• Nenhum resultado encontrado

ANOS INICIAIS ROTEIRO DE ESTUDOS DOMICILIARES SEMANA 18 2º TRIMESTRE. 15 de junho a 21 de junho COMPONENTE CURRICULAR: CURRÍCULO INTEGRADO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANOS INICIAIS ROTEIRO DE ESTUDOS DOMICILIARES SEMANA 18 2º TRIMESTRE. 15 de junho a 21 de junho COMPONENTE CURRICULAR: CURRÍCULO INTEGRADO"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Semana 18 0

ROTEIRO DE

ESTUDOS

DOMICILIARES

ANOS INICIAIS

SEMANA 18 – 2º TRIMESTRE

15 de junho a 21 de junho

COMPONENTE CURRICULAR: CURRÍCULO INTEGRADO PROFESSOR(AS):

CHRISTIANNE, LUCIARA, ROSI, ANA PAULA E VANESSA

ANO/ TURMA:

(2)

Semana 18 1

Porto Alegre, 15 de junho de 2021. Estas são as Competências e Habilidades que trabalharemos esta semana:

Área da Linguagem:

C1. Compreender e interpretar textos verbais, verbo-visuais e multimodais do cotidiano e do interesse do estudante com tema apropriado à idade e ao nível de textualidade adequado.

C3. Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras, frases e textos de forma ortográfica- usando letras/grafemas que representam fonemas.

C4. Produzir e ler textos orais, considerando a situação comunicativa.

C5. Apropriar-se do sistema alfabético para escrever palavras com estruturas silábicas menos complexas.

Área da Matemática:

C1. Relacionar a contagem de coleções de objetos à representação numérica das respectivas quantidades, comparando e ou ordenando quantidades pela contagem para identificar igualdade e desigualdade numérica.

C3. Compreender as noções de adição, subtração, multiplicação e divisão em situações problema.

C4. Identificar lei de formação de sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras e completá-las. C6.Identificar e (Re) conhecer as figuras geométricas planas e espaciais.

Área das Ciências Humanas:

C5. Aplicar princípios de localização e posição de objetos por meio de representações espaciais.

Área das Ciências da Natureza:

C2. Compreender as características, adaptações e modo de vida das plantas, percebendo sua importância para a manutenção da vida na Terra.

HABILIDADES:

H3. Selecionar situações cotidianas que remetem à percepção de mudança, pertencimento e memória.

H9. Elaborar e reconhecer diferentes formas da representação de desenhos, mapas mentais, maquetes para representar componentes da paisagem dos lugares de vivência.

H9. Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais.

H26. Escrever listas de nomes, de objetos, considerando a intencionalidade: lista para festa, para compras, etc. H28. Utilizar, ao escrever, segmentação entre as palavras, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios.

H35. Utilizar, ao produzir textos, grafia correta de palavras conhecidas ou com estrutura silábica já dominada, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre palavras, ponto final, ponto de interrogação e exclamação.

H52. Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas H56. Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e textos.

H1. Comparar ou ordenar quantidades pela contagem para identificar igualdade ou desigualdade numérica. H6. Construir fatos básicos de adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.

H3. Registrar o resultado da contagem ou estimativa da quantidade de objetos.

H7. Resolver e elaborar problemas de adição e subtração, envolvendo números de três ordens, com significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando-se de estratégias pessoais ou convencionais.

H17. (Re) conhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.

H5. Investigar a importância da água e da luz para a manutenção da vida das plantas em geral.

H4. Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.

(3)

Semana 18 2

Atividades propostas para o dia 15/06/2021 - terça-feira

1. Aprendendo uma nova operação! Livro de matemática páginas 37,

38A, 38, 39 e 41. (As rodinhas da página 38A já devem estar recortadas na hora da aula).

2. Monte os cálculos no caderno e resolva as operações.

a) 360 + 229 = d) 387 - 185 =

b) 451 + 425 = e) 465 - 223 =

c) 635 + 352 = f) 758 - 327 =

3. Pinte o desenho e depois escreva a quantidade de cada figura plana.

Quantos?

quadrados: ………. círculos: ………. triângulos: ………. retângulos: ……….

(4)

Semana 18 3

Atividades propostas para o dia 16/06/2021 - quarta-feira

Estamos estudando em Ciências Humanas sobre moradia, cômodos da casa e planta baixa! E daqui a pouco vamos conhecer “A Casa que o lobo Fez”!

Nós, professoras dos 2º anos, queremos te convidar para um cineminha e intensificar nossos estudos!

Pegue seu lanche, sua pipoca e um ótimo filme!

Vamos conversar sobre o filme e realizar esta atividade?

“Quando a Terra é invadida pelos confiantes Boovs - uma raça de alienígenas em busca de um novo lar - todos humanos são prontamente deslocados enquanto os Boovs se ocupam de organizar o planeta. Porém uma esperta garota chamada Tip consegue evitar ser capturada e acidentalmente torna-se cúmplice de um Boovs exilado chamado Oh! Os dois fugitivos percebem que há muito mais em risco que um simples dano às relações intergalácticas e embarcam na aventura de suas vidas”.

(5)

Semana 18 4 1- Quem é quem? Relacione os personagens as suas características:

Com a ajuda da sua professora e de seus colegas, descubra e escreva o significado destas palavras e depois diga se está no plural ou no singular. a) invadida: ____________________________________________________ _______________________________- __________________ b) deslocados: ____________________________________________________ ______________________________- ___________________

(6)

Semana 18 5 c) capturada: ____________________________________________________ _______________________________ - _________________ d) cúmplice: ____________________________________________________ ________________________________ - ________________ e) intergalácticas ____________________________________________________ __________________________________ - ______________ Capriche na pintura:

2) Responda de acordo com o que você pensa.

a) O que você entendeu da história animada, falando dos Boovs, os alienígenas que tomam o Planeta Terra para morarem e por causa disso, várias coisas acontecem?

_______________________________________________________ _______________________________________________________ ____________________________________________________

(7)

Semana 18 6 b) Tip e Oh acabaram sendo muito amigos. Que atitudes eles tiveram para que isso acontecesse?

________________________________________________________ ________________________________________________________ _____________________________________________________

c) No final percebemos que Górgons não eram alienígenas maus.Na realidade eles estavam à procura de quê?

______________________________________________________ ______________________________________________________ ___________________________________________________ d) Como foi o encontro de Tip com sua mãe?

______________________________________________________ ______________________________________________________ ___________________________________________________ 3) Marque com (x) a resposta correta:

a) O nome do personagem:

( )Azulzinho ( )Porquinho ( )Lucci ( )Górgon ( )Oh ( )Gatinho ( )garota ( )monstrão ( )Atrapalhado ( )Feliz ( )Tip ( ) Cap.Smek

(8)

Semana 18 7

Atividades propostas para o dia 17/06/2021 - quinta-feira

1. Livro de matemática páginas 43A, 43B, 43C e 43D (trazer as partes do livrinho já recortadas).

2. Agora vamos praticar o que aprendemos completando as páginas 43,

44 e 45 do livro de matemática.

Tema de casa

Livro de matemática páginas 40B e 40 (este tema deverá ser postado no Google Sala de Aula).

(9)

Semana 18 8

Atividades propostas para o dia 18/06/2021 - sexta-feira

O Carteiro resolveu entregar uma correspondência para as turmas de segundo ano do Colégio La Salle Santo Antônio. Adivinha o que tinha lá? Isto mesmo… um livro! Vamos conhecê-lo?

1. Vamos observar a capa, imaginar e responder: ● Sobre o que você acha que conta a história?

________________________________________________ ● Qual o tipo de moradia que podemos ver na capa?

________________________________________________ ● Qual o título do livro?

________________________________________________ ● Quem aparece como personagem nesta capa? De que outras

histórias ele é personagem?

(10)

Semana 18 9 2. Escreva:

● Autor: ___________________________________________ ● Ilustrador: ________________________________________ ● Editora: _________________________________________ ● Quantas palavras têm no título: _____________________ ● Vamos separar as sílabas das palavras desta frase no caderno. ● Quais palavras que aparecem na capa do livro que tem letra L.

________________________________________________ ● A letra L nas palavras aparece:

( ) No início da palavra. ( ) No final da palavra. ( ) No meio da palavra. 3. Vamos ler a tirinha abaixo:

● A cantiga entoada pela Julieta nos faz lembrar uma história. Que

história é essa?_________________________________________ _____________________________________________________ ● Por que o Menino Maluquinho chamou a menina de porquinha?

(11)

Semana 18 10 Na história que lemos do Menino Maluquinho e na capa do livro que recebemos do Carteiro, descobrimos o que acontece com a letrinha que enrola nossa língua: L.

4. Leia o nome de cada personagem.

LOBO

5. Quantos impulsos ou sílabas há em cada nome? ● MALUQUINHO: ____________

● JULIETA: ________________ ● LOBO: ____________________

6. Pinte as sílabas que começam com a letra L nesses nomes. 7. Copie as sílabas que você pintou. ___________________ 8. Nesses 3 nomes, a letra L está:

( ) No meio da sílaba. ( ) No início da sílaba. ( ) No final da sílaba. ( ) No final da palavra.

(12)

Semana 18 11 Vamos ver o que acontece quando a letra L se intromete no meio de uma sílaba.

9. Leia esta tirinha do Clóvis, outro personagem de histórias em quadrinhos.

a) O que o personagem fez para se salvar da enchente?

_____________________________________________________ ___________________________________________________ b) Escreva o nome do personagem. ____________________

c) Separe as sílabas desse nome. _____________________ 10. Releia este quadrinho da história do Menino Maluquinho.

Se tirarmos o L intrometido da palavra claro, que palavra se forma? ______________________________________________

(13)

Semana 18 12 Coloque a letra L na sílaba adequada para formar palavras:

11. Forme novas palavras inserindo a letra L. Depois, leia os pares de palavras. a) CIMA- _____________________________ b) FORA- _____________________________ c) PACA- _____________________________ d) FOCO- _____________________________ e) CORO- _____________________________ f) CARIDADE- _____________________________ g) BUSA- _____________________________ h) FANELA- _____________________________ i) BOCO- _____________________________ j) PANETA- _____________________________ k) CARINETA- _____________________________ l) GOBO- _____________________________

(14)

Semana 18 13 12. Alguém fez um texto, mas se esqueceu de colocar a letra L em algumas palavras.

Veja como ficou estranho.

(15)

Semana 18 14

Atividades propostas para o dia 21/06/2021 - segunda-feira

Cuidado com as plantas

Na semana anterior, em Ciência da Natureza, realizamos o plantio dos feijões e conversamos sobre os cuidados necessários com as plantas: regar diariamente e deixar em local iluminado.

Agora observe a experiência feita por Zezinho e Aninha e responda as questões.

(16)

Semana 18 15

1. Leia o texto, reflita e faça a experiência.

A importância da água na vida das plantas

O dia estava quente e Marcela voltou da escola com muita sede. Lembrando das orientações de seus pais e da professora, tomou água para hidratar-se.

Marcela observou também que seu cachorrinho, Pimpão, estava com sede e colocou água no potinho para ele beber.

Quando passou pela janela, Marcela observou as plantinhas de sua mãe no quintal e ficou em dúvida se elas também precisavam de água, mas acabou deixando-as sem!

O que você faria no lugar de Marcela? Será que as plantas, assim como Marcela e Pimpão, necessitam de água? Se você acha que as plantas deveriam ser regadas, ajude Marcela a pensar.

a. Você precisa de água para viver? Por quê?

___________________________________________________ b. Os animais e as plantas precisam de água para viver? Por quê? ___________________________________________________ c. O que os humanos, os animais e as plantas têm em comum? __________________________________________________

(17)

Semana 18 16

Hora da Experiência

Vamos descobrir se as plantas bebem água?

Materiais necessários: ● _________________________ ● _________________________ ● _________________________ ● _________________________ ● _________________________ Experimento: 1. _________________________________________________ 2. ________________________________________________ 3. _________________________________________________

O que você acha que irá acontecer?

___________________________________________________ ___________________________________________________ ________________________________________________

Observação:

Data: Data: Data:

Conclusão/explicação:

___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

O objetivo geral desta pesquisa é analisar a presença de imigrantes na formação do movimento operário alegretense, para tal propósito, segue-se os seguintes objetivos

De posse do solo disponível para a obra, com a escolha da quantidade de cal e cimento por métodos físico-químicos e da quantidade ideal de material fresado, é possível realizar

Traz como princípios as diretrizes gerais para todos os níveis e modalidades de ensino e aprendizagem no sistema de educação estadual bem como as diretrizes

Books of Dust, Royal Academy of Arts, Cafe Gallery, Londres, Reino Unido.. Threshold, Art First Gallery, Londres, Reino

Como objetivos específicos pretendeu-se iden- tificar os taxa existentes nesta gruta, determinar a riqueza de es- pécies de sua comunidade; verificar a influência de fatores

Na hora de ir embora a Fada dos Dentes pediu para João soltar seu dente do saquinho.. O dente saiu voando pelo céu e foi parar num espaço vazio, onde

Em Star Wars, a Nova República renasceu das cinzas da Guerra Civil Galáctica, mas como podemos ver nos últimos filmes da nova trilogia da série, a guerra contra o Império

Passa por disputas entre portugueses e espanhóis pelo Sul da América nos séculos 16 e 17, guerras para definir fronteiras territoriais do Brasil com os países vizinhos,