• Nenhum resultado encontrado

Betel Digital - Uma Publicação da Igreja Batista Betel - Rua Xingu, Valparaíso - Sto. André - SP (11) e (11)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Betel Digital - Uma Publicação da Igreja Batista Betel - Rua Xingu, Valparaíso - Sto. André - SP (11) e (11)"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

luz de 1 Coríntios 11.17-34, pode-mos refletir sobre o que é ser igreja. Nossos antepassados foram instruí-dos pelo apóstolo Paulo porque fizeram da Ceia um momento de conflito e ostentação. Eles que esqueceram eram “o corpo de Cris-to, e cada um” deles, “individualmente”, era membro desse corpo (1 Coríntios 12.27). Com o apóstolo Paulo, aprendamos tam-bém.

1. A igreja é uma reunião, mas é mais que uma reunião. Par-ticipando dela, participamos do corpo de Jesus e do corpo de todos os seus participantes.

Como corpo de Jesus, podemos ser pés (que nos levam para anunciar o seu amor) ou ouvidos (que escutam os que precisam falar). Como parte do corpo um do outro, sentimos dor quando um dos nossos membros está machucado. A menos que sejamos insensíveis, sentimos dor.

• O que fazemos com os nossos membros (da igreja) fe-ridos?

• Entregamos o assunto ao pastor e esquecemos? • Entregamos e acompanhamos?

• Tomamos a pessoa como alguém a quem ministramos? • O importante é que nos importemos.

Em nossas visões, carregamos nossas ex-periências e nossos conhecimentos, nem sempre vivenciadas ou adquiridos na Pa-lavra de Deus.

Um dia destes encontrei uma pessoa da fé judaica. Perguntei a ela se leu todo o Pen-tateuco. Ela disse que não. Fiquei pensan-do nos cristãos que nunca leram a Bíblia toda...

3. A igreja é um corpo, que é nutrido por Jesus. Jesus nos pede que permaneçamos nele.

Permanecer nele é permanecer com ele. É estar na compa-nhia dele, por meio do Espírito dele. É estar na compacompa-nhia dele pela leitura de suas palavras nos Evangelhos. É estar na companhia dele respirando o ar dele (tendo prazer em estar com os outros -- como Jesus festejava!, amando como ele amava sem preconceitos, perdoando como ele perdoava sem pré-requisitos, tendo a mente mansa que tinha).

4. A Ceia é uma forma de permanecermos em Cristo. • Quando dela participamos, nós nos identificamos com a

derrota (morte) e a vitória (ressurreição) de Jesus.

• Quando dela participamos, nós sabemos que a morte faz parte da nossa vida, mas estamos certos que a morte não vai nos separar dele.

• Quando dela parti-cipamos, nós sabe-mos que não

esta-Ano 44 Nº 85 11/Mai/2014

Betel Digital - Uma Publicação da Igreja Batista Betel - Rua Xingu, 713 - Valparaíso - Sto. André - SP - 09060-050 - (11) 4425-0242 e (11) 2324-1138

NOSSO CORPO NO CORPO

Israel Belo de Azevedo

À

Cristo, e cada

“O corpo de

um” deles,

“individualmente”,

era membro

desse corpo

(2)

O pastor Getulio atende regular-mente no gabinete

pastoral. Se você necessitar falar com ele ligue para (11) 4425-0242 e 2324-1138. Em caso de urgência ligue para (11) 98933-6198.

Atendimento

Pastoral

Batismos

NOVO HORÁRIO

nos meses de Maio, Junho e Julho a secretaria da igreja funcionará das 8 as 14 horas ininterruptamente.

Se você necessitar de atendimento basta ligar neste período.

Secretaria de

expediente

“Porque o meu propósito determinado é que eu possa conhecê-lo (Jesus Cristo) – que eu possa progressivamente conhecê-lo mais

pro-funda e intimamente, percebendo, reconhecendo e compreendendo as maravilhas da Sua pessoa mais fortemente e mais claramente.”

Filipenses 3.10 (versão amplificada)

Juntos somos melhores e mais fortes!

O Batismo nas águas é um aconteci-mento de suma importância na vida de todo o crente em Jesus Cristo. Através do batismo é que nós testifi-camos, que somos salvos, e que não vivemos mais para o mundo. Se você deseja ser batizado fale com o Pr Ge-tulio o quanto antes e ele oferecerá as orientações necessárias.

Você já faz parte do grupo de intercessão Betel no pelo Whatsapp? Não!?! Então precisa fazer. Ele foi criado com o obje-tivo de, em tempo real, apresentar pedi-dos de oração e compartilhar respostas do Senhor a estes pedidos. Faça parte você também e então receba e compar-tilhe seus pedidos e de outros irmãos. “A oração de um justo pode muito em seus efeitos” diz a Palavra.

Betel em oração

“A Bíblia é o único livro que a gente lê na companhia do Autor.

Autor Desconhecido Se você deseja

tornar-se mem-bro da Igreja Ba-tista Betel e vem de outra igreja, procure o pastor Getulio o mais

breve possível para marcar uma en-trevista.

Tornar-se membro

da Igreja Betel

VOCÊ SABIA!!!

Continuam a todo vapor nossos en-contros de segun-das feiras na igreja para o futebol, pin-g-pong e bate-papo.

Venha e traga um amigo ou amiga. Nada melhor que estarmos juntos. Segundas às 20:00h

(3)

ontinuamos orando e inter-cedendo por diversos irmãos de nossa igreja e de outras enfermos e necessitando de nosso carinho. Alguns deles são: Jair, Albi-na, Jerônima, pelos idosos da Betel; pelo irmão Lau e família e Dione Carla Sandrini na Alemanha, entre outros. Estão enfermos o Pr José Maria e sua esposa Tânia, o Pr Paulo Roberto (PIB em Taubaté), a irmã Isabel se-riamente enferma, Priscila sobrinha da irmã Zilma e Alanes sua netinha e Pr Silvio que precisa de emprego. Ainda pela saúde das irmãs Marilene (esposa do Pr João Neto) e Elisabe-te (Mãe da Priscila Ribeiro), pela irmã Raquel Brites internada em estado grave, por Ana Luiza de 9 anos que

PedIdOS de ORAçãO

tem um tumor

cere-bral, pelo irmão Deli, entre muitos outros. Não deixe de interce-der por eles.

AMANHÃ PODE SER VOCÊ A NE-CESSITAR DE ORA-ÇÕES.

Se você deseja que a igreja ore por algu-ma necessidade sua,

logo a entrada - na recepção - e nos bancos do templo você poderá reti-rar o seu cupom para pedidos; tam-bém poderá usar o espaço apropria-do no envelope de dízimos e entregar

C

junto com sua contribuição financeira ou ainda enviar-nos um e-mail. Sua necessidade será encaminhada aos irmãos que se dedicam por interce-der pela sua vida.

e você está fazendo ani-versário, ao invés de esperar que alguém lhe pre-senteie dê você um presente (roupa, brinquedo, calça-do, etc.) novo para ser doado ao re-canto dos avós ou ao Lar Batista de Crianças. Traga e entregue na igreja informando a quem

se destina (adulto ou criança, homem ou mulher). Maiores informações com o Pr Getulio.

Presenteie alguém

no seu aniversário

Nossa ação

missio-nária

** Ásia - Roberto, Marina e filhos

* Primeira Igreja Batista Missionária no Jardim Nova Con-quista - Pr Josué Franco da Silva - Diadema

** Tribo Sateré Mawé - Pr John e Sônia Wilkinson – Ama-zonas

* Cuba - Pr Pedro Luiz Valdez e Raida Padron * Itália – Pr Fabiano Nicodemo e Família * Europa e Ásia – Deb Gonçalves

* SUSTENTO EM ORAÇÃO ** SUSTENTO FINANCEIRO MISSÕES... PLANO DE DEUS, PROPÓSITO DA IGREJA!

(4)

16/05 - Andreia Silva

17/05 - Lucy Medrado Ferreira Costa 17/05 - Rafaela Duarte Fernandes 23/05 - Elisio Jacobina dos Santos 29/05 - Niviane Nucci Santos

Chegue cedo para achar vaga onde possa estacionar seu carro com se-gurança, comodidade e dentro das re-gras de transito. Ao estacionar seu veí-culo, não o pare enfrente a garagens, mesmo de casas a venda ou locação e ainda mantenha os três metros de distância da esquina. Evite multas e problemas com nossos vizinhos.

Pedimos aos membros da igreja que mantenham seus dados cadastrais atualizados (telefone, data de nascimen-to, casamennascimen-to, endereço, etc.) com a secretária de expediente da igreja. Para isso basta ligar para (11) 4425-0242 ou 2324-1138 e fornecer os no-vos dados.

dados Cadastrais

NO TEMPLO, DESLIGUE O SEU CELULAR! Ao entrar no templo ligue-se ao Senhor através da comu-nhão, dedicação, contrição, contribui-ção, adoração e Palavra.

Celular

estacionamento

LeMBReTeS!!

Não se esqueça que os dízimos incluem tudo o que

com-põem a nossa renda, inclusive bonificações, gratificações,

comissões, 13º salário, rescisões e tudo mais que o Senhor

nos acrescentar ao sustento de cada mês. O nosso Deus não

muda, muito menos Sua Palavra.

SEJA FIEL A ELE COMO ELE É FIEL A VOCÊ!

Em caso de depósito bancário, coloque o comprovante do mesmo no envelope e entregue no momento de dedicação dos dízimos e ofertas durante as celebraçõe

ANOTe eM SUA AGeNdA

01/05 - José Luis Gonçalves 02/05 - Claudio de Oliveira Furtado 02/05 - Mildred Elisabete M. Braga Besson 05/05 - Karla de Andrade da Silva 14/05 - Reinaldo Tebaldi

10/05 - Elizabete Ribeiro de Barros e Raul Ribeiro de Barros 15/05 - Andrea Bruce Costa Zanuto e

Claudecir José Zanuto 23/05 - Tatiane Cestari Brito e

Adalberto Silva Brito

Casamento

Nascimento

(5)

Confira as 7 atitudes dos pais que impedirão seus filhos de se tornarem líderes:

1. Não deixar que as crianças vi-vam os riscos - A preocupação do “segurança em primeiro lugar” refor-ça o medo de perder os filhos, então os pais fazem tudo o que puderem para protegê-los. Sim, é o trabalho dos pais, mas o erro está em isolar as crianças de comportamentos de risco saudáveis. Psicólogos da Euro-pa descobriram que as crianças que não brincam na rua e nunca têm, por exemplo, um joelho esfolado, apre-sentam fobias de adultos. Ou seja: elas precisam aprender que cair é normal. Se os pais removem os riscos de vida das crianças, provavelmente o mercado terá líderes com alta arro-gância e baixa autoestima.

2. Salvar muito rapidamente -

Com pais que tendem a resolver os problemas de seus filhos rapidamen-te, as crianças atuais não desenvol-veram algumas habilidades que eram comuns na infância de 30 anos atrás. Quando se tenta saciar os filhos com “ajuda”, está eliminada a necessida-de necessida-de ultrapassar as dificuldanecessida-des e resolver os problemas por conta pró-pria. Cedo ou tarde, eles se acostu-mam que alguém sempre virá com o resgate. E o pior: entendem que se falharem, um adulto resolverá tudo e removerá as consequências. Como isso não está nem remotamente per-to de como o mundo funciona, essa atitude desabilita as crianças de se tornarem adultos competentes. Oswaldo Jacob

Atitudes dos pais que impedirão seus

filhos de se tornarem líderes

anos 80. O sistema de “todos são vencedores” pode fazer as crianças se sentirem especiais, mas pesquisas indicam que o método tem outras consequências. Eventualmente, as crianças observam que seus pais são os únicos que pensam que elas são incríveis quando ninguém mais está dizendo o mesmo. Assim, passam a duvidar da objetividade dos adultos. Elogiar muito facilmente e ignorar o mau comportamento faz com que, de certa forma, os filhos aprendam a en-ganar, mentir e exagerar para evitar a difícil realidade, sem condicionamen-to para enfrentá-la.

4. Deixar a culpa ficar no cami-nho da boa liderança - Os filhos não precisam amar aos pais todos os minutos. Eles conseguirão superar as decepções, mas não poderão

su-de um filho, é optar por um sistema de recompensa, mas parece injusto elogiar um e não o outro. No entanto, isso é irreal e acaba com a oportuni-dade de fazer valer o ponto de que o sucesso depende de ações próprias e boas.

5. Não compartilhar os próprios erros passados - Adolescentes sau-dáveis, em algum momento, voarão com as próprias asas e tomarão suas próprias decisões. Como adultos, é preciso deixar que isso aconteça, mas não significa que não se possa ajudar a entender os caminhos. Com-partilhar erros relevantes que tenham sido cometidos na idade deles é de grande ajuda. Além disso, as crianças devem estar preparadas para encon-trar alterações inesperadas e encarar

(6)

6. Confundir inteligência, talento e influência com maturidade - A inteligência é frequentemente usa-da como mediusa-da de maturiusa-dade na infância e, como resultado, os pais assumem que uma criança inteligen-te está pronta para o mundo. Um exemplo que prova que esse não é o caso são os atletas profissionais e estrelas de Hollywood que, apesar do talento inimaginável, são pegos em situações de escândalo público. Só porque a inteligência está presen-te em um aspecto da vida de um fi-lho, os pais não devem assumir que ela permeia todas as áreas da vida. É preciso observar o desenvolvimento das crianças e analisar bem o nível de independência que elas podem ter em cada fase.

7. Não agir de acordo com o pró-prio discurso - Como os líderes da casa, é imprescindível usar apenas palavras honestas - e não esquecer que as mentirinhas acabam vindo à

devem observar a si mesmos nas pequenas escolhas éticas que os outros possam perceber, porque os filhos também vão notar. As atitudes são os melhores exemplos.

E como os pais podem se afastar desses comportamentos negativos?

Tim Elmore dá algumas dicas:

1. Falar sobre as questões que você gostaria de ter sabido sobre a vida adulta.

2. Permitir que eles tentem coisas que exijam mais e até mesmo dei-xá-los falhar.

3. Discutir as futuras consequências se eles falharem em certas áreas. 4. Ajudá-los a entender suas forças para os problemas do mundo real. 5. Fornecer projetos que requerem paciência para que eles aprendam a esperar pela gratificação.

colhas e mudanças, e que eles não podem fazer tudo.

7. Iniciar ou simular tarefas da vida adulta, como pagar contas ou fechar negócios.

8. Apresentá-los a potenciais mento-res de seu círculo profissional.

9. Ajudá-los a vislumbrar um futuro gratificante e, em seguida, discutir os passos para chegar lá.

10. Celebrar o progresso que eles fizerem em direção à autonomia e à responsabilidade.

(Kathy Caprino é Coach de carreira e liderança, colaboradora da For-bes. Observando comportamentos funcionais e disfuncionais, e influen-ciada pelo líder Tim Elmore, escritor e fundador da “Growing Leaders” - organização que busca empoderar jovens através da mentoria. Editado da Forbes)

(7)

credito que uma das maiores vulnerabilidades do liberalismo teológico é exatamente na área de santificação. Um liberal consistente terá proble-mas sérios para viver uma vida santa, pois os princípios operantes do liberalismo tendem a relegar a santificação a um papel secundário na vida cristã.

Embora o liberalismo teológico seja um momento consi-derado como ultrapassado na Europa e Estados Unidos, ele ainda exerce, contudo, uma grande influência em setores significativos do protestantismo mundial. Aqui no Brasil, ainda encontramos esta influência de forma marcante.

Acredito que as seguintes características da santificação bíblica precisam ser destacadas diante do liberalismo teológico.

1. A santidade é visível aos olhos humanos – Ela não acontece nas regiões celestiais apenas, no âmbito das relações invisíveis entre os crentes e Deus. Se por um lado já fomos santificados e glorificados em Cristo nas regiões celestiais – coisa que não podemos sentir nem ver – somos exortados a nos santificar diariamente pela mortificação da natureza pecaminosa e pelo reves-timento das virtudes cristãs (cf. Colossenses 3.1-6). O liberalismo teológico tem a tendência de colocar como transcendentes as manifestações práticas e visíveis da operação da graça de Deus no ser humano, interpre-tando conversão e santificação em termos psicológi-cos, apenas. Talvez seja por esse motivo que os liberais consideram como sem importância fazer sexo antes do casamento, separar-se e casar de novo mais de uma vez, e usar palavrões e linguagem chula. Eles acabam esvaziando de sentido as declarações bíblicas sobre a necessidade diária e prática de uma vida separada do pecado e apegada aos valores cristãos.

Liberalismo Teológico e santificação

A

2. A santidade é experimental – com isso quero dizer que podemos experimentá-la. Podemos viver, sentir e experimentar a vitória sobre as tentações interiores e ex-teriores. Sentimos e experimentamos grande gozo, ale-gria e deleite nas coisas de Deus. Acredito que reações físicas como tremer, chorar, emocionar-se, são perfeita-mente válidas, se são resultado da pregação da Pala-vra de Deus na mente e no coração. Liberais tendem a considerar toda manifestação religiosa emocional como pentecostalismo, esquecidos de que a tradição reforma-da à qual dizem pertencer reconhece que a ação gracio-sa do Espírito na gracio-santificação por vezes produz efeitos profundos em nossa estrutura emocional. Eu sou contra emocionalismo e a manipulação e exploração das emo-ções. Mas, já chorei de alegria diante de Deus ao medi-tar na sua graça, já solucei amargamente, prostrado, por causa dos meus pecados, já senti uma paz que ultrapas-sa qualquer descrição ao enfrentar grandes tentações. O processo de santificação inevitavelmente passa pelas emoções – não é somente uma coisa da mente. E isso não é pietismo e nem pentecostalismo, como geralmen-te os liberais pensam.

3. A santidade precisa da prática devocional – Eu ainda acredito, depois de todos esses anos de crente, de pastor e professor de interpretação bíblica, que a lei-tura bíblica diária, junto com meditação e oração a Deus, são meios indispensáveis para nos santificarmos (Salmo 1). Não sei como muitos conseguem passar dias e dias sem ler a Palavra de Deus, sem meditar nela e buscar a Deus em oração. Quando por algum motivo deixo de fazer minhas devoções diárias, sinto o velho Adão for-talecer-se dentro em mim. Perco a alegria e o deleite na oração. Meu coração começa a se endurecer, meus sentidos espirituais começam a se embotar. O pecado deixa de ser odioso e começa a ser mais atraente. Eu nunca havia entendido até alguns anos passados por Augustus Nicodemus

(8)

“Devemos aprender sobre as pessoas menos em função do que fazem ou deixam de fazer, mas

mais em função do que sofrem”.

Dietrich Bonhoeffer

DATA HORÁRIO PROFESSOR AUXILIAR

11/05/2014 Manhã Rozineide Cavalcante Esther

11/05/2014 Noite Neide Dias Giuliana Dias

18/05/2014 Manhã Elisabete Jabelufa Rafaela Duarte

18/05/2014 Noite Arthur Rafaela Duarte

25/05/2014 Manhã Niviane Nucci Pamela

25/05/2014 Noite Priscila Ribeiro Giovanna Domene

01/06/2014 Manhã Andréia Zanuto Giovanna Domene

01/06/2014 Noite Andréia Zanuto Pamela

13/06/2014 Manhã Rozineide Cavalcante Esther

13/06/2014 Noite Neide Dias Giuliana Dias

20/06/2014 Manhã Elisabete Jabelufa Esther

20/06/2014 Noite Arthur Giuliana Dias

escala do ministério

INFANTIL BETEL - 03-07 Anos

litúrgica. Hoje, penso que descobri. Se não temos

prá-tica devocional e se tiramos o poder prático do Evan-gelho em nossas vidas, temos de transferir a dinâmica da santificação para outra esfera – e no caso, um culto extremamente formal e litúrgico. Não sou contra um cul-to litúrgico. Sou contra o “liturgismo” que aparece como substituto de uma vida devocional diária e do processo de santificação.

4. A santificação pressupõe que Deus fez e faz mi-lagres neste mundo – A santificação bíblica pressu-põe a realidade de três milagres. Primeiro, a vitória de Jesus sobre o pecado e a morte, mediante sua ressur-reição física, literal e histórica de entre os mortos. É so-mente mediante nossa união com o Cristo ressurreto e exaltado que temos o poder para vencer o pecado em nós. Segundo, a operação do Espírito regenerando o pecador, dando-lhe uma nova natureza e implantando nele o princípio da nova vida em Cristo. Sem regene-ração, não pode haver santificação. A velha natureza pecaminosa não pode santificar-se.

É preciso uma nova natureza e somente um ato miracu-loso, criador, de Deus a implanta no pecador. Terceiro, a ação da Providência de Deus, que diariamente impe-de que sejamos tentados mais do que poimpe-demos resis-tir, subjugando Satanás, subjugando nossas paixões e nos mantendo no caminho da santidade. O liberalismo teológico tende a lançar todos os atos miraculosos de

que eles inventaram, que é fora desse mundo. Por-tanto, quem realmente não crê na ação miraculosa de Deus na historie, no mundo real, não conhece o que é a regeneração, a união mística com Cristo e a vitória diária sobre o pecado.

5. A santificação precisa de referenciais morais objetivos e fixos – sem eles, a santificação descamba para o misticismo, pragmatismo, e paganismo. O re-ferencial seguro do caminho da santidade é a Palavra de Deus, nossa única regra de fé e prática. Ela é lâm-pada para meus pés e luz para meus caminhos (Salmo 119.105). O liberalismo teológico vê a Bíblia, não como a Palavra de Deus, mas como o testemunho humano escrito e falível a essa revelação. Para eles, Deus só fala pela Bíblia num encontro existencial, cujo conteú-do será determinaconteú-do pela minha necessidade naquele momento. Fica difícil dizer não ao pecado, mortificar as paixões, rejeitar as tentações, buscar a verdade, a pureza e a justiça quando não temos certeza que essas coisas são certas e que são a vontade de Deus para nós a todo o momento. Uma Bíblia falível, muda, cheia de erros, é um guia inseguro e não confiável na senda do Calvário.

“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12.14).

(9)

Dia das Mães, que comemoramos no segundo do-mingo de maio, é uma oportunidade para muito ro-mantismo, muita emoção. Sempre são ditas muitas palavras bonitas, e os gestos são de muito carinho. Isso é bom e necessário: um dia especial para expressarmos tudo que as mães representam em nossas vidas. Aproveitamos, pois, para dizer a todas as mães que reconhecemos tudo o que têm sido e têm feito, e pedimos ao Senhor que as abençoe cada vez mais no cumprimento da missão que ele lhes deu.

Mas, é um fato interessante que, quando a Bíblia fala da ma-ternidade, o faz de maneira bem prática. A mãe é conside-rada uma mulher virtuosa não tanto pelos seus sentimentos e emoções, mas por coisas bem menos românticas, coisas do dia a dia da vida familiar.

Em Provérbios 31.10-31, a mulher é elogiada por-que “não come o pão da preguiça” (v.27), mas “de-dica-se com determinação e se esforça” (v.17); “le-vanta-se de madrugada” (v.15). Aliás, sua lâmpada não se apaga de noite, está sempre de sobreaviso (v.18). Não deixa faltar o alimento para os filhos, nem a roupa limpa para vestirem. Nas noites frias não faltam os cobertores para se protegerem (v.15, 13, 19, 21, 22). Em suma, é uma autêntica prove-dora do lar.

Também é virtuosa por aplicar bem seus recursos financeiros (v.16) e trabalhar para ajudar nas despe-sas familiares (v.24), bem como por estender sua mão aos pobres e necessitados (v.20), falar e agir

O lado menos romântico da maternidade

Pr. Sylvio Macri

com sabedoria, e ensinar o bem (v.26). Igualmente por hon-rar seu marido (v.23), que “confia nela totalmente” (v.11), e a quem ela “faz bem todos os dias da sua vida” (v.12).

Além disso, vê-se que sua beleza não está na aparência, apesar de ter cuidado com o que veste (v.22), pois seus ver-dadeiros ornamentos são a força e a dignidade (v.25). Por isso, não se preocupa com o futuro (v.25), porque tem plena consciência de que a “beleza é enganosa, e a formosura é vaidade, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será elo-giada.” (v.30).

Por tudo isso, o testemunho de seu marido e de seus fi-lhos é unânime: “Você é bem-aventurada; há muitas mulhe-res admiráveis, mas você é especial, é a melhor de todas” (v.29,30).

O

(10)

CLASSIFICAdOS BeTeL

Irmãos Abençoando Irmãos

PARA PROFESSORES E ALUNOS

www.professoresnobrasil.com.br

ASPEN SEGUROS EM GERAL

Humberto Carnielli 11 - 3488-5309

PSICÓLOGA

Elisandra Lopes Jacobina 11 - 96355-6707

MÓVEIS PLANEJADOS

Arthur Moreira

Móveis Planejados Para Ambientes Residenciais e Comerciais 11 – 7897-9120 / 99554-2479

ESSENCIAL HIGIENE

Higiene Bucal é Essencial Antônio e Elisabeth Jabelufa www.essencialhigiene.com.br 11 - 4901-6016 e 95639-1182

QGE

Banners - Faixas - Balcões - Adesivos e Estruturas Waldo Albuquerque www.qge.com.br - 11 - 4437-1188 DDOMENE CRIAÇÃO Danilo Domene facebook.com/domenecriacao 11 – 96754-9400 e 5061-9510

BY PATTY ARTE E MIMOS

Patrícia Domingues facebook.com/artedapatty 11 – 3447-1662 MAQUIADORA E VENDA DE MAQUIAGENS Patrícia Verderame 11 - 2374-7094 e 98960-1017 SERVIÇOS DE INFORMÁTICA Cláudio Furtado 11 – 4235-1443 e 4235-1444

ESTÉTICA CORPORAL E FACIAL

Solange Penhas Krauser solangepenhas@gmail.com (11) 4426-3915 e (11) 97232-6597

SERVIÇOS DE MARCENARIA

Montagem de móveis, colocação de portas e carreto

Deli 11 - 4426-7605

BUFFET PÉROLA

Locação de Salão Para Festas e Decoração de Eventos Neuza e Cláudio www.perolafesta.xpg.com.br 11 – 4235-1443 e 4235-1444 ARQUITETA DE INTERIORES Queila Augusto

Projetos Arquitetônicos Interno e Externo, Fachadas, Reformas, Móveis, Gesso, Iluminação e Decoração – 11 –

99481-1806

GARFFADOS

O Melhor Sabor Vai Até Você Doces e Salgados Para Festas

Fúlvio Rodrigues garffados@gmail.com

11 - 99817-1273

CURSOS DE ARTEZANATO

Maria da Penha pintura country, com estencil e carimbos, pátna cera, craquelê

mar-morização e decoupage 11 – 96083-4201

RODRIGUES PRODUTORA

Produção Artística - Eventos Festas - Feiras - Formaturas Congressos

Cristiano

www.rodriguesprodutora.com.br 11 - 99956-9395

ESPAÇO RESERVADO

Para Você e Seus Serviços Fale Com a Secretaria da Betel

11 - 4425-0242

“Nunca é suficiente ter pena das vítimas da injustiça, se nada fazemos para mudar sua própria

situação injusta.”

Referências

Documentos relacionados

Το αν αυτό είναι αποτέλεσμα περσικής χοντροκεφαλιάς και της έπαρσης του Μιθραδάτη, που επεχείρησε να το πράξει με ένα γεωγραφικό εμπόδιο (γέφυρα σε φαράγγι) πίσω

Entre as artistas trans as formas de aprendizado das técnicas de performance e de manipulação do corpo possuem um significado muito importante, pois é através da transmissão

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

A Tabela 3 apresenta os resultados de resistência ao impacto Izod e as caracterizações térmicas apresentadas em função dos ensaios de HDT, temperatura Vicat e a taxa de queima do

org.apache.myfaces.component.html.util.ExtensionsFilter  no web.xml:     <filter>

Nele, refletimos acerca de modos de experimentar a literatura com os alunos surdos, usuários da Língua Brasileira de Sinais (Libras), como primeira língua, e a língua

EF2: Cada equipe poderá jogar cada um dos três tempos com 7 jogadores, sendo que os sete jogadores que jogaram o primeiro tempo não poderão jogar o segundo tempo nem o terceiro

Assim, buscamos nesse artigo realizar uma discussão sobre a importância de considerar as incertezas associadas a um problema de programação linear, por meio