também apoiada pela bolsa CNPq-Produtividade (2009-2011), com o titulo de “Arquitetura Brutalista de meados do século 20: conexões americanas”. E prosseguirá nos próximos anos, pois foi recentemente aprovada a continuidade da bolsa CNPq-Produtividade (2012-2014), com a pesquisa intitulada “Conexões brutalistas: panoramas e debates internacionais”, que abrangerá outros sete países, de diversos continentes.

(3)

A presente pesquisa dá portanto continuidade a esforços investigativos anteriores, reconhecidos e bem avaliados, buscando ampliar seus horizontes conceituais, atuar na formação de novos pesquisadores, e divulgar os produtos obtidos em meios digital e impresso. E serve de apoio e base para que, através de sua divulgação internacional na rede mundial, possa abrir horizontes para sua continuidade, ampliando cada vez mais sua abrangência, pertinência e interesse.

Objetivos

A pesquisa “Conexões brutalistas brasileiras e internacionais” assumiu como objetivo produzir, de maneira qualitativamente adequada, e disponibilizar, de maneira ampla e acessível, informações técnicas relevantes sobre um conjunto amplo de obras brasileiras e internacionais, alinhadas com a tendência brutalista, realizadas nas décadas de 1950-70. Buscou atuar simultaneamente em três vetores principais:

a) na complementação e ampliação das informações já disponibilizadas no site

www.arquiteturabrutalista.com.br através do processamento e publicação em meio digital de novas informações, coligidas em diversas pesquisas recentes sobre o tema, realizadas ou em processo de realização, agora consolidados um sistema de banco de dados de acesso que alimenta a interface pública de consulta das informações e permite sua permanente atualização;

b) na elaboração de material visual de alta qualidade, necessário à continuidade da divulgação dessas pesquisas através de outras mídias, principalmente por meios impressos (livros e exposições);

c) na qualificação dos pesquisadores, bolsistas e voluntários envolvidos nos trabalhos através de treinamentos em três áreas relevantes ao escopo conceitual da pesquisa: a fotografia digital de arquitetura, a reflexão teórica sobre métodos e processos projetuais e a preparação de textos críticos de análise de obras de arquitetura.

Justificativa

A pesquisa acadêmica, principalmente no setor das ciências humanas e sociais, e inclusive na área de arquitetura e urbanismo, não é um campo fechado, de interesse apenas dos pesquisadores acadêmicos. Ao contrário, considera-se como um dos papéis prioritários da pesquisa produzir conhecimentos inovadores, aprofundados, de qualidade e passíveis de ser imediatamente apropriáveis pelo maior numero possível de pessoas; sejam outros pesquisadores, profissionais arquitetos e urbanistas, estudantes em todos os níveis de formação, ou inclusive, leigos interessados; não apenas localmente mas também internacionalmente.

(4)

Atualmente a viabilização desse ideal é impensável sem a utilização estratégica dos recursos facilitados pela rede mundial digital ou internet; que desde as últimas décadas se tornou a principal porta inicial de busca e acesso a informações em quaisquer campos de conhecimento.

Hoje já não se discute a legitimidade dessa mídia, mas sim, de que maneira é legítimo se apropriar das informações que ali são disponibilizadas. Para os pesquisadores, empenhados na produção de novos conhecimentos, é fundamental pensar na disponibilização de seus produtos, parcial ou integralmente, na internet. Com isso, torna-se possível enriquecer esse meio digital, de livre acesso em escala planetária, com conteúdos de origem certa e de alta qualidade, compatíveis com os objetivos e interesses da comunidade acadêmica, de maneira a torná-los de fácil acesso e compreensão; sem perda da seriedade e consistência de seu conteúdo.

Como se sabe, uma pesquisa que produza conhecimento apenas para o pesquisador poderá ser profunda, mas terá pouca ou nenhuma utilidade ou papel social. Assim, um dos objetivos fundamentais de quaisquer pesquisas deve ser sempre o de ampliar o acesso aos novos conhecimentos produzidos. Essa meta não é, a priori, incompatível com a exigência de qualidade máxima dos resultados a serem divulgados. É esse o entendimento que vem sendo adotado, enquanto uma de suas principais metas, pelo Grupo de Pesquisa “Arquitetura: Projeto & Pesquisa & Ensino” da Universidade Presbiteriana Mackenzie, ao qual a presente proposta e seus proponentes, se filiam.

Realizações

A proposta de ampliação da divulgação das pesquisas na web fundamentou-se em uma análise pormenorizada dos resultados que vinham sendo obtidos com o site existente, verificando suas qualidades e buscando aperfeiçoar os novos trabalhos de maneira a superar suas limitações.

Desde sua inauguração em janeiro de 2009 o site web

www.arquiteturabrutalista.com.br teve um aumento exponencial de visitação: iniciando com 128 visitas no primeiro mês de funcionamento, passou a 1008 no terceiro mês de funcionamento e a 2242 acessos mensais em maio de 2010, chegando a 4781 acessos em março de 2012. Tratando-se de site de conteúdo exclusivamente acadêmico e não comercial esses resultados podem ser considerados como muito relevantes.

A qualidade do conteúdo do site vem sendo confirmada por inúmeros depoimentos, mesmo se informais, de colegas professores pertencentes a várias universidades brasileiras e internacionais, que nos tem assegurado sempre um retorno positivo, inclusive assegurando que o site vem servindo de inspiração, ou sugestão metodológica, para suas próprias pesquisas. Grupos de estudantes e professores internacionais tem aproveitado as

(5)

finalidade de conhecê-las, e confirmado o quão útil esse site tem sido para suas aulas e pesquisas. Citaremos apenas três casos recentes: o grupo de estudantes da ETSAM – Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Madrid, Espanha, liderados pelo Prof.Dr.Luiz

Buriel Bielza (

http://esaytunidadburriel.blogspot.com.br/2012/02/ultimos-dias-para-apuntarse-brasil-2012.html ); o grupo de estudantes da University of Philadelphia, estados Unidos, liderados pelos Professores Dra. Homa Fajardi e arquiteto Aaron Forrest (http://www.flickr.com/photos/recluse26/tags/santapaulayachtclub/ ) ou do jovem arquiteto da Yale University, Daniel Markiewicz, que recebeu um importante prêmio por seus excelentes trabalhos de finalização de seu Máster (http://www.danielmarkiewicz.com/) que decidiu empregá- lo em um tour arquitetônico mundial, para conhecer a arquitetura

brutalista desses países (

http://ontheroad.danielmarkiewicz.com/2012/01/24/22sao-paulodr-ruth-verde-zein/) e que nos declarou o interesse que esse site despertou na realização de suas pesquisas, e o desejo de futuramente contribuir para sua ampliação.

Em termos quantitativos, os relatórios de tráfego disponibilizados regularmente pela empresa de hospedagem do site podem proporcionam alguns dados numéricos relevantes que parecem corroborar essa percepção subjetiva. Parece haver uma sazonalidade nos acessos, com menor tráfego nos meses correspondentes às férias escolares (dezembro, janeiro e julho), o que parece confirmar a predominância de seu uso por estudantes e professores, provavelmente universitários. Surpreende positivamente saber que esses acessos são originários de 53 países distintos, situados em todo o planeta. Dentre os acessos passíveis de serem identificados a maioria (42%) tem origem no Brasil; uma parte significativa (15%) é em possivelmente originária dos Estados Unidos (considerando-se assim os usuários .com e .net); estando os demais 43% dos usuários distribuídos em vários países, com ênfase naqueles de língua portuguesa ou espanhola. Mas não exclusivamente, pois o oferecimento das informações também em língua inglesa favorece o acesso de usuários de todos os continentes. Conforme os parâmetros fornecidos pela empresa de hospedagem do site, grande parte dos usuários voltam com freqüência, pois 44% dos acessos vem de marcadores próprios (bookmarks) enquanto os restantes acessos advém de sites de busca ou de outros sites de pesquisa. Essa freqüência também colabora na divulgação da UPM, pois todas as páginas do site contem a logomarca do Mackpesquisa, a qual necessariamente comparecerá nas impressões de página, que chegaram a 18009 em março/2012, conforme informações da empresa de hospedagem do site.

A dinâmica da rede digital mundial sugere a necessidade dos sites serem constantemente aperfeiçoados, inclusive com a introdução de novos conteúdos. No caso do site www.arquiteturabrutalista.com.br, por se tratar de proposta acadêmica de divulgação de pesquisas, as atualizações não eram facilmente realizadas por ter sido elaborado, na época, como páginas fixas. Essa opção, mais econômica e viável no momento de sua implantação, necessitava ser revista. Entende-se que a renovação e inclusão de novas

(6)

informações em um site de pesquisa acadêmico não necessita ocorrer numa freqüência diária ou mensal; mas tampouco convinha que o site se mantivesse indefinidamente estático. A melhor solução seria elaborar um sistema que permitisse sua renovação periódica; melhor ainda, que o próprio site se tornasse um instrumento metodológico de organização e divulgação das pesquisas

A proposta da presente pesquisa buscou viabilizar essa renovação de maneira qualitativa, agregando novos conteúdos, produzidos de maneira embasada, consistente e adequada, dando continuidade ao alto padrão de qualidade, no conteúdo como na forma, que é característica marcante do site desde sua inauguração.

Por motivos técnicos, era mais simples recomeçar o site de novo; por motivos

práticos e de viabilização dos prazos, decidiu-se manter o site

WWW.arquiteturabrutalsita.com.br no estado, ao menos de momento, mas ainda com as versões em português e inglês. E simultaneamente, redesenhar e ativar um novo site no

domínio www.brutalistconnections.com, exclusivamente em língua inglesa, organizado como

um banco de dados – de acesso via rede mundial, mas restrito aos pesquisadores – e uma interface pública, onde se pode imediatamente “publicar” as obras pesquisadas, à medida em que vão sendo incluídas no banco de dados e ativadas para apresentação aberta.

Adiante serão explicitadas com mais detalhes as características do novo site, principal produto desta pesquisa. A elaboração do banco de dados foi principalmente apoiada pela coordenação da pesquisa e pelo Prof.Dr.Abilio da Silva Guerra.

Enlaçando e complementando a pesquisa foi proposto o treinamento intensivo dos membros da equipe de pesquisa, professores, bolsistas de graduação e pós-graduação e voluntários em geral (aberto a participantes da UPM e de outras instituições). Essa proposta nasceu da revisão critica da experiência acumulada em pesquisas anteriores, quando foi possível perceber a necessidade e conveniência de se fomentar uma maior qualificação técnica, em especial dos membros juniores da equipe de pesquisa. Com essa proposta buscou-se elevar a qualidade dos resultados da pesquisa, tanto no aspecto realização de fotografias digitais das obras de arquitetura de melhor qualidade, como no treinamento para a elaboração de textos de análise crítica sobre obras, com base em uma reflexão teórica aprofundada tomando como foco de interesse os processos de projeto.

Os dois sites produzidos pela pesquisa - www.arquiteturabrutalista.com.br e

www.brutalistconnections.com - disponibilizam fotografias, desenhos e imagens digitais das obras estudadas produzidas pelo próprio Grupo de Pesquisa (com raras exceções de material visual de época, de divulgação autorizada e/ou de livre citação). Esse cuidado com a origem e autoria do material de pesquisa é de fundamental importância. Uma vez que o os membros do GP detém os direitos de autor de todo seu conteúdo evitam-se conflitos e torna-se possível permitir a livre apropriação do conteúdo do site por quaisquer usuários,

(7)

tradicional marca de “copyright”; no caso, permitindo o uso do material do site livremente, com obrigatória citação da fonte, necessitando de licença apenas para sua eventual publicação impressa).

Entretanto, a qualidade das fotografias disponibilizadas, principalmente aquelas realizadas pelos alunos bolsistas e voluntários, mostrou-se irregular. Num primeiro momento esse resultado foi considerado como aceitável, tendo em vista o caráter acadêmico do site. Porém, na medida em que se pretendia ampliar e requalificar esse site, parecia ser de conveniência a simultânea realização da qualificação dos membros da equipe da pesquisa, em vários aspectos.

O treinamento (workshop de fotografia de arquitetura) que foi proporcionado pela renomada fotógrafa internacional de arquitetura e professora da Columbia University, Erieta Atali, que aceitou participar como pesquisadora voluntária neste projeto, foi um dos pontos altos da pesquisa. A Professora e fotógrafa Attali (http://www.erietaattali.com/) esteve no Brasil na primeira semana de agosto de 2011, tendo proporcionado um treinamento intensivo dos membros da equipe ampliada de pesquisa no aspecto da fotografia de arquitetura das obras em estudo no site. O material fotográfico obtido com esse treinamento foi de excelente qualidade, embora ainda se limite apenas às obras paulistas.

Nas pesquisas anteriores que deram origem ao site pretendia-se que a equipe de bolsistas e voluntários atuasse também na elaboração dos textos analíticos sobre as obras estudadas. Entretanto, face ao resultado irregular e insuficiente dessas primeiras tentativas, optou-se por empregar no site textos resumidos a partir do inicial da pesquisa (ZEIN, 2005), em todas as páginas e fichas técnicas. A presente pesquisa também desejou realizar um esforço concentrado de qualificação dos membros da equipe para a produção de escrita crítica sobre arquitetura, com a coordenação de membros da equipe de pesquisa (Prof.Dra.Ana Gabriela Godinho Lima, Cecília Rodrigues dos Santos e Maria Alice Junqueira Bastos). Entretanto esse aspecto da pesquisa ficou prejudicado pelo acúmulo de trabalhos da equipe voltados à viabilização do site, que deandou muitas mais horas de trabalho do que o inicialmente previsto, e que se mostrou na prática muito mais complexo do que se imaginava originalmente, vez que se optou por reconstruir totalmente o site, e não apenas ampliá-lo. De qualquer maneira, a decisão de ampliar os trabalhos do site foi estratégica e fundamental para sua a continuidade a longo prazo da pesquisa, assim que, se considera que o menor sucesso do treinamento de escrita foi compensada por uma maior qualidade nos resultados de outros aspectos da pesquisa.

A proposta de treinamento pela escrita já elaborada não será perdida, pois será implantada nos próximas trabalhos investigativos do Grupo de Pesquisa. Como por exemplo, o projeto de pesquisa atualmente em andamento, proposto pela Prof.Dra.Ana Gabriela Godinho Lima, denominado “Feminino e plural: percursos e projetos de arquitetas e designers” (Mackpesquisa 2012).

(8)

O redesenho das informações principais sobre as obras internacionais pesquisadas também ocupou um lugar importante no andamento desta pesquisa. Muitos alunos de graduação se voluntariaram para trabalhar nesse item, que foi apoiada pelo Prof. Dr.Rafael da Cunha Perrone e acompanhada pelo mestrandos Luiz Boscardim, e recém mestres Michelle Schneider Santos e Denivaldo Pereira Leite.

Metodologia

A pesquisa preparou, processou digitalmente e publicou no site

www.brutalistconnections.com o material já obtido ou simultaneamente preparado, referente aos seguintes trabalhos:

Arquitetura Brutalista Brasileira:

a) Inventário de Arquitetura Moderna no ABC (1943-1972); dissertação de mestrado de autoria de Denivaldo Pereita Leite junto ao PPGAU-UPM, com orientação do Prof.Dr.Rafael da Cunha Perrone (finalizada em 2009);

b) Forte e Gandolfi: Arquitetos Paulistas em Curitiba 1962-1973, dissertação de mestrado de autoria de Michelle Santos Schneider junto ao PPGAU-UPM, com orientação da Prof.Dra.Ruth Verde Zein (apresentado em março de 2011);

c) Arquiteto Jorge Bomfim

d) A produção de edifícios residenciais no ABC paulista: análises projetuais das características técnico-formais; dissertação de mestrado de autoria de Luiz Boscardin, com orientação da Prof.Dra.Ruth Verde Zein (apresentado em abril de 2012);

Arquitetura Brutalista Internacional

a) Arquitetura Brutalista de meados do século 20: conexões americanas, projeto de pesquisa com Bolsa Produtividade CNPq, sobre as principais obras da tendência brutalista dos anos 1950-70 na Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Estados Unidos, México, Venezuela e Uruguai;

b) Notícias e informações sobre trabalhos assemelhados em andamento ou realizados, em escala global.

A presente pesquisa não tiinha como escopo a produção de material exaustivo sobre obras estudadas nessas pesquisas, mas selecionou, a partir do material já produzido, os casos mais relevantes, em alguns casos complementando e/ou processando as informações (gráficas, visuais e textuais) necessárias à sua publicação em meio digital.

(9)

As etapas de trabalho realizadas durante a pesquisa relacionadas à produção do material digital incluíram:

a) processamento das informações sobre as referências bibliográficas referentes às obras e aos autores abrangidos;

b) organização e consolidação do material histórico iconográfico levantado por cada pesquisa;

c) quando necessário, visita às obras e documentação por fotografia digital;

d) tratamento da documentação visual digital recente já disponibilizado pelos trabalhos arrolados;

e) tratamento do material CAD já disponibilizado pelos trabalhos arrolados;

f) quando necessário complementação das informações disponíveis e re-elaboração dos desenhos técnicos em formato CA.;

As etapas de trabalho concernentes aos trabalhos da consultoria web visando a produção do site www.brutalistconnections.com incluíram:

a)

b) elaboração conceitual do “Banco de Dados” necessário para o cadastramento das informações disponíveis sobre as obras estudadas;

c) acompanhamento crítico da elaboração da programação (software) que definiu as qualidades e funcionalidades do Banco de Dados;

d) acompanhamento crítico da elaboração da programação (software) que definiu as qualidades e funcionalidades das interfaces públicas (páginas web) que disponibilizam as informações do Banco de Dados;

e) acompanhamento crítico do desenho gráfico das páginas web.

As etapas de trabalho concernentes aos trabalhos de inclusão das informações da pesquisa no banco de dados do site www.brutalistconnections.com incluíram:

a) distribuição das tarefas para os alunos bolsistas e voluntários

b) digitação dos dados escritos coligidos atravees das pesquisas bibliográficas e de campo;

c) tratamento digital (photoshop) e inclusão (upload) das fotografias das obras selecionadas;

d) elaboração em CAD dos desenhos das obras selecionadas e inclusão (upload) no site;

e) revisão geral “entradas” nos bancos de dados (num total de 206 até 31/03/2012);

f) revisão sintática e ortográfica dos textos elaborados e digitados em língua inglesa;

(10)

g) elaboração e inclusão dos textos críticos referentes a cada obra incluída no banco de dados (em língua inglesa);

h) elaboração, digitação e inclusão dos textos das páginas gerais do website (abertura, apresentação, conceituação, equipe, etc).

As etapas de trabalho concernentes à realização do treinamento em fotografia incluíram:

a) agendamento da data da vinda da Prof.Erieta Atali e elaboração do programa detalhado do treinamento;

b) verificação da disponibilidade, dentro do campus da UPM, de salas e equipamentos necessários para a realização das aulas teóricas e técnicas; c) agendamento e permissões para as visitas fotográficas dos edifícios a serem

selecionados para a realização das aulas práticas do seminário;;

d) realização do treinamento propriamente dito, na primeira semana de agosto de 2011

e) registro e documentação das atividades do workshop, de maneira a compor relatório de pesquisa dando constância de suas tarefas e produtos.

f) Distribuição das tarefas de fotografia das obras em estudo aos participantes do workshop

g) Controle, recepção e processamento do material fotográfico assim disponibilizado

As etapas de trabalho concernentes à realização de desenhos em CAD de obras internacionais selecionadas incluíram

a) chamada aberta a comunidade de estudantes de arquitetura do Mackenzie e de outras IES buscando voluntários para essas tarefas;

b) realização de seminário em 30/03/2011 sobre a arquitetura brutalista, com a presença de mais de 50 alunos;

c) seleção de alunos voluntários com adequada capacitação para elaborar desenhos em CAD;

d) distribuição das tarefas, bibliografia de referência e demais materiais de pesquisa a cada voluntário;

e) acompanhamento, recepção e revisão do material elaborado pelos voluntários Foram realizadas reuniões periódicas regulares da equipe de coordenação e professores participantes com a finalidade de organização gerencial do andamento da pesquisa.

(11)

Resultados:

Workshop de fotografia

Realizado de 01 a 06 de agosto de 2011 dentro do campus da Universidade Mackenzie, tratou-se de um treinamento intensivo e concentrado, e em visita a determinadas obras escolhidas, destinado fundamentalmente à qualificação dos participantes da pesquisa, e voltado para o aperfeiçoamento da qualidade da documentação fotográfica.

O treinamento foi oferecido pela renomada fotógrafa internacional de arquitetura e professora da Columbia University, Erieta (Chenriette) Attali, que aceitou participar como pesquisadora voluntária no presente projeto, sem remuneração. Sua viagem ao Brasil bem como suas despesas de alimentação e transporte durante sua estadia (de 31/07/2011 a 07/08/2011) foram viabilizadas pelo apoio Mackpesquisa.

A Prof.Attali aceitou abrir até 40 vagas para participantes do workshop de fotografia de arquitetura. Com isso, além dos participantes da pesquisa foi possível abrir um certo numero de vagas para outros interessados da comunidade acadêmica Mackenzie até então ainda não diretamente involucrados na pesquisa, incluindo alunos e ex-alunos da graduação e da pós-graduação, bem como professores dos cursos de Arquitetura, Urbanismo e Design. Em qualquer caso, todos os participantes do workshop concordaram em também colaborar com a pesquisa, realizando a documentação de algumas das obras em estudo. Participaram do workshop, também de maneira voluntária, e na qualidade de assistentes da Prof.Attali, dois profissionais fotógrafos: o Professor Marco Hovnanian do curso de Design (UPM) e o arquiteto Ciro Miguel.

Dos 40 inscritos inicialmente compareceram de fato 35 participantes e ao longo da semana, houveram algumas desistências por motivos de ordem pessoal. O treinamento foi completado de maneira completa e considerada plenamente satisfatória por um total de 25 participantes. Mesmo assim, pode-se considerar que a presença ao treinamento foi maciça e interessada, inclusive porque o ritmo dos trabalhos foi muito intenso, exigindo dos participantes uma dedicação diária de 8 a 10 horas de trabalho em campo e em sala de aula, durante os seis dias do treinamento.

O workshop foi iniciado na segunda dia 01/08 às 9:00h com uma aula aberta para todos os alunos, quando foram explicados os objetivos, ouvidos os participantes, e mostrados alguns exemplos de trabalhos de alunos da Columbia University que participaram de anteriores workshops organizados pela Prof.Attali.

A seguir, foi solicitado que os alunos saíssem a campo e retornassem, no mesmo dia, com uma seleção mínima de 50 imagens, ilustrando sete 7 temas principais propostos:

a) edifício em relação à paisagem

(12)

c) paisagem urbana

d) paisagem industrial

e) detalhes arquitetônicos

f) imagens internas de um edifício

g) imagens externas de um edifício

No retorno, cada aluno apresentou sua seleção para o conjunto dos colegas, tendo sido a classe dividida em 2 grupos para maior agilidade dos trabalhos. A Prof. Attali atendeu e orientou a cada um e a todos os alunos individualmente, embora coletivamente, de maneira a que cada orientação pudesse servir também para os demais participantes. Graças à sua grande experiência e capacidade de trabalho a Prof.Attali foi capaz de atender todos od dias todos os alunos, relembrando em cada caso as sugestões e criticas haviam sido feitas anteriormente a ele/ela, e analisando como o participante havia se desempenhado em relação ao que lhe havia sido sugerido e criticado. O nível de exigência de qualidade com o qual a Prof.Attali faz questão de trabalhar é altíssimo; assim, suas análises dos primeiros trabalhos foram sempre bastante criticas, e essa critica era novamente exposta sempre que necessário, ao longo dos dias. Ao mesmo tempo, devido à sua grande capacidade didática, e ao estímulo que promovia no sentido de obter resultados sempre melhores, fez com que a grande maioria dos participantes se sentisse acolhido e valorizado, pois estava sendo, a cada momento e constantemente, incentivado a melhorar, a superar suas dificuldades, a elevar o nível técnico dos seus resultados. Ou seja, a capacidade dos participantes nunca era subestimada; ao contrario, cada um era desafiado a produzir sempre mais e melhor.

A partir do segundo dia, cada aluno recebia diferentes tarefas conforme foram se revelando seus interesses e se qualificando suas realizações, mas sempre de maneira a ampliar seu leque de oportunidades. Por exemplo, se o aluno apresentava bons resultados em temas relacionados a paisagens mais amplas, solicitava-se também que complementasse seus esforços no tema da documentação mais individual de edifícios, e vice-versa. Ao longo da semana os participantes começaram a perceber melhor quais temas eram os de sua preferência; e no final do workshop, solicitou-se que cada qual se concentrasse em um ou dois temas, conforme os seus melhores resultados, de maneira a ir aos poucos constituindo uma “narrativa”, formada por uma seqüência de fotos selecionadas entre os melhores resultados.

Apos trabalhar os primeiros 3 dias apenas com imagens digitais foi solicitado que os participantes trouxessem também uma seleção de imagens impressas em papel. Assim, cada um pode verificar as diferenças de resultados entre a apresentação virtual e a apresentação papel, caminhando no sentido de aperfeiçoar a qualidade das suas fotografias para atender a ambas situações. Esse aspecto foi considerado da maior relevância, já que

(13)

se pretende futuramente não apenas divulgar esse material na web, mas igualmente, promover exposições e livros – como consta de nosso projeto inicial de pesquisa.

Ao longo da semana foi ficando claro a todos os participantes que estava ocorrendo um imenso salto de qualidade na produção de cada um dos alunos. A seleção final das fotos – inclusive em meio papel – confirmou essa impressão de todos.

Foi solicitado a todos os participantes que realizem mais algumas fotografias para complementar, em cada caso, seus “temas” e “narrativas”, e que cada um entregue, à coordenação do evento (com copia também para a Prof.Attali), um DVD com a seleção de seus melhores resultados. Pretende-se empregar parte da verba de cópias inclusa no projeto de pesquisa inicial para realizar a impressão em papel de algumas das melhores fotos de cada um dos participantes de maneira a montar-se uma exposição pública dos resultados, a ser apresentada em algum lugar dentro do campus Mackenzie, a ser definido.

Embora o objetivo final desse treinamento seja obter, ainda este semestre, uma melhor documentação fotográfica das obras em estudo, o workshop não cuidou de realizar um treinamento visando apenas esse fim. Ao contrário, entende-se que a qualidade é uma conseqüência, e não uma meta imediata; e que, uma vez que o participante compreende melhor suas limitações, desafios e possibilidade, esse despertar de sua capacidade o levará a realizar, sempre, um trabalho de maior consciência e melhor qualidade.

Nesse sentido, acredito que o treinamento oferecido aos participantes, graças à dedicação, competência e boa vontade da colega Professora Attali, foi plenamente bem sucedido, e atingiu totalmente seus objetivos iniciais.

Alem do workshop, a Prof.Attali também nos proporcionou uma conferencia sobre seu trabalho profissional, aberta a toda a comunidade Mackenzie, na noite de quarta=feira, dia 03/08, com a participação de aproximadamente 60 pessoas, no auditório da FAU.

(14)
(15)

Resultados:

Banco de dados Arquitetura brutalista internacional

O principal resultado da presente pesquisa foi a organização completa do novo site,

www.brutalistconnections.com, o qual pode ser consultado on line a qualquer tempo, e em qualquer parte do mundo.

Entretanto, uma parte significativa do site não está disponível a consulta aberta, mas apenas aos participantes da pesquisa. Trata-se do seu novo BANCO DE DADOS, onde são cadastradas as obras que vem sendo pesquisadas, incluindo informações bibliográficas, técnicas, imagens (desenho, fotografias), localização planetária, e várias informações complementares.

Sendo um Banco de Dados é de acesso restrito, não sendo possívle sua livre consulta via internet, apresentaremos aqui imagens das suas páginas, ilustrando cada uma das suas capacidades e funcionalidades.

O acesso se dá por meio de login e senha:

Ao acessar, se apresenta o menu de utilidades, bem como a página inicial de cadastramento de usuários .

(16)

No menu se apresentam as opções USUÁRIOS, GERENCIAMENTO DE OBRAS, BUSCA DE OBRAS e LINKS.

A página GERENCIAMENTO DE OBRAS permite cadastrar as obras organizadas por ANO, criando-se o ano específico ou clicando em ano já criado. Permite também cadastrar fatos relevantes de cada ano, que ajudarão a caracterizá-los na Linha do Tempo; bem como ativar e desativar os anos criados.

Acessando o ano correspondente ao de projeto da obra a ser cadastrada, abre-se a janela contendo a listagem de obras já incluídas naquele ano:

As funcionalidades disponíveis incluem: Galeria de Imagens (##) | Trocar Ano | Editar | Localização | Excluir | Desativar. O item ## indica quantas imagens já foram

MENU GERENCIAMENTO DE OBRAS Exemplo: 1960 OBRAS CADASTRADAS FATOS CADASTRADOS Exemplo:

Bank of London, Buenos Aires

(17)

Nessa janela, pode-se adicionar uma obra nova, ou consultar e/ou editar o cadastro de alguma obra já incluída. Ao fazê-lo, abre-se o cadastro, como exemplificado a seguir:

Nessa janela vê-se uma das fichas do banco de dados correspondente a uma das obras cadastradas. A ficha inclui os seguintes parâmetros e funcionalidades:

a) Nome;

b) Destaque (obras que aparecem prioritariamente na “Linha do Tempo” do site); c) Endereço (por extenso, do logradouro onde se localiza)

d) Cidade

e) Estado ou Província f) País

g) Miniatura (Thumbnail): foto de referencia da obra h) Latitude

i) Longitude

j) Texto de referência

A latitude e longitude da localização da obra pode ser obtida via link para o site

GetLatLon (http://www.getlatlon.com/), com acesso nessa própria página. Essa

funcionalidade permiterá que a localização da obra seja vista, no site, usando o sistema de Exemplo:

Bank of London, Buenos Aires

GetLatLong:

(18)

geo-referenciamento global. Abaixo, imagem da localização da obra aqui tomada como exemplo:

O Texto de Referência é elaborado e incluído pela responsável da pesquisa (Prof.Dra.Ruth Verde Zein). Sua finalidade não é descrever minuciosamente a obra, mas dar algumas informações destacando suas principais características, que permitam compreender as razões que levaram à sua inserção na pesquisa dedicada ao reconhecimento e valorização das arquiteturas brutalistas internacionais.

Apos cadastrar ou editar a obra, clica-se em “Adicionar Obra”, voltando para a página anterior.

Pode-se então, ou alternativamente, acessar as demais funcionalidades, que permitem,a lém de EDITAR:

• TROCAR DE ANO (caso se verifique que a obra foi cadastrada em ano incorreto,

ou caso novas informações indiquem a necessidade de corrigir esse dado sem necessidade de recadastrar a obra;

• LOCALIZAÇÃO (conferir se os dados de Latitude e Longitude inseridos estão corretamente indicando a obra selecionada);

• EXCLUIR (para deletar a obra do cadastro, como por exemplo, no caso de se verificar duplicidade de entradas);

• ATIVAR/DESATIVAR: só depois de ativado o cadastro a obra estará disponível para consulta no site. Isso permite que seu cadastro seja feito com cuidado, checado e re-checado, antes de se permitir sua publicação.

Uma das funcionalidades mais importantes é GALERIA DE IMAGENS que permite a inclusão de fotografias e desenhos em formato digital compacto de baixa resolução.

(19)

A programação foi desenhada de maneira a permitir alterar a ordem das imagens inseridas, de maneira a organizar a sequencia com que serão apresentadas quando forem visualizadas no site público. Passando-se o mouse sobre cada imagem pode-se consultar seu titulo e crêdito, ou visualizá-la ampliada, como se vê a seguir:

No menu principal pode-se acessar o item BUSCA DE OBRAS. Essa funcionalidade permite visualizar a listagem das obras segundo variados filtros (por ano, por nome de autor, etc), definindo-se o parâmetro de busca no quadro SEARCH; e ao serem visualizadas, podem ser organizadas segundo variados indexadores: por autor, nome da obra, texto, pais, ano, se já tem ou não imagens cadastradas. Essa ferramenta tem várias

Exemplo:

(20)

utilidades, tais como: verificar se há duplicidade de cadastramentos; buscar obras específicas; verificar quais obras faltam informações visuais; extrair relatórios; etc.

No menu principal pode-se também acessar o item LINKS onde se cadastram endereços de sites com temas e pesquisas afins, sites institucionais que colaboram com as nossas pesquisas, etc. As informações alimentam a página de mesmo nome do site.

Trata-se de um Banco de Dados muito simples, mas buscou-se que fosse completo, Indexadores

(21)

todos os conteúdos que fossem imprescindíveis para o bom funcionamento do site não apenas na data da sua inauguração, mas como uma ferramenta que continuará sendo usada e atualizada permanentemente.

Uma vez pronto, parece simples, e é. Mas essa simplicidade envolveu longas horas de trabalho de toda a equipe, e um enorme esforço profissional da consultoria em webdesign, que não mediu esforços para chegar finalmente a melhor solução. Tratou-se de fato de uma parceria intensa, pois os custos alocados para a remuneração desse trabalho foram relativamente escassos. Tudo isso só foi possível graças ao empenho pessoal e idealista desses colegas, em especial a Batagliesi Arquitetos + Designers, que vem acompanhando esta pesquisa desde 2008, tendo sido responsável pelo site anterior, e pela sua subsidiária, Cubo 4D, que também se empenhou ao máximo para que os resultados fossem eficientes e muito bem apresentados.

Resultados:

Site www.brutalistconnections.com

Sendo de acesso público e irrestrito, o site pode ser consultado e seus resultados verificados diretamente on line. Neste relatório indicaremos suas principais características.

Buscou-se dar ao site uma identidade visual que desse continuidade ao site já existente (www.arquiteturabrutalista.com.br), de maneira a reforçar sua conexão, pois ambos tratam de aspectos de uma mesma pesquisa que iniciou local e brasileira, que mostra agora os resultados de pesquisas em 7 países do continente americano, e que se pretende prosseguir internacionalizando, abrangendo também outros continentes.

(22)

O site é exclusivamente em língua inglesa, pois seu público-alvo é também internacional – o que inclui também, estudantes e pesquisadores brasileiros. A opção inicial de organizar bi-língue (em português e em inglês) mostrou-se inviável na prática devido ao enorme tempo necessário para se conseguir elaborar e montar o programa de banco de dados de maneira completa e funcional, e conseguir disponibilizar suas informações de maneira ágil e interessante. Finalmente, considerando-se o valor estratégico de assumir a priori o caráter internacional do site, optou-se pela exclusividade de sua apresentação em língua inglesa.

O Menu apresenta o seguintes itens:

1. RESEARCH (pesquisa): página de texto informando sobre como foi e vem sendo realizada esta pesquisa e dando informações para contacto;

2. CONCEPTS (conceitos): página de texto informando sobre os principais conceitos adotados nesta pesquisa e onde constarão links para outros textos acadêmicos publicados que aprofundam seus temas e debates;

3. BUILDINGS (edifícios ou obras): VER ABAIXO;

4. TEAM (equipe): informando todos os partipantes da equipe que colaborou de alguma maneira na viabilização do site, com destaque para os patrocinadores institucionais (Capes, CNPq, FAPESP). O Makcpesquisa, como patrocinador principal, tem sua logomarca inserida em todas as páginas do site.

5. LINKS (enlaces): informando as conexões para variados outros sites de pesquisa e/ou institucionais afins ao tema da pesquisa ou que com ela colaboraram de alguma maneira.

No item BUILDINGS encontram-se as informações que são disponibilizadas a partir dos dados que foram inseridos no BANCO DE DADOS. Inicia-se por uma LINHA DO TEMPO, que serve de acesso para a consulta sobre todas as obras:

(23)

A linha organiza-se conforme os anos de projeto das obras. Apenas as 3 obras “prioritárias” de cada ano aparecem nesse índice, para não sobrecarregá-lo. Passando-se o mouse sobre as imagens pode-se visualizar mais informações sobre cada uma delas. Abaixo da terceira obra de cada ano encontra-se o link MORE, que abre a página contendo TODAS as obras cadastradas naquele ano:

Cada obra comparece com uma imagem reduzida, os dados cadastrais e a primeira linha do texto de referencia. Aqui também há um novo link MORE, que abre a ficha da obra:

Passando-se o mouse sobre cada uma das imagens da obra estas se ampliam podendo ser melhor visualizadas.

O campo de busca SEARCH, disponível em todas as páginas, permite acessa diretamente as obras que se tenha interesse. A busca é efetuadas em todos os campos incluindo todas as informações do banco de dados efetivamente “ativadas” para consulta pública.

Por princípio, o site www.brutalistconnections.com não estará nunca “terminado”. Sua característica é exatamente poder estar sendo sempre atualizado, modificado, aperfeiçoado.

(24)

Parcerias e subvenções externas

A pesquisa “Arquitetura Brutalista de meados do século 20: conexões americanas” conta com apoio do CNPq através da Bolsa Produtividade em Pesquisa Nível 2, com vigência de 2009-2011.

Cronograma de atividades e responsabilidades efetivamente realizadas pela equipe

ATIVIDADES / responsável  FEV  MAR  ABR  MAI  JUN  JUL  AGO  SET  OUT  NOV  DEZ  JAN     COORDENAÇÃO GERAL DA PESQUISA  RVZ     Reuniões de coordenação gerencial  RVZ  •  •  •  •  •  •  •  •  •    •     PRODUÇÃO DO MATERIAL DIGITAL   ACJ     processamento das referências  bibliográficas  CRS                                      organização material iconográfico  disponível    BV                                      visita às obras e documentação fotográfica  EP                                      tratamento documentação digital   BV                                      tratamento desenhos CAD   BV                                      interface com profissionais de web design  RVZ                                      Inserção infos no banco de dados  BV                                      Revisão das infos incluídas (inglês)  BV                                      Preparação páginas fixas (inglês)  RVZ                                      Revisão final desta etapa  RVZ                                         TREINAMENTO  RVZ     Fotografia de arquitetura  AG     agendamento da data e programação  RVZ                                      reserva de espaços e equipamentos  AG                                      agendamento das visitas fotográficas   AG                                      realização do treinamento intensivo  EP                                  preparação dos relatório de pesquisa  EP                                      Preparação de desenhos CAD  RCP     agendamento da data e programação  RVZ                                      reserva de espaços para seminário  RVZ                                      distribuição das tarefas   BV                                      Acompanhamento e recepção  BV                        Preparação dos workshops de texto  AGL     Conceituação e preparação  RVZ                                         PESQUISADORES RESPONSÁVEIS    GP A:P&P&E  PESQUISADORES CONVIDADOS,  APOIO  RVZ      RUTH VERDE ZEIN  MAB  MARIA ALICE JUNQUEIRA BASTOS 

AG       ABILIO GUERRA  ET       ERIETA ATALI 

AGL     ANA GABRIELA LIMA   BV       BOLSISTAS E VOLUNTARIOS  CRS     CECILIA RODRIGUES DOS SANTOS  EP       EQUIPE COMPLETA DE PESQUISA  RCP     RAFAEL DA CUNHA PERRONE 

  

SRC    SILVIA RAQUEL CHIARELLI  (coordenação dos BV) 

(25)
(26)

Bibliografia geral de apoio

ACAYABA, Marlene. 1986. Residências em São Paulo 1950-1970. São Paulo: Projeto Editores.

ALFIERI, Bruno. 1960. “Ricerca brutalista”. [in] Revista Zodiac, nº 6, 1960, p.97.

ARTIGAS, João Baptista Vilanova. 1981. Caminhos da arquitetura. São Paulo: Livraria Editora Ciências Humanas.

BASTOS. Maria Alice Junqueira. 2003. Pós-Brasília. Rumos da arquitetura brasileira. São Paulo: Perspectiva.

BRUAND, Yves. 1981. Arquitetura contemporânea no Brasil. São Paulo: Perspectiva.

BRUNA, Paulo Júlio Valentino. 1976. Arquitetura, industrialização e desenvolvimento. São Paulo: Perspectiva.

CAMARGO, Mônica Junqueira de. 2000. Joaquim Guedes. São Paulo: Cosac & Naify.

COMAS, Carlos Eduardo Dias. 2002. Precisões Brasileiras. Sobre um estado passado da arquitetura e urbanismo modernos. [Tese de doutoramento] Paris: Universidade de Paris VIII- Vincennes- Saint-Denis.

FERRAZ, Marcelo de Carvalho (org). 1993. Lina Bo Bardi. São Paulo: Instituto Lina Bo e P.M.Bardi.

FUJIOKA, Paulo Yassuhide. 2003. Princípios da arquitetura organicista de Frank Lloyd Wright e suas influências na arquitetura moderna paulistana. [Tese de Doutoramento]. São Paulo: FAU-USP.

GIMENEZ, Luis Espallargas, 2004. Arquitetura paulistana da década de 1960: técnica e forma. [Tese de doutoramento]. São Paulo: FAU-USP.

GOLDHAGEN, Sara Williams; LEGAULT, Réjean (ed). 2000. Anxious modernisms. Experimentation in postwar architectural culture. Quebec: Canadian Centre for Architecture/Massachusetts Institute of Technology.

IRIGOYEN, Adriana. 2002. Wright e Artigas: Duas viagens. São Paulo: Ateliê/Fapesp

JEANNERET-GRIS, Charles Edouard. 1973. Le Corbusier: oeuvre complète. Zürich: Architecture. [8 volumes]

KAMITA, João Masao. 2000. Vilanova Artigas. São Paulo: Cosac & Naif.

KOURY, Ana Paula. 2003. Grupo Arquitetura Nova: Flávio Império, Rodrigo Lefèvre e Sérgio Ferro. São Paulo: Romano Guerra Editora; Edusp; Fapesp.

MAGALHÃES, Sérgio Ferraz (coord). 1978. Arquitetura Brasileira após Brasília / Depoimentos. Rio de Janeiro: IAB-RJ.

NIEMEYER, Oscar. 1960. “Forma e função na arquitetura”. [in] Revista Módulo, Rio de Janeiro, nº 21, dezembro 1960, p. 3-7.

PUNTONI, Álvaro (ed). 1997. Vilanova Artigas: arquitetos brasileiros. São Paulo: Instituto Lina Bo e P.M.Bardi: Fundação Vilanova Artigas.

(27)

SANVITTO, Maria Luiza. 1994. Brutalismo paulista: uma análise compositiva de residências paulistanas entre 1957 e 1972. [Dissertação de Mestrado]. Porto Alegre: PROPAR-UFRGS. SEGAWA, Hugo. 1997. Arquiteturas no Brasil 1900-1990. São Paulo: Edusp.

VILLAC, Maria Isabel; MONTANER, Josep Maria (intr). 1996. Mendes da Rocha. Barcelona: Lisboa: Gustavo Gili /Editorial Blau.

XAVIER, Alberto (org). 2003. Depoimento de uma geração: arquitetura moderna brasileira. São Paulo: Cosac & Naify.

XAVIER, Alberto; Lemos, Carlos; Corona, Eduardo. 1983. Arquitetura moderna paulistana. São Paulo: Editora Pinii

ZEIN, Ruth Verde; SANTOS, José Luiz Telles dos. 1981. “Arquitetura brasileira - Tendências atuais”. [in] revista AB Arquitetura Brasileira, nº 13, Rio de Janeiro, p. 64/67.

ZEIN, Ruth Verde. 1982.”Arquitetura brasileira atual”. [in] revista Projeto, nº 42, São Paulo, julho/agosto 1982, p. 59-106.

ZEIN, Ruth Verde. 1983. “As tendências e discussões do pós-Brasília”. [in] revista Projeto, nº 76, julho 1983, p.75-85.

ZEIN, Ruth Verde. 2000. Arquitetura brasileira, escola paulista e as casas de Paulo Mendes da Rocha. [Dissertação de Mestrado]. Porto Alegre: PROPAR-UFRGS.

ZEIN, Ruth Verde. 2001. O lugar da crítica. Ensaios oportunos de arquitetura. São Paulo: ProEditores/Ritter dos Reis.

ZEIN, Ruth Verde. 2002. “Crítica de arquitetura: algumas provas de sua não inexistência”. [in] Projeto & Design, nº 267, maio 200s, p. 26-8.

ZEIN, Ruth Verde. 2005. A arquitetura da Escola Paulista Brutalista 1953-1973. [Tese de Doutoramento]. Porto Alegre: PROPAR-UFRGS.

ZEIN, Ruth Verde. 2006. Breve introdução à Arquitetura da Escola Paulista Brutalista. Arquitextos (São Paulo. Online), v. 069, p. 069.01.

ZEIN, Ruth Verde. A década ausente. É preciso reconhecer a arquitetura brasileira dos anos 1960-70. Arquitextos (São Paulo. Online), v. 076, p. 076.02

Bibliografia de pesquisa sobre o brutalismo, com enfase no continente americano Livros e teses

—. Abraham Zabludovsky Architect. Grupo Noriega Editores, México, 1995.

—. Enrique de La Mora - Vida y Obra. Série: Precursores, nº 14. Secretaria de Educacion Pública. Instituto Nacional de Bellas Artes, México, 1961

ADRIÀ, Miquel. Mario Pani - La construción de la modernidad. Editora Gustavo Gili, 1ª Edición, Naucqlpan, México, 2005.

ALVAREZ, Mario Roberto. Obras 1937-1993. Buenos Aires, Argentina. Editora Papers, 1993 ARANGO, Silvia. Historia de la arquitectura en Colômbia. Bogotá: Universidad Nacional de Colômbia, 1989.

(28)

BANHAM, Reyner. . New Brutalism, ethic or aesthetic? Stuttgart: Karl Kramer Verlag,1966 BASTOS, Maria Alice Junqueira; ZEIN, Ruth Verde. Brasil: Arquiteturas apos 1950. São Paulo: Editora Perspectiva, 2010.

BREUER, Marcel. . Buildings and projects, 1921-1961 / Marcel Breuer. London: Thames and Hudson, 1962

BRILLEMBOURG, Carlos (ed). Latin American architecture 1929-1960. Contemporary reflections. New York: The Monacelli Press, 2004

BROWNE, Enrique. Otra arquitectura en América Latina. México: Gustavo Gili, 1988 BRUAND, Yves. Arquitetura contemporânea no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 1981

BULLRICH, Francisco. . Arquitectura latinoamericana. Buenos Aires: Editorial Sudamericana, 1969

CAPELLI Roberto. PRONSATO, Graciela. Lamparas de la arquitectura Argentina. Buenos Aires, Argentina. Ediciones Capro, 1993.

CAPITEL, Anton. . Arquitectura española años 50 - años 80. Madrid: MOPU, 1986

CERVANTES, Miguel. IRURITA, José Ramón Calvo. Ensamblajes y Excavaciones. La Obra de Teodoro González de León, 1968 - 1996. México, 1997.

CHASIN, Noah. Ethics and Aesthetics: New Brutalism, Team 10 and Architectural Change in the 1950’s. New York: City University of New York, 2002.

CLEMENTE, Alexander. 2010. Brutalism Post-War British Architecture. Marlborough: The Crowood Press.

COHEN, Jean-Louis; MOELLER JR., G.Martin. Liquid Stone: new architecture in concrete. New York: Princeton Architectural Press, 2006

CREIXELL, Antonio. Catalogos de Arquitectura Mexicana - Augusto H. Álvarez Arquitecto y Associados S.C. GG, México, 1996.

CYRILLE, Simonnet. Le béton: histoire d’un materiau: economie, technique, architecture. Marselha: Parenthèses, 2005.

DÁVALOS, Luis Arturo García. Uma Oración Plástica. Capilla de Nuestra Señora de la soledad del Altillo. México: Misioneros del espiritú Santo, 2010.

DESCOTTE, Mario Luis. Historia de La Universidad de Mendoza. Editorial IDEARIUM de la Universidad de Mendoza. Argentina, 2010.

ELIASH, Humberto; MORENO, Manuel. Arquitectura y modernidade n Chile 1925-1965:una realidad multiple. Santiagod e Chile: Ediciones Universidad Católica de Chile, 1989

FRANCO, Lourdes Cruz González. Augusto H. àlvarez - Arquitecto de la Modernidad. Universidad Autónoma de México, 2008.

FRANCO, Lourdes Cruz González. Augusto H. àlvarez - Vida y Obra. Universidad Autónoma de México, 2004.

(29)

GALLERY, John Andrew. Philadelphia architecture, a guide to the city. Philadelphia, EUA. 3 ed. Library of Congress Cataloging-in-Publication Data, 2009.

GOLDHAGEN, Sara Williams; LEGAULT, Réjean (ed). . Anxious modernisms. Experimentation in postwar architectural culture. Quebec: Canadian Centre for Architecture/Massachusetts Institute of Technology, 2000.

GROSSMAN, Luis J. Peralta Ramos em la arquitectura. Argentina, Ediciones Infinito. 2009. GUITÉRREZ, Ramón. 100 años de compromiso com el pais - 1886 / 1986. Buenos Aires, Argentina. Sociedad Central de Arquitectos, 1993.

GURIÉRREZ, Ramon (coord). Arquitectura Latinoamericana en el Siglo XX. Barcelona: Lundwerg Editores/Cedodal, 1998.

HIGGOT, Andrew. Mediating Modernism: architectural cultures in Britain. Londo; New Yor: Routledge, [Cap.4: The shift to the especific: the new interpretation of materiality in Brutalism and the functional tradition], 2007.

IBARROLA, Antônio de. Arquitectura / México. Editorial Arquitectura, México, 1970.

JEANNERET-GRIS, Charles Edouard. . Le Corbusier: oeuvre complète. Zürich: Architecture, 1973 [8 volumes].

KESELMAN, Julio. 1903 - 1972. Premios de Arquitectura Ciudad de Buenos Aires. Buenos Aires, Argentina. Marq, Museu de Arquitectura. 2002.

KOMENDANT, Karl. . 18 años con el arquitecto Louis I. Kahn. A Coruña: Colégio Oficial de Arquitectos de Galicia. [com textos de August Komendant, Oscar Tenreiro, Kenneth Frampton], 2000.

KRINSKY, Carol Herselle. Gordon Bunschaft of Skidmore, Owings & Merrill. New York, N.Y.; Cambridge, Mass.: Architectural History Foundation: MIT Press, 1988.

LARRÁN, Eduardo. Arquitectura Moderna em el Noroeste Argentino. Buenos Aires, Argentina. Editora Cedodal, 2007.

LIERNUR, Francisco (org). . América Latina, Gli Ultimi vent’anni. Milano: Electa Editrice, 1990.

LIERNUR, Jorge Francisco. Arquitectura em la Argentina del siglo XX - La construção de la modernidad. Buenos Aires, Argentina. Fondo Nacional de las artes. 2001.

MAZA, Alejandra. La presentación y Disposición em conjunto de Agustín Hernández. México: Grupo Noriega editores, 1998.

MCCLELLAND, Michael; STEWART, Graeme (ed). Concrete Toronto. A Guide book to concrete architecture from the fifties to the seventies. Toronto: Coach House Books and E.R.A.Architects, 2007.

McCLELLAND, Michael. STEWEART, Graeme. Concrete Toronto: A guide to concrete architecture from the fifties to the seventies. Coach House Books and E.R.A. Architects, 2007.

(30)

MOELLER, Gerard Martin. AIA Guide to the Architecture of Washington, D.C. Baltimore, EUA. 4 ed. The Johns Hopkins University, 2006.

MONTANER, Josep Maria. . Después del movimiento moderno. Arquitectura de la segunda mitad del siglo XX. Barcelona: Gustavo Gili, 1993.

NOELLE, Louise (Coord.). Teodoro Gonzáles de León - La Voluntad del Creador. Universidad de Los Andes, Colombia, 1994.

NOELLE, Louise. Enrique Del Moral, Vida y Obra. Mexico 2004. PIONONCELLY, Salvador. La Obra de Enrique del Moral. México, 1983.

NOELLE, Louise. TEJEDA, Carlos. Catalogo Guia de Arquitectura Contemporánea Ciudad de México. México, D.F.: Fomento Cultural Banamex A.C., 1993.

NORDENSON, GUY (ed). Seven Structural Engineers: the Feliz Candela Lectures. New York: The Museum of Modern Art, 2008.

PAPACHRISTOV, Tician. Marcel Breuer: nuevas construcciones y proyectos. Barcelona : Gili, 1970.

PÉREZ O., Fernando; BANNEN L., Pedro; RIESCO G., Hernán; URREJOLA DF., Pilar. . Iglesias de la modernidad en Chile. Precedentes europeos y americanos. Santiago: Ediciones ARQ, 1997.

PETRINA, Alberto. Buenos Aires: guía de arquitectura: ocho recorridos por la ciudad: investigación, selección y catálogo Liliana Aslan – Buenos Aires: Municipalidad de la Ciudad de Buenos Aires; Sevilla : Consejería de Obras Públicas y Transportes, 1994.

PEVSNER, Nikolaus. . Pioneers of modern design from William Morris to Walter Gropius. New York: Museum of Modern Art, 1949.

PINONCELLY, Salvador. La Obra de Enrique Del Moral. Universidade Nacional Autonoma de Mexico. México, 1983.

PROWN, Jules Davis. 2009. The architecture of the Yale Center for British Art. New Haven: Yale University Press.

RANGEL, Rafael López. Erique Yáñez - Ena la Cultura Arquitectónica Mexicana. Noriega Editores, 1989.

SCHERER, Rolando. Concursos 1826-2006. 1a Edição – Buenos Aires: Sociedad Central de Arquitectos, 2008.

SEGAWA, Hugo. Arquiteturas no Brasil 1900-1990. São Paulo: Edusp, 1997.

SEGRE, Roberto. America latina, fim de milenio : raizes e perpectivas de sua arquitetura, São Paulo : Studio Nobel,1991.

SOM/SKIDMORE, OWINGS & MERRILL. La arquitectura de Skidmore, Owings & Merrill. Barcelona: Gustavo Gili, 1975.

SOUTHWORTH, Michael. AIA Guide to Boston. Boston, EUA. 2 ed. Boston Society of Architects, 1992.

(31)

TAFURI, Manfredo; DAL CO, Francesco. Storia della architettura/ Architettura contemporanea. Milano: Electa Editrice, 1979.

TELLEZ Castañeda, German; SALDARRIAGA Roa, Alberto (org). Veinte Bienales Colombianas de Arquitectura 1962-2006. Bogotá: Sociedad Colombiana de Arquitectos, 2006.

VANLAETHEM, France. DOUCET, Danielle. MANKOWSKI, SOPHIE. GALLANT, Conrad. Discovering modern Montréal and the estérel resort in Queébec. Docomomo, Bruxelles, Belgique. Édition CIVA, 2007.

VANLAETHEM, Francie; DOUCET, Danielle; MANKOWSKI, Sophie; GALLANT, Conrad (ed). Sur lês traces Du Monteal Moderne et Du domaine de L’Esterél au Québec. Bruxelas: CIVA / DOCOMOMO, 2007.

VIDOTTO, Marco. Alison + Peter Smithson. Obras y proyectos. Barcelona: Gustavo Gili, 1997.

VIÑUALES, Graciela María. Casas Blancas: uma arquitectura alternativa. Buenos Aires, Argentina. Centro de Documentación de Arte e Arquitectura Lationoamericana, 2009.

WAISMAN, Marina. NASELLI, César. 10 arquitectos latinoamericanos. Sevilha: Consejeria de Obras Públicas y Transporte, 1989.

WHITE, Norval. WILLENSKY, Elliot. LEADON, Fran. AIA Guide to New York City. New York, EUA. 5 ed. Oxford University, 2010.

XAVIER DE ANDA, Enrique. Historia de la arquitetura mexicana. México: Gustavo Gili,1995. ZEIN, Ruth Verde. A Arquitetura da Escola Paulista Brutalista 1953-1973. [Tese de doutoramento]. Porto Alegre: PROPAR-UFRGS, 2005.

ZEIN, Ruth Verde. Arquitetura brasileira, escola paulista e as casas de Paulo Mendes da Rocha. [Dissertação de Mestrado]. Porto Alegre: PROPAR-UFRGS, 2000.

ZEIN, Ruth Verde. O lugar da crítica. Ensaios oportunos de arquitetura. São Paulo: ProEditores/Ritter, 2001.

Referências em periódicos

ALFIERI, Bruno. “Ricerca brutalista”. [in] Revista Zodiac, nº 6, 1960, p.97.

ANTONINI, SCHON, ZEMBORIAN. Coleção Diez Estudios Argentinos, nº 07. Buenos Aires, AGEA, 2007.

ARQUITECTURA ARGENTINA 1960/70. Buenos Aires, Summa nº 19, Out. 1969. ASLAN Y EZECURRA. Arquitectos 1930 a 1980. Paris, Prense Internationale, 1981.

BANHAM, Reyner. The New Brutalism. [in] Architectural Review, vol.118, nº 708, dezembro 1955, p. 355-361.

BAVOIZZONE, ERBIN, LESTRAD, VARAS. Instituo de Investigaciones Cientificas de La UNLP. Paris, Prense Internationale, 1980.

(32)

BREVE RESENHA HISTORICA de la Facultad de Arquitectura y Urbanismo de la Universidad de Buenos Aires. Buenos Aires, Publicación Facultad de Arquitectura y Urbanismo de la Universidad de Buenos Aires.

CASA DE GOBIERNO Santa Rosa. Buenos Aires, Summa nº 02, p. 39 a 49, Out. 1963. CASA DE GOBIERNO. Buenos Aires, Summa nº 183 / 184, p. 44 e 45, Jan./Fev. 1983. CEMENTERIO, Parque Mar del Plata, Cementerio. Buenos Aires, FADU, p. 32 a 41, 2006. CENTRO CÍVICO San Juan. Buenos Aires, Summa nº 129/130, p. 109 e 110. Out/Nov. 1975.

CENTRO CÍVICO San Juan. Buenos Aires, Summa nº 66, Ago. 1973.

COLEGIO NUESTRA SEÑORA DE LA MISERICORDIA,Francisco Bilbao 2143. Buenos Aires, Summa nº 17, p. 33 a 60, Jun. 1969.

DIAZ, Togo.El Arquitecto y su Ciudad. ColecciónSomosur. Bogotá, Escala, 1993.

EDIFÍCIO REPÚBLICA. Buenos Aires, Nuestra Arquitectura, nº 425, p. 24 a 31, Jun. 1965. ESCUELA DE ARQUITECTURA de La Universidad (libre) de Mendoza. Buenos Aires, Summa nº 17, p. 33 a 60, Jun. 1969.

ESCUELA ITALO-ARGENTINA Carlos Della Penna, Barrio Catalinas Sur. Buenos Aires, Summa nº 17, p. 33 a 60, Jun. 1969.

ESCUELA NACIONAL NORMAL de Lenguas Vivas John F. Kennedy. Buenos Aires, Summa nº 68, p. 95 a 98, Out. 1973.

ESCUELA NORMAL Nº 01, Leandro N. Alem, Pcia. De Misiones. Buenos Aires, Summa nº 17, p. 33 a 60, Jun. 1969.

ESCUELA SUPERIOR DE COMERCIO Manuel Belgrano, Córdoba. Buenos Aires, Summa nº 17, p. 33 a 60, Jun. 1969.

JOHNSON, Philip. “School at Hunstanton Norfolk”. [in] The Architectural Review, vol.116, nº 693, september 1954.

LLAURÓ Y URGEL, 1956 - 2006. Buenos Aires, Summa Libros, 2006.

PABELLÓN DE MAÍZ, INTA, Pergamino. Buenos Aires, Summa nº 18, p. 23 a 27, Set. 1969. TORRES DE VIVIENDA en la Boca. Buenos Aires, Fondo Nacional de las Artes, p. 35 a 43, 1999

UM APORTE a las construcciones antisísmicas. Buenos Aires, Summa nº 85, p. 73. Jan. 1975.

(33)

Anexo

(34)

BRUTALIST CONNECTIONS

PASTA DATA LOCAL OBRA ARQUITETO REFERÊNCIA REGISTRO

1 ARG_51_a p 1951 c 1964 Buenos Aires Edifício Telefónica Argentina (Entel)

SEPRA - Santiago Sánches Elía, Frederico Peralta Ramos and Alfredo

Algostini

PETRINA, 1994. + EDIFÍCIO REPÚBLICA. Nuestra Arquitectura, n° 425. +

GROSSMAN, 2009.

(???) Recorrido 4, Nº 17, Pág. 103 + (Nuestra Arquitetura) Pág. 24 a 31 +

(GROSSMAN) Pág. 56 a 59.

2 ARG_53_a p 1953 c 1958/61 Cordoba Cordoba City Hall

SEPRA - Santiago Sánches Elía, Frederico Peralta Ramos and Alfredo

Algostini

SCHERER, 2008. + GOSSMAN, 2009. (SCHERER) Pág 249 a 250 + (GOSSMAN) Pág 60 a 65

3 ARG_55_a p 1955 c 1956/63 Santa Rosa La Pampa Provinvia Civic Center Clorindo Testa

SCHERER, 2008. + BULLRICH, 1969. + CASA DE GOBIERNO Santa Rosa.

Summa, n° 02.

(SCHERER) Pág. 254-255 + (BULLRICH) Pág. 139-144 + (Summa, n°02) Pág.

39-49

4 ARG_57_a 1957 Buenos Aires Talcahuano Residential Building Luis Morea PETRINA, 1994. (PETRINA) Pág. 129

5 ARG_60_a p 1960/66 Buenos Aires Banco de Londres

SEPRA - Santiago Sánches Elía, Frederico Peralta Ramos and Alfredo

Algostini + Clorindo Testa

PETRINA, 1994. + BULLRICH, 1969. + LIERNUR, 2001. + LLAURÓ Y URGEL, 2006.

(LIERNUR) Pág. 308 a 310 + (BULLRICH) Pág. 131 a 138 + (???) Recorrido 4, Nº 57,

Pág. 113 + (???) Pág. 130-138

6 ARG_61_a p 1962 c 1971/88 Buenos Aires Buenos Aires Nacional Library Clorindo Testa, Francisco Bullrich and Alicia Cazzaninga LIERNUR, 2001. + LLAURÓ Y URGEL, 2006.PETRINA, 1994. + SCHERER, 2008. + (???) Recorrido 6, Nº 30, Pág. 174 + (???) Pág. 292

7 ARG_61_b 1961 Buenos Aires IBM Mario Roberto Álvarez LARRÁN, 2007. Recorrido 6, Nº 30, Pág. 174 - 177, Pág. 198-205

8 ARG_62_a p 1962 Buenos Aires Cementerio Parque Mar del Plata Carmen Córdova CEMENTERIO, Parque Mar del Plata. FADU, 2006. Pág. 32-41

9 ARG_63_a 1963/65 Buenos Aires Bank of America - Casa Central Mario Roberto Álvarez Internationale. + ALVAREZ, 1993ASLAN Y EZECURRA. Prense (???) Pág. 100-101 + (ALVAREZ) Pág. 100 a 101

10 ARG_64_a 1964 Mendoza Faculdad de Arquitectura Universidad de Mendoza Enrico Tedeschi

LIERNUR, 2001 + Diccionario, Vol E – H. + ESCUELA DE ARQUITECTURA de La Universidad (libre) de Mendoza. Summa, n° 17. + UNIVERSIDAD DE MENDOZA.

Summa, n° 99. + UM APORTE A LAS CONSTRUCCIONES ANTISÍSMICAS.

Summa, n° 85.

(LIERNUR) Pág. 257 + (Summa, n° 17) Pág. 33-60 + (Summa, n°99) Pág. 62-63 + (Summa,

n°85) Pág. 73

11 ARG_64_b 1964 Mendoza Faculdad de Derecho Universidad de Mendoza 12 ARG_64_c 1964 Mendoza Faculdad de Ingenieria Universidad de Mendoza

13 ARG_66_a p 1966 c 1977 Buenos Aires Sede Social SOMISA Mario Roberto Álvarez SCHERER, 2008. Pág. 317

14 ARG_67_a 1967 Buenos Aires Planetário Municipal De Buenos Aires Summa, nº 13. Pág. 44-48

15 ARG_68_a p 1968 c 1975 Buenos Aires Edificio Sede de la UIA Unión Industrial Argentina - Carlos Pellegrini

Flora Manteola, Josefina Santos, Ignacio Petchersky, Javier Sánchez Gómez, Justo

Solsona and Rafael Viñoly

PETRINA, 1994. + SCHERER, 2008. (???) Recorrido 5, Nº 57, Pág. 154, 333-336 Pág.

16 ARG_70_a 1970 Buenos Aires Facultad de Arquitectura y Urbanismo de la Universidad de Buenos Aires

Hector Coppola, Osvaldo Armellini, Guilhermo Iglesias Molli and Ricardo

Rosso

17 ARG_70_b p 1970 Buenos Aires Hospital Naval Central Clorindo Testa and Hector César Lacarra SCHERER, 2008. Pág. 348

Referências

Documentos relacionados

Mais de 15 anos de experiência nas áreas de Inteligência de Mercado e Estratégia de Negócios, carreira construída em empresas como. Geofusion, Burger King e Linx além da

Art. À SAEST, reserva-se o direito de realizar sindicâncias sobre as informações prestadas, bem como rever em qualquer momento o pagamento do auxílio financeiro e a concessão da

1 Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas 57072-900 Maceió-AL, Brazil Caminhadas quânticas (CQs) apresentam-se como uma ferramenta avançada para a construção de

Neste trabalho, foram estudadas as plântulas e plantas jovens de Erythrina speciosa (Phaseoleae), Holocalyx balansae e Sophora tomentosa (Sophoreae), Swartzia langsdorffii

Assim, é de fundamental importância o docente reconhecer a importância do uso dos gêneros de texto, uma vez que estes se configuram como organizadores da vida

O mesmo acontece ao comparar os dados com Araujo et al (2011) que ao avaliar parâmetros hematológicos de tilápias do Nilo alimentadas com diferentes concentrações de óleo de

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

H´a dois tipos de distribui¸co˜es de probabilidades que s˜ao as distribui¸c˜oes discretas que descrevem quantidades aleat´orias e podem assumir valores e os valores s˜ao finitos, e