• Nenhum resultado encontrado

Norma sobre sistemas de gestão da energia em vias de edição

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Norma sobre sistemas de gestão da energia em vias de edição"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Se não conseguir ver correctamente esta newsletter, clique aqui

boletim informativo

mensal edição

Instituto Português da Qualidade

Norma sobre sistemas de gestão da energia em vias de edição

A futura norma EN 16001:2009 - Sistemas de gestão da energia. Requisitos e linhas de orientação para a sua utilização, tem a sua edição prevista para o próximo dia 1 de Julho e o IPQ irá editar a norma portuguesa em simultâneo.

Desenvolvida pelo CEN – European Committee for Standardization e pelo CENELEC – European Committee for Electrotechnical Standardization (CEN/BT/TF 189), esta norma tem por objectivo geral ajudar as organizações a estabelecerem os sistemas e processos necessários à melhoria da

eficiência energética. Especifica os requisitos para um sistema de gestão da energia, que permita a uma organização desenvolver e implementar uma política e objectivos que tenham em consideração os requisitos legais e a informação relativa a aspectos energéticos significativos. Destina-se a ser aplicada por todo o tipo de organizações, independentemente da sua dimensão, sector de actividade e das suas condições geográficas, culturais e sociais.

Ler mais...(pdf)

ISO Focus

ISO Focus de Junho de 2009

As normas ISO que contêm especificações que podem ajudar a prevenir algumas catástrofes, constituem o tema central deste número. Indicam-se como exemplo, alguns dos aspectos abordados por aquelas normas: gestão de riscos, segurança, contaminação de dispositivos médicos e estruturas anti-sísmicas.

Se desejar, pode assinar esta publicação.

ISO Managements Systems

notícias

eventos

legislação

sabia que...

Junho 18 | Seminário Comparações Interlaboratoriais EURAMET na Área do Volume", IPQ Caparica, Portugal 22 a 25 | 14éme Congrés Internationale de Métrologie CFM Paris, França

26 | Projecto Juventude - Entrega dos Prémios dos Concursos "Saber com Normas" e "Dá um nome à Mascote", IPQ

Caparica, Portugal

29 | Seminário "Desenvolvimento sustentado - Perspectiva crítica", IPQ/QTEL

Caparica, Portugal

30 a 2 | 5º Encontro anual do CEN-CENELEC "Utilização Sustentável da Energia", AENOR

Madrid, Espanha

Setembro

6 a 11 | XIX Congresso Mundial do IMEKO

Lisboa, Portugal

Outubro

(2)

Edição de Maio/Junho de 2009

O tema principal abordado neste número relaciona-se com a interligação entre as normas ISO de sistemas de gestão e os media. A certificação de sistemas de gestão (da qualidade, ambiental e outros) induz valor acrescentado para todas as organizações, inclusivé para as do sector da comunicação. Por outro lado, os media são "importantes" na divulgação da sua "importância".

Se desejar, pode assinar esta publicação.

Lisboa 2020

Uma estratégia de Lisboa para a região de Lisboa

Esta publicação apresenta uma estratégia de desenvolvimento para a região de Lisboa, com metas até 2020. Desde 2007, a Região de Lisboa, para efeitos do Quadro de Referência Estratégica Nacional engloba a Grande Lisboa e a Península de Setúbal.

Este estudo contém um diagnóstico da situação presente, bem como cenários de desenvolvimento traçados, eixos estratégicos e

programas estruturantes, colocando ênfase na sociedade e na economia do conhecimento, sistema de ensino, ambiente, turismo, actividade desportiva e cultural, inclusão social e condições de vida da população.

Consulte o sítio web deste projecto...

EFTA Study on Certification and Marks in Europe

Esta publicação resume um estudo realizado acerca da certificação e marcação CE na Europa, abordando alguns temas de grande importância, nomeadamente: o impacto da marcação CE, se os consumidores "olham" para as marcas, e qual o futuro para a marcação CE.

Consulte o sítio web da EFTA....

Portugal 2007

A presente publicação pretende ser um marco histórico da

Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, referindo-se ao conjunto de prioridades, objectivos e eventos do Ministério da

98/34/CE, IPQ Caparica, Portugal

21 | Encontro "O contributo de Bolonha na prossecução da Qualidade no Ensino Superior", IPQ/CS11

Caparica, Portugal

Novembro

19 e 20 | 10º Congresso Nacional de Manutenção "Manutenção -Prioridade Nacional ?", APMI, Figueira da Foz, Portugal

Abril 2010 19 e 23 | 3ª Conferência Internacional de Metrologia, CAFMET 2010, Cairo, Egipto LOJA IPQ

Encomende normas portuguesas de uma forma fácil e rápida através da loja electrónica deste Instituto. Aceda a http://loja.ipq.pt, escolha as normas que pretende e seleccione um dos métodos de pagamento ao seu dispôr.

LISTAS MENSAIS Normas (pdf)

Projectos de Normas (pdf)

Notificações (pdf)

A Lista mensal das Notificações tem como objectivo divulgar e tornar públicas as Regras Técnicas efectuadas pelos Estados-membros da UE (União Europeia), da EFTA (Associação Europeia do Comércio Livre) e da OMC (Organização Mundial do Comércio), de modo a promover a sua harmonização e, assim, evitar obstáculos técnicos ao comércio.

Esta Lista decorre da

obrigatoriedade de divulgação desta matéria através do Decreto-Lei nº 58/2000, de 18 de Abril que transpôs para a ordem jurídica interna as Directivas 98/48/CE e 98/34/CE. A sua estrutura foi melhorada, de modo a facilitar a sua consulta.

Normas publicadas recentemente Normas anuladas recentemente

(3)

Economia e da Inovação, realizados durante o 2º semestre de 2007.

ISO/TR 13154:2009 "Medical electrical equipment - Deployment,

implementation and operational guidelines for indentifying febrile humans

using a screening thermograph"

A ISO publicou recentemente um relatório sobre como utilizar da melhor forma equipamentos de detecção de febre em pessoas, utilizando leitura termográfica. Este tipo de equipamento constitui uma ferramenta muito útil, na luta contra a propagação de pandemias, como por exemplo, a gripe A associada ao vírus H1N1.

Consulte o sítio web da ISO....

Projecto Juventude

O Projecto Juventude, iniciativa que o IPQ tem vindo a desenvolver e que compreende dois concursos a nível nacional, um intitulado “Saber com Normas” e que está a decorrer com cinco escolas-piloto e o “Dá um nome à Mascote” para todos os jovens com idades compreendidas entre os 16 e os 25 anos e que o IPQ tem vindo a divulgar, está a chegar ao fim da sua 1ª fase.

O primeiro concurso terminou no dia 12 de Junho e o segundo no dia 15 de Junho. Seguir-se-á no dia 17 a reunião do Júri para a selecção dos premiados, júri constituído por representantes do IPQ, da Associação Portuguesa de Certificação (APCER) patrocinadora exclusiva do Projecto, do Instituto Português da Juventude e da Comissão Sectorial para a Educação e Formação (CS11).

Dia 26 de Junho realizar-se-á a entrega dos prémios, em sessão oficial, presidida pelo Secretário de Estado Adjunto da Indústria e da Inovação, para além de outras individualidades convidadas.

Consulte o sítio web do IPQ...

EMRP – Concurso “ENERGIA”

A EURAMET e.V. acabou de anunciar o lançamento de um concurso no âmbito do programa European Metrology Research Programme (EMRP), Este Programa é co-financiado pela Comissão Europeia ao abrigo do Artigo 169 do Tratado Europeu.

Este concurso visa definir Projectos de Investigação conjuntos (Joint Research Projects) nos quais

NP EN 13782:2009

Estruturas temporárias. Tendas. Segurança

NP EN 13814:2009

Máquinas e estruturas para arraiais e parques de diversão. Segurança NP EN 15288-2:2009

Piscinas. Parte 2: Requisitos de segurança para o funcionamento

Realizou-se em Trappes e em Paris, a reunião anual de peritos do subcomité técnico do domínio de Metrologia Eléctrica Quântica no âmbito Comité Técnico de Electricidade e Magnetismo da EURAMET (TC-EM), que contou com a presença de mais de 50

participantes, representando não só os Laboratórios Nacionais Europeus, mas também os Laboratórios Nacionais da Austrália, Canadá e Estados Unidos da América.

(4)

poderão integrar-se bolsas para investigadores (Researcher Excellence Grants) para o progresso das ciências e tecnologias de medição na área da Energia. O concurso desdobra-se nas seguintes fases:

Fase 1: Concurso de propostas para potenciais temas de investigação de 15 Maio a 28 Junho 2009 (Visite o site EMRP dedicated website para maior detalhe);

Fase 2: Concurso de propostas para Joint Research Projects (JRPs) que podem incluir propostas para Researcher Excellence Grants (aberto de 2 Setembro a 2 Novembro 2009);

Fase 3: Concurso para propostas (após a selecção dos JRP publicada no site, no início de 2010), para:

Researcher Excellence Grants para os JRPs que não apresentaram bolsas incluídas na Fase 2; e Researcher Mobility Grants.

Enquanto o EMRP é dirigido aos Laboratórios Nacionais de Metrologia e Institutos Designados, todos os interessados podem apresentar propostas na Fase 1.

Consulte os detalhes do concurso no sítio web dedicado ao EMRP... Consulte o Programa EMRP no sítio web da EURAMET...

Dia Mundial da Metrologia

A Sessão comemorativa do Dia Mundial da Metrologia, este ano dedicado ao tema “Medições no Comércio” registou um elevado número de participantes (135), provenientes de empresas, laboratórios e de entidades da administração central e local.

O programa incluiu duas sessões temáticas, com comunicações sobre o "Controlo Metrológico no Comércio" e "A História da Rastreabilidade". Estas sessões foram complementadas com uma mesa-redonda subordinada ao tema “O controlo metrológico sob vários ângulos “. Integrada no programa, os participantes tiveram oportunidade de visitar o Museu e o Laboratório Central de Metrologia (LCM), Unidade de Metrologia Científica e Aplicada do Departamento de Metrologia do IPQ, que tem os laboratórios dos padrões nacionais das unidades de medida.

Ler mais ...(pdf)

Seminários sobre a Norma Portuguesa relativa à eliminação do

nemátodo da madeira do pinheiro

Realizaram-se, nos passados dias 20 e 27 de Maio, dois seminários para dar a conhecer a norma NP 4487:2009 – Madeira serrada, paletes e outras embalagens de Resinosas. Tratamento

fitossanitário pelo calor para eliminação do nemátodo da madeira do pinheiro (Bursaphelenchus xylophilus), tendo em conta o interesse da mesma para os industriais de serração e de fabrico de

ACTUALIZAÇÃO DO CATÁLOGO

(5)

embalagens, nomeadamente a maioria que processa madeira de pinheiro bravo. O primeiro teve lugar na Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) e o segundo no Centro de Formação Profissional das Indústrias de Madeira e Mobiliário (CFPIMM), em Lordelo.

É de salientar a forma, aberta e participativa, como decorreram, em qualquer das sessões, os debates. Foram esclarecidas dúvidas e incertezas de muitos industriais e formuladas sugestões e críticas em relação à forma como alguns dos aspectos organizacionais e regulamentares têm sido conduzidos. Prevaleceu sempre, no entanto, um espírito construtivo nas diversas intervenções, pelo que se pode afirmar que o balanço final foi bastante positivo, deixando nos organizadores e participantes um sentimento de manifesta utilidade na realização destes eventos.

Ler mais ...(pdf)

Seminário sobre “Normalização e Gestão de Energia"

Organizado pelo IPQ e pelo CEDINTEC, decorreu no passado dia 1 de Junho, no Auditório do Instituto Português da Qualidade (IPQ) um Seminário subordinado ao tema “ Normalização e Gestão de Energia", com o objectivo de divulgar e promover a norma EN 16001:2009, que estabelece os requisitos para a implementação de Sistemas de Gestão de Energia.

O Seminário contou com presença do Sr. Pascal Poupet, Director de Normalização do CEN,, como keynote speake, que abordou a importância da normalização na sociedade actual e o seu contributo para o desenvolvimento sustentável, focando o sector da energia. Fez também a apresentação da norma referida, cuja publicação está prevista para Julho.

Seguiu-se uma intervenção da ADENE - Agência para a Energia, sobre os sistemas de gestão dos consumos intensivos de energia.

O programa integrou também um painel onde três empresas do sector - BP Portugal, EDP Energias de Portugal e GALP Energia – que apresentaram as suas experiências na utilização de normas e as suas boas práticas na gestão da energia.

Estiveram presentes cerca de 100 participantes e no final do Seminário houve lugar a um debate vivo sobre a norma apresentada e a sua aplicação, bem como sobre as experiencias das empresas e o esclarecimento de dúvidas dos presentes.

O Seminário teve um patrocínio da Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) para a tradução da norma EN 16001:2009.

Consulte as apresentações e fotos no sítio web deste Instituto...

Seminário sobre a qualidade em instituições de ensino básico

e secundário

Realizou-se no passado dia 21 de Maio, no Auditório do Instituto Português da Qualidade (IPQ) um Seminário subordinado ao tema “Aplicação prática de sistemas de gestão e de modelos de avaliação da qualidade em instituições de ensino básico e secundário ", organizado pelo IPQ e pela Comissão Sectorial para a Educação e Formação (CS/11), com o patrocínio do Centro de Formação Profissional para a Qualidade (CEQUAL).

A sessão contou com a presença de Sua Excelência o Senhor Secretário de Estado da Educação, Dr. Valter Lemos e do Sr. Inspector-Geral da Educação, Dr. José Maria Azevedo.

Junho já começou a ser enviada. Lembramos que, quem não tem ainda o Catálogo instalado, deverá usar o link para instalação do Catálogo (cerca de 14 MB). Quem já tem o Catálogo precisa apenas de fazer a actualização da base de dados (cerca de 3 MB). Se ainda não recebe o Catálogo, inscreva-se já como

Correspondente. Além do Catálogo de Normas IPQ, passará a receber informação especializada na área da qualidade e poderá beneficiar de descontos significativos na aquisição de documentos normativos.

Preencha a ficha de inscrição e envie-a para

correspondente@mail.ipq.pt.

ASSINATURA DO ESPAÇO Q

O Espaço Q é uma newsletter mensal do IPQ dedicada à divulgação do Sistema Português da Qualidade (normalização, metrologia, qualificação), editada em formato electrónico e enviada por email.

O Espaço Q está disponível para quem quiser receber regularmente informações actualizadas na área da Qualidade.

Contamos com o seu contributo, enviando-nos as suas

críticas/sugestões para espacoq@mail.ipq.pt

Se ainda não é assinante e deseja passar a receber o Espaço Q mensalmente, efectue a sua inscrição.

Se desejar, poderá anular a inscrição. EDIÇÕES ANTERIORES Nº 44 | Maio de 2009 Nº 43 | Abril de 2009 Nº 42 | Março de 2009 Nº 41 | Fevereiro de 2009 Consulte todas... FICHA TÉCNICA Edição/Produção IPQ

Rua António Gião, nº 2, 2829-513, Caparica Tel. (+351) 212 948 100 Fax. (+351) 212 948 101 Email: espacoq@mail.ipq.pt Comité Editorial António Cruz António Neves Diana Lopes Maria João Graça Maria José Brito Ricardo Fernandes

Concepção gráfica

(6)

Focando a importância da aplicação dos métodos e instrumentos da Qualidade nas instituições do ensino básico e secundário, o debate centrou-se ao nível das diferentes práticas de Gestão da Qualidade implementadas, salientando-se aspectos como o comprometimento das pessoas, a importância da Qualidade para a organização e a sistematização de práticas, para o estabelecimento e implementação de ciclos de melhoria e como ferramenta para o desenvolvimento dos índices de desempenho das escolas.

Como conclusão chamou-se a atenção para o facto de que deverá haver liberdade de escolha relativamente ao modelo da Qualidade a implementar, devendo este ser adaptado à realidade de cada escola e que deve existir um reforço da articulação entre a gestão dos processos de avaliação e as práticas educativas.

Assembleia Geral da EURAMET reúne em Malta

De 8 a 10 de Junho passado reuniu em Malta a Assembleia Geral anual da EURAMET - European Association of National Metrology Institutes, com uma extensa Agenda de Trabalhos.

Dada a recente aprovação pelo Parlamento Europeu do financiamento do EMRP - European Metrology Research Program ao abrigo do Artº 169 do Tratado, programa que envolve verbas da ordem dos 400 M€, e cuja responsabilidade de gestão pertence à EURAMET, esta Assembleia assumiu especial acuidade uma vez que lhe coube apreciar e aprovar um conjunto alargado de documentos de gestão indispensáveis à assunção das respectivas responsabilidades, à luz de um novo quadro legal aplicável.

Tendo em conta o referido, foi também ajustada a estrutura de gestão vigente e aprovados os procedimentos e códigos de conduta inerentes aos diferentes cargos a assumir pelos

representantes dos vários membros da EURAMET, no quadro da gestão deste ambicioso Programa. Os 32 membros reunidos aprovaram ainda o orçamento de 2010, bem como as linhas mestras de cooperação estratégica com outras entidades internacionais com objectivos afins ou

complementares, prosseguindo o grande desafio de colocar a Metrologia na Agenda política europeia e internacional.

O IPQ, enquanto membro fundador da EURAMET e parceiro num dos Joint Research Projects aprovados no quadro do EMRP, participou nos trabalhos desta assembleia geral através da vogal do Conselho Directivo, Maria José Brito.

Controlo metrológico dos pré-embalados

Os produtos que são comercializados numa embalagem inviolável, com capacidades entre 5 g e 10 kg ou 5 mL até 10 L, estão sujeitos obrigatoriamente ao controlo metrológico anual de pré-embalados (Decreto-Lei nº 199/2008, de 8 de Outubro e Declaração de Rectificação nº71/2008). A entidade cujo nome, firma ou denominação social figure no rótulo do pré-embalado, o embalador ou o importador, poderá recorrer à entidade competente para o controlo em relação aos produtos que comercializa, bem como dos valores das respectivas quantidades nominais. A título informativo o controlo metrológico é actualmente realizado pelas Direcções Regionais do Ministério da Economia e Inovação por delegação de competências, bem como pelos Organismos de Verificação Metrológica qualificados pelo IPQ.

O controlo metrológico do pré-embalado é efectuado nas instalações da empresa embaladora, por amostragem, estando a dimensão da amostra relacionada com as embalagens cheias na

(7)

unidade de tempo, no caso 1 hora.

As entidades que cumpram com os requisitos aplicáveis na legislação em vigor poderão apor o símbolo “

e

”, depois da indicação da quantidade nominal do pré-embalado.

Existem contudo outros produtos como o cimento, que podem ser fornecidos em quantidades nominais superiores a 10 kg, em saco, cuja massa nominal de cada saco deve estar inscrita na embalagem, devendo a tolerância em relação ao valor inscrito ser de + 2%.

Criação de Observatório Inter-regional de aplicação da Estratégia

de Lisboa

Decorreu no passado dia 25 de Maio no Centro Cultural de Belém uma sessão de apresentação do Observatório Inter-regional de aplicação da Estratégia de Lisboa, promovida pela Comissão de Coordenação da Região de Lisboa e Vale do Tejo, na qual participou a Comissão Nacional da Estratégia de Lisboa, CNEL, a Comissão Europeia e representantes de organizações de várias Regiões europeias responsáveis pela implementação da Estratégia. A sessão contou ainda com a presença do Senhor Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional.

Este Observatório agora criado e que envolverá 13 regiões europeias de diversos Estados-membros, entre os quais Portugal, Espanha, Itália, Finlândia e Alemanha tem como objectivo constituir-se como uma pool de regiões para troca de informação e experiências, incluindo avaliação de case-studies, no quadro das metas traçadas aquando da aprovação da Estratégia de Lisboa.

Através da recolha de informação sobre a aplicação das medidas conducentes aos objectivos definidos na Estratégia de Lisboa e monitorização das políticas públicas para a inovação implementadas em cada uma das regiões aderentes ao projecto, pretende-se fazer o benchmarking das melhores práticas e promover a densificação das relações “triple helix” Universidade/Empresa/Estado.

Cientes do não atingimento de um conjunto de metas previstas no quadro da Estratégia de Lisboa aprovada no Conselho da Primavera de 2000,e da necessidade da sua reavaliação à luz da actual conjuntura, os promotores desta iniciativa consideram que os resultados dos trabalhos do Observatório contribuirão de forma decisiva para a revisão dos objectivos da Estratégia de Lisboa no pós – 2010.

EURAMET publica a 1ª Newsletter

A EURAMET - Associação Europeia dos Laboratórios Nacionais de Metrologia acabou de publicar o 1º número de uma nova Newsletter que pode ser consultada em www.euramet.org . Nela se destaca o papel da EURAMET enquanto organização regional europeia da metrologia fundamental mundial, nomeadamente como condutora de comparações interlaboratoriais e organizadora do esforço integrado europeu de investigação metrológica, dando destaque ao lançamento de um novo concurso subordinado ao tema “Energia” e a dois projectos em pleno desenvolvimento, em que se depositam grandes esperanças: o “e-Mass” como a melhor via para a redefinição do quilograma e o “Breath Analysis”, em que o IPQ participa, para o desenvolvimento de novos meios de diagnóstico de doenças por método não intrusivo, utilizando a respiração humana. São ainda divulgados os Guias de Calibração já aprovados e outras publicações.

(8)

Segurança reforçada nos espaços de jogo e recreio

Os espaços de jogo e recreio têm nova regulamentação (Decreto-Lei 119/2009, de 19 de Maio), que impõe medidas de segurança adicionais, nomeadamente os recintos terão uma barreira física, que poderá ser uma vedação, de modo a ficarem isolados do trânsito e de locais para

estacionamento de veículos. Os baloiços e outros equipamentos que tenham movimento pendular, deverão ser isolados, de modo a restringir o seu acesso, para garantir a diminuição do risco de acidentes, de traumatismos e lesões acidentais e das suas consequências.

Equipamentos específicos como escorregas, equipamentos que incluam elementos rotativos, insufláveis, trampolins e parques de skate são também abrangidos pelo "Regulamento que estabelece as condições de segurança a observar na localização, implantação, concepção e organização funcional dos espaços de jogo e recreio, respectivo equipamento e superfícies de impacte", republicado no Decreto-Lei acima referido.

O diploma referido, entra em vigor 30 dias após a data da sua publicação. Os espaços de jogo e recreio em funcionamento serão objecto de uma inspecção, para que sejam verificadas as suas condições de segurança.

A competência da fiscalização destes espaços transita do Instituto do Desporto de Portugal, I.P., para a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica.

Consulte este diploma ...(pdf)

Seminário "Comparações Interlaboratoriais EURAMET na Área do

Volume"

O Instituto Português da Qualidade, vai promover um Seminário sobre as Comparações

Interlaboratoriais EURAMET na área do Volume, no dia 18 de Junho, pelas 14:30 nas suas instalações da Caparica. A inscrição é gratuita.

Este Seminário tem como objectivo divulgar as conclusões das Comparações interlaboratoriais EURAMET e tem como destinatários Laboratórios de Ensaio Acreditados.

Consulte o Programa...(pdf)

Encontro “DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – PERSPECTIVAS CRÍTICAS”

Vai ter lugar no próximo dia 29 de Junho, no Auditório do IPQ, Caparica, um Encontro sobre “O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – PERSPECTIVAS CRÍTICAS”, organizado pelo Instituto Português da

(9)

Qualidade com o apoio da QTEL – Qualidade Total e Logística, Lda.

Pretende-se proporcionar um momento de reflexão e partilha de opiniões sobre o desenvolvimento sustentável e o seu entendimento por parte dos participantes, bem como abordar aspectos da avaliação do desempenho ambiental das organizações nos termos da NP EN ISO 14031:2005. A sustentabilidade do planeta requer políticas globais, dos países e das empresas, bem como a consciencialização e o assumir de responsabilidades por todos os cidadãos. Essas políticas, tendo sido até agora principalmente entendidas como respeitantes ao ambiente, não excluem, contudo, compromissos sociais, económicos e culturais.

Este Encontro dirige-se aos gestores e quadros das organizações, sublinhando a importância de olharem para essa responsabilização acrescida, não como uma ameaça, mas sim como um conjunto de oportunidades. Estas podem ser multifacetadas, cobrindo aspectos tais como a existência de novos negócios e a melhoria do desempenho decorrente da forma como os empregados valorizam e apoiam as lideranças orientadas por princípios éticos fortes.

Consulte o Programa...(pdf)

Preencha a Ficha de Inscrição...(pdf)

Legislação Nacional

Reconhecimento Mútuo

Resolução do Conselho de Ministros nº44/2009, de 2009-05-29

Estabelece as medidas necessárias à implementação do Regulamento (CE) n.º 764/2008, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 9 de Julho, que estabelece procedimentos para a aplicação de certas regras técnicas nacionais a produtos legalmente comercializados noutro Estado membro, e que revoga a Decisão n.º 3052/95/CE

Espaços de jogo e recreio

Decreto-Lei n.º 119/2009, de 2009-05-19

Procede à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 379/97, de 27 de Dezembro, que aprova o Regulamento que Estabelece as Condições de Segurança a Observar na Localização,

Implantação, Concepção e Organização Funcional dos Espaços de Jogo e Recreio, Respectivo Equipamento e Superfícies de Impacte

QREN

Declaração de Rectificação n.º 33/2009, de 2009-05-19

Rectifica o Decreto-Lei n.º 65/2009, de 20 de Março, do Ministério da Economia e Inovação, que procede à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 287/2007, de 17 de Agosto, que aprovou o enquadramento nacional dos sistemas de incentivos ao investimento das empresas, que define as condições e as regras a observar pelos sistemas de incentivos ao investimento nas empresas aplicáveis no território do continente durante o período de 2007 a 2013, adoptando medidas de flexibilização dos sistemas de incentivos do QREN orientados para as empresas, publicado no Diário da República, 1.ª série , n.º 56, de 20 de Março de 2009.

(10)

Rede Telemática de Informação Comum

Decreto-Lei n.º 118/2009, de 2009-05-19

Procede à segunda alteração ao Decreto-Lei n.º 156/2005, de 15 de Setembro, que estabelece a obrigatoriedade de disponibilização do livro de reclamações a todos os fornecedores de bens ou prestadores de serviços que tenham contacto com o público em geral, criando a rede telemática de informação comum.

Legislação Europeia

Compatibilidade electromagnética

Comunicação 2009/C 126/01, JOUE C 126, de 2009.06.05

Publica a lista de normas harmonizadas no âmbito da Directiva 2004/108/CE (que revoga a Directiva 89/336/CEE).

Equipamento eléctrico de baixa tensão

Comunicação 2009/C 126/02, JOUE C 126, de 2009.06.05

Publica a lista de normas harmonizadas no âmbito da Directiva 2006/95/CE.

Aparelhos a gás

Comunicação 2009/C 126/03, JOUE C 126, de 2009.06.05

Publica a lista de normas harmonizadas no âmbito da Directiva 90/396/CEE.

Equipamentos de protecção individual

Comunicação 2009/C 126/04, JOUE C 126, de 2009.06.05

Publica a lista de normas harmonizadas no âmbito da Directiva 89/686/CEE.

Instrumentos de pesagem de funcionamento não automático

Directiva 2009/23/CE, JOUE L 122, de 2009.05.16

Publica a Directiva 2009/23/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, que revoga a Directiva 90/384/CEE.

Sabia que...

Sabia que existe uma norma portuguesa que fornece linhas de orientação para o processo de elaboração e implementação de códigos de ética nas organizações ?

A NP 4460-1 explica-lhe como.

Pode adquirir esta norma através da Loja electrónica deste Instituto...

Referências

Documentos relacionados

Quando o ESG pediu para os entrevistados identificarem os benefícios mais significativos que suas organizações alcançaram com o flash, quase três quartos deles (58%) mencionaram

Pelo critério de proximidade, dois segmentos de rodovias são candidatos a concorrerem numa junção se a menor distância entre dois de seus respectivos pontos for menor que n vezes

Este texto busca analisar certas características constitutivas do jornalismo, especificamente do jornal O Imparcial, de Presidente Prudente, tento como referência o

De acordo com Santos (2007), muitas vezes o ensino de ciências limita-se a um processo de memorização de vocábulos, de sistemas classificatórios e de fórmulas, de modo que

As organizações que desejam aumentar a capacidade de resposta e a agilidade da TI, melhorar a eficiência dos gastos com TI, assegurar níveis mais altos de financiamento para

Uma vez que é uma cultura dioica com polinização anemófila é necessária a plantação de plantas masculinas e femi- ninas, de modo a otimizar a polinização das variedades

Veículos do casal Rogério Onofre e Dayse foram registrados em nome Cláudio Freitas; Houve várias trocas de mensagens suspeitas, tendo elas sido codificadas com nomes

6.2.1 A avaliação socioeconômica visa priorizar as (os) candidatas (os) cujos os perfis socioeconômicos mais se adequam aos estudantes que o Galt Vestibulares